• Nenhum resultado encontrado

Rev. esc. enferm. USP vol.25 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. esc. enferm. USP vol.25 número1"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

OS P A D R Õ E S D E C O M P O R T A M E N T O H U M A N O : U M A P R O P O S T A DE T R A D U Ç Ã O DOS T E R M O S D A T A X O N O M Í A I SOBRE

D I A G N Ó S T I C O S D E E N F E R M A G E M

Isabel Cristina Fonseca da Cruz * Dina de A.L.M. da Cruz**

C R U Z , I.C.F. da; C R U Z , D. de A . L . M . da. Os padrões de comportamento humano: uma proposta de tradução dos termos da taxonomía I sobre diagnósticos de

enfer-magem. Rev. Esc. Enf. USP, v. 25, n. 1, p. 17-20, abr. 1991.

Neste estuda é apresentada uma tradução dos Padrões de Comportamento Hu-mano, referencial conceptualda Taxonomía 1 da North American Nursing Diagnosis Association.

U N 1 T E R M O S : Comportamento humano. Diagnóstico de enfermagem.

I N T R O D U Ç Ã O

O diagnóstico de enfermagem é o julgamento clínico do enfermeiro sobre o seu cliente, para a descrição, de forma concisa, dos problemas de saúde deste, reais ou potenciais, que o profissional tem competência para tratar. N o entanto, as dificuldades existentes para a formulação de termos diagnósticos, concisos e válidos, tornaram-se um tema crucial, que levaram à realização de estudos sobre diagnósticos.

A utilização da expressão "diagnóstico de enfermagem" surgiu na literatura na década de 50 e até os anos setenta o seu emprego parece ter sido raro. N a década de setenta, foi criada nos Estados Unidos uma associação, a "North American Nursing Diagnosis Association" ( N A N D A ) , que coordena as pesquisas nesta área ( C A R P E N I T O , 1983). Os trabalhos dessa associação tratam das questões relativas à no-menclatura e à taxonomía dos diagnósticos. Considerando a necessidade de um sistema de referência para se fazer um diagnóstico, que sirva para o julgamento sobre a pertinência e consistência deste diagnóstico para o grupo profissional, assim a relevância dos trabalhos da N A N D A

(1989) quando se trata de diagnósticos de enfermagem, vemos com

* E n f e r m e i r a . M e s t r e e m E n f e r m a g e m . P r o f e s s o r a d o D e p t o . d e E n f e r m a g e m M é d l c o C i r u r g i -c a d a E E A N - U F R J . D o u t o r a n d a d a E s -c o l a d e E n f e r m a g e m d a U S P — S ã o P a u l o . ** E n f e r m e i r a . M e s t r e e m E n f e r m a g e m . P r o f e s s o r a A s s i s t e n t e d o D e p t o . d e E n f e r m a g e m M é

(2)

preocupação a barreira da língua que pode, em nosso meio, ievar à inconsistência, gerando desinteresse ou incorreções para a validação dos termos já propostos.

Temos conhecimento de que, no Brasil, têm sido feitos alguns tra-balhos sobre diagnósticos (CRUZ, 1989; CRUZ, 1990). N o nosso enten-dimento, é de suma importância a uniformização dos termos e expressões utilizados em língua portuguesa, nas traduções dos diagnósticos de en-fermagem propostos na Taxonomía I , da N A N D A (1989).

Visando contribuir para essa uniformização, apresentamos neste trabalho uma proposta de tradução dos "Padrões de Comportamento Humano" que compõem a estrutura conceituai para a organização dos diagnósticos em uma taxonomía.

Desenvolvimento

Considerando que os diagnósticos de enfermagem expressam os problemas de saúde do cliente, sejam eles reais ou potenciais, um grupo de teoristas da N A N D A preparou as bases estruturais para a taxonomía. Foi criado um referencial de conceitos, com base no comportamento, constituído por nove padrões de comportamento humano.

Cabe ressaltar que estes conceitos são apresentados concisamente na literatura, o que dificulta a sua compreensão e, por conseguinte, a captação dos reais significados que originalmente a eles foram atri-buídos.

Um padrão relaciona-se a tudo aquilo que é utilizado como base para uma avaliação, seja ela quantitativa ou qualitativa. O comporta-mento, por sua vez, refere-se ao desempenho, atuação, reação ou res-posta de uma pessoa, num determinado contexto. A designação "Padrão de Comportamento Humano" é compreendida como o conjunto de atitu-des e reações do cliente, em face da doença, que serve de base para um julgamento deliberado ou diagnóstico de Enfermagem.

O primeiro padrão de comportamento humano da Taxonomía é de-signado pelo termo Troca (exchanging), para o qual atribuímos o seguin-te significado: é o padrão de comportamento humano que envolve os sistemas de controle do corpo num processo de permuta com o meio físico, onde ocorre a captação, a transformação e a eliminação de ele-mentos.

O padrão Troca engloba alterações na nutrição, no sistema imuni-tário e temperatura, nas eliminações, na circulação, na oxigenação e na integridade física.

(3)

compor-tamento referente apenas à transmissão de mensagens. N o sentido de aproximar o termo em português do significado pretendido, optamos pela palavra Expressão.

Assim sendo, Expressão refere-se ao padrão de comportamento humano que envolve o envio de_ mensagens verbais e não-verbais. Sobre a Expressão, temos ainda poucos diagnósticos nesta área. Vale destacar a importância da realização de estudos de enfermagem sobre a comuni-cação não-verbal.

Relacionamento (relating) é o padrão de comportamento humano que diz respeito à capacidade de estabelecer vínculos com os semelhan-tes. Este padrão compreende as alterações que ocorrem na socialização, no desempenho do papel social e da sexualidade.

O termo VáUoração (valuing) refere-se ao padrão de comportamen-to humano que envolve o julgamencomportamen-to sobre o significado ou a importân-cia das coisas, ou seja, daquilo que existe ou pode existir. O significado dos valores é uma área dentro da taxonomia dos diagnósticos que está por ser explicada. N o momento, o padrão Valoração inclui apenas a alteração no estado espiritual da pessoa, implicando em preocupação com o processo da morte, a transcendência e o significado das

expe-riências existenciais.

O termo Escolha (choosing) designa o padrão de comportamento humano referente a seleção de alternativas. Nesta circunstância, a pes-soa vive um processo no qual levanta e examina soluções para deliberar sobre uma determinada situação. A Escolha engloba as alterações nos processos adaptativo e de participação, tanto individual como familiar ou comunitário. Espera-se que a criação de termos nesta área torne mais nítido o objeto da enfermagem.

A Atividade (moving) trata do padrão de comportamento referente à capacidade de executar ações voluntárias. Este padrão relaciona-se com as alterações na mobilidade física e social, no repouso, no lazer, no wescimento e na realização das atividades diárias, sejam elas de manutenção do lar ou de cuidados pessoais.

A Percepção (perceiving) designa o padrão de comportamento hu-mano que envolve a captação de informações através dos órgãos dos sentidos, e a interpretação ou formação de idiéias com base apenas nes-tas informações. A Percepção engloba tanto as alterações no auto-con-ceito e no significado da vida, como as alterações nos órgãos do sentido.

O Ccmhecirnento trata do padrão de comportamento humano asso-ciado à compreensão racional do significado preciso de uma informação. Este é também um padrão que ainda não foi plenamente explorado; refere-se, contudo, às alterações no conhecimento, na apredizagem e no processo de pensamento.

(4)

padrão estão presentes as alterações quanto de conforto e de integridade emocional.

Considerações Finais

O estudo sobre diagnósticos de enfermagem e da estrutura referen-cial de uma taxonomía para organizá-los é importante para o desenvol-vimento do corpo de conhecimentos da profissão. Oom esta tradução sobre os padrões de comportamento, esperamos estimular as discussões a respeito deste tema e contribuir para a compreensão dos termos propos-tos pela N A N D A . O interesse pela realização de estudos sobre diagnós-ticos, no Brasil, pode favorecer o esclarecimento de questões ainda não resolvidas nesta área, assim como o refinamento da taxonomia proposta.

C R U Z , l.C.F. da; C R U Z , D . de A . L . M . da Human response patterns: a comprehensive translation to Portuguese of the taxonomy I. Rev. Esc. Enf. USP, v. 25, n. 1, p. 17-20, apr. 1991.

This study presents a translation to Portuguese of the Human Response Patterns which are conceptual framework of Taxonomy I proposed by North American Nursing Diagnosis Association.

U N I T E R M S : Behavior. Nursing diagnosis.

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

C A R P E N I T O , L . J . N u r s i n g D i a g n o s i s : a p p l i c a t i o n t o c l i n i c a l p r a c t i c e . 2. e d . P h i l a d e l p h i a J . B . L i p p i n c o t t , 1983.

C R U Z , D . A . L . M . d a . D i a g n ó s t i c o s d e e n f e r m a g e m e p a d r õ e s f u n c i o n a i s d e s a ú d e a l t e r a d o s e m p a c i e n t e s i n t e r n a d o s p o r c a r d i o p a t i a c h a g á s i c a c r ô n i c a . S ã o P a u l o , 1989, 97 p . D i s s e r t a ç ã o

( M e s t r a d o ) — E s c o l a d e E n f e r m a g e m d a U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o .

C R U Z , l . C . F . d a . D i a g n ó s t i c o s d e e n f e r m a g e m e s u a a p l i c a ç ã o : r e v i s ã o d e l i t e r a t u r a . I t e v . E s c . E n f . U S P , v . 24, n. 1, p . 149-62, 1990.

N O R T H A M E R I C A N N U R S I N G D I A G N O S I S A S S O C I A T I O N . T a x o n o m y I r e v i s e d 1989: w i t h o f f i c i a l d i a g n o s t i c c a t e g o r i e s . S t . L o u i s , M o s b y , 1989.

G U Y T O N , A . C . T r a t a d o d e f i s i o l o g í a m é d i c a , 5 e d . , R i o d e J a n e i r o , I n t e r a m e r i c a n a , 1977.

M I L L E R , B . F . ; K E A N E , C B . E n c y c l o p e d i a a n d d i c t i o n a r y o f m e d i c i n e , n u r s i n g a n d a l l i e d h e a l t h . 4. e d . , P h i l a d e l p h i a , S a u n d e r s , 1987.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho relata as observações feitas durante as consultas de enfer- magem de adultos em um hospital da cidade de São Paulo, quanto ao momento e local em que o enfermeiro

O Projeto foi orientado no sentido de uma aproximação gra- dativa entre a teoria e a prática de saúde coletiva, através da condução praxiológica, buscando a transformação

Infelizmente algumas matérias publicadas em jornais públicos talvez possam ter confundido o leitor quanto ao conceito de pesquisa pura e acadêmica, como se a universidade só tivesse

A prática da educação em serviço em uma instituição privada. Experiência realizada em hospital particular, no Rio de Janeiro, com 60 leitos, no período de 1987-1988. Os objetivos

R O W E (1985) relata que uma grande parte da população idosa dos Estados Unidos vive na comunidade e independente, outros com limita- ções das atividades por problemas crônicos

estudadas, 106 possuem laboratório de bacteriologia no próprio hospital, sendo que destas, 88 afirmaram que estes não estão aparelha- dos adequadamente (principalmente para cultura

Já a tabela 8, que se refere às crianças do grupo controle, permi- te-nos verificar que as variações de freqüência relativa ocorridas entre as situações anterior e posterior

Diante do exposto e atuando na área de ensino da assistência de enfermagem em terapia intensiva, julgamos oportuna a realização des- te estudo, que teve como finalidade mapear