• Nenhum resultado encontrado

1. DAS INSCRIÇÕES. 1.3 A inscrição no processo seletivo se dará mediante cadastro no site (item 1.1), e a apresentação da seguinte documentação:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1. DAS INSCRIÇÕES. 1.3 A inscrição no processo seletivo se dará mediante cadastro no site (item 1.1), e a apresentação da seguinte documentação:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 10

EDITAL PPGARQ/IMED Nº 046/2017 DE 12 DE JUNHO DE 2017

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM

ARQUITETURA E URBANISMO DA IMED

Processo seletivo de candidatos para ingressar no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED

.

A IMED, integrante do sistema Federal de Ensino do Ministério da Educação e mantida pelo Complexo de Ensino Superior Meridional, recredenciada pela Portaria MEC nº 524, publicada no DOU de 10/05/2012, através de sua Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, torna público as normas e os procedimentos que regem o processo seletivo para ingresso na turma 2018.1 do Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo, reconhecido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que se constituirá das etapas a seguir:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições ocorrerão no período de 12 de junho a 06 de novembro de 2017 e deverão ser precedidas do cadastro no site da IMED www.imed.edu.br, campo

“Inscrições Abertas”, e da entrega da documentação (itens 1.3 deste edital).

1.2. As inscrições serão processadas mediante a comprovação de pagamento da taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), por meio de boleto, a ser gerado pelo sistema no ato da inscrição no site. Em caso de desistência do candidato o valor da inscrição não será devolvido.

1.3 A inscrição no processo seletivo se dará mediante cadastro no site (item 1.1), e a apresentação da seguinte documentação:

a) Ficha de inscrição (anexo I), digitada;

(2)

Página 2 de 10

b) Cópia autenticada do diploma do curso de graduação, frente e verso em

Arquitetura e Urbanismo ou em áreas afins;

c) Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins;

d) Cópia simples do currículo Lattes-CNPq, devidamente comprovado por meio de documentação e entregue em uma via impressa;

e) Cópia simples da carteira de identidade;

f) Cópia simples do CPF;

g) Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento (mais atual);

h) Cópia simples comprovante de residência;

i) Cópia simples do título eleitoral;

j) Cópia simples da dispensa militar (para homens);

k) Uma foto 3 x 4 recente;

l) Comprovante de pagamento da inscrição;

m) Estrangeiros – Cópia autenticado do passaporte e visto de regularidade no país, expedido pela Polícia Federal;

n) Folha de identificação e de intenção de pesquisa;

o) Pré-projeto de pesquisa (em quatro vias impressas) e uma via no formato Word e PDF, que deverá ser encaminhado até o dia 03 de novembro de 2017 para o e-mail secretariappgarq@imed.edu.br. Assunto: Pré-Projeto Processo Seletivo 2018.

1.4 A ficha de identificação e intenção de pesquisa deve ser entregue separada do pré-projeto de pesquisa e conter: (1) os dados de identificação do candidato (nome, curso de graduação, instituição de graduação, etc.), com a especificação da linha de pesquisa de interesse no Programa, bem como sugestão de orientador; (2) título da pesquisa que se pretende desenvolver; e (3) resumo com até 20 linhas e três palavras-chaves.

1.5 O pré-projeto de pesquisa deve conter, no máximo, 15 (quinze) páginas com

formatação e especificações conforme normas da ABNT. Não será permitida a

identificação do candidato em nenhuma outra página do pré-projeto de pesquisa,

(3)

Página 3 de 10

sob pena de desclassificação. As demais páginas do material devem conter: (1) título e subtítulo da pesquisa que se pretende desenvolver; (2) delimitação do tema e do objeto de estudo; (4) problemática/questão problema e justificativas da pesquisa;

(5) objetivo geral e objetivos específicos; (6) hipóteses da pesquisa (quando for necessário); (7) materiais e métodos; (8) revisão bibliográfica/análise da bibliografia fundamental; (9) plano de trabalho e cronograma de realização das etapas e atividades de pesquisa; e (10) bibliografia (utilizada e a ser trabalhada).

1.6 Todos os documentos exigidos pelo presente edital devem ser apresentados na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, no 2º andar do Bloco B da IMED, até o dia 06 de novembro de 2017 ou postados por Correio, via sedex, impreterivelmente até o dia 25 de outubro de 2017 para o seguinte endereço:

IMED

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo

Rua Senador Pinheiro, N° 304 Bairro Rodrigues - CEP 99.070-220

Passo Fundo/RS – Brasil

Observação 1: Toda a documentação deverá ser compilada em pasta fechada e etiquetada com nome, dados de contato, área de concentração e linha de pesquisa elencada pelo candidato. As cópias dos documentos deverão ser legíveis e não será aceita, sob hipótese nenhuma, a substituição de documentos após a data especificada neste edital.

Observação 2: O comprovante de envio, com código de rastreio, deverá ser encaminhado para o e-mail secretariappgarq@imed.edu.br.

1.7 A inscrição somente será homologada mediante o atendimento de todas as

exigências especificadas neste documento, bem como a apresentação de todos os

(4)

Página 4 de 10

documentos solicitados, o cadastro no site e a comprovação do pagamento da taxa de inscrição.

2. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1. O Programa oferece 10 (dez) vagas para alunos regulares. A área de concentração é “Projeto em Arquitetura e Urbanismo” e estrutura-se em duas linhas de pesquisa: I – Morfologia, Usos e Apropriações das Edificações e dos Espaços Construídos; e II –Tecnologia, Projeto e Gestão do Ambiente Construído.

2.2. Maiores informações sobre a área de concentração, os docentes e as duas linhas de pesquisa do PPGARQ-IMED estão disponíveis no site Programa:

https://www.imed.edu.br/Ensino/arquitetura- urbanismo/mestrado/Apresentacao/

3. DOS CANDIDATOS

3.1. Poderão se candidatar ao mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo da IMED, os diplomados em Arquitetura e Urbanismo ou em cursos superiores de áreas afins, reconhecidos pelo MEC (ou equivalentes, no caso de candidatos estrangeiros), como também aqueles graduados cuja data de defesa e aprovação final do TCC esteja agendada para antes do término do período de matrícula especificado neste edital.

3.2. Não serão aceitos diplomas de curso de curta duração ou equivalentes.

3.3. Caso o número de candidatos aprovados seja maior que o número de vagas ofertadas pelo Programa serão chamados para matrícula aqueles com melhor pontuação, com base na ordem de classificação no processo seletivo até o limite de vagas estabelecido (10 vagas).

4. DO PROCESSO SELETIVO

(5)

Página 5 de 10

4.1. O período de inscrições será entre 12 de junho a 06 de novembro de 2017. A homologação das inscrições será enviada por e-mail no dia 08 de novembro de 2017.

4.2 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED, ocorrendo em quatro etapas:

(I) Análise do currículo Lattes;

(II) Análise do pré-projeto de pesquisa (peso 3,0);

(III) Prova dissertativa (peso 5,0);

(IV) Entrevista (peso 2,0).

4.3. Na primeira etapa será observada a inserção do aluno na pesquisa e na extensão, bem como atestado o seu engajamento nas atividades extracurriculares relacionadas à área de Arquitetura e Urbanismo e afins;

4.4. A segunda etapa é de caráter classificatório e consistirá na avaliação do pré- projeto apresentado, no qual se considerará a relação da temática do Programa com o interesse de pesquisa do candidato e a relevância do tema a ser trabalhado.

4.4.1. A análise dos pré-projetos levará em conta essencialmente sua clareza e objetividade, relevância do objeto de estudo, domínio do tema por parte do candidato e aderência à linha de pesquisa indicada.

4.4.2. Todos os pré-projetos submetidos à apreciação da Comissão de Seleção passaram por análise de identificação de plágio, por meio de software específico.

Aqueles que apresentarem uma taxa de incidência maior do que 15% serão automaticamente desclassificados do processo seletivo, não cabendo recurso.

4.4.3. Os relatórios de avaliação de plágio somente serão disponibilizados para o

orientador daqueles candidatos aprovados no processo e matriculados no Programa

de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

(6)

Página 6 de 10

4.5. A terceira etapa consistirá na realização de prova dissertativa, não identificada, a ser realizada no dia 21 de novembro de 2017, às 08:30 horas, com duração de quatro horas, na sede da IMED Passo Fundo, em local a ser indicado via e-mail.

4.5.1. Os candidatos deverão se apresentar no local da prova, às 08 horas, com documento de identificação com foto. O candidato que não estiver presente no local da prova no horário especificado neste edital será desclassificado, não cabendo recurso.

4.5.2. Durante a prova não será permitido o uso de nenhum dispositivo eletrônico.

4.5.3. A prova escrita conterá três questões dissertativas, sendo a primeira questão de caráter geral, relacionada à Área de Concentração do Programa. As demais questões poderão ser elencadas entre aquelas apresentadas na prova e respondidas, preferencialmente, de acordo com a linha de pesquisa escolhida pelo candidato. As questões serão formuladas com base na bibliografia a ser divulgada no site do Programa.

4.5.4. A prova será realizada sem consulta. Nela serão consideradas a qualidade da redação (ortografia, concordância, coesão e coerência textual), domínio das temáticas abordadas e a capacidade de síntese e de argumentação do candidato.

4.6 A quarta fase consistirá em entrevista individual acerca do pré-projeto de pesquisa entregue no ato da inscrição, do currículo do candidato, da sua disponibilidade de tempo e interesse no curso, dentre outras questões.

4.6.1. As entrevistas serão realizadas entre os dias 27 e 28 de novembro de 2017, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A data e horário serão agendados pela Coordenação do Programa e informados via e-mail aos candidatos.

4.6.2. É de inteira responsabilidade do candidato a ciência do horário de sua

entrevista, bem como o comparecimento no horário estipulado pela Coordenação

(7)

Página 7 de 10

do Programa. A não apresentação do candidato no horário especificado acarretará em desclassificação do mesmo, não cabendo recurso.

4.6.3. Os candidatos serão considerados aprovados em primeira chamada. Os demais candidatos aprovados no processo seletivo ficarão em lista de espera e serão convocados caso haja desistência entre os primeiros classificados. A lista de espera será constituída por ordem de classificação no processo seletivo do programa.

4.7 O resultado final será publicado no dia 30 de novembro de 2017, após às 17 horas no site do Programa, e dele não caberá recurso.

4.8. As notas das etapas serão divulgadas somente no final do processo seletivo e caso haja solicitação do candidato.

4.9. As matrículas ocorrerão nos dias 04 e 05 de dezembro de 2017, exclusivamente na Secretaria do Programa. O semestre letivo iniciará em março de 2018.

5. DA DURAÇÃO DO CURSO

5.1. O Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses, com o oferecimento de disciplinas presenciais que constituirão requisito parcial à obtenção do título de mestre, juntamente com os demais requisitos previstos no Regimento Interno do Programa.

6. DAS BOLSAS DE ESTUDO

6.1. A aprovação no presente processo seletivo não implica na automática habilitação para o recebimento de bolsa ou taxa, de quaisquer naturezas. A concessão de fomento à pesquisa será normatizada por edital específico, quando houver disponibilidade.

7. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

(8)

Página 8 de 10

7.1. O Processo Seletivo objeto do presente edital é válido somente para o ingresso da turma 2018 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos na Secretaria do Programa em até 30 (trinta) dias, após o a divulgação do resultado final da seleção. Após esse prazo a documentação será descartada.

8.2. Ao efetuar a inscrição, o candidato assume o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital, nas normas dispostas no Regimento Interno do Programa e nos instrumentos reguladores de Pós-Graduação emitidos pela CAPES.

Os casos omissos nesta chamada serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

8.3 Informações complementares sobre o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e o processo seletivo poderão ser obtidas no site do Programa, junto ao Departamento Comercial e à Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

Telefone: (54) 3045-9014 - E-mail: negocios@imed.edu.br

Telefone: (54) 3045-9063 - E-mail: secretariappgarq@imed.edu.br

Passo Fundo, 12 de junho de 2017.

CALIANE CHRISTIE OLIVEIRA DE ALMEIDA Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo IMED

JOÃO ALBERTO RUBIM SARATE

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

IMED

(9)

Página 9 de 10

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 2018

ATIVIDADES DATA

Período de inscrições 12/06 a 06/11/2017 Homologação das inscrições 08/11/2017 1ª Etapa: Análise dos Pré-projetos 09 a 17/11/2017

2ª Etapa: prova escrita 21/11/2017 às 8:30 3ª Etapa: entrevistas 27 e 28/11/2017

Divulgação do resultado final 30/11/2017 – Após às 17 horas Período de matrículas 04 a 05/12/2017

Vencimento da 1ª parcela 10/01/2018

Início das aulas (2018/1) Março 2018

(10)

Página 10 de 10

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO*

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome:

CPF: Data de Nascimento:

Telefone Residencial: Telefone Celular:

E-mail:

Link do Currículo Lattes:

Endereço:

LINHA DE PESQUISA

( ) Morfologia, Usos e Apropriações das Edificações e dos Espaços Construídos.

( ) Tecnologia, Projeto e Gestão do Ambiente Construído.

FINANCIAMENTO DOS ESTUDOS ( ) Manterei vínculo empregatício e salário durante o curso

( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, mas preciso de bolsa ( ) Não possuo vínculo empregatício e precisarei de bolsa

( ) Não possuo vínculo empregatício, mas possuo recursos próprios DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE Dispõe de tempo integral para pesquisa no Mestrado? ( ) Sim ( ) Não

Caso a resposta anterior seja negativa, o candidato dispõe de: horas semanais Atividade profissional do candidato:

Regime de trabalho:

Outras atividades:

REQUERIMENTO

O candidato acima identificado, requer sua inscrição no Processo Seletivo para o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da IMED e declara veracidade das informações mencionadas.

Ainda, manifesta concordância com os termos do edital de seleção, do regimento interno do PPGARQ/IMED e das normas regulatórias de Pós-Graduação expedidas pela CAPES. Informa estar ciente do fato de que, uma vez declarada sua disponibilidade de tempo para se dedicar ao Mestrado, não poderá requerer prorrogação e/ou trancamento, sob tal alegação.

Local e Data:

Assinatura:

* Essa ficha deverá ser digitada.

Referências

Documentos relacionados

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

• Pressione a tecla INPuT no Controle Remoto ou no TV e selecione a entrada AV correspondente para selecionar a fonte de vídeo desejada.. CONECTANDO

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O objetivo deste trabalho foi estudar a evaporação por meio da transferência de massa no solo, em uma barragem subterrânea submetida às diferentes profundidades do lençol

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Our results showed that high-glucose supplementation with baru almond flour had positive effects on mice health, and the group of animals whose diet was supplemented with

Saber que dois polígonos são semelhantes quando (e apenas quando) têm o mesmo número de lados e existe uma correspondência entre eles tal que os comprimentos dos lados