• Nenhum resultado encontrado

Manual de Utilizador. Plano de Clubes de Desporto Escolar Área de Escola

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Utilizador. Plano de Clubes de Desporto Escolar Área de Escola"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Manual de Utilizador

Plano de Clubes de Desporto Escolar

Área de Escola

(2)

Índice

Introdução ... 4

Navegação ... 5

Cabeçalho da página ... 5

Separador e menus principais ... 7

Área esquerda: menus de opções e informações ... 7

Área principal ... 7

Rodapé da página ... 8

Conceitos Gerais... 9

Filtrar Dados ... 12

Plano de Clubes de Desporto Escolar ... 13

Ficha de Plano ... 15 Professores ... 15 • Dados do professor: ... 16 • Fotografia do professor: ... 18 Alunos ... 19 • Dados do aluno: ... 20 • Fotografia do aluno: ... 21

• Modalidade em que é federado: ... 22

• Modalidades com subida de escalão:... 23

Caracterização e objetivos gerais... 23

Instalações desportivas ... 26

• Caracterização das instalações: ... 26

• Instalações: ... 26

• Períodos horários semanais sem aulas para a realização de atividades: ... 27

Atividade interna ... 28

• Professores responsáveis: ... 28

• Plano de atividade interna: ... 28

• Observações: ... 30

Atividade externa – Grupos/equipa ... 30

Atividade externa – Horário de treinos ... 31

Atividade externa - Praticantes ... 32

Atividade externa – Juízes/árbitros ... 34

(3)

Orçamento ... 35 • Receitas previstas:... 35 • Despesas previstas: ... 36 • Aluguer de instalações:... 36 Conclusão/Validação ... 37 Índice de Ilustrações ... 39

(4)

Introdução

O presente documento é destinado a todos os utilizadores que irão efetuar uma ou mais tarefas no módulo de Plano de Clubes de Desporto Escolar - Área de Escola - na aplicação Plataforma de Gestão do Desporto Escolar, doravante referida como software, aplicação ou plataforma.

Pretende-se que este manual consiga de forma sucinta, demonstrar as capacidades do software e que os utilizadores, após a sua leitura, sejam capazes de a utilizar sem grandes dificuldades; este documento deve servir igualmente como referência para esclarecer futuras dúvidas que ocorram após a utilização do software.

Atenção: Neste manual irão aparecer referenciadas as opções do software. Essas opções poderão ou não estar disponíveis pois dependerão das permissões dadas pelos administradores do software a cada utilizador. No decorrer deste manual a menção da palavra escola corresponde, consoante as situações, a uma escola única ou ao agrupamento e às escolas que o compõem.

(5)

Navegação

A área de trabalho do software apresenta-se em cinco áreas fundamentais:

1. Cabeçalho da página;

2. Separador e menus principais;

3. Área esquerda: menu de opções e informações;

4. Área principal;

5. Rodapé da página.

Cabeçalho da página

Nesta área encontramos, além da identificação do software, as opções que nos permitem selecionar o ano letivo em que queremos/estamos trabalhar, tendo também acesso às opções identificadas como sendo públicas (não é necessário efetuar a validação no software) bem como a forma de efetuar a validação no sistema. Após a

(6)

validação teremos acesso à forma como o software identifica o utilizador, o seu perfil e às opções de alterar a chave de acesso ou de efetuar a saída da aplicação (logout).

Ilustração 2 – Identificação dos itens existentes no cabeçalho da página

Acesso à plataforma

Para aceder à plataforma e tirar partido das funcionalidades disponibilizadas aos utilizadores estes devem efetuar a respetiva validação e identificação no software, para isso, cada utilizador deve ter em sua posse as seguintes informações de acesso:

o Nome de utilizador: corresponde a uma única palavra que o irá identificar e o distinguir de outros utilizadores;

o Palavra-Chave: trata-se de um conjunto de caracteres, que inicialmente são fornecidos juntamente com o nome de utilizador, podendo se assim o desejar, personalizar/alterar (é recomendável que o façam por questões de segurança);

o Domínio: esta opção identifica o “local” onde as suas credenciais de acesso serão validadas (apenas disponível caso o software tenha sido configurado para suportar esta validação).

