• Nenhum resultado encontrado

marido embriagado esfaqueia a esposa no pescoço no Jd. Flórida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "marido embriagado esfaqueia a esposa no pescoço no Jd. Flórida"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Diretor De reDação | angelo ananias www.diariodejacarei.com.br Jacareí - sP, 16 e 17 De agosto De 2014 ano 46 | n° 9.400 | 1,00

marido embriagado esfaqueia a esposa no pescoço no Jd. Flórida

o casal estava discutindo em sua residência; embriagado, homem acabou agredindo a esposa com um golpe de faca que acertou o pescoço.

página 5

Implantação de

Nota Fiscal Eletrônica provoca polêmica

E mais ...

P Jovens levam carro e mercadorias de comerciante no Centro de Jacareí P Vendedora vai receber pagamento e

tem carro roubado no Cidade Salvador

homenagens

página 8 Confira os agitos da cidade na melhor e mais

comentada coluna social de Jacareí

página 3

geral

Detran.sP implanta formato mais

seguro de placas em todo o estado

página 6

variedades

cultura tem fim de semana

agitado na cidade

página 7

incompleto predomina no eleitorado de Jacareí

DJ/imagem

Flores e velas são colocadas em área onde caiu o avião com o candidato à Presidência, Eduardo Campos (no detalhe), quarta-feira (13), no bairro do Boqueirão, em Santos. A identificação dos primeiros corpos do acidente que matou Campos e de seis membros de sua comitiva deve sair neste sábado (16), informou o Instituto-Médico Legal (IML). Dirigentes do PSB devem se reunir na segunda-feira (18), no Recife, para definir a substituição de Campos nas eleições deste ano. A realização do ainda depende do dia do sepultamento. De acordo com informações da repórter Daniela Pinheiro, da revista Piauí, a vice de Campos, Marina Silva, quer que a viúva Renata Campos seja sua vice-presidente caso sua candidatura seja anunciada.

Fotos:aBr

Atletismo leva dois jacareienses ao Estadual Master no Ibirapuera

sara medeiros é pentacampeã estadual de marcha atlética em sua categoria e tenta o hexa esse ano

Vereador é afastado após sofrer descolamento de retina

página 5 página 3

arquivo/PmJ

O vereador José Francisco (pT), que está de repouso em sua resi- dência e posteriormente realiza- rá uma cirurgia para corrigir um problema na visão

cmJ/arquivo

Eleitor em dia de votação em 2012; os dados do TsE (Tribunal superior Eleitoral) também revelam que neste ano, 37.102 eleitores em Jacareí têm o ensino médio completo (23,18%)

Contribuinte denunciou mau atendimento na Central de issQn para o uso da nota Fiscal Eletrônica; prefeitura orienta forma-

lizar reclamação página 4

(2)

Jacareí, 16 e 17 De agosto De 2014

2 www.diariodejacarei.com.br

A verdade é que uma pessoa com um nível de ensino mais elevado, terá melhores e maiores condições de não ser enganada por aqueles políticos espertalhões, que não que- rem outra coisa a levar uma vida de parasita da sociedade, sugando os cofres públicos, participando das mais ínfimas negociatas politiqueiras em busca de desvio de recursos, enfim, que vivem se locupletando às custas de todos os cidadãos de bem deste país.

Uma pessoa mal instruída, sem conhecimento, é alvo fácil para fazer parte da massa de

manobra da qual os maus políticos usam e abusam para atingir seus objetivos nefastos.

O grau de instrução da popu- lação diz muito de um País, um Estado e um Município. E segundo dados do TSE (Tribunal Superior

Eleitoral), dos atuais 160.048 eleitores aptos a votarem neste ano, em Jacareí, 48.895 possuem apenas o ensino funda- mental incompleto, o equivalente a 30,55% do eleitorado.

A cidade ainda possui 3.642 analfabetos e 7.638 eleitores enquadrados no nível “lê e escreve”. Com ensino fundamen- tal completo são 13.747 pessoas. Ainda, de acordo com os dados, 36.974 têm o ensino médio incompleto e 37.102, o médio completo. Com ensino superior completo são 6.937

eleitores e com superior incompleto, 5.113.

Embora os números indiquem que o maior contingente possui baixa escolaridade, o quadro melhorou em quatro anos, desde as eleições de 2010, quando, dos 151.420 eleitores da cidade, 51.807 tinham ensino fundamental incompleto, ou seja, 34,21%. Nos demais níveis de grau de instrução também foi registrada melhora, inclusive em relação ao ensino superior, o que indica o efeito das aber- turas de novos cursos.

O quadro não é exclusivo de Jaca- reí, pois ele se repete tanto no Estado de São Paulo como no País. Se na cidade tem 48.895 eleitores com apenas o ensino fundamental incompleto, no Estado, esse contingente é de 9.120.496, o equivalente a 28,50%, e no Brasil, são 43.125.524 eleitores, 30,27% do total.

Pelo exposto, percebe-se que é maior o percentual desse nível de escolaridade em Jacareí, com 30,55%.

Isso significaria que essa faixa de eleitores não sabe votar?

Não necessariamente, mas com certeza, esse eleitorado tem menos conhecimento para dar o seu voto no momento em que estiver diante da urna eletrônica, definindo o rumo de sua cidade, seu Estado e país.

É a nossa opinião.

Incompleto

editorial

conhecimento

É

comum ouvir por aí que brasileiro não sabe votar. Sendo ainda jovem a democracia no País, esse processo de aprendizagem também ainda está em andamento. Estaria a qualidade do voto no grau de instrução do eleitor? Não há nenhuma dúvida de que quanto mais instruída e infor- mada for uma pessoa, mais capacidade de discernimento e de escolha ela possui. Mas, é preciso cuidado com a generalização, pois é sabido também que uma pessoa de alto nível de ensino pode muito bem ser capaz de votar no pior dos políticos, em alguém que seja reacionário e com apetite ditatorial.

www.diariodejacarei.com.br

angElO dE paula ananias Diretor responsável e de redação angeloananias@diariodejacarei.com.br

rua João américo da silva, nº 41, centro - Jacareí - sP - ceP:12.308-660 paBX/FaX: (12) 3953-2966

E-mail: contato@diariodejacarei.com.br editado pela empresa Jornalística

diário de Jacareí ltda.

Fundado em 06/06/1968 issn 2237-1389

Filiado à

*dr. paulo de Tarso C. Carvalho A vida em sociedade é conflituosa e por isso, per- meada de contratos. Desde o nascimento até a extinção da personalidade com a morte, as pessoas se vinculam e se desobrigam. Negócios são realizados de dia e de noite, durante a semana e nos dias de folga. Pessoas físicas e jurídicas se envolvem em altas somas ou parco valor.

Entretanto, para a validade do negócio jurídico, se exige plena capacidade do agente que deseja expressar sua de- claração de vontade.

Os relativamente e abso- lutamente incapazes devem ser assistidos ou representa- dos por seus pais ou quem de direito, como se costuma dizer. Os interditados por doença física ou mental serão representados por seu cura- dor judicial, os tutelados pelo tutor, as pessoas jurídicas por aqueles que seus estatutos ou contratos sociais designarem.

O objeto do negócio deve ser

Negócio Jurídico

lícito, assim, inadmissível um contrato de compra e venda de objeto roubado.

Os negócios jurídicos, em regra, não exigem solenidade no momento da manifestação da vontade, de modo que, o instrumento, pode ser parti- cular apenas apto a produzir efeitos jurídicos, é a chamada forma livre, inclusive, ad- mitido em certos negócios e determinados valores, a palavra falada, mímica, ges- tos ou mesmo, o silêncio a indicar consentimento hábil a produzir efeitos jurídicos.

Isto não quer dizer que seja válido a expressão conhecida no sentido de ‘quem cala con-

sente’. O silêncio, pois, deve traduzir a firme e inabalável vontade.

Há, porém, negócios so- lenes p.ex., aqueles que en- volvem direitos reais sobre imóveis que, sob pena de nulidade, devem ser instru- mentalizados e ordenados por escritura pública, todavia, o princípio balizar é a consen- sualidade, que exprime em toda a sua plenitude a decla- ração de vontade, sem qual- quer vício ou coação, a regra, porquanto é manifestação de vontade, a real intenção dos contratantes ou distratantes, conforme o caso.

Os negócios jurídicos são

regidos pelo princípio da boa-fé, desimportando, por vezes, o sentido apenas literal de certa cláusula contratual.

O negócio jurídico, não raro, pode estar maculado por de- feitos, e, em razão disso, podem ser anulados, são os conhecidos defeitos do negócio jurídico:

erro ou ignorância, o dolo (tão em voga nos noticiários po- liciais, também aplicável às questões de natureza civil e ne- gocial e empresarial), a coação, o estado de perigo, (inovação legislativa recente), a lesão e a fraude contra credores. Tais situ- ações de fato, viciam, deturpam o ato jurídico e consequen- temente, mancham a decla- ração de vontade exprimida, viciando seu consentimento e influindo diretamente no negócio, que não seria en- tabulado caso o prejudicado soubesse do emprego de tais manobras lesivas ao seu con- sentimento.

*dr. paulo de Tarso Castro Carva- lho é advogado, Consultor e Mestre em Direito e Professor Universitário.

Dor de Dente premiada

Gláucia Rodrigues Faria Veloso, natural de Jacareí, empresária do ramo de fotografia e vídeo de eventos sociais, foi contemplada pelo MIC (Museu da Imagem e do Som), de São Paulo, com um estágio de uma semana para aperfei- çoamento em audiovisuais. O museu é uma entidade público-privada adminis- trada pela Organização Social de Cultura Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho.

As aulas aconteceram na sede do museu, no bairro Jardim Europa, na Capital, ministradas por renomados pro- fissionais da área do cinema nacional. O estágio-prêmio também incluiu visitas a empresas da área, como a produtora O2 Filmes do diretor Fernando Meireles, que recebeu quatro indicações para o Oscar, em 2004, pelo filme “Cidade de Deus”, de 2002, e que foi exibido extra- concurso no festival de Cannes, neste mesmo ano.

Gláucia conta que quando soube, no início deste ano, que o MIS reali- zaria a segunda edição do concurso

“Residência Ponto MIS”, um certame que escolhe os melhores iniciantes na carreira audiovisual e os premia com um estágio-residência. Ela inscreveu-se com o trabalho “Extração”, um filme curta- metragem produzido no final de 2013.

O júri examinou os curtas de candidatos concorrentes de todo o estado de São

Paulo e selecionou os 12 melhores; den- tre estes, estava o filme de Gláucia.

Não foi uma competição fácil, se for considerado o número e o nível dos concorrentes com o número de escolhi- dos. Os que obtiveram classificação, fizeram jus ao estágio-prêmio. Melhor dizendo, “os estágios prêmios”, porque o MIS oferece, ainda, uma segunda tem- porada para apresentação de trabalhos práticos.

Gláucia foi a única selecionada na região do Vale do Paraíba. Seu curta- metragem, “Extração”, de três minutos de duração, retrata de maneira bem- humorada o sufoco por que passou o jovem Marcelo (Kaique Oliveira) num consultório dentário quando teve de extrair um dente. “O dentista até que era bom, só que o jovem entrou em deses- pero ao perceber que o dente precisava ser extraído”, conta a autora.

O trabalho foi produzido e filmado em Jacareí em um consultório dentário da cidade “que dá ao filme uma auten- ticidade convincente” explica Gláucia.

Sempre que as filmagens são feitas em ambientes (locações) reais a história provoca maior empatia com o público, segundo os roteiristas. Ela atuou como diretora.

Como conclusão do estágio, a jaca- reiense terá de produzir um novo filme desta vez com base nas técnicas e dicas

que assimilou no primeiro estágio. Como na primeira semana, a nova temporada terá as despesas – hospedagem, alimen- tação e condução – pagas pelo museu.

Será um aprendizado mais avançado que também incluirá montagem cinematográ- fica, um dos trabalhos mais importantes na produção de qualquer tipo de filme, seja de curta ou longa metragem.

Gláucia está segura de que a partici- pação no certame resultará num salto de qualidade em sua carreira e do grupo ao qual ela pertence. Seu primeiro trabalho, o curta “Extração”, fará parte da progra- mação do Ponto MIS, com exibições em mais de 130 cidades de São Paulo juntamente com os demais premiados.

Para ela “será um caminho sem volta de maneira positiva”, pretende.

De comportamento humilde, des- pretensiosa, a cineasta jacareiense vem galgando silenciosamente uma das mais importantes carreiras em oportunidades de mercado desta era tecnológica em que o público-plateia está cada vez mais exigente em termos de comunicação de qualidade.

É mais uma jacareiense acontecendo no cenário profissional brasileiro. Mais uma filha brilhante a enriquecer nossa galeria que comprova ser Jacareí o “berço puro de filhos brilhantes” como diz o hino da cidade e nós nos empenhamos em registrar nesta coluna.

arquivo Pessoal

gláucia: ‘‘espera do prêmio um caminho positivo sem volta’’

quanto mais instruída e informada for uma pessoa, mais capacidade de discernimento e de escolha ela possui

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores impressão: metromidia gráfica comunicação e importação ltda.

Circulação: Jacareí, sJcampos, guararema, santa Branca e igaratá nº atrasado (mês em curso): r$ 1,50 / demais edições: r$ 5,00 Circulação: terça-feira a sábado

Representante Comercial em sp- rgD comunicação ltda sOlangE apaRECida mORaEs ananias

Diretora administrativa

solangeananias@diariodejacarei.com.br

EduaRdO CampOs

o Brasil está de luto com o acidente que matou o ex-governador de Pernambuco e candidato do PsB à Presidência da repú- blica, eduardo campos (foto), e mais seis pessoas. o avião modelo cessna 560Xl vinha do rio de Janeiro e caiu por volta das 10h de quarta-feira (13), em santos (sP). Per- plexos com a tragédia, todos os partidos ex- pressaram tristeza com a perda e manifesta- ram solidariedade à família de campos, que tinha 49 anos, assim como aos parentes dos demais mortos no acidente.

luTO

o deputado estadual marco aurélio (Pt), que concorre novamente a uma vaga na assembleia legislativa de são Paulo, determinou a sus- pensão da campanha de rua e manteve fechado seu comitê eleitoral em Jacareí, na quinta-feira (14), por conta da morte do candidato à Presi- dência da república eduardo campos (PsB). segundo marco aurélio, o momento é de luto em respeito não só à memória de campos, mas à de todas as pessoas que estavam na aeronave que caiu em santos, na quarta-feira (13). a também candidata a uma vaga na assembleia paulista, ana abreu (PsB), suspendeu sua campanha nas ruas por três dias, em respeito ao ocorrido.

planO dE gOVERnO

o advogado jacareiense izaias santana (PsDB) coordenador geral do arquivo Público do estado, foi convidado por edson aparecido, coorde- nador geral e emanuel Fernandes, coordenador do programa de governo da campanha de geraldo alckmin (PsDB) para ser mediador e relator de parte do programa de governo do candidato à reeleição referente à pasta da Justiça, cidadania e Direitos Humanos. izaias santana é Doutor em Direito do estado pela usP e foi secretário adjunto de Justiça e cidadania no governo José serra.

CapaCiTaÇÃO

com o objetivo de envolver empresários no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, a câ- mara de Jacareí realizou uma reunião, na última terça-feira (12), com representantes do seBrae, ciesP (centro das indústrias do estado de são Paulo) e associação comercial de Jacareí para definir como será a produção do workshop ‘você Pode mais’, ainda sem data marcada. a iniciativa é do vereador Paulinho do esporte (PmDB/segundo à direita da foto) e conta com o apoio da Prefeitura. o evento é pioneiro no vale do Paraíba. o workshop contará com palestras sobre empreen- dedorismo, depoimento de empresários que contratam pessoas com deficiência, relato de empresários que apresentam alguma necessidade especial, além da apresentação de vídeos institucionais e perguntas abertas ao público. todo conteúdo didático será oferecido pelo seBrae da unidade de são José dos campos.

nÚmEROs

segundo o censo de 2010, da população brasileira que exerce algum tipo de atividade ocupada, 23,6% - mais de 20 de um total de 87 mi- lhões -, tinham ao menos alguma deficiência. as análises são do iBge (instituto Brasileiro de geografia e estatísticas) que avalia os números como “altos” devido às mudanças legislativas a favor do deficiente. o mesmo instituto registra em Jacareí vinte e um mil e quinhentas pesso- as ocupadas que têm algum tipo de deficiência em todos os graus.

dÍVida

os brasileiros estão mais endividados. a inadimplência dos consumi- dores subiu em relação a julho de 2013 e também na comparação com junho, segundo dados da serasa experian. Para deputados tucanos, o principal erro do governo petista foi o incentivo desen- freado ao consumo.

sÃO silVEsTRE

o vereador edgard sasaki (Dem) requereu ao comando do 41º Ba- talhão de Polícia militar do interior (BPm-i), sediado em Jacareí, rondas mais intensas nas proximidades das escolas municipal e estadual localizadas no distrito de são silvestre (região oeste). o parlamentar se baseia em denúncias de moradores, que se sentem inseguros devido ao tráfico de drogas no entorno e ao consequente aumento do número de furtos e roubos no local, inclusive durante o dia. além do pedido, o vereador também requereu ao comando do 41º BPm-i de Jacareí a reativação do posto da Polícia militar que existia no distrito.

marcello casal Jr/aBr

Divulgação

(3)

Jacareí, 16 e 17 De agosto De 2014 www.diariodejacarei.com.br 3

cidade

João Júlio da silva

Dos 160.048 eleitores aptos para as eleições deste ano, em Jacareí, maior per- centual tem apenas ensino fundamental incompleto como grau de instrução;

são 48.895, o equivalente a 30,55%, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Elei- toral). O nível desse percen- tual no município está acima do constatado no Estado e também no país. Em São Paulo, o contingente com o mesmo nível de escolarida- de é de 9.120.496 eleitores, o equivalente a 28,50% do total. No Brasil, o percen- tual chega a 30,27%, com 43.125.524 eleitores com o fundamental incompleto.

Os dados do TSE tam- bém revelam que em Jaca- reí, 37.102 eleitores têm o ensino médio comple- to (23,18%); 36.974, mé- dio incompleto (23,10%);

13.747, fundamental com- pleto (8,58%); 7.638 eleito- res enquadrados no nível “lê e escreve” (4,77%); 6.937, ensino superior completo (4,33%); 5.113, superior in- completo (3,19%), e 3.642 analfabetos (2,27%). O grau de instrução é baseado na informação prestada pelo eleitor à Justiça eleitoral.

Segundo as estatísticas do TSE, houve uma evolu- ção do eleitorado no quadro de escolaridade em quatro anos. Nas eleições de 2010, dos 151.420 eleitores da

Dos candidatos de Jacareí a uma vaga na Assembleia Legislativa e Câmara dos De- putados, cinco já tiveram seus registros deferidos pela Justiça eleitoral.

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o fechamento desta edi- ção, às 18h de sexta-feira (15), já estão aptos para as eleições de 5 de outubro, os candida- tos a deputado estadual An- tônio Carlos Cabeção (PC do B), Fernando da Ótica (PSC), João Batista Arruda (PSTU) e Patrícia Juliani (PSDB); para mandato de deputado fede- ral, apenas Jerusa Januária da Silva, a Pastora Jerusa (PHS), está habilitada a ser votada na urna eletrônica.

Estão aguardando julga- mento de registro a deputa- do federal, as candidaturas de Adel Eddine (PMDB), ), Itamar Alves (PDT) e Suzete Chaffin (PSOL). Segundo o TSE, estão em situação de

“renúncia”, Danilo Pauli (PSL) e Doni Correia (PTB).

A deputado estadual, estão aguardando julgamento as candidaturas de Ana Abreu (PSB), Elih Domingos, a Elize- te (PDT), Márcia Santos (PV) e Marco Aurélio (PT).

O prazo para o TRE (Tribu- nal Regional Eleitoral) julgar todos os pedidos de registro de candidatura termina em 21 de agosto, a 45 dias da realização da eleição.

GERAL - Segundo divulga- ção no site do TSE, o Estado de São Paulo tem 9 candidatos a governador, 11 a senador, 1.481 a deputado federal e 2.121 a deputado estadual.

Os candidatos a deputado federal vão disputar uma das 70 vagas do Estado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os nomes para deputado es- tadual disputarão as 94 vagas da Assembleia Legislativa.

No país, são 11 candidatos à Presidência da República, 172 a governador, 183 a sena- dor, 7.123 a deputado federal, 16.975 a deputado estadual e 1.023 a deputado distrital.

Ensino fundamental incompleto

tem maior percentual no eleitorado

De 160.048 eleitores de Jacareí, 48.895 se enquadram no índice (30,55%); contingente de maior percentual com grau de instrução baixo também se repete no estado e no país

Eleitor em dia de votação em 2012; os dados do TsE (Tribunal superior Eleitoral) também revelam que neste ano, 37.102 eleitores em Jacareí têm o ensino médio completo (23,18%)

Cinco candidaturas a deputado já estão habilitadas para as eleições em Jacareí

cidade, 51.807 tinham ensi- no fundamental incompleto (34,21%); 34.439, ensino médio incompleto (22,74%);

29.270, médio completo (19,33%); 14.058, funda- mental completo (9,28%);

8.454, lê e escreve (5,58%);

5.560, superior completo (3,67%); 4.111, superior incompleto (2,71%), e 3.721 analfabetos (2,45%).

ESTADO - No Estado de São Paulo, em 2014, são 9.120.496 eleitores com ensino fundamental incom- pleto (28,50%); 7.207.284, com ensino médio incom- pleto (22,52%); 6.621.079, ensino médio completo (20,69%); 2.698.451, ensi- no fundamental completo (8,43%); 2.091.203, su- perior completo (6,53%);

2.048.041, lê e escreve (6,40%); 1.376.250, supe- rior incompleto (4,30%), e 835.607 analfabetos (2,61%). O total de eleitores é de 31.998.432 (22,40% do total do país).

Em 2010 eram 9.617.221 eleitores no Estado com grau de instrução de ensino fundamental incompleto

(31,73%); 6.703.316, com médio incompleto (22,12%);

5.314.309, médio completo (17,53%); 2.707.556, funda- mental completo (8,93%;

2.310.973, lê e escreve (7,62%); 1.659.448, su- perior completo (5,47%);

1.127.215, superior in- c o m p l e t o ( 3 , 7 2 % ) , e 8 6 1 . 3 3 7 a n a l f a b e t o s (2,84%). O total de eleitores era de 30.301.398 há quatro anos (22,31% sobre o total nacional).

PAÍS - No Brasil são 43.125.524 eleitores com ensino fundamental incom- pleto (30,27%); 27.473.328, ensino médio incompleto (19,28%); 23.737.232, mé- dio completo (16,66%);

17.245.392, lê e escreve (12,10%); 10.276.956, fun- damental completo (7,21%);

7.928.182, superior com- pleto (5,56%); 7.389.081, analfabeto (5,18%), e 5.176.696, superior incom- pleto (3,63%). O total de eleitores é de 142.467.862 em 2014.

Em 2010, o país tinha 44.920.034 eleitores com ensino fundamental incom- pleto (33,12%); 25.711.089,

médio incompleto (18,96%);

19.783.865, lê e escreve (14,58%); 17.862.015, mé- dio completo (13,17%);

10.306.449, fundamen- tal completo (7,60%);

5.135.509, superior com- pleto (3,78%); 3.725.143, s u p e r i o r i n c o m p l e t o ( 2 , 7 4 % ) , e 8 . 0 0 7 . 0 74 analfabetos (5,90%). O número de eleitores no Brasil era de 135.604.041 há quatro anos.

CANDIDATOS – Dos 12 candidatos de Jacareí a de- putado, seis possuem curso superior completo (50%);

quatro, ensino médio com- pleto (33,3%); um, médio incompleto (8,3%), e um, ensino fundamental incom- pleto (8,3%). Dos quatro candidatos a deputado fe- deral, dois possuem o nível de instrução de superior completo e dois, ensino médio completo. Os oito candidatos a deputado esta- dual, quatro tem o superior completo; dois possuem ensino médio completo; um, médio incompleto, e um, apenas ensino fundamental incompleto.

a Redação

Teve início na sexta-feira (15) e termina neste sábado (16) o 1º Mutirão da Solida- riedade em prol do setor de Oncologia do Hospital São Francisco de Assis. O evento reúne feira de artesanato, cultura e solidariedade.

A organizadora do en- contro, Marli Del Bianco, fez questão de unir a soli- dariedade que existe entre os artesãos em favor de uma entidade filantrópica. “Nós (os artesãos) estamos sem- pre nos ajudando nas feiras de artesanato, e pensamos

que esta ajuda poderia se estender a mais pessoas; por isso procuramos o hospital”, afirmou Marli.

O mutirão, que tem en- trada franca, reúne artesãos que trabalham com diferen- tes materiais, como tapetes (tear manual), pintura em tecido, livros infantis, está- tuas em gesso, patchwork, pedrarias e crochês.

Durante o evento, no Espaço Barão, na Rua Ba- rão de Jacareí, número 799, na região central da cidade, das 10h às 19h, haverá apresentações de dança, capoeira e bingo com

diversos prêmios.

Com o slogan “Seja so- lidário, dê um presente a quem você ama e ajude a salvar vidas”, o mutirão visa colaborar com o Cetro (Centro de Tratamento e Re- ferência em Oncologia) do Hospital São Francisco.

O Cetro do hospital é referência para sete cidades da região. Oferece consul- tas em Oncologia clínica e cirúrgica, Quimioterapia, Cirurgias, Internações e em breve Radioterapia.

HOSPITAL - Em 15 de se- tembro de 1980 foi fundada

Vereador é afastado após sofrer descolamento de retina

a Redação

O vereador José Francisco (PT) está afastado das ativida- des da Câmara Municipal de Jacareí por 10 dias, devido a um descolamento de retina no olho esquerdo.

O parlamentar está de repouso em sua residência,

e posteriormente precisará realizar uma cirurgia para corrigir o problema na visão.

“Não estou enxergando nada com o olho esquerdo, e pos- suo 70% de visão no olho direito”, informou.

O vereador conta que ficará afastado de sua função até semana que vem, e de-

pois retornará para a Câmara e assumirá suas atividades, até o dia de passar por uma cirurgia, que deverá ser mar- cada em breve.

José Francisco informou que até o momento não será necessário convocar seu suplente Antonele Marmo (PT) para executar suas fun-

ções na Câmara. Entretanto, após a cirurgia, o vereador deverá ficar mais um tempo em repouso, que deverá ser estipulado pelo seu médico.

“Devo seguir vários cuida- dos pós-operatórios, e ainda não tenho a estimativa de quanto tempo deverei ficar afastado, ou se será preciso

convocar o vereador suplen- te”, informou.

Este é o primeiro man- dato de José Francisco, morador e representan- te do distrito do Parque Meia-Lua (região norte).

Ele começou sua atividade no Legislativo Municipal em janeiro de 2013.

O vereador José Francisco (pT)

Mutirão da Solidariedade ajuda setor de Oncologia do hospital São Francisco

a Associação Casa Fonte da Vida, voltada a promover e defender a dignidade huma- na a partir de uma visão in- tegral da pessoa: seu aspecto físico, psíquico, social e espiritual. Foi então que, em 1983, nasceu o Hospital São Francisco de Assis inicial- mente com o Ambulatório.

Na época, Jacareí contava somente com a Santa Casa,

e a demanda já exigia um segundo hospital.

Em 1986 foi inaugurada a Maternidade e em 1987 a UTI Neonatal, trazen- do um conceito de saúde ainda novo para a época:

Alojamento Conjunto 24h, participação do pai na Sala de Parto, curso de preparo para o parto, 3 horários de visitas diários, participação

da família na recuperação do paciente. Seguindo a mesma filosofia de trabalho, em 1989 e 1990 foram inau- guradas as Clínicas Cirúrgica e Oncológica, respectiva- mente. O ano de 1996 foi marcado pela criação do São Francisco Vida, plano de saúde próprio da entidade e uma opção a mais de convê- nio para a população.

O Cetro (Centro de Tratamento e Referência em Oncologia) do Hospital são Francisco de assis, de Jacareí

DJ/arquivo DJ/arquivo

cmJ/arquivo

(4)

Jacareí, 16 e 17 De agosto De 2014

4 www.diariodejacarei.com.br

cidade

especial

Renata melo

Desde o dia 1º de agosto, a emissão de notas fiscais passou a ser feita obrigato- riamente por meio eletrôni- co. Porém, o novo sistema vem causando polêmica entre contabilistas e usuá- rios da plataforma.

A Nota Fiscal Eletrô- nica (NFS-e) foi instituída por meio de um decreto publicado pela Prefeitura de Jacareí em 16 de maio deste ano.

A responsável pelo setor fiscal de um escritório de contabilidade da cidade, que preferiu não ser identifi- cada, afirmou à reportagem do Diário de Jacareí que a Secretaria de Finanças da Prefeitura não ofereceu ne- nhum tipo de orientação aos contadores e contribuintes, antes de sua implantação.

“Eles não ofereceram nenhum tipo de treina- mento, nem mesmo uma palestra para nós, que agora estamos usando di- retamente o sistema. Che- guei a enviar um e-mail para o setor responsável na Prefeitura questionan- do sobre isso, mas sequer obtive retorno. Nós é que estamos nos mobilizando para ‘treinar’ nossos clien- tes, que estão perdidos”, aponta ela.

A contadora relatou que uma de suas clientes chegou a procurar pela Central de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer

A Câmara de Jacareí adiou para a próxima ses- são, na quarta-feira (20), a votação do Projeto de Lei nº 15, de autoria do pre- feito Hamilton Mota (PT), que autoriza o Município a realizar a campanha ‘Nota Premiada’. Inserido na Or- dem do Dia para ser votado na última quarta-feira (13), o projeto foi retirado pelo líder de governo, vereador Arildo Batista (PT), que justificou o adiamento em função da necessidade de realização de estudo de impacto orça- mentário. Segundo Batista, os dias que antecedem a sessão da próxima quarta- feira (20) serão suficientes para que os estudos sejam concluídos e, assim, o pro- jeto de lei seja efetivamente encaminhado para votação dos parlamentares. “É um zelo para que não com- prometa o projeto, por isso decidimos adiar a votação e, assim, possibilitar à pre- feitura a execução do estudo de impacto orçamentário”, afirma o parlamentar.

De acordo com o projeto

de lei, a campanha ‘Nota Premiada’ terá como objeti- vo incentivar o consumidor que reside em Jacareí a exigir a Nota Fiscal no ins- tante da contratação de um serviço e, em contrapartida, concorrer à concessão de créditos fiscais e a sorteios de prêmios.

Segundo o executivo, a proposta apresenta uma nova modalidade de bene- fício fiscal que consiste no abatimento de IPTU (Impos- to Predial Territorial Urbano) a partir da exigência de emis- são de notas fiscais relativas ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Nature- za) pelo prestador de serviço, com percentual de limite sobre tais abatimentos.

“Por meio desta campa- nha, espera-se que em breve não exista mais a necessida- de de o consumidor pedir o comprovante fiscal de pres- tação do serviço, que será emitido naturalmente pelo contribuinte”, diz o prefeito em sua mensagem.

De acordo com a campa- nha, serão promovidas duas

formas de premiação. Na modalidade ‘concessão de créditos fiscais’, o projeto prevê que o participante possua residência em Jaca- reí, que seja tomador de serviços (Pessoa Física), tenha cadastro no site ofi- cial da Prefeitura e que o imposto seja efetivamente recolhido a favor do Mu- nicípio.

Já para participar dos sorteios de prêmios, basta o participante possuir um CPF (Cadastro de Pessoa Física) válido, e ser ca- dastrado no site oficial do portal do Município.

Depois de aprovado, o projeto de lei terá 60 dias para ser regulamen- tado. A fiscalização da campanha ficará a cargo da Secretaria Municipal de Finanças, responsável pela criação de uma comissão que irá organizar, julgar e fiscalizar os atos relativos à concessão e utilização dos créditos e à realização dos sorteios, assim como asse- gurar o cumprimento das regras estabelecidas.

Implantação de Nota Fiscal

Eletrônica provoca polêmica

novo sistema de emissão de notas em Jacareí divide opiniões entre os contabilistas; usuária

reclama de mau atendimento na central de issqn

Contribuinte denunciou mau atendimento na Central de issQn para o uso da nota Fiscal Eletrônica; prefeitura orienta formalizar reclamação

DJ/imagem

Natureza) procurando por orientação, mas a atendente a destratou. “A atendente chegou a dizer a ela que

‘tinha mais o que fazer’ e não poderia fazer nada por ela”, afirma.

A contadora também lembra que muitas peque- nas empresas prestadoras de serviço, como oficinas mecânicas e sapatarias, por exemplo, não pos- suem computadores e acesso à Internet e, nesse caso, usar o novo sistema está sendo mais difícil.

SATISFAÇÃO – O presi- dente da Assecon (Asso- ciação das Empresas de Contabilidade de Jacareí), Luiz Cláudio da Costa, no entanto, afirma que a enti- dade está satisfeita com a mudança. Para ele, a subs- tituição da nota de papel pela eletrônica não foi uma mudança tão drástica que justificasse um programa de treinamento por parte do Município.

“Até agora, não recebe- mos reclamações de con- tadores sobre dificuldades

com a nota fiscal eletrô- nica. Talvez haja alguns casos pontuais, como os microempreendedores, que em muitos casos não têm computador e não contam com contadores para os orientar”, diz.

Além disso, ele afirma que, antes da implantação do novo sistema, a Prefeitura de Jacareí se reuniu com a Assecon para apresentar o projeto, que, na sequên- cia, foi também foi apre- sentado aos contabilistas associados à entidade.

Problemas na Central de ISSQN podem ser

denunciados no Atende Bem

A Prefeitura de Jacareí, por meio da assessoria de imprensa, informou que todos os atendentes da Central de ISSQN (Im- posto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) rece- beram treinamento, para dar o suporte necessário aos contribuintes que en- contrarem dificuldades na utilização da Nota Fiscal Eletrônica.

No entanto, se os usu- ários não receberem o su- porte adequado ou forem mal atendidos, a Prefeitura orienta que é possível fazer uma reclamação for- mal junto ao Atende Bem, que funciona no térreo do Paço Municipal.

A Nota Fiscal Eletrô- nica (NFS-e) foi instituída por meio de um decreto publicado no Boletim Ofi- cial do Município no dia 16 de maio deste ano.

Conforme o decreto, a nota fiscal em papel deixou de existir desde 1º de agosto para todos os prestadores de serviços do município (contribuintes do ISSQN – Imposto So- bre Serviços de Qualquer Natureza), que tiveram este prazo – entre maio e

agosto -- para se adequar à nova tecnologia.

Este benefício tem como objetivo agilizar os trabalhos tributários e ainda eliminar os estoques de documentos fiscais.

A Secretaria de Finanças informou que dos 9.538 contribuintes ativos no município, 7.599 (o equi- valente a cerca de 80%) já se adequaram e estão utilizando os serviços da Nota Fiscal Eletrônica.

O acesso ao sistema de emissão de notas ele- trônicas pode ser feito pelo site da Prefeitura – www.jacarei.sp.gov.

br, no link ‘ISS Online’

– a partir de senha for- necida pela Secretaria de Finanças. Na página da NFS-e também existe um link em que se pode fazer denúncias e recla- mações.

O prestador de serviço que tiver dúvida sobre o processo deve procurar a Central de ISSQN, que fica na Rua Capitão Joaquim Pinheiro do Prado, 15, Jardim Leonídia (próximo à Prefeitura). O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

Câmara adia projeto

que incentiva pedido da Nota Fiscal no Município

ricarDo gagliarDi/cmJ

Vereadores de Jacareí durante sessão realizada na quarta-

feira (13)

(5)

Jacareí, 16 e 17 De agosto De 2014 www.diariodejacarei.com.br 5

polícia

esportes

Marido embriagado esfaqueia a

esposa no pescoço no Jd. Flórida

Jovens levam carro e

mercadorias de comerciante

Um grupo de quatro ci- clistas da cidade, três deles do Clube Jacareí de Ciclis- mo, disputa neste domingo (17) a terceira e penúltima etapa do UCI MTB Marathon Series, que a União

Ciclística Interna- cional realizará em Congonhas (MG), valendo pontos para o ranking i n t e r n a c i o n a l

na categoria elite. Esti- ma-se que em torno de 1.500 ciclistas de vários países, principalmente da América Latina, devam

participar da prova.

Rubens Donizete e Erika Gramicelli são os pilotos do Clube Jacareí de Ciclismo que correrão nas categorias elite masculina e feminina,

respectivamente. Ambos são candidatos ao pódio, se- gundo o técnico da equipe, Glauber Marques.

Os outros dois ciclistas

de Jacareí que irão partici- par desta etapa são Márcio Bordello, também do Clube Jacareí de Ciclismo, e Clau- demir Moura. Eles competi- rão na modalidade duplas,

categoria over 81 (somatório das idades dos integrantes da dupla). Nesta modalidade, dois ciclistas percorrem o circuito e têm que largar e chegar juntos.

A última etapa está marca- da para dia 12 de outubro, em São Roque.

Atletismo leva dois jacareienses

ao Estadual Master no Ibirapuera

Deverão participar da disputa cerca de 500 atletas de são Paulo, rio de Janeiro, mato grosso, minas gerais, Paraná, rio grande do sul, alagoas e até amazonas

Jacareí terá dois representan- tes no Campeonato Estadual de Atletismo Master, que será rea- lizado pela Federação Paulista, neste sábado (16) e domingo (17), no Conjunto Desportivo

Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo. De- verão participar da disputa cerca de 500 atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do

Sul, Alagoas e até Amazonas.

Jacareí será representada pela atleta Sara Medeiros, que dispu- tará as provas de marcha atlética de 5 e 10 quilômetros, e também por Nelson Militão Júnior, no

Ciclistas disputam prova

internacional em Minas

Cerca de 20 atletas da equipe de natação master da Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí estarão presentes à tercei- ra etapa do 18º Circuito Ubatuba de Águas Aber- tas da Federação Aquática Paulista, na manhã de domingo (17), na praia da Enseada.

São esperados apro- ximadamente 600 na- dadores. Entre os atletas de Jacareí, o principal destaque é Raul Porto, que lidera a categoria masculina 45 a 49 anos.

‘Velhinhos’ da natação estarão no Litoral Norte

sara medeiros é pentacampeã estadual de marcha atlética em sua cate- goria e tenta o hexa esse ano

arquivo/PmJ

estima-se que em torno de 1.500 ciclistas de vários países, principalmente da

américa latina, devam participar da prova

lançamento de dardo e no arremesso de peso.

A expectativa em relação aos dois atletas é boa: Sara é pentacampeã estadual de mar- cha atlética em sua categoria e tenta o hexa esse ano, e Nelson já afirmou que pretende pelo menos subir ao pódio nas duas provas que irá disputar.

o casal estava discutindo em sua residência; embriagado, homem

acabou agredindo a esposa com um golpe de faca que acertou o pescoço

a Redação

Uma doméstica, de 59 anos, foi agredida por seu marido, um chapa de 64 anos, com um golpe de faca no pescoço. O crime ocor- reu na noite de quinta-feira (14), na Avenida Presiden- te Humberto de Alencar Castelo Branco, no Jardim Flórida (região oeste), por volta de 19h30.

De acordo com infor- mações, a vítima estava

discutindo com seu marido, que estava embriagado. Em seguida, o homem pegou uma sacola e desferiu um golpe no pescoço da es- posa, sendo que dentro da sacola havia duas facas que ele havia comprado no mesmo dia.

Policiais militares foram acionados via Copom para comparecer no local do cri- me. Chegando lá, tomaram conhecimento que a vítima já havia sido socorrida para

a Santa Casa de Jacareí.

Entretanto, o autor do crime estava na residência, sendo preso em flagrante e encami- nhado para a Cadeia Pública de Jacareí. Foi arbitrada a fiança de R$ 1 mil para o marido, que não foi paga.

De acordo com infor- mações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jacareí, a doméstica se recuperou e teve alta da Santa Casa de Jacareí na ma- nha de sexta-feira (15).

avenida presidente Humberto de alencar Castelo Branco, no Jardim Flórida (região oeste), próximo ao local do crime

Um comerciante, de 31 anos, teve seu carro rouba- do na noite de quinta-feira (14), em Jacareí. O crime ocorreu na Rua Pompílio Mercadante, localizado na região central da cidade, por volta de 19h30.

O homem havia acabado de fechar seu estabeleci- mento comercial, e estava colocando mercadorias em seu veículo, quando foi sur- preendido por dois jovens.

Um deles estava armado e, mediante grave ameaça,

exigiu que o comerciante entregasse seu veículo, um Peugeot/206, ano 2007, de cor prata. Em seguida, os jo- vens entraram no veículo e fugiram do local. No interior do automóvel também esta- vam documentos pessoais da vítima e R$ 280,00 em espécie.

O homem afirmou que conseguiu fazer a descrição de um dos criminosos, que tinha aproximadamente 1,70 metros, moreno e de cabelo curto, aparentando ter entre 18 e 20 anos. O comerciante foi orientado a comparecer na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para efetuar possível reco- nhecimento fotográfico.

Rua pompílio mercadante, na

região central de Jacareí

DJ/imagem

Vendedora vai receber pagamento e tem carro roubado no Cidade Salvador

Uma vendedora, de 53 anos, teve seu veículo Che- vrolet/Spin, de cor prata, roubado na tarde de quinta- feira (14), em Jacareí. O crime aconteceu por volta de 17h, na Rua Norival Soares, no bairro Cidade Salvador (região leste).

Segundo Informações, a vítima parou seu carro no local para efetuar uma co- brança e, quando retornou para seu veículo, no qual estavam sua filha e neta de nove meses, foi abordada por dois criminosos. Um deles estava com uma arma de fogo, anunciou o assalto e levou o veículo, depois que os passageiros desce- ram do carro.

A vendedora informou que dentro do veículo es- tavam diversas mercadorias que ela iria vender para salões de cabeleireiros, bol- sas com seus documentos pessoais, bem como R$ 1

mil em espécie.

Após ser informada so- bre o crime, a Polícia Militar encontrou o veículo, aban- donado na Rua Lorena, no mesmo bairro, sendo entre- gue à vítima. Entretanto, as bolsas e mercadorias que estavam no automóvel não foram localizadas.

Os produtos que seriam comercializados pela vítima estão avaliados em aproximadamente R$ 4 mil.

A com e r c i a n t e f o i orientada a comparecer, juntamente com sua filha, na Delegacia de Investi- gações Gerais (DIG) para possível reconhecimento fotográfico.

SANTA MARIA - Um ho- mem, de 38 anos, teve seu veículo roubado na manhã de sexta-feira (15), em Ja- careí. O crime aconteceu na Rua Celso Moreira de

Almeida, no Jardim Santa Maria (região norte), por volta de 7h.

De acordo com informa- ções do boletim de ocor- rência, a vítima estava no interior do seu veículo, em frente a sua residên- cia esperando sua filha.

Neste momento apareceu um indivíduo encapuza- do, que estava munido de arma de fogo.

O criminoso anunciou o assalto, levando seu carro, um Toyota/Hilux, de cor preta. No interior do veí- culo estavam documentos pessoais, um aparelho ce- lular, carteira, cartões de crédito e diversos CDS.

A vítima foi orientada a realizar o bloqueio do aparelho celular junto à operadora, e comparecer na Delegacia de Investi- gações Gerais (DIG) para possível reconhecimento fotográfico.

DJ/arquivo

(6)

Jacareí, 16 e 17 De agosto De 2014

6 www.diariodejacarei.com.br

agência Brasil

A atividade econômica registrou queda no segun- do trimestre deste ano. De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) des- sazonalizado (ajustado para o período) houve queda de 1,2% no segundo trimestre deste ano, comparado com o período de janeiro a março deste ano.

Em relação ao segundo trimestre de 2013, a queda ficou em 1,54%, segundo os dados sem ajustes, já que a comparação é feita entre períodos iguais.

Em junho, o IBC-Br tam- bém registrou queda, de

1,48%, na comparação com maio (dado dessazo- nalizados). Essa foi a maior retração desde maio de 2013, quando o índice caiu 1,68%. No primeiro semestre, houve expansão de 0,13% e em 12 meses encerrados em junho, de 1,5%. De acordo com o dado dessazonalizado, a expansão em 12 meses ficou em 1,41%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incor- pora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: in- dústria, comércio e serviços e agropecuária.

Atividade econômica do país teve queda de 1,2% no 2° trimestre

apTO Ed. mOnTE CRisTO Alugo, 2 dorm. c/ guarda roupas planejado (1 suíte c/ gabinete planejado e box), sala 2 am- bientes c/ sacada, coz. c/ armários e gabinete planejado, wc social c/ gabinete planejado

e box e A.S. c/ armário planejado.

Tels.: (12) 99781-1383 ou 98232-7269

EXTRAVIO DE NOTA FISCAL

IVANIL CESARIO CAÇAMBAS - ME, situada na Estrada Municipal do Jag- uari, nº. 870 – Rio Abaixo – Jacareí/SP, CEP: 12.334-400, inscrita no CNPJ sob o nº. 72.672.629/0001-99 e Inscrição Municipal nº. 24629, comunica o extravio de todas as vias das Notas Fiscais de Serviço Série 1, de nº. 68, 69, 71 a 75, 165, 166, 168 e 169 todas em branco.

www.diariodejacarei.com.br

geral

editais

comunicados

imóveis

alugO apaRTamEnTO 02 dormitórios (1 suíte). R$ 1.100,00/mês.

Localizado na Rua Barão de Jacareí – Centro de Jacareí. Tel.: (12) 98131-8111 com Célio.

OpORTunidadE

Vendo casa no Parque Brasil c/ 3 dormitórios (2 suítes), garagem coberta c/ 3 vagas, lavabo, jardim de inverno, sala de estar e jantar, lavanderia. R$ 350 mil. Tels.: (12) 99613-1330 / 99713-5831 / 3951-3432.

apTO – gRan TERRaÇO Alugo. 3 dormitórios, varanda com churrasqueira,

2 vagas de garagem, academia, piscina adulto e infantil, salão de festas, espaço teen, frente p/

Parque da Cidade. R$ 1.600/mês.

Tels.: (12) 3962-4785 ou 3962-5272

diversos

empregos

HaBiTE-sE

Plantas – Projetos. Aprovações e Regulari- zações comercial e residencial. Rua Floriano

Peixoto, nº. 415 – Centro – Jacareí. Tel.:

(12) 3952-5058. Doutor Classe A.

COnTRaTO

Cabeleireira ou Vendedor para atuar em Jacareí. CLT, treinamento e VT. Tratar com

Renato. Tel.: (11) 97205-8650 (vivo) ou reishim2000@hotmail.com

RaÇÕEs E aRTigOs Rações e artigos para animais em geral. Garan- timos o melhor preço. Entregamos em domícilio.

Tels.: (12) 3962-4785 ou 3962-5272.

veículos

festas e eventos

BaRman / FEsTas Coquetéis com e sem álcool. Enfeites com frutas. Tel.: (12) 98866-7846. (WhatsApp).

CORsa ClassiC 2003 Vendo Corsa Classic 1.6, ano 2003 – cor cinza.

Gasolina GNV. Som, roda, alarme e trava. Tudo Ok. Tel.: (12) 98262-7235 VEndO Casa nO CEnTRO

Casa no Centro, ótima localização, próximo à Igreja Imaculada Conceição. Oportunidade para moradia ou comercial. Valor R$ 280 mil.

Aceito Negociação. Tratar com Maria ou Sueli.

Tel. (12) 30145383 ou 3951-1675.

pERFumEs impORTadOs HinOdE 23% essência aprovada pela Anvisa. R$

100,00 de 100 ml. Agende seu horário, vamos até você. Tel.: (12) 98859-5658

alugO pOnTO COmERCial Excelente ponto comercial, localizado na Avenida Siqueira Campos. Com 74m². R$

1.800,00 (aceito proposta).

Tel.: (12) 98145-1604 sOBRadO

Vendo sobrado em condomínio fechado, com 2 dorm (suítes), sala, cozinha, lavado, churras- queira e garagem para 2 carros. R$ 240 mil.

Tels.: (12) 3014-4178 ou (12) 99718-2613.

VEndO apaRTamEnTO CdHu Bandeira Branca II, c/ 2 dorm., sala, coz., banheiro, 1 vaga de garagem. Entrada de R$ 25 mil + prestações de R$ 160,00.

(Aceito carro como parte de pagto) Tratar c/ Alexandre. Tels.: (11) 98274-7377 / (11)

99915-4055 / (11) 95740-5969

Casa nOVa Jd. siEsTa Vendo ou alugo, 3 dormitórios (1 suíte c/ gabi-

nete e box), cozinha c/ gabinete, wc social c/

box, sala de jantar e estar e área de serviço.

Ótima localização, pronta p/ morar. Tels.: (12) 99781-1383 ou 98232-7269 TERREnO COnd. FECHadO pROnTO paRa COnsTRuiR Vendo no Bella Vittá, em frente ao Sesi, em Jacareí. Lugar alto, com uma vista maravilhosa.

Metragem maior que o padrão (307m²). Negó- cio de oportunidade! R$ 85 mil + dívida.

Tel.: (12) 98139-2011

Detran.Sp implanta formato mais seguro de placas em todo o Estado

não há qualquer alteração no valor do serviço de emplacamento de veículos, que custa r$ 100,84 em todo o estado

placas e lacres passam a contar com código de barras e informações que facilitam o rastreamento

Divulgão

Os veículos do Estado de São Paulo passam a contar com placas que terão código de barras e lacres rastreá- veis. Os dados, controlados via sistema informatizado, permitem o monitoramento da origem da matéria-prima das peças, das empresas fornecedoras e de seus res- pectivos lotes, aumentando a segurança da identifica- ção veicular.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), faz parte de uma série de medidas para ampliar a segurança na emissão dos documentos de condutores e veículos, cujas placas já contavam, desde 2012, com uma pe-

lícula refletiva que aumenta a visibilidade dos mecanis- mos de fiscalização.

“Nosso objetivo princi- pal é ampliar a segurança nas vias. Com mais controle sobre o processo de empla- camento e lacração mini- mizamos a possibilidade de eventuais irregularidades”, destaca Israel Alexandre de Souza, diretor de Veículos do Detran.SP.

O lacre, antes oferecido em duas cores que diferen- ciavam possíveis lacrações subsequentes, passa a ser exclusivamente amarelo e as placas de motocicletas terão novas dimensões, atendendo a resolução fe- deral do Conselho Nacio- nal de Trânsito (Contran) de número 372/2011.

Outra mudança é o fim do comércio de placas fora dos postos do De- partamento de Trânsito.

Anteriormente, empresas

credenciadas ofereciam placas com variações de tamanho e películas refleti- vas, conhecidas como espe- ciais. Agora, o proprietário

do veículo poderá escolher entre 20 combinações alfa- numéricas (letras e números) para a confecção da placa do veículo.

É importante ressaltar que o serviço de emplaca- mento de automóveis tem o custo de R$ 100,84 em todo o Estado, e que a taxa deve ser recolhida pela rede bancária. Não havendo, assim, qualquer pagamento adicional para as empresas licitadas para a realização do serviço.

As placas rastreáveis passam a ser utilizadas, obrigatoriamente, na lacra- ção de veículos 0KM, em automóveis que passarem pelo processo de transfe- rência interestadual ou in- termunicipal, mudança de categoria, além da perda, furto, roubo e mau estado de conservação, situações que exigem a confecção de uma nova placa.

Todos os demais veículos permanecem com suas pla- cas atuais. Não há qualquer exigência para que o cida- dão troque a placa de seu veículo imediatamente.

percentual de cheques devolvidos volta a subir, revela Boa Vista SCpC

a redação

O número de cheques devolvidos (segunda devo- lução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,15% em julho de 2014. A informação é da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

O número representa uma forte alta em com- paração ao mês anterior, quando a proporção foi de 1,85% e retorna ao patamar de maio.

Os cheques devolvidos aumentaram, assim como os cheques movimenta-

dos, exibindo variações de 19,7% e 3,1%, respectiva- mente, o que contribuiu para a alta do índice no período.

Os dados da Boa Vista SCPC mostram que, no acumulado em 2014, con- tra o mesmo período de 2013, os cheques devol- vidos (segunda devolução) recuaram 8,9%, enquanto os cheques movimentados diminuíram 9,8%.

No acumulado do ano, o percentual de cheques devolvidos sobre os che- ques movimentados atin- giu 2,05%, ante 2,03%

registrado no período equivalente em 2013.

TERREnO COndOmÍniO Vendo terreno em condomínio Vale dos Lagos,

em Jacareí – 1.800 metros. Local privilegia- do. R$ 190 mil. Tratar com o proprietário.

Tel.: (12) 98112-9958

TERREnO COnd. gOldEn paRK Vendo terreno no condomínio Golden Park, com 254 m². Libera em outubro para cons- trução. R$ 75 mil + dívida com construtora.

Tels.: (12) 99767-0833 ou 98188-0158

VillagE JaRdim dO pORTal Vendo Village Jardim do Portal, com 02

dormitórios, garagem coberta. 80 m².

R$ 160 mil (aceita financiamento).

Tels.: (12) 98822-7400 ou 98151-9556

apTO sOlaR das andORinHas Vendo apartamento Solar Das Andorinhas, com 02 dormitórios, cozinha (dormitórios e

cozinha com armários planejados).

R$ 150 mil (aceita financiamento).

Tels.: (12) 98822-7400 ou 98151-9556

Referências

Documentos relacionados

6.5.13.1 O recurso em face do resultado da Prova Didática deverá ser dirigido à comissão examinadora, no prazo estabelecido no subitem anterior, em formulário

lFERNANDO RODRIGUES DA SILVA e ERICA PEREIRA DE LIMA, sendo o preten- dente: solteiro, caminhoneiro, nascido em 11.07.1982, natural de São José dos Campos - SP, residente em Jacareí

atuação diversificada aumentam a segurança e a solidez da instituição; Integração em novas áreas do varejo para pessoas físicas, setor que fomenta melhores projeções para

EVANDRO SILVÉRIO DOS SANTOS e JULIANA OLIVEIRA SOARES, sendo o pretenden- te: solteiro, operador de produção, nascido em 14.08.1976, natural de Jacareí - sP, residente em Jacareí

auxiliar técnico, nascido em 12.05.1986, natural de são José dos campos - sP, residente em Jacareí - SP, filho de JOAQUIM RODRIGUES DA SILVA NETO e de MARIA DE FÁTIMA DOS

sendo o pretendente: solteiro, auxiliar de produção, nascido em 16.08.1985, natural de Jacareí - SP, residente em Jacareí - SP, filho de e de SUELI APARECIDA DOS SANTOS; e a

do o pretendente: divorciado, soldador, nascido em 16.02.1975, natural de São José dos Campos - SP, residente em Jacareí - SP, filho de ISMAEL BARRETO DA SILVA santos e de

Militar e da 1ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, sediados no Município do Recife- AIS – 01, passando à subordinação para a Companhia Independente de Apoio ao Turista