• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ATUALIDADES Prof. Orlando Aula dia Nome:... Turma...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSO DE ATUALIDADES Prof. Orlando Aula dia Nome:... Turma..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ATUALIDADES – Prof. Orlando Aula dia 11.02.2010

Nome: ... Turma ...

Queridos alunos...

Estamos iniciando mais um ano do nosso curso de atualidades.

Gostaria de reforçar que estes nossos encontros deverão ser momentos de reflexão e aprendizagem acerca dos fatos que estão acontecendo no nosso dia a dia... Fatos estes que estão no contexto de todos os vestibulares, nos temas de redação, principalmente na área das ciências humanas.

Estes nossos encontros não excluem a sua responsabilidade quanto as leituras e pesquisas próprias, ok? para que isto lhe dêem fundamentos para poderem exercitar a discussão nos nossos encontros quinzenais.

Um ano de muitas conquistas para todos!!! E bom trabalho, hoje e sempre!!!

Para o dia de hoje, proponho que façamos uma retrospectiva dos assuntos/exercícios de atualidades que foram contextualizados do ano passado nos principais vestibulares de São Paulo (os quais a maioria de vocês prestará no final do ano).. O objetivo desta aula é que vocês tomem conhecimento de que ficarem atentos e sintonizados no dia a dia é fundamental para o sucesso que pretendem alcançar. Vamos resolvê-los juntos?

1.

(UNICAMP/2ªFase) O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, porque altera padrões de vento em nível mundial. Desse modo, afeta regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Com o auxílio da figura abaixo, responda às questões:

a)

O que acontece com a temperatura das águas do Oceano Pacífico quando ocorre o El Niño? Qual a razão para esse fenômeno ser denominado El Niño?

b)

Nos anos em que esse fenômeno ocorre, qual a conseqüência para a atividade pesqueira do Peru? Qual a alteração do tempo no Nordeste Brasileiro?

2.

(UNICAMP/2ª Fase) Leia abaixo o trecho da música Tropicália, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda às questões:

“Sobre a cabeça os aviões Sob os meus pés os caminhões

Aponta contra os chapadões Meu nariz.

Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval

Eu inauguro o monumento no planalto central do país.”

a)

O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traça um retrato “cantado” do Brasil.

Segundo algumas interpretações, na música Tropicália o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento político do Brasil, principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, mostrando as contradições da modernização subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e sétimo do trecho da música Tropicália acima reproduzida?

b)

Brasília, inaugurada em 1960, completa 50 anos em 2010. A sua construção no Planalto Central era um velho sonho do Estado brasileiro desde o Império. Aponte duas justificativas para a construção de Brasília.

3.

(UNICAMP/2ª Fase) Leia o trecho e responda às questões:

A prática do crime é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas o crime global, a formação de redes entre poderosas organizações criminosas e seus associados, com atividades compartilhadas em todo o planeta, constitui um novo fenômeno que afeta profundamente a economia no âmbito internacional e nacional, a política, a segurança e, em última análise, as sociedades em geral. A Cosa Nostra siciliana (e suas associadas La Camorra,

(2)

Ndrangheta e Sacra Corona Unita), a máfia norte-americana, os narcotraficantes colombianos, os Qcartéis mexicanos, as redes criminosas nigerianas, a Yakuza do Japão, as tríades chinesas, a constelação formada pelas máfias russas, os traficantes de heroína da Turquia, as posses jamaicanas e um sem-número de grupos criminosos locais e regionais em todos os países do mundo uniram-se em uma rede global e diversificada que ultrapassa fronteiras e estabelece vínculos de todos os tipos. (Adaptado de Manuel Castells, Fim de milênio. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 3 São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 203 - 204.)

a)

Com a exceção dos narcóticos, quais são os principais produtos que as organizações criminais transnacionais (ou com conexões internacionais) comercializam?

b)

A Colômbia apresenta um histórico de violência, com forte presença do crime organizado. Além do narcotráfico existem grupos guerrilheiros e grupos paramilitares. Entre os grupos guerrilheiros ressaltem-se as FARCs (Forças Armadas Revolucionárias) e o ELN (Exército de Libertação Nacional), que se confrontam com o exército, a polícia e grupos paramilitares. Qual a relação da guerrilha com o narcotráfico? O que é um grupo paramilitar?

