Qualidade dos animais é um dos destaques da PAC HB

Texto

(1)

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HEREFORD E BRAFORD - ANO XI - Nº XLVI - NOVEMBRO 2012

Foto: Gabriel Isaacsson

Genética de alta qualidade é apresentada a convidados internacionais

Página 03

Gira Internacional reúne mais de 300 participantes

Página 10

Carne Pampa ® certificará animais no

Centro-Oeste

Página 20

Qualidade dos animais é um dos destaques da PAC HB 2012-2013

Página 06

Patrocinador

Oficial ABHB

(2)

Fernando Lopa

Presidente ABHB

Novos Sócios

Juliana Calone Duarte

Estância Retiro - Uruguaiana/RS

José Luis de Freitas Murad

Cabanha São Jorge - Uruguaiana/RS

Alberto Claudemir Reis e Filhos

Antonio Marcelo Caleffi

Agropecuária Montecristo - Haras Montecristo Glorinha/RS

Nedia Maria Jacondino Cruden

Cerro da Boneca - CabanhaTaiaman Canguçu/RS

Reno Paulo Kunz

Fazenda Santa Maria e Fazenda Laranja Doce Cabanha RPK Genética - Nova Laranjeiras/PR

Artemio Stefanelo Ciprandi

Fazenda Domingas - Cruz Alta/RS

Editorial

Expediente

Diretoria de Administração

Presidente:

Fernando Lopa da Silva Vice-Presidente:

Luciano Sperotto Terra

Vice-Presidente de Promoção das Raças:

Pedro Monteiro Lopes Diretor Administrativo:

Luciano Dornelles de Dornelles Diretor de Eventos:

Celso Jaloto Ávila Junior Diretor Financeiro:

Dirceu Menna Barreto de Abreu Netto Diretor de Marketing:

Miguel Augusto Bitencourt Barbará

Conselho Consultivo

Membros Eletivos Titulares Gilberto Dutra Bulcão Fernando Torres Cardoso Saraiva Alfeu de Medeiros Fleck Membros Suplentes

Mário Ubirajara Rota Anselmi Guilherme Coimbra Prata Rubem Silveira Vasconcelos

Conselho Fiscal

Membros Titulares Tertuliano Cardoso Filho Gedeão Avancini Pereira Rafael Momm Membros Suplentes

Fernando Fabrício de Faria Correa José Amilton Moss Filho Francisco Miguel Barbará González

Conselho Técnico

Presidente: Ricardo Amaral Furtado

Seção Hereford

Coordenador:

Gedeão Avancini Pereira Membros:

Frederico Ormazabal Sastre Paulo Schermann Azambuja Luciano Correa Morrone Guilherme Ulrich Duarte

Seção Braford

Coordenador:

Eduardo de Souza Soares Membros:

Thais Maria Bento Pires Lopa Ricardo Macedo Gregory Eduardo Cavalcanti Eichenberg Eduardo Valério Teixeira Souza

Representante do MAPA

Ibajé Simões Pires

Representante da Seappa

Ildara Vargas

Representante da ANC

Amilton Cardoso Elias

Superintendente

Méd. Vet. Gabriel Isaacsson

Superintendente de Registros

Méd. Vet. Magali Moura

Pampa Pampiano

Editor: Jairo Nether Responsável: Émerson Sabedra

Coordenação de Marketing: Fabiana Ferrari Borin Estagiária: Daniele Rocha

Colaboração Reportagem: Luciana Bueno Revisão: Émerson Sabedra, Daniele Rocha e Luciana Bueno (MTb/RS 8508) Fotografia: Alexandre Teixeira, Émerson Sabedra, Gabriel Becco (LPR), Luciana Bueno, Gabriel Issacsson, Thais Lopa, Tânia Meinerz e Divulgação ABHB Projeto Gráfico: Adelino Bilhalva Diagramação: Silvio Oliveira Realização:

Fone: +55 (51) 3084.4717

Associação Brasileira de Hereford e Braford

Este ano rodamos todo o Brasil e muitos paí- ses, onde a ABHB esteve representada em mais de 20 eventos importantes, como o Circuito Fei- corte, Congresso Mundial do Braford (Paraguai), do Hereford (Canadá), Expointer, ExpoParaguai, ExpoLondrina, ExpoPrado, Nacional HB, Expo- Guayaquil, Feicorte, ExpoCruz e Fenagro, entre muitas outras exposições no RS, PR e SC, sem esquecer as giras, cursos e o workshop que realizamos no interior da Colômbia, na cidade de Pereira.

Nesses inúmeros eventos, em que tive a felicidade de participar da grande maioria, a tônica dos visitantes interessados em utilizar as genéticas Hereford e Braford, era sempre a mesma: “estamos interessados pela alta quali- dade dos animais que estão sendo chancela- dos pela ABHB.”

Após ler o rascunho dessa edição, mais uma vez, pude constatar que a ideia de busca incessante da qualidade tem permeado o trabalho de nossa Associação, seus associados e seu corpo técnico, nos últimos 15 anos, e esse exemplar consegue expressar tudo isso.

Essa qualidade, tem nos proporcionado ganhos de toda natureza, como os recordes de abate de animais certificados do Programa Car- ne Certificada Pampa®, a expansão dos abates para todas as plantas do Marfrig do Brasil e a extensão dos benefícios do programa a pecua- ristas de diversas partes do Brasil, assim como a parceria fechada pelo Frigorífico Silva com o Carrefour, para fornecimento da carne Braford Selection nas lojas da rede em São Paulo; o Bra- ford despontando, mais uma vez, como a raça de maior média na venda de reprodutores no RS e nossos Hereford e Braford vendidos com destaque em vários leilões em outros estados.

Seguimos investindo em qualidade, pesqui-

sas na Universidade Federal de Santa Maria, medindo o desempenho de novilhos filhos de touros Braford em vacas comerciais, pesquisa de gases efeito estufa junto a Embrapa, bem como a condução das provas de avaliação a campo, e o mais importante, o crivo na seleção dos reprodutores, onde, em média, só 20% de todos os touros apresentados para chancela dos inspetores técnicos recebem a “dupla-mar- ca” (marca de distinção de touro melhorador) da ABHB, sem esquecer os quase 30 mil produtos novos anualmente apresentados para controle de melhoramento genético aos programas de chancelados pela ABHB.

Em 2013, teremos mais um ano de inúmeras atividades, nos preparemos para a grande expansão das raças pelo Brasil e exterior. Para isso, nossa ABHB continuará contando com a enorme colaboração de seus associados na busca de qualidade nos rebanhos Hereford e Braford, apoiando proporcionando as ferramen- tas de melhoria e as condições para que nossa atividade remunere cada vez mais aos que seguem investindo nesta qualidade.

Encerro desejando um Feliz Natal a todos os

sócios, colaboradores, apoiadores, familiares e

amigos. E um ano novo de inúmeras realizações

a todos, como sempre, com muito mais Hereford

e Braford!

(3)

3 BHB

Genética de alta qualidade é apresentada a convidados internacionais

Entre os dias 12 e 16 de setem- bro, o Projeto Setorial Brazilian Here- ford & Braford (BHB), parceria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e In- vestimentos (Apex-Brasil), realizou a 3ª edição do BHB International Road Show em 2012, evento que ocorreu junto com a 4ª Gira Internacional de Hereford e Braford - A Rota da Genética Sustentável e Adaptada, em municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Participaram três visitantes oriundos de países alvo do Projeto (Colômbia, Equador e Panamá), sendo um pecuarista, um adminis- trador de fazendas de pecuária de corte e um jornalista, que estiveram pela primeira vez no Brasil visitando

fazendas produtoras de genética Hereford e Braford. Por estarem familiarizados com a lida com ze- buínos (em especial o Brahman), os visitantes vieram abertos a conhecer as qualidades das raças HB e os motivos de tamanha adaptabilidade aos mais variados climas e ambientes.

De acordo com a gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Luciana Bueno, a excelên- cia da qualidade genética das raças Hereford e Braford, selecionadas no Brasil, foi apresentada com muito sucesso. “Mais uma vez cumpri- mos nossos objetivos ao receber comitiva internacional, oriunda de países alvo do Projeto, e apresentar o potencial das genéticas Hereford e Braford em diferentes sistemas de produção. Ao final do evento perce-

bemos que o nível de curiosidade, com que chegam os convidados, se transforma em ansiedade para logo começar os trabalhos com as nossas genéticas, em seus países”, ressalta Luciana.

Encerrado o Road Show, que visitou estabelecimentos nos muni- cípios de São Gabriel, Santa Marga- rida do Sul, São Sepé e Rosário do Sul, os convidados internacionais degustaram a Carne Certificada Pampa

®

no Restaurante Vermelho Grill, em Porto Alegre (RS), antes de embarcarem para seus países de origem, em 16 de setembro. O Pro- jeto BHB já recebeu, somente neste ano, 16 convidados internacionais de sete países alvo do BHB: Equa- dor, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Panamá e Venezuela.

Comitiva internacional participou do evento a convite do BHB Touros de dois anos da Estância do Bolso

Curta a página Brazilian Hereford & Braford no Facebook e compartilhe de todas as novidades do Projeto BHB

(4)

BHB

Eduardo Melgar, Luciana Bueno, Juan Carlos Peredo Paz, Thais e Fernando Lopa

O Projeto Setorial Brazilian Here- ford & Braford (BHB) participou no final de setembro da Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Pela primeira vez com estande na feira, o BHB foi representado por seu gestor, o presidente da ABHB, Fernando Lopa, pela representante do Conselho Técnico da ABHB e empresária do BHB, Thais Lopa, e pela gerente de Promoção Comercial Internacional do Projeto, Luciana Bueno. Participaram da mostra tam- bém as empresas Matsuda, através de sua diretora de exportações, Edna Matsuda, e Coimma, representada por Nelson Buchini.

Além da visita de técnicos, pecua- ristas e interessados em geral, oriun- dos em sua maioria do Brasil, Bolívia e Peru, o estande do BHB também recebeu o presidente da Associação Boliviana de Criadores de Braford, Eduardo Melgar, e o vice-presidente da Federação dos Pecuaristas de Santa Cruz de la Sierra (Fegasacruz), Fernando Menacho. A comitiva do

Brazilian Hereford & Braford

participa da Expocruz, na Bolívia

BHB participou ainda de um almo- ço com a diretoria da Fegasacruz e acompanhou o julgamento da raça Braford na Expocruz, considerada um dos principais caminhos para empresas com interesse em expor- tação, divulgação internacional e captação de contatos empresariais entre os diversos setores do merca- do, ações alvo do Projeto BHB.

Comitiva visita fazenda com genética brasileira

A comitiva que representou o BHB na Expocruz também visitou a

“Hacienda El Puerto”, propriedade de Eduardo Melgar, presidente da Associação Boliviana de Criadores de Braford, e Miguel Simon, localiza- da na região de San Ramon, distante 170 km de Santa Cruz de la Sierra.

Durante a visita, os proprietários apresentaram animais adaptados

ao sistema de produção boliviano, em condições de solo e clima muito

semelhantes aos observados no Brasil Central, durante o Workshop

Braford Brasil - Rondonópolis/MT, que aconteceu no mês de agosto no

Mato Grosso - evento promovido pelo BHB. Conforme relatos dos visi-

tantes, os animais verificados, entre terneiros, touros, doadoras e vacas

prenhas de genética brasileira, apresentam boa condição corporal e

desenvolvimento no ambiente.

(5)

5 BHB

BHB participa de workshop da Apex-Brasil

Alfredo Osório (Ourofino Equador), Luciana Bueno e representantes Farmagro

cadeia produtiva da carne acolhidos em estandes como o das empresas parceiras do BHB, na mostra, Ourofi- no e Alta Genetics.

Luciana explica que, durante a ação do BHB na Expoferia Ganadera, foi possível perceber o potencial de trabalho com o uso das genéticas HB brasileiras no país. “Verificamos um próspero potencial de trabalho com as genéticas Hereford e Braford brasileiras. O Equador é um país tradicional na genética Brahman e ainda não está atuando com conceito de consumo de carne de qualidade que é o resultado final que promove- mos com nosso Projeto. A proposta De 10 a 14 outubro, o Projeto

Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB) participou da 67ª Expoferia Ganadera em Guayaquil, no Equador.

Considerada a maior feira equatoria- na do setor agropecuário, a exposi- ção promovida pela Asociación de Ganaderos del Litoral y Galápagos (AGLYG) contou com a presença de empresários, autoridades e forma- dores de opinião de vários países da América do Sul. A gerente de Promo- ção Comercial Internacional do BHB, Luciana Bueno, divulgou o Projeto e a genética das raças Hereford e Bra- ford selecionadas no Brasil à impren- sa especializada e a empresários da

Projeto é apresentado em feira no Equador

é voltar no ano que vem com uma missão de empresários do BHB para a edição que estará ainda mais concorrida, pois vai sediar a Assem- bléia Mundial da Federação da Raça Brahman 2013 no ano que a AGYLG completa 70 anos”.

O Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), par- ticipou em 13 de novembro do Workshop de Alinhamento Estra- tégico da Apex-Brasil, em São Paulo (SP), onde foi representa- do pelo gestor e presidente da ABHB, Fernando Lopa, pelo ges- tor de Projetos da Apex-Brasil, Avay Miranda Jr., e pela gerente de Promoção Comercial Interna-

cional do Projeto, Luciana Bueno.

Com 36 empresas associadas e valores de exportação contabiliza- dos em US$ 118 milhões em 2011, para Venezuela, Paraguai, Co- lômbia, Bolívia, Angola, Equador, Uruguai, México, Rússia, Argenti- na, Costa Rica e Panamá, o BHB é o segundo projeto, entre todos com aporte da Agência, no crescimento percentual nas exportações.

Luciana Bueno, Avay Miranda e Fernando Lopa

(6)

PAC

Qualidade dos animais é um dos destaques da PAC HB 2012-2013

A Associação Brasileira de He- reford e Braford (ABHB), junto com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), iniciou no mês de setembro nova edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC), que conta com a participação de 35 tourinhos envia- dos por 16 criatórios.

Durante cerca de 10 meses, os animais serão testados no mes- mo ambiente, que busca refletir a realidade enfrentada nos sistemas produtivos brasileiros, tendo como critérios de avaliação um conjunto de características objetivas e sub- jetivas que visam premiar os mais destacados em características de interesses econômicos e produtivos mais relevantes na cadeia da pecu-

AGENDA DE PESAGENS PAC’S HB 4

a

Pesagem 12/12/2012 5

a

Pesagem 09/01/2013 6

a

Pesagem 06/02/2013 7

a

Pesagem 06/03/2013 8

a

Pesagem 03/04/2013 ária de corte. “Esta edição deve

mostrar, novamente, que o gado

‘cara-branca’ é imbatível na pro- dução de carne de qualidade com eficiência. Que as nossas raças produzem mais com menos, o pro- dutor já sabe. A eficiente conver- são alimentar das raças é notável em todo o mundo, comprovada por trabalhos científicos de renomadas instituições de pesquisa”, destaca Gabriel Isaacsson, Superintendente Administrativo da ABHB.

Realizadas três das oito pesa- gens regulares, ele ressalta ainda o ganho de peso dos animais par- ticipantes da PAC HB 2012-2013.

“As médias saltam aos olhos, não ficando os números altos restritos

apenas a ‘talentos individuais’, o

que mostra a força das raças e a

qualidade do trabalho dos criado-

res”, acrescenta Isaacsson.Através

da Prova de Avaliação a Campo de

Reprodutores Hereford e Braford,

a ABHB busca disseminar entre

os produtores de bovinos de corte

do país a utilização da genética

proveniente de touros avaliados e

(7)

PAC

ÍNDICE DE A VALIA Ç Ã O P A C T O TAL 10 0%

GANHO DE PESO MÉDIO

DIÁRIO (GMD) - 40% MEDIDAS OBJETIVAS DE ACORDO COM AS 8 PESAGENS COM INTERVALOS REGULARES DE 28 DIAS (NÃO LEVA EM CONTA O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO) E A DATA DE NASCIMENTO INFORMADA NO REGISTRO

PESO FINAL CORRIGIDO PARA OS 550 DIAS - 10%

ÁREA DE OLHO DE

LOMBO - 10% MEDIDAS OBJETIVAS TOMADAS POR ULTRASSONOGRAFIA

ESPESSURA DE GORDURA SUBCUTÂNEA - 10%

PERÍMETRO ESCROTAL - 5% MEDIDA OBJETIVA

CONFORMAÇÃO - 10%

MEDIDAS SUBJETIVAS DE ACORDO COM A MÉDIA DAS AVALIAÇÕES FENOTÍPICAS REALIZADAS POR TRÊS INSPETORES TÉCNICOS DA ABHB

PADRÃO RACIAL - 10%

SEXUALIDADE - 5%

7

a

PAC HEREFORD

PROPRIEDADE BRINCO TATUAGEM PAI 1

A

PESAGEM

19/09/2012 2

A

PESAGEM

17/10/2012 3

A

PESAGEM

14/11/2012 GMD*

2

A

- 3

A

PESAGENS GMD*

ACUMULADO

Estância do Bolso 5 K101 Do Bolso 829 378 396 432 1,286 0,964

Agropecuária São Pedro 14 B003 CC CX United 52S ET (IA-501) 348,5 356 397 1,464 0,866

Agropecuária São Pedro 1 B043 Mauá Bienvindo do Pontal 1809 299,5 323 339 0,571 0,705

Fazenda São Manoel 3 K459 Sina Sina H 200 (Gauchão) 293 303 334 1,107 0,732

Cabanha Touro Passo 17 2760 Topass Encruzilhada 17 337 370 394 0,857 1,018

Estância Tamanca 2 H175 Reculuta Soberano K170 355 373 405 1,143 0.893

Estância Tamanca 13 H184 Reculuta Soberano K170 331 341 348 0,250 0,304

Estância Tamanca 18 H166 Reculuta Soberano K170 341 359 395 1,286 0,964

Fazenda Santa Tereza 10 G1464 Guatambu G1086 364 389 423 1,214 1,054

Fazenda Santa Tereza 16 G1488 Alvorada E283 (Cabernet) 286 310 353 1,536 1,196

Fazenda Santa Tereza 4 G1468 Wolf 1265 (Clássico) 295,5 306 353 1,679 1,027

Reculuta Agropastoril 12 N002 Recreio T103 360 365 407 1,500 0,839

Reculuta Agropastoril 7 N003 Reculuta Soberano K170 357 379 423 1,571 1,179

Estância Guatambu 11 K2223 Guatambu E 1600 (Tannat) 300,5 332 369 1,321 1,223

Estância Guatambu 6 K1083 Alvorada E257 349,5 373 430 2,036 1,438

Estância Guatambu 8 K1031 Guatambu E 1600 (Tannat) 331 353 383 1,071 0,929

Cond.Estância Rincão 15 1912 Mauá 1769 310 341 385 1,571 1,339

Cond.Estância Rincão 9 1917 AM MGE 122l Paco 2 280 302 349 1,679 1,232

PESO TOTAL E GMD MÉDIO 5917 6271 6919 1,290 0,990

comprovadamente melhoradores, contribuindo desta forma para o au- mento da produtividade da pecuária no Brasil, bem como da qualidade da carne produzida através da uti- lização da genética de animais das duas raças.

Outro objetivo da PAC é estimular a criação das raças HB, o que vem sendo feito através do Programa de Difusão Genética para Pecuaristas Familiares, com a doação de sêmen dos reprodutores campeões da prova para pequenos produtores do interior de Alegrete (RS). “A parceria com a ABHB tem sido importantís- sima no projeto da Associação de Produtores do Rincão do 28. O ga- nho genético é visível, não apenas na valorização do produto ‘terneiro’, comercializado em conjunto na feira oficial do município, como nas fême- as produtos da inseminação artificial que entraram em serviço neste ano.

Com este trabalho, o grupo hoje é referência para outros pecuaris-

tas familiares da região”, ressalta Adriana Ferreira da Costa Vargas, da Fundação Maronna, entidade responsável pelo projeto Desenvolvi- mento Sustentável do Rincão do 28.

O índice da PAC leva em conta 40% para ganho de peso (GMD);

10% para peso final corrigido para os 550 dias; 10% para área de

olho de lombo (AOL), medida por ultrassom; 10% para espessura de gordura subcutânea (EGS), também medida por ultrassom; 5% para medida de perímetro escrotal, 10%

para avaliação dos inspetores técni- cos da ABHB para a característica Conformação (aprumos, musculo- sidade e conformação carniceira);

*GMD - Ganho Médio Diário

(8)

PAC

18

a

PAC BRAFORD

PROPRIEDADE BRINCO TATUAGEM PAI 1

A

PESAGEM

19/09/2012 2

A

PESAGEM

17/10/2012 3

A

PESAGEM

14/11/2012 GMD*

2

A

- 3

A

PESAGENS GMD*

ACUMULADO

Estância do Bolso 4 K109 Pitangueira 38-F669 (Vintage) 437 461 508 1,679 1,268

Agropecuária São Pedro 6 B107 Belvista 38-1004 (Don Juan) 288 298 343 1,607 0,982

Agropecuária São Pedro 15 B072 Nova Aurora 38-5088 (Copero) 288 314 356 1,500 1,214

GAP Genética 13 C517 RM 380 391 427 1,286 0,839

Estância São Manoel 11 K705 Sina Sina F174 (Importante) 300 318 356 1,357 1,000

Agropecuária Santa Ana 1 K1241 Kudos D19 (Siward) 344 363 396 1,179 0,929

Agropecuária Itaverá 17 K208 Pitangueira 38-A252 (Big Brother) 332 356 397 1,464 1,161

Estância São Lucas 8 3706 Pampiano 38-A198 (Casa Nova) 383 389 423 1,214 0,714

Fazenda Santa Tereza 10 G1889 Santa Tereza 38-D1380 359 383 424 1,464 1,161

Fazenda Santa Tereza 16 G1922 Kudos D19 (Siward) 340 367 416 1,750 1,357

Fazenda Santa Tereza 12 G1880 Santa Tereza 38 D1380 355 358 401 1,536 0,821

Agropecuária Odair González 7 B311 RM 288 313 357 1,571 1,232

Agropecuária Sereno 9 TE1010 Belvista 38-7210 (Show) 315 330 359 1,036 0,786

Agropecuária Sereno 3 1138 Santa Ana 38-8211 (Solapa) 288 324 348 0,857 1,071

Fazenda Mãe Rainha 14 4112 Belvista 38-7180 (Patriota) 346 373 411 1,357 1,161

Estância Guatambu 2 K252 ITA 38-804 (Lafite) 351 365 399 1,214 0,857

Estância Guatambu 5 K304 ITA 38-804 (Lafite) 367 379 435 2,000 1,214

PESO TOTAL E GMD MÉDIO 5761 6082 6756 1,420 1,050

10% para avaliação fenotípica (padrão racial, pigmentação ocular, implantação do globo ocular, pe- lechamento) e 5% para a nota dos inspetores técnicos para caracterís- ticas sexuais secundárias. “Partici- po da prova desde o início e tenho a consciência de que devemos utilizar dados concretos na forma- ção de nossos rebanhos. A ABHB, através da PAC, abriu os olhos do Brasil e hoje outras raças também possuem suas provas, muito seme- lhantes as do Hereford e do Braford.

Hoje, e cada dia mais, temos a ga- rantia de animais comprovadamente melhoradores de rebanho, precoces com ótimas médias de ganho de peso diário, produzindo mais carne em menos tempo e em um menor espaço físico, o que acaba gerando uma maior lucratividade aos produ- tores”, destaca Geraldo Estrázulas de Souza, criador e ex-presidente da ABHB.

Responsável pelas provas de avaliação a campo, Joal Brazzale Leal explica que as pastagens se encontram com qualidade bastante superior às provas anteriores, ape- sar do grande período de estiagem registrado em Bagé, fato que deve

ajudar no desempenho dos animais nos próximos meses. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul ressalta também os resultados obtidos na PAC pelos exemplares com genéti- ca brasileira. “A genética nacional vem ganhando destaque, o que vem

*GMD - Ganho Médio Diário

(9)

9 PAC

Cabanha Touro PassoHEREFORD

MADE IN BRASIL

Criadores

Apoio

sendo comprovado solidamente a cada edição, onde filhos de tou- ros nacionais - até mesmo touros desconhecidos, mas com elevado valor genético - estão apresentan- do melhores resultados que alguns grandes reprodutores internacionais”,

acrescenta Leal, que destaca ainda a qualidade dos animais que parti- cipam da PAC 2012-2013. “A raça Hereford, que apresenta filhos de touros que já participaram de provas passadas, mostra a qualidade de um bom programa de melhoramento

genético. Os animais Braford tam- bém chegaram muito bem à sede da Embrapa”, completa.

Para Ricardo Amaral Furtado, presidente do Conselho Técnico da ABHB, é muito importante para as ra- ças Hereford e Braford identificar os animais comprovadamente eficientes e usá-los como referência no trabalho de melhoramento genético. “Para isto, é muito importante o trabalho sério e criterioso dos selecionadores em seus rebanhos e, fundamen- talmente, da Prova de Avaliação a Campo, devido a grande penetração que tem em função dos trabalhos de extensão da ABHB e da Embrapa.

Outro aspecto importante da PAC é a

utilização de jornadas técnicas junto

a produtores e, principalmente, ins-

petores técnicos na busca da unifor-

mização dos critérios de avaliação,

que considero de fundamental impor-

tância para o crescimento sustentável

das raças HB”, observa Furtado.

(10)

Eventos

A 4ª Gira Internacional de Here- ford e Braford – A Rota da Genética Sustentável e Adaptada, que integrou a programação do BHB International Road Show, foi acompanhada por mais de 300 criadores e técnicos oriundos do Brasil, Colômbia, Equa- dor e Panamá. O foco do evento, realizado pelo Núcleo Gabrielense de Hereford e Braford (NGHB) entre os dias 13 e 15 de setembro, foi mostrar aos participantes casos de sucesso do uso da genética HB em sistemas de integração lavoura x pecuária em sintonia com o meio ambiente, além de demonstrar a adaptabilidade dos animais aos mais diversos ambientes de produção.

De acordo com Joaquim Hernan- dez, presidente do NGHB, a Gira - que contou com visitas à proprieda- des rurais em Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e São Sepé - alcançou todos os objetivos propostos. “Visitamos fazendas pro- dutoras de genética de ponta, inclu- sive com transferência de embriões, e propriedades com grande integra- ção lavoura x pecuária, produzindo animais Hereford e Braford em cima de pastagens formadas nas restevas de soja e arroz. Passamos por estân- cia de gado de cria em cima da Ser- ra do Sudeste, com campos nativos onde a pedra aflora, e estivemos nas várzeas do Rio Santa Maria, onde

dependendo do ano a propriedade fica mais de 60% alagada”, observa o dirigente.

A primeira propriedade visitada pela caravana foi a Fazenda Cina- momo (Agropecuária Sereno), em São Sepé, onde foram recebidos pelo proprietário Marcelo Xavier. “A Gira deste ano foi realizada em uma região com climas e pastagens muito distintos, diferente do que acontece nas regiões de Fronteira, por exem- plo. Mostramos animais Braford de todas as categorias do rebanho e de- mos grande ênfase na Transferência de Embriões, por acreditarmos que é o caminho mais curto para multiplicar uma genética de qualidade”, explica

Gira Internacional reúne

mais de 300 participantes

(11)

11 Eventos

o produtor, reforçando a importância de eventos como este - que reúne pessoas de diferentes regiões, climas e pastagens - para a evolução das raças Hereford e Braford.

Em seguida, o grupo seguiu para a Estância do Bolso, de Geraldo Estrazulas Pereira de Souza, acom- panhados pelo técnico Marco Antô- nio Bastos, que comemora o sucesso da Gira esse ano: “Conseguimos mostrar em três dias uma diversidade grande de ambientes. Na Estância do Bolso, por exemplo, apresenta- mos animais das raças Hereford e Braford em regime de pastagem de

aveia e azevém que impressionaram o público”, exalta o inspetor técnico da ABHB.

O segundo dia inciou com visitas às estâncias Santa Lúcia e Retiro do Ouro (PAP Namur Paixão Suñe), na localidade Cerro do Ouro, em São Gabriel, onde cerca de 120 pessoas foram recepcionados por um dos proprietários, Matheus Suñe Polidoro, e pelo inspetor técnico da ABHB, Eduardo Valério, que mostraram o sistema de produção da propriedade em campo nativo com afloramentos rochosos e a grande adaptabilidade dos animais das raças Hereford e

Braford neste ambiente. “O objetivo da Gira, de contextualizar a adapta- ção das raças nos diferentes am- bientes, foi muito bem aproveitado em nossa região, onde temos uma grande diversidade de pastagens e climas”, destaca Valério.

Em seguida, a comitiva - acompa- nhada pelo presidente da ABHB, Fer- nando Lopa - rumou à Estância Santa Adriana, de Milton Vieira da Costa, onde foram recepcionados por ele e pelo administrador e técnico, Ricardo Borges, que falaram sobre a história da propriedade e o manejo que rea- lizam para obter a máxima eficiência

Estância do Bolso foi visitada no primeiro dia

Participantes da Gira internacional conheceram diversos sistemas de produção

(12)

Eventos

dos animais HB em áreas de várzea, onde a propriedade, por vezes, fica com 60% de sua extensão embaixo d’água. Após o almoço, os cerca de 80 convidados observaram diversos lotes de animais recriados em campo nativo, bem como touros, vacas de cria e novilhos jovens acabados em pastagem de azevém e aveia, com suplementação a campo, para abate com cerca de 500 kg de peso vivo.

No sábado, apesar da chuva, cerca de 120 pessoas conheceram a Estância Luz de São João, de Celso Jaloto Ávila Júnior. “Apresentamos lo- tes de animais por categorias, como novilhas HB de sobreano, vacas He- reford, vacas Braford ½ sangue, va- cas 14/38, vacas Hereford com cria ao pé de touros ¾, lotes de vacas com produtos gerados por embriões Braford, animais de argola e touros HB de 2 anos. Como tínhamos um grande público voltado ao cruzamen- to industrial e rebanho registrado, decidimos por mostrar algumas das possibilidades de cruzamento. Mos- tramos os bons resultados de animais criados em pasto em um período de chuvas escassas, provando a rustici- dade e adaptabilidade dos animais Braford em campos de várzea e solo argiloso, com 90% de campo nativo e 10% cultivado com azevém e aveia”, detalha Jaloto, destacando o exce- lente resultado da Gira.

Encerrando a ação, o grupo se deslocou até o município de Rosário do Sul, onde visitaram as estâncias da Ponta, de Ana Camps, e Umbu, de Aníbal Camps. “Apresentamos lotes de fêmeas e machos da raça Braford. Separamos fêmeas primí- paras com cria ao pé em regime alimentar a campo, animais que es- tão sendo preparados para as feiras e exposições de 2013, procurando

Lote de animais da PAP Namur Paixão Suñe

Lote de animais da Estância Santa Adriana

Cerca de 120 pessoas estiveram na Estância Luz de São João

(13)

13 Eventos

evidenciar a adaptabilidade desses animais e a otimização do processo de produção de carne com qualida- de e quantidade”, recorda Marcelo Louzada, inspetor técnico da ABHB responsável pelas propriedades.

Conforme o presidente da Associa- ção Brasileira de Hereford e Braford, o evento visa transferir os conhecimen- tos, adquiridos por criadores que ob- tém maior rentabilidade no seu negó- cio através da utilização da genética Hereford e/ou Braford nos seus siste- mas de produção, reunindo criadores de várias regiões e países, permitindo a esses trocarem experiências entre si que possam ser usadas para melhorar sua rentabilidade. “A Gira é focada no resultado para o bolso do pecuarista, por isso o grande interesse em ver o que está se fazendo para aumentar a produtividade no negócio”, completa

Fernando Lopa. Propriedade de Aníbal Camps (de branco) é a 36ª empresa a integrar o BHB

Estância Umbu adere ao BHB

Durante visita à Estância Umbu foi assinado o termo de adesão da pro-

priedade ao Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria da

Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Agência Brasileira de

Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “A Estância Umbu

tem um reconhecido trabalho na raça Braford com muitas premiações em

pista com animais rústicos. É uma empresa que vem agregar ao roll de

associadas no Projeto BHB”, ressalta a gerente de Promoção Comercial

Internacional do BHB, Luciana Bueno, informando que a propriedade de

Aníbal Soares Camps é a 36ª empresa a integrar o Projeto.

(14)

Exposições

Expofeira centenária

aponta seus campeões

Durante a 100ª Expofeira de Bagé, realizada entre os dias 5 e 14 de outubro no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, o uruguaio Alejandro Costa apontou como Grande Campeã Hereford a vaca de tatuagem 2005, da Agro- pecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda, que levou para Uruguaiana (RS) ainda os prêmios de Grande Campeã Polled Hereford e Suprema Campeã da raça, com a vaquilhona Azul 9158 Stocker G8301, Grande Campeão Polled Hereford e Supre-

mo Campeão, com o touro Garupá TE9359 Comandante. Já o Grande Campeão Hereford foi o terneiro Três Marias 1456 Pirata, da Cabanha Três Marias, de Bagé (RS). “Vi animais de altíssima qualidade, dignos de estarem em qualquer exposição da América do Sul”, destaca o jurado.

Entre os exemplares rústicos, tanto o grande campeonato de machos como o de fêmeas Polled Hereford PO ficaram com a Ca- banha Santa Angélica, de Pedras Altas (RS), proprietária ainda da

Melhor Fêmea Rústica (Tat. 5244).

Já o Melhor Macho Rústico foi o de tatuagem 3059, da Estância Mauá, de Santa Vitória do Palmar (RS).

No Polled Hereford PC, dobradinha

da Estância Santa Maria, de Bagé,

que teve o lote 58 apontado como

Trio Grande Campeão Machos e o

lote 31 escolhido como Trio Gran-

de Campeão Fêmeas. Destes lotes

saíram ainda o melhor macho e a

melhor fêmea rústica PC da mostra,

os exemplares de tatuagens 774505

e 775465, respectivamente. Entre os

(15)

15 Exposições

exemplares aspados, Costa apontou com Trio Grande Campeão Machos o lote 21, da Agropecuária São Jor- ge, de Aceguá (RS), do qual saiu o Melhor Macho Rústico (Tat. G056).

Na raça Braford, avaliada por José Inácio de Andrade Freitas, des- taque para a Agropecuária Nova Au- rora e Anjo da Guarda, de Uruguaia- na (RS), que garantiu os prêmios de Grande Campeã, com Nova Aurora e Anjo da Guarda 38-11045, Grande Campeão, com Nova Aurora e Anjo da Guarda 38-10440, e Trio Grande Campeão Fêmeas, com o lote 74, do qual saiu a Melhor Fêmea Rús- tica (Tat. 10087). Já o título de Trio Grande Campeão Machos ficou com o lote 98, apresentado pela Estância Rio Negro, de Bagé, de onde saiu o Melhor Macho Rústico Braford (Tat.

013). “Os touros grandes campeões são muito carnudos e as vacas boas parideiras. A uniformidade dos lotes campeões me chamou muito a aten- ção”, reforça o jurado.

Grande Campeão Braford

Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda

Grande Campeão Hereford Cabanha Três Marias

Grande Campeão Polled Hereford e Supremo Campeão

Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda

Trio Grande Campeão Machos Polled Hereford PC

Estância Santa Maria

Trio Grande Campeão Machos Polled Hereford PO

Cabanha Santa Angélica

Trio Grande Campeão Machos Braford Estância Rio Negro

Polled Hereford PO - Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote 16 – tat. 5145, 5147 e 5131 – Ramiro Madruga da Costa – Cabanha Santa Angélica – Pedras Altas/RS Trio Reservado de Grande Campeão: Lote 12 – tat. 2405,2409 e 2391 – José Inácio de Andrade Freitas – Cabanha Escondida – Alegrete/RS Melhor Touro Rústico: Lote 15 – tatuagem 3059 – Mario Ubirajara Rota Anselmi – Estância Mauá – Santa Vitória do Palmar/RS Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 3 – tat. 5244, 5266 e 5256 – Ramiro Costa Madruga – Cabanha Santa Angélica – Pedras Altas/RS Trio Reservado Grande Campeã: Lote 8 – tat. E300, E305, D014 e E309 – Ricardo e Luciano

Sperotto Terra – Estância Tamanca – Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Fêmea Rústica: Lote 3 – tatuagem 5244 – Ramiro Costa Madruga – Cabanha Santa Angélica – Pedras Altas/RS

Polled Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote 58 – tat. 765949, 774505 e 774564 – Alcibiaes J. Pereira PAP – Estância Santa Maria – Bagé/RS Trio Reservado Grande Campeão: Lote 40 – tat. 182, 204 e 246 – Mario Ubirajara

Rota Anselmi – Estância Mauá – Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Macho Rústico e Supremo Campeão: Lote 58 – tatuagem 774505 – Alcibiades J. Pereira PAP – Estância Santa Maria – Bagé/RS Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 31 – tat. 775465,734024 e 774556 – Alcibiades J. Pereira PAP – Estância Santa Maria – Bagé/RS Trio Reservado Grande Campeã: Lote 28 – tat. H051, H037 e H011 – Agropecuária São Jorge – Aceguá/RS

Melhor Fêmea Rústica: Lote 31 – tatuagem 775465 – Alcibiades J. Pereira PAPA – Estância Santa Maria – Bagé/RS

Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote 21 – tat. G206, G102 e G056 – Agropecuária São Jorge – Aceguá/RS

Trio Reservado Grande Campeão: Lote 25 – tat 774602, 774637 e 775379 – Alcibiades J Pereira PAP – Estância Santa Maria – Bagé/RS Melhor Macho Rústico: Lote 21 – tatuagem G056 – Agropecuária São Jorge – Aceguá/RS

Braford - Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote 98 – tat. 9031, 9067 e 9071 – Gilberto e Gustavo Camponogara - Estância Rio Negro – Bagé/RS Trio Reservado Grande Campeão: Lote 90 – tat. 070, 013, 014 e 0027 – Gilberto e Gustavo Camponogara – Estância Rio Negro – Bagé/RS Melhor Macho Rústico: Lote 90 – tatuagem 013 – Gilberto e Gustavo Camponogara – Estância Rio Negro – Bagé/RS

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 74 – tat. 1089, 10069 e 10087 – Condomínio Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Trio Reservado Grande Campeã: Lote 71 – tat. 1477, 1536 e 1441 – Antônio Guerra Soares – Estância Carcávio – Santana do Livramento/RS

Melhor Fêmea Rústica: Lote 74 – tatuagem 10087 – Condomínio Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

(16)

Exposições

Grande Campeã Braford

Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda

Grande Campeã Hereford

Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda

Grande Campeã Polled Hereford e Suprema Campeã

Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda

Pedro Brasil é homenageado

Durante o almoço de entrega de prêmios da 100ª Expofeira de Bagé, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) prestou uma home- nagem a Pedro Brasil, o mais antigo inspetor técnico da entidade, que decidiu deixar o trabalho a campo.

“Dr. Pedro, mesmo não realizando trabalhos a campo, enquanto eu for presidente da ABHB, não perdere- mos um técnico como o senhor. Seu descredenciamento ficará guardado, e como mais uma forma de home- nagem, não assinarei”, destacou o presidente da ABHB, Fernando Lopa.

Emocionado, Pedro Brasil recebeu

a placa e falou de seu amor pela entidade e pelas raças Hereford e Braford. “Eu estou dentro da Associação desde os meus 16 anos. A ABHB sempre foi minha paixão. Eu tomei uma decisão difí- cil, de deixar o trabalho a campo, e pretendo dedicar grande parte do meu tempo a minha família”, disse Brasil, homenageado ainda por outros amigos de longa data, como o presidente da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC) e também criador de Hereford, Mario Ubirajara Rota Anselmi.

Hereford

Grande Campeã: Box 2 – Nova Aurora/Anjo da Guarda 2005 – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS Reservada Grande Campeã: Box 4 – Topass Senda 5 – Ricardo Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS

Grande Campeão: Box 7 – Três Marias 1456 Pirata – José Ricardo Pereira Saraiva – Cabanha Três Marias – Bagé/RS

Reservado Grande Campeão: Box 6 – São Fernando SF Rival 8133 – João Souza Cavalcanti – Cabanha São Fernando – Quaraí/RS

Polled Hereford

Grande Campeã e Suprema Campeã: Box 19 – Azul TE 9158 Stocker G8301 – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS Reservada Grande Campeã: Box 17 – Azul 9184 Stocker G8531 – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda –Uruguaiana/RS

Grande Campeão e Supremo Campeão: Box 37 – Garupá TE9359 Comandante – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS Reservado Grande Campeão: Box 39 – Santo Amâncio Stocker 0939 – João Souza Cavalcanti – Cabanha São Fernando – Quaraí/RS

Braford

Grande Campeã: Box 51 – Nova Aurora e Anjo da Guarda 38-11045 – Condomínio Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS Reservada Grande Campeã: Box 52 - Nova Aurora e Anjo da Guarda 38-11023 – Condomínio Agropecuária Nova Aurora

e Anjo da Guarda – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Grande Campeão: Box 59 - Nova Aurora e Anjo da Guarda – 38-10440 - Condomínio Agropecuário Nova Aurora e Anjo da Guarda – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS Reservado Grande Campeão: Box 55 - Nova Aurora e Anjo da Guarda – 38-N11704 - Condomínio Agropecuária Nova

Aurora e Anjo da Guarda – Agropecuária Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

(17)

17 Exposições

Nos dias 5 e 6 de outubro foram escolhidos os melhores animais He- reford e Braford da 76ª Expofeira de Uruguaiana. A avaliação ficou a cargo de José Carlos Pires de Freitas, com destaque para as cabanhas do muni- cípio, que arrebataram os principais prêmios.

Entre os exemplares a galpão da raça Hereford, destaque para as caba- nhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, que garantiram os títulos de Grande Campeã Polled Hereford e Suprema Campeã (Tat. 9184), Grande Campeão Polled Hereford e Supremo Campeão (Tat. 9271), e Grande Campeã Here- ford (Tat. 2005). Já o Grande Campeão Hereford foi o touro de tatuagem 2673, da Cabanha Touro Passo.

Nos rústicos, Freitas escolheu como Trio Grande Campeão Machos Polled Hereford PO o lote 04, da Cabanha Touro Passo, do qual saiu o Melhor Macho Rústico (Tat. TE2565).

Entre as fêmeas Braford, vitória da

Estância do Sossego, com o lote 05, de onde saiu a Melhor Fêmea Rústica (Tat. TEG021). Nos machos, a vence-

dora foi a Agropecuária Santa Ana, com o lote 10, integrado pelo Melhor Macho Rústico Braford (Tat. 0427).

Realizada em 08 de novembro, no Parque de Exposições de Santa Vitória do Palmar, a exposição da raça Here- ford teve como jurado o uruguaio Pa- blo Zerbino. Destaque para a Estância Tamanca, que garantiu os prêmios de Trio Grande Campeão Fêmeas Polled Hereford PO e Polled Hereford PC.

Nos machos, vitória de outros dois estabelecimentos sediados em Santa Vitória do Palmar: a Estância Mauá, que apresentou o Trio Grande Cam- peão Machos Polled Hereford PO, e a Estância Passo Fundo, proprietária do Trio Grande Campeão Machos Polled Hereford PC.

Polled Hereford

Grande Campeã e Suprema Campeã: Box 13 – Tatuagem 9184, Condomínio Nova Aurora e Anjo da Guarda - Uruguaiana/RS Reservada Grande Campeã: Box 17 – Tatuagem 2019, Condomínio Nova Aurora e Anjo da Guarda - Uruguaiana/RS Grande Campeão e Supremo Campeão: Box 30 – Tatuagem 9271, Condomínio Nova Aurora e Anjo da Guarda - Uruguaiana/RS Reservado Grande Campeão: Box 27 – Tatuagem TE 2032, Condomínio Nova Aurora e Anjo da Guarda - Uruguaiana/RS

Hereford

Grande Campeã: Box 2 – Tatuagem 2005, Condomínio Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Reservada Grande Campeã: Box 3 – Tatuagem 2385, de Ricardo e Guilherme Duarte, Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS Grande Campeão: Box 5 – Tatuagem 2673, de Ricardo e Guilherme Duarte, Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS Reservado Grande Campeão: Box 4 – Tatuagem 2752, de Ricardo e Guilherme Duarte, Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS

Braford

Grande Campeã: Box 55 – Tatuagem 1710, Condomínio Odair Gonzalez - Uruguaiana/RS Reservada Grande Campeã: Box 45 – Tatuagem TE G006, Estância do Sossego - Uruguaiana/RS Grande Campeão: Box 70 – Tatuagem A135, Condomínio Odair Gonzalez - Uruguaiana/RS

Reservado Grande Campeão: Box 67 – Tatuagem 10440, Condomínio Nova Aurora e Anjo da Guarda – Uruguaiana/RS

Polled Hereford PO – Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote 04 - Ricardo e Guilherme Duarte - Cabanha Touro Passo - Uruguaiana/RS

Melhor Macho Rústico: Lote 04 - tatuagem TE2565 - Ricardo e Guilherme Duarte - Cabanha Touro Passo - Uruguaiana/RS

Braford – Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 05 - Ana Maria Ormazabal Moura - Estância do Sossego - Uruguaiana/RS

Melhor Fêmea Rústica: Lote 05 - tatuagem TEG021 - Ana Maria Ormazabal Moura - Estância do Sossego - Uruguaiana/RS Trio Grande Campeão Machos: Lote 10 - Miguel Augusto Silva Barbará - Agrop. Santa Ana - Uruguaiana/RS

Melhor Macho Rústico: Lote 10 - tatuagem 0427 - Miguel Augusto Silva Barbará - Agrop. Santa Ana – Uruguaiana/RS

Polled Hereford PO - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 2 – tatuagens H002, H003 e H004 – Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Estância Tamanca – Santa Vitória do Palmar/RS

Trio Reservado Grande Campeão: Lote 1 – tatuagens H017, H031 e H011 - Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Estância Tamanca – Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Fêmea Rústica: Lote 2 – tatuagem H004 – Ricardo e Luciano Sperotto - Terra – Estância Tamanca – Santa Vitória do Palmar/RS Trio Grande Campeão Machos: Lote 7 – tatuagens 3425, 3285 e 3357 - Mario Ubirajara Rota Anselmi – Estância Mauá – Santa Vitória do Palmar/RS Trio Reservado Grande Campeão: Lote 5 – tatuagens 3363, 3391 e 3437 - Mario

Ubirajara Rota Anselmi – Estância Mauá – Santa Vitória do Palmar/RS

Polled Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 11 – tatuagens G039, G116 e G100 – Ricardo e Luciano Sperotto Terra – Estância Tamanca – Santa Vitória do Palmar/RS

Trio Reservado Grande Campeão: Lote 9 – tatuagens 690, 714 e 724 – Condomínio Marcos Silva de Marco – Estância Passo Fundo – Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Fêmea Rústica: Lote 9 – tatuagem 690 – Condomínio Marcos Silva de Marco – Estância Passo Fundo – Santa Vitória do Palmar/RS Trio Grande Campeão Machos: Lote 18 – tatuagens 339, 347 e 373 - Condomínio Marcos

Silva de Marco – Estância Passo Fundo – Santa Vitória do Palmar/RS

Trio Reservado Grande Campeão: Lote 22 – tatuagens 1803, 1811 e 1824 – José Luiz Caruccio Morrone – Condomínio Estância Rincão – Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Macho Rústico: Lote 28 – tatuagem 1738 – José Luiz Caruccio Morrone - Condomínio Estância Rincão – Santa Vitória do Palmar/RS

Uruguaiana elege os melhores animais da primavera

Expofeira de Santa Vitória do Palmar

(18)

Nos dias 10 e 11 de outubro, o selecionador Ricardo Pereira Du- arte elegeu os melhores animais rústicos HB da 86ª Expofeira de Pelotas. O Trio Grande Campeão Fêmeas Polled Hereford PO foi o lote 1, da Cabanha Santa Angélica, de Pedras Altas (RS), enquanto que o Trio Grande Campeão Machos foi o lote 4, da Estância Mauá, de Santa Vitória do Palmar (RS).

Entre os exemplares Polled Hereford PC, dobradinha da Estân- cia Passo Fundo, também de Santa Vitória, com os lotes 6 e 12. Já na raça Braford, o título de Trio Gran- de Campeão Machos ficou com a Estância São Bento, de Santana do Livramento (RS).

Em 24 de outubro, foram julga- dos os animais rústicos das raças Hereford e Braford que participaram da 79ª Exposição Feira de Dom Pedrito - Farm Show 2012.

Aldo Tavares escolheu como Trio Grande Campeão Machos Hereford PO o lote 81, da Fazenda Alvorada, de Dom Pedrito (RS). Entre os Polled Hereford PC, o jurado apontou como Trio Grande Campeão Fêmeas o lote 70, da Estância Guatambu, e Trio Grande Campeão Machos o lote 78, da Estância Dom Angélico, ambas também sediadas no município.

Nas fêmeas rústicas da raça Bra- ford, nova vitória da Estância Gua- tambu, enquanto que o título de Trio Grande Campeão Machos ficou com o Grupo Pitangueira, de Itaqui (RS).

Expofeira de Pelotas

Polled Hereford PO - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 1 - tatuagens 5244, 5266, 5256 - Ramiro Madruga Costa - Cabanha Santa Angélica - Pedras Altas/RS

Melhor Fêmea Rústica PO: Tatuagem 5244, do lote 1 - Ramiro Madruga Costa - Cabanha Santa Angélica - Pedras Altas/RS Trio Grande Campeão Machos: Lote 4 - tatuagens 3035, 3059, 3041 - Mário

Ubirajara Anselmi - Estância Mauá - Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Macho Rústico PO: Tatuagem 5147 - lote 5 - Ramiro Madruga Costa - Cabanha Santa Angélica - Pedras Altas/RS

Polled Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote: 6 - tatuagens: 690, 714, 724 - Cond. Marcos Silva de Marco e Outro - Estância Passo Fundo - Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Fêmea Rústica PC: Tatuagem 690 - lote 6 - Cond. Marcos Silva de Marco e Outro - Estância Passo Fundo - Santa Vitória do Palmar/RS

Trio Grande Campeão Machos: Lote: 12 - tatuagens: 339, 347, 373 - Cond. Marcos Silva de Marco e Outro - Estância Passo Fundo - Santa Vitória do Palmar/RS

Melhor Macho Rústico PC: Tatuagem: 1811 - lote 13 - José Luiz Caruccio Morrone - Condomínio Estância Rincão - Santa Vitória do Palmar/RS

Braford - Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote: 16 - tatuagens K233, K058, K190 - Otto Manoel Alves de Alves - Estância São Bento - Santana do Livramento/RS

Melhor Macho Rústico: Tatuagem K057 - lote 15 - Otto Manoel Alves de Alves - Estância São Bento - Santana do Livramento/RS

Farm Show 2012

Hereford PO - Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote 81 – tatuagens JP62, JP63 e JP64 – José Ivo Zart – Fazenda Alvorada – Dom Pedrito/RS Melhor Macho Rústico: Lote 81 – tatuagem JP63 – José Ivo Zart – Fazenda Alvorada – Dom Pedrito/RS

Polled Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 70 – tatuagens K1024, K1065 e K2031 – Valter José Pötter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Trio Reservado Grande Campeão: Lote 71 – tatuagens K2304, K1032 e K1021 – Valter José Pötter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Melhor Fêmea Rústica: Lote 70 – tatuagem K1065 – Valter José Pötter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Trio Grande Campeão Machos: Lote 78 – tatuagens G101, G104 e G33 – Miguel Chuy – Estância Dom Angélico – Dom Pedrito/RS Melhor Macho Rústico: Lote 78 – tatuagem G104 – Miguel Chuy – Estância Dom Angélico – Dom Pedrito/RS

Braford - Rústicos

Trio Grande Campeão Machos: Lote 90 – tatuagens J218, J1008 e J1014 – Pedro Monteiro Lopes – Pitangueira – Itaqui/RS Trio Reservado Grande Campeão: Lote 93 – tatuagens BG66, BG67 e BG68 -

Miguel Chuy – Estância Dom Angélico – Dom Pedrito/RS

Melhor Macho Rústico: Lote 88 – tatuagem K413 – Valter José Pötter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 83 – tatuagens K236, K259 e K369 - Valter José Pötter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS Trio Reservado Grande Campeão: Lote 84 – tatuagens K217, K240 e K256 - Valter José Pötter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS Melhor Fêmea Rústica: Lote 84 – tatuagem K240 - Valter José Pötter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Exposições

(19)

19 Entre os dias 18 e 21 de outubro

foram avaliados os exemplares HB que participaram da 70ª Exposição Agropecuária de Alegrete, realizada no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles.

Entre os animais Polled Hereford, o inspetor técnico da ABHB Jaques Les- ton apontou como Grande Campeão e Grande Campeã, respectivamente, SM 4218 e SM Maná 4301, ambos da Cabanha São Marcos, de Alegrete (RS), enquanto que o Grande Cam- peão Hereford foi São Fernando SF Ri- val 8133, da Cabanha São Fernando, de Quaraí (RS). Nos rústicos Hereford PC, o grande campeonato ficou com o lote 97, apresentado pela Fazenda São Manoel, também de Alegrete.

Responsável pela avaliação dos animais da raça Braford, o criador uruguaio Fernando Mattos escolheu São Miguel 38-1710 e São Miguel 38-A135, respectivamente, como Grande Campeã e Grande Campeão, ambos expostos pela Cabanha São Miguel, de Uruguaiana (RS). Nos rústicos, destaque para três criatórios alegretenses: a Fazenda da Divisa,

Exposições

que apresentou o Trio Grande Cam- peão Fêmeas, do qual saiu a Melhor Fêmea Rústica (Tat. D45), a Fazenda São Manoel, que expôs o Trio Gran- de Campeão Machos, e a Cabanha

da Barragem, proprietária do Melhor Macho Rústico (Tat. B01). A raça foi responsável ainda pela maior média registrada entre os remates da exposi- ção: R$ 5,8 mil.

Braford faz a maior média em Alegrete

Braford

Grande Campeã: Box 15 – São Miguel 38-1710 – Agropecuária Odair Gonzáles – Cabanha São Miguel (Uruguaiana/RS) Reservada Grande Campeã: Box 8 – ASP 38-B099 Nacional Pit 38 I1092

Agropecuária São Pedro – Estância São Pedro (Alegrete/RS)

Grande Campeão: Box 6 – São Miguel 38-A135 – Agropecuária Odair Gonzáles – Cabanha São Miguel (Uruguaiana/RS) Reservado Grande Campeão: Box 3 – ASP 38-A147 Obelix 8151 SP 38 SEPA

II – Agropecuária São Pedro – Estância São Pedro (Alegrete/RS)

Hereford PO

Grande Campeão: Box 23 – São Fernando SF Rival 8133 – João Souza Cavalcanti – São Fernando (Quarai/RS)

Polled Hereford PO

Grande Campeã: Box 59 – SM Maná 4301 – Ciro Manoel de Andrade Freitas – Cabanha São Marcos (Alegrete/RS)

Reservada Grande Campeã: Box 52 – SM Rosegui 4481 – Ciro Manoel de Andrade Freitas – Cabanha São Marcos (Alegrete/RS) Grande Campeão: Box 50 – S.M. 4218 – Ciro Manoel de Andrade Freitas – Cabanha São Marcos (Alegrete/RS)

Reservado Grande Campeão: Box 48 – Santo Amâncio Stocker 0939 – João Souza Cavalcanti – São Fernando (Quarai/RS)

Braford – Rústicos

Trio Grande Campeão Fêmeas: Lote 78 – tatuagens 38-D38, 38-D45 e 38-D42 Fernando Torres Cardoso Saraiva – Fazenda da Divisa (Alegrete/RS)

Trio Reservado Grande Campeão: Lote 77 – tatuagens B166 TE, B167 TE e B168 TE – Agropecuária São Pedro – Estância São Pedro (Alegrete/RS)

Melhor Fêmea Rústica: Box 78 – tatuagem D45 – Fernando Torres Cardoso Saraiva – Fazenda da Divisa (Alegrete/RS) Trio Grande Campeão Machos: Lote 74 – tatuagens I31, I33 e I484 – Alfeu

de Medeiros Fleck – Fazenda São Manoel (Alegrete/RS)

Trio Reservado Grande Campeão: Lote 53 – tatuagens B17, B21 e B01 – Ricardo Macedo Gregory – Cabanha da Barragem (Alegrete/RS) Melhor Macho Rústico: Lote 53 – tatuagem B01 – Ricardo Macedo Gregory – Cabanha da Barragem (Alegrete/RS)

Hereford PC - Rústicos

Trio Grande Campeão: Lote 97 – tatuagens J484, J307 e J528 – Alfeu de Medeiros Fleck – Fazenda São Manoel (Alegrete/RS)

(20)

Carne Pampa ® certificará animais no Centro-Oeste

Carne Pampa

Após a sedimentação do Progra- ma Carne Certificada Pampa® no Rio Grande do Sul, a Associação Brasilei- ra de Hereford e Braford (ABHB) dá início ao processo de certificação em outros estados brasileiros. A partir de agora, o Programa passa a certifi- car animais também nas plantas do Frigorífico Marfrig em Promissão (SP) e Bataguassú (MS), que já estão com a rotulagem aprovada.

A nova tabela de bonificação, lançada para contemplar os produto- res destas regiões, prevê premiação máxima de 6% e 5% para machos e fêmeas, respectivamente, atingindo uma das melhores bonificações prati- cadas atualmente pelo mercado. Po- derão ser abatidos machos castrados e fêmeas até 4 dentes, com acaba- mento mínimo de 3 mm de gordura e peso mínimo de 225 Kg para machos e 195 Kg para fêmeas, sendo que estas serão bonificadas sobre o preço de boi. “Estudamos junto com o Marfrig, através de abates técnicos, o aproveitamento dos cortes em re- lação aos clientes e concluímos que esta tabela seria a melhor opção. Ire- mos trabalhar cada vez mais na pro- moção do Programa a fim de colocar nossa carne nos melhores mercados e buscar a melhor valorização para o produtor de Hereford e Braford”, ressalta Guilherme Dias, gerente do Carne Certificada Pampa®.

Gerente Nacional de Fomento do Marfrig, Luciano de Andrade ressalta que o frigorífico encampou

o projeto reconhecendo o esforço do setor produtivo em produzir uma carne de qualidade e pela serieda- de da ABHB com o programa de certificação. “Sabemos do potencial da carne e da excelência em sabor, maciez e suculência e criamos uma tabela diferenciada para fomentar a produção, especialmente no Centro- -Oeste, onde as raças ainda não têm uma atuação muito intensa”, acres-

centa. De acordo com o presidente da ABHB, Fernando Lopa, isso é o resultado do forte investimento da As- sociação na qualidade do Programa.

“O Carne Certificada Pampa® está em uma crescente visível aos olhos do país, que ao reconhecer a quali- dade de nossa carne vem buscando cada vez mais a utilização do Here- ford e Braford, em todos os cantos do Brasil”, comemora o dirigente.

SEXO PESO MÍNIMO GORDURA UNIFORME GORDURA MEDIANA

FÊMEAS

240 kg @ BOI + 5% @ BOI + 3%

225 a 239,9 kg @ BOI + 3% @ BOI + 2%

195 a 224,9 kg @ BOI @ VACA + 3%

Fora das categorias

acima 0% 0%

SEXO PESO MÍNIMO GORDURA UNIFORME GORDURA MEDIANA

MACHOS

240 kg 6% 5%

225 a 239,9 kg 4% 3%

Fora das categorias

acima 0% 0%

Preço Balcão da Unidade de Abate.

(21)

21 Carne Pampa

Treinamento contou com a presença de todos os 10 certificadores do Carne Certificada Pampa

®

O quarto treinamento de cer- tificadores do Programa Carne Certificada Pampa

®

, realizado em 10 de novembro, em Bagé, contou com a presença de todos os 10 profissionais habilitados, bem como do gerente do Programa, Guilher- me Dias, e da superintendente de Registros Genealógicos da ABHB, Magali Moura.

Após uma série de palestras, o grupo deslocou-se até a Chácara das Roseiras, propriedade do inspe- tor Técnico da ABHB Ricardo Souza Lopes, onde participaram de um almoço de confraternização e, logo em seguida, de atividades práticas.

Programa realiza treinamento de certificadores

Conforme Guilherme Dias, o treinamento foi muito produtivo e promove integração entre todos.

“Nosso quadro de funcionários cres- ceu rapidamente e precisamos estar alinhados para manter o mesmo padrão em todas as plantas. Apro- veitamos o treinamento para apresen-

tar nossa nova supervisora, a médica veterinária Fabiana Rosa de Freitas, que atuará dando suporte em todas as plantas e realizando auditorias periódicas, que serão fundamentais para a manutenção de nossa credi- bilidade na certificação”, ressalta o gerente do Carne Pampa

®

.

Mercato é o novo parceiro do Carne Certificada Pampa ®

O Restaurante Mercato, de Ca- choeirinha (RS), é a mais nova op- ção para os apreciadores da carne certificada pela Associação Brasi- leira de Hereford e Braford (ABHB).

A parceria com o Programa Carne Certificada Pampa

®

foi selada em 20 de novembro, garantindo cortes de qualidade e sabor diferenciados aos consumidores mais exigentes.

“Sempre procuramos atender as demandas do consumidor mais exigente, com produtos estrategi- camente pensados para atender este público. As pessoas associam um produto a um estabelecimento e quando pensarem em carne de qualidade Hereford e Braford lem- brarão, também, de nosso estabe- lecimento”, ressalta Volmir Carboni, proprietário do restaurante.

Gerente do Programa Carne Cer- tificada Pampa

®

, Guilherme Dias co-

memora a segunda parceria fechada com restaurantes gaúchos este ano.

“Agora os apreciadores da carne de qualidade Hereford e Braford pos- suem mais uma casa especializada que irá servir a Carne Certificada Pampa. Tenho certeza que esta será uma parceria duradoura visto a

excelente estrutura e equipe do res- taurante”, observa Dias, que repre- sentou a ABHB no evento. O outro parceiro do Programa Carne Pampa

®

é o Restaurante Vermelho Grill, de Porto Alegre (RS), que desde agosto oferece com exclusividade a carne certificada pela ABHB.

Guilherme Dias e Volmir Carboni (E) apresentam cortes do Carne Pampa®

(22)

Carne Pampa

Recorde histórico em abates

Em outubro, o Programa Carne Certificada Pampa® registrou o abate recorde de 6.082 animais nas cinco plantas certificadoras dos frigoríficos Silva (Santa Maria) e Marfrig (Alegrete, Bagé, Capão do Leão e São Gabriel). “Este número realmente é muito expressivo. Com isso, já superamos o número de ani- Realizada durante a 100ª Ex-

pofeira de Bagé, a quarta e última etapa do Circuito Carne Pampa

®

de Concurso de Carcaça definiu os vencedores do evento idealiza- do pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) com o intuito de fomentar a produção de carne de qualidade através de seu programa de certificação. Os sete lotes de animais, apresentados por quatro produtores, foram abatidos em 11 de outubro na planta frigorí- fica do Grupo Marfrig localizada no município.

A primeira colocação geral ficou com a Estância Santa Prenda, de Bagé, vencedora também da última etapa, que somou 8914 pontos. Para Sérgio Dias Barbieri, o evento con- solida o trabalho desenvolvido pelos produtores que apostam na genética Hereford e Braford para produzir carne de qualidade. “O Circuito con- tou com a participação de muitos produtores, de várias regiões do Rio Grande do Sul, que mostraram a capacidade de suprir a demanda do mercado atual por carne de qualida-

de. Foi uma demonstração clara de que nós produtores estamos prepa- rados para o mercado atual”, ressal- ta o produtor.

Em seguida, aparecem a Estân- cia Tamanca, de Ricardo e Luciano Sperotto Terra, de Santa Vitória do Palmar, com 5735 pontos, e a Estân- cia do Cerrito, de Ricardo Cantera Marinho, de Aceguá, com 5691 pon- tos. O Circuito Carne Pampa® de Concurso de Carcaça bonificou em 5% no preço de todos os lotes, além de 10% ao lote vencedor, afora a bonificação concedida normalmente pelo Programa Carne Certificada Pampa®.

Resultado da quarta etapa do Circuito Carne Pampa ® de Concurso de Carcaças

Sérgio Renato Dias Barbieri:

2030 pontos (lotes 4 e 9) Estância Tamanca:

1950 pontos (lotes 5,6 e 7) Ricardo Cantera Marino:

1810 pontos (lote 3) Alfeu de Medeiros Fleck:

1780 pontos (lote 8)

Resultado oficial do Circuito Carne Pampa ® de Concurso de Carcaças

1 - Sérgio Renato Dias Barbieri, Santa Prenda, Bagé, 8914 pontos 2 - Estância Tamanca, Santa Vitória do Palmar, 5735 pontos 3 - Ricardo Cantera Marino, Estância do Cerrito, Aceguá, 5691 pontos 4 - Alfeu de Medeiros Fleck, São Manoel, Alegrete, 4930 pontos 5 - Stella Dias, Estância da Bolsa, Bagé, 4179 pontos

6 - Agroverde/Aliança Agropecuária Ltda. - Agroverde - Faz. Garra, Dom Pedrito, 4037 pontos 7 - Agropecuária São Jorge Ltda., São Jorge, Aceguá, 3912 pontos

8 - Francisco Grillo Silveira, Estância das Acácias, Aceguá, 3810 pontos 9 - MFG Agropecuária Ltda., MFG Agropecuária Ltda., Bagé, 3640 pontos 10 - João Honório Teixeira Dias, Fazenda Sinuelo, Aceguá, 3320 pontos

Santa Prenda vence Circuito Carne Pampa ® de Concurso de Carcaça

mais certificados no ano passado

e devemos chegar próximo dos

55 mil animais até o final do ano,

com um crescimento de 44% em

relação ao ano passado”, destaca

Guilherme Dias, gerente do Pro-

grama, lembrando que de janeiro

a outubro foram abatidos 42.884

animais certificados.

(23)

23

Hereford participa de pesquisa ambiental

Pesquisa

O Centro de Pesquisa Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), está realizando um estudo, pioneiro no Bioma Pampa, que visa avaliar o efeito da produção de gases efeito estufa (GEE) por bovinos na região.

Nesse contexto, pela necessidade de instalar diversos equipamentos de medição nos animais, os pes- quisadores concluíram que, por sua extrema docilidade e fácil manejo, a raça Hereford seria a ideal para o experimento.

Com isso, ciente da importância do estudo, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) dis- ponibilizou 35 animais oriundos da Estância São Manoel e da Agrope- cuária São Pedro, ambas de Alegre- te (RS).

Segundo a pesquisadora da Em- brapa Pecuária Sul, Cristina Genro, o principal objetivo do projeto é fazer a avaliação do potencial de promoção ambiental de sistemas de produção característicos do Pampa quanto ao sequestro de carbono no

solo e a mitigação das emissões de gases de efeitos estufa (GEE). “Os resultados gerados por este projeto fazem parte de uma rede nacional para avaliação dos gases de efeito estufa na pecuária brasileira e servi- rão para mostrar para nosso gover- no e para os países compradores da nossa carne que nós produzimos carne de qualidade, saudável e com baixa emissão de carbono”, explica

Cristina. Cristina Genro

(24)

ABHB em Imagens

Imagem

Referências

temas relacionados :