(7)

Separador e menus principais

Para um utilizador que não esteja validado, esta área faz apenas a separação entre o cabeçalho da página e o resto das informações; assim que é efetuada a validação é aqui que são apresentados os menus das principais áreas que, por sua vez, dão acesso aos menus mais específicos para efetuar operações no software, conforme se pode constatar observando a imagem que se segue.

Área esquerda: menus de opções e informações

Aqui são apresentadas informações relevantes sempre que algumas das opções do menu público são selecionadas (conforme se pode ver na Ilustração 1). Assim que um utilizador validado faz as suas seleções, através dos menus superiores, ser-lhe-ão apresentadas as opções finais que lhe permitem efetuar as operações para às quais a opção indica.

Ilustração 4 – Exemplo de opções listadas no menu do lado esquerdo

Área principal

Esta é a área principal da aplicação, onde todas as opções dos menus culminam. Aqui são apresentadas as áreas de trabalho para cada opção selecionada, desde consultar dados a gerir e controlar os comportamentos do software.

(8)

De acordo com as opções e as permissões de cada utilizador, este poderá consultar e efetuar um conjunto de operações que serão explicadas mais detalhadamente nos respetivos manuais.

Rodapé da página

Nesta área são apresentadas um conjunto de opções, de forma discreta, comum em quase todas as plataformas web, em cumprimento com as regras de boas práticas:

• Ficha Técnica;

• Privacidade e Termos de Utilização;

• Endereço eletrónico de contacto;

(9)

Conceitos Gerais

Por todo o software existem opções que são idênticas entre si, o que na prática proporciona a mesma ação, embora de acordo com cada opção o façam de forma diferente.

Normalmente, sempre que uma opção é ativada, é apresentada na área principal um conjunto de opções comuns, tais como:

 Criar novos registos, dados;

Ilustração 5 – Exemplo de botão de novos dados

 Selecionar/Visualizar os dados;

Ilustração 6 – Exemplo de botão de uma lista para selecionar os dados

 Voltar ao estado anterior;

Ilustração 7 – Exemplo de botão para voltar ao estado anterior

 Ordenar os dados da lista;

(10)

 Editar determinados dados;  Apagar determinados dados;

Ilustração 9 – Exemplo de botões para editar e apagar dados, opção para ativar/ocultar

 Gravar os dados;

Ilustração 10 – Exemplo de botão para gravar os dados

 Navegar entre os diversos dados das listas: devido ao grande volume de informação é necessário proceder à sua segmentação; este processo permite reduzir o tempo de resposta da aplicação, não sobrecarregar o software a “empatar” a leitura de enormes conjuntos de dados e facilitar a supervisão por parte de um utilizador;

Ilustração 11– Opções de navegação para listas com muita informação

 Ativar/Ocultar os dados: indica se estes vão estar ativos ou não para os utilizadores nos diversos locais da aplicação;

 Subir/Descer: permite alterar a ordem de determinada informação, assim o software “sabe”, que em determinadas situações, deve verificar/operar de acordo com a ordem estipulada;

(11)

Ilustração 12 – Botões para subir e descer a imagem da seta indica a direção

Há que ter em especial atenção que apagar dados poderá não ser possível em algumas situações, dado os mesmos estarem relacionados com outras informações. Nesses casos deverão utilizar a opção de “Ativar/Ocultar” para evitar que a informação esteja disponível para novos registos, mas continue disponível para consulta nos dados históricos. É, igualmente necessário ter em especial atenção, que ao eliminar determinados dados poderão automaticamente eliminar outros que estejam diretamente relacionados. Por exemplo: se mandar eliminar um torneio que possua encontros, será eliminada toda a informação desse torneio (modalidades,

participantes, encontros, classificação), mas se eliminasse apenas os

encontros/distribuição dos jogos, apenas seriam igualmente apagadas as classificações relacionadas com esses jogos.

(12)

Filtrar Dados

Em diversas opções da aplicação existe a possibilidade de filtrar a informação existente, facilitando ao utilizador o procurar / organizar uma grande quantidade de informação de uma forma simples e rápida.

