• Nenhum resultado encontrado

Apostila 04 de Hipnoterapia Ericksoniana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila 04 de Hipnoterapia Ericksoniana"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)CURSO BÁSICO DE HIPNOTERAPIA - APOSTILA IV –. Por Sofia Bauer. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -1-.

(2) CURSO BÁSICO DE HIPNOTERAPIA Sofia Bauer APOSTILA IV 1. REGRESSÃO a) Recalque b) Trauma/crença limitante c) Conceito d) Como levar a pessoa à regressão - emoção e) Técnicas 1. Referências/Alusões 2. Eu grande / Eu pequeno 3. Túnel 4. Contagem Regressiva 5. Álbum de fotografias 6. Linha do tempo 7. Datas significativas 8. Emoção/sensação (Gilligan) 2. METÁFORAS a) Conceito Uma nota da PNL b) Como montar metáforas c) Entrar pelo sintoma, sair pela solução d) Entremear palavras. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -2-.

(3) 1. REGRESSÃO a) RECALCAMENTO OU RECALQUE Histórico O termo alemão para recalcamento ou recalque, “Verdrängung” foi usado pela primeira vez pelo filósofo e pedagogo alemão Johann Friedrich Herbart (Oldenburg, 1776 - Göttingen, 1841), aluno de Pestalozzi, e Freud veio a tomar conhecimento de sua obra através de Meynert. Definição “Operação pela qual o indivíduo procura repelir ou manter no inconsciente representações (pensamentos, imagens, recordações) ligadas a uma pulsão”. O recalcamento, também chamado por alguns autores de repressão, porém se diferenciando do mecanismo de defesa de mesmo nome, consta de um esquecimento de fatos, situações, idéias, emoções, pensamentos, desejos, fantasias e necessidades, e a sua evidência está nos lapsos mentais ou atos falhos (parapraxias). O que distingue o recalcamento (repressão) da repressão (supressão) é o fato de que este funciona desde os primeiros anos de vida, sendo involuntário e automático, é tido como uma modalidade especial de repressão, e nem sempre tem caráter patológico, pois, em grau moderado, auxilia o ajuste diário da personalidade. Existem dois tipos básicos de recalcamento: Recalcamento originário, primal ou primário - formado por barreiras inatas responsáveis pela manutenção no inconsciente de grande parte do conteúdo do Id. Recalcamento posterior, secundário ou recalcamento propriamente dito - formado por material que já foi consciente e que não pode ser mantido como tal. O recalcamento é, às vezes, considerado por Freud como um mecanismo de defesa, ou então como um “destino da pulsão”, e toma parte em outros mecanismos, como a sublimação, a substituição ou formação substitutiva e a racionalização. É precursor de outros mecanismos, atuando como mecanismo de fuga, funcionando pela exclusão da consciência de idéias e desejos ansiogênicos, e é fundamental também na formação dos sintomas neuróticos. Como mecanismo de defesa do ego, é uma negação.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -3-.

(4) b) TRAUMA E CRENÇA LIMITANTE Todos sabemos que existem quatro sentimentos básicos: amor, raiva, medo e tristeza. Também sabemos que os afetos em desequilíbrio se derivam de trauma. E, por trauma entendemos que houve alguma situação em que a criança ou o indivíduo não suportou, ficando com o sentimento negativo, bloqueado, e ligado a uma lembrança primária do evento. Assim, gerando a seguir um encadenciamento, como um espiral de eventos futuros que passam pelo mesmo sentimento negativo, reforçando-o seguidamente. Em psicanálise recalcamento e retorno do recalcado são os nomes dados a este afeto vinculado a uma cena traumatizante. São marcas que, ao pisarmos num ponto comum reforçamos, são marcas mnêmicas. Dessa maneira, como em toda neurose, o corpo vem falar das emoções não ditas e/ou evitadas. Os problemas sexuais são exemplos de uma linguagem que vai nos dizer sempre algo mais sobre as relações dos seres humanos. Devemos observar nos clientes que nos procuram, sua história passada e seus relacionamentos. Os ganhos secundários, as crenças limitantes, as relações sistêmicas, são categorias importantes na avaliação destes pacientes. Também devemos procurar observar os relacionamentos atuais da pessoa. Se uma pessoa não gosta do outro, provavelmente ela terá também problemas sexuais com essa pessoa. Podemos observar que todos os seres humanos têm suas marcas afetivas. Cenas infantis, às vezes traumas que afetam nossas vidas, relacionamentos, sucesso, trabalho e tudo o mais. Dra. Teresa Robles chama de pegadas as marcas que fazemos ao repisarmos uma mesma emoção por diversas vezes. Pode acontecer, por exemplo, quando uma pequena garotinha ficou chorando no berço enquanto a mãe estava dando risadas com o pai no outro quarto. Essa criança então, pela primeira vez, ou uma das primeiras vezes, sentiu: minha mãe não gosta de mim, não sou amada o suficiente. Aquilo marca como uma pegada. Mais tarde, por volta dos 4 anos, ela é esquecida na escolinha. O pneu do carro da mãe fura, não é culpa da mãe, que também está triste e desesperada. Mas a menina pensa e sente de novo: minha mãe não gosta de mim, não sou amada. Mais uma vez marca a pegada, reforçando e seqüestrando sentimentos, seqüestrando toda a energia da criança. A história continua. A menina, aos 7 anos, não é escolhida pela professora para alguma atividade importante. Vem o mesmo sofrimento. Depois, aos 15 anos, o namorado atrasa para vê-la. Ela sente o mesmo: ele não me ama. E fica brava com ele. Perde o namorado. Mais tarde, problemas com o chefe: ele não gosta de mim. Mais à frente, aos 30 anos, sem namorado e sentindo-se mal-amada por todos.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -4-.

(5) Este é um exemplo do que chamamos crença limitante, onde o recalcamento faz a repetição do mesmo afeto em várias situações. É como se a pessoa atraísse para si, como um imã, tudo de negativo que contribui para a afirmação da crença limitante de que ela não é amada. Vemos que em todas as psicopatologias isso acontece, inclusive nas psicopatologias sexuais. Portanto, devemos procurar lá atrás, na história de vida pessoal, quais foram as situações traumáticas que fizeram essa pessoa hoje sofrer de algum mal sexual. Os exemplos que podemos citar: no caso da impotência, quando este homem se sente impotente frente à vida? No caso da ejaculação precoce, aqui ele está vetado aproveitar sossegadamente. No caso do vaginismo, da anorgasmia, o que também está proibindo de se sentir. Com essa explicação já ficou claro que precisamos tratar do sintoma, mas também precisamos regredir esta pessoa até as bases dos seus sentimentos negativos. Pela hipnose temos condição de fazermos regressão e também de mudar os sintomas, mudando o padrão da sintomatologia. Devemos usar das duas possibilidades. Erickson sabia como lidar nesses casos. Por vezes, dava tarefas ou sugestões pós-hipnóticas que mudavam o padrão do sintoma, re-significava a crença limitante, e em alguns casos utilizava a regressão como ajuda terapêutica. No nosso caso, como psicoterapeutas, devemos, além de mexer no sintoma como Erickson fazia, fazer regressão, buscar os primórdios dos problemas que geraram essas crenças limitantes, poder entender qual a metáfora do sintoma também. Erickson tinha um jeito especial e, assim, ao dar tarefa ou a sugestão pós-hipnótica, ele já estava re-significando o essencial. Às vezes nós não somos tão habilidosos como Erickson, por isso é mais cauteloso que pratiquemos inclusive a regressão via de regra. Com técnicas hipnóticas podemos ir à origem dos traumas, re-significar afetos, situações, atitudes, crenças limitantes. Técnicas utilizadas: regressão do self, os sete passos de Gilligan, EMDR, revisando o passado para criar o futuro. Limpar as pendências, as raivas, cicatrização das feridas. c) CONCEITO A regressão é uma forma simbólica e emocional de reviver, ou relembrar o passado. Regressão - Revivência Algumas pessoas regridem através da emoção e sentem “como se” fosse aquele tempo; mesmo tendo consciência do tempo aqui e agora. Ocorre uma dissociação, duas partes de uma mesma pessoa. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -5-.

(6) Regressão - Lembrando Algumas pessoas regridem apenas lembrando do picolé de groselha, das férias na fazenda, etc. Há mais consciência do momento presente, mas a regressão também está presente. Ocorre também a dissociação, um pouco mais cognitiva. Regressão é uma das formas de estar hipnotizado. Mas nem todo transe hipnótico é regressão. Regressão - Religião Sempre tomar cuidados com os preconceitos religiosos. As pessoas que acreditam em reencarnação têm facilidade para regredir a outras vidas. d) COMO LEVAR A PESSOA À REGRESSÃO A regressão acontece através da EMOÇÃO. Sabemos que a emoção está ligada ao recalcamento e às lembranças que machucaram. Assim, é possível levar todas as pessoas a regredirem em lembranças e ou vivências, fazendo-as relatar e “ficar”, por alguns instantes, com a emoção dolorosa. À medida que relatam vai vindo a SENSAÇÃO FÍSICA, e a “memória dependente de estado de estresse” que traz à tona a lembrança traumatizante diretamente! Neste ponto, basta perguntar quando já sentiu isto pela primeira vez. A pessoa vai relatar um fato traumatizante. Veja técnicas a seguir. e) TÉCNICAS DE REGRESSÃO DE IDADE Usos clínicos da Regressão de Idade: - Baixa auto-estima; - Trauma; - Fobia; - Pânico (na síndrome do pânico nem sempre é necessária); - Ansiedade; - Depressão. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -6-.

(7) 1. Linha do tempo pessoal – Baseada na técnica de “Historiodrama”de Rosa Cukier. a) indução com percepção corporal, sensação de conforto e/ou relaxamento; b) contar história pessoal (cliente) de forma especial, detalhada; c) escolher local na sala que represente o momento do nascimento (ou entregar uma folha de papel e pedir para ele indicar um ponto que represente este momento); d) escolher local que represente o momento de sua morte (idem, no papel); e) pedir-lhe para caminhar lentamente, desde o ponto do nascimento até o da morte, parando nos momentos mais significativos no papel, traçar uma linha com o mesmo objetivo), realçando os sentimentos e emoções. 2. Salpicamento – Milton H. Erickson Fazer uma indução onde se vão salpicando pequenas lembranças genéricas da infância (possíveis situações vivenciadas, usando-se a probabilidade: “Eu não sei se...”), pontuando-se datas específicas, de maneira regressiva, até atingir a idade entre os 4 e os 6 anos, ou até menos, de acordo com o que for necessário trabalhar. 3. Orientar e selecionar associações – Milton H. Erickson Se você deseja que seu cliente fale sobre um fato do passado, conte-lhe uma história sobre seu próprio (do terapeuta) passado ou do passado de um cliente ou de um parente ou irmão, ou amigo, etc. Esta é uma maneira eficiente de se levar o cliente a regredir na idade e se situar em um passado recente ou remoto, de acordo com o que se deseja trabalhar. 4. Semeadura – Milton H. Erickson Vai-se semeando, desde o início da sessão, o que se deseja alcançar junto ao cliente, com frases do tipo: “Eu gostaria que você tivesse lembranças” ou “Quando eu estava vindo pra cá me vieram muitas recordações de infância...” Isso quebra as resistências. Obs.: A maioria dos traumas ocorreram até os 5 ou 6 anos de idade. Numa terapia, dois especialistas se encontram: o primeiro é o cliente, que tem dentro dele todo o conhecimento sobre si mesmo; o segundo é o terapeuta, que conhece as técnicas.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -7-.

(8) 5. Encontro do Eu Grande com o Eu Pequeno – Retirado de “Psicodrama Bipessoal...”, de Rosa Cukier. a) acomodar-se confortavelmente na sala; b) fazer aquecimento específico para psicodrama interno; c) fornecer conjunto de consignas que visam a auxiliar o cliente a entrar em contato com a criança que ele foi; d) pedir ao cliente para se imaginar, enquanto criança, diante de um espelho, e observar a chegada de um vulto que não é ninguém mais do que ele mesmo adulto; e) pedir ao cliente que deixe os dois personagens conversarem, trocarem idéias e informações importantes, e ver o que cada um tem pra ensinar ao outro; f) deixar que as duas imagens se fundam e formem uma só; g) reorientar o cliente vagarosamente para a sala. 6. Regressão rápida de idade – Terry L. Argast, Ph.D. a) Identificação da sensação física associada ao problema - Qual é a sensação?; - de 1 a 10, verificar a intensidade da sensação; - se for inferior a 5, perguntar: “Quando foi a última vez que você vivenciou essa sensação?” Imaginar-se lá, agora. Quem estava lá? O que estava acontecendo? Que roupas usava? O que estava sendo dito? Perguntar novamente sobre a pontuação na escala de 1 a 10; - onde se localiza no corpo? b) Aprofundamento e regressão com imagens mentais - evocar imagens, sentimentos, sensações e ações que serão utilizadas ao longo da intervenção; - usar contexto natural de sugestões; - pode-se usar relatos de sonhos. c) Orientação para a situação passada - sugestão de um elevador que começa a descer (pode ser uma escada) de volta ao passado, até a primeira vez em que vivenciou essa. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -8-.

(9) sensação. Quando chegar lá, o cliente desce do elevador e partilha com o terapeuta o que vivenciou. Explorar ao máximo. - diante de confusão de imagens ou fatos, faz-se uma filtragem. d) Estabelecimento de “rapport” com o inconsciente - pergunta de acesso: “Você poderia imaginar a sua parte mais adulta indo até a mais jovem e perguntando se esta gostaria de falar com ela?”; - pressuposto: a criança tem o problema e o adulto a solução (pode ser, porém, o contrário); - identificação ou introjeção de idéias fixas (ou crenças limitantes) – abuso ou negligência dos pais; - se a parte consciente não estiver lá (amnésia), há uma dissociação de uma parte mais jovem. O terapeuta deve: 1) verificar se a parte infantil reconhece o seu adulto e o terapeuta; 2) verificar o que a parte infantil pensa que ela é; 3) o terapeuta não deve penetrar prematuramente na amnésia para não sofrer boicote de sua mente consciente sobre o processo; 4) trabalhar com a parte inconsciente, tentando integrá-la ao corpo. e) Identificação do problema - “Você poderia deixar a sua parte mais adulta perguntar à parte mais jovem o que ela está pensando e sentindo?” (estabelecer a meta terapêutica); - pressuposto: “o que você pensa que é o problema, determina o que você acha que seja a meta a ser atingida”; - focalizar no resgate inicial da criança (acalmá-la do choro); lidar com emoções e sentimentos imediatos e guiar a intervenção baseada em uma hipótese. f) Identificação das idéias fixas (ou crenças limitantes) - “Como o inconsciente pensa e percebe a realidade e a experiência interna?”; - parte adulta pergunta à criança o que ela está pensando, além de compreender suas sensações, pensamentos e sentimentos; - o terapeuta mantém-se afastado do que está acontecendo; - o adulto deve dar assistência permanente à criança; Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. -9-.

(10) - fazer diferenciação cognitiva para conseguir resolução mais permanente do sintoma. g) Intervenção - se as idéias fixas (ou crenças limitantes) não emergiram, elas o farão após a mudança de alguma coisa na experiência da pessoa; - pedir à parte adulta do cliente para fazer ou dizer alguma coisa usando sugestões do contexto atual; - perguntar à parte adulta, caso o cliente não tenha recursos para lidar com a situação apresentada à sua criança: “O que você faria se...?”, “Você poderia...?”; - perguntar ao cliente como ele se sentirá, se houver uma intervenção positiva: “Tudo bem com você se...?”, “Você poderia...?” - se for necessário esclarecer o problema, pergunta-se: “O que é que a parte mais jovem necessita para se sentir melhor?”; - “Imagine que isto está acontecendo agora. Como se sente?”; - o terapeuta deve garantir: 1) tirar a criança da situação negativa; 2) ajudá-la a saber que está maior e tem recursos para lidar com a situação desagradável; 3) explorar o que aconteceria se a mesma coisa acontecesse de novo; 4) redefinir os sentimentos, as ações e os pensamentos da criança como normais; - perguntar: “Como se sente? Alguma coisa lhe preocupa?” (avaliar a idéia fixa ou crença limitante); - ratificar a mudança. h) Reorientação - da realidade interna para a externa. Conexão com o corpo; - se uma parte do inconsciente foi desconectada, reconectá-la com o corpo; - pressuposto: “Quanto maior a separação entre o adulto e a criança, maior a possibilidade de haver uma reorientação significativa”; - fazer progressão de idade. Indução de Regressão através da Técnica de Salpicamento (Para ser usada com adolescentes e adultos) Objetivo: Possibilitar a lembrança de situações da infância, recuperar momentos da história passada e ativar que se pode aprender com o passado.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 10 -.

(11) Talvez você já tenha entrado em transe antes... Talvez você queira permanecer com seus olhos abertos, mas a maioria das pessoas prefere, ao entrar em transe, fechar os olhos... Você pode escutar as minhas palavras e escutar a você mesmo... e vá para dentro... e você vai explorando naturalmente aí dentro... E seus olhos se fecham... logo, logo... agora... e vão ficar fechados... Cada um de nós sabe mais sobre seus próprios conhecimentos do que a gente jamais saberá... do que você mesmo sabe que sabe... a gente não sabe como adormece. A gente não sabe como perde a consciência, a percepção consciente... e está cada vez mais agradável... e você pode... entrar num transe tão profundo que vai parecerlhe que não tem mais corpo... vai lhe parecer que você tem só a mente, o intelecto, flutuando no espaço, no tempo. Talvez você seja um(a) menino(a) brincando em casa, ou talvez um(a) menino(a) na escola... gostaria que você deixasse surgir várias lembranças que já esqueceu há muito tempo. Quero que você tenha sentimentos de um(a) menininho(a). Todos os sentimentos. E pode escolher, depois, qualquer dos sentimentos que teve, para nos contar. Você pode... estar brincando no pátio da escola. Ou você pode estar comendo seu lanche, ou você pode estar apreciando a brincadeira de seus colegas, ou você pode... estar interessado na roupa de sua professora na sala de aula... e no que vê no quadro negro, ou em gravuras num livro ilustrado, coisas que você esqueceu há muito tempo atrás. E o ano de 2001, está muito distante... e não é mesmo nem 2000... não é nem mesmo 1995... e nem mesmo 1990 ou 1985... (chegar até os 4, 5, 6 anos do paciente). E eu não sei se você está olhando para uma vitrine de brinquedos, ou para uma árvore de Natal... ou uma Igreja... ou se está brincando com um cachorro ou um gato... ou um passarinho... ou qualquer outro bicho de estimação... E enquanto eu estive falando com você, sua respiração mudou, o ritmo de seu coração mudou. A pressão sangüínea mudou. Seu tônus muscular mudou. Seus reflexos motores mudaram... e você faz pequenos ajustes em seu corpo e em suas posições e você pode... se sentir bem confortável, confortavelmente acomodado... E, quanto mais confortável você se sentir, mais lembranças poderão vir e mais aprendizados com as lembranças... Depois de algum tempo você vai acordar e vai nos falar do(a) menininho(a) chamado(a) ................. E seja realmente este (esta) menininho(a), no ano de........ ou .......... (correspondente à idade de 4, 5, 6 anos). E você pode estar numa festa de aniversário... ou numa festa de Natal... ou mesmo na sua festa de aniversário... e você abre presentes... e talvez você aprecia longamente o brinquedo que mais te agrada... com o encantamento próprio da criança... Um adulto que gosta de você se aproxima, passa a mão na cabeça, faz um carinho... é bom fazer aniversário...é bom receber atenção... carinho... Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 11 -.

(12) Agora, gostaria que você tivesse a experiência de deixar seu corpo adormecer profundamente enquanto você desperta só do pescoço para cima... Tendo despertado o cliente só da cabeça para cima, continuar o transe interagindo e trabalhando o que vier com a regressão depois retornar no tempo e voltar ao aqui/agora bem desperto(a) e energizado(a), tendo a certeza da perfeita integração do cliente. Indução para regressão de idade (podendo ser usada com crianças, adolescentes e adultos) Objetivo: eliciar lembranças da infância, para exercício de levantamento de vivências mais significativas na infância. Sente-se confortavelmente... O mais confortável que você conseguir. Pense sobre um lugar favorito onde você esteve ou onde você gosta de estar. Pode ser fácil se você fechar os olhos, mas você pode deixá-los abertos se você preferir... ou deixar que eles estejam abertos até que você os feche... Este lugar favorito pode ser um lugar que você conhece... ou mesmo um lugar que você imagina, idealiza... Veja-se, sinta-se neste lugar favorito que você escolheu. Olhe em volta e veja as formas e as cores, ouça os sons... Deixe você realmente estar lá agora... É bom para qualquer pessoa estar no lugar favorito algumas vezes... Um lugar que você gosta de estar, um lugar que você gosta de como você se sente lá... Você pode sentir estes bons sentimentos agora... Dedique algum tempo para curtir isto... Quando você sentir que está lá, deixe-me saber levantando o dedo indicador da mão direita... E sinta-se satisfeita, muito à vontade...tão à vontade... que você poderá se esquecer de tudo, exceto deste maravilhoso sentimento de satisfação. E agora você retorna no tempo... retorna no tempo... e você percebe e se vê com ____ anos... Se veja nos seus ____ anos: como você é, o que você faz, o que você gosta... Volte agora um pouco mais, veja-se com ____ anos... e retornando um pouco mais, agora você tem ____ anos... Veja como você é, o que faz, o que gosta... e agora você está com ____ anos... e agora você está com ____, observe-se, veja como você é, o que faz, o que gosta... e agora você tem 8 anos... 7 anos... 6 ou 5 ou 4 anos... e você é então um(a) menininho(a). É bom ser um(a) menininho(a). E talvez você esteja festejando sua festa de aniversário ou indo a algum lugar: indo a um parque acompanhada de seu pai ou de sua mãe... ou indo visitar a vovó... ou indo à escola... Talvez exatamente agora você está sentado na Escola, olhando para sua professora, ou brincando no pátio, ou quem sabe é época de férias... Você está se divertindo de fato. E quero que você fique satisfeito(a) com o fato de ser um(a) menininho(a) que sabe que vai crescer. E talvez você goste de imaginar o que será quando crescer... Talvez goste de divagar sobre o que vai fazer quando for rapaz (moça). Fico pensando se você vai gostar da faculdade e você pode também pensar na mesma coisa... Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 12 -.

(13) E minha voz segue com você e se transforma na voz de seus pais, professores, seus colegas e nas vozes do vento e da chuva. Talvez você esteja no jardim colhendo flores, fazendo um carinho nas flores, cheirando-as e rindo satisfeito(a) ao olhá-las, acariciá-las. E um dia quando você já for maior, você vai estar junto a um grupo de pessoas e vai lhes contar fatos felizes de quando você era pequeno(a). E, quanto mais satisfeito(a) você se sentir, mais se sentirá como um(a) menininho(a), porque você é um(a) menininho(a)... Agora, eu não sei onde você mora, mas talvez goste de andar descalço(a)... Às vezes, gosta de sentar-se perto da piscina e mergulhar o pé na água, e gostaria de saber nadar... Você gostaria de comer seu doce predileto neste momento?... E aqui está e agora você o sente na boca e o saboreia. Bem, um dia, quando você for maior, falará para alguém sobre seu doce predileto de quando era menino(a)... E agora você vai voltar, devagar, repassando algumas lembranças de sua infância... crescendo..., aprendendo com as lembranças até chegar no aqui-agora novamente. Vá vindo devagar, usufruindo das lembranças que forem vindo: 4, 5, 6, 7 anos... agora passe pelos 8, 9 anos... 10 anos... chegando nos ____ anos... agora ____, ____ anos... agora ____ anos... crescendo confortavelmente, aprendendo protegidamente... ____ anos... e retornando à idade atual, devagar, no seu ritmo... aos poucos vá se reintegrando, aqui... agora... agora... aqui... espreguiçando... abrindo os olhos... esticando todo o seu corpo.... Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 13 -.

(14) REGRESSÃO Aula dada por Sofia Bauer - Setembro de 2007 Aspectos Gerais: Conceito: Fenômeno hipnótico Hiperminésia Mitos: Recriar realidade Religião/ memória genética Regressão automática Vidas passadas Metas: Regressão nas emoções Vinculadas ao afeto Técnicas: Alusões/ entremear Regressão do tempo (por idade Brian Weiss) Linha tempo Estados de Ego Regressão pela Emoção. REGRESSÃO. . É um fenômeno da Hipnose . Ato de recordar as memórias . Trazer a consciência memórias antigas de uma forma consciente . Você pode Recordar Reviver Sentir gosto/ tato/ afetos . Você pode ter memórias boas/ ruins . Você pode ter bloqueios de certas etapas da vida (verificar trauma) e não ter memória de períodos da vida... HIPNOSE Estado alterado de consciência acordado, atento, de consciência ampliada, mais focado, mais interno.. REGRESSÃO Estado focado em alguma memória, sensação, emoção e/ ou imagem. Onde o sistema límbico está ativado durante o estado ampliado e focado de consciência. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 14 -.

(15) MEMÓRIA É recebida pela amígdala cerebral, passa para o hipocampo onde é armazenado. MEMÓRIA TRAUMÁTICA A amigdala entra em estado de alarme, não passa para o hipocampo. A amígdala guarda esse registro ruim (emoção + cena) com um signo/signal (uma memória encobridora). Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 15 -.

(16) A hipnose pode chegar a emoção e levar a representação na amigdala, despertando a memória traumática. Podemos atingir esse ponto instigando o gatilho disparador – signo/signal – que leva a memória negativa que causa o recalcamento.. RECALCAMENTO Memória ruim associando uma cena a uma emoção dolorosa. Fica guardada, até ser resolvida. Quando é explicado à amigdala o que aquilo quer dizer, desmancha o signosignal e o recalque.. Hipnose não é Regressão Regressão é Fenômeno Hipnótico e Hiperminésia.. HIPERMINÉSIA É uma lembrança mais ampliada e focada. Pode ser acessada pelas recordações, pelas emoções, por um filme, música, gosto, ou palavras... alusões... fotos... conversas.... MEMÓRIAS Temos memórias dos ancestrais Temos memórias do aprendizado universal Temos memórias infantis Temos adições as nossas imagens ou distorções Temos ilusões que se tornam memórias. Regressão é um fenômeno que acontece durante a hipnose onde a pessoa acessa uma memória (passado/ genética/ criada). Verdade ou mentira? Não importa... A realidade interna é o que importa. É como uma pintura/ poesia do problema, ou da emoção. Telefonema pré-sessão Quero regressão – vamos ver como você reage a hipnose e a regressão Hipnose = Regressão (muitos pensam assim) A Magia da Regressão X Milagre? Clientes com fé/ ou espíritas/ ou histéricos têm mais facilidade em regredir, pois entram mais na realidade interna e criam mais facilmente imagens. Não há milagres. A mente pode criar realidades em hipnose. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 16 -.

(17) Imagens são registradas Memórias ficam vinculadas a afetos, principalmente as memórias negativas ficam registradas na amígdala como signo-signal para nos defenderem – PROTEÇÃO Merenda da infância Quintal da vovó Brinquedo preferido Docinho predileto Um acidente traumático Memórias recalcadas – são proteções à emoções difíceis de serem resolvidas pela nossa CRIANÇA INTERIOR. Um fato traumático acontece. A criança não tem defesa. Ela reage com seu universo. Cria uma lei - uma crença limitante e LIMITA SUA VIDA – “ISSO NÃO PODE!”. -. Crenças Limitantes Homem não presta Dinheiro não combina com felicidade Ser gordo é ser saudável A vida é difícil. Hiperminésia Exemplo: Lembrar da sua comida predileta quando criança Biscoito de Maisena com manteiga Bolo da Vovó Brigadeiro Pipoca na praça Coisas marcantes guardamos Imagens principalmente as imagens ruins = Recalcamento → para nos proteger! Trauma Algo acontece que não é capaz de lidar porque não tem idade, porque ameaça a vida, etc... O trauma fica registrado na amígdala como defesa através de um Signo sinal. Para trabalhar com Regressão e limpar registros negativos ou Ressignificá-los tem que acessar um signo sinal – o gatiho que dispara uma emoção desagradável. Signo sinal = gatilho Dor/ incômodo Crença Limitante Lembrança traumática Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 17 -.

(18) Sensação física Algo que você não gosta Mitos - Memória recriada ou realidade Verdade ou mentira? - Lembrança encobridora (Duas vidas – cachorro de três pés) - Memórias condensadas → Ex: Acidente aos 7 anos, outro acidente aos 15 anos misturados) Chuva → perigoso → papai morre - Religião – Espíritas/ budistas tem maior crença e abertura. Personagens importantes (Cleópatra) Bloqueios para crentes/ católicos - Memória genética – Medos até atávicos (aranhas, altura, etc). - M.D.E.S (memórias dependentes de estado de stress). - Regressão automática – Lembranças universais - Inconsciente coletivo - Vidas passadas – uma abertura – realidade psíquica Você não precisa provar nada! O que importa é o que você pode usar das memórias vindas. Procure limpar o que aconteceu lá Exemplo: Paciente que não falava em público aparece a cena: “Mulher presa porque falou, no frio gelada” “Hoje, você deve falar!” Pode falar em público.. -. Metas Solucionar problemas – duas vidas A criança interior retorna todo o tempo que “aquele conflito” é ativado. A criança interior tem uma crença limitante que tem uma função importante – Proteção. A criança acredita em seu pensamento mágico e por lá fica presa, não conseguindo ter uma atitude adulta para solucionar os problemas de hoje. Você acessa a memória/ cena → Traz à tona a criança/ sua função protetora/ sua crença que limita. Você dialoga como adulto, ensina a criança, apadrinha e dissolve aquilo que parecia insolúvel à criança.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 18 -.

(19) Técnica 1 Alusões – Entremear – Técnicas do Dr. Erickson Feche seus olhos, vá lá para dentro de você, fundo para dentro de você... Se lembrando de como você já deu conta de resolver muitas tarefas difíceis... Vá para dentro de você confortavelmente, muito confortavelmente... Lembrar de memórias guardadas lá no fundo do seu cérebro... Talvez você se recorde da “dificuldade” que foi aprender todas as aquelas letras do alfabeto, letras maiúsculos, minúsculas, letras de forma, letras cursivas... Que P era B invertido, que o numeral 3 poderia ser invertido e virar a letra E. Que o 6 é o 9 de cabeça para baixo 9 é 6 de cabeça para baixo... Mas você foi aprendendo e guardando uma a uma dessas letras e formas, montando imagens visuais, mentais em alguma parte do seu cérebro... gradualmente você foi memorizando, guardando tudo lá no fundo do seu cérebro automaticamente... Hoje, você não tem dificuldade mais, você escreve e lê usando memórias guardadas no tempo lá atrás... ... E enquanto fui falando sua respiração mudou, seu pulso mudou... E você pode sentir mais e mais confortável como um corpo sem a cabeça e sua cabeça pode flutuar no tempo e no espaço... e continuar indo fundo, indo para trás no tempo em memórias gostosas para você... E minha voz irá com você, como a voz dos seus pais, dos seus coleguinhas, dos seus vizinhos ou dos sons de coisas como do vento, da chuva, da água do rio, do lago... Talvez se veja na escola, sentado na carteira... talvez se veja no quintal de casa ainda pequeno... E sonhar é algo tão real que podemos sonhar que estamos comendo um sorvete e sentir o real gosto do sorvete... ... Assim ele continua aludindo... Regressão do Tempo Brian Weiss -. Relaxamento Progressivo Luz entrando pela cabeça Contagem regressiva 20 a 1 descendo uma escada que vai dar numa praça. Assentar no banco da praça e olhar para frente e ver o que parece Ou olhar vários espelhos, escolher um deles na praça e ver o que você enxerga lá. Ou a opção de regredir por contagem regressiva a infância, ao útero e depois como um túnel de luz do tempo ver aonde vai chegar.. LINHA DO TEMPO - Imagine desenhando num papel a linha da sua vida - Vá de 7 em 7 anos desenhando os altos e baixos da sua vida e continue para frente da sua idade projetando como você quer viver.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 19 -.

(20) ESTADOS DE EGO Veja técnica apostila - Você tem várias partes de si mesmo cada uma como alter ego que ajuda você. Todas são importantes e têm funções importantes. - Você vai imaginar um palco - Um a um vão entrando os personagens, pergunte: - Quem é você, quando entrou na minha vida, qual a sua função? - Depois desenhe todos num papel. Regressão pela Emoção - Sentimento/ Sofrimento / Problema - Emoção → sensação física - Qual a cena, idade, onde, com quem? - Ver o que intoxica - Ver quais crenças limitam a vida da pessoa - Diálogo entre a criança e a parte adulta - Apadrinhamento dando as soluções adultas: - Isso já passou - Você era criança não poderia ser de outro jeito - Perdão? Aceitação! - Visão de futuro. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 20 -.

(21) Regressão pela Emoção Essa técnica é baseada na técnica feita por Stephen Gilligan que fala das relações de self de seu Eu somático com seu Eu cognitivo e a conexão dessas suas partes.. Eu Eu Somático Cognitivo. Essa técnica é e Regressão através da emoção das sensações físicas! - Quando temos uma memória dependente de estado de stress se a gente tocar o ponto sensível dessa pessoa ela vai reconectar a memória dependente de estado de stress e vai trazer a cena que primariamente intoxicou. - Essa técnica não requer indução previamente. Já é uma indução tocar o ponto sensível de uma pessoa. (Ela já está em um transe negativo a partir do momento que você toca no ponto sensível). - Para disparar a memória dependente do estado de stress nós precisamos de apenas 7 minutos! Então, 7 minutos relatando um fato doloroso, nós choramos! Nós desmanchamos, nós ficamos vermelhos, a gente começa a tremer e a pessoa entra em estado dependente daquela memória antiga e passa a reagir com aquele Alter-Ego que a defendeu naquele instante, e a pessoa fica presa lá naquela memória!!! De Luta ou Fuga que ela não consegue sair.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 21 -.

(22) Técnica passo a passo... 1 – Descreva o problema (7 minutos) Sinta qual a emoção – sensação física Na sensação física é que temos um registro de memória dependente de estado de stress. Sensação física ≠ emoção. Emoção = sentimento Raiva Tristeza Medo Dor. Sensação física Tô com nó na garganta... Meu coração está disparado... Minha mão está fria ... Eu estou tremendo .... 2 – Cena intoxicante – quantos anos? E agora? 3 – O que o seu pai diria? E sua mãe? Você adulto (EU grande) Você pequenino IMPORTANTE!!! Nesse momento nos deparamos com algo interessante: ninguém ajuda! A mãe e o pai estão fora ou foram os “alienígenas” que intoxicaram essa pessoa. Então o EU grande não vê saída e o EU pequeno só reclama!! 4 – Falar dos sentimentos ... 5 – Apadrinhamento do terapeuta - liberação da culpa - limpeza da cena Muitas vezes a terapia trava nesse momento! Tem pessoas que não querem perdoar, não querem limpar a cena! Aí a gente pode dizer: é exatamente nesse ponto que você está preso! Falar um pouco da Cabala. 6 – Recontar toda a história (história oficial – história íntima) 7 – sugestão pós - hipnótica Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 22 -.

(23) 2. METÁFORAS a) DEFINIÇÃO Uma definição de Aristóteles, apresentada no livro O mito da metáfora, de Turbayne (1970): “A metáfora consiste em dar à coisa um nome que pertence a outra coisa qualquer, a transferência pode ser feita em gênero e espécie ou de espécie para espécie ou como analogia.” Turbayne sugere trocar nome por signo ou coleção de signos. E também sugere que mitos, parábolas, fábulas e alegorias são subclasses das metáforas. O uso da metáfora é essencial para a comunicação humana. Estórias e casos são usados desde há muito tempo para comunicar e expressar mensagens, e são fáceis de aplicar em psicoterapia, como vimos anteriormente. Definição do Dicionário Aurélio para metáfora: “Tropo que consiste na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto que ele designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado. Por metáfora, chama-se raposa a uma pessoa astuta, ou se designa a juventude primavera da vida.” Definição do Dicionário Aurélio para analogia: “Ponto de semelhança entre coisas diferentes. Semelhança, similitude, parecença”. Deveria dizer que muitas vezes pode-se apenas usar uma analogia, o que seria fazer um paralelo entre coisas diferentes. Empregamos metáfora quando contamos uma estória. Toda metáfora é uma analogia, mas nem toda analogia é uma metáfora. Nas interpretações analíticas o que se vê é um emprego maior de analogias. Da perspectiva da psicanálise, o poder desta abordagem está no fato de o cliente ser encorajado a explorar e elaborar uma representação de um sentimento, ou questão, ou problema, numa forma de pensar (imagem sensória) que está mais próxima do processo inconsciente. E há uma integração com a metáfora da imagem (processo Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 23 -.

(24) primário) e da palavra (processo secundário). Assim, se o processo primário de pensamento é expresso essencialmente através de uma linguagem de imagem, e o processo secundário é expresso através de palavras, então a metáfora pode ser vista como uma integração dos dois processos. Freud fazia muito uso de metáforas em suas interpretações. Bettelheim (1984) sugere três razões para que Freud tenha usado metáforas ao explicar a natureza da psicanálise. Primeiro, a psicanálise emprega interpretação imaginativa para explicar as causas escondidas por detrás dos fatos. Segundo, por causa do recalcamento ou da censura, o inconsciente se revela através de símbolos e metáforas, falando em sua própria língua metafórica. E, finalmente, as metáforas são capazes de tocar as emoções humanas. Os poetas falam metaforicamente dos sentimentos humanos. E cada um de nós é um pouco poeta ao descrever seus próprios sentimentos. Existe um correlato entre as palavras transferência, em alemão übertragung, e metáfora, feito por Richard R. Kopp (1995). Ele diz, em seu artigo, que a tradução do alemão über para o inglês é above/over, “sobre”, e de tragung é carry, que significa “carregar”, e que a palavra metáfora vem do grego meta, “além” (= above, no inglês), e phorein, que significa “carregar, transportar de um lugar para outro”(carry). Assim, transferência, na verdade, pode ser traduzida, em inglês, como metáfora. De acordo com Szajnberg (1985-86), a transferência é vista como um subconjunto dos muitos fenômenos de metáforas. Ele faz a seguinte nota: “Como o sonho, a metáfora consiste do significado manifesto em conjunto com o significado latente, e particularmente a jornada criativa entre eles. É importante para a psicologia psicanalítica... reconhecer o componente do trabalho criativo feito pelo indivíduo para criar uma metáfora”. A metáfora vem como uma linguagem peculiar de cada indivíduo; fala dos afetos e das relações objetais. E tipicamente aparece quando os sentimentos estão exacerbados e quando literalmente as palavras não parecem fortes o bastante ou precisas o suficiente para exprimir a experiências. Exemplos disso são frases metafóricas como: “o céu vai cair sobre a minha cabeça”, “estou perdido no espaço”, “perdi a cabeça”, “estou sem ar”, etc. Você pode usar da mesma metáfora do cliente e ressignificá-la (reframing) positivamente, mostrando, por meio de estórias metafóricas, uma nova maneira de ver aquilo que se pensava ser o pior. Tudo isso com a intenção de reduzir, melhorar a experiência do sujeito e estabelecer uma maior coerência do eu; apresentar saídas e mostrar os recursos naturais que toda pessoa tem dentro de si mesma. Dentro da psicoterapia psicanalítica, a metáfora é freqüentemente usada como veículo de interpretação, na forma de uma analogia (comparação), como uma estória. Veremos mais à frente que podemos e devemos usar as metáforas que o cliente traz.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 24 -.

(25) Uma justificativa para o emprego de metáforas é que elas são muito efetivas, pois permitem ao cliente a distância emocional em relação ao seu material, mantendo-se o respeito à sua inteligência e auto-estima e, ao mesmo tempo, integrando elementos necessários a uma ressignificação (reframing). Mas é importante frisar que, mesmo que seja o terapeuta a criar uma metáfora, se ela funciona é porque o cliente se engatou bem no processo interior que aquela metáfora sugeriu. O cliente aceita e trabalha suas questões. Aquela velha estória, “se a carapuça serviu...” As interpretações metafóricas que ajudam o cliente a capturar uma nova experiência e significado em sua linguagem não podem ir além daquilo que ele apresentou, e assim existe uma enorme possibilidade de serem aceitas por este. Fique atento: não dê mais do que o cliente possa digerir. Ele terá uma indigestão. Tenha muito cuidado também em não cometer um meta fora (meter fora do lugar). Deve-se dar ao cliente uma interpretação metafórica que capture uma experiência de sua vida diária, e então ele pode fazer seu processo cognitivo de engate com a estória ou analogia apresentada. Agora, se você utiliza, explora e transforma uma imagem metafórica criada pelo cliente, ele diretamente adere ao processo de ressignificação, em que o terapeuta guia a uma exploração interior (realidade interna) e convida a uma transformação. E, dessa maneira, o cliente se sente dono da situação (do processo) porque as imagens metafóricas vieram de dentro dele. Muitas vezes, o corpo fala metaforicamente de um sentimento que, em palavras e mentalmente, não se expressa. O corpo fala em sintomas, que são verdadeiras metáforas. A úlcera que corrói e queima de raiva por exemplo. O sintoma pode ser causado por um conflito não expresso. Ex/presso quer dizer, posto para fora, em que o corpo ex/pressa, em linguagem somática, a irritação ou o conflito da pessoa. Isso ilustra como o corpo “fala” através de uma linguagem metafórica de sentimentos; é a linguagem corporal. Psicoterapia jungiana e metáforas Seguindo o mesmo pensamento, Jung era adepto da teoria da imaginação ativa, dos símbolos e do trabalho com a interpretação dos sonhos, em que se dava uma enorme importância às metáforas. Como em Freud, um período inicial do desenvolvimento do pensamento por imagem predominaria, mais poderoso que outra linguagem mais elaborada. O que sugere também o uso de metáforas para termos acesso ao pensamento mais primário do homem. Psicoterapia familiar e metáforas A estrutura familiar também tem uma realidade metafórica. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 25 -.

(26) De acordo com Salvador Minuchin e Fishman (1981), a família constrói sua realidade apresentada, e é tarefa do terapeuta selecionar “da cultura da própria família, as metáforas que simbolizam sua realidade reduzida”, e usá-las como um “rótulo que aponta a realidade da família e sugere a direção da mudança”. Exemplos podem ser dados: o pai como o caixa forte, a mãe como uma rainha, o filho como o bobo da corte, a filha como a gata borralheira etc. Se pudermos apreender a simbologia familiar, descobriremos o mito metaforicamente criaremos uma ressignificação (reframing) para o processo da família. Hipnoterapia ericksoniana Milton H. Erickson foi habilíssimo no uso de estórias e metáforas em terapia para aumentar a efetividade das psicoterapias breves. Ele acreditava que, contando de um modo indireto um caso semelhante ao do paciente, com uma saída possível, ou uma estória que chamasse a atenção do cliente sob certos aspectos semelhante aos seus próprios problemas, faria com que o paciente pensasse em seus próprios recursos de como também resolver seus problemas. A metamensagem dessas estórias – uma mensagem embutida sutilmente dentro do conteúdo das narrativas – passa diretamente à mente inconsciente. O emprego da hipnose tornava mais eficaz o uso de metáforas, afrouxando a atenção da mente consciente e sua censura, que ficam absorvidas através de técnicas hipnóticas, enquanto as mensagens são dirigidas à mente inconsciente, que está muito mais próxima do pensamento por imagens do que daquele por palavras. Portanto, em hipnose o efeito é maior e mais duradouro. Eu poderia dizer resumidamente que Milton H. Erickson dividia a mente em mente consciente e mente inconsciente. Mente consciente seria aquela mente que pensa, julga, faz e que toma conta da nossa consciência. E mente inconsciente corresponderia àquilo que se passa fora da nossa consciência, daquilo que estamos cientes, mas que tem um papel em determinar fenômenos físicos e mentais. A mente consciente é vista como uma parte limitada que não é capaz de muitos pensamentos e atos simultâneos. A mente inconsciente é sábia, ilimitada, capaz de fazer muito mais do que a gente conscientemente imagina, um verdadeiro reservatório de potenciais. Desta maneira, o uso da hipnose na psicoterapia serviria de ferramenta para distrair e absorver a mente consciente, e levar à mente inconsciente, através de meta/mensagens, sob a forma de sugestão (su, sub = por debaixo + gestione = gestão, administração), novas possibilidades de acessar os recursos internos de cada pessoa e ressignificar aquilo que hoje é visto como problema. Para fazê-lo, Milton H. Erickson utilizava a linguagem do próprio cliente, contava casos, estórias, usava metáforas embutidas dentro de outras com o intuito de confundir a mente consciente e assim levantar resistência.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 26 -.

(27) O princípio do uso das metáforas era bem simples: falar de algo que chamasse a atenção do cliente, como uma ponte de ligação ao seu problema, ou que o levasse a agir como um radar, captando o que lhe interessa. Por exemplo: se você tem um problema em seu carro e conta a alguém o que fez para consertá-lo, onde levou, o que trocou, etc., faz imediatamente a pessoa se remeter a um estrago em seu próprio veículo, onde levou, como consertou ou como poderá fazê-lo, caso esteja precisando de ajuda. É o mesmo princípio. Deste modo, você não provoca atritos com a resistência, o que ocorreria se dissesse diretamente vá e faça assim. Você sugere (suggerere, su + gerere) ao outro uma maneira de ver, de lidar, de experienciar algo novo e diferente. Lembrando: Metaforizar é essencial. É o meio de ser indireto, de conversar a língua do inconsciente. A pessoa guarda com mais facilidade casos, estórias, interpretações metafóricas do que conversas e interpretações lógicas. As metáforas ficam como uma ponte de tratamento. O cliente vai embora, mas leva algo de que, se a metáfora foi feita de acordo e sob medida para aquele sujeito, não se esquecerá. Milton H. Erickson atendia pessoas dos Estados Unidos inteiro, alguns estrangeiros e, numa terapia brevíssima, precisava deixar o seu recado e sua ressignificação. Ele o fazia através das metáforas que usava ou das tarefas metafóricas. Contar estórias metafóricas ajudava a pessoa a poder mover-se de uma situação paralisada. O objetivo das metáforas é guiar o cliente para um caminho de autoajuda, em que ele próprio vai encontrar uma nova maneira de lidar com o que antes não conseguia. A própria levitação das mãos é uma técnica hipnoterapêutica que tem como linguagem metafórica o significado da mudança natural que vem de dentro, de uma força que se pode acessar, como se coloca um novo programa no computador, fazendo-o trabalhar numa nova inteligência. De acordo com S. Gilligan: Quando falamos em metáforas estamos usando uma linguagem figurada em que há generalidades sobre determinados assuntos. Cada um dos exemplos metafóricos usados como generalidade constitui um modo comum e indireto de sugerir uma busca experiencial através da memória relacionada a uma pessoa em particular, um lugar, um acontecimento, um objeto ou um processo. Quando ditas com convicção, dentro de um bom rapport, essas generalidades (em metáforas, casos, ou estórias) imergem o paciente num processo de busca interna que culminará com ele acessando um evento. Considerando que o evento será diferente para cada pessoa, o uso de generalidades em metáforas torna-se um excelente modo de respeitar os processos singulares de cada indivíduo. Como vimos até aqui, os processos inconscientes tendem a representar e englobar idéias de modo mais metafórico do que os processos conscientes. Portanto, o hipnoterapeuta ericksoniano utiliza comunicação simbólica e metafórica. A este respeito Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 27 -.

(28) vimos que contar estórias ajuda o paciente, desde que sejam metafóricas, no sentido de que o conteúdo da história não se refira ao paciente, mas alguns aspectos principais da estória (por exemplo: os personagens, eventos, temas e objetivos) sejam relevantes à experiência do sujeito. Há muitas maneiras de, metaforicamente, você levar um cliente a observar aquilo que está sendo difícil para ele. A forma metafórica é indireta. Assim, se você quer que o cliente se volte para problemas de sua própria infância, basta que você conte casos de infância. Se você contar uma estória de um menino que aprendeu a lutar contra um dragão feroz, ajudando toda sua vila, apenas aprendendo a tomar fôlego, você poderá tratar de muitos problemas que se enquadrem em crescimento, aprender a respirar (asma), segurança etc. De um modo naturalístico, percebendo a linguagem metafórica, não-verbal, física, do cliente, você o ajuda a explorar, através de casos e estórias, novas maneiras de ver e sair de seus próprios problemas. Parte prática – a construção das metáforas Imagine só, véspera de Natal, numa beirada de janela, pensando em metáforas para ensinar a alguém como mostrar o “caminho das estrelas” àquele que não vê a luz. Isto tudo, a menos de 0o C, nevando floquinhos brancos lá fora, montanhas branquinhas, carros cheios de neve, música clássica com temas de Natal... É assim que estou aqui, emocionada em poder estar tão perto das estrelas do norte. Dizem que Papai Noel vem do norte, espero que ele me ajude a ensinar vocês a praticar a construção de estórias que mostrem luz aos seus clientes. Como terapeutas, não precisamos brilhar em estórias maravilhosas, mas sim tocar o coração do cliente, mostrar-lhe que há luz no final do túnel, que há saída para o seu sofrimento. Para isso, não é preciso estórias muito elaboradas, mas com simplicidade, palavras-chave, metáforas do próprio cliente. Aí você consegue dar o suporte necessário ao crescimento dele, o alívio de sua dor. Agora veremos como fazer metáforas e atingir vários níveis de comunicação. O mais importante é que você fará algo comum (uma estória comum, conhecida) se tornar única para aquela pessoa. Você se lembra do processo de avaliação de Jeffrey K. Zeig? Ele ajudará você aperceber a linguagem metafórica do seu cliente. Para isto veremos uma série de dicas. Vamos lá! a) Dentro da avaliação você pode ver se a pessoa é interna; então, fale de sentimentos, sensações, é o que vai atingi-la. Se a pessoa é externa, fale das coisas que rodeiam esta pessoa, as coisas que ela valoriza quando vê, ou que ela deseja ver.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 28 -.

(29) Assim, você vai seguindo a avaliação. Veja cada item, anote-os. Você fará a estória ser moldada de acordo com os itens anotados. Preste bastante atenção nas relações sociais (filho mais velho, intrapunitivo, radiante, dominante, etc.). Isto irá ajudar você a construir a estória, colocando estes valores idiossincráticos da pessoa. Qualquer estória, como a do patinho feio, por exemplo, pode se tornar única se for feita colocando os aspectos pessoais e idiossincráticos do sujeito nesta estória comum. Isso toca a pessoa em questão, e a estória passa a ser pessoal. Assim a avaliação é uma ferramenta importante ao construir uma estória sob medida. Você vai checar os valores, as questões que são idiossincráticas e vai colocálas na estória comum. A estória comum, por exemplo, “O patinho feio”, por si mostra sobre o descobrimento dos valores pessoais, a auto-estima. Se você descreve detalhes em que se encaixem os valores, características daquela pessoa, torna-se uma estória pessoal. 2) O segundo ponto é tocar os interesses do sujeito em questão. Eu chamo isso de “antenar”. Todo mundo tem uma espécie de antena, radar. Quando o assunto interessa, você ouve. É como uma dona de casa que está sem empregada e alguém fala de uma forma fácil de fazer comida e estocar ou de lavar roupa. Ela vai prestar atenção, pois tem o mesmo problema. Então, você fala de algo semelhante que tem o objetivo de mostrar um caminho (solução) e a pessoa vai fazer sua escolha para a busca de tal solução. É uma alusão as possíveis formas de solucionar algo. Também quando você fala dos seus filhos, o outro tende a falar dos filhos dele. Quando você fala do seu carro, o outro tende a falar do carro dele, e assim por diante. É uma excelente fórmula ericksoniana de fazer o outro falar de suas coisas e, conseqüentemente, de solucionar suas coisas pelo mesmo princípio. Tente. Quando você quiser sugerir que há algum caminho, ou uma luz, fale de algo semelhante ao problema da pessoa. Ela se “antena” àquele problema porque é semelhante ao dela e assim quer ouvir que solução foi encontrada. Pronto! Você faz a pessoa pensar que existe saída para aquilo que parecia não ter. Este é o “princípioantena”. b) METÁFORAS – Uma nota que vem da PNL As metáforas tendem a atuar em nível inconsciente, portanto fazendo um “by-pass” das resistências da mente consciente. Erickson acreditava que as mudanças significativas ocorriam a nível do inconsciente e que as metáforas permitiam um trabalho mais direto com a mente inconsciente. Parece haver uma correlação entre o que Erickson chamava de inconsciente e o que os neuropsicologistas chamam de hemisfério não-dominante (hemisfério direito). O H.D. tem um tipo de processamento artístico e integrativo. Parece Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 29 -.

(30) que as metáforas se conectam e se utilizam do funcionamento do H.D., o que ajuda o cliente a liberar sua própria criatividade. Um casal procurou uma vez o Dr. Erickson para uma terapia conjunta, com um problema de desajuste sexual. O problema surgia do fato de o marido querer ir logo “aos finalmentes” e a mulher querer passar mais tempo se envolvendo nos “preparativos”. Depois de ouvir o problema apresentado, o Dr. Erickson mudou de assunto e falou de outras coisas. Perto do fim da sessão, Erickson deu ao casal a tarefa de planejar e cozinhar uma refeição em conjunto, cabendo ao marido preparar a entrada e, à mulher, o prato principal. Depois de preparada a refeição, o casal tinha que se sentar e saboreá-la juntos. A linguagem não é a experiência é sobre a experiência. A linguagem, em si, é uma metáfora; é a representação da experiência. As palavras tornam-se símbolos para partes da experiência sensorial. Quando usamos a linguagem, toda teoria, independente de quão científica seja, torna-se uma metáfora, uma representação simbólica. Há um “continuum” na construção de metáforas que especificamente está relacionado com o tamanho da distância entre a linguagem e a experiência. Este “continuum” é o da metáfora superficial versus metáfora profunda. A diferença entre esses dois tipos de metáforas é o grau de abstração envolvido no simbolismo. Para ilustrar este ponto, muitos terapeutas escolhem fazer metáforas usando outros clientes como tópico geral. Dentro deste ponto de vista, há várias semelhanças entre o cliente e o tópico da metáfora, tais como: ambos são clientes, ambos são pessoas, ambos desejam mudar. Esse espaço semântico (outros clientes) é um excelente exemplo de uma metáfora superficial. Se fosse usado o tópico conto de fadas, o nível de abstração seria maior e, portanto, uma metáfora profunda. Certos resultados são subprodutos da profundidade da metáfora e ao se escolher a profundidade da metáfora vários fatores devem ser levados em conta. Uma metáfora superficial tem mais probabilidade de ser interpretada e de sofrer resistência da mente consciente; uma metáfora profunda opera num nível inconsciente. Quando se trabalha mais diretamente com o inconsciente, pode-se “by-passar” a resistência do consciente. Um outro fator a ser levado em consideração é se o terapeuta sente-se confortável em apresentar para o cliente determinado espaço semântico ou tópico (ver, na página seguinte, o significado de “espaço semântico”). Alguns teriam dificuldades de contar estórias como conto de fadas, estórias de animais ou ficção científica. No entanto, para outros, é perfeitamente aceitável usar espaços semânticos mais profundos. A metáfora pode ser usada como uma “ferramenta” no processo terapêutico por várias razões:. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 30 -.

(31) 1. A metáfora é uma técnica não manipulativa. No uso das metáforas o terapeuta não oferece uma interpretação, ao contrário, permite que o cliente extraia seu próprio significado, consignando seus próprios valores à história. 2. No processo de compreensão da metáfora, o cliente tem de adotar uma orientação interna; isto é, vai para dentro de si mesmo e usa suas próprias experiências de vida para dar sentido à estória. Muitos processos terapêuticos incluem a introspecção como uma “ferramenta” primária. Este processo permite ao cliente começar a confiar em si mesmo e em seus próprios recursos. 3. A metáfora é, usualmente, analisada tanto consciente como inconscientemente; contudo, seu principal valor como intervenção terapêutica é o de ajudar o cliente a conectar-se aos seus recursos inconscientes. O inconsciente é um vasto depósito de experiências e aprendizados que podem ser usados para conseguir as mudanças desejadas. Para assegurar a eficácia de uma metáfora, há um número de condições de boa formulação envolvido no seu “design”: 1. Isomorfismo 2. Espaço semântico 3. Conquista de objetivos 4. Acesso a recursos e 5. Ponte ao futuro. 1. Isomorfismo: na construção da metáfora, é importante que haja um símbolo que seja equivalente a cada caráter e acontecimento no problema apresentado pelo cliente. 2. Espaço semântico: é a área geral de conteúdo que será usada na metáfora. Alguns exemplos de espaços semânticos são: estórias de animais, ficção científica, contos de fadas, um incidente da infância, história de um outro cliente, um amigo e crianças. As possibilidades de espaços semânticos são muitas. Ao escolhê-lo deve-se espelhar o cliente, utilizando sua idade, interesses e talentos. 3. Conquista de objetivos: em todas as técnicas terapêuticas a conquista de objetivos é um assunto importante. Muitos clientes vêm à terapia com um objetivo específico ou mudança em mente. O terapeuta deve entender o objetivo e construir a metáfora de tal maneira a ser eficaz em ajudar o cliente no processo de conquistar o objetivo. A primeira parte da metáfora deve espelhar e acompanhar o cliente no seu modelo de mundo e, à medida que se desenvolve, deve conduzir o cliente em direção à conquista do objetivo.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 31 -.

(32) 4. Acesso a recursos: em alguns casos, esses recursos podem ser específicos como relaxamento, autoconfiança ou assertividade. No entanto, eles podem também ser mais gerais, como tomar decisões ou conseguir a habilidade para resolver problemas. É invariavelmente útil incorporar um acesso ao inconsciente na seção de recursos da metáfora, tal como ter um sonho que ocorre dentro da estória. O estado de sonho é considerado como um arquétipo para o processo inconsciente. A metáfora, muitas vezes é feita para ensinar ao cliente a confiar e se apoiar nos seus próprios recursos, como intuição, conhecimento tácito, integração das partes internas e uso dos aprendizados passados. Além disso, para ganhar acesso a recursos internos, uma metáfora pode facilmente ajudar um cliente a utilizar recursos externos, como os de outra pessoa, livros, cursos etc. 5. Ponte ao futuro: ela conecta os aprendizados inconscientes e recursos tornados disponíveis através da metáfora aos estados normais de consciência e, mais especificamente, ao problema apresentado.. Rua Desembargador Jorge Fontana, 408/502 – Belvedere – BH - (31) 3286-8339 www.sofiabauer.com.br. - 32 -.

Referências

Documentos relacionados

até 31 de dezembro de 2018); engenheiro mecânico Luiz Antônio Ratkiewicz para o cargo de 2.º 122.. Diretor Financeiro (mandato até 31 de dezembro de 2018);

O modelo cK¢ repousa sobre a problemática da teoria situações didáticas desenvolvida por Brousseau (1998) nas quais a questão da relação entre os

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

48 (quarenta e oito) horas úteis após decisão impugnada da Comissão Eleitoral, sendo o recurso interposto à própria Comissão Eleitoral que encaminhará a Assembléia Geral

Os ensaios acreditados que não possuem clientes são uma proposta de alteração, pois além da falta de pessoal, ainda se tem o grande gasto financeiro, de

A prova discursiva será composta de duas questões abordando os pontos constantes do programa (ANEXO I) que deverão conter no máximo quinze linhas cada. Em nenhuma hipótese haverá

Proteção para os prestadores de primeiros socorros: evitar inalação e contado da pele e olhos com produto durante o processo.. Notas para o médico: Não há antídoto