• Nenhum resultado encontrado

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Acumulado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO Acumulado"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2008

FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO

Acumulado

significativo 01,02 Área de baixa pressão em médio

e altos níveis, termodinâmica, ZCIT, divergência

em altitude

MA, PA e PI Dia 01

Foi registrado pelo INMET acumulado de 113,7mm em Barra do Corda-MA; 105,6mm em Floriano-PI e 103,0mm em Bacabal-MA.

Dia 02

Em Marabá, leste do PA, registrou-se 103,7mm; emCametá, nordeste do PA, foi registrado 58,8mm.

EA

Acumulado significativo

01, 02, 03, 04, 05

ZCAS, divergência em

altos níveis

MT, TO, MG Dia 01

Foi registrado pelo INMET em MT: Poxoreo: 104,7mm; Canarana:

99,4mm.

Dia02

Em Canarana-MT foi registrado 94,2mm; em Palmas-TO: 74,3mm, em Araguaína-TO: 68,4mm.

Dia 03

Foi registrado em Ituiutaba-MG 118,4mm e 70,5mm em Nova Xavantina-MT.

Dia 04

Foi registrado 117,9mm em João Pinheiro-MG, 114,9mm em Canarana-MT, 89,3mm em Lavras-MG, 70,3mm em Bambuí-MG e 60,0mm em Barbacena-MG.

Dia 05

Choveu 78,0 mm em Araxá-MG e 77,4mm em Capinópolis-MG.

EA

Granizo 02 Cavado Penha-SC Na tarde do dia 02/02 choveu granizo em algumas áreas do município de Penha-SC. Isto ocorreu devido a forte instabilidade causada pelo aquecimento diurno, divergência dos ventos em altitude, a presença de um cavado em 500 hPa e em 250 hPa e de um sistema de baixa pressão no oceano próximo do litoral de SC.

EA

Chuva forte 03 ZCAS, cavado em

500 e 250 hPa

Petrópolis-RJ Na madrugada do dia 03/02 o distrito de Itaipava, que pertence a Petrópolis no RJ, teve chuva forte que provocou deslizamento de terra de uma encosta, vindo a provocar 9 mortes. O volume de chuva em uma hora chegou a 135 mm.

Fonte: RedeRecordNews

EA

Chuva forte 03 ZCAS Valinhos-SP Na noite do dia 03/02 áreas de instabilidade associadas à ZCAS provocaram chuva forte, que causou alagamentos no município de Valinhos-SP, região de Campinas. Várias ruas ficaram alagadas devido a forte chuva que caiu entre o fim da tarde e a noite de domingo.

EA

(2)

Continuidade das chuvas

06 ZCAS Coroarí-MG A continuidade das chuvas em boa parte de MG faz com que o nível de alguns rios subam, encostas desabem e alagamentos ocorram causando prejuízo à população. Em Governador Valadares o nível da água subiu inundando bairros e casas e danificando muitos veículos.

Na cidade de Coroari-MG, após um deslizamento de terra na manhâ desta Sexta-feira (06/02), morreram uma mulher e uma criança soterradas.

EA

Chuva forte 06 ZCAS Cariacica-ES A forte chuva que atingiu o município de Cariacica-ES na noite da quarta-feira (06) provocou diversos transtornos a população, principalmente nas áreas mais baixas da cidade. Diversos bairros registraram alagamentos devido ao grande volume de água.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com

Chuva forte 07 ZCAS MG A chuva voltou a provocar transtornos em Minas Gerais. De acordo

com a Defesa Civil Estadual, o temporal que caiu dia 07 no município de Baependi provocou o transbordamento do rio que corta a cidade, provocando a inundação de várias residências. Além da enchente, a enxurrada provocou queda de muros, deslizamento de terra e a

danificação de vias pavimentadas. Não houve vítimas, somente danos materiais. O município de Baependi está localizado na região do sul de Minas, próximo às cidades de Caxambu e Pouso Alto.

Fonte: http://www.atarde.com.br

Chuva forte 07 Recuo da ZCAS Campinas-SP A chuva que caiu na quinta-feira (07) em Campinas-SP, causando alagamento e quedas de árvores, foi a maior dos últimos 11 anos. No temporal, choveu em poucas horas 83 milímetros, um terço do previsto para o mês de fevereiro.

A chuva começou por volta de 16h e só diminuiu em torno de 18h em algumas regiões. Após o aguaceiro, uma névoa cobriu partes da cidade.

Vários bairros ficaram alagados. Um carro foi arrastado pela. Córregos transbordaram e a água cobriu as ruas. Um eucalipto caiu e atingiu barracas que ficavam na beira de uma estrada.

Trabalhadores ficaram ilhados e tiveram de adiar a volta pra casa. Em uma escola, o telhado estava cheio de goteiras e as salas de aula ficaram encharcadas. Uma árvore de mais de 70 anos em cima de estabelecimentos comerciais e carros que estavam estacionados.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sp

Chuva forte 07 ZCAS SP A chuva forte que caiu sobre São Paulo nesta quinta-feira (7) provocou, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), 18 pontos de alagamento na cidade, sendo que somente dois estavam ativos às 19h. Por causa da chuva, o Metrô e o Aeroporto de Congonhas operavam com restrições no começo da noite. Várias

EA

(3)

descargas elétricas foram detectadas na região.

Em Campinas a chuva forte causou queda de árvores e alagamentos, trazendo transtornos principalmente para o comércio e para o transito.

A chuva que atingiu o Espírito Santo na madrugada desta quinta-feira (7) alagou os municípios da Região Metropolitana de Vitória. Entre as cidades que mais tiveram prejuízos estão Cariacica (ES) e Viana (ES), onde residências e imóveis comerciais foram invadidos pela água.

Fontes: G1; Elat; O Globo Online

Forte convecção 08 ZCAS RJ e sul de MG Na tarde deste dia houve forte convecção entre a Zona da Mata e o oeste e centro do RJ. Dados de descargas elétricas e imagem de satélite mostraram forte convecção o que esteve associado a chuvas

significativas. Dados de metar mostraram chuva forte em Juiz de Fora no final da tarde.

Fonte: Metar, Elat e imagem de satélite Forte convecção

CCM

08 Termodinâmica associada a deslocamento de

cavado em 500 hPa e difluência

em altitude.

Paraguai Na noite do dia 08 verificou-se muitas descargas elétricas e nuvens com desenvolvimento vertical no centro do Paraguai.

Fonte: elat e imagem de satélite.

Chuva forte 08 ZCIT AM Na noite do dia 08 verificou-se nuvens com grande desenvolvimento

vertical no noroeste do AM.

Chuva Forte 08 Termodinâmica,

resquícios da ZCAS, divergência em

altos níveis

São José do Rio Preto-

SP Na tarde da sexta-feira (08/02) a cidade de São José do Rio Preto-SP foi atingida por uma forte chuva que durou aproximadamente 1 hora inundando e provocando prejuízos em vários pontos da cidade. Várias ruas foram inundadas e danificadas. Diversas casas e comércios foram invadidos pela água. Nas ruas carros foram arrastados pela enxurrada.

Fonte: http://noticias/uol.com.br

De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura do município, choveu 100 milímetros em menos de uma hora, o equivalente a toda a chuva registrada no mês de fevereiro de 2007. A Defesa Civil informou que foi a pior chuva dos últimos 20 anos.

Fonte: http://noticias.correioweb.com.br

EA

Forte convecção 09 Cavado entre altos e médios níveis e

termodinâmica.

Valparaíso-SP Sáb, 09 Fev, 05h38

Duas pessoas morreram depois de serem atingidas por um raio, no início desta tarde, na cidade de Valparaíso, região de Araçatuba, interior de São Paulo. Segundo a Delegacia de Polícia do município, o caso aconteceu por volta das 13h30, na Fazenda Santa Helena, zona

EA

(4)

rural de Valparaíso.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com Chuva forte 09 Cavado entre altos

e médios níveis e termodinâmica.

Serra da Bocaina-SP As águas do Rio Bananal, a 348 km de São Paulo, inundaram 105 casas no início da noite deste sábado (9). Segundo informações da Polícia Militar, a chuva forte que caiu na Serra da Bocaina, a 305 km da capital paulista, provocou a cheia do rio.

Apesar da inundação, não chegou a chover na cidade de Bananal. Neste domingo (10) pela manhã, o volume do rio voltou à normalidade.

Segundo a prefeitura, desde 1992 a cidade não sofria com uma enchente desse tipo.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/

EA

CCM 09 Difluência em

altitude e termodinâmica

provocada pôr ventos noroeste em baixos níveis.

Paraguai No interior do Paraguai verificou-se forte instabilidade, com muitas descargas elétricas.

Temporal 09 Termodinâmica

forte e cavado em altitude.

Caxias do Sul-RS O temporal do final da tarde do sábado (09) causou estragos em residências, indústrias e até na UTI do Hospital Pompéia. A água invadiu o setor de enfermagem e os corredores do hospital. No bairro Cidade Nova, uma árvore caiu sobre uma casa, danificando móveis e eletrodomésticos. Na região do Cruzeiro, uma parede de uma obra desabou sobre uma casa, resultando em danos no telhado, móveis e eletrodomésticos e eletrônicos. No bairro Fátima, o mesmo ocorreu em uma residência. Alagamentos também foram registrados no bairro São Leopoldo, onde uma casa foi invadida pela água. Apesar dos estragos ninguém ficou ferido.

Fonte: http://www.saofrancisco.am.br

EA

Chuva forte 10 Forte instabilidade

termodinâmica SJC-SP A chuva e vento forte que atingiu na tarde do domingo (10) a cidade de São José dos Campos, a 91 km de São Paulo, derrubou árvores em vários bairros da cidade. No bairro Pararangaba, um raio atingiu uma casa, ninguém se feriu, mas a casa ficou parcialmente destruída.

Segundo a Bandeirante Energia, por causa da chuva houve desligamento de energia em seis bairros da Zona Leste e parte da Região Central da cidade.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo O metar de SJC indicou rajada de vento de até 31kt.

EA

Temporal 10 Forte instabilidade

termodinâmica Campinas-SP A forte chuva que atingiu a região de Campinas, no interior de São Paulo, na noite de domingo (10) derrubou árvores, provocou

interdições de vias e deixou cerca de 350 crianças sem aula em Santa

EA

(5)

Bárbara d´Oeste, a 138 km de São Paulo. O prédio da escola, foi destelhado e não há previsão de volta às aulas.

O temporal durou cerca de 40 minutos. Em Campinas, a 95 km da capital, a velocidade do vento chegou a 53 km/h. O vendaval derrubou quatro árvores no centro da cidade.

No Jardim Guanabara, uma árvore de 40 metros de altura caiu e interditou parte das avenidas Barão de Itapura e Brasil. O tronco atingiu a portaria de um hospital e dois carros.

Fonte: http://g1.globo.com Temporal 10 Forte instabilidade

termodinâmica

Região metropolitana do Rio de Janeiro

Segundo metares verificou-se rajadas de vento de até 70 km/h em Guarulhos. 59 km/h no Galeão e 64 km/h com chuva forte em Afonsos.

“Sete bairros do Rio permaneciam parcialmente sem energia elétrica por volta das 10h30 da segunda-feira(11), depois da chuva que atingiu a região no domingo (10). Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também há pontos sem energia elétrica.”

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

EA

CCM 10 Difluência em

altitude e termodinâmica

provocada pôr ventos noroeste em baixos níveis.

Argentina, Paraguai e

MS Entre tarde e noite deste dia verificou-se forte convecção no interior do Paraguai, deslocando-se para o sul de MS. Segundo metares verificou- se chuvas fortes e rajadas de vento.

SBAS(Paraguai) e SARC (Argentina) chuva forte.

Fonte: Metares, imagens de satélite e descargas elétricas (elat).

Chuva forte 10 Instabilidade termodinâmica e ventos em altitude.

Navegantes-SC Em Navegantes, nordeste de SC, verificou-se chuva forte e rajadas de vento de 31kt na tarde do dia 10.

Fonte: Metar.

Acumulado de

chuva 10 e11 Instabilidade

termodinâmica, cavado deslocando-se de

oeste e frente avançando pela

costa.

RS Dados do INMET:

97 mm em Indaial-SC 54 em Torres-RS

EA

Temporais 11 Forte instabilidade termodinâmica

SP e RJ Houve forte convecção no ABC Paulista, no litoral de SP e de forma isodada no Vale e interior de SP. No sul do RJ também houve forte convecção a noite.

EA

Temporais 12 Forte instabilidade termodinâmica, intensificada pela

convergência de umidade.

SP e RJ Forte convecção na região da Capital Paulista. Segundo um usuário houve chuva forte e granizo em Mogi das Cruzes.