4.

(FUVEST/2ª Fase/Conh.Espec) O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, os FMIs, a Organização Mundial do Comércio, os bancos mundiais, tudo isso. Nenhum desses organismos é democrático. E, portanto, como é que podemos falar em democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo? Discurso de José Saramago, disponível em www.revistaforum.com.br. Acessado em 11/09/2009.

Na charge acima, o cidadão sentado representa o presidente de um país emergente.

Considerando a referida charge, o texto e seus conhecimentos,

a)

caracterize a Nova Ordem Econômica Mundial.

b)

analise a relação entre regime político democrático e neoliberalismo, no mundo atual.

5.

(FUVEST/2ª Fase/Conh.Espec.)

Com base no mapa e em seus conhecimentos, explique por que

a)

França (A) e Índia (B) ocupam a mesma classe estatística na representação acima sobre as desigualdades na distribuição dos rendimentos.

b)

o Sistema Tributário Nacional contribui para a expressiva desigualdade na distribuição dos rendimentos, no Brasil.

6

. (FUVEST/2ª.Fase/Conh.Gerais) Honduras é um país da América Central, cuja história, assim como a de outros países latino-americanos, é marcada pela dependência externa política e econômica. Em 2009, Honduras esteve em evidência no noticiário político.

a)

Explique por que esse país, bem como outros países da América Central, ficou conhecido como “Republiqueta das Bananas” ou “República das Bananas”.

(3)

b)

Em junho de 2009, um jornal de grande circulação publicou uma reportagem intitulada: Golpe em Honduras repete roteiro do século XX. Identifique e explique duas características comuns ao golpe ocorrido em Honduras e a outros golpes ocorridos na América Latina, durante o período da Guerra Fria.

7.

(FUVEST/1ª Fase) Sobre os muçulmanos que vivem na África e Ásia é correto afirmar:

8.

(FUVEST/1ª Fase) A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

a) os países membros impuseram, como condição para a volta de Cuba à OEA, o cumprimento do acordo de fechamento da prisão de Guantánamo.

b) o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano.

c) a atual decisão da OEA foi criticada por países da América do Sul que não fazem parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela e Bolívia.

d) o Brasil não participou da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de diálogo e de negociação com Cuba.

e) os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba à OEA.

9.

(UNESP/1ª Fase) Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana. Formou-se um mundo quase totalmente integrado — um sistema mundo — evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos. (Olivier Dollfus, 1994.

Adaptado.)

Neste sistema mundo contemporâneo pode-se identificar que

A) as maiores potências nucleares do século XXI são:

Estados Unidos, França, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Paquistão.

B) o Ocidente não tem medo da proliferação de armas nucleares principalmente em regimes hostis aos Estados Unidos.

C) o Irã, a Síria e o Mianmar formam um grupo de países que abriram mão de seus projetos voltados à proliferação da tecnologia de armas nucleares.

D) a Coreia do Norte tem grande dependência da China, por ser esta a maior exportadora de alimentos e energia aos norte-coreanos.

E) a paz entre os palestinos e Israel depende apenas de acordos com os EUA.

10

. (UNESP/2ª Fase/Ciências Humanas) As charges constituem ricos instrumentos de leitura do mundo e resumem uma situação, pois falam por si só.

Identifique a temática evidenciada nas duas charges e explique três causas principais de sua ocorrência

11

. (UNESP/1ª Fase) A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim do ano de 2008, na maioria dos países provocou desemprego e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Esse fato influenciou diretamente na emissão de gases poluentes na atmosfera. Em consequência desse fato é possível afirmar:

I. A queda na produção industrial provocou aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

II. Em muitos países, os investimentos para o desenvolvimento de energias renováveis aumentaram, na tentativa de diminuir a dependência excessiva de combustíveis fósseis.

(4)

III. Com a diminuição da produção industrial em várias partes do mundo, o tráfego de caminhões caiu, amenizando as emissões de gases que causam as mudanças climáticas e a poluição local em grandes centros urbanos.

IV. Com a redução da demanda de aço no mundo, dezenas de pequenas siderúrgicas em alguns países em

desenvolvimento tiveram de parar as suas atividades e, em consequência, a concentração de dióxido de enxofre (SO2), substância responsável pela chuva ácida, aumentou expressivamente nesses lugares.

V. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

(www.planetasustentavel.abril.com.br/notícia/ambiente/ Adaptado.) Estão corretas apenas as afirmações:

A) I, II e III. D) I, II e IV.

B) III, IV e V. E) II, III e V.

C) II, IV e V.

12.

(FGV) Leia com atenção o texto abaixo.

Esquerdas desprevenidas

“(...) Depois dos ataques ocorridos em setembro, quando George W. Bush, sem especificar o inimigo nacional, declarou os Estados Unidos em guerra contra o mal, não se inaugura um novo tipo de conflito, que passa por cima de todas as convenções firmadas para afirmar a irracionalidade da própria guerra? Isso acontece paradigmaticamente no Oriente Médio, quando leis e tratados valem apenas como instrumentos da violência. A

guerra deixa de se processar entre Estados-nação para se converter numa luta entre nações cujos respectivos Estados, ou Estados em formação, passam a ficar sob a ameaça de um inimigo sem rosto, que pode até mesmo habitar o interior de seu próprio território. É de notar ainda como esse tipo de conflito está longe da guerra civil, quando um grupo trata de tomar o poder para reformar o Estado, ou da guerra revolucionária, cujo objetivo final seria a abolição do próprio Estado. O Estado- nação ameaçado abre mão daqueles ordenamentos jurídicos que legitimariam a violência exercida para se transformar ele mesmo num grupo terrorista. Em vez de se legitimar, agindo segundo a lei, passa a agir em nome da moral, como se existisse a moral universal. Cada parte, ao ver-se acuada, identifica-se com o Bem em luta contra o Mal.”

José Arthur Giannotti, Folha de S.Paulo, Caderno Mais, 12/05/2002 Como se pode constatar no trecho do artigo, o terrorismo tem merecido especial atenção devido a transformações significativas que esse tipo de ação vem apresentando, sobretudo após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Considerando esse fenômeno em seus vários sentidos e formas de atuação, assinale a alternativa correta.

A) O terrorismo do século XXI caracteriza-se por estar circunscrito ao âmbito de um Estado Nacional, no qual um grupo luta por uma causa específica, como é o caso do IRA, o grupo separatista católico que reivindica a independência da República da Irlanda.

B) Dois fatores caracterizam mais fortemente as organizações terroristas atuais: o uso sistemático da violência como forma de atuação política e a sua estrutura em redes cujos centros de operação encontram- se dispersos nos mais diversos Estados.

C) Grupo terrorista característico do século XXI, a Al Qaeda, comandada por Osama Bin Laden, surgiu no Afeganistão como uma organização nacional e manteve sua atuação limitada à região do Oriente Médio.

D) Enquanto Chávez é acusado pelos EUA de apoiar os rebeldes marxistas da FARC, considerados terroristas

por Washington, o líder líbio Muammar Kadafi, do Hezbollah, está se tornando um dos maiores defensores das ações terroristas praticadas no Oriente Médio.

E) Uma forma de terror pouco divulgada refere-se ao terrorismo de Estado, que, embora não admitido oficialmente, é adotado por organizações totalitárias como a OLP (Palestina), que utiliza métodos de tortura e execução para impedir a deserção de seus membros.

13

. (FGV) Observe a foto abaixo.

Mulheres árabes caminham em frente a um painel com a foto do presidente dos EUA, Barack Obama, usando o tradicional lenço

palestino, em Jerusalém.

Reprodução de foto de Menahem Kahana/AFP, em “Imagens do Dia”, no BOL Fotos / 14 de junho de 2009

A foto acima foi divulgada pela imprensa internacional durante a última eleição geral realizada em Israel. No painel, como se pode observar, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aparece vestindo um tradicional lenço palestino.

Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que melhor traduz a mensagem presente na imagem.

A) É uma manifestação positiva da comunidade árabe de Jerusalém, que acredita na possibilidade de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contribuir para colocar um fim nos conflitos do Oriente Médio.

B) Trata-se de propaganda elaborada pelos partidos árabes durante as eleições israelenses. Esses partidos defendem que a intervenção de Barack Obama — que possui Hussein no nome — pode contribuir para restabelecer o diálogo entre palestinos e israelenses.

C) Representa uma propaganda da extrema-direita judaica em Israel, que protesta apresentando o presidente norte-americano com o lenço tradicional palestino, para denunciar sua posição pró-árabe, em defesa da criação de um Estado Palestino.

D) Refere-se a uma homenagem prestada pela comunidade judaica de Jerusalém, sobretudo pelos partidos da esquerda israelense, que, ao chamar o presidente dos EUA de Barack Hussein Obama, pretendem destacar sua posição favorável à maior integração entre árabes e judeus.

E) Retrata o presidente dos EUA, Barack Obama, como militante da causa árabe, identificado por essa razão como antissemita e aliado do primeiro ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.

(5)

14.

(FGV) Em 26 de junho de 2009, foi publicada no Diário Oficial da União a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que trata da regularização fundiária de terras ocupadas na Amazônia (MP 458). O presidente fez apenas dois vetos na lei que permite, a partir de hoje, a regularização de posses de até 1,5 mil hectares da Amazônia.

(www.estadao.com.br/noticias/nacional. Acesso em 17.08.2009) Antes de tornar-se Lei, a Medida Provisória 458 tramitou pelo Congresso Nacional e provocou calorosos debates entre ambientalistas e ruralistas. Leia alguns comentários sobre a MP 458.

I. A partir da MP é que o governo poderá avançar na ordenação fundiária, no zoneamento econômico--ecológico e nas políticas de incentivo ao desenvolvimento regional.

II. É uma medida de urgência. Se não houver flexibilização diante da situação de fato de ocupação da

Amazônia, a regularização ficará permanentemente comprometida.

III. Não há qualquer tipo de garantia de que o processo de regularização de posses venha de fato aprimorar o ordenamento fundiário da região.

IV. A Medida vai premiar um modelo de desenvolvimento que não prioriza o uso sustentável da floresta.

Assinale a alternativa que identifica, respectivamente, os argumentos dos ambientalistas e dos ruralistas.

15.

(FGV) Observe a foto de uma manifestação de dekasseguis no Japão em janeiro de 2009.

(www.oglobo.globo.com/fotos/2009.01.18/18_MHG_japao.jpg)

A partir da análise da foto, dos conhecimentos sobre a migração brasileira e da atual economia japonesa, assinale a alternativa que apresenta a legenda mais adequada para a situação representada.

A) Os imigrantes brasileiros, considerados essenciais para a economia japonesa, desenvolvem atividades especializadas e reivindicam melhores salários.

B) A crise econômica no Japão tem gerado um protecionismo em relação aos trabalhadores brasileiros que passaram a ter a preferência em relação aos imigrantes de outros países asiáticos.

C) A recessão econômica enfrentada pelo Japão tem mudado o cenário para muitos dos milhares de brasileiros que passaram a enfrentar a situação de desemprego.

D) Depois de décadas de trabalho no Japão, os brasileiros protestam porque não aceitam serem

substituídos por trabalhadores chineses que recebem salários mais baixos.

E) No Japão, os imigrantes brasileiros desempenham atividades bem remuneradas e, por isso, têm sido substituídos por mão de obra asiática, mais barata.

16. (FGV) Após o anúncio pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, de que seu país não renovaria a concessão da base de Manta, os Estados Unidos anunciaram a assinatura de um novo contrato, dessa vez com a Colômbia, para o estabelecimento de bases militares no país.

Considerando o atual contexto político da América Latina e a relação entre os governos da Colômbia e dos Estados Unidos, considere as afirmativas abaixo:

I. O governo do Brasil manifestou-se contrário à intenção dos EUA de ampliarem sua presença militar na Colômbia, pois isso significaria trazer para a América do Sul a lógica da militarização, que pode gerar uma corrida armamentista e obrigar outros países a investir na modernização de suas Forças Armadas.

II. Alheios à polêmica, Evo Morales e Cristina Kirchner apoiam o acordo porque rejeitam a tese de que essas bases significam o reposicionamento dos EUA no continente, após a fracassada proposta de criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e a devolução do canal do Panamá em 1999.

III. A Colômbia e os EUA sustentam que a ampliação do acordo militar visa ao combate ao narcotráfico e à guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC); no entanto, os países da região temem que seja uma manobra estratégica com o objetivo de neutralizar a Venezuela e seus aliados.

IV. Segundo Hugo Chávez, o maior opositor dos EUA na América do Sul, a Venezuela reconhece a soberania colombiana e, por essa razão, solicitou ao presidente Álvaro Uribe garantias de que as tropas norte-americanas

terão uma atuação limitada ao território da Colômbia.

V. O estabelecimento de bases militares norte-americanas na Colômbia consolida a presença dos EUA na América do Sul e reacende o fantasma das intervenções armadas na região, como aconteceu na invasão da Baía dos Porcos, em Cuba, em 1961 e a participação de militares americanos na queda de Salvador Allende no Chile, em 1973.

Estão corretas as afirmativas:

A) II, III e V. D) I, II e V.

B) I, III e V. E) Todas as afirmativas estão corretas.

C) I e III.

17.

(FGV) Em 28 de agosto de 1979, foi sancionada pelo general João Baptista Figueiredo a chamada “Lei da Anistia”. Medida importante no processo de abertura política, tal anistia foi:

A) ampla, geral e irrestrita, como reivindicavam os setores da oposição ao regime militar.

B) restrita aos militares envolvidos em assassinatos e tortura de presos políticos de esquerda.

C) extensiva aos integrantes dos órgãos de repressão envolvidos na tortura de presos políticos.

D) extensiva aos opositores do regime condenados por crimes de sangue, seqüestros e atos considerados terroristas.

E) restrita aos exilados cujos direitos políticos haviam sido cassados antes da promulgação do AI-5.

(6)

18.

(FGV) A recente decisão do ministro da Justiça Tarso Genro de conceder refúgio político ao escritor e ex- terrorista italiano Cesare Battisti foi o pivô de uma grave crise diplomática entre Brasil e Itália. Battisti, condenado na Itália por envolvimento em quatro homicídios — ocorridos entre 1978 e 1979 —, foi preso pela Polícia Federal no Brasil, em 2007, mas obteve, no início de 2009, o status de refugiado por decisão do mesmo ministro da Justiça Tarso Genro.

A decisão do ministro gerou uma série de críticas na Itália e levou o governo italiano a recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra essa decisão e a solicitar a extradição de Battisti.

Em que se baseou o ministro Tarso Genro para, em 13 de janeiro de 2009, ter reconhecido a condição de refugiado do ex-terrorista e atender ao pedido dos advogados de defesa?

A) No fato de Battisti já estar morando no Brasil havia mais de cinco anos, quando foi preso, o que, pelo Código de Processo Penal Brasileiro, impede sua extradição.

B) No fato de Battisti já ter filho brasileiro quando foi preso, o que impede sua extradição, conforme prevêem os artigos da Constituição brasileira que resguardam os direitos humanos.

C) No fato de os crimes cometidos por Battisti já estarem prescritos quando ele foi preso no Brasil, o que impede que seja extraditado, de acordo com o Código de Processo Penal Brasileiro.

D) No fato de Battisti, quando foi preso, já estar casado com brasileira havia mais de cinco anos, o que impede que seja extraditado, de acordo com a Constituição brasileira.

E) Na interpretação de que Battisti é vítima de perseguição política na Itália e que cometeu crimes políticos, e não crimes comuns.

19.

(FGV) A crise econômica internacional foi o principal tema discutido no encontro de líderes das potências industriais e dos países emergentes, o G-20, que ocorreu no mês de abril de 2009, em Londres, capital do Reino Unido, e contou com a presença do presidente Lula, do Brasil. No comunicado emitido após essa cúpula, o G-20 elencou medidas para reativar e regular a economia global.

Assinale, dentre as alternativas seguintes, a única que apresenta uma medida efetivamente anunciada após essa cúpula do G-20.

A) Redução dos recursos para empréstimo à disposição do FMI — Fundo Monetário Internacional.

B) Extinção do FMI — Fundo Monetário Internacional — , já que toda a ajuda a países emergentes será coordenada pelo Banco Central Europeu, onde está sediado o G-20.

C) Afrouxamento da fiscalização sobre as zonas mais obscuras do mercado financeiro, incluindo os denominados “paraísos fiscais”, como forma de facilitar a circulação de recursos no comércio mundial.

D) Afrouxamento da fiscalização efetuada sobre as agências de classificação de risco (ou agências de rating), que tiveram papel essencial na detecção do início da crise financeira global.

E) Injeção de recursos de 1,1 trilhão de dólares para reanimar a economia mundial e ajudar os países em maiores dificuldades.

20.

(PUC.SP) Leia o texto e depois responda:

“A China está negociando com o governo da Nigéria os direitos de exploração de algumas das maiores jazidas de petróleo do país africano. Segundo especialistas, o negócio deve ficar em torno de US$ 40 bilhões e garantir à potência asiática acesso a 6 bilhões de barris de petróleo, mais de 1/6 das reservas nigerianas comprovadas.” (FOLHA de S.

Paulo. China negocia 1/6 do petróleo nigeriano. 30/09/2009, p. B1) Contextualizando esta notícia, é correto afirmar que na China

A) o imenso crescimento obriga o país a buscar estrategicamente fontes de energia em outras partes do mundo.

B) vale a pena a associação com a Nigéria, para ter acesso aos preços mais baixos do barril de petróleo nos países pobres.

C) o petróleo representa a maior parte do consumo de energia, daí ser lógico aproveitar essa especialização e procurar ter acesso a fontes no exterior.

D) a estratégia de buscar petróleo no exterior visa ao futuro, visto que, no presente, a China não é muito dependente de fontes de energia fósseis.

E) associar-se na exploração de jazidas no exterior é caso único, pois os outros países consumidores de petróleo não praticam essa estratégia.

F alou, galera....E spero que tenha F alou, galera....E spero que tenha F alou, galera....E spero que tenha

F alou, galera....E spero que tenha sido útil sido útil sido útil sido útil com o um

com o um com o um

com o um “toque” “toque” “toque” para q “toque” para q para q para que ue ue façam os de 20 ue façam os de 20 façam os de 20 façam os de 20 10 10 10 10 um ano um ano um ano um ano de m uitos conhecim entos e m etas alcançadas.

de m uitos conhecim entos e m etas alcançadas. de m uitos conhecim entos e m etas alcançadas.

de m uitos conhecim entos e m etas alcançadas.

Próxim a aula, darem os início às discussões Próxim a aula, darem os início às discussões Próxim a aula, darem os início às discussões Próxim a aula, darem os início às discussões dos assuntos atuais que tem tido grande repercussão dos assuntos atuais que tem tido grande repercussão dos assuntos atuais que tem tido grande repercussão dos assuntos atuais que tem tido grande repercussão nacional.

nacional. nacional.

nacional.

A té m ais, grande abraço e at A té m ais, grande abraço e at A té m ais, grande abraço e at

A té m ais, grande abraço e até a é a é a próxim a aula!!! é a próxim a aula!!! próxim a aula!!! próxim a aula!!!

O rlando /// G eo/A tualidades

O rlando /// G eo/A tualidades

O rlando /// G eo/A tualidades

O rlando /// G eo/A tualidades

Referências

Documentos relacionados

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Classificação Feminina - Juniores, Seniores, Veteranos

fective treatment to reduce or eliminate pain, increase maximal interincisal distance, and to eliminate joint effusion in patients with disc displacement without reduction..

Tendo em vista a importância crescente dessa doença e o grande número de patógenos envolvidos na infecção, incluindo Lasiodiplodia theobromae, um importante patógeno de

Alguns estudos demons- traram que mulheres portadoras de câncer de mama que mantiveram os ciclos menstruais até um ano após a quimioterapia apresentavam níveis mais elevados de..

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

problemas gerados no interior do próprio mun s normativamente asseguradas, mas não com ais aquelas que constroem mulheres, negros e Com isso, Fraser procura