Em todas as opções onde se detetou essa necessidade é possível identificar a existência dos filtros através da identificação visual de um botão chamado “Filtrar Dados” conforme se pode ver na ilustração seguinte.

Ao clicar sobre o botão de filtro, será aberto um conjunto de opções que permite filtrar os dados de acordo com a informação indicada em cada opção. As diversas opções não são obrigatórias e é possível combinar os dados de cada uma delas até se obter o resultado pretendido.

Assim que todas as opções pretendidas estejam assinaladas é necessário clicar sobre o botão “Aplicar Filtro” e, de seguida, a lista de dados será apresentada de acordo com os filtros selecionados. Para anular os filtros basta clicar no botão “Anular Filtro”, caso pretenda sair sem aplicar filtros basta clicar em “Fechar Filtro”. Por forma a distinguir se uma lista está ou não sob o efeito de algum tipo de filtro o botão “Filtrar Dados” tem este nome quando não existe qualquer tipo de filtro, caso exista o nome que aparece é “Filtro Ativo”.

Ilustração 13 – Indicação de filtro ativo, em que a lista está sujeita a filtros

As opções dos filtros alteram-se consoante a opção do software selecionada, em que cada área terá apenas as opções de filtragem que sirvam a respetiva área onde se encontra.

(13)

Plano de Clubes de Desporto Escolar

Esta opção dá acesso ao módulo da aplicação que permite efetuar a gestão do plano de clubes de desporto escolar (plano cde), ao ser selecionada ser-nos-ão apresentadas novas opções (ver imagem) para que seja possível gerir e obter informações sobre o plano cde.

Ilustração 14 - "Plano CDE" selecionado e respetivas opções

Para uma criação rápida do plano deverão proceder da seguinte forma (cada opção será detalhada nos capítulos seguintes):

Aceder a Ficha de Plano:

o Selecionar a opção Professores;

o Carregar todos os professores que irão ter cargos no projeto:

 Presidente do clube de desporto escolar;

 Coordenador do clube de desporto escolar;

 Coordenadores adjuntos (caso a opção esteja ativa);

 Responsáveis pela atividade interna;

 Responsáveis pelos grupos/equipa (treinadores).

o Selecionar a opção Alunos;

o Carregar todos os alunos que irão integrar os grupos/equipa;

o Preencher os dados da opção Caracterização e Objetivos Gerais;

o Preencher os dados das Instalações Desportivas;

(14)

o Preencher os dados da Atividade Externa:  Grupos/equipas;  Horários de Treinos;  Alunos Praticantes;  Alunos Juízes/Árbitros. o Indicar as Parcerias;

o Preencher os dados do Orçamento;

(15)

Ficha de Plano

Ao aceder a esta opção terá acesso ao menu que permite introduzir, editar e/ou visualizar todos os elementos que constituem o projeto de desporto escolar da escola.

Ilustração 15 - Opções da ficha de projeto

Professores

Ao aceder a esta opção terá acesso a uma lista com os professores, caso existam, pertencentes à escola ou agrupamento. Na lista tem acesso imediato à seguinte informação:

• Identificação do professor (NIF);

• Nome;

• Escola a que pertence;

• Passando o rato sobre o nome do professor ser-lhe-á mostrada a fotografia do

(16)

Ilustração 16 - Lista de professores

Nesta área pode efetuar as seguintes operações (depende das permissões dadas pelo administrador ao utilizador):

• Criar um novo professor;

• Editar os dados de um professor;

• Apagar um professor;

• Filtrar/pesquisar professores;

Para cada professor existe um conjunto de informação a ele associado: • Dados do professor:

São registados os seguintes dados:

o Identificação: apenas números, corresponde ao NIF;

o Nome: nome do professor;

o Data de nascimento: deve ser indicada no formato dd-mm-aaaa (dia-mês-ano);

o Nível de ensino: indicar o nível de ensino a que pertence;

o Grupo de recrutamento: o grupo a que o professor está afeto;

o Formação específica: indicar apenas se se verificar;

o N.º de contacto: indicar o contacto do professor;

o Endereço eletrónico: contacto de e-mail, caso o professor tenha um;

o Escola de inscrição: este campo é automático e informativo, regista qual foi a primeira escola que introduziu os dados do professor.

