• Nenhum resultado encontrado

Empresa Pernambuco de Comunicação S/A PLANO DE NEGÓCIOS 2019 ESTRATÉGIA DE LONGO PRAZO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Empresa Pernambuco de Comunicação S/A PLANO DE NEGÓCIOS 2019 ESTRATÉGIA DE LONGO PRAZO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

PLANO DE NEGÓCIOS 2019

ESTRATÉGIA DE LONGO PRAZO 2019 - 2023

(2)

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

• Paulo Henrique Saraiva Câmara | Governador do Estado

• Raul Jean Louis Henry Júnior | Vice-Governador do Estado

• Lúcia Carvalho Pinto de Melo| Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação

• Leonildo da Silva Sales| Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação

EPC | EMPRESA PERNAMBUCO DE COMUNICAÇÃO S/A

• Gustavo Henrique Oliveira de Almeida | Diretor-Presidente

• Felipe Peres Calheiros | Diretor Vice-Presidente

• Renata de Araújo Rodrigues Wanderley | Diretora de Administração e Finanças

• Cynthia Gomes Falcão Pereira | Diretora de Programação e Produção

• Simeão Wellington Alves Sampaio | Diretor de Engenharia, Tecnologia e Operações

• Marcelo Canuto Mendes | Presidente do Conselho de Administração

• Ronaldo Alves de Lima| Presidente do Conselho Fiscal

(3)

APRESENTAÇÃO CENÁRIO GLOBAL

CENÁRIO PERNAMBUCANO

DESAFIOS ATUAIS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA A EPC

INFORMAÇÕES FINANCEIRAS TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA METODOLOGIA

CANVAS MODELO DE NEGÓCIOS DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

MAPA ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL CONSIDERAÇÕES FINAIS

04 05 06 07 08 11 13 14 15 16 17 18

SUMÁRIO

(4)

Em atendimento ao disposto no § 1º do art. 23 da Lei Federal nº 13.303/2016, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 43.984/2016, o presente documento, aprovado pelo Conselho de Administração na 12ª Reunião Ordinária, em 17 de dezembro de 2018, traz, de forma integrada, a Estratégia de Longo Prazo de 2019 a 2023 e o Plano de Negócios para o exercício de 2019 da EPC - Empresa Pernambuco de Comunicação S/A.

O momento político-econômico pelo qual atravessa o Brasil e as dificuldades enfrentadas pela EPC nesses 5 anos de atividades, exigem, ainda mais, do corpo gestor, dos conselhos e dos colaboradores, planejamento, foco e determinação na condução da Empresa. Por isso, este Plano de Negócios 2019 e a Estratégia de Longo Prazo, com horizonte de 2023, são norteadores importantes na tomada de decisões, tanto para o dia a dia, quanto para as perspectivas de futuro e de novos investimentos.

Seguimos, objetivamente, em busca do fortalecimento da comunicação pública, da sustentabilidade financeira da empresa e da consequente ampliação da presença da EPC na vida do povo pernambucano, promovendo a democracia, o exercício da cidadania e o direito humano à comunicação.

APRESENTAÇÃO

04

A comunicação é um direito humano e, como tal, deve ser tratada por todos os governantes como política pública de estado, com investimentos e cuidado adequados.

Gustavo Almeida | Diretor-Presidente

(5)

Para ter um alinhamento global com os assuntos tratados na Agenda 2030/ONU, o foco da EPC será, principalmente, na oferta de conteúdo e divulgação/participação conforme os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) citados no infográfico abaixo.

CENÁRIO GLOBAL

Fonte: Agenda 2030/ONU

05

ERRADICAR A POBREZA

EDUCAÇÃO DE

QUALIDADE IGUALDADE DE

GÊNERO ÁGUA POTÁVEL

E SANEAMENTO

ENERGIAS RENOVÁVEIS E ACESSÍVEIS

REDUZIR AS DESIGUALDADES

AÇÃOCLIMÁTICA PROTEGER A

VIDA MARINHA PROTEGER A

VIDA TERRESTRE

PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

PARCERIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS TRABALHO DIGNO

E CRESCIMENTO ECONÔMICO

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURAS ERRADICAR A

FOME SAÚDE

DE QUALIDADE

(6)

Com o objetivo de estar alinhada também aos eixos centrais da estratégia da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco apresentados no documento que contempla o período de 2017 a 2022, a EPC atuará na divulgação e promoção dos projetos que informam a população nas diretrizes citadas no infográfico abaixo.

CENÁRIO PERNAMBUCANO

Fonte: Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco/ESTRATÉGIA 2017-2022

06

(7)

DESAFIOS ATUAIS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Mas é das crises que nascem oportunidades de reformulação, reestruturação e reinvenção e esse é o desafio que a EPC enfrenta e enfrentará nos próximos anos.

07

A difícil situação econômica e política brasileira atual tem significado um grande desafio à continuidade e à ampliação do projeto de Comunicação Pública, iniciado em 2008 no país com a criação da EBC - Empresa Brasil de Comunicação. Se por um lado a instabilidade tem colocado em risco processos democráticos dentro e fora das instituições, a retração econômica e a escassez de recursos têm limitado a capacidade de investimento em um campo cada vez mais importante, num país com extrema concentração de riquezas, e que vive um crescimento, sem precedentes, dos atos de intolerância, criminalidade e violência. Mas é das crises que nascem oportunidades de reformulação, reestruturação e reinvenção e esse é o desafio que a EPC enfrenta e enfrentará nos próximos anos.

O crescente acesso à internet tem gerado uma reconfiguração do modelo de atuação para os produtores e distribuidores de conteúdo. Se antes, a televisão e o rádio se destacavam como principais meios de comunicação de massa, responsáveis pela maior parte da difusão de informações e da distribuição de conteúdo, hoje esse cenário mudou com a disponibilidade de conteúdo online em sites, portais, gigantes repositórios mundiais, plataformas sob demanda e redes sociais. Com isso, a lógica do alcance universal deu lugar à observação das particularidades e interesses das pessoas.

A fragmentação dos mercados e a segmentação do público, ao mesmo tempo em que tem criado novos nichos, tem diminuído a concentração de audiência simultânea, o que fragiliza o modelo de negócio das redes privadas de comunicação, amparadas em grandes volumes de receita publicitária. Por outro lado, esse novo contexto interessa à rede de comunicação pública, que possui maior espaço disponível e melhores mecanismos de participação do público local, como fazem, no mundo, BBC (Reino Unido), NHK (Japão), ABC e SBS (Austrália), CBC (Canadá), Yle (Finlândia), o sistema PBS (Estados Unidos), entre outras.

Nesse sentido, a dita “crise” da comunicação comercial brasileira se configura como uma grande oportunidade para a EPC e outras iniciativas de comunicação pública, comunitária e independente.

(8)

A Empresa Pernambuco de Comunicação S/A - EPC, criada através da Lei Estadual nº 14.404/2011, é uma empresa pública de capital fechado com a finalidade de prestação de serviços de radiodifusão pública e de serviços conexos. Com sua criação, a EPC se tornou mantenedora da TV Pernambuco (TVPE), que desde 1984 produz e veicula conteúdo audiovisual de interesse público em todo o estado e atualmente integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, liderada pela Empresa Brasil de Comunicação - EBC/TV Brasil.

Com a geradora da TVPE em Caruaru e 60 retransmissoras espalhadas pelo estado, anteriormente pertencentes ao Departamento de Telecomunicações de Pernambuco - DETELPE/SECTI, a EPC, além de ter o dever de produzir conteúdo próprio com excelência, é estratégica para a difusão da produção independente e/ou financiada por fundos públicos de incentivo como o Funcultura/

FUNDARPE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA/ANCINE e outros editais.

A EPC tem sede na cidade de Caruaru e no Recife funciona a Unidade Administrativa. Atualmente, a Empresa conta com 59 colaboradores, nenhum efetivo, já que, desde sua criação até hoje, não foi autorizado concurso ou seleção simplificada para composição do pessoal. As equipes dos diversos setores são formadas, majoritariamente, por servidores cedidos de outros órgãos, por alguns cargos comissionados e profissionais terceirizados.

Em 2018 a EPC passou por profundas mudanças, com a inauguração do novo sistema exibidor, do armazenamento digital de conteúdo e do sinal em alta definição na geradora da TVPE. Uma transformação digital cujo plano de negócios se baseia em processos inovadores de produção e distribuição, articulando governo, sociedade, academia e mercado.

A partir de 2019, em Caruaru, a Empresa estará em novo prédio, no Centro Tecnológico do Agreste - ponto interligado à rede de 10 Gbits da Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação - REPEPE, onde ocorrerão experiências de parceria e incubação para pesquisas e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Planeja-se também a integração à EPC do Sistema Golfinho de Comunicação, com a TV Golfinho e a Rádio FM Noronha.

Além disso, estão em elaboração o Portal EPC, que agregará novos conteúdos da Empresa, sites e blogs independentes do estado; e o edital VIRADA DIGITAL, com cerca de R$ 13,5 milhões oriundos de recursos do PRODAV - Programa de Desenvolvimento do Audiovisual, do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA/ANCINE - Agência Nacional do Cinema, inteiramente dedicados à produção independente de conteúdo pernambucano para exibição inédita na TVPE e com repercussão para os diversos canais da EPC.

A EPC

08

(9)

EPC

Portal EPC

Serviços EPC

TVPE

EPC Lab

Sistema Golfinho de Comunicação

09

(10)

CANAIS/SERVIÇOS DESCRIÇÃO

TVPE

Através da geradora da TVPE em Caruaru (e em breve também da TV Golfinho em Fernando de Noronha) e 60 retransmissoras pelo estado, a EPC distribui, em TV aberta e gratuita, uma programação diversificada e inclusiva de cunhos educativo, artístico, cultural e jornalístico, que contribui na formação crítica, democrática e cidadã da população pernambucana. Além da retransmissão da TV Brasil, a TVPE veicula produtos próprios, como o #TVPEnoAr e o TVPE Escola, e de parceiros locais como a TV Alepe, entre outros.

EPC Lab

Laboratório de Pesquisas, Experimentos e Inovação da EPC. Com o primeiro edital de fomento de pesquisa FACEPE-EPC, lançado no início de 2018, dois projetos estão em desenvolvimento na Empresa, um composto por professores e estudantes da UPE e outro da UFPE.

O objetivo é criar um ambiente de inovação para novos projetos em parceria com o mercado, a academia, o governo e a sociedade.

Portal EPC

Até março de 2019, será lançado o Portal EPC que, além de oferecer conteúdo próprio, propõe-se a integrar blogs, sites e outros canais públicos, independentes e comunitários de comunicação digital, de maneira inédita em Pernambuco.

Sistema Golfinho de Comunicação

A EPC iniciará em 2019 a integração com o Sistema Golfinho, ampliando a troca de conteúdo entre a TVPE, o Portal EPC, a TV Golfinho e a Rádio FM Noronha, fomentando projetos e iniciativas de produção, pesquisa e inovação.

EPC Serviços

A EPC realiza prestação de serviços diversos, tais como produção de audiovisual, oficinas e consultorias, sendo um importante instrumento para sustentabilidade da empresa e proporcionando novos negócios.

10

(11)

EXECUÇÃO FINANCEIRA

11

DESCRIÇÕES 2017 2018

RECEITA TOTAL R$ 2.953.800,00 R$ 6.259.600,00

Receita Governo (custeio) R$ 2.292.200,00 R$ 2.286.600,00

Receita Governo (investimento) - R$ 3.300.000,00

Receita própria (custeio) R$ 248.900,00 R$ 360.000,00 Receita própria (investimento) R$ 412.700,00 R$ 343.000,00

DESPESA TOTAL R$ 2.862.887,29 R$ 4.243.907,00*

Fonte: e-fisco *Executado até outubro de 2018

Desde sua criação em 2011, a EPC, está em busca da sustentabilidade da empresa. Pelas informações apresentadas, registra-se o crescimento da arrecadação por esforço próprio da EPC, durante os exercícios de 2017 e 2018, em decorrência principalmente da ampliação das fontes de receita, com um novo contrato de prestação de serviços audiovisuais. O crescimento da EPC Serviços, iniciativa de prestação de serviços conexos da Empresa, na busca por outras fontes de recursos permitiu um maior investimento no seu funcionamento e de alguma forma em sua requalificação, ao longo dos últimos anos.

Ao lado desse expressivo aumento de 203% na receita própria da EPC nos últimos dois anos, considerando o valor de R$ 1,85 milhão previsto para 2018 em relação aos R$ 611 mil de 2016, percebe-se também nesse ano de 2018 um incremento importante na fonte 119, referente a investimentos a partir de recursos governamentais.

Esses valores foram investidos pelo Governo de Pernambuco, único acionista da Empresa, na aquisição de equipamentos de exibição, armazenamento e transmissão digital para Caruaru (canal 12.1) e Região Metropolitana do Recife (canal 46.1), abrindo possibilidade de nova ampliação das fontes de receita, a partir de 2019. Assim, a captação de verba de publicidade institucional, apoio cultural, patrocínio e de outras prestações de serviços, tendo em vista a qualidade agora instalada na transmissão televisiva - principal negócio da EPC - poderá se expandir e diversificar ainda com mais força a partir desse novo momento, garantindo maior autonomia financeira e sustentabilidade para os negócios da Empresa.

(12)

12

Pelas informações apresentadas, registra-se o crescimento da arrecadação por esforço próprio da EPC, durante os exercícios de 2017 e 2018, em decorrência principalmente da ampliação das fontes de receita, com um novo contrato de prestação de serviços audiovisuais. O crescimento da EPC Serviços e a busca por outras fontes de recursos permitiu um maior investimento no funcionamento da própria Empresa e em sua requalificação, algo que se espera que seja mantido ou aumentado para o exercício de 2019.

ARRECADAÇÃO DE RECEITA PRÓPRIA

Série Histórica 2015 - 2018

Fonte: e-fisco

R$ 966 mil

2015 2016 2017 2018

Fonte 241 - Recurso Próprio Fonte 241 - Recurso Próprio (previsto) R$ 1,85 milhão

*R$ 1,5 milhão

R$ 611 mil R$ 611 mil

Incremento de 203%

na arrecadação própria em relação a 2016.

*Arrecadação até outubro de 2018

(13)

Com a publicação da Lei Federal nº 13.303/2016, que trata do Estatuto Jurídico das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, e do Decreto Estadual nº 43.984/2016, várias mudanças relativas à transparência, bem como à governança corporativa, passaram a ser exigidas. Em 2018, iniciativas dessa natureza foram implantadas pela Empresa Pernambuco de Comunicação.

A estrutura de governança corporativa atual implantada é composta por: Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, e a Diretoria Executiva, composta por:

Diretor-Presidente, Diretor Vice-Presidente, Diretora de Administração e Finanças, Diretor de Engenharia, Tecnologia e Operações e Diretora de Programação e Produção.

Como empresa pública, a EPC tem por obrigação divulgar seus princípios e diretrizes. E tendo a transparência como um dos seus valores, é de se esperar ainda mais comprometimento nas informações públicas, para que o povo pernambucano conheça as ações de gestão da empresa. Tal qual outras instituições vinculadas ao Governo do Estado, a EPC publica informações de relevância na página da LAI/PE (Lei de Acesso à Informação) e também em seus canais.

TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA

13

(14)

METODOLOGIA

Diagnóstico Estratégico CANVAS

Execução da Estratégia Orientação Estratégica

PLANOS DE TRABALHO E DE

NEGÓCIOS

Monitoramento e Ajustes da Estratégica

Diretoria Executiva

Conselhos SECTI

14

Para a elaboração desse plano, usamos uma série de metodologias que englobam observação de cenário, diagnóstico estratégico, orientação estratégica, além de definição de missão, visão e valores que serão eixo de sustentação do novo modelo de negócio, que tem como principal objetivo oferecer uma comunicação democrática e independente para a sociedade.

A fim de modelar o negócio da EPC, utilizou-se a ferramenta Business Model Canvas que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes. As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do negócio, ou seja, a forma como será operado e gerado valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação.

(15)

15

produção audiovisual

• Produção e distribuição de conteúdo

• Educação audiovisual

• Radiodifusão pública

• Online

• Pessoalmente

• Formulário site

• Telefone

• Ouvidoria

• Parcerias com TV Alepe, câmaras, etc

• Calendário de Oportunidades

• Comercialização de Projetos Especiais

(16)

Utilizando a metodologia de matriz ou análise SWOT - que em português consiste na avaliação do equilíbrio entre Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da empresa - observamos os seguintes pontos cruciais abaixo elencados.

ANÁLISE SWOT (FOFA)

FORÇAS

• Alcance/abrangência e canais da TVPE

• Geradora da TVPE em Caruaru

• Personalidade jurídica de empresa

• Amplo espaço para o conteúdo local na programação da TV e mídias sociais

• Digitalização do sinal da TV

• Nova estrutura em Fernando de Noronha

FRAQUEZAS

• Orçamento insuficiente

• Quadro de pessoal insuficiente

• Infraestrutura e patrimônio defasado

• Desarticulação comercial

• Pouco conteúdo próprio

• Desconhecimento da audiência/falta de pesquisa

• Ausência de modelo de negócio e comercial

OPORTUNIDADES

• Diversidade cultural

• Diversidade geográfica e ambiental

• Polo universitário, científico, digital e inovador

• Digitalização e convergência

• Interiorização

• Rede legislativa de comunicação em PE

• Situação logística e parque industrial

• Conteúdo alinhados a SECTI

• Novos parceiros/conteúdos

• Alinhamento com planos estratégicos Municipal/Estadual/Federal (Recife 500 Anos, PE 2035, Turismo Criativo etc)

• Rede Pernambucana de Comunicação Pública (em elaboração)

AMEAÇAS

• Descontinuidade política e orçamentária

• Ingerência político-partidária e empresarial

• Oligopólio da mídia comercial

• A concorrência ou a

complementaridade com a Internet

• Eleições/fim de mandato

• Instabilidade econômica

• Mercados de TV por assinatura e video on demand (VOD)

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

16

(17)

17

STAKEHOLDERS

Cadeia Produtiva

do Audiovisual Escolas e Universidades

MISSÃO

Oferecer conteúdo que contribua para a inclusão social, a democracia e a formação crítica do povo pernambucano.

Investir no desenvolvimento, tecnologia e inovação

na produção e distribuição de

conteúdo

Implantar novo modelo de gestão

Estabelecer estratégia de comunicação

Modernizar infraestruturas

física e tecnológica Criar e implantar

ambiente de inovação Aumentar e diversificar receitas Melhorar o clima organizacional Recompor e qualificar pessoal

Intensificar a articulação interinstitucional

Criar e implantar modelo de comercialização

Inovar na produção e distribuição de conteúdo

Experimentar e desenvolver soluções transmídias Fomentar e

incentivar a produção independente de

conteúdo

Aumentar a participação e controle social na comunicação

pública Criar e distribuir

conteúdo de qualidade e credibilidade em multiplataformas

VALORES

PESSOAS E RECURSOSPROCESSOS INTERNOSRESULTADOS ESPERADOS

Democratização da Comunicação Transparência

Pluralidade e Igualdade Inovação

Participação Social Sustentabilidade Cultura Ética e Cidadania

Sociedade Servidores Governo

Empresa Pernambuco de Comunicação S/A

(18)

18

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme apresentado, a requalificação da EPC, em fase de digitalização do sinal da TVPE, de integração com o Sistema Golfinho, de expansão da EPC Serviços, de criação do Portal EPC e do EPC Lab, transforma sua perspectiva de atuação no curto, médio e longo prazos. Com potencial de acesso a cerca de 8 (oito) milhões de pernambucanos através da TVPE e a futura presença em Noronha, e com conteúdo distribuído em diversas plataformas, vive-se hoje uma curva ascendente na comunicação pública no estado.

Através dos negócios aqui planejados e da estratégia de longo prazo, torna-se possível desmembrar ações, metas e indicadores para os próximos anos, melhorando os resultados na prestação dos serviços de comunicação pública, numa região com diversidade ambiental, rica em arte e cultura, ciência, tecnologia e economia criativa.

Pernambuco oferece condições favoráveis para que a EPC, com os devidos investimentos, possa liderar uma era de inovação dos processos de produção e distribuição de conteúdo, desenvolvendo soluções estratégicas ao mercado, à população e aos governos locais.

Caruaru, 12 de dezembro de 2018

(19)

Caruaru/PE | CEP: 55034-640 | (81) 3727.7589/ (81) 3727.7590 Unidade Administrativa: Av. Conde da Boa Vista, 1424 - Boa Vista

Recife/PE | CEP: 50060-001 | (81) 3183.7300 - (81) 3183.7304 E-mail: secretaria@epc.pe.gov.br

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on