• Nenhum resultado encontrado

Guia de Matrícula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Matrícula"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, pela primeira vez, um guia de matrícula, direcionado aos encarregados de educação dos candidatos à rede escolar pública do Concelho de Sintra.

Neste documento, os encarregados de educação podem ver elucidadas as suas dúvidas no que diz respeito ao processo de matrícula, bem como conhecer as respostas educativas existentes no território de Sintra, permitindo, assim, que possam optar pelo percurso educativo desejado e mais adequado às necessidades dos seus educandos.

Congregamos, igualmente, neste documento, informação relativa a áreas fulcrais no que respeita às necessidades dos educandos e das famílias, nomeadamente Ação Social Escolar ou Atividades de Animação e de Apoio à Família, entre outras.

Não obstante, encontramo-nos na disposição de esclarecer alguma dúvida que possa surgir, estando certo que este documento poderá constituir um auxílio significativo para quem na primeira vez ingressa num estabelecimento de ensino da rede escolar pública de Sintra.

Votos de um excelente ano letivo!

O Vice-Presidente,

(3)

A Rede Pública de Educação e Ensino de Sintra, onde encontramos oferta de Educação Pré-Escola, Ensino Básico (1.º/2.º/3.º ciclos) e Ensino Secundário, é composta por

20 Agrupamentos de Escolas e 1 Escola Secundária.

No ano letivo 2014/2015, registaram-se 48.781 alunos inscritos nas escolas da Rede Pública de Educação e Ensino de Sintra, distribuídos da seguinte forma:

PRÉ-ESCOLAR 4.006

1.º CICLO 13.640

2.º CICLO 7.885

3.º CICLO 11.984

ENSINO SECUNDÁRIO (regular) 7.596 ENSINO SECUNDÁRIO (profissional) 1.781

OUTRAS RESPOSTAS 1.889

No ano letivo 2015/2016, prevê-se que a Rede Pública de Sintra ofereça 166 salas de Jardins de Infância distribuídas por 78 estabelecimentos de ensino, bem como 84 Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Apresentamos, de seguida, o “Guia de Matrícula 2015/2016” para pais e encarregados de educação de novos candidatos e alunos que já frequentam a rede escolar pública do Concelho de Sintra, onde procuramos esclarecer questões relacionadas com o processo de matrícula e distribuição dos alunos, Atividades de Animação e de Apoio à Família, Componente de Apoio à Família, Ação Social Escolar, Refeitórios e Transportes Escolares.

(4)

Índice

1. Qual o prazo para apresentar o pedido de matrícula?

2. Como é que se apresenta o pedido de matrícula na rede pública? 3. De que depende a colocação do candidato?

4. Como é que se sabe que o candidato tem vaga no Jardim de Infância ou 1.º ano de escolaridade?

5. Como é que se procede à distribuição dos alunos, de acordo com as preferências e com o número de vagas?

5.1. Educação Pré-Escolar 5.2. Ensino Básico 6. Educação Pré-Escolar

6.1. O que é?

6.2. Horário de funcionamento das atividades educativas 6.3. Quais são os Jardins de Infância da Rede Pública de Sintra? 7. Atividades de Animação e de Apoio à Família (Pré-Escolar)

7.1. O que são?

7.2. Quem se pode inscrever? 7.3. Como de pode inscrever? 7.4. Qual o prazo de inscrição?

7.5. Quanto custa a frequência nas Atividades de Animação e Apoio à Família? 7.6. Quais os jardins de infância onde existem Atividades de Animação e de Apoio

à Família (pré-escolar)? 8. 1.º Ciclo do Ensino Básico

8.1. O que é?

8.2. Qual o horário de funcionamento das atividades letivas? 8.3. O que são as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)?

8.4. O que é a Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo do Ensino Básico? 8.5. Quais as escolas do 1.º ciclo da rede pública do concelho de Sintra?

9. Refeitórios Escolares

9.1. Qual é o custo de cada almoço?

9.2. Como se efetua o pagamento das refeições do meu educando? 9.3. Como se controla o consumo de refeições?

10. Ação Social Escolar 11. Transporte Escolar

(5)

1. Qual o prazo para apresentar o pedido de matrícula?

Na educação pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade, a matrícula é efetuada entre o dia 15 de abril e 15 de junho.

2. Como é que se apresenta o pedido de matrícula na rede pública?

O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via internet na aplicação disponível no

portal das escolas, na área “Matrícula Eletrónica”, utilizando o cartão do cidadão do encarregado de educação e do candidato a aluno da rede pública.

Não sendo possível recorrer à internet, o pedido deve ser apresentado presencialmente nos serviços competentes do estabelecimento de educação e de ensino pretendido para a frequência (sede do Agrupamento de Escolas), procedendo esses serviços ao registo da matrícula na aplicação informática referida anteriormente. Pode consultar aqui a rede educativa disponível no Concelho

de Sintra.

No pedido de matrícula devem ser indicados até 5 estabelecimentos de ensino por ordem de preferência.

No ato de inscrição deve ser apresentada a candidatura para beneficiar de Ação Social Escolar, Atividades de Animação e de Apoio à Família (pré-escolar) e Transporte Escolar (caso se aplique).

3. De que depende a colocação do candidato?

Depende do número de vagas existentes nos Jardins de Infância e escolas pretendidas pelo Encarregado de Educação.

4. Como é que se sabe que o candidato tem vaga no Jardim de Infância ou 1.º ano de escolaridade?

Terminado o prazo para apresentação do pedido de matrícula (15 de junho), o Agrupamento de Escolas torna pública a lista dos candidatos que requereram matrícula, até ao dia 5 de julho. As listas de admissão definitivas são publicadas até 29 de julho.

5. Como é que se procede à distribuição dos alunos, de acordo com as preferências e com o número de vagas?

Os candidatos são posicionados nas listas de admissão de acordo com as prioridades de admissão e critérios de desempate definidos no diploma legal(Despacho  n.º  7-­‐B/2015,  de  7  de  maio), nomeadamente:

5.1. Educação Pré-Escolar

No pré-escolar, as crianças são admitidas de acordo com os seguintes critérios de ordenação:

1)Que completem os cinco anos de idade até 31 de dezembro;

2)Que completem os quatro anos de idade até 31 de dezembro;

3)Que completem os três anos de idade até 15 de setembro;

4)Que completem os três anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro. Caso se verifiquem situações de igualdade, aplicam-se os seguintes critérios de desempate:

1.Com necessidades educativas especiais de caráter permanente, de acordo com o artigo 19.º do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua redação atual;

2.Filhos de mães e pais estudantes menores, nos termos previstos no artigo 4.º da Lei n.º 90/2001, de 20 de agosto;

(6)

4. Crianças cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência do estabelecimento de educação pretendido;

5. Crianças mais velhas, contando-se a idade, para o efeito, sucessivamente em anos, meses e dias;

6. Crianças cujos encarregados de educação desenvolvam a sua atividade profissional, comprovadamente, na área de influência do estabelecimento de educação pretendido;

7. Outras prioridades e ou critérios de desempate definidos no regulamento interno do estabelecimento de educação e de ensino.

Na renovação de matrícula na educação pré-escolar é dada prioridade às crianças que frequentaram no ano anterior o estabelecimento de educação que pretendem frequentar, aplicando -se sucessivamente as prioridades definidas nos números anteriores.

5.2. Ensino Básico

No Ensino Básico, as crianças são admitidas de acordo com os seguintes critérios de ordenação:

1) Com necessidades educativas especiais de caráter permanente que exijam condições de acessibilidade específicas ou respostas diferenciadas no âmbito das modalidades específicas de educação, conforme o previsto nos n.ºs 4, 5, 6 e 7 do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua redação atual;

2) Com necessidades educativas especiais de caráter permanente não abrangidos pelas condições referidas na prioridade anterior e com currículo específico individual, conforme definido no artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua redação atual;

3) Que no ano letivo anterior tenham frequentado a educação pré-escolar ou o ensino básico no mesmo estabelecimento de educação e ou de ensino;

4) Com irmãos já matriculados no estabelecimento de educação e de ensino;

5) Cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência do estabelecimento de ensino;

6) Que no ano letivo anterior tenham frequentado a educação pré -escolar em instituições particulares de solidariedade social na área de influência do estabelecimento de ensino ou num estabelecimento de ensino do mesmo agrupamento de escolas, dando preferência aos que residam comprovadamente mais próximo do estabelecimento de ensino escolhido;

7) Cujos encarregados de educação desenvolvam a sua atividade profissional, comprovada-mente, na área de influência do estabelecimento de ensino;

8) Mais velhos, no caso de matrícula, e mais novos, quando se trate de renovação de matrícula, à exceção de alunos em situação de retenção que já iniciaram o ciclo de estudos no estabelecimento de ensino.

Com respeito pelas prioridades estabelecidas no número anterior, podem ser definidas no regulamento interno do estabelecimento de educação e de ensino outras prioridades e ou critérios de desempate.

6. Educação Pré-Escolar 6.1. O que é?

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

(7)

6.2. Horário de funcionamento das atividades educativas

Habitualmente das 9h00 às 15h30, com pausa para almoço e lanche da manhã.

O pagamento dos almoços é calculado de acordo com os critérios definidos no âmbito da Ação Social Escolar (ASE), mediante o escalão do abono de família.

O funcionamento das atividades educativas é complementado pelas Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), que asseguram o acompanhamento das crianças antes e depois das atividades educativas e durante os períodos de interrupção dessas atividades. As AAAF são de frequência facultativa e são comparticipadas pelas famílias, sendo promovidas pelo Município e pelos Agrupamentos de Escolas.

6.3. Quais são os Jardins de Infância da Rede Pública de Sintra?

Apresentam-se, nas tabelas que se seguem, os Jardins de Infância da rede pública de Sintra. Salvaguarda-se que os valores constantes na coluna “capacidade instalada” são meramente

indicativos e não têm em conta as turmas de efetivo reduzido (Necessidades Educativas Especiais)

ou os alunos que transitam dentro deste nível de ensino, não libertando vaga.

UNIÃO DE FREGUESIAS DE AGUALVA E MIRA SINTRA

LOCALIDADE ESTABELECIMENTODE ENSINO AGRUPAMENTO DEESCOLAS ATIVIDADESNº SALAS CAPACIDADEINSTALADA

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Agualva EB Agualva 2 António Sérgio 4 100 X

Agualva EB Agualva 3 António Sérgio 2 50 X

Agualva EB Dr. António Torrado Agualva Mira Sintra 2 50 X Agualva JI Nª Srª Anunciação António Sérgio 4 100 X

Anta JI Anta Agualva Mira Sintra 4 100 X

Colaride EB Colaride António Sérgio 3 75 X

Lopas EB Lopas Agualva Mira Sintra 2 50 X

Mira Sintra EB Mira Sintra Agualva Mira Sintra 2 50 X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGUEIRÃO MEM MARTINS

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº SALAS ATIVIDADES CAPACIDADE INSTALADA ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Algueirão EB Mestre Domingos

Saraiva Algueirão MDS 2 50 X

Casal da

Cavaleira EB Casal da Cavaleira Algueirão MDS 7 175 X Mem Martins EB Mem Martins Ferreira de Castro 2 50 X Mem Martins EB Mem Martins 1 Ferreira de Castro 2 50 X Mem Martins JI Mem Martins Ferreira de Castro 4 100 X

Ouressa EB Ouressa Ferreira de Castro 2 50 X

Tapada das Mercês

EB Eduardo Luna de

Carvalho Visconde Juromenha 3 75 X

Tapada das

(8)

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALMARGEM DO BISPO, PÊRO PINHEIRO E MONTELAVAR LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº SALAS ATIVIDADES CAPACIDADE INSTALADA ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Aruil EB Aruil Lapiás 1 25

Almargem do

Bispo EB Almargem do Bispo Lapiás 1 25 X

Camarões JI Camarões Lapiás 1 25

Cortegaça EB Cortegaça Lapiás 1 25

Dona Maria EB Dona Maria Lapiás 1 25

Maceira EB Maceira Lapiás 1 25

Montelavar JI Montelavar Lapiás 2 50

Morelena JI Morelena Lapiás 1 25

Negrais EB Negrais Lapiás 1 25

Palmeiros JI Palmeiros Lapiás 1 25 X

Pero Pinheiro EB Pero Pinheiro Lapiás 1 25 Sabugo e Vale

de Lobos

EB Sabugo e Vale de

Lobos Lapiás 3 75 X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE CACÉM E SÃO MARCOS

LOCALIDADE ESTABELECIMENTODE ENSINO AGRUPAMENTODE ESCOLAS ATIVIDADESNº SALAS CAPACIDADEINSTALADA

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Cacém JI Cacém 1 D. Maria II 4 100 X

Casal do

Cotão EB Casal do Cotão D. João II 2 50 X

São Marcos EB São Marcos 1 D. João II 3 75 X

São Marcos EB São Marcos 2 D. João II 2 50 X

FREGUESIA DE CASAL DE CAMBRA

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº SALAS ATIVIDADES CAPACIDADE INSTALADA ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA Casal de

Cambra EB Casal de Cambra

Prof. Agostinho

da Silva 4 100 X

Casal de

Cambra JI Casal de Cambra

Prof. Agostinho

da Silva 2 50 X

FREGUESIA DE COLARES

LOCALIDADE ESTABELECIMENTODE ENSINO AGRUPAMENTO DEESCOLAS ATIVIDADESNº SALAS CAPACIDADEINSTALADA

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA Azenhas do

Mar JI Azenhas do Mar Monte da Lua 2 50 X

Colares EBI Colares Monte da Lua 1 25 X

(9)

UNIÃO DE FREGUESIAS DE MASSAMÁ E MONTE ABRAÃO LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº SALAS ATIVIDADES CAPACIDADE INSTALADA ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Massamá EB Massamá Miguel Torga 4 100 X

Monte Abraão EB Monte Abraão Ruy Belo 6 150 X

Monte Abraão EB Monte Abraão 2 Ruy Belo 2 50 X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE QUELUZ E BELAS

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº SALAS ATIVIDADES CAPACIDADE INSTALADA ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Belas EB Belas 3 Queluz Belas 2 50 X

Belas EB Mário Cunha Brito Queluz Belas 3 75 X Casal da

Barôta EB Casal da Barôta Massamá 2 50 X

Casal da

Barôta EB Xutaria Massamá 2 50 X

Pego Longo EB Pego Longo Queluz Belas 2 50 X

Pendão EB Pendão Queluz Belas 3 75 X

Queluz EB Queluz 2 Queluz Belas 4 100 X

Serra da

Silveira JI Serra da Silveira Queluz Belas 2 50 X

FREGUESIA DE RIO DE MOURO

LOCALIDADE ESTABELECIMENTODE ENSINO AGRUPAMENTODE ESCOLAS ATIVIDADESNº SALAS CAPACIDADEINSTALADA

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Albarraque JI Padre Agostinho da

Motta Alfredo da Silva 2 50 X

Cabra Figa EB Cabra Figa Alfredo da Silva 1 25 X Fitares EB Fitares Escultor Franciscodos Santos 3 75 X

Francos EB Francos Alfredo da Silva 2 50 X

Rinchoa EB Rinchoa Escultor Francisco

dos Santos 3 75 X

Rinchoa EB Rinchoa 2 Leal da Câmara 1 25 X

Rio de Mouro EB Rio de Mouro 1 Leal da Câmara 2 50 X Rio de Mouro EB Rio de Mouro 2 Leal da Câmara 2 50 X

Serra das

Minas EB Serra das Minas 2 Leal da Câmara 4 100 X Serra das

Minas EB Serra das Minas 1 Mem Martins 2 50 X

Vale Mourão EB Vale Mourão D. Maria II 2 50 X

Varge Mondar EB Fernando Formigal

(10)

UNIÃO DE FREGUESIAS DE S. JOÃO DAS LAMPAS E TERRUGEM LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº SALAS ATIVIDADES CAPACIDADE INSTALADA ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA Arneiro dos

Marinheiros JI Arneiro Marinheiros Alto dos Moinhos 1 25 X

Assafora EB Assafora Alto dos Moinhos 1 25 X

Bolembre EB Bolembre Alto dos Moinhos 2 50 X

Lameiras EB Lameiras Lapiás 1 25

S. João das

Lampas EB S. João das Lampas Alto dos Moinhos 1 25 X Santa Susana EB Santa Susana Alto dos Moinhos 1 25

Terrugem JI Terrugem Alto dos Moinhos 1 25 X

Vila Verde EB Vila Verde Alto dos Moinhos 1 25 X

FREGUESIA DE SÃO MARTINHO

LOCALIDADE ESTABELECIMENTODE ENSINO AGRUPAMENTODE ESCOLAS ATIVIDADESNº SALAS CAPACIDADEINSTALADA

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA

Morelinho JI Morelinho D. Carlos I 1 25 X

Várzea de

Sintra JI Várzea de Sintra D. Carlos I 3 75 X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE SINTRA

LOCALIDADE ESTABELECIMENTODE ENSINO AGRUPAMENTODE ESCOLAS ATIVIDADESNº SALAS CAPACIDADEINSTALADA

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

E APOIO À FAMÍLIA Abrunheira EB Abrunheira Alfredo da Silva 2 50 X

Galamares EB Galamares Monte da Lua 1 25 X

Linhó EB Linhó Monte da Lua 3 75 X

Lourel EB Lourel D. Carlos I 2 50 X

Portela de

Sintra EB Portela de Sintra Monte da Lua 1 25 X

Ral JI Ral D. Carlos I 2 50 X

Ranholas EB Ranholas Monte da Lua 1 25 X

São Pedro

Penaferrim EB São Pedro Monte da Lua 1 25 X

Sintra EB D Carlos I D. Carlos I 2 50 X

Sintra EB Sintra Monte da Lua 1 25 X

7. Atividades de Animação e de Apoio à Família (Pré-Escolar) 7.1. O que são?

Consideram-se Atividades de Animação e Apoio à Família as atividades que se destinam

(11)

7.2. Quem se pode inscrever?

Todas as crianças que frequentam o Jardim de Infância onde funcionam as Atividades de Animação e Apoio à Família.

7.3. Como se pode inscrever?

Nas secretarias da sede do Agrupamento de Escolas ao qual pertence o Jardim de Infância onde a criança está inscrita.

7.4. Qual o prazo de inscrição?

Preferencialmente de 15 de abril a 15 de junho, coincidindo com o prazo de apresentação do pedido de matrícula no pré-escolar.

7.5. Quanto custa a frequência nas Atividades de Animação e Apoio à Família?

As Atividades de Animação e Apoio à Família são comparticipadas pelas famílias. O valor das mensalidades é fixado com base nos rendimentos do agregado familiar.

Pode consultar aquio Regulamento Municipal do Programa “À Descoberta dos Tempos Livres

7.6. Quais os jardins de infância onde existem Atividades de Animação

Nas tabelas constantes no ponto 6.3. pode verificar quais os jardins de infância que têm Atividades de Animação e Apoio à Família.

8. 1.º Ciclo do Ensino Básico 8.1. O que é?

O 1.º ciclo do Ensino Básico compreende 4 anos de escolaridade, sendo o início da formalização das aprendizagens e das estruturas de conhecimento.

As componentes curriculares de caráter obrigatório são o Português, a Matemática, o Estudo do Meio, as Expressões Artísticas e Físico-Motoras, o Apoio ao Estudo e a Oferta Complementar. A Educação Moral e Religiosa é uma disciplina de frequência facultativa.

No 1.º ciclo as atividades letivas perfazem um total de 25 horas semanais.

8.2. Qual o horário de funcionamento das atividades letivas?

As aulas decorrem, na generalidade das escolas, entre as 9h00 às 15h30, com pausas para o almoço e intervalo.

8.3. O que são as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)?

Consideram-se AEC no 1.º ciclo do ensino básico as atividades educativas e formativas que incidam na aprendizagem da língua inglesa ou de outras línguas estrangeiras e nos domínios desportivo, artístico, científico, técnico e das tecnologias da informação e comunicação, de ligação da escola com o meio e de educação para a cidadania.

As AEC têm uma duração semanal de 5 horas. São de frequência gratuita e de inscrição facultativa.

8.4. O que é a Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo do Ensino Básico?

Considera-se CAF o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e/ou depois da componente curricular e de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.

(12)

Pode consultar aqui o Regulamento Municipal do Programa “À Descoberta dos Tempos Livres”.

8.5. Quais as escolas do 1.º ciclo da rede pública do concelho de Sintra?

Apresentam-se, nas tabelas que se seguem, as escolas do 1.º ciclo da rede pública do concelho de Sintra.

UNIÃO DE FREGUESIAS DE AGUALVA E MIRA SINTRA

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Agualva EB Dr. António Torrado Agualva e Mira Sintra X

Agualva EB Agualva 2 António Sérgio X

Agualva EB Agualva 3 António Sérgio X

Agualva EB Quinta da Fidalga António Sérgio X

Colaride EB Colaride António Sérgio X

Lopas EB Lopas Agualva e Mira Sintra X

Meleças EB Meleças Agualva e Mira Sintra

Mira Sintra EB Mira Sintra Agualva e Mira Sintra X Mira Sintra EB Mira Sintra 2 Agualva e Mira Sintra

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGUEIRÃO MEM MARTINS

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Algueirão EB Mestre Domingos Saraiva Algueirão - Mestre Domingos

Saraiva

X

Algueirão EB Algueirão Algueirão - Mestre Domingos Saraiva

Casal da Cavaleira EB Casal da Cavaleira Algueirão - Mestre Domingos Saraiva

X

Mem Martins EB Mem Martins 1 Ferreira de Castro X Mem Martins EB Mem Martins Ferreira de Castro X Mem Martins EB Mem Martins 2 Mem Martins

Ouressa EB Ouressa Ferreira de Castro X Tapada das Mercês EB Eduardo Luna de Carvalho Visconde Juromenha X Tapada das Mercês EB Tapada das Mercês Visconde Juromenha X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALMARGEM DO BISPO, PÊRO PINHEIRO E MONTELAVAR

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Almargem do Bispo EB Almargem do Bispo Lápias X

Aruil EB Aruil Lápias

Cortegaça EB Cortegaça Lápias

Dona Maria EB Dona Maria Lápias

Maceira EB Maceira Lápias

Montelavar EB Montelavar Lápias

Morelena EB Morelena Lápias

Negrais EB Negrais Lápias

Pêro Pinheiro EB Pêro Pinheiro Lápias

Sabugo e Vale de Lobos EB Sabugo e Vale de Lobos Lápias X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE CACÉM E SÃO MARCOS

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Cacém EB Ribeiro de Carvalho D. Maria II X

Cacém EB Cacém 1 D. Maria II

Casal do Cotão EB Casal do Cotão D. João II X S. Marcos EB Rainha D. Leonor de Lencastre D. João II

S. Marcos EB São Marcos 1 D. João II X

(13)

Guia de Matrícula 2015|2016

FREGUESIA DE CASAL DE CAMBRA

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Casal de Cambra EB Casal de Cambra Prof. Agostinho da Silva X Casal de Cambra EB Casal de Cambra 2 Prof. Agostinho da Silva

FREGUESIA DE COLARES

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA

Colares EB Colares Monte da Lua X

Mucifal EB Mucifal Monte da Lua X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE MASSAMÁ E MONTE ABRAÃO

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA

Massamá EB Massamá Miguel Torga X

Massamá EB Massamá 2 Massamá X

Monte Abraão EB Monte Abraão Ruy Belo X

Monte Abraão EB Monte Abraão 2 Ruy Belo X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE QUELUZ E BELAS

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Belas EB Mário Cunha Brito Queluz-Belas X

Idanha EB Belas 2 Queluz-Belas X

Idanha EB Belas 3 Queluz-Belas X

Massamá Norte EB Casal da Barôta Massamá X

Massamá Norte EB Xutaria Massamá X

Pego Longo EB Pego Longo Queluz-Belas X

Pendão EB Pendão Queluz-Belas X

Queluz EB Queluz 2 Queluz-Belas X

Serra da Silveira EB Belas 5 Queluz-Belas X

FREGUESIA DE RIO DE MOURO

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Albarraque EB Albarraque Alfredo da Silva X Cabra Figa EB Cabra Figa Alfredo da Silva X

Fitares EB Fitares Escultor Francisco dos Santos

X

Francos EB Francos Alfredo da Silva X

Rinchoa EB Rinchoa Escultor Francisco dos Santos

X

Rinchoa EB Rinchoa 2 Leal da Câmara X

Rio de Mouro EB Rio de Mouro 1 Leal da Câmara X Rio de Mouro EB Rio de Mouro 2 Leal da Câmara X Serra das Minas EB Serra das Minas 1 Mem Martins X Serra das Minas EB Serra das Minas 2 Leal da Câmara X

Serradas EB Serradas Alfredo da Silva

Vale Mourão EB Vale Mourão D. Maria II X Varge Mondar EB Fernando Formigal Morais Alfredo da Silva X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE S. JOÃO DAS LAMPAS E TERRUGEM

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Assafora EB Assafora Alto dos Moinhos X Bolembre EB Bolembre Alto dos Moinhos X

Faião EB Faião Alto dos Moinhos X

Godigana EB Godigana Alto dos Moinhos X

Lameiras EB Lameiras Lápias

(14)

FREGUESIA DE SÃO MARTINHO

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Várzea de Sintra EB Várzea de Sintra D. Carlos I X

UNIÃO DE FREGUESIAS DE SINTRA

LOCALIDADE ESTABELECIMENTO DE ENSINO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA Abrunheira EB Abrunheira Alfredo da Silva X

Galamares EB Galamares Monte da Lua X

Linhó EB Linhó Monte da Lua X

Lourel EB D. Carlos I D. Carlos I X

Lourel EB Lourel D. Carlos I X

Manique de Cima EB Manique de Cima Alfredo da Silva X Portela de Sintra EB Portela de Sintra Monte da Lua X

Ranholas EB Ranholas Monte da Lua X

São Pedro Penaferrim EB São Pedro Monte da Lua X

Sintra EB Sintra Monte da Lua X

9. Refeitórios Escolares

O Município gere os refeitórios de 92 estabelecimentos de ensino que disponibilizam Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico. É oferecida aos Encarregados de Educação a possibilidade de adquirir a refeição escolar, composta por almoço e lanche diários.

As ementas podem ser consultadas no Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem (SIGA) e na página do Município de Sintra.

9.1. Qual é o custo de cada refeição?

O  pagamento  das  refeições  é  comparDcipado  pelas  famílias,  sendo  o  custo  determinado  pelo escalão  de  Ação  Social  Escolar  de  que  beneficia  o  aluno.

Valor de comparticipação das famílias

Preço Unitário

Almoço Lanche Almoço + Lanche

Beneficiários do escalão A Isento Isento Isento

Beneficiários do escalão B 0,73€ 0,20€ 0,90€ Beneficiários do escalão C 1,46€ 0,40€ 1,80€

9.2. Como se efetua o pagamento das refeições do meu educando?

Através de Multibanco e homebanking com recurso a referências unipessoais ou presencialmente nos locais disponibilizados para o efeito, de acordo com lista dos pontos de venda publicada anualmente na página do Município de Sintra.

9.3. Como se controla o consumo de refeições?

Através do Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem (SIGA), que é uma aplicação informática, acessível a partir de qualquer computador ou smartphone (Android, iOS ou Windows Phone), desde que tenha acesso à internet. Para cada aluno são criadas credenciais de acesso (login e password), que permitem reservar refeições, efetuar o controlo da data e número de refeições consumidas e verificar o saldo existente para consumo de refeições, bem como a possibilidade de fazer o download da fatura.

(15)

10. Ação Social Escolar

A Ação Social Escolar (ASE) é uma medida de apoio que se destina a comparticipar nas despesas escolares dos alunos do 1.º ciclo e serve para a aquisição de material escolar, refeições

e transportes. No que respeita aos manuais escolares para o 1.º ciclo do Ensino Básico, o Município de Sintra assume, para o ano letivo 2015/2016, a sua atribuição a todos os alunos da rede pública deste nível de ensino.

Na Educação Pré-Escolar o subsídio de Ação Social Escolar destina-se ao pagamento de refeições.

As famílias que pretendam beneficiar de qualquer modalidade de ação social escolar deverão candidatar-se à sua concessão, podendo as crianças abrangidas ser integradas, de acordo com a condição sócio económica do respetivo agregado familiar, traduzido pelo posicionamento nos escalões de rendimento para atribuição de abono de família.

O Município de Sintra disponibiliza na sua página de Internet os boletins para concessão de auxílios económicos, que deverão ser devidamente preenchidos pelos encarregados de educação dos alunos e entregues nos serviços de administração escolar dos respetivos agrupamentos de escolas, com cópia da declaração da Segurança Social onde conste informação relativa ao seu posicionamento para efeitos de abono de família.

O  escalão  da  Ação  Social  Escolar  é  indexado  ao  escalão  do  abono  de  família  de  que  beneficia ao  aluno:

Escalão Ação Social Escolar Abono de Família

Beneficiários do escalão A Escalão 1

Beneficiários do escalão B Escalão 2

Beneficiários do escalão C Escalão 3 ou mais

Decorrido o prazo inicial da candidatura e ao longo do ano letivo, se se verificar a alteração dos rendimentos do agregado familiar que se reflita na alteração do escalão de abono de família, este deverá ser atualizado.

11. Transporte Escolar

O Município de Sintra assegura o transporte escolar a todos os alunos do ensino básico e secundário, da rede pública, particular ou cooperativa, com contrato de associação e paralelismo pedagógico, no percurso entre o local da sua residência e o local do respetivo estabelecimento de ensino, quando residam a mais de 3 ou 4 quilómetros dos estabelecimentos de ensino respetivamente, sem ou com refeitório.

Estão abrangidos:

a) Os alunos do ensino básico, menores de idade, matriculados na escola de residência ou matriculados compulsivamente fora da sua área de residência;

b) Os alunos do ensino secundário matriculados na escola de residência ou transferidos compulsivamente para outro estabelecimento mais distante, por motivos de falta de vaga ou área de estudo na escola da sua área de residência;

c) Os alunos dos estabelecimentos de ensino da rede pública em situação de estágio, no âmbito das respostas educativas profissionalizantes oferecidas pelas entidades integradoras, as quais serão equiparadas a estabelecimento de ensino e de educação para o efeito de atribuição de transporte escolar;

(16)

A candidatura a este apoio deverá ser formalizada na secretaria do Agrupamento de Escolas ao qual pertence o seu educando.

Pode consultar o Plano de Transportes Escolar aqui.

12. Existem respostas específicas para os alunos com Necessidades Educativa Especiais?

Sim. As escolas da rede pública, enquanto escolas para todos, enquadram o princípio da igualdade de oportunidades, através de um conjunto de ofertas educativas que procuram responder às necessidades educativas especiais de caráter permanente das crianças e jovens com limitações ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia e do relacionamento e participação social.

Unidades de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e Surdo Cegueira (UAE)

Estas unidades promovem a participação dos alunos com multideficiência e surdo cegueira nas atividades curriculares, aplicando metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares.

AGRUPAMENTO CICLO AE Agualva Mira Sintra 1º, 2º e 3º CEB e Sec.

AE Alfredo da Silva 1º CEB AE D. Carlos I 1º CEB AE D. Maria II 1º CEB AE Ferreira de Castro 1º e 2º CEB AE Professor Agostinho da Silva 1º CEB

AE Queluz-Belas 1º CEB

Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (UEE)

Estas  unidades  promovem  a  parDcipação  dos  alunos  com  perturbações  do  espetro  do  auDsmo nas   aDvidades   curriculares,   implementando   e   desenvolvendo   um   modelo   de   ensino estruturado,  assente  num  conjunto  de  princípios  e  estratégias  que  promovem  a  organização  do espaço,  do  tempo,  dos  materiais  e  das  aDvidades.

AGRUPAMENTO CICLO AE Alfredo da Silva 1º CEB AE D. João II 1º CEB AE D. Maria II 1º, 2º e 3º CEB e Sec. AE Ferreira de Castro 1º e 2º CEB

AE Lápias 1º, 2º e 3º CEB AE Leal da Câmara 1º CEB

AE Mem Martins 1º e 2º CEB AE Professor Agostinho da Silva 1º e 2º CEB AE Ruy Belo 1º CEB

Escola de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão (EREAC)

Estas escolas asseguram a observação e avaliação visual e funcional dos alunos promovendo o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita do Braille, bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação.

(17)

Escolas de Referência para a Intervenção Precoce na Infância (IPI)

A Intervenção Precoce na Infância constitui-se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social. A sua intervenção centra-se nas crianças até aos 6 anos de idade, com alterações ou em risco de apresentar alterações nas estruturas ou funções do corpo, tendo em linha de conta o seu normal desenvolvimento. Constitui um instrumento do maior alcance na concretização do direito à participação social dessas crianças e dos jovens e adultos em que se irão tornar.

AGRUPAMENTO AE D. Carlos I AE Queluz-Belas

CONTACTOS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO TELEFONE 21 923 60 63 / 66 E-MAIL ded@cm-sintra.pt FAX 21 923 60 93 PÁGINA www.cm.pt http://cmsintra.malha.eu MORADA

Rua Quinta do Recanto Edifício Municipal 2725-234 Mem Martins HORÁRIO DE

(18)

AGRUPAMENTO ESCOLA SEDE MORADA TELEFONE E-MAIL/PÁGINA WEB

Agualva e Mira Sintra

Escola Secundária Matias Aires

Av. dos Bombeiros Voluntários

2735-244 Agualva Cacém 214338380

escola@aeams.pt http://www.aeams.pt/

Alfredo da Silva Alfredo da SilvaEscola Básica

Rua Carlos Lopes – Bairro da Tabaqueira Albarraque 2635-209 Rio de Mouro 219156510 aealfredodasilva@gmail.com www.agrupamento-alfredodasilva-sintra.pt Algueirão - Mestre Domingos Saraiva Escola Básica Mestre Domingos Saraiva

Rua Doutor Coutinho Pais 14 2725-041 Algueirão-Mem Martins 219225150 secretaria@emds.edu.pt www.emds.edu.pt Alto dos Moinhos

Escola Básica Alto Moinhos

Alto dos Moinhos

2705-844 Terrugem 219608920

altodosmoinhos.direccao@gmail.co m

www.aealtodosmoinhos.pt

António Sérgio António SérgioEscola Básica Avenida dos Missionários2735-136 Agualva 219 129 140 aeasexe1@gmail.com www.agrupamentoantoniosergio.pt

D. Carlos I Escola BásicaD. Carlos I 2710-348 SintraRua do Alecrim 219239290 adcarlosi@adcarlosi.pt www.adcarlosi.pt

D. João II

Escola Básica Rainha D. Leonor

de Lencastre

Rua Cidade do Rio de Janeiro N.º20 e 20A, Urbanização de S. Marcos 2735-659 Cacém 214263146 ebrdll@gmail.com www.aedj2.pt

D. Maria II Escola Secundária Gama Barros Rua da Esperança 2735 – 437 Cacém 219129170 esgbarros@mail.telepac.pt http://esgamabarros.pt/gbarros/ Escultor Francisco dos Santos Escola Básica Escultor Francisco dos Santos Rua da Pousada 2635-455 Rio de Mouro 219169650 eb23fitares@mail.telepac.pt http://escfranciscosantos.wix.com/ escultor-francisco-dos-santos Ferreira de Castro Escola Básica Ferreira de Castro

Rua Ferreira de Castro, Nº 13 -Ouressa 2725-311 Mem

Martins

219222020 direcao@efcastro.pt www.efcastro.pt

Lápias Dr. Rui GrácioEscola Básica Monteiro 2715-MontelavarRua Arquiteto José Luís 219271325 eb23.drruigracio@sapo.pt www.agrupamento-lapias.pt

Leal da Câmara Escola SecundáriaLeal da Câmara 2635-317 Rio de MouroAv. Pedro Nunes, nº1 219169310 direcao@aerm.pt www.aelc.pt

Massamá Escola SecundáriaStuart Carvalhais 2745-796 MassamáRua dos Jasmins 214307510 escolastuar@sapo.pt http://escolasmassama.pt/

Mem Martins Escola Secundária Mem Martins

Rua São Francisco Xavier

2635-195 Rio de Mouro 219229500

de@aememmartins.pt http://aememmartins-public.sharepoint.com/

Miguel Torga Escola SecundáriaMiguel Torga

Rua da Cidade Desportiva -Monte Abraão 2745-012

Queluz

214376314 direcao.migueltorga@gmail.com http://mtorga.edu.pt/

Monte da Lua Escola SecundáriaSanta Maria Rua Pedro de Cintra2710-436 Sintra 219231880 ag_direcao.geral@agml.pt http://essm.pt/ Prof. Agostinho da

Silva

Escola Básica Prof. Agostinho Silva

Avenida Santa Marta

2605 – 855 Casal de Cambra 219818470 eb23pas@gmail.com http://aepas.net/ Queluz-Belas Escola Secundária Padre Alberto Neto

Avenida Paiva Couceiro,

2745-190 Queluz 214343200

secretaria@espan.edu.pt http://www.espan.edu.pt/

Ruy Belo Escola Básica Ruy Belo Av. D. Diniz 2745-262 Queluz 214389640 eb23ruybelo1@gmail.com http://eb23ruybelo.com/ Visconde Juromenha Escola Básica Visconde Juromenha

Rua Mário Sá Carneiro, Tapada das Mercês 2725-561 Mem

Martins

219169430 geral@aevjuromenha.com http://www.aevjuromenha.com/

- Escola Secundária Ferreira Dias

Rua António Nunes Sequeira 1,

Agualva 2735-058 Cacém 219129330

Referências

Documentos relacionados

Isso significa que, por um lado, os problemas apontados fragilizam a produção analisada; por outro, que há, nessa mesma produção, problematizações que podem

Por exemplo: quando você tem a impressão de que alguém quer deixar o sistema, você testa isso deixando essa pessoa dar uns passos para a frente e então pedindo a ela que diga se

Os elementos de liga, além de proporcionar uma dureza mais uniforme pela secção de uma peça, possibilita o aumento da temperabilidade do aço, deslocando o início das

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Entidade, e secretariadas pelo Primeiro Secretário Geral. Se ausente, este será substituído pelo Segundo Secretário Geral. Persistindo a ausência, o Presidente deverá delegar