Caso esteja a indicar um professor que já existe na base de dados, ao introduzir a sua identificação os dados serão automaticamente apresentados,

(17)

caso indique o nome ser-lhe-á apresentada uma lista com professores já registados. Caso o professor que esteja a indicar faça parte da lista basta selecioná-lo que os seus dados serão automaticamente associados. Nestes casos ao gravar o professor, dado que os seus dados já existem, irá associa -lo à sua escola. Para alterar os seus dados terá de o editar novamente depois de este ter sido associado.

Ilustração 17 - Novo professor, lista de professores existentes na base de dados

(18)

Fotografia do professor:

Para adicionar ou alterar a fotografia de um professor, este tem de estar criado na aplicação, só então terá a opção para Adicionar/Alterar Fotografia, ao clicar nesta opção terá acesso a uma nova área onde deve seguir os seguintes passos:

o Clicar em Escolher ficheiro;

Ilustração 19 - Escolher ficheiro de imagem

o Depois de procurar e selecionar a imagem pretendida clique na opção

Abrir imagem;

o De seguida terá acesso à imagem com um marcador retangular, esse

marcador corresponde à área da imagem que irá ser capturada para ser utilizada na aplicação. Esse marcador pode ser arrastado, aumentando ou diminuindo, utilizando o rato. Do lado direito é mostrada a parte correspondente ao marcador, trata-se da imagem que ficará gravada na aplicação e associada ao professor;

Ilustração 20 – Exemplo de como selecionar e carregar uma imagem

o Clicar em Selecionar e carregar imagem para concluir ou em Cancelar

(19)

Alunos

Ao aceder a esta opção terá acesso a uma lista com os alunos, caso existam, pertencentes à escola. Na lista tem acesso imediato à seguinte informação:

• Identificação do aluno;

• Nome;

• Data de nascimento;

• Escola a que pertence;

• Passando o rato sobre o nome do aluno ser-lhe-á mostrada a foto do aluno

caso exista.

Ilustração 21- Lista de alunos

Nesta área pode efetuar as seguintes operações (depende das permissões do utilizador):

• Criar um novo aluno;

• Editar os dados de um aluno;

• Apagar um aluno;

• Filtrar/pesquisar alunos;

Para cada aluno existe um conjunto de informação agrupada pelo tipo de dados existente:

(20)

Dados do aluno:

São registados os seguintes dados:

o Identificação: pode ser número, letras ou ambos;

o Tipo de Identificação: normalmente será Passaporte, Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão etc;

o Nome: nome do aluno;

o Data de nascimento: deve ser indicada no formato dd-mm-aaaa (dia-mês-ano);

o Género: indicar o género do aluno;

o Endereço eletrónico: contacto de e-mail caso o aluno tenha um;

o Escola de inscrição: este campo é automático e informativo, regista qual foi a primeira escola que introduziu os dados do aluno.

Caso esteja a indicar um aluno que já existe na base de dados, ao introduzir a sua identificação os dados serão automaticamente apresentados. Se indicar o nome, ser-lhe-á apresentada uma lista com alunos já registados, caso o aluno que esteja a indicar faça parte da lista, basta seleciona-lo que os seus dados serão automaticamente associados. Nestes casos, ao gravar o aluno não irá gravar os seus dados, dado estes já existirem, mas sim associar o aluno à sua escola. Para alterar os seus dados terá de o editar novamente depois de este ter sido associado.

(21)

Ilustração 23 - Dados dos alunos

Fotografia do aluno:

Para adicionar ou alterar a fotografia de um aluno, esta tem de estar criada na aplicação, só então terá a opção para Adicionar/Alterar Fotografia, ao clicar nesta opção terá acesso a uma nova área onde deve seguir os seguintes passos:

o Clicar em Escolher ficheiro;

Ilustração 24 - Escolher ficheiro de imagem

o Depois de procurar e selecionar a imagem pretendida clique na opção

Abrir imagem;

o De seguida terá acesso à imagem com um marcador retangular que

corresponde à área da imagem que irá ser capturada para ser utilizada na aplicação. Esse marcador pode ser arrastado, aumentando ou diminuindo, utilizando o rato. Do lado direito é mostrada a parte

(22)

correspondente ao marcador, correspondendo à imagem que ficará gravada na aplicação e associada ao aluno;

Ilustração 25 - Selecionar e carregar uma imagem

o Clicar em Selecionar e carregar imagem para concluir ou em Cancelar

para fechar sem qualquer alteração.

Modalidade em que é federado:

Nesta área do aluno é listada e gerida a informação correspondente às modalidades em que o aluno é federado e o clube a que pertence.

(23)

Modalidades com subida de escalão:

Aqui é possível visualizar e/ou gerir as modalidades em que o aluno obteve uma subida de escalão, o acesso a esta informação depende das permissões estabelecidas na plataforma.

Ilustração 27 - Subidas de escalão do aluno

Atenção: ao subir o aluno de escalão em determinada modalidade, essa subida fica ativa para o restante ano letivo, não sendo possível reverter o processo. Só é possível subir de escalão um aluno que não esteja inscrito num grupo/equipa ou cujo grupo/equipa onde possa estar inscrito seja do escalão Vários.

Caracterização e objetivos gerais

Nesta área terá acesso aos seguintes dados:

• Responsáveis:

o Presidente do clube de desporto escolar;

o Coordenador do clube de desporto escolar;

o Coordenadores adjuntos;

Indicar todos os dados pedidos, o tipo de créditos e os seus limites irão variar consoante as configurações da aplicação, apenas são aceites os professores previamente inscritos na aplicação, na opção Professores. Os dados do(s) coordenador(es) adjunto(s) apenas serão necessários se se tratar de um

(24)

agrupamento e sejam solicitados, caso contrário a opção não irá sequer aparecer.

Caso esteja em falta algum dos dados solicitados não poderá validar e submeter o projeto.

Ilustração 28- Área dos responsáveis - Caracterização e objetivos gerais

• Participação na direção do clube de desporto escolar

Indicar, das opções disponíveis, quais as entidades que participam na direção CDE.

(25)

• Divulgação das atividades do desporto escolar

Indicar de que forma a escola divulga as atividades desenvolvidas no âmbito do desporto escolar com a comunidade.

Ilustração 30 - Divulgação das atividades - Caraterização e objetivos gerais

• Objetivos gerais do projeto

Indicar quais os objetivos que se pretende atingir com o plano proposto, pelo menos um objetivo é obrigatório para que possa validar o plano.

Ilustração 31 - Objetivos do plano CDE - Caraterização e objetivos gerais

(26)

Instalações desportivas

Ao aceder a esta opção terá acesso a: Caracterização das instalações e Instalações. Estes dados estão associados à escola e não ao plano, assim, a informação presente nesta opção, mantem-se nos diferentes anos letivos.

Caracterização das instalações:

Deverá responder às questões do formulário e de seguida gravar os dados.

Ilustração 32 - Caraterização das instalações

Instalações:

Deverá indicar nesta área todas as instalações desportivas que a escola tem ao seu dispor, quer estejam localizadas na escola sede, na escola agrupada ou sejam externas (cedidas ou alugadas) por outra entidade para a prática desportiva escolar.

(27)

Ilustração 33 - Instalações desportivas

De seguida deverá indicar para cada instalação os horários disponíveis para a prática do desporto escolar.

Ilustração 34 - Horários das instalações para o desporto escolar

Períodos horários semanais sem aulas para a realização de atividades:

Nesta opção deve indicar quais os períodos existentes na(s) escola(s) sem aulas, para a realização das atividades internas e/ou atividades externas no âmbito do desporto escolar.

(28)

Ilustração 35 - Horários semanais sem aulas

Atividade interna

Nesta opção são registadas as informações relacionadas com a atividade interna da escola.

Professores responsáveis:

Nesta opção deve indicar todos os professores responsáveis pela dinamização da atividade interna da escola e os respetivos créditos que lhes possam ter sido atribuídos (a indicação dos créditos e do seu tipo, letivo e não letivo, depende das configurações da aplicação.)

Plano de atividade interna:

Para cada plano de atividade interna deverá indicar os seguintes dados:

o Escola;

o Ação e respetiva disciplina (caso se aplique);

o Modalidade (caso se aplique);

o Duração prevista, total de horas, para cada período: 1.º, 2.º e 3.º;

o N.º de participantes previstos: Alunos e Professores:

Indicar o número de participantes (alunos diferentes) que se prevê estarem presentes no dia de realização da ação ou o número médio de participantes que se prevê estarem presentes em diversos dias de realização dessa ação (não indicar o somatório total de presenças

(29)

previstas numa ação que se repetirá por vários dias, nesse caso estaríamos a falar de "participações").

o O público-alvo, indicar os anos escolares;

o Cronograma das ações, indicar a data de início e fim da atividade

(podem ser indicadas diversas combinações de datas).

Ilustração 36 - Plano de atividade interna

(30)

Nas opções Público-alvo e Cronograma das ações apenas é possível adicionar e editar dados, caso esteja selecionado previamente o plano de atividade interna. Para saber se essa seleção está feita, a linha da lista de planos muda de cor para uma fora do padrão usado.

Observações:

Indicar quaisquer observações relacionadas com a atividade interna que ache relevante.

Atividade externa – Grupos/equipa

Área da aplicação onde são criados os grupos/equipa, para cada grupo/equipa é necessário indicar:

• Escola;

• Modalidade e respetivas disciplinas (caso se justifique);

• Escalão / Género;

• Professor-Responsável (treinador);

• N.º de créditos (depende das configurações);

• Tipo de grupo/equipa;

• Observações;

Os professores devem estar registados previamente na área de Alunos/Professores. Caso indique um grupo/equipa como Escola de Referência Desportiva certifique-se de que vai indicar alunos de outras escolas, caso contrário não será possível submeter o projeto.

(31)

Ilustração 38 - Dados do grupo/equipa

Atividade externa – Horário de treinos

Indicar para cada grupo/equipa o horário de treino, podendo indicar diversas instalações e horários. Para cada registo é necessário especificar os seguintes dados: o grupo/equipa, a instalação, o dia da semana e as horas de início e fim do treino.

(32)

Atividade externa - Praticantes

Nesta opção o utilizador começa a afetar os alunos praticantes ao grupo/equipa, para iniciar o processo deve selecionar o grupo/equipa pretendido, após a seleção terá acesso à lista dos alunos inscritos, à opção de adicionar novo praticante e numerar alunos.

Ilustração 40 - Atividade externa, lista de praticantes

Numerar alunos:

A aplicação numera automaticamente os alunos inscritos à medida que estes são adicionados à plataforma, no entanto, podem ocorrer falhas de diversa ordem que causem problemas nesta ordenação. Para resolver este problema, ao clicar neste botão a aplicação irá realizar uma nova ordenação dos alunos, a ordenação manterá sempre a ordem de inscrição.

Adicionar novo praticante:

Ao clicar nesta opção terá acesso a novas opções que lhe permitem indicar os dados do aluno a ser inscrito.

(33)

Ilustração 41 - Inscrever novo praticante

Caso indique a identificação de um aluno que exista na plataforma os seus dados serão automaticamente disponibilizados e os campos preenchidos, sendo necessário apenas indicar os dados em falta.

Existe a possibilidade de pesquisar por alunos já registados na escola, bastando para isso indicar parte do nome do aluno e aguardar que se abra uma lista com alunos, de seguida basta selecionar o aluno pretendido que os seus dados serão automaticamente registados.

Ilustração 42 - Selecionar aluno praticante

O aluno só é registado depois de clicar na opção de gravar e após ter a confirmação da gravação.

A inscrição de alunos está sujeita a um conjunto de regras estabelecidas pela administração da aplicação, assim, caso o aluno não respeite essas regras, este não será inscrito.

(34)

Subidas de escalão:

Pode ocorrer que um aluno esteja a ser inscrito num grupo/equipa definido como um escalão superior ao seu; neste caso, a aplicação irá verificar as regras definidas e agir de acordo, isto é, poderá recusar a inscrição ou a solicitação da subida de escalão. Neste tipo de inscrições, o utilizador tem de indicar que pretende a subida de escalão e de seguida deve inscrever novamente o aluno (estes dois passos são necessários para permitir recuperar de algum engano).

As subidas de escalão estão sujeitas às seguintes regras e configurações:

o Serem permitidas na aplicação;

o Só se pode subir para o escalão imediatamente acima;

o Caso não exista nenhuma outra inscrição do aluno na mesma

modalidade no seu escalão (antes da subida);

o Depois de subir de escalão o aluno não pode ser inscrito, pelo período

do ano letivo, na mesma modalidade em escalões diferentes.

Atividade externa – Juízes/árbitros

Nesta opção o utilizador indica quais os árbitros/juízes que pretende inscrever no grupo/equipa.

Esta opção é semelhante à anterior em termos de funcionamento da inscrição.

(35)

Parcerias

Indicar as parcerias estabelecidas entre a escola e outras entidades, no âmbito do desporto escolar, descriminando o tipo de apoio prestado e uma breve descrição da mesma.

Ilustração 44- Parcerias

Orçamento

Nesta área o utilizador terá acesso a um conjunto de formulários relacionados com o orçamento para as atividades.

A aprovação do projeto não implica a aprovação das despesas.

Receitas previstas:

(36)

Ilustração 45- Receitas previstas

Despesas previstas:

Indicar para cada despesa o seu tipo, descrição e o montante.

Ilustração 46 - Despesas previstas

Aluguer de instalações:

Indicar os dados de aluguer das instalações, apenas as instalações criadas como externas na área da aplicação de Instalações estarão disponíveis para serem selecionadas.

Para cada registo são necessárias as seguintes informações: identificação da instalação, entidade/proprietário, n.º de horas de utilização por semana e por ano, custo hora do aluguer.

(37)

Ilustração 47 - Aluguer de instalações

Conclusão/Validação

Nesta área o utilizador indica a data de aprovação do projeto, bem como as observações finais caso seja necessário.

Ilustração 48- Aprovação do plano

Terá acesso à informação sobre o estado do plano.

(38)

Após todos os dados estarem registados na aplicação poderá verificar e submeter o plano.

Só poderá submeter o plano para validação depois de verificar os seus dados, sendo realizado um pequeno relatório por área da aplicação que pode conter três tipos de mensagens (correto, aviso e erro). Caso exista alguma mensagem de erro isso significa que o projeto não pode ser submetido até que o problema descrito seja resolvido.

(39)

Índice de Ilustrações

ILUSTRAÇÃO 1–IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DO SOFTWARE ... 5

ILUSTRAÇÃO 2 – IDENTIFICAÇÃO DOS ITENS EXISTENTES NO CABEÇALHO DA PÁGINA... 6

ILUSTRAÇÃO 3-INFORMAÇÃO DE UM UTILIZADOR APÓS SER CORRETAMENTE VALIDADO ... 6

ILUSTRAÇÃO 4–EXEMPLO DE OPÇÕES LISTADAS NO MENU DO LADO ESQUERDO ... 7

ILUSTRAÇÃO 5–EXEMPLO DE BOTÃO DE NOVOS DADOS ... 9

ILUSTRAÇÃO 6–EXEMPLO DE BOTÃO DE UMA LISTA PARA SELECIONAR OS DADOS ... 9

ILUSTRAÇÃO 7–EXEMPLO DE BOTÃO PARA VOLTAR AO ESTADO ANTERIOR ... 9

ILUSTRAÇÃO 8 –EXEMPLO DE OPÇÕES DE ORDENAÇÃO DE COLUNAS EXISTENTES NAS LISTAS ... 9

ILUSTRAÇÃO 9 –EXEMPLO DE BOTÕES PARA EDITAR E APAGAR DADOS, OPÇÃO PARA ATIVAR/OCULTAR ... 10

ILUSTRAÇÃO 10–EXEMPLO DE BOTÃO PARA GRAVAR OS DADOS ... 10

ILUSTRAÇÃO 11–OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO PARA LISTAS COM MUITA INFORMAÇÃO... 10

ILUSTRAÇÃO 12–BOTÕES PARA SUBIR E DESCER A IMAGEM DA SETA INDICA A DIREÇÃO... 11

ILUSTRAÇÃO 13–INDICAÇÃO DE FILTRO ATIVO, EM QUE A LISTA ESTÁ SUJEITA A FILTROS ... 12

ILUSTRAÇÃO 14-"PLANO CDE" SELECIONADO E RESPETIVAS OPÇÕES ... 13

ILUSTRAÇÃO 15-OPÇÕES DA FICHA DE PROJETO... 15

ILUSTRAÇÃO 16-LISTA DE PROFESSORES ... 16

ILUSTRAÇÃO 17-NOVO PROFESSOR, LISTA DE PROFESSORES EXISTENTES NA BASE DE DADOS ... 17

ILUSTRAÇÃO 18-DADOS DO PROFESSOR ... 17

ILUSTRAÇÃO 19-ESCOLHER FICHEIRO DE IMAGEM ... 18

ILUSTRAÇÃO 20–EXEMPLO DE COMO SELECIONAR E CARREGAR UMA IMAGEM ... 18

ILUSTRAÇÃO 21-LISTA DE ALUNOS... 19

ILUSTRAÇÃO 22 –NOVO ALUNO, LISTA DE ALUNOS EXISTENTES NA BASE DE DADOS ... 20

ILUSTRAÇÃO 23-DADOS DOS ALUNOS ... 21

ILUSTRAÇÃO 24-ESCOLHER FICHEIRO DE IMAGEM ... 21

ILUSTRAÇÃO 25-SELECIONAR E CARREGAR UMA IMAGEM ... 22

ILUSTRAÇÃO 26-MODALIDADES FEDERADAS DO ALUNO ... 22

ILUSTRAÇÃO 27-SUBIDAS DE ESCALÃO DO ALUNO ... 23

ILUSTRAÇÃO 28-ÁREA DOS RESPONSÁVEIS -CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS GERAIS ... 24

ILUSTRAÇÃO 29-PARTICIPAÇÃO NA DIREÇÃO DE CDE-CARATERIZAÇÃO E OBJETIVOS GERAIS... 24

ILUSTRAÇÃO 30-DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES -CARATERIZAÇÃO E OBJETIVOS GERAIS ... 25

ILUSTRAÇÃO 31-OBJETIVOS DO PLANO CDE-CARATERIZAÇÃO E OBJETIVOS GERAIS ... 25

ILUSTRAÇÃO 32-CARATERIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES... 26

ILUSTRAÇÃO 33-INSTALAÇÕES DESPORTIVAS ... 27

ILUSTRAÇÃO 34-HORÁRIOS DAS INSTALAÇÕES PARA O DESPORTO ESCOLAR ... 27

(40)

ILUSTRAÇÃO 36-PLANO DE ATIVIDADE INTERNA ... 29

ILUSTRAÇÃO 37-PÚBLICO-ALVO E CRONOGRAMA ... 29

ILUSTRAÇÃO 38-DADOS DO GRUPO/EQUIPA ... 31

ILUSTRAÇÃO 39-HORÁRIOS DE TREINO DO GRUPO/EQUIPA ... 31

ILUSTRAÇÃO 40-ATIVIDADE EXTERNA, LISTA DE PRATICANTES ... 32

ILUSTRAÇÃO 41-INSCREVER NOVO PRATICANTE ... 33

ILUSTRAÇÃO 42-SELECIONAR ALUNO PRATICANTE... 33

ILUSTRAÇÃO 43-ATIVIDADE EXTERNA, INSCRIÇÃO DE ÁRBITROS/JUÍZES ... 34

ILUSTRAÇÃO 44-PARCERIAS ... 35

ILUSTRAÇÃO 45-RECEITAS PREVISTAS ... 36

ILUSTRAÇÃO 46-DESPESAS PREVISTAS ... 36

ILUSTRAÇÃO 47-ALUGUER DE INSTALAÇÕES ... 37

ILUSTRAÇÃO 48-APROVAÇÃO DO PLANO ... 37

ILUSTRAÇÃO 49-ESTADO DO PLANO CDE ... 37

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa