• Nenhum resultado encontrado

NOVA Medical School Universidade Nova de Lisboa Mestrado Integrado em Medicina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "NOVA Medical School Universidade Nova de Lisboa Mestrado Integrado em Medicina"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Davy Fernandes

Nº 2010231

Junho de 2016

NOVA Medical School

Universidade Nova de Lisboa

(2)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 1

Índice

I. Introdução 2

a) Objetivos 2

II. Estágio Profissionalizante 3

a) Estágios Parcelares 3

1. Cirurgia 3

2. Medicina 4

3. Saúde Mental 4

4. Medicina Geral e Familiar 5

5. Pediatria 5

6. Ginecologia e Obstetrícia 6

b) UC integradora 7

c) UC opcional 7

d) Congressos 7

III. Reflexão crítica 7

IV. Anexos 9

a) Cronograma do ano letivo 2015/2016 9

(3)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 2

I. Introdução

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado Integrado de Medicina da Nova Medical School Faculdade de Ciência Médicas (NMS|FCM), da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Tem como objetivo descrever, de uma forma sucinta, o meu percurso durante este Estágio Profissionalizante.

Para tal, encontra-se estruturado em quatro secções: Introdução, o corpo do trabalho que optei por denominar por Estágio Profissionalizante, Reflexão crítica e Anexos. Na primeira secção, Introdução, apresento o contexto da realização do presente relatório e a estruturação do mesmo, bem como os objetivos a que me propus ao iniciar este ano. Na secção relativa ao Estágio Profissionalizante é feita uma breve síntese das atividades desenvolvidas em cada estágio parcelar, na unidade curricular integradora e opcional, ordenadas pela frequência dos mesmos, e são referidos os congressos assistidos. Na secção Reflexão Crítica é feita uma apreciação global do Estágio Profissionalizante, terminando com os Anexos. Pretende-se, assim, substanciar o Mestrado Integrado em Medicina, validando-o, após a Discussão Final deste relatório, perante um Júri nomeado pelo Conselho Científico.

O Estágio Profissionalizante inserido no 6º ano do curso, decorre após 5 anos subdivididos em 3 ciclos: ciclo básico, ciclo pré-clínico e ciclo clínico. O MIM tem como objetivo geral proporcionar uma formação sólida que permita uma integração de qualidade no percurso pós-graduado. Desta forma, espera-se que com os diferentes estágios os alunos cheguem ao fim do 6º ano com as competências e valores indispensáveis ao exercício da Medicina, sendo capazes de elaboração de um raciocínio clínico e da tomada de decisões médicas perante um utente.

a) Objetivos

(4)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 3

estabeleci como principais objetivos o desenvolvimento de autonomia crescente na prática clínica, que visasse a minha emancipação enquanto futuro médico; o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação com doentes e seus familiares; a elaboração de raciocínio clínico; a aplicação do conhecimento teórico aprendido em anos anteriores com a prática de cada estágio e o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes.

II. Estágio Profissionalizante

1

O 6º ano do ano letivo 2015/2016 teve início a 14 de Setembro de 2015 e terminou a 3 de Junho de 2016. Foi constituído por 6 estágios parcelares rotativos (Cirurgia, Medicina, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia), por uma UC integradora e Opcional. Apresento uma breve síntese das principais atividades desenvolvidas em cada um dos estágios, sendo que, a descrição completa das mesmas foi oportunamente registada nos respetivos relatórios parcelares.

a) Estágios Parcelares

1. Cirurgia

(5)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 4

na drenagem de abcessos e sutura de feridas. Tive a possibilidade de assistir às Sessões Clínicas, dirigidas a todos os médicos do hospital, às Reuniões Científicas de Cirurgia, bem como, às aulas teóricas e teórico-práticas lecionadas no Auditório do Hospital Beatriz Ângelo, destinadas aos alunos do 6ºano. Tive ainda a possibilidade de assistir e participar no Mini-Congresso de Cirurgia que decorreu no Auditório do Hospital Beatriz Ângelo, no qual, realizei e apresentei um trabalho intitulado “Quando o óbvio esconde o improvável”.

2. Medicina

O estágio parcelar de Medicina, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu entre 9 de Novembro de 2015 e 15 de Janeiro de 2016, no serviço de Medicina IV do Hospital de Santa Marta sob orientação da Dr.ª Rita Barata Moura. Durante este estágio tive oportunidade de integrar as atividades diárias da enfermaria, acompanhei a minha orientadora nas consultas externas e frequentei semanalmente o Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar Lisboa Central, sediado no Hospital de São José (HSJ).

Ao longo do estágio, foi-me sempre permitido participar em todas as atividades do serviço, tendo-me sido atribuída a autonomia e independência necessária para a abordagem autónoma do doente e execução de todas as tarefas que me eram dadas. Sempre que me foi permitido, realizei diversos procedimentos práticos como gasometrias arteriais, punções venosas, eletrocardiogramas e avaliação de parâmetros vitais. Observei outras técnicas, como colocação de catéter venoso central e entubação endotraqueal. Assisti e participei nas reuniões de serviço, reuniões de discussão de notas de alta, seminários apresentados pelos Médicos Internos, assim como seminários teórico-práticos lecionados semanalmente na NMS|FCM. Realizei e apresentei um trabalho de revisão sobre derrame pericárdico intitulado “O coração que meteu água”.

3. Saúde Mental

(6)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 5

lecionadas pelo Prof. Doutor Miguel Xavier, regente da cadeira, e que nos alertam para a necessidade de qualquer médico saber abordar um doente psiquiátrico; e uma componente prática que decorreu no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (Unidade de Internamento) do Hospital de Egas Moniz (HEM) - Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), sob a orientação do Dr. Ricardo Caetano e no qual, para além de assistir às entrevistas clínicas a doentes e seus familiares, tive oportunidade de participar nas várias atividades que decorreram na unidade de internamento e no Serviço de Urgência. Durante o estágio assisti semanalmente às sessões clínicas, realizei uma entrevista clínica de um doente do sexo masculino, de 30 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação Psicótica Breve e apresentei um trabalho de revisão sobre “Intoxicação por Antidepressivos Tricíclicos”.

4. Medicina Geral e Familiar

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, sob a regência da Prof.ª Doutora Isabel Santos, decorreu entre 22 de Fevereiro e 18 de Março de 2016, na USF Santo Condestável. O estágio foi realizado em meio urbano, sob a orientação da Dr.ª Catarina Empis. Durante o estágio, integrei e participei ativamente nas consultas de Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde de Adultos, Diabetes, Hipertensão Arterial, Consulta aberta e Domicílios, que me permitiram desenvolver uma autonomia progressiva na relação médico-doente, procurando, em todas as situações, abordar o doente de forma holística valorizando o seu contexto familiar e cultural. Ao longo do estágio as doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, patologia Osteoarticular e as Doenças do foro Psiquiátrico foram as patologias mais frequentemente observadas. O estágio terminou com um exame oral de discussão do Diário do Exercício Orientado.

5. Pediatria

(7)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 6

consistiu, fundamentalmente, no acompanhamento da consulta externa e internamento da unidade de Adolescentes. Durante este estágio aprendi a realizar a observação dos diferentes grupos etários pediátricos. Paralelamente, assisti a Consultas de Imunoalergologia e estive semanalmente no Serviço de Urgência. Durante o estágio assisti a reuniões de serviço que decorreram diariamente, sessões clínicas destinadas a todos os médicos e alunos, frequentei as aulas teórico-práticas de Imunoalergologia, assim como os seminários organizados pelos alunos do 6ºano. Para avaliação, realizei e apresentei uma revisão teórica: Síndrome Maligno dos Neurolépticos.

6. Ginecologia e Obstetrícia

(8)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 7 b) UC integradora

Sob regência do Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis, assisti a aulas teórico-práticas, lecionadas na NMS|FCM quinzenalmente, com três horas de duração. Nestas aulas estavam presentes médicos de diferentes especialidades, que perante uma situação clínica de partida (sintoma ou sinal), nos apresentavam as possíveis hipóteses de diagnóstico e abordagem das mesmas.

c) UC opcional

Realizei o Estágio Opcional Medicina de Emergência e Catástrofe, regido pelo Prof. Doutor Rui Moreno. A UC decorreu ao longo de 2 semanas, nas quais pude assistir a aulas teóricas, aulas teórico-práticas com discussão de casos clínicos e exercício “table-top” na NMS|FCM, sobre as áreas da Medicina de Emergência e da Medicina de catástrofe, nas suas múltiplas vertentes, com especial ênfase à abordagem do doente emergente individual e às diferentes situações de multivítimas. Tive também a oportunidade de visitar o Serviço de Urgência e a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital de São José, a Viatura de Emergência Médica (VMER), a Viatura de Intervenção em Catástrofe (VIC), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

d) Congressos2

Participei no congresso iMed Conference ® 7.0, nas II Jornadas do Internato Médico do Centro Hospitalar Lisboa E.P.E e nas II Jornadas Médicas da NOVA.

III. Reflexão crítica

(9)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 8

por que opte. O aproveitamento dessa posição é muitas vezes subótimo, algumas vezes por receio de errar, outras por consciência da imaturidade. Várias vezes partilhei desse receio, mas, ao mesmo tempo pensei que se tenho que errar para aprender, que seja agora enquanto tenho tutores competentes a supervisionar o meu erro.

Apesar de não estar incluída no Estágio Profissionalizante, a UC integradora dá um contributo fundamental na preparação dos futuros médicos, uma vez que permite a integração dos vários conhecimentos ministrados nos anos anteriores, estando orientada para as necessidades concretas da prática profissional, pelo que considero que deveria ter lugar em anos anteriores do curso.

Saliento positivamente a possibilidade de frequentar semanalmente o Serviço de Urgência em quase todos os estágios, o que me permitiu uma vivência mais dinâmica da prática médica, contactando com situações que necessitam de uma rápida abordagem.

Visto que existe um elemento perturbador no processo de aprendizagem ao longo deste ano – Exame de acesso à especialidade, seria conveniente uniformizar as discrepâncias que se verificam na carga horária entre os diferentes locais num mesmo estágio. Apesar de estar presente esta necessidade de tempo para estudar para a preparação deste exame, procurei evitar a pressão causada e nunca o privilegiei face às propostas dos Estágios ou necessidades dos doentes que me eram atribuídos.

Para finalizar, é com grande satisfação que constato que os objetivos a que me propus foram alcançados, considerando todos os estágios elementos imprescindíveis e fulcrais para a minha formação profissional e pessoal. É com nostalgia que me despeço desta

(10)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 9

IV. Anexos

a) Cronograma do ano letivo 2015/2016

Tabela 1 Cronograma do ano letivo 2015/2016

Período Estágio

14/09/15 - 6/11/15 (8 semanas)

Cirurgia

Regente: Prof. Dr. Rui Maio

Local: Hospital Beatriz Ângelo - Serviço de Cirurgia Tutor: Dr. João Maciel

9/11/15 - 15/1/16 (8 semanas)

Medicina

Regente: Prof. Dr. Fernando Nolasco Local: Hospital Santa Marta, Serviço de Medicina IV

Tutora: Dr.ª Rita Barata Moura

25/1/16 - 19/2/16 (4 semanas)

Saúde Mental

Regente: Prof. Dr. Miguel Xavier

Local: Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (Unidade de Internamento) Tutor: Dr. Ricardo Caetano

22/2/16 - 18/3/16 (4 semanas)

Medicina Geral e Familiar

Regente: Prof.ª Dr.ª Isabel Santos Local: USF Santo Condestável (Lisboa)

Tutor: Dr.ª Catarina Empis

28/3/16 - 22/04/16 (4 semanas)

Pediatria

Regente: Prof. Dr. Luís Manuel Varandas

Local: Hospital Dona Estefânia, Serviço de Adolescentes Tutora: Dr.ª Leonor Sassetti

25/4/16 - 20/5/16 (4 semanas)

Ginecologia e Obstetrícia

Regente: Prof.ª Dr.ª Teresa Ventura

Local: Hospital dos Lusíadas – Serviço de Ginecologia e Obstetrícia Tutora: Dr.ª Andreia Rodrigues

23/5/16 - 3/6/16 (2 semanas)

Estágio Clínico Opcional

Medicina de Emergência e Catástrofe

Regente: Prof. Dr. Rui Moreno Local: NMS|FCM

1º semestre Preparação para a Prática Clínica

(11)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 10

b) Certificados de Participação

(12)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 11

(13)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 12

(14)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 13

4. Certificado II Jornadas do Internato Médico do Centro Hospitalar Lisboa E.P.E

(15)

DAVY FERNANDES – NMS|FCM 14

Imagem

Tabela 1  –  Cronograma do ano letivo 2015/2016

Referências

Documentos relacionados

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Incentivou-se, também, a comunicação e partilha de ideias, dando-se instruções claras e havendo, sempre, a certificação de que o aluno tinha compreendido as

e medicamentos de marca similares, o impacto económico alcançado no Senriço Nacional de Saúde (SNS) com um aumento da quota de mercado dos medicamentos genéricos e

Concerning multiplicative components, although all equality constraints can be imposed with Lagrange multipliers, often this is uneconomical or inconvenient if a direct sparse solver

Ter participado como coordenador ou membro efetivo de ao menos 1 (um) projeto de pesquisa financiado por agências de fomento. O orientador que não tiver seu recredenciamento