• Nenhum resultado encontrado

Estúdio@Web - Um Sistema de Apoio à Prática Educacional Baseado na WEB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estúdio@Web - Um Sistema de Apoio à Prática Educacional Baseado na WEB"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Estúdio@Web

Um Sistema de Apoio à Prática Educacional Baseado na WEB

Marisa Lucena Equipe EstúdioWeb/PUC-Rio Kidlink Br/PUC-Rio <mwlucena@kidlink.fplf.org.br> Sergio Crespo Equipe EstúdioWeb/PUC-Rio PUC-Rio/Depto de Informática UNISINOS/RS <crespo@les.inf.puc-rio.br> Adriana Portella Equipe EstúdioWeb/Puc-Rio PCRJ-SME E.M.ProfªLeilaMehl M.deMattos <portella@estudioweb.com.br> RESUMO

O presente trabalho apresenta o site Estúdio@Web (ou EstúdioWeb), sua metodologia de trabalho e sua ferramenta de software na Web. O EstúdioWeb apresenta o desafio de trazer para o ambiente da Internet um misto de biblioteca escolar, biblioteca pública e sala de estudo, em um espaço de encontro e produção cultural, num processo de Aprendizagem Cooperativa à Distância que extrapola os modelos educacionais convencionais.

ABSTRACT

The present work describes the Estúdio@Web (or EstúdioWeb), its working methodology and its software tool on the Web. The EstúdioWeb presents the challenge of bringing into the Web the philosophy of school libraries plus public libraries and studying rooms in a interactive designed structure that allows cultural production and interactivity in a Cooperative Distant Learning process which surpasses the conventional educational models.

PALAVRAS-CHAVE

Internet, Educação, Recursos WWW, Grade Curricular, Aprendizagem Cooperativa à Distância, Ambiente de Trabalho Interativo.

1.

Contextualização

A Internet, atualmente, representa um papel fundamental na criação de condições para o trabalho em equipe e para a produção cooperativa. O trabalho em equipe, em função da nova ordem social, da utilização de recursos das redes telemáticas e da influência da Tecnologia da Informação, valoriza cada vez mais a produção cooperativa.

Um maior número de possibilidades de resolução de problemas deixa de ser passivo para se tornar ativo, estreitando relações sociais, compartilhando conhecimentos e estabelecendo um novo paradigma de ensino e aprendizagem, tanto entre alunos, como entre professores.

Foi identificada uma forma de trabalho em ascensão na Internet/WWW, que pode ser assim descrita: (a) um grupo desenvolve um site com alto valor educacional ou cultural, (b) o

(2)

do site.

O processo de desenvolvimento do EstúdioWeb cobre todos os requisitos acima citados, indo muito mais além ao incorporar em seu ambiente modernos conceitos de Aprendizagem Cooperativa à Distância (ex.: [1]). A idéia de Aprendizagem Cooperativa remete à possibilidade de se produzir conhecimento de maneira compartilhada. Esta perspectiva, certamente, implica na existência da relação com o outro, ou seja, alguém com quem significados comuns são divididos.

O trabalho cooperativo prevê o acordo tácito, entre aqueles que se propõem a realizá-lo, acerca dos objetivos a serem alcançados, e no qual parceiros devem desenvolver ações que lhes permitam alcançar maiores níveis de compreensão e reflexão sobre o objeto destacado para o exame. A Aprendizagem Cooperativa (in [2] e [3]) independe do uso das novas tecnologias, exigindo basicamente uma postura pedagógica inovadora e sem preconceitos. Mas a popularização e as potencialidades das redes de comunicação estão forjando um espaço para que o processo da aprendizagem cooperativa ocorra tanto nos limites das salas de aula como fora deles.

A Internet representa uma inesgotável fonte educacional, oferecendo um grande campo de informações que, se não forem bem canalizadas e utilizadas, podem perder seu valor e confundir tanto professores como estudantes. Este grande leque de oportunidades muitas vezes assusta mais os professores do que os alunos.

Este ciberspaço é como se fosse uma grande cidade, onde encontramos bibliotecas, museus, universidades, locais para lazer e pontos de encontro de pessoas de diversas culturas. Entretanto, como em qualquer comunidade, existem pessoas e lugares apropriados para se relacionar e visitar, e outros que são evitados ou dos quais nos aproximamos com cautela. Isto faz com que, cada vez mais, exista a necessidade de se desenvolver processos de análise, crítica e decisão quanto à seleção do uso da Internet na escola, já que a Internet é considerada anárquica e não foi projetada especialmente para jovens [4].

Atualmente, Bibliotecas Virtuais (ex.: [5]), com catálogos de livros (não virtuais) e ponteiros (links) para as coleções e/ou tópicos de interesse para estudos e pesquisas, são muito comuns na Web, e apresentam resumos e informações sobre áreas de especialização. Existem Bibliotecas Virtuais com as características convencionais e outras aliadas à criação, neste universo digital, de um local onde predomine a interatividade e o lúdico, capaz de atrair não só jovens como também adultos, especialmente aqueles que cultivam uma empatia com o imaginário infanto-juvenil [6].

O EstúdioWeb vai além das características de uma Biblioteca Virtual usual encontrada na Web. A inovação e a originalidade ficam por conta das indicações sobre o uso educacional do

site sugerido, após o confronto e a análise do seu conteúdo com os programas, tópicos curriculares e a literatura indicados por órgãos oficiais que dirigem o sistema educacional brasileiro (ex.: [7]).

O EstúdioWeb coloca à disposição de todas as escolas brasileiras um grande repositório/site virtual de URLs nacionais, acompanhado de sugestões metodológicas sobre como professores e alunos podem ampliar seus conhecimentos e complementar os conteúdos dos livros didáticos adotados. O funcionamento e a operacionalidade do ambiente são mais detalhados ao longo deste artigo.

O desenvolvimento e a continuidade de EstúdioWeb são muito importantes para o sistema educacional brasileiro, podendo, por exemplo, auxiliar o Projeto Proninfo do MEC [8], que tem como objetivo a informatização das escolas brasileiras, com uso de computadores e da Internet, em um período curto de tempo.

(3)

2.

Histórico

O EstúdioWeb foi idealizado em dezembro de 1997 [9], com o objetivo e o desafio de trazer para o ambiente da Internet brasileira um misto de biblioteca escolar, biblioteca pública e sala de estudo, em um espaço de encontro e produção cultural, num processo de Aprendizagem Cooperativa à Distância que extrapola os modelos educacionais convencionais.

Além deste objetivo geral, o EstúdioWeb foi modelado para atingir objetivos mais particulares, como por exemplo: (a) desenvolver e manter um site/repositório na Web brasileira com características específicas, inspiradas em modelos semelhantes (ex.: [10]), (b) selecionar várias disciplinas/matérias da grade curricular do primeiro e segundo graus e associar URLs/referências na Web em português, para ajudar alunos e professores das respectivas disciplinas a ilustrar e complementar tópicos que podem ser encontrados em livros escolares, (c) pesquisar URLs na Web Br e alimentar o banco de dados de EstúdioWeb com sugestões de repositórios com algum conteúdo e aplicação educacionais, tendo por base as indicações da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro [7] sobre áreas de estudos, disciplinas, temas e tópicos curriculares, (d) incluir referências no banco de dados do site, acompanhadas de uma consistente explicação sobre sua relevância educacional, apresentando exemplos de projetos semelhantes e bem sucedidos, e de outras formas de aproveitamento em sala de aula do conteúdo do site e (e) passar a ser um espaço aberto, à espera de contribuições de professores e alunos brasileiros que queiram compartilhar suas descobertas com seus pares [11].

O trabalho em equipe apresenta algumas características básicas, que são pontos que sustentam uma Aprendizagem Cooperativa, tais como: a interdependência positiva, a confiança mútua, a interação, a responsabilidade individual, o compartilhamento e a socialização das informações entre os participantes engajados na realização de uma tarefa em comum. Agrega, também, elementos novos, como a intencionalidade da aprendizagem e a tutoria [3].

A proposta do EstúdioWeb originou-se a partir do desenvolvimento do projeto do site KStudio Br [9], que ficou abrigado, na sua fase experimental de construção, em http://beatles.les.inf.puc-rio.br/kstudio (Figura 1), durante o ano de 1998. A partir do esboço deste trabalho, uma equipe multidisciplinar iniciou a organização do site, levando em consideração a definição de alguns aspectos, tais como: (a) o público-alvo, (b) os objetivos da página, (c) os referenciais pedagógicos, (d) a operacionalização e (e) a administração do sistema.

(4)

Figura 1 - Página de abertura do site Kstudio Br/janeiro-1998

Os primeiros estudos levaram a equipe a definir que: (a) seriam incluídos apenas sites em língua portuguesa, (b) alunos e professores do ensino fundamental seriam o público-alvo de referência básica, (c) as categorias deveriam estar próximas do cotidiano desses alunos e professores, (d) o Guia Curricular MultiEducação [7] seria o referencial teórico básico para a análise da qualidade dos sites e (e) todos os sites deveriam apresentar conteúdo com potencial educativo.

Foram definidas, inicialmente, as séries que seriam objeto da pesquisa (3ª e 4a séries do Primeiro Grau) e as disciplinas (áreas de estudo) com maiores possibilidades de conteúdos e tópicos associados e interessantes na Web no Brasil: Ciências, Educação Artística, Educação Física, Integração Social, Língua Portuguesa e Matemática.

A subdivisão em áreas de estudo não pretendeu fracionar o conhecimento, nem limitar os conteúdos a serem trabalhados. Esta divisão viabilizou e facilitou inclusões, consultas, alterações e exclusões no banco de dados do site, demonstrando o caráter de interdisciplinariedade previsto. A abrangência dos tópicos curriculares tornaram as sugestões apresentadas facilmente adaptáveis às características regionais brasileiras.

Durante todo o ano de 1998, a equipe concentrou-se na inclusão de sites com potencial educativo, sob a orientação da coordenação do projeto, que esteve durante todo esse processo subsidiando pedagógica e administrativamente os procedimentos de inclusão. Foram fundamentais, nesta etapa: (a) a comunicação entre os participantes do projeto, garantindo espaço para reflexões e busca de soluções cooperativas para eventuais problemas, (b) a manutenção do diálogo capaz de permitir a afinidade do grupo no momento de cadastramento dos sites, (c) a flexibilidade perante novos desafios do projeto, (d) a garantia de confiança entre os participantes, capaz de evitar desvios ou desinteresse em casos de URLs não aceitas ou resumos alterados, (e) o suporte pedagógico constante e (f) a atualização

Definidos estes pontos em encontros presenciais e em comunicação assíncrona através de uma lista especial (kstudiokbr@listas.rdc.puc-rio.br), a equipe passou efetivamente a

contribuir, afinando-se cada vez mais com uma proposta que vem sendo construída coletivamente, cujo resultado apresenta-se hoje com nova estrutura, mais complexa e completa, e cada vez mais determinada a garantir espaço para o trabalho cooperativo, autêntico e de qualidade.

O resultado deste período de exercício e aperfeiçoamento é o atual site Estúdio@Web, em http://www.estudioweb.com.br (Figura 2), aberto em janeiro de 1999.

(5)

Figura 2 - Página de abertura do EstúdioWeb/janeiro-1999

A versão inicial do site EstúdioWeb (ex-KStudio Br) foi totalmente elaborada e alimentada pela equipe de pesquisadores e consultores voluntários e multidispilinares do Projeto Kidlink no Brasil [12] (Fase I). Após sua homologação por alunos da Khouse Modelo PUC-Rio [13] (Fase II), o site foi aberto, com centenas de indicações de URLs para receber e selecionar novas referências submetidas por professores e alunos voluntários - que também recebem créditos, através da citação de seus nomes e endereços eletrônicos (Fase III).

Na etapa atual (Fase IV), a equipe de EstúdioWeb é composta por uma coordenadora específica para o site, que é assistida por uma comissão editorial técnico-pedagógica de consultores interdisciplinares aliados ao grupo. Estes profissionais julgam a pertinência e o valor educacional da inclusão/exclusão de cada nova/antiga referência, e encontram soluções técnicas e de design para o sistema do ambiente. Todos os demais integrantes da equipe são pesquisadores do projeto, com iguais atribuições. Cada referência incluída no banco de dados (modelado e implementado especialmente para o site) é fruto de uma pesquisa de navegação na Web brasileira, e cita o nome do pesquisador que a identificou e categorizou.

De um modo resumido, porém mais detalhado adiante, o site EstúdioWeb pode ser visualizado do seguinte modo: (a) o aluno ou professor acessa um banco de dados/formulário, (b) seleciona uma série ou uma disciplina daquela série e (c), através de várias opções de busca (ex.: palavra-chave, disciplina, etc.), chega a uma lista de URLs com temas e tópicos sobre os quais foram elaboradas as referências e recomendações apresentadas. Sempre que pertinente, as referências indicam como as sugestões de sites brasileiros podem ser usadas junto com os livros ou com as demais URLs selecionadas e com assuntos semelhantes.

3. O AMBIENTE

O EstúdioWeb é uma aplicação tipo cliente-servidor, que utiliza um banco de dados em ambiente Windows NT e uma linguagem de script chamada CGILua [14] e JavaScript [15] para manipulação de formulários e acesso à base de dados. O EstúdioWeb é perfeitamente portável para vários tipos de ambiente, tais como: UNIX, AIX, Linux, dentre outros. Isto é possível pelo fato da linguagem de script utilizada, CGILua, ser portável para todos estes ambientes.

O ambiente EstúdioWeb tem o enfoque na qualidade da informação disponibilizada e na facilidade de obtenção do dado procurado, apresentando três formas de interação dentro de

(6)

seu sistema: (a) interface para os professores, (b) interface para os alunos e (c) interface para os administradores do ambiente.

A interface para os professores oferece ferramentas para que um grupo selecionado de pesquisadores possa incluir informações sobre sites educacionais que sejam relevantes à grade curricular de qualquer sistema educacional. Todos os professores possuem uma senha individual que possibilita segurança e confiabilidade nas operações de inclusão, alteração e exclusão de URLs.

No momento da inclusão de um novo site na base de dados, o sistema informa ao professor que esta URL somente estará disponível após ser analisada pela coordenação do projeto. Este procedimento é necessário para evitar que determinados tipos e conteúdos de

sites, não relacionados ao aspecto educacional, façam parte do banco de dados do EstúdioWeb.

Quando alguém realiza uma inclusão, esta fica em uma lista de espera, aguardando uma autorização de alguém da área de administração do ambiente. Isto permite ao administrador realizar modificações na URL cadastrada, de forma a melhor adequá-la aos propósitos educacionais já citados. Ao mesmo tempo em que a URL espera por uma autorização, o professor que a cadastrou pode também, a qualquer momento, realizar operações de consulta e manutenção, ou mesmo a exclusão desta sugestão de URL da lista de novas inclusões.

O ambiente está organizado de forma a tornar o usuário que teve a iniciativa da inclusão responsável por sua manutenção enquanto esta permanecer útil ao contexto, ao mesmo tempo em que permite que todos vejam as inclusões de todos. Entretanto, somente a pessoa que a incluiu e o administrador do ambiente possuem o direito de realizar qualquer tipo de operação de um determinado item de sua lista de URLs cadastradas.

A interface para os administradores do ambiente oferece a possibilidade de um grupo de pessoas/educadores autorizados gerenciar todas as novas inclusões, bem como realizar operações de manutenção no banco de dados. Dentre os serviços disponíveis nesta etapa, podemos citar:

• Visão geral da base de dados: pode-se examinar de forma exaustiva todo o conteúdo da base de dados, possibilitando o levantamento quanto ao número de URLs já cadastradas e a possível necessidade de algumas alterações ou exclusões.

• Relação de novas inclusões: o sistema apresenta ao administrador as novas inclusões que estão na fila, esperando por uma autorização. Após autorizada, ela fará parte da relação de sites disponíveis para consulta.

• Autorização das novas inclusões: permite que o administrador autorize que uma URL faça parte do sistema, tornando-a disponível para ser vista em uma fase de consulta. • Alteração de URLs: permite que o administrador realize alterações no cadastro da

URL, tais como: atualização do endereço, inclusão de observações para que os professores a vejam, adição de termos específicos nas áreas de palavras-chave, de utilização, de estudo e resumo.

• Exclusão de URLs: possibilita ao administrador realizar a exclusão de URLs que já não são mais necessárias a um determinado enfoque, ou simplesmente porque o site em questão já não existe mais.

• Relação de todos os colaboradores do ambiente: mostra uma listagem, discriminando o que inclui em Kstudio, ou seja, mostra os URLs por autor.

• Estatísticas: lista um relatório onde se pode ver: a) total de URLs no sistema, b) total de novas inclusões aguardando licença do coordenador para fazer parte das consultas, c) total de URLs alteradas e d) total de URLs marcadas para exclusão.

(7)

A interface para os alunos possui basicamente mecanismos de consulta à base de dados do ambiente e está dividida em duas partes:((a) mecanismo de consulta simplificada e (b) busca avançada de informação.

O mecanismo de consulta simplificada possibilita uma busca rápida de informação na base de dados, com um simples click de mouse. Por exemplo, se o usuário clicar em Ciências, ele estará optando por ver tudo o que se refere a esta área de estudo no ambiente. Se clicar “O Planeta”, o usuário verá uma relação de URLs pertencentes à área de estudo “Ciências”, cujo tópico é “O Planeta”.

No mecanismo de acesso rápido, o usuário também tem a possibilidade de entrar com um

string, que pode ser apenas um pedaço ou abreviação da informação (por exemplo: “mate”, em vez de “matemática”), facilitando e agilizando, desta forma, a obtenção da informação. Este mecanismo de acesso rápido, quando utilizado, faz com que o sistema procure por este

string nos campos referentes a “palavras- chave” e “resumo”.

Caso o aluno queira ser mais específico e pontual na sua consulta, pode optar pelo módulo de consulta avançada, utilizando operadores lógicos tipo AND e OR para concatenar expressões na obtenção da informação. Toda a consistência e elaboração desta complexa investigação (query) é feita em tempo de execução do cliente, tornando sensivelmente mais rápida a operação de consulta, já que remete-se à query já montada no servidor CGILua, o que não exige nenhum processamento extra no servidor WWW além do mínimo indispensável.

Dentro desta interface de consulta avançada, tanto alunos como professores podem realizar consultas do tipo: a) Área de estudo = “Ciências” AND Palavras-chave = “evaporação” AND Resumo = “Chuvas”, b) Pessoa = “Marisa” OR URL = “ibge” AND Resumo = “população”, c) Pessoa = “Adriana”. Deste modo, podemos delimitar muito o escopo de busca da ferramenta, proporcionado uma seleção mais apurada do que será apresentado ao aluno ou ao professor.

O produto final de uma consulta é um relatório que possui os seguintes campos: número de ordem (quantas URLs já foram listadas), área de estudo, área de utilização, resumo e um botão para que o usuário possa ver mais detalhes a respeito desta URL, tais como: nome e endereço eletrônico (email) de quem cadastrou o site, palavras-chave e observações.

A Figura 3 mostra esta interface de consulta avançada, que proporciona, tanto ao professor quanto aos alunos, uma consulta muito mais criteriosa.

(8)

Figura 3 - Interface da Consulta avançada

A Figura 4 apresenta um exemplo de um trecho de relatório. Neste exemplo foi selecionado o campo área de estudo no formulário e a palavra “Ciências”.

Figura 4 - Relatório de uma consulta no EstúdioWeb

O EstúdioWeb preocupa-se em ser pontual nas consultas, visto que não há interesse em oferecer ao usuário como resposta milhares de páginas contendo um determinado string, as quais, muitas vezes, não respondem aos seus anseios. O grande trunfo do ambiente é que a base de dados possui informações totalmente relevantes e direcionadas para o suporte ao ensino e à aprendizagem.

(9)

3.1 Comparação com outros ambientes de busca

Nesta seção realizamos uma comparação (Tabela 2) entre o sistema de busca implementado no EstúdioWeb e quatro das principais máquinas de busca na WEB (três internacionais e uma nacional). Estas máquinas são: a) Altavista [16], b) Infoseek [17], c) Excite [18] e d) C@dê [19].

Altavista Infoseek Excite C@dê EstúdioWeb

1 Consulta rápida +++ +++ +++ +++ +++ 2 Consulta avançada ++ ++ * ++ +++ 3 Total de URLs p/ Geografia 14.424 13.736 6.780 162 514 4 Total de URLs p/ L. Portuguesa: Estrutura de Língua 3 8 1 0 107 5 Total de URLs p/ Matemática: Sistema de Numerção 17 9 19 0 78 6 Formato da Apresentação da consulta Formato: -URLS

-Info extraída pelo Robô de busca através de Meta-Tags1

Formato:

-URLS

-Info extraída pelo Robô de busca através de Meta-Tags

Formato:

-URLS

-Info extraída pelo Robô de busca através de Meta-Tags Formato: -URL -Desc. fornecida no momento em que o site foi cadastrado no C@adê2 Formato: [Número de ordem] [URL] [Área de estudo] [Área de utilização] [Resumo] [Mais detalhes]3 Tabela 1 - Funcionalidades Legenda:

+++ (de fácil manipulação)

++ (necessita algum conhecimento de operadores lógicos) * (não implementa esta característica)

O objetivo é mostrar um quadro comparativo, ressaltando a facilidade de uso do ambiente e do sistema do EstúdioWeb nas consultas, bem como a confiabilidade e a qualidade da informação exibida ao usuário. O processo consiste em comparar as seguintes funcionalidades: (a) o método de consulta rápida, (b) o método de consulta avançada, (c) a quantidade de URLs apresentadas em português para as seguintes entradas selecionadas: “Geografia”, “Estrutura da Língua”, “Sistema de Numeração” e (d) o formato de apresentação das informações consultadas pelo usuário.

Nas linhas 1 e 2 são comparadas as funcionalidades dos ambientes no que se refere a facilidades de utilização de mecanismos de consulta (rápida e avançada). Neste caso, para consultas simples (linha 1), digitando-se apenas uma string, notamos que todos os ambientes possuem uma interface de fácil manipulação, não necessitando o aluno de nenhum conhecimento prévio de computação.

Podemos reparar na linha 2, mais especificamente, que a maioria dos ambientes possui uma interface para consultas mais elaboradas. Porém, na maioria das vezes, o usuário deve ter algum conhecimento de informática, tal como: operadores lógicos AND, OR e NOT. No EstúdioWeb, estes operadores já estão traduzidos e o aluno não necessita saber como compor a string para executar corretamente a concatenação.

1 Estes Meta-Tags devem ser inseridos pelo autor da página; caso não exista, o robô de busca não mostrará nenhuma informação adicional

além da URL.

(10)

Por exemplo, no C@dê, o usuário digitaria assim: “Geografia” e “Rotação” ou “Translação”. Já no EstúdioWeb, o usuário seleciona, através de um menu pop-up, como deseja montar sua consulta e a executa.

Na linha 3, correspondendo à busca/total de URLs por disciplina, realizamos uma comparação exaustiva. Para isso, selecionamos a palavra “geografia” e, através da interface mais simples de todas as máquinas de busca, levantamos a quantidade de ocorrências encontradas. Apesar destes resultados, deixamos claro que o EstúdioWeb não compete com as grandes máquinas de busca comerciais.

Nas linhas 4 e 5, buscamos realizar uma comparação mais seletiva quanto à realidade nacional e educacional do estudante brasileiro e suas necessidades na grade curricular. Para isso, duas strings , “Estrutura da Língua” e “Sistema de Numeração”, pertencentes aos temas de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, foram selecionadas para consulta. Como pode ser observado na Tabela 1, acima, o EstúdioWeb mostrou-se muito competente com os temas consultados. Esta é realmente a grande contribuição do seu ambiente e do seu sistema de busca

Na linha 6, comparamos a forma como o resultado da consulta é enviado ao aluno. Ficou explícito que o ambiente EstúdioWeb oferece aos usuários uma grande quantidade de informação selecionada e previamente analisada. Enquanto os outros ambientes apresentam somente a URL e um robô se encarrega de extrair de cada página uma pequena descrição que deve estar em um formato específico, sem levar em consideração a semântica da página, no EstúdioWeb esse procedimento é bem distinto. Este ambiente possui uma estrutura onde pessoas capacitadas elaboram um resumo do site e destacam suas principais características e funcionalidades, facilitando muito a escolha pelo aluno da melhor URL para realizar sua pesquisa.

A equipe de EstúdioWeb desenvolve a abordagem de utilização do ambiente tendo como centro o enfoque pedagógico apresentado a seguir.

4. Uso Pedagógico

A equipe de desenvolvimento do EstúdioWeb caracteriza-se basicamente por dois grupos de participantes: (a) os profissionais efetivamente vinculados à equipe responsável por alimentar diariamente o repositório do EstúdioWeb e (b) os colaboradores voluntários, alunos, educadores e usuários em geral, que oferecem sua parcela de contribuição ao site. Dentre esses colaboradores, encontram-se também vários administradores de sites, que reconhecem em seu conteúdo as potencialidades educacionais apontadas pelo EstúdioWeb.

A equipe fixa do EstúdioWeb realiza, diariamente, inúmeras pesquisas na WEB Br em busca de sites que preencham os requisitos indispensáveis à inclusão. Após a localização da URL, uma análise cuidadosa procura identificar a clareza do conteúdo, sua pertinência e atualização, além da qualidade da interface.

Esta etapa é seguida da inserção da URL em uma ou mais áreas de estudo definidas anteriormente, além da listagem de palavras-chave, seguidas por um resumo que pretende superar a idéia de identificar o site, e se complementa com a inclusão de dicas e sugestões de utilização deste conteúdo no cotidiano escolar. A visão inter e transdisciplinar desta equipe garante que a variedade do conteúdo dos sites favoreça a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, possibilitando que escolas e professores identifiquem potenciais vínculos que poderão estimular a criatividade na prática educativa. Todos os sites incluídos ficam à disposição da coordenação do projeto para posterior ativação, procedimento complementado com a adição de dados no resumo ou em palavras-chave, quando necessário.

A etapa seguinte à inclusão do site é a comunicação ao administrador da página incluída, com o objetivo de apontar suas potencialidades educativas, assim como estimular a

(11)

continuidade do trabalho. Este reconhecimento ratifica a idéia de cooperação previamente mencionada, além de sinalizar o mérito deste material. Neste tipo de contato, a equipe vai além quando oferece sugestões ao site incluído, ou seja: ao administrador da página podem ser oferecidas críticas e até mesmo idéias de complementação do material já disponível.

A comunicação também se estabelece no sentido de informar ao usuário-colaborador se a URL por ele sugerida foi ou não incluída. Em caso positivo, uma mensagem personalizada garante o reconhecimento do EstúdioWeb à iniciativa de acrescentar sua contribuição a este projeto. Em caso negativo, a mensagem é acompanhada da devida justificativa, trazendo os motivos da não inclusão. O contato com o usuário é próximo e personalizado, e se estabelece a partir da possibilidade de entrar em contato com a administração do site, pelo link "Fale Conosco".

No momento atual, é grande a variedade de pessoas que acessam o site, bem como diversos são os objetivos que as levam a ele. Cada dia há uma participação maior de usuários-colaboradores que sugerem e incluem URLs, provando que EstúdioWeb atinge o seu objetivo de ser um espaço aberto à construção interativa, conforme exemplos de mensagens recebidas, abaixo:

Remetente: Antonio Fernandes Punhague Email: punhague@ccinet.com.br

Instituicao: autônomo Cidade: Rio de Janeiro Estado: Rio de Janeiro

Mensagem: Gostaria de sugerir a inclusãodo seguinte site: Site para crianças de 5 a 13 anos e seus pais. Mingau Digital muda de tema periodicamente, e fala de alimentação, religião, geografia e muitos outros assuntos. Tem artigos, entrevistas, cardápios semanais, dicas diárias de atividades, horóscopo e muitas brincadeiras. O site se propõe a tratar de temas educativos "provocativamente", questionando posições, dogmas e valores. Fazer pensar, para o Mingau, é mais importante do que ensinar fórmulas prontas.

Remetente :Manoel Santana Filho Email :mmsanfil@uol.com.br

Instituicao: autônomo Cidade: Sertaozinho Estado: São Paulo

Mensagem: Parabéns pela iniciativa. Hoje, lendo o Estadão, chamou minha atenção e resolvi dar uma espiadinha em vosso trabalho, aliás, seríssimo e cheio de louvor. Passará a fazer parte das futuras visitas de minha filha de 10 anos (Gabriela) a quem já orientei para procurar sempre que preciso em "favoritos" e porque não sempre que estiver com algum tempo para "surfar". Saudações a todos e grande trabalho. PARABÉNS NOVAMENTE.

Quadro 1 - Ilustrações de Mensagens Recebidas no "Fale Conosco" de EstúdioWeb

Garantindo a identificação de qualidade dentre os sites já incluídos, foi criada a área destinada às Estrelas do Estúdio. Este espaço privilegia, dentre sites de qualidade, aqueles que se superam e oferecem novas possibilidades de aplicação dentro do cotidiano educacional. A estes sites é oferecido o certificado de qualidade EstúdioWeb (o logo da Estrela Estúdio) a ser colocado em suas páginas, além de um espaço privilegiado, uma citação na página inicial do EstúdioWeb.

(12)

Sugestões ainda mais cuidadosas, desenvolvidas minuciosamente, garantem ao professor o acesso a estratégias inovadoras e integradas de utilização do conteúdo dos sites em inúmeras atividades em sala de aula. Muito longe de estarem restritas ao trabalho mediado pelo computador, estas sugestões abrigam um vasto repertório de atividades, às quais se integram dicas de outros recursos a serem adicionados à proposta.

As atuais áreas de estudo e utilização estão assim definidas: • Ciências - O Homem, O Planeta e O Equilíbrio

• Educação Artística - Os Artistas, As Obras e O Contexto

• Educação Física - Personalidades, Esportes Individuais e de Grupo e Saúde • Matemática - Sistema de Numeração, Geometria e O Dia-a-Dia

• Língua Portuguesa - Estrutura da Língua, Leitura e Interpretação e Produção Escrita • Integração Social - História, Geografia e Cultura

A equipe já traça a estrutura de novas áreas de utilização dentre as existentes (Fase V) e aponta as áreas de maior interesse dos usuários do EstúdioWeb. Sendo assim, cada uma das seis áreas de estudo receberá novas categorias, favorecendo a busca e oferecendo resultados cada vez mais pontuais e próximos das reais necessidades de educadores e alunos.

Além desta alteração, uma nova área de estudo estará sendo criada, especialmente para favorecer o embasamento pedagógico dos educadores que utilizam o conteúdo do Estúdio. A área "Educação" terá como áreas de utilização: Os Pensadores, Informática Educativa e Formação Profissional. Existe o estudo de inclusões de URLs na área de Educação Especial, bem como da expansão da grade curricular para o 2o. Grau (ex.: Física, Química e Biologia), o que demanda a participação de profissionais com perfis especializados na equipe de inclusão e avaliação.

No caminho das inovações, encontra-se o espaço das promoções. Todas as promoções criadas pela equipe têm como objetivo fundamental a dinamização do ato de pesquisar, fazendo da busca algo prazeroso e interessante, e proporcionando o acesso a material de qualidade, em consonância com temas de interesse coletivo, tais como datas comemorativas (ex.: Figura 6, ilustração da promoção de 8 de maio de 1999, Dia das Mães). Há a preocupação de concretizar a idéia de atendimento individualizado no EstúdioWeb à medida que se aproxima de seu usuário através de prêmios e brindes.

(13)

Figura 6 - Tela Inicial de EstúdioWeb em 7/5/99

Enfatizando a importância do contato com os novos significantes, produzidos pela multiplicidade de linguagens, aos quais estamos todos vinculados, esta proposta, longe de estar restrita à Web ou pretender supervalorizá-la, aponta a multiplicidade de caminhos e rotas para sua interligação. A intensidade e a rapidez com que informações são veiculadas pelas inúmeras mídias contemporâneas redimensionam o contato entre alunos e educadores em suas novas relações com sua cultura, reelaborando a prática cotidiana, além da conseqüente reelaboração de processos de transformação de informação em conhecimento.

A estrutura do EstúdioWeb harmoniza desafios da sociedade contemporânea, à medida em que oferece a alunos e professores ferramentas que irão favorecer a apropriação de novos códigos integrados ao currículo existente, bem como a organização de uma nova prática pedagógica na sala de aula.

5.

Considerações Finais

A Internet é um grande espaço para a exploração de informações e para manter uma comunidade (adultos e jovens) em constante interação. Além de ser uma enorme enciclopédia, oferece repositórios não só de caráter educacional como voltados para o entretenimento. Não há necessidade de “vender” os recursos da Internet aos jovens usuários, devido ao seu natural espírito aventureiro e especulativo.

Entretanto, enfatizamos que a Internet ainda assusta e afasta educadores e pais de uma geração não exposta à alfabetização tecnológica. Esta é uma das preocupações psico-pedagógicas que regem o EstúdioWeb e induzem sua equipe de educadores a inovar, com atividades e serviços que permitam esta troca de conhecimentos, onde se aprende, cooperativamente, não só sobre tecnologia em si, mas também sobre como tomar decisões e analisar, criticamente, as informações obtidas para aplicá-las na vida contemporânea.

O EstúdioWeb, em síntese, é uma criação e um espaço interativo e aberto na Internet do Brasil que (a) apresenta sugestões sobre como professores e alunos podem organizar e utilizar informações encontradas na WEB para aplicá-las em seus estudos, pesquisas e atividades educacionais, (b) integra diferentes áreas do conhecimento, áreas de estudo e temas curriculares e (c) aborda de maneira criativa as inúmeras vertentes de um trabalho que

(14)

Assim sendo, EstúdioWeb oferece condições para a construção de uma verdadeira Comunidade Dinâmica de Aprendizagem [20], oferecendo motivação para que os professores e alunos brasileiros (a) naveguem na Web Brasil, (b) encontrem uma URL/site que tenha alguma utilidade educacional, (c) façam seu planejamento de uso, (d) deixem sua contribuição nas páginas do site e (e) compartilhem suas descobertas com seus pares.

O EstúdioWeb, entendendo a escola como um espaço privilegiado, onde se vivem experiências e se tecem importantes relações para o desenvolvimento e a integração do indivíduo na sociedade, sente-se também responsável pela formação de um novo sujeito cibernético, que constrói seu conhecimento universal num espaço sem muros nem fronteiras.

O EstúdioWeb, como um espaço virtual idealizado e firmado nestes pressupostos pedagógicos e democráticos, espera contribuir de forma incisiva e competente para a formação de cidadãos cooperativos, conscientes e autônomos, capazes de agir criativamente nas transformações necessárias à sedimentação de um saber mais integrado e global, que se faz necessário na atual Sociedade da Informação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] RELAN, A. e GILLANI, B.; Web-Based Instruction and the Traditinal Classroom:

Similarities and Differences in Web-Based Instruction; Ed. B.Khan; Educational Technology; 1997.

[2] LUCENA, M.; Aprendizagem Cooperativa à Distância in Um Modelo de Escola Aberta na Internet: Kidlink no Brasil, p.232; Ed. Brasport; Rio de Janeiro; 1997.

[3] SANTOS, N.; Aprendizagem Cooperativa à Distância: Notas Avulsas in http://venus. rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/acd/texto.htm; 1998.

[4] FISHERMAN, B.J. e PEA, D.R.; The CoVis Network Use Policies; TECHNOS: Quarterly for Education and Technology; 3(1), 22-26; 1998.

[5] Site da PROSSIGA/CNPq; Biblioteca Virtual de Estudos Culturais in http://www.prossiga.br/; 1998.

[6] SILVA, M.C.C. e BARBOSA, R.T.P.; Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo

Horizonte; Anais Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação; Belo Horizonte, MG; 1994.

[7] ASSIS, R. et al; MultiEducação: Núcleo Currículo Básico; Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; 1997.

[8] MEC/Brasil; Projeto Proinfo: Programa Nacional de Informática na Educação in http://www.mec.gov.br/Organiza/or_frm.htm; 1997.

[9] LUCENA, M.; Projeto Kidlink Studio in http://beatles.les.inf.puc-rio.br/kstudio/ defkstudio.htm; dezembro, 1997.

[10] Site do STUDYWeb; The Classroom Internet in http://www.studyweb.com; 1998. [11] LUCENA, M.; A Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky e sua Aplicação na Área

de Tecnologia Educacional; ATB; Revista de Tecnologia Educacional; Rio de Janeiro; 1997. [12] Site do Projeto Kidlink no Brasil in http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink ou http://www.kidlink.org/portuguese/brasil.

[13] EQUIPE KHOUSE MODELO PUC-RIO.; A Experiência da KHouse Piloto-PUC-Rio; Workshop Kidlink; Anais SBIE/97; São José dos Campos, S.P., Brasil; 1997.

[14] IERSALIMSCHY, R.., BORGES R. e HESTER A. M.; CGILua A Multi-Paradigmatic

Tool for Creating Dynamic WWW Pages; Anais SBES’97 (Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software); 1997.

[15] McCOMB, G.; JavaScript Sourcebook: Create an Interactive JavaScript Programs for

(15)

[16] Site do Altavista in http://www.altavista.digital.com. [17] Site do Infoseek in http://infoseek.com.

[18] Site do Excite in http://www.excite.com. [19] Site do c@dê in http://www.cade.com.br.

[20] LUCENA, M.; Comunidades Dinâmicas para o Aprendizado na Internet; Revista Brasileira de Informática na Educação; Sociedade Brasileira de Computação; http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr2/indice.htm; no.2; abril, 1998.

Imagem

Figura 1 - Página de abertura do site Kstudio Br/janeiro-1998
Figura 2 - Página de abertura do EstúdioWeb/janeiro-1999
Figura 3 - Interface da Consulta avançada
Figura 6 - Tela Inicial de EstúdioWeb em 7/5/99

Referências

Documentos relacionados

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

Por isso, respondendo a Heurgon acerca de sua tese, Le Goff sinalizou que em função de suas leituras, havia conquistado certa familiaridade com o conjunto da Idade Média,

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem