• Nenhum resultado encontrado

Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Diretriz

CurriCular

Projeto de

Formação

Continuada e

Integrada para os

Profissionais da

Educação

(2)

expediente

Aldo Nelson Bona Reitor da Unicentro

Maria Aparecida Crissi Knüppel Coordenação Geral

Manuela Weissbock Eckstein Coordenação Adjunta

Marta Anciutti

Coordenação Pedagógica Mariana Ferreira Bayer Coordenação Pedagógica Anderson Costa

Coordenação de Mídia Simão Ternoski Coordenador Financeiro Fernando Franco Neto Diretor-Presidente da FAU ___

Impressão: Gráfica Unicentro Agradecimento: Lourival Gonschorowski

Fotos: Prefeitura Municipal de Pinhão, Anderson A. Costa e Cintia Moleta

Dirceu José de Oliveira Prefeito de Pinhão

Noriam Coelho Basílio Secretária Mun. de Educação de Pinhão

(3)

apresentação

Este guia apresenta o Projeto de Formação Continuada e Integrada, desenvolvido

pelo NEAD/UNICENTRO em parceria com o município do Pinhão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. O objetivo deste material é também orientar os professores participantes dos cursos de Formação Continuada do município de Pinhão sobre os objetivos dos cursos a serem realizados, assim como sua carga horária, avaliações e sobre a plataforma MOODLE.

(4)

A UNICENTRO é uma das mais jovens Universidades do Estado do Paraná. Ela surgiu da fusão de duas Faculdades: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati.

A partir do ano de 1997, após con -cluído seu processo de r econhecimen-to a instituição iniciou seu processo de expansão, implantando novos cursos em diversas áreas do conhecimento, contanto, atualmente, com 59 ofertas de cursos.

Instalada na região Central do Esta -do, conta com mais de 50 municípios em sua região de abrangência, com -preendendo uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

Em 2005, após estudos e discus -sões internas, a UNICENTRO passou a ofertar cursos de Graduação na modalidade de Educação a Distância, EAD. Com um Núcleo especializado, o NEAD, foram firmadas parcerias,

desenvolvidas tecnologias e oferta -das oportunidades de formação de docentes e tutores interessados nessa modalidade de ensino. Em 2008, a UNICENTRO passou a integrar o Siste-ma Universidade Aberta do Brasil, UAB, do Governo Federal, e intensificou os seus empreendimentos em EAD.

unicentro

(5)

O Núcleo de Educação a Distância é um órgão vincu-lado à Reitoria, criado por meio da Resolução 086/2005 – CEPE/UNICENTRO, com competência para implementar políticas e diretrizes para a EAD (Educação a Distância) em todos os níveis de ensino no âmbito da Unicentro (Univer-sidade Estadual do Centro-Oeste), incluindo a oferta e a execução de cursos e programas de Educação Profissio-nal, dentre outros, nos termos da legislação vigente.

A estrutura organizacional para os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância da Unicentro é composta de um Núcleo de Educação a Distância, loca-lizado no Campus Sede da Universidade, pela estrutura advinda da Parceria do Sistema Aberta do Brasil – UAB e

Núcleo de

(6)
(7)

O Projeto de Formação Continuada e Integrada para os profissionais da educação, com o tema Diretrizes Curriculares é uma iniciativa do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão, que busca oportunizar espaços de formação para professores e pedagogos, por meio de estudos presenciais e na modalidade de Educação a Distância.

Tal projeto tem o objetivo de oportunizar curso para Formação Continuada e Integrada dos profissionais da Educação dos diferentes níveis e modalidades, por meio de estudos presenciais e na modalidade de Educação a Distância, a fim de subsidiar a Secretaria Municipal de Educação do Município de Pinhão, na construção das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Projeto de

educação

Continuada

(8)

Construindo

a proposta

(9)

a participação de representantes da sociedade civil.

Os cursos serão efetivados com o apoio de docentes da Unicentro de diversos departamentos pedagó-gicos, profissionais convidados de outras IES e de membros da propo-nente. Propõe-se, a oferta de forma-ção em cursos, seminários e fóruns, com metodologia mista (presencial e a distância), para o conhecimento sobre os aspectos que envolvem a necessidade apresentada pelo proponente e o curso desejado, e de igual forma, conhecimento sobre as dimensões que compõem a organi-zação e planejamento da formação em negociação.

Projetos que envolvam a forma-ção de professores na modalidade a distância podem oportunizar a cria-ção de ambientes de aprendizagem colaborativos, em que os envolvidos tornem-se ativos, divulgadores de sua prática e que possam interagir com outros sujeitos, outras vivências e com diferentes objetos de conhe-cimento.

O NEAD, acredita que iniciativas como esta, ampliam o acesso à mo-dalidade, bem como oportunizam novas experiências na formação de diferentes tipos de profissionais. A Unicentro identifica esse

momento de articulação com outro nível educacional, como um meio de fortalecimento de todos os envolvidos no processo, bem como promover uma aproximação da Universidade com as necessidades trazidas pelo público interessado. Nosso foco está em dar sustentação pedagógica e articuladora na forma-ção inicial e continuada de profissio-nais da educação.

Neste sentido, a articulação teve início em reuniões com os represen-tantes do Município de Pinhão, para discussão sobre os encaminhamen-tos mais viáveis e possíveis para a construção de uma metodologia de trabalho que envolva a participação dos profissionais da educação dos diversos níveis e modalidades, das escolas que fazem parte da rede e

(10)

> Articular as ações de forma-ção continuada para profissionais da rede municipal de ensino;

> Articular as ações que sub-sidiem a reflexão teórica e o apro-fundamento dos componentes de construção e organização das Diretrizes Curriculares Municipais. > Fortalecer a apropriação do conteúdo do curso como subsí-dio ao planejamento pedagógico

Objetivos da

Formação

Continuada

(11)

e a construção de um projeto de aprendizagem para a escola;

> Aperfeiçoar o fluxo e a de-manda de informações que subsi-diem o processo de avaliação e a tomada de decisão pelos gestores escolares;

> Contribuir na qualificação da ação docente e dos gestores na prática pedagógica;

> Subsidiar a reflexão teórica e

o aprofundamento dos compo-nentes curriculares, bem como a elaboração das Diretrizes Curricu-lares Municipais;

> Propiciar espaço para de-senvolver uma concepção de sistema, de saberes produzidos pelos profissionais, com base na autonomia e colaboração através de espaços interativos virtuais e presenciais.

(12)

A formação foi organizada em momentos diferenciados com etapas presenciais e a distância:

1. Momento reservado as atividades a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle);

Articulado a estudos presenciais com pedagogos, o momento a distância no AVA dar-se-á no sentido de proporcionar aos professores instrumentalização para ações metodológicas futuras. Nesse

Organização

da Formação

sentido, tendo como base o uso de diferentes recursos tecnológicos, e objetivando a interação dos alunos, o espaço serve para publicação de materiais de apoio para estudos, documentos, palestras virtuais, wikis para construção textos interativos.

2. Momento presencial, por meio de grupos de estudos e oficinas, mediadas pelos professores da instituição e convidados realizadas nas escolas do Município;

(13)

A organização dos momentos presenciais está articulada ao trabalho que vem sendo desenvolvido a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. A proposta de trabalho por eixos visa um atendimento mais específico, neste sentindo a formação está composta em dois eixos principais:

1. Trabalho com formação no sentido de evidenciar os

e metodologia de ensino, por meio da plataforma moodle. Organização de momentos presenciais articulados com o trabalho desenvolvido de forma não presencial.

2. Material de apoio tais como vídeos, cadernos para estudo, encaminhamentos para construção de materiais práticos, planejamentos e

estratégias envolvendo a temática, disponibilizados e explorados por

(14)

etapas da

formação

PriMeira etaPa

Fase I: Palestra

OBjETIVO: Abordar os fundamentos teóricos que norteiam a construção de diretrizes curriculares, evidenciando a importância do currículo na educação. Público: professores, pedagogos e diretores

14 | NEAD UNICENTRO

SeGuNDa etaPa

Fase I: cursos presenciais de fundamentação teórica

OBjETIVO: Tratar de temáticas que auxiliem no debate sobre a construção das Diretrizes Curriculares do município, visando instrumentalizar o pedagogo/ coordenador pedagógico com fundamentação teórica e posterior debate nos grupos de estudos com os professores nas escolas.

PúBLICO: pedagogos e coordenadores pedagógicos

FORMA DE REGISTRO: Diário na Plataforma moodle

Fase II: Grupos de estudos nas escolas

OBjETIVO: Aprofundamento e debate sobre os fundamentos teóricos que servirão para a construção da diretriz curricular do município.

RESPONSáVEL: Pedagogos/ Coordenadores Pedagógicos das escolas

PúBLICO: professores e funcionários das escolas

FORMA DE REGISTRO: Síntese das discussões, por escola, no moodle

(15)

Fase I: Gts - por áreas de conhecimento

OBjETIVO: Construir o texto preliminar das Diretrizes Curriculares, por área de conhecimento nos anos iniciais e texto para educação infantil, contemplando as concepções de ensino.

RESPONSáVEL: Pedagogos/ Coordenadores Pedagógicos das escolas

PúBLICO: professores e funcionários das escolas

terCeira etaPa

Fase II - Seminários integradores por modalidade

OBjETIVO: apresentar as discussões e os textos produzidos por área nos anos iniciais e educação infantil, para aprovação e contribuições do grupo por modalidade de ensino.

RESPONSáVEL: Coordenação Pedagógica do NEAD, SME, Pedagogos/Coordenadores Pedagógicos das escolas

PúBLICO: professores e funcionários das escolas

(16)

Fase II - Texto Preliminar das Diretrizes - Contribuições

OBjETIVO: disponibilizar o texto preliminar das diretrizes para que a comunidade escolar para contribuições.

RESPONSáVEL:

Coordenação Pedagógica do NEAD FORMA DE REGISTRO:

Texto preliminar registrado na plataforma moodle

Fase I - Texto Preliminar das Diretrizes Curriculares Municipais

OBjETIVO: leitura e organização dos textos apresentados nos seminários integradores, produzidos por área nos anos iniciais e educação infantil.

RESPONSáVEL:

SME, Pedagogos/Coordenadores Pedagógicos das escolas FORMA DE REGISTRO:

Texto preliminar registrado na plataforma moodle

Quarta etaPa

Fase III - Texto Diretrizes Curriculares – Revisão final

OBjETIVO: coletar as contribuições registradas pela comunidade na plataforma moodle e organizar o texto final, que será encaminhado para aprovação

RESPONSáVEL:

Coordenação Pedagógica do NEAD, SME e representantes dos Pedagogos/Coordenadores pedagógicos

FORMA DE REGISTRO:

Texto Revisado encaminhado para aprovação

(17)
(18)

As avaliações dos cursos e oficinas ofertados pelo Projeto de Educação Continuada serão realizas no ambiente MOODLE, podendo ocorrer de forma individual ou em grupo, por meio de trabalhos escritos online, construção de textos ou artigos, questões dissertativas, questionários, participação em fóruns, chats, wikis, que possibilitem síntese dos conteúdos e/ou outras atividades propostas. Também serão avaliadas as atividades socializadas nos momentos presenciais.

avaliação e

acompanhamento

(19)

Através do link Moodle Unicentro na página do Nead (sites.unicentro. br/uab) o aluno será direcionado para o Ambiente de Aprendizagem da Unicentro - Moodle, no qual poderá acessá-lo inserindo seu nome de usuário e senha, fornecidos pela coordenação do curso.

(20)

Cronograma

das atividades/

Programação

ETAPAS 01 e 02 JAN FEV MAR ABRI MAI JUN

ORgANIzAçãO gERAl X PAlEsTRA X gTs PEDAgOgOs - TEmáTICA I X gTs PROfEssOREs - TEmATICA I X gTs PEDAgOgOs - TEmáTICA II X gTs PROfEssOREs - TEmATICA II X

gTs PEDAgOgOs - TEmáTICA III X

gTs PROfEssOREs - TEmATICA III X

gTs PEDAgOgOs - TEmáTICA IV X

gTs PROfEssOREs - TEmáTICA IV X

ETAPAS 02, 03 e 04 JUL AGO SET OUT NOV DEZ

ORgANIzAçãO E AVAlIAçãO

DAs PRImEIRAs ETAPAs X

gTs ENsINO fUNDAmENTAl - PROfEssOREs E PEDAgOgOs X X X X X gTs EDUCAçãO INfANTIl - PROfEssOREs E PEDAgOgOs X X X X X sEmINáRIOs ENsINO fUNDAmENTAl E EDUCAçãO INfANTIl X

VERsãO fINAl DA DIRETRIz -

APREsENTAçãO PúblICA X

ENCERRAmENTO E AVAlIAçãO

DO PROjETO X

(21)

Acesse e fique por dentro de tudo o que acontece com relação à Educação a Distância na Unicentro e no Brasil.

(22)

Pinhão - Paraná

(23)
(24)

fb.com/neadunicentro

www.unicentro.br/nead

Referências

Documentos relacionados

Esse conjunto de programas realiza cálculos detalhados sobre estrutura atômica, entre os quais podemos citar o valor de energia dos níveis, composição de autofunções para

I – 3 créditos em disciplina(s) obrigatória(s) para ambas as linhas de pesquisa do programa; II – 3 créditos em disciplina obrigatória para a linha de pesquisa escolhida pelo aluno;

The results show that in the seven rivers evaluated the average concentration of Pb, Fe and Cu exceeded the quality standards of Peru's continental water for the extraction

É importante notar que, num momento inicial, grande parte dos alunos (vide questionário) possui noções pouco precisas e superficiais no que se refere aos conceitos de

A existência de médico de MGF atribuído pelo SNS, está associada a um maior awareness da DM em doentes, no ano de 2015, em Portugal?.. Limitações, erros e vieses Viés de

Use cono apro xunaçâo inicial = 0, Imprimir todas as iteraçocs ■ na busca de cada

Com base nos resultados encontrados no estudo foi possível identificar que o perfil dos profissionais que atuam nos programas de iniciação esportiva é composto, majoritariamente,

Nevertheless, 80 % or 100 % of voltage (that will define the power) are suitable to be used to thermally activate the spring, as it gives about 30 to 60 seconds of