• Nenhum resultado encontrado

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE (MI) Seleção de Consultoria Jurídica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE (MI) Seleção de Consultoria Jurídica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE (MI)

Seleção de Consultoria Jurídica

PROJETO NACIONAL DE AÇÕES INTEGRADAS PÚBLICO-PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE - PROBIO II INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL – THE NATURE CONSERVANCY DO BRASIL

SOLICITAÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nº 01/2017 para SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA WEB ‘PBT’

O Instituto de Conservação Ambiental - TNC, convida empresas de Consultoria Jurídica Elegíveis a apresentarem o seu interesse na execução dos serviços solicitados abaixo – Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC).

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão “conservar as terras e águas das quais a vida depende”. Atua em mais de 30 países, com apoio de associados, da comunidade empresarial e de organizações bilaterais. Até o momento, a TNC já contribuiu para a preservação de mais de 48 milhões de hectares em todo o mundo.

Desde 2008 a TNC conta com a Campanha PBT “Plant a Billion Trees” para arrecadar recursos para alavancar programas e projetos de restauração florestal em larga escala no bioma Mata Atlântica. Entre outras atividades, a TNC busca dar suporte na gestão da informação para os projetos de restauração apoiados pela supracitada Campanha.

Dentro dessas perspectivas, desenvolveu-se um sistema web para apoiar na gestão financeira e de todos os processos relacionados aos projetos de restauração da TNC e de seus parceiros, permitindo cadastrar as áreas, polígonos e vincular os recursos financeiros nelas atribuídos, bem como outros dados: método de restauração, início do projeto, informações do proprietário. O Sistema tem um módulo especifico para acompanhar toda a execução de implementação e monitoramento das áreas. Neste módulo de monitoramento o sistema gera a quantidade e a localização das parcelas por meio de critérios selecionados pelo usuário. Além disso, está integrado via webservice com um aplicativo que funciona off-line, na versão android, depois recebe as atualizações coletadas em campo.

Em 2014 a TNC firmou contrato com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) através do Projeto Nacional de Ações Integradas Público‐Privadas para Biodiversidade (PROBIO II). O PROBIO tem como objetivos promover a priorização e a integração da conservação e uso sustentável da biodiversidade (transversalização) nas principais estratégias de planejamento e práticas dos setores público e privado em nível nacional, consolidar e fortalecer a capacidade institucional para produzir e disseminar informações e conceitos relevantes sobre a biodiversidade.

(2)

Assim, dentro do Componente 2, ‘Priorização da Biodiversidade no Setor Privado’, a TNC, junto aos seus parceiros, está implementando o subprojeto intitulado “Incorporando a sustentabilidade ambiental na cadeia produtiva de celulose no ES: floresta renovável aliada à conservação da biodiversidade”, no qual este Termo de Referência faz parte.

2. OBJETIVO

O objetivo da presente consultoria é desenvolver e implementar melhorias em um sistema web de gestão de projetos de restauração da vegetação nativa da TNC, conforme descritas nesse termo de referência.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

3.1. Características Atuais do ‘Sistema Web’:

3.1.1 O sistema está em ambiente WEB baseado em softwares livres:  Sistema operacional aberto: LINUX;

 Bancos de dados relacionais: PostgreSQL/PostGIS;  Sistemas de publicações de mapas: MAPSERVER;  Linguagem de desenvolvimento: PHYTON;

4. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Os trabalhos a serem realizados para atender os objetivos do presente termo deverão contemplar minimamente as seguintes atividades:

4.1. Alterar URL e nome e logotipo do sistemaweb:

Alterar o atual nome (Sistema PBT – Plant a Billion Trees) para: Sistema Integrado de Restauração e mudar a url para restauracaotnc. Além disso, alterar o logotipo e ícones associados.

4.2. Revisão do layout de Mapas Online:

Inserir ferramentas tais como: medidor de distância; identificador de temas, que permita visualizar fotos, textos e outras informações sobre o tema selecionado. Deve-se também acrescentar: escala, legenda e reorganizar a tela de camada de bases.

4.3. Revisão dos estágios dos polígonos:

Atualmente existem os seguintes estágios para os polígonos, ou especificamente as áreas que sofrerão intervenção de uma restauração florestal: Cadastrado; Revisão; Aprovado; Em execução; Em monitoramento; Concluídos. Revisar e ajustar de acordo as demandas atuais a opção do filtro ‘Alterar selecionados na lista’, dentro do Módulo ‘Polígonos’

(3)

Deverá ser incluído um estágio “inativo” para as áreas que a TNC e parceiros não possuam mais vínculos, e informar a razão