• Nenhum resultado encontrado

DOCUMENTOS DE APPLICATION - GERAL (vagas para todos os países exceto Alemanha, Sérvia e Suíça)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOCUMENTOS DE APPLICATION - GERAL (vagas para todos os países exceto Alemanha, Sérvia e Suíça)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DOCUMENTOS DE APPLICATION - GERAL

(vagas para todos os países exceto Alemanha, Sérvia e Suíça)

Em continuidade ao Cronograma Geral, apresentamos a via original do Form 0 e instruções de preenchimento dos documentos necessários (application) que você deve enviar para a ABIPE até o dia 22/3/2013. Todos os modelos dos documentos a serem preenchidos, encontram-se disponíveis na área restrita dos estudantes.

Enquanto você lê este explicativo, esteja com os modelos dos documentos ao lado para que você não se confunda.

1. Form O (Formulário de Oferta de Estágio):

Lembre-se: o empregador irá avaliar você através do seu application. Por isso é fundamental que você entregue tudo em perfeita ordem e sem rasuras.

Confira aqui quais os documentos que você deve entregar no seu application e como prepará-los:

O Form O é o principal documento do intercâmbio da IAESTE. Você recebe esse formulário depois que comprar sua vaga de estágio. É o descritivo completo de sua vaga de estágio bem como as exigências do empregador. Você deve enviar uma cópia em seu application e guardar o original.

2. Student Nominated: (O modelo encontra-se na área restrita dos estudantes)

O Student nominated deve ser preenchido no idioma requerido no seu FORM O. Veja a seguir como preenchê-lo:

Personal Information: Informações pessoais:

Address During Terms: Endereço durante o semestre letivo, se diferente do habitual;

Medically Fit: preencher com “YES”, já que para participar do programa você deverá estar em

(2)

Study Information: Informações Acadêmicas:

University/College: Nome da Universidade/ Faculdade em que está matriculado (nome original,

em português);

Faculty: Seu curso/área de formação , ex : Mechanical Engineer

Specialization: Se seu curso possui alguma área de foco, descreva qual. Por exemplo, você faz

administração com ênfase em marketing, então no campo Faculty você escreve Business

Administration e no campo Specialization você escreve marketing.

Completed years of study : quantos anos de estudo você já completou. Se estiver no terceiro

ano da faculdade, coloque o número 3.

Total years required: Qual é a duração (em anos) do seu curso? Se sua faculdade for de cinco

anos, coloque o número 5.

Knowledge of Languages: Informe seu nível de conhecimento de idioma estrangeiro: Excellent

(1) /, Good (2) /, Fair (3). Por exemplo, se você possui inglês fluente, coloque ENGLISH 1. Se você possui espanhol bom coloque SPANISH 2. O conhecimento de idioma do candidato deverá ser o mesmo solicitado pelo empregador, ficando sob responsabilidade do candidato a comprovação do mesmo; seja por um certificado da escola de idioma, seja por uma carta de algum professor particular.

Desired Period of Training: Informe a data exata que você deseja iniciar e terminar seu estágio

(dia/mês/ano – Ex.: 10/Jun/13 to 22/Aug/13). Obedeça, o período e as datas sugeridas pela empresa; Por exemplo, se o empregador escreveu no FORM O que ele quer receber alguém que fique no mínimo 8 semanas e no máximo 16 semanas entre os meses de Abril e Novembro, isso quer dizer que você deve escolher fazer o estágio de no mínimo 2 meses (8 semanas) até no máximo 4 meses (16 semanas), exemplo: from 15/07/13 to 15/10/13.

Lembre-se que o empregador define o período, você sugere as datas de início e término mas é o empregador que decide o período final.

(3)

Você deve escrever uma carta (no idioma exigido no seu FORM O), se apresentar, explicar o motivo pelo qual você escolheu esse estágio, porque se acha qualificado para realizar esse estágio e falar também de sua experiência profissional até o presente momento. Observe o modelo que encontra-se na área restrita dos estudantes e capriche na sua carta!

4. Resumé (Curriculum Vitae)

O resumé deve ser feito modelo EuroPass. Entre no site http://www.europass.ie/europass/ e faça seu currículo. Vagas que exigem idioma inglês, fazer em inglês. Vagas que exigem o idioma espanhol, fazer em espanhol. Vagas de Portugal, fazer em português.

5. List of Subjects Studied (Histórico de Matérias Cursadas com suas respectivas notas) Essa lista nada mais é que seu historio escolar da Universidade. Nela devem estar todas as matérias que você já cursou com suas respectivas notas.

6. Translation of Subjects Studied (tradução do Histórico de Matérias Cursadas)

Como a maioria das Universidades fornece o histórico de disciplinas cursadas (citado acima) somente em português, é necessário que você faça a tradução. O modelo desse documento encontra-se na área restrita do estudante. Faça a tradução de acordo com o idioma requerido no seu FORM O. Lembre-se, você deve entregar a List of Subjects Studied em português (fornecido pela sua Universidade) junto com o Translation of Subjects Studied (no idioma exigido no seu FORM O). Se sua universidade emitir o documento em inglês ou sua vaga for em Portugal, desconsidere esse item.

7. Language Certificate (certificado de Idioma)

Para comprovar que você possui o idioma exigido no seu FORM O, você deve mandar um certificado OU uma carta escrita pelo seu professor, atestando que você possui tal idioma. Este certificado ou carta devem ser redigidos no idioma exigido. Se o certificado for emitido apenas em português, faça você mesmo uma tradução simples (no idioma exigido no FORM O) e mande junto com o certificado. Já se for carta de um professor, só aceitaremos se estiver no idioma a ser comprovado.

(4)

8. Certificate of Enrolment (certificado de vínculo universitário)

Para comprovar seu vínculo, você deve enviar uma carta da universidade ou atestado de matrícula (em papel timbrado). Nesta carta deve ser constar a data de início e término previsto dos seus estudos e deve estar no idioma exigido no FORM O. Caso a universidade emita somente em português, faça você mesmo uma tradução simples (no idioma exigido no FORM O) e mande junto com o certificado.

9. Recommendation Letter (carta de recomendação)

Peça para algum professor e/ou empregador seu aqui no Brasil, escrever e assinar uma carta em inglês, recomendando você para o estágio no exterior. Veja o modelo na área restrita do estudante, não é obrigatório que siga esse modelo, apenas se desejar.

10. Cópia colorida das páginas 2 e 3 do seu passaporte.

 1 cópia do FORM O

Sendo assim, seu application deve conter:

ITEM A

 1 via do Student Nominated  1 via do Presentation Letter  1 via do Resumé

 1 via do List of Subjects Studied

 1 via do Translation of Subjects Studied  1 via do Language Certificate

 1 via do Certificate of Enrolment  1 via da Recommendation Letter

 1 cópia colorida das páginas 2 e 3 do seu passaporte ITEM B

 1 via do Termo Condições Gerais preenchido e assinado pelo estudante;  1 via do Termo Declaração preenchido e assinado pelo estudante;

Esses termos você encontra na área restrita do estudante, é só preencher, assinar e mandar.

(5)

• Você deve gravar todos os documentos e enviar para a pessoa de contato da ABIPE responsável pelo seu país. Além disso, os documentos do ITEM A devem ser gravados separadamente dos documentos do ITEM B. Sendo assim, você vai enviar em PDF (pode ser em um único arquivo ou em arquivos separados e devidamente nomeados em boa resolução) todos os documentos do ITEM A na seguinte ordem:

• 1 cópia do FORM O (em pdf)

• 1 via do Student Nominated (preenchido no idioma requerido e salvo em pdf) • 1 via do Presentation Letter (escrita no idioma requerido e salva em pdf) • 1 via do Resumé (preenchido no idioma requerido com formato EUROPASS) • 1 via do List of Subjects Studied (de preferência em pdf)

• 1 via do Translation of Subjects Studied (traduzido no idioma requerido em pdf) • 1 via do Language Certificate (no idioma requerido e de preferência em pdf)

• 1 via do Certificate of Enrolment (de preferência em pdf, caso necessário, faça uma

tradução simples no idioma requerido pela vaga e mande junto no arquivo)

• 1 via da Recommendation Letter (escrita e assinada por um professor e/ou empregador

no idioma requerido pela vaga, em pdf)

• 1 cópia colorida das páginas 2 e 3 do seu passaporte

Depois salve em outro arquivo os documentos do ITEM B.

• Ao enviar seu application, o candidato deverá estar seguro quanto ao preenchimento dos requisitos e qualificações solicitadas pelo empregador. Ao optar por estágios que solicitem estudantes de área de formação similares ou complementares à do candidato, caberá ao empregador a decisão sobre a sua aceitação. A não aceitação (recusa) do candidato pelo empregador por falta de qualificação e diferença de área, também é de responsabilidade única e exclusiva do candidato;

(6)

FAVOR ENVIAR OS ARQUIVOS POR E-MAIL* PARA:

1) Applications da Alemanha e Suíça

Nayara Lopes – nlopes@abipe.org.br

2) Applications da Argentina, Austria, Bósnia, Colombia, Rep. Tcheca, Dinamarca, Equador, Finlândia, Grécia, India, Macedonia, Noruega, Omã, Panamá, Peru, Portugal, Sérvia, Eslovênia, Espanha e Turquia.

Aline Leonelo - alinel@abipe.org.br

3) Applications da Bélgica, China, Croácia, Hungria, Israel, Japão, Líbano, México, Paquistão, Polônia, Romênia, Tajiquistão, Tailândia, Tunísia, Emirados Árabes, Reino Unido e Estados Unidos

Samira Boutros – samiras@abipe.org.br

• Caso você não tenha recebido a confirmação do recebimento do seu e-mail em até 3 dias após o envio do seu application, entre em contato conosco pelo telefone 11 32624012

• Caso a ABIPE solicite os documentos originais, você deve enviá-los pelo correio também. *Alemanha e Japão exigem o application original, então o envio desses deve ser feito por correio para o escritório da ABIPE.

É expressamente proibido qualquer contato do candidato com o empregador e/ou IAESTE do país de destino antes da aceitação oficial. Qualquer contato deve ser feito somente através da ABIPE e candidato. Caso você faça algum contato com seu empregador ou IAESTE do país de destino, você pode ser desclassificado do programa.

Em caso de dúvidas, não hesite em nos contatar.

Referências

Documentos relacionados

Apresentar diferentes gêneros textuais associan- do-os aos diferentes propósitos de leitura e de- senvolver habilidades de leitura em inglês usando estratégias, em especial, o uso

Humanidade não é só uma luia de classes; o determinismo histórico não existe, como não existe o geoOs fatores econômicos não são exclusivos gráfico.. ou

Por isso, você deve ter algumas funções - não são difíceis, calma - a fim de que a contabilidade possa fornecer tudo o que sua empresa precisa para ter mais desempenho e

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

5.a A sua empresa apresentou reclamações de parceiros comerciais alegando violações de Princípios de Boas Práticas desde 20 de novembro de 2017.. [Assinale apenas uma

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Do latim, a palavra célula (cella) significa pequena cavidade...  Cada célula tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", integrada

nismo tal como foi exposto por MARX e ENGELS, se os meios e processos por êles utilizados repugnam as pessoas bem formadas, nao há como ter outra atitude se não a de combatê-los,