• Nenhum resultado encontrado

Monografia a Presença de Deus Hoje

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Monografia a Presença de Deus Hoje"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FACULDADE TEOLÓGICA SUL AMERICANA FACULDADE TEOLÓGICA SUL AMERICANA

JONCILEI MENDES DA SILVA JONCILEI MENDES DA SILVA

A PRESENÇA ATIVA DE DEUS NO MUNDO DE HOJE

A PRESENÇA ATIVA DE DEUS NO MUNDO DE HOJE

Londrina

Londrina

2017

2017

(2)

JONCILEI MENDES DA SILVA

A PRESENÇA ATIVA DE DEUS NO MUNDO DE HOJE

Monografia apresentada em cumprimentos às exigências da disciplina de Teologia Bíblica da Missão do curso de Pós-Graduação em Missão Integral no Contexto Urbano da Faculdade Teológica Sul Americana, ministrada pelo Prof. Dr. William Lace Lane.

Londrina

2017

(3)

APRESENTAÇÃO

Atualmente vemos que a existência e a presença de Deus tem sido muito questionada e negada por alguns, ignorada por muitos e abraçada e celebrada por

 poucos. O desafio do povo de Deus tem sido enxergar a presença de Deus num mundo cada vez mais secularizado e cético e apontar para esta presença ativa e redentora de Deus em favor deste mundo.

O propósito deste presente ensaio monográfico é compartilhar alguns sinais perceptíveis da presença de Deus ativa em busca da transformação e restauração deste mundo rumo à

vontade e plano de Deus para a Sua criação.

Os sinais propostos incluirão o encontro da ciência com Deus nos meios intelectuais e científicos, o avanço e perseguição do cristianismo em países de regimes totalitários e a atuação humanitária e social da igreja.

Todos esses sinais apontam para a presença ativa e redentora de Deus em nosso mundo cumprindo a Sua missão em meio a Sua criação.

1 O ENCONTRO ENTRE DEUS E A CIÊNCIA MODERNA

O ambiente acadêmico e científico tem sido de grande resistência e oposição a existência e presença ativa de Deus. Filósofos, sociólogos e cientistas de forma geral

glorificam a razão e a comprovação fatual e rejeitam como irracional e supersticiosa a crença e convicção da existência de Deus.

Parece que é o ambiente menos provável e esperado de vermos sinais da presença de Deus. Nas últimas décadas tem se testemunhado uma reviravolta nesta realidade e muitos intelectuais e cientistas tem abraçado a fé em Deus e apresentado evidências para fé num criador e sustentador de todas as coisas.

Deus na Academia

Vince Vitaele é filósofo e professor na prestigiada Universidade de Oxford e faz parte da equipe do Instituto Internacional Ravi Zacharias, uma instituição voltada para a

(4)

Ele afirma em um vídeo no youtube1 que nos últimos cinquenta anos filósofos

 profissionais têm pesquisado e tem concluído que as evidências para a existência de Deus são muito grandes e convincentes.

Ele cita o filósofo ateísta Quentim Smith que em 2000 publicou um artigo criticando filósofos ateus que estavam perdendo espaço para filósofos cristãos no ambiente acadêmico. Ele disse: “Deus não está morto na academia” e prossegue afirmando que sua fortaleza hoje em dia é o departamento de filosofia.

A despeito do avanço do neo-ateísmo encabeçado por Richard Dawkins e outros, muitos filósofos e intelectuais tem mostrado que crer em Deus não é anti-intelectual e supersticioso.

Sociólogos estavam convencidos da ausência de Deus e abraçaram a teoria do secularismo que afirmava que quanto mais moderno e tecnológico o mundo ficasse mais secular (menos religioso) ele se tornaria.

Embora o mundo de hoje esteja mais moderno e tecnológico ainda continua tão religioso como antes ou até ainda mais. De fato a pós-modernidade trouxe o ranço e a

desconfiança nas religiões institucionalizadas, mas com seu pluralismo relativista suscitou um grande interesse e busca por “espiritualidade” em geral, mas que muitas vezes eventualmente esbarra na espiritualidade cristã.

Deus no Laboratório

Deus tem circulado não apenas na academia entre intelectuais, mas nos laboratórios em meio a renomados cientistas e pesquisas que ligam Deus e a ciência em muitas áreas

importantes.

A noção de que Fé e Ciência são antagônicas e incompatíveis é muito forte no meio científico. O estereótipo de que cientistas que acreditam em Deus não são muito competentes tem sido posta em cheque pelo crescente número de cientistas respeitados que afirmam a sua fé em Deus.

Francis Collins renomado biólogo e geneticista americano foi o diretor do projeto Genoma que em 2001 fez o mapeamento do DNA humano. Collins se converteu aos vinte e sete anos abraçando o protestantismo e escreveu o livro: A linguagem de Deus: um cientista apresenta evidências de que ele existe. Augustus Nicodemus (2015) afirma que no livro

1

(5)

Collins narra a sua jornada de descoberta da fé e a oposição que enfrentou no meio acadêmico.

Além destes cientistas renomados que professam a fé em Deus vemos também estudos e novas pesquisas que buscam entender e explicar a relação entre fé e ciência.

 Nos Estados Unidos cientistas da universidade de Michigam estudam a relação entre Deus e o cérebro humano. Este campo de estudo chamado Neuroteologia pesquisa como a oração e a meditação influenciam atividades cerebrais humanas.

2 O CRESCIMENTO E A PERSGUIÇÃO DA FÉ CRISTÃ

 Na década de 1980 os países comunistas eram considerados áreas de grande resistência e perseguição ao evangelho. Após a queda do comunismo ainda restam países de influência comunista como a China, Cuba e Coréia do Norte que perseguem cristãos e se fecham para fé em Deus.

Hoje além destes remanescentes comunistas muitos outros países no mundo, especialmente no Oriente Médio, África e Ásia são considerados países fechados ao evangelho e grandes perseguidores de cristãos.

De acordo com o estudo do Center for Study of Global Christianity um cristão foi morto a cada seis minutos em 2016. Essa tendência vem se mantendo em alta pelos últimos anos e tendem a aumentar em 2017 segundo as estimativas da Organização Cristã RELEASE que trabalha apoiando os cristãos perseguidos ao redor do mundo.

A organização cristã Portas Abertas todo ano divulga um ranking com os cinquenta  países que mais perseguem cristãos e apresentam o grau e a natureza de perseguição mais

comum nestes países.

De acordo com este ranking dos países perseguidores a Coréia do Norte é o número um em perseguição por quinzes anos consecutivos. Incrivelmente num país tão fechado e

 perigoso para a fé em Deus o cristianismo tem crescido.

Apesar de não se saber o número exato de cristãos na Coréia do Norte, a portas abertas estima que existem entre Duzentos a quatrocentos mil cristãos neste país. Como entender que Deus está presente numa realidade tão extrema e difícil desta?

(6)

A verdade é que esta realidade da igreja perseguida no mundo e o seu crescimento apenas confirma as palavras de Jesus: “Bem -aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra v ós” (Mt 5:12) e

também as palavras de Paulo: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo  Jesus serão perseguidos” (2Tm 3:12)

A igreja nestes países é perseguida porque a fé cristã tem crescido nestes ambientes hostis. Se não houvesse a fidelidade a Deus e a convicção da presença de Deus naqueles cristãos eles não seriam perseguidos.

Uma grande confirmação da presença ativa e poderosa de Deus nesta situação de crescimento –  perseguição é o grande número de conversões de muçulmanos através de sonhos e visões de Jesus e muitos milagres relatados entre os muçulmanos.

Um documentário intitulado “mais do que um sonho” da rede CBN narra histórias de

muçulmanos que tiveram sonhos com Jesus e posteriormente se converteram. A rede estima que provavelmente 5% da população muçulmana já tiverem sonhos relacionados a Jesus.

 No Brasil temos o ditado que diz: “ninguém chuta cachorro morto” usado para mostrar

que oposição é resultado de sucesso. A oposição e perseguição e consequente crescimento aponta para a presença de Deus no meio do Seu povo na Sua obra. O antropólogo e

missionário Ronaldo Lidório comenta esta verdade nos seguintes termos:

“O sacrifício precede os grandes avanços, as grandes invenções e os grandes livramentos. Em Atos oito, na dolorosa dispersão da igreja, o evangelho avançou. Hoje não é diferente. O sacrifício e a perseverança que a igreja demonstra em meio às perseguições determinam o valor que ela dá à missão” (LIDÓRIO,2014,P.150)

 Nesta realidade o que podemos antecipar é mais perseguição, mais sofrimento para quem prega e vive fielmente a fé cristã, mas ao mesmo tempo a expansão do cristianismo e a chegada do evangelho em fortalezas da oposição moderna que talvez ainda nunca ouviram de Cristo.

(7)

3 A ATUAÇÃO DO POVO DE DEUS PARA ALIVIAR O SOFRIMENTO HUMANO E TRABALHAR EM PROL DA JUSTIÇA

O mal e o sofrimento no mundo são os argumentos favoritos daqueles que questionam e negam a presença de Deus. Erroneamente concluem que a existência de Deus é incompatível com a existência do mal e do sofrimento.

Entretanto, acredito, com base nas escrituras e na nossa história humana, que a escuridão do sofrimento e do mal no mundo realçam o brilho da luz de Deus através da ação do seu povo agindo para minorar as consequências e impacto do mal e sofrimento na vida das  pessoas.

 Não estou dizendo que é preciso haver sofrimento para Deus se mostrar  bondoso e compassivo ou que Deus opera o sofrimento e o mal para dar

oportunidade de seu povo atuar, mas a Bíblia afirma que Deus faz boas coisas surgirem de más coisas (Rm 8:28).

Como pode ser visto a presença amável e bondosa de Deus nas tragédias, sofrimento e o mal? Como falamos anteriormente Deus atua através de Seu povo  para ajudar, amparar e cuidar dos que sofrem.

 Alívio em meio as catástrofes naturais

Muitas organizações cristãs têm sido ativas em levar ajuda e alívio em momentos difíceis de catástrofes naturais como terremotos, tsunamis, furacões que trazem muitas mortes e destruição. No terremoto do Nepal em 2015 organizações como a Visão Mundial, a Baptist Global response, a Rescue Network Nepal, a Samaritan´s purse e a Convoy of Hope foram de grande ajuda compartilhando recursos e treinamento além da efetiva ajuda aos feridos.

Igrejas locais também tem sido de grande auxílio nestes momentos de extrema dor e tristeza. Na tragédia do furacão Katrina em 2005 nos Estados

Unidos igrejas se uniram para ajudar as vítimas. O Exército da Salvação, Batistas,  judeus, Ortodoxos e Católicos entre outros arrecadaram alimentos, água potável,

(8)

Combate a pobreza

As ONGs e organizações cristãs tem estado engajadas no combate a  pobreza no Mundo e no Brasil. 2A Tearfund tem projetos de sustentabilidade

ambiental no Sertão Brasileiro, projetos de geração de renda e também projetos de combate a pobreza no mundo.

3A Visão Mundial uma ONG internacional também está engajada no

combate a pobreza, especialmente promovendo apadrinhamento de crianças pobres e mobilizando comunidades com projetos de desenvolvimento comunitário que visam melhorias nas condições de educação, saúde e moradia junto as lideranças locais.

Um projeto Nacional, a 4Missão Sal (Salvação, Amor e Libertação)

fundada pelo Pr. Paulo Capeletti em 2007 atua com o evangelho integral que busca ajudar os pobres e oprimidos e alcançar os excluídos em áreas urbanas entre os moradores de ruas, travestis e prostitutas.

Atuam em favelas de São Paulo construindo casas para pessoas sem moradia e também ações em prol da saúde, educação e formação de caráter de  jovens e adolescentes.

 Apoio aos refugiados

 Nosso mundo vive uma grande crise migratória com cerca de 65 milhões de refugiados em todo o mundo e isso tem despertado a compaixão de alguns  países que abrem as suas portas, o preconceito e a desconfianças em outros que

fecham as portas e os corações para essas pessoas.

Igrejas e organizações cristãs têm atendido a este desafio, muitas vezes trabalhando em parceria, independente do credo que professam. Um bom exemplo disso é o chamado 5“Corredor humanitário” realizado na Itália por comunidades cristãs católicas, protestantes e evangélicas que já ajudaram 750 refugiados em 2016 e pretendem ajudar nos custos da viagem de mais 750 em 2017.

2

http://tearfundbrasil.org/ acessado em 25 de Ago de 2017,10h00

3

https://visaomundial.org/ acessado em 25 de Ago de 2017,10h00

4

http://www.missaosal.org.br/ acessado em 25 de Ago, 15h56

5

(9)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O ateísmo tem crescido no mundo e até mesmo num País muito religioso como o Brasil tem ganhado terreno. As catástrofes, o Mal, as conquistas científicas e o secularismo têm sido as colunas destas afirmações.

Contudo, ao invés de evidenciarem a inexistência ou indiferença de Deus, elas mostram o oposto: Deus está vivo! Presente ativamente neste mundo trabalhando intensamente através do seu povo para trazer o Seu Reino a este mundo e redenção de todas as coisas na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo.

Lesslie Newbigin certa vez disse: “Somente há justiça porque Deus a sustenta,

 somente há verdade porque Deus a preserva”.

REFERÊNCIAS BÍBLIOGRÁFICAS

LIDÓRIO, Ronaldo. Sal e Luz: compreendendo, vivendo e praticando a missão. Belo

Horizonte: Betânia, 2014.

 NICODEMOS, Augustus.  Polêmicas na igreja: doutrinas, práticas e movimentos que enfraquecem o cristianismo. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.

ULTIMATO. Viçosa: Editora Ultimato, Maio/Junho, 1997

Tearfund Brasil - http://tearfundbrasil.org Visão Mundial Brasil - https://visaomundial.org

Missão Sal (Salvação, Amor e Libertação) - http://www.missaosal.org.br Youtube - https://www.youtube.com.br

Referências

Documentos relacionados

(3) O desenvolvimento de métodos mais sensíveis para detecção de anticorpos específicos contra o dador (AECD) bem como de estratégias de dessensibilização são

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

contendo alta energia cinética (seja ela íons ou partículas neutras), gerando assim maior concentração de defeitos superficiais no óxido e, finalmente,

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

Uma nova variedade de própolis, chamada de própolis vermelha, foi descoberta recentemente no nordeste brasileiro (Trusheva et al., 2006), e vem se mostrando mais efetiva

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de