• Nenhum resultado encontrado

Arq. NeuroPsiquiatr. vol.37 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. NeuroPsiquiatr. vol.37 número3"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DOPAMINE. PETER J. ROBERTS, GEOFFREY Ν . WOODRUFF d LESLIE L.  IVERSEN, editores. Um volume (16x24) com 422 páginas, 56 tabelas, 122 gráficos e 56 figuras. Volume 19 da série Advances in Biochemical Psychopharmacology. Raven P r e s s . New York, 1978.

Este volume, resultante do simpósio realizado n a Universidade de Southampton (Inglaterra) contém 36 monografias versando sobre os aspectos a t u a i s do mecanismo de ação da dopamina (DA) como n e u r o t r a n s m i s s o r do sistema nervoso central (SNC). A anatomia dos neurônios dopaminérgicos e suas projeções sofreu i m p o r t a n t e avanço com a utilização de técnicas histoquímicas, principalmente aquelas q u e objeitvam a detecção da DA e da enzima que a sintetiza a tirosina-hidroxilase. Assim, tornou-se possível a determinação anatômica de diversos sistemas dopaminérgicos, a maioria dos quais tem sua origem em núcleos mesencefalálicos que se pr o j e t a m principalmente na substância n e g r a (sistsma n i g r o s t r i a t a l ) , córtex frontal (sistema mesocortical) e e s t r u t u r a s límbicas (sistema mesolímbico).

O problema da classificação de um fármaco como inibidor da recaptação ou esti-mulador da liberação da DA é ainda tema b a s t a n t e controverso u m a vez que esses dois processos, além de ocorrerem quase concomitantemente, a p r e s e n t a m efeito biológico semelhante. Recentemente, a utilização do método de superfusão veio s a n a r essas dificuldades, de tal m a n e i r a que o processo de liberação pode ser "separado" do p r o -cesso de recaptação. Com essa a b o r d a g e m foi possível concluir que a benzetropina age predominantemente na inibição da recaptação, ao passo que a anfetamina tem uma ação mista. Ao contrário dos receptores adrenérgicos, aqueles p a r a a DA são bastante específicos. E s t u d o s recentes m o s t r a r a m que poderia haver dois tipos de receptores p a r a a DA capazes de aceitar seus dois extremos rotaméricos. Além disso estudos de comportamento animal s ug er i r am também a existência de dois receptores dopaminérgicos. A DA produz u m acúmulo de AMP cíclico tecidual como conseqüência da ativação da adenilciclase sendo que as p r o p r i e d a d e s do receptor do paminérgico que regula essa enzima são semelhante às do reecptor dopaminérgico. Todavia, existem alguns receptores p a r a DA não associados com a ativação d a adenilciclase. Os a u t o -receptores do sistema n i g r o s t r i a t a l constituem exemplo dessa dualidade fisiológica. Como efeito, os receptores p a r a DA parecem r e p r e s e n t a r d u a s populações diferentes das quais somento u m a estaria relacionada com a ativação da adenilciclase.

(2)

-342 ARQ> NEURO­PSIQUI ATRIA (SΓO PAULO) VOL. 37, No 3, SETEMBRO, 1979 

m e n t o da doença de P a r k i n s o n . O sistema mesocortical tem seus corpos celulares s i t u a d o s n a substância n e g r a e n a á r e a t e g m e n t a l v e n t r a l ; suas projeções se fazem preferencialmente p a r a córtex frontal, cíngulo e região entprrineal. Dados anatômicos e eletrofisiológicos sugerem que esse sistema desempenha importante papel na dinâmica do comportamento animal e n a regulação dos estados emocionais. Além disso, essa via parece exercer um controle inibitório da atividade motora ao nível do córtex frontal.

A participação de e s t r u t u r a s límbicas n a fisiopatologia d a parkinsonismo e sua correlação com a s alterações dopaminérgicas n i g r o s t r i a t a i s é .tema de minuciosa análise. Ê i n t e r e s s a n t e n o t a r q u e em regiões r e s t r i t a s do complexo límbico — núcleo acümbens e giro paraolfatório — parece h a v e r redução acentuada de DA em doentes parkinso-nianos. Além disso, a s fibras dopaminérgicas que atingem o giro paraolfatório e o núcleo acumbens parecem originar-se do p u t a m e n e do caudado, respectivamente. Res-salte-se que a redução de DA n a doença de P a r k i n s o n , não afeta todas as regiões telencefálicas ricas nessa substância, não havendo, portanto, evidências de uma dege-neração sistêmica de t o d a s as vias dopaminérgicas do SNC. A redução da DA límbica p arec e ser responsável, pelo menos em p a r t e , pelas alterações afetivas que ocorrem freqüentemente nesses doentes.

(3)

isolamento e identificação de vírus. Ele reúne todas a s técnicas utilizadas n a d a t a atual ou seja: microscopia eletrônica e imunológica, imunodifusão e contraimunoeletro-forese, imunofluorescência, métodos imunoenzimáticos, radioimunoensaio, hemólise em gel, hemaglutinação por imunoaderência e dedica também u m a referência à s pesquisas de anticorpos virais no líquido cefalorraqueano.

A estes capítulos seguem-se 8 relativos a patologia viral em cada especialidade ou seja: doenças oculares virais; doenças dermatológicas v i r a i s ; doenças r e s p i r a t ó r i a s v i r a i s ; infecções virais do t r a t o - g a s t r o i n t e s t i n a l ; infecções virais do sistema nervoso c e n t r a l ; infecçôes i n t r a u t e r i n a s crônicas e p e r i n a t a i s ; infecções sistêmicas e infecções virais em pacientes imunossuprimidos e infecções varicella zoster em hospedeiros normais e p a t o -lógicos. De grande importância p a r a o neurologista é o capítulo (10) relativo as infec-ções virais do sistema nervoso central (SNC). Nele os a u t o r e s discutem o diagnóstico das infecções virais no SNC, a s infecções virais a g u d a s DNA entre elas a infecção por herpes simples, a s infecções virais a g u d a s RNA com o estudo dos g r u p o s Coxsackie, Echo, Arbo e o vírus da raiva, t e r m i n a n d o com o estudo d a s neuroviroses l e n t a s : a panencefalite esclerosante subaguda, a panencefalite progressiva d a rubeola, a leucoencefalopatia progressiva multifocal e a encefalopatia s u b a g u d a espongiforme.

O capítulo 14 e último é escrito pelos editores do livro e t r a t a do estado a t u a l da terapêutica antiviral, fazendo um resumo de toda terapêutica antiviral a t é a data atual e lançando bases de pesquisa p a r a estudos futuros. Como se vê esta obra é um imperativo p a r a todos aqueles que se dedicam a pesquisa e a p r á t i c a clínica médica.

J. A. LIVRAMENTO  CENTRAL NERVOUS SYSTEM E F F E C T S O F HYPOTHALAMIC HORMONES AND

OT HER P E P T I D E S . ROBERT COLLU, ANDRΙ BARBEAU, JACQUES R. DU­ CΉ ARME, J Ε  AN­GUY ROCHEFORTJ editores. Um volume (16x24) encadernado, com

(4)

344 ARQ. NEURO­PSIQUIATRIA (SΓO PAULO) VOL. 37, No 3, SETEMBRO, 1979 

química e funcional com a s endorfinas? c) Finalmente, t a i s substâncias poderiam exercer modulação de tipo comportamental, neurológico e neuroendocrinológico?

São estas a s questões q u e constituem a razão de ser deste livro. Os vinte e seis capítulos q u e o constituem são dedicados à análise dos diversos peptídeos presentes no sistema nervoso: fatores d e liberação hipotalâmicos, fatores inibidores de liberação, endorfinas, substância P , peptídeo vasoativo intestinal, neurotensina, e outros. É uma o b r a onde h á cuidado n a seelção e condução de t r a b a l h o s experimentais, com mapea-mento bioquímico detalhado, comparação dos resultados com · os dados de literatura e análise funcional dos diversos sistemas. Os a u t o r e s estabelecem conclusões claras, rigorosamente p e r t i n e n t e s , no plano científico. Mas não a b r i r a m mão d a ousadia de estabelecer hipóteses de t r a b a l h o criativas, por vezes claramente delineadas, p o r vezes formuladas a p e n a s como propósito de t r a b a l h o s futuros. É uma o b r a de leitura necessária, sobretudo p a r a quem se dedica à pesquisa em neurologia, psiquiatria e endocrinologia, por s e r u m conjunto de t r a b a l h o s de alta envergadura, conduzido por personalidades d a s m a i s conhecidas no campo d a bioquímica do sistema nervoso.

LUIZ R. MACHADO  N E U R O P S Y C H I A T R Y S I D E - E F F E C T S O F DRUGS I N T H E E R D E R L Y . ALVIN J. 

LEV EN SON, editor. Um volume encadernado (16x24) com 240 páginas, 9 figuras e 31 tabelas. Volume 9 d a série "Aging". Raven P r e s s , New York, 1979. Preço US$ 26,00.

(5)

agentes anti-hipertensivos, dos medicamentos vago-simpáticos, d a s d r o g a s psicoterapêuticas, dos analgésicos, dos antipiréticos, dos esteróides, dos medicamentos a n t i -diabéticos, dos catárticos e laxativos usados ' l a r g a m a n u " , dos a g e n t e s quimioterápieos anti-cancerígenos. Há, também, embora u m t a n t o deslocado do contexto geral do livro, u m capítulo sobre os perigos colaterais do tabagismo, do alcoolismo e d a s d r o g a s criadoras de habituação.

E s t e livro, de pequeno formato e de fácil manuseio como convém p a r a o s que não dispõem de tempo p a r a l e i t u r a s compendiais, contêm ensinamentos de alto valor p a r a o t r a t a m e n t o médico de pessoas de idade avançada. Os riscos de terapêuticas a g r e s s i -vas e, principalmente, de p r o g r a m a s utilizando v á r i a s d r o g a s s i m u l t a n e a m e n t e são expostos de maneira clara e concisa, à luz de dados j á concretamente estabelecidos. Muito útil neste sentido, devendo ser lido com atenção, é o t r a b a l h o d e W i l l i a m S. Field dando o devido valor ao manejamento de d r o g a s a t u a l m e n t e em uso, enfatizando os reais benefícios proporcionados por a l g u m a s delas e, com a l g u m a ironia, salientando a inutilidade de a l g u m a s o u t r a s amplamente utilizadas com ou mesmo sem discerni-mento. Todos os clínicos — especialistas em Neurologia e em P s i q u i a t r i a e mesmo os psicólogos e t a m b é m os cultores de o u t r a s especializações — deverão ler este livro com vagar em benefício de seus pacientes idosos, mantendo-o, depois, s e m p r e à mão, para consultas visando ao atendimento de casos imprevistos.

O. LANQE 

CONGENITAL AND ACQUIRED COGNITIVE D I S O R D E R S . ROBERT KATZMAN,  editor. Um volume encadernado (16x24) com 314 páginas, 66 f i g u r a s e 46 tabelas. Raven P r e s s , New York, 1979. P r e ç o : US$ 32,50.

Referências

Documentos relacionados

Continuous monitoring of intracranial pressure was carried out in 20 patients admitted to the Department of Neurological Surgery.. All had craniotomies for direct treatment

Todo el trabajo de orientaeión topográfica acerca de la sede de las lesiones responsables de los diferentes tipos de afasia (tales como los recientes de Benson, de Kerstez, incluso

Ella no excluye explicitamente otros procesos fisiológicos que también pueden contraer asociaciones temporales con "eventos" (estímulos o respuestas), mas para los fines

Contudo, os nervos examinados não apresentaram partículas com as caracte- rísticas das do virus da raiva.. É possível que após a inoculação os virus percam suas cápsulas e

The capillaries are formed of closely applied endothelial cells which at some zones of contact exhibit specialised, electron dense tight junctions ( F i g. 2) and the tight

ALZHEIMER'S DISEASE: SENILE DEMENTIA AND RELATED DISORDERS. Volume n° 7 da série Aging. Na medida em que aumenta o tempo de vida média do gênero humano graças aos modernos

The intracytoplasmic granules in these less distended cells were slightly yellowish, displayed a greenish autofluorescence under ultraviolet light (Fig. 3) and stained with PAS

Como técnica del cambio psíquico, la psicoterapia opera sólo sobre sujetos receptivos.. Un artículo trata el importante problema de la expresión no-verbal