“Por causa da forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na noite desta terça-feira (12), o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE) registrou, por volta de 22h30, seis pontos de

EA

(6)

alagamento transitáveis”

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo

RIO - Mais uma madrugada de chuva provocou estragos pela cidade. A falta de luz ainda atingia pela manhã, quatro bairros do Rio, além de Nova Iguaçu. Em Bangu, na Zona Oeste, a chuva e o vento forte derrubaram árvores. Na Rua das Artes, uma árvore caiu sobre os fios da rede elétrica e deixou um quarteirão inteiro no escuro.

A forte chuva que atingiu o Rio na madrugada desta terça-feira também deixou algumas vias expressas sem luz. Mais de três quilômetros da Linha Vermelha, entre a Cidade Universitária e Duque de Caxias, ficaram no escuro. Na Avenida Brasil foram cinco quilômetros de escuridão, entre Irajá e Realengo. Um trecho em Guadalupe ficou alagado e alguns carros pararam no meio do caminho.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio

No Vale do Paraíba, uma nuvem tomou conta de toda a região, no decorrer da noite. Em Cachoeira Paulista houve chuva forte e granizo pequeno.

No sul do RJ, a região de Rezende sofreu com muitas descargas elétricas, provocadas pelo deslocamento da célula que atingiu o Vale do Paraíba.

Forte convecção 12 ZCIT e cavado entre altos e médios níveis da

troposfera.

MA Uma intensa nuvem formou-se entre norte do PI e MA. Pela aparência

houve muita chuva associada. EA

Vento forte 12 Aprofundamento

de VCAN em baixos níveis troposféricos e

gradiente de pressão em

superfície.

RS, Argentina Segundo dados de aeroporto, em Pelotas, Rio Grande do sul, houve rajada de vento de 48 km/h na noite deste dia e em Mar Del Plata, Argentina, as rajadas de vento chegaram aos 42,5 km/h.

EA

Chuva forte 15 Umidade, vórtice ciclônico em

500hPa e difluência em

altitude.

Goiânia-GO Em Goiânia-GO as chuvas causaram morte de 3 pessoas por conta do asfalto que cedeu e abriu uma cratera em uma avenida. Outras 2 pessoas também morreram arrastadas pelas águas. Houve alagamentos de residências em Inhumas e Aparecida de Goiânia.

Fonte: O Globo (Online).

EA

Acumulado de

chuva 16 Calor, umidade,

ZCIT PA, PI, AP Chuvas significativas foram registradas entre a Região Norte e o

Nordeste do Brasil nas últimas 24 horas pelo Instituto Nacional de EA

(7)

Meteorologia -INMET. Em São Felix do Xingu, sul do PA foram registrados 91,4mm de chuva. Em Maraba, também no Pará, não muito distante do extremo norte do Tocantins, foi registrado 75,9mm de chuva. Em Teresina-PI chegou a acumular 69,2mm e em Macapá-AP chegou a 77,8mm. Em Macapá, além do calor e umidade, temos também a

atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que mantém nebulosidade e condições para pancadas de chuva no norte da Região Norte. Para todas estas áreas o CPTEC/INPE havia divulgado aviso de chuva significativa, o que confirma nossos avisos.

Chuva forte e acumulado significativo

15/16 Calor, umidade, cavado em 250hPa

SC O INMET registrou um acúmulo de 104mm de chuva nas últimas 24 horas em Lages-SC. Na noite do dia 15/02 choveu forte em Lages-SC.

Muitas casas ficaram alagadas e com lama. O Rio Cará transbordou e alagou várias ruas, causando danos em automóveis. A chuva ocorreu entre às 21:30 h e o começo da madrugada. Segundo o Corpo de Bombeiros a mais de 10 anos que não ocorria esse tipo de chuva.

<br>

Fonte: Globonotícias

EA

Tornado 16 Calor, umidade,

difluência em 250hPA e cavado em 250 e 500hPa,

além do necessário para a

formação de tornado

SC A passagem de um tornado deixou uma pessoa ferida na tarde deste sábado, na cidade de Tubarão, no litoral de Santa Catarina. O bairro mais atingido foi o de Lajeado, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Duas casas tiveram os telhados arrancados.

O tornado atingiu a cidade por volta das 18h. Mais de 10 árvores foram arrancadas do chão, segundo os Bombeiros e houve várias quedas de galhos.

(Fonte: www.terra.com.br)

EA

Chuva forte 17/18 Calor, umidade, difluência em 250hPA e cavado em 250 e 500hPa

SP, PR No Estado de São Paulo a nebulosidade aumentou desde o fim da tarde e ocorreram pancadas de chuva entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba. Na capital paulista as chuvas estenderam-se pela noite. A região na divisa dos bairros Saúde e Jabaquara, na zona sul da capital, ficou sem energia elétrica desde as 19h30; e a região do bairro do Butantã, na zona oeste, desde as 19h35. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), subiu para 14 o número de pontos de alagamento na Capital na noite deste domingo (17) devido às fortes chuvas. Por conta das fortes pancadas de chuva, todas as regiões

EA

(8)

da cidade e as marginais dos rios Pinheiros e Tietê estavam em estado de atenção, com riscos de alagamentos. O Túnel do Anhangabaú chegou a ficar fechado no sentido Santana-Aeroporto (Fontes: G1 e Folha Online). Muitas descargas elétricas foram registradas na Grande São Paulo.

Curitiba-PR

O fim de semana foi de muito trabalho para moradores do Bairro Alto, em Curitiba, que sofreram com os alagamentos deixados pela chuva.

As tempestades de verão atingiram vários pontos da cidade, mas nesta região a água invadiu muitas residências. No litoral, um raio matou Vinícius Jesus Cardoso, de oito anos. Fonte (http://jornale.com.br) No final da manhã (18/02), vários pontos da capital paulista ficaram em estado de atenção por causa da chuva. Às 12h10, o CGE decretou o alerta nas Zonas Oeste e Sul e na Marginal Pinheiros. Logo em seguida, às 12h35, a região sudeste também ficou na mesma situação.

Por fim, às 13h10, o alerta foi dado na Zona Norte e Marginal Tietê. O estado de atenção permaneceu nas regiões até as 14h.

O Córrego Pirajussara em Taboão da Serra, na Grande São Paulo transbordou entre o domingo e a segunda-feira (17 e 18/02) trazendo transtornos aos moradores de ruas próximas do córrego. Outros locais da Grande São Paulo que sofreram com as chuvas foram Jandira e em bairros próximos de Itapevi, houve alagamentos nestas localidades. Em São Carlos, 229km da capital, um homem morreu e outro ficou ferido depois de serem atingindos por um raio. Em Franca, a cerca de 400 km de São Paulo, dois córregos transbordaram e interromperam o trânsito no centro da cidade. Em Santa Branca, a 81 km da capital, foi

decretado estado de emergência por causa dos estragos (Fontes:G1, O Globo Online, Estadão).

Chuva forte 19 Calor, umidade, cavado em 250 e

em 500hPa

RJ Segundo informações de bombeiros da Baixada Fluminense, choveu muito no local, mas por volta de 17h50 a chuva parou.

Na Ponte Rio-Niterói também choveu forte. A Polícia Rodoviária Federal informou que a ponte opera normalmente, e não há formação de bolsões d’água. A chuva atingiu também o Centro do Rio, assim como em alguns pontos da Zona Sul, como Botafogo e Jardim Botânico.

(Fonte: G1).

EA

(9)

Acumulados significativos

21 Calor, umidade e difluência em

altitude

Sudeste, Centro-Oeste e Norte

O INMET registrou nesta quinta feira acumulado de chuva

significativo em algumas localidades do Sudeste (90mm em Juiz de Fora-MG), do Centro-Oeste (90,4mm em Brasília-DF e 82mm em Catalão-GO) e do Norte (99,2mm em Eirunepe-AM). As chuvas foram provocadas por fatores termodinâmicos (calor e umidade) e ao padrão difluente dos ventos em altos níveis da troposfera.

EA

Chuva forte 21 Calor, umidade e difluência em

altitude

Catanduva-SP A cidade de Catanduva (385 km a noroeste de São Paulo) na quinta- feira (21/02) teve chuva forte durante a noite. Conforme dados preliminares da Guarda Municipal, ao menos os prédios do Mercado Municipal, da Câmara Municipal, do fórum e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ficaram alagados. Grande parte das ocorrências está ligada ao transbordamento do rio São Domingos. Em alguns pontos, a água atingiu um metro de profundidade. Diversas árvores caíram, e muros desabaram parcialmente. Pelo menos duas famílias estão desabrigadas.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre 9:00 (horário local) do dia 21/02 e 9:00h do dia 22/02, os

acumulados de precipitação observados em Catanduva atingiram 80,8mm.

EA

Chuva forte 23 Calor, umidade e difluência em

altitude e convergência local

em baixos níveis

SP Na madrugada do dia 23/02 um forte chuva atingiu a cidade de

Ribeirão Preto-SP provocando alagamentos em várias áreas da cidade.

O temporal começou por volta da 1h20 e durou cerca de duas horas e meia. No rastro de destruição, carros ficaram encobertos e um foi arrastado pela correnteza. Os bombeiros tiveram dificuldade para socorrer as vítimas. Em um mercado, os funcionários usaram bombas para retirar a água que entrou na loja. Segundo a Defesa Civil, 300 pessoas foram desalojadas, mas já retornaram às suas casas .

EA

Acumulados significativos

24 Difluência em altitude

Litoral sul de SP e do PR

Segundo o INMET entre 12z do dia 23 e 12z do dia 24 os maiores valores acumulados no país foram de 80mm em Iguape e 79,6mm em Paranaguá.

EA

Chuva forte 24 Difluência em

altitude e convergência em

baixos níveis

Capital Paulista-SP

Áreas de instabilidade provocaram chuva forte na capital paulista neste domingo (24/02). A chuva causou 18 pontos de alagamento, pelos cálculos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A maioria estava concentrada na Zona Sul da capital. Faltou luz em trechos da Mooca (Zona Leste), Perdizes (Zona Oeste) e Morumbi (Zona Sul).

Uma garota de 14 anos morreu quando foi atingida por um

deslizamento de terra . A casa dela, na Rua Calandra, foi destruída durante a tempestade. Fonte: G1 http://g1.globo.com

EA

(10)

Chuva forte 24 e 25 Formação da ZCAS

Belo Horizonte Áreas de instabilidade, que se desenvolveram embebidas na Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), provocaram chuva, ventos fortes e intensa atividade elétrica sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte entre a tarde de domingo (24/02) e o início da manhã de segunda-feira (25/02) . Houve registro de quedas de árvores em várias localidades e milhares de moradias tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre 9:00 dia 24 e 9:00 do dia 25 os valores acumulados de

precipitação chegaram a 74,3mm em Belo Horizonte.

EA

Acumulado significativo

24 e 25 Instabilidades tropicais embebidas na

ZCAS

Matupá - norte de MT Maior valor acumulado de precipitação registrado no país neste dia.

Entre 9:00 dia 24 e 9:00 do dia 25 os valores acumulados de precipitação chegaram a 106,6mm. (INMET).

EA

Convecção profunda

26 ZCAS e difluência em altitude

Nordeste Nuvens muito intensas formaram-se no sul da BA, nordeste da BA, SE, sul do PI, PE e AL

CCM 26 Temperaturas

elevadas e distúrbios ciclônicos em médios níveis.

Paraguai Dois sistemas, um no norte e outro no sul do Estado.

Chuva forte 25/26 ZCAS RJ, BH

A forte chuva que começou a cair por volta das 11h desta manhã de terça-feira (26) em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, apressou o final do discurso que o presidente Luís Inácio Lula da Silva fazia .

Fonte: http://g1.globo.com Houve chuva forte em Confins

GO

A chuva caiu forte nas últimas 24 horas em várias localidades do Estado de Goiás.

De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, das 9 horas de segunda-feira até as 9 horas desta terça-feira choveu 84,7 mm na cidade de Goiás, 53,1 mm em Ipameri e 49,7 mm em Rio Verde. Em Aragarças choveu 36 mm e em Catalão, 28,5 mm.

Em Goiânia e em outras localidades onde há medição regular pelo Inmet, os volumes de chuva foram bem menores, mas em outros dias de fevereiro houve chuva forte.

A chuva tem sido freqüente em Goiás este mês, quando ainda é comum chover forte e regularmente no Estado. A maioria das regiões goianas já acumulou mais chuva do que o normal em fevereiro.

Em Goiânia já choveu cerca de 230 mm e a média é fica em torno de 213 mm. Na

(11)

cidade de Goiás, a chuva intensa de ontem para hoje, o volume acumulado subiu para cerca de 300 mm, sendo que a média é de aproximadamente 269 mm. Em Catalão, o Inmet já registrou perto de 350 mm de chuva este mês, quando normalmente chove cerca de 217 mm. Em Ipameri, o volume de chuva acumulado já está em torno de 300 mm e a média é de 184 mm. Rio Verde já acumula 280 mm em fevereiro, sendo a média normal de 198 mm. Em Pirenópolis, o volume médio de chuva em fevereiro é de aproximadamente 246 mm e já choveu cerca de 320 mm.

Chuva forte 27 ZCAS ES Nesta quarta-feira (27/02), áreas de instabilidade embebidas na Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocaram chuva forte e causaram prejuízos e transtornos em vários municípios do Espírito Santo. Houve registro de alagamentos, transbordamento de rios, inundação de casas e deslizamentos de terra em vários municípios do estado.Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre 9:00 do dia 26 e 9:00 do dia 27 o acumulado de precipitação em Vitória chegou a 70mm. Possivelmente, em algumas localidades o volume de chuva pode ter sido ainda maior do que o registrado oficialmente.

EA

Acumulados

significativos 26/27 ZCAS e difluência

em altos níveis BA A influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada ao calor e a intensa difluência dos ventos em altitude, provocou acumulados significativos em várias localidades da BA.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre 9:00 do dia 26 e 9:00 do dia 27 foram registrados 83,6mm em Remanso, 75mm em Guaratinga e 45,6mm em Cruz das Almas.

EA

Acumulado significativo

26/27 Anticiclone sobre o Atlântico e

ventos de componente leste

PR Os valores acumulados de precipitação chegaram a 74,2mm em Paranaguá segundo o INMET

EA

Acumulado significativo

28/29 ZCAS, difluência em altos níveis

Nordeste, Centro-Oeste e Norte

O INMET registrou no dia 29 acumulados significativos em várias localidades do país em decorrência da ZCIT, calor, e forte difluência no escoamento em altitude. Em Salvador (Ondina)-BA foi registrado 130,8mm (84% dos quais em apenas quatro horas), em Aracaju-SE acumulou 113,2mm, em Ivinhema no MS foi registrado 87,4mm, em Codajás-AM foi registrado 81,0mm, em feira de Santana-BA acumulou 79,8mm.

EA

Acumulados

elevados 29 Vórtice ciclônico

em médios e altos níveis

Uruguai Nesta sexta feira (29/02/2008) foram observados temporais, com acumulados significativos de chuva, em diversas cidades do Uruguai.

As chuvas foram provocadas, principalmente, pelo deslocamento de

áreas de baixa pressão ao longo do perfil atmosférico que atuam sobre

o nordeste da Argentina, Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil. As fortes

chuvas foram acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento

(12)

que superaram os 80 km/h em algumas localidades. Os acumulados mais significativos ocorreram em Treinta y tres (170 mm), Florida (150 mm), Lavelleja (145 mm), Paysandú (119mm), Rocha (110 mm), San José (100 mm) e Artigas (92 mm).

Acumulados elevados

29 e 01/03 Vórtice ciclônico em médios e altos

níveis

SC Segundo informações da Epagri/Ciram, entre as 8:00 do dia 29/02 e 8:00 do dia 01/03 os acumulados de precipitação chegaram a 93mm em Balneário Camboriu, 91,7mm em Florianópolis, 87mm em São José, 67,2mm em São Francisco do Sul e 65,8mm em Urubici.

EA

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, no momento de recepção de encomendas é necessário ter em atenção vários aspetos, tais como: verificar se a encomenda é para a farmácia; caso estejam presentes

Chuva forte provoca estragos em aeroporto de Campinas (SP), Granizo e ventos fortes atingem Cunha (SP) (17/02), Temporal provoca alagamentos em Rio Claro (SP) (17/02)

As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, no início da madrugada desta quarta-feira, causaram transtornos principalmente na cidade

TO, BA Entre as 12z do dia 27 e as 12Z do dia 28 foram registrados acumulados significativos em vários Estados devido a instabilidade causada pela ZCAS, divergência em

MA, PA e PI Áreas de instabilidade provocaram chuva intensa acompanhada de rajadas de vento, raioe e resultando em acumulado significativo de chuva entre o nordeste do PA, norte

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi