• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111 Os assuntos trabalhados nestas atividades de estudos autônomos estão relacionados a conteúdos estudados no início do ano e a conteúdos recentes. Antes de realizar as atividades, faça, portanto, um estudo prévio, consultando suas anotações no caderno, as aulas disponibilizadas no site do colégio, as atividades de apoio e o livro didático.

ASSUNTO: interpretação de textos, pontuação, marcas de oralidade, verbos, sujeito

(identificação e classificação), predicado (identificação )e elaboração de parágrafo-resposta.

SUPORTE TEÓRICO: Atividades de apoio, anotações feitas em sala, livro didático, site. TEXTO 1

E SE...

E se alguém quiser ser super-herói no Brasil?

por Amarílis Lage

1 Prezado Homem-Mico,

2 Escrevo esta carta para lhe fazer um apelo. Não desista de seus sonhos, de seus valores, de seus ideais. Não abandone sua corajosa luta para fazer desta metrópole cinza um lugar melhor para se viver.

3 Sim, eu sei. As coisas não andam lá muito fáceis para o seu lado. Mas ninguém disse que seria fácil se tornar um super-herói, certo? Ainda mais assim, sem os poderes do Super-Homem ou a herança do Batman... Não bastassem essas desvantagens, você vai e escolhe um codinome desses: Homem-Mico?

4 Não, meu caro, nem venha falar do Homem-Aranha, OK? Ele foi picado por um aracnídeo radioativo e lança teias por aí. Você, pelo que sei, apenas quis homenagear um bichinho simpático, símbolo nacional, certo? Bom, foi uma decisão infeliz.

5 Além disso, tem esse seu uniforme. Não bastasse a monotonia do marrom com bege, as orelhas de macaco, essa cauda bizarra, ele não valoriza muito seu tipo físico. Mas talvez seja uma questão de gosto, sei lá...

6 Em todo caso, acho que seu principal problema é outro. E peço desculpas pela falta de jeito, mas preciso ser franco: você, Homem-Mico, não está fazendo o seu dever de casa.

Colégio Santa Dorotéia

Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 8º – Ensino Fundamental Professoras: Mônica e Rosane

Aluno(a): ______________________________________________ Nº: _____ Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia 2

2 2 2

7 Lembra daquela primeira vez na delegacia? Você apareceu todo pimpão, avisando que tinha capturado um criminoso da mais alta periculosidade. Diante da cara de surpresa dos policiais, até citou o artigo 301 do Código de Processo Penal, que diz que qualquer cidadão pode dar voz de prisão, né? Estava se achando. Até que eles lhe perguntaram o que o tal bandido tinha feito. E o que você respondeu? "Ah! Eu ouvi este monstro planejando botar fogo no teatro municipal, alagar uma escola estadual, explodir uma universidade federal etc. etc. etc." Era só trazer as algemas e tirar a foto.

8 Nunca me esquecerei, Homem-Mico, da tristeza em seu olhar quando o delegado explicou que nada daquilo era crime. Ou melhor, que só haveria crime se algum daqueles planos fosse colocado em prática. Enquanto a coisa ficasse só na base da ameaça, não dava para prender ninguém. Que fiasco. Ou melhor: que mico!

9 Deu para ouvir daí minha risada malévola?

10 A segunda vez também foi um bocado constrangedora. Você voltou à delegacia com um suposto meliante e disse ao delegado que, agora sim, possuía provas de que vários crimes tinham sido cometidos. Apresentou uma gravação em que se ouvia o acusado contar para um colega sobre as aventuras de seu fim de semana. Entusiasmado, o marginal relatava que tinha roubado um carro, dirigido bêbado e assaltado um banco. Era uma confissão atrás da outra.

11 Dessa vez, você estava confiante de que a justiça seria feita, não é, Homem-Mico? Mas o delegado explicou que nenhuma daquelas gravações era válida, pois é proibido grampear o telefone dos outros sem prévia autorização judicial. A prova não poderia ser aceita. E você, meu caro aspirante a herói, sentou e chorou.

12 Calma. Não quero cutucar suas feridas, juro. Mas, convenhamos, tenha dó...

13 Não posso deixar de comentar aquela vez em que você quis comprovar que um vilão terrível armazenava uma substância tóxica para poluir o reservatório de água da cidade. E quem acabou preso foi você, por invasão de propriedade privada! [...]

14 Foi muito embaraçoso também quando você chegou à delegacia com um homem que teria furtado um celular. Ninguém sabia onde estava o dono do telefone, ninguém achou o aparelho, foi aquele diz-que-diz, sua palavra contra a dele. E o suposto ladrão acabou processando você por calúnia, lembra?

15 Depois de tantos fracassos, é natural que perca a motivação. Mas eu espero que você não desista, Homem-Mico. Mais do que isso: eu exijo que você estude, pesquise, e se torne um exemplo de coragem e bondade. Afinal, eu também preciso de alguém que me desafie a ser cada vez melhor, um oponente que esteja à minha altura. O que seria de nós, supervilões, sem vocês, super-heróis?

17 Pense nisso.

18 Um abraço fraterno de seu arqui-inimigo, Senhor Sagui.

Revista Superinteressante. nov. 2014.

Vocabulário

• Meliante: bandido

QUEST

1

LEIA o seguinte trecho de um texto retirado da revista Mundo Estranho. Qual a origem da expressão "pagar mico"?

por Kleyson Barbosa | Edição 97

Ela vem do baralho infantil Jogo do Mico, fabricado no Brasil desde a década de 1950. No jogo, as cartas têm figuras de animais e o jogador tem que formar pares com o macho e a fêmea de cada espécie. Mas, no baralho, o mico não tem par. Quem termina com a carta na mão perde - ou seja, paga o mico. [...]

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333

QUEST

2

ASSINALE, de acordo com a leitura integral do texto, o principal fator que impede o Homem-Mico de

ser realmente um super-herói.

a) o uniforme pouco criativo e totalmente sem graça. b) o nome que homenageia um símbolo nacional. c) a falta de uma justiça mais eficiente no Brasil. d) o desconhecimento do Código Penal brasileiro. e) a esperteza do arqui-inimigo, Senhor Sagui.

QUEST

3

Em todos os trechos abaixo, a(s) vírgula(s) foi (foram) usada(s) pelo mesmo motivo, EXCETO

a) “Não, meu caro, nem venha falar do Homem-Aranha... b) “O que seria de nós, supervilões, sem vocês, super-heróis?” c) “...você, Homem-Mico, não está fazendo o seu dever de casa.”

d) “...você estava confiante de que a justiça seria feita, [...] Homem-Mico? e) “Prezado Homem-Mico, Escrevo esta carta para lhe fazer um apelo.”

QUEST

4

RELEIA.

“Lembra daquela primeira vez na delegacia? Você apareceu todo pimpão, avisando que tinha capturado um criminoso da mais alta periculosidade. Diante da cara de surpresa dos policiais, até citou o artigo 301 do Código de Processo Penal, que diz que qualquer cidadão pode dar voz de prisão, né? Estava se achando. Até que eles lhe perguntaram o que o tal bandido tinha feito. E o que você respondeu? "Ah! Eu ouvi este monstro planejando botar fogo no teatro municipal, alagar uma escola estadual, explodir uma universidade federal etc. etc. etc." Era só trazer as algemas e tirar a foto.

Nunca me esquecerei, Homem-Mico, da tristeza em seu olhar quando o delegado explicou que nada daquilo era crime. Ou melhor, que só haveria crime se algum daqueles planos fosse colocado em prática. Enquanto a coisa ficasse só na base da ameaça, não dava para prender ninguém. Que fiasco. Ou melhor: que mico!”

LEIA as afirmativas seguintes a respeito do trecho destacado.

I) As algemas foram usadas para prender o Homem-Mico, uma vez que ele pagou o mico, pois ele não

conseguiu provar nada a respeito do criminoso.

II) A foto em questão seria a do ladrão perigoso, sendo identificado como criminoso, após ter sido

algemado.

III) A palavra só enfatiza que o Homem-Mico já tinha feito todo o trabalho para os policiais. Agora, eles

só teriam de concretizar a prisão do ladrão, algemando-o.

IV) A foto é uma ironia do Senhor Sagui, uma vez que o Homem-Mico tinha cometido mais um fracasso

e isso tinha de ser registrado.

V) Após ter ouvido o perigoso bandido planejar o crime, o Homem-Mico poderia tê-lo algemado e

registrado fotograficamente aquele momento para comprovação dos fatos.

ASSINALE a alternativa na qual as afirmativas contém uma interpretação correta para o trecho “Era só trazer as algemas” e para o trecho “tirar a foto”, respectivamente, segundo o contexto.

(4)

Colégio Santa Dorotéia 4 4 4 4

QUEST

5

RELEIA.

“Além disso, tem esse seu uniforme.” (§5)

O verbo ter, na oração anterior, não foi utilizado segundo a norma padrão da língua portuguesa. Seu uso, nesse caso, constitui uma marca de oralidade.

a) Considerando as observações feitas acima, CLASSIFIQUE o sujeito dessa oração.

b) REESCREVA essa oração, substituindo apenas o verbo ter por outro, a fim de adequar essa frase

às regras gramaticais da norma padrão.

QUEST

6

LEIA novamente o seguinte trecho.

Escrevo esta carta para lhe fazer um apelo. Não desista de seus sonhos, de seus valores, de

seus ideais. Não abandone sua corajosa luta para fazer desta metrópole cinza um lugar melhor para se viver.

Sim, eu sei. As coisas não andam lá muito fáceis para o seu lado. Mas ninguém disse que

seria fácil se tornar um super-herói, certo? Ainda mais assim, sem os poderes do Super-Homem ou a herança do Batman... Não bastassem essas desvantagens, você vai e escolhe um codinome desses: Homem-Mico?

[...] (§2 §3)

A partir da análise linguística do trecho anterior, MARQUE V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

a) ( ) O sujeito da forma verbal escrevo é desinencial: eu. b) ( ) O sujeito da forma verbal desista é desinencial: tu. c) ( ) A frase “Sim, eu sei.” é nominal.

d) ( ) O trecho “não andam lá muito fáceis para o seu lado” exerce a função sintática de predicado. e) ( ) Se o trecho “Não abandone sua corajosa luta...” o Senhor Sagui tratasse o Homem-Mico por

tu, ele deveria escrever, na norma-padrão, Não abandones tua corajosa luta.

QUEST

7

OBSERVE a seguinte tira.

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUEST

8

O trecho abaixo, retirado da crônica “COMO SER BRASILEIRO EM LISBOA SEM DAR (MUITO) NA

VISTA”, de Ruy Castro, publicado na, Revista de bordo da VASP n° 8, 1978, foi adaptado para essa

questão.

Você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é

casaco. Meias são peúgas. Suéter, camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são

cuecas. (Não é uma delícia?) Pelo mesmo motivo, as fraldas de crianças são chamadas cuequinhas de bebé.

a) RELEIA o trecho destacado e JUSTIFIQUE o emprego da vírgula, levando em consideração o

contexto.

b) RELEIA.

“Você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua.”

O trecho acima foi reescrito a seguir. COMPLETE o restante observando o novo contexto. (PARA EVITAR DÚVIDAS QUANTO Á CALIGRAFIA, ESCREVA A RESPOSTA COM LETRA DE FORMA).

Você poderia ter alguns probleminhas se __________________numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua.

Resp stas QUESTÃO 1

O nome do super-herói se relaciona com a expressão “pagar mico” devido ao fato de o Homem-Mico ser um herói desastrado, não ter noção das leis e sempre, ao fazer uma prisão ou denúncia, não conseguir ser reconhecido como herói, uma vez que suas investidas não dão o resultado esperado, ou seja, ele sempre paga o mico, sempre dá vexame.

QUESTÃO 2 D QUESTÃO 3 B QUESTÃO 4 B QUESTÃO 5

a) É classificado como oração sem sujeito.

c) Além disso, há esse seu uniforme./ Além disso, existe esse seu uniforme. QUESTÃO 6

V-F-F-V-V

QUESTÃO 7

A charge tem como tema a invisibilidade da população economicamente menos favorecida. O chargista critica a falta de sensibilidade das pessoas que não veem o pedido de ajuda. Isso fica claro pelo fato de o personagem do primeiro quadrinho usar a ironia para se autodenominar “super-herói”, com poderes de invisibilidade. Portanto, a charge critica a atitude egoísta das pessoas que não se importam com a carência de outras.

QUESTÃO 8

Referências

Documentos relacionados

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça