• Nenhum resultado encontrado

L Í D ERES de aliança

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "L Í D ERES de aliança"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

w w w . l i d e r e s d e a l i a n c a . p r o . b r

L Í D E R E S

de aliança

2 ª e d i ç ã o

CAPÍTULOS AVULSOS

P A R A D O W N L O A D

A N E X O – 4

j o s u é = l í d e r

Sandr o Jo sé H aya k awa Cun ha

Brasília 2 0 0 7

(2)

124

anexo O perfil do líder

4 Josué

Todo discipulador tem três sonhos relacionados aos seus discípulos. Primeiro, eles pedem ao Senhor que seus discípulos sejam parecidos com Cornélio (ver Anexo 5 “O perfil do cola- borador). Em segundo lugar, eles pedem ao Senhor que seus discípulos sejam parecidos com Paulo (ver Anexo 6 “O perfil do co-líder). Em terceiro lugar, os discipuladores pedem ao Se- nhor que seus discípulos sejam parecidos com Josué, que viveu a dimensão da conquista e da fé em ação.

Além desses sonhos, todo discipulador quer deixar uma herança para os seus discípulos. (Ver ministração 12 “A unção do líder de Célula de Aliança”).

É interessante notar que o seu nome era Oséias, que significa “Salva!”, mas Moisés o mudou para Josué, que signi- fica “Jeová é a salvação”. Eles são muito parecidos em seus sig- nificados, mas o significado do nome Josué mostra Deus rea- lizando a salvação. De fato, foi isso mesmo que Ele fez quando enviou Jesus. Na verdade, o nome Jesus é a forma grega do nome Josué (hebraico).

Conforme vimos na ministração “O perfil do líder de Cé- lulas de Aliança”, o líder ideal possui seis características prin- cipais: consagração (fome do Reino de Deus), disponibilidade (para servir ao Reino de Deus), obediência (ouvir a voz de Deus e a do líder), lealdade (a Jesus, à sua igreja, e ao seu líder),

“Moisés [...] mudou o nome de Oséias, filho de Num, para Josué” (Números 13.16)

(3)

O P E R F I L D O L Í D E R: JO S U É

125

“de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles [...] todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel” (Números 13.2b-3 – R.A.)

“O SENHOR Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda”

(Êxodo 33.11)

“Os homens que Moisés havia mandado para espionar a terra trouxeram más informações a respeito dela. E, quando voltaram, fizeram que o povo reclamasse contra Moisés. Por isso o SENHOR fez com que fossem atacados por uma doença, e eles morreram. Dos doze homens que foram espionar a terra, somente Josué e Calebe ficaram vivos” (Números 14.36-38)

empenho (em fazer novos discípulos) e motivação para apren- der (a Palavra de Deus).

Ao estudar a vida de Josué, percebemos facilmente essas cacterísticas. Josué era um dos príncipes de Israel, mas ele tinha a atitude de um guerreiro de fé. Que a vida dele seja um desa- fio para a sua!

I – Consagração (ter fome do Reino de Deus)

Josué realmente era um homem consagrado a Deus. Em um de seus últimos sermões ao povo de Israel, ele disse de uma forma bem pastoral: “se esforcem para obedecer fielmente a tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés. Não desprezem nenhuma parte desta lei [...] Fiquem ligados a Deus, o SENHOR, como vocês têm ficado até agora [...] Por isso amem somente o SENHOR, o nosso Deus” (Josué 23.6, 8 e 11).

Ele só pôde dizer isso porque ele tinha uma vida de intimidade com Deus. Ainda no tempo em que ele era discipu- lado por Moisés, ele ficava na Tenda Sagrada, também chama- da de “Tenda da Presença de Deus”, mesmo quando Moisés não estava (Êxodo 33.1-11). Ele também deu o exemplo de con- sagração dizendo: “eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR” (Josué 24.15b).

II – Disponibilidade (para servir ao Reino de Deus)

Josué e Calebe foram os dois únicos príncipes e espiões que tiveram visão espiritual para a conquista da terra prometida; os outros dez morreram no deserto por incredulidade. De forma veemente e dramática eles tentaram levar o povo à dimensão da fé: “não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam. Portanto, não tenham medo.” (Números 14.9-10a).

Para ser espião, Josué arriscou a própria vida por duas vezes naquela missão.A primeira foi andando pelos campos do

(4)

126

inimigo. Josué demonstrou sua disponibilidade ao se oferecer para aquela missão. A segunda foi enfrentando os irmãos in- crédulos. Josué também se dispôs para tentar convencê-los de que Deus lhes daria a vitória se eles cressem.

A disponibilidade é uma característica que se observa ao longo dos anos, e não apenas em um momento. Inicialmente, todos os doze espiões se dispuseram a cumprir a missão, po- rém “somente Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, continuaram fiéis ao SENHOR” (Números 32.12). Somente eles tinham uma disponibilidade real para o Senhor, pois ape- nas esses dois príncipes perseveraram por muitos anos.

Ambos eram homens de fé, mas Josué se destacou por uma característica especial. Além de príncipe, ele era um con- quistador que o Senhor já havia preparado: “o seu ajudante, Josué, filho de Num, é que vai entrar. Anime-o, pois ele vai coman- dar o povo de Israel na conquista da terra" (Deuteronômio 1.38).

III – Obediência (ouvir a voz de Deus e do seu líder)

Josué era um príncipe conquistador porque colocava sua fé em ação. Ele ouvia e obedecia à voz de Deus e à voz do seu líder:

“Então Moisés deu a Josué a seguinte ordem: -Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte, segurando o bastão de Deus. Josué fez o que Moisés havia ordenado e foi combater os amalequitas. Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte [...] E assim Josué derrotou completamente os amalequitas. Então o SENHOR Deus dis- se a Moisés: -Escreva um relatório dessa vitória a fim de que ela seja lembrada. Diga a Josué que eu vou destruir completamente os amalequitas” (Êxodo 17.9-14). Josué ouviu, obedeceu e venceu!

Ao assumir a liderança do povo de Israel, Josué ouviu estas palavras da boca do próprio Deus: “você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles” (Josué 1.5-6). Josué ouviu, obedeceu e conquistou a terra!

(5)

O P E R F I L D O L Í D E R: JO S U É

127

IV – Lealdade (a Jesus, à sua igreja e ao seu líder)

Josué era o “braço direito” de Moisés. Ele acompanhava o seu líder em todas as suas tarefas. Quando Deus mandou Moisés subir o monte, ele levou seu discípulo Josué: “Moisés e Josué, o seu auxiliar, se aprontaram, e Moisés começou a subir o monte sagra- do. Então Moisés disse aos líderes: ‘-Esperem aqui até nós voltar- mos’” (Êxodo 24.13-14a).

Conforme observamos, Josué foi muito além do ponto onde os demais líderes de Israel ficaram. Moisés confiava em seu discípulo, pois Josué era leal.

Esse princípio da lealdade também era bem visto na vida de Josué com relação às coisas de Deus. Ele ficava na Tenda (Ê- xodo 33.11), mandava o povo se santificar ao Senhor (Josué 3.5) e obedecer a Ele: “-Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis” (Josué 24.14a).

Josué também foi leal ao povo de Deus: ele conquistou e repartiu a terra: “são estas as terras que o povo de Israel recebeu em Canaã. Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os chefes das famílias das tribos de Israel fizeram a divisão” (Josué 14.1) e “agora a terra já estava conquistada” (Josué 18.1). Da mesma forma que Josué foi leal ao povo de Deus, o líder de Célula de Aliança é fiel à sua igreja.

V – Empenho (em fazer novos discípulos)

No final do livro de Josué, lemos um testemunho tremendo: “o povo de Israel serviu a Deus, o SENHOR, enquanto Josué viveu. E também depois da sua morte, enquanto viveram os líderes que sabiam de tudo o que Deus havia feito pelo povo de Israel” (Josué 24.31).

Como isso foi possível? Certas plantas crescem sozinhas, sem que ninguém se preocupe com elas. Outras, porém, pre- cisam ser bem plantadas e bem adubadas. Depois que nascem, ainda precisam ser podadas e cuidadas. As árvores frutíferas, em especial, demoram vários anos para começarem a produzir.

(6)

128

No caso de Josué, durante sua liderança ele sempre chamou o povo de Deus a uma vida de consagração. Ele sabia que a aliança com Deus tinha que ser mantida diariamente tan- to por meio de ofertas quanto por meio da obediência aos Man- damentos.

Ele sabia que era necessário estar debaixo da bênção para ser um conquistador. Uma de suas primeiras ordens ao povo foi: “Purifiquem-se porque amanhã o SENHOR fará grandes coisas entre vocês” (Josué 3.5). O líder de excelência desafia seus lide- rados a uma vida de santidade. Conforme o exemplo de Josué, isso deve ser feito constantemente.

Ele também sabia o valor de obedecer ao comando de Deus. Ao mostrar obediência, ele estava ensinando o povo a ser obediente à Palavra de Deus: “venham cá e prestem atenção na- quilo que o SENHOR, nosso Deus, vai dizer” (Josué 3.9).

Josué foi tão empenhado em fazer com que o povo obe- decesse a Deus que, do princípio ao fim do seu ministério, podemos verificar isso: “então eles responderam a Josué: -Faremos tudo o que você mandou e iremos aonde nos enviar” (Josué 1.16) e “o povo disse a Josué: -Serviremos o SENHOR, nosso Deus, e obedece- remos aos seus mandamentos” (Josué 24.24).

Josué fez seguidores (discípulos) e os ensinou a andarem em obediência aos mandamentos do Senhor. O exemplo desse homem de Deus fala ainda hoje!

VI – Motivação para aprender (a Palavra de Deus)

Josué foi um líder muito preocupado com a Palavra de Deus. Na verdade, o Senhor mesmo, ao levantá-lo para a liderança do povo, orientou-o desta forma: “seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso” (Josué 1.7-8. Grifo nosso).

(7)

O P E R F I L D O L Í D E R: JO S U É

129

Podemos observar a ênfase de Deus para que Josué estudasse e vivesse de acordo com os Seus mandamentos.

Ele levou isso a sério. “Assim naquele dia Josué fez um acor- do para o povo e ali em Siquém lhes deu leis e regulamentos. Josué os escreveu no Livro da Lei de Deus” (Josué 24.25-26a). Josué era motivado para aprender e também para ensinar a Palavra ao povo de Deus. Da mesma forma, os líderes de Células de Ali- ança se esforçam para aprender a Palavra de Deus. Assim, eles podem ministrar a Palavra na célula e no discipulado com au- toridade.

Conclusão

Todo líder tem a preocupação de formar (preparar) o seu su- cessor. O mesmo ocorre nas Células de Aliança, pois são neces- sários dois líderes para que ocorra a multiplicação.

Moisés, ao pedir que Deus indicasse o seu sucessor pediu que fosse um homem discipulador (que pudesse guiar o povo) e conquistador (comandante):

“Então Moisés disse o seguinte: -Ó SENHOR Deus, que dás vida a todos, indica um homem que possa guiar o povo e comandá-lo na batalha, para que a tua gente não seja como ovelhas que não têm pastor [...] Como o SENHOR havia ordenado, Moisés pôs as mãos sobre a cabeça de Josué e o tornou o seu sucessor” (Números 27.15, 23).

Acima de tudo, porém, Josué era um homem de fé em ação, porque ele era um homem cheio do Espírito Santo: “Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés” (Deuteronômio 34.9 - RA).

O desafio de Josué permanece para nós hoje, pois um líder de Célula de Aliança (discipulador e conquistador) pre- cisa ter uma vida consagrada, ter disponibilidade, ser obedi- ente, ser leal, empenhar-se e ter motivação.

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Na sequência da análise de risco efetuada pode-se concluir que existem riscos de contaminação muito reduzidos quer no âmbito, quer em perigosidade para o

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o