• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Professor Julio Ponte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Professor Julio Ponte"

Copied!
69
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

Professor Julio Ponte

(2)

Análise do Anexo I

(3)

ESTRADA - via rural não pavimentada.

[ Anexo I]

(4)

RODOVIA - via rural pavimentada.

[ Anexo I]

(5)

ETILÔMETRO - aparelho destinado à medição do teor alcoólico no ar alveolar.

[ Anexo I]

(6)

FAIXA DE DOMÍNIO - superfície lindeira às vias rurais, delimitada por lei específica e sob responsabilidade do órgão ou entidade de trânsito competente com circunscrição sobre a via.

[ Anexo I]

(7)

FOCO DE PEDESTRES - indicação luminosa de permissão ou impedimento de locomoção na faixa apropriada.

[ Anexo I]

(8)

FREIO DE SEGURANÇA OU MOTOR - dispositivo destinado a diminuir a marcha do veículo no caso de falha do freio de serviço.

[ Anexo I]

FREIO DE SERVIÇO - dispositivo destinado a provocar a diminuição da marcha do veículo ou pará-lo.

(9)

FREIO DE ESTACIONAMENTO - dispositivo destinado a manter o veículo imóvel na ausência do condutor ou, no caso de um reboque, se este se encontra desengatado.

[ Anexo I]

(10)

GESTOS DE AGENTES - movimentos convencionais de braço, adotados exclusivamente pelos agentes de autoridades de trânsito nas vias, para orientar, indicar o direito de passagem dos veículos ou pedestres ou emitir ordens, sobrepondo-se ou completando outra sinalização ou norma constante deste Código.

[ Anexo I]

(11)

[ Anexo I]

(12)

[ Anexo I]

(13)

GESTOS DE CONDUTORES - movimentos convencionais de braço, adotados exclusivamente pelos condutores, para orientar ou indicar que vão efetuar uma manobra de mudança de direção, redução brusca de velocidade ou parada.

[ Anexo I]

(14)

ILHA - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.

[ Anexo I]

(15)

INFRAÇÃO - inobservância a qualquer preceito da legislação de trânsito, às normas emanadas do Código de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito e a regulamentação estabelecida pelo órgão ou entidade executiva do trânsito.

LICENCIAMENTO - procedimento anual, relativo a obrigações do proprietário de veículo, comprovado por meio de documento específico (Certificado de Licenciamento Anual).

[ Anexo I]

(16)

LOGRADOURO PÚBLICO - espaço livre destinado pela municipalidade à circulação, parada ou estacionamento de veículos, ou à circulação de pedestres, tais como calçada, parques, áreas de lazer, calçadões

[ Anexo I]

(17)

[ Anexo I]

(18)

LOTE LINDEIRO - aquele situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita.

[ Anexo I]

(19)

LUZ ALTA - facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.

LUZ BAIXA - facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.

LUZ DE POSIÇÃO (lanterna) - luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.

[ Anexo I]

LUZ INDICADORA DE DIREÇÃO (PISCA-PISCA) - luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.

(20)

MICRO-ÔNIBUS - veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros.

[ Anexo I]

(21)

ÔNIBUS - veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte passageiros, ainda que, em virtude de adaptações com vista à maior comodidade destes, transporte número menor.

[ Anexo I]

(22)

MOTOCICLETA - veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada.

[ Anexo I]

(23)

MOTONETA - veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.

[ Anexo I]

(24)

CICLOMOTOR - veículo de 2 ou 3 rodas, provido de motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm3, equivalente a 3,05 pol3, ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW, e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 Km/h (cinquenta quilômetros por hora).

[ Anexo I]

(25)

MOTOR-CASA (MOTOR-HOME) - veículo automotor cuja carroçaria seja fechada e destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas.

[ Anexo I]

(26)

NOITE - período do dia compreendido entre o pôr-do-sol e o nascer do sol.

[ Anexo I]

(27)

PASSAGEM DE NÍVEL - todo cruzamento de nível entre uma via e uma linha férrea ou trilho de bonde com pista própria.

[ Anexo I]

(28)

PASSAGEM POR OUTRO VEÍCULO - movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.

[ Anexo I]

(29)

ULTRAPASSAGEM - movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem.

[ Anexo I]

(30)

PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

[ Anexo I]

(31)

PATRULHAMENTO - função exercida pela Polícia Rodoviária Federal com o objetivo de garantir obediência às normas de trânsito, assegurando a livre circulação e evitando acidentes.

[ Anexo I]

(32)

POLICIAMENTO OSTENSIVO DE TRÂNSITO - função exercida pelas Polícias Militares com o objetivo de prevenir e reprimir atos relacionados com a segurança pública e de garantir obediência às normas relativas à segurança de trânsito, assegurando a livre circulação e evitando acidentes.

[ Anexo I]

(33)

REBOQUE - veículo destinado a ser engatado atrás de um veículo automotor.

[ Anexo I]

(34)

SEMIRREBOQUE - veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora ou é a ela ligado por meio de articulação.

[ Anexo I]

(35)

RENACH - Registro Nacional de Condutores Habilitados.

RENAVAM - Registro Nacional de Veículos Automotores.

[ Anexo I]

(36)

TARA - peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.

[ Anexo I]

(37)

LOTAÇÃO - carga útil máxima, incluindo condutor e passageiros, que o veículo transporta, expressa em quilogramas para os veículos de carga, ou número de pessoas, para os veículos de passageiros.

[ Anexo I]

(38)

PESO BRUTO TOTAL - peso máximo que o veículo transmite ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.

PESO BRUTO TOTAL COMBINADO - peso máximo transmitido ao pavimento pela combinação de um caminhão-trator mais seu semirreboque ou do caminhão mais o seu reboque ou reboques.

[ Anexo I]

(39)

[ Anexo I]

(40)

TRAILER - reboque ou semirreboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais.

[ Anexo I]

(41)

SONS POR APITO - sinais sonoros, emitidos exclusivamente pelos agentes da autoridade de trânsito nas vias, para orientar ou indicar o direito de passagem dos veículos ou pedestres, sobrepondo-se ou completando sinalização existente no local ou norma estabelecida neste Código.

[ Anexo I]

(42)

TRATOR - veículo automotor construído para realizar trabalho agrícola, de construção e pavimentação e tracionar outros veículos e equipamentos.

[ Anexo I]

(43)

VEÍCULO AUTOMOTOR - todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para o transporte de pessoas e coisas. O termo compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos (ônibus elétrico).

VEÍCULO DE CARGA - veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor.

[ Anexo I]

(44)

VEÍCULO DE COLEÇÃO - veículo fabricado há mais de 30 (trinta) anos, original ou modificado, que possui valor histórico próprio.

[ Anexo I]

(45)

VEÍCULO DE GRANDE PORTE - veículo automotor destinado ao transporte de carga com peso bruto total máximo superior a dez mil quilogramas e de passageiros, superior a vinte passageiros.

VEÍCULO DE PASSAGEIROS - veículo destinado ao transporte de pessoas e suas bagagens.

[ Anexo I]

VEÍCULO CONJUGADO - combinação de veículos, sendo o primeiro um veículo automotor e os demais reboques ou equipamentos de trabalho agrícola, construção, terraplenagem ou pavimentação.

(46)

VEÍCULO MISTO - veículo automotor destinado ao transporte simultâneo de carga e passageiro.

[ Anexo I]

(47)

VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

[ Anexo I]

(48)

PISTA - parte da via normalmente utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais.

[ Anexo I]

(49)

VIA RURAL - estradas e rodovias.

VIA URBANA - ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.

[ Anexo I]

(50)

VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

[ Anexo I]

(51)

1 - (CESPE - Policial Rodoviário Federal – 2008) Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos utilizados para a interpretação do CTB.

I – Caminhonete - veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.

II – Ilha - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.

[ Exercícios]

(52)

III – Tara - peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.

IV – Veículo de grande porte - veículo automotor destinado ao transporte de carga com peso bruto total máximo superior a 10.000 kg e de passageiros, superior a vinte passageiros.

[ Exercícios]

(53)

2 - (CESPE – DPRF – Policial Rodoviário Federal – Curso de Formação – 2004) Entre os principais conceitos adotados para efeito da legislação e para a atividade de fiscalização e policiamento de trânsito, os termos via e pista se equivalem: representam a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, incluindo ilhas e canteiros centrais.

[ Exercícios]

(54)

3 - (CESPE – Corpo de Bombeiros da Polícia Militar/DF – 2005a) As rodovias que cruzam o perímetro urbano do Distrito Federal são consideradas vias urbanas, para fins de aplicação da legislação de trânsito.

[ Exercícios]

(55)

4 - (CESPE – Câmara dos Deputados – Consultor Legislativo – 2014) Conforme a terminologia adotada pelo CTB, em seu Anexo I (Dos conceitos e definições), micro-ônibus é o veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros; ao passo que ônibus é o veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte passageiros, ainda que, em virtude de adaptações destinadas à maior comodidade destes, transporte número menor. Para ambos, de acordo com o CTB, a velocidade máxima, nas rodovias, onde não houver sinalização regulamentadora, será de 90 km por hora.

[ Exercícios]

(56)

5 - (FGV – DETRAN-MA – Analista de Trânsito – 2013) As alternativas a seguir apresentam tipos de vias urbanas, de acordo com sua utilização, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Via de trânsito rápido.

b) Via arterial.

c) Via adjacente.

d) Via coletora.

e) Via local.

[ Exercícios]

(57)

6 - (VUNESP – MPE/SP – Analista – 2016) Conforme Anexo I do CTB, acostamento é parte da _________ diferenciada da pista de rolamento destinada a _________ de veículos, em caso de emergência, e à circulação de _________ , quando não houver local apropriado para esse fim.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

a) rodovia … parada … pedestres e bicicletas

b) rodovia ou via de trânsito rápido … parada … pedestres e bicicletas c) via … parada ou estacionamento … bicicletas

d) via … circulação ou estacionamento … pedestres e bicicletas e) via … parada ou estacionamento … pedestres e bicicletas

[ Exercícios]

(58)

7 - (Prefeitura do Rio de Janeiro – Auxiliar de Fiscal de Transportes – 2016) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o conceito de Tara é utilizado para definir:

a) veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora ou à ela ligado por meio de articulação veículo automotor, também utilizado para tracionar grandes cargas e equipamentos

b) combinação de veículos, sendo o primeiro um veículo automotor e os demais reboques ou equipamentos de trabalho agrícola, construção, terraplenagem ou pavimentação.

[ Exercícios]

(59)

c) reboque ou semirreboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais.

d) o peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroceria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas

[ Exercícios]

(60)

8 - (MS CONCURSOS – Prefeitura de Itapema/SC – Agente Municipal de Trânsito – 2016) Qual é a definição do Freio Motor ou de Segurança?

a) Dispositivo destinado a diminuir a marcha do veículo no caso de falha do freio de serviço.

b) Dispositivo destinado a manter o veículo imóvel na ausência do condutor ou, no caso de um reboque, se este se encontra desengatado.

c) Dispositivo destinado a provocar a diminuição da marcha do veículo ou pará-lo.

d) Imobilização do veículo para atender circunstância momentânea do trânsito.

[ Exercícios]

(61)

9 - (SOCIESC - Agente de Trânsito - 2011) O espaço livre destinado pela municipalidade à circulação, parada ou estacionamento de veículos, ou à circulação de pedestres, tais como calçada, parques, áreas de lazer, calçadões, é denominado, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, de:

(A) Passeio público.

(B) Refúgio.

(C) Via local.

(D) Faixa de domínio.

(E) Logradouro público.

[ Exercícios]

(62)

10 - (FUNDES - Agente de Trânsito - Pref. Jericoacoara - 2012) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, VIA é a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central. Assinale a única opção CORRETA, que classifica a Via Coletora:

a) Aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

[ Exercícios]

(63)

b) Aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

c) Aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

d) Aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

[ Exercícios]

(64)

11 - (EXAMES - Agente de Trânsito - 2009) As vias urbanas abertas à circulação classificam-se em, exceto:

a) Via Vicinal;

b) Via de trânsito rápido;

c) Via arterial;

d) Via coletora;

e) Via local.

[ Exercícios]

(65)

12 - (Makiyama – DETRAN/RJ – Assistente Técnico de Trânsito – 2013) De acordo com o CTB, as vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

vias urbanas e vias rurais. São classificadas como vias urbanas:

a) Rodovias, estradas e via local.

b) Via de trânsito rápido, estradas e via coletora.

c) Rodovias, via arterial e via local.

d) Estradas, via coletora e via local.

e) Via Arterial, via coletora, via local e via de trânsito rápido.

[ Exercícios]

(66)

13 - (FUNDATEC – Prefeitura de Cachoeirinha/RS – Guarda Municipal – 2012) Segundo os conceitos e definições arrolados no Anexo I do referido Código, a via urbana caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade, se denomina via

a) restrita.

b) de trânsito rápido.

c) coletora.

d) central.

e) arterial.

[ Exercícios]

(67)

14 - (FCC – MPE/AM – Motorista Segurança – 2013) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas, é a) a Tara.

b) o Peso Bruto Total.

c) o Peso Bruto Total Combinado.

d) a Lotação.

e) a Capacidade Máxima de Tração.

[ Exercícios]

(68)

15 - (IPAD – Prefeitura de Recife/PE – Agente de Segurança Municipal – 2014) Para fins de correta compreensão do Código de Trânsito Brasileiro, temos as seguintes definições:

I - ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada a parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e a circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

II - FAIXAS DE DOMÍNIO - superfície lindeira às vias rurais, delimitada por lei especifica e sob responsabilidade do órgão ou entidade de trânsito competente com circunscrição sobre a via.

III - ILHA - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado a ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.

[ Exercícios]

(69)

Acerca dos conceitos acima:

a) Todas as alternativas estão erradas.

b) As alternativas I e II estão corretas, apenas.

c) As alternativas II e III estão erradas, apenas.

d) As alternativas I e III estão corretas, apenas.

e) Todas alternativas estão corretas.

[ Exercícios]

Referências

Documentos relacionados

Nelson diz que “a ciência pode dizer como o cérebro funciona, mas não pode dizer por que ele funciona desse jeito.. Mesmo se soubéssemos o que faz cada molécula cerebral durante uma

Este relatório pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas e realizadas por mim, bem como os conhecimentos adquiridos, mas também as

Finalmente, ainda como mais um exemplo, podemos pensar o bem comum sendo fruto de vínculos de solidariedade com nossos compatriotas.. Vivendo numa mesma república, por

Agora, o Novo SEAT Alhambra Style Advanced traz ainda mais novidades, incluindo um habitáculo renovado, segurança reforçada, mais tecnologia de infotenimento e um potente motor

O Fundo pretende atingir seu objetivo investindo no mínimo 67% de seu patrimônio em ações, bônus ou recibos de subscrição e certificados de depósito de ações, cotas dos Fundos

Assim, a higiene do trabalho ocupa-se com o reconhecimento, avaliação e medidas de controle no que se refere aos riscos de doenças a serem adquiridas ou

1) (CESPE/CLDF/Consultor Técnico Legislativo – Revisor de Texto/2005) A denominação Câmara Legislativa decorre da fusão dos nomes atribuídos às casas

Desenvolvido em parceria com a Microsoft, MAX (o nome vem de “maximizar” o uso dos elevadores) é uma tecnologia que coleta dados dos elevadores por meio de sensores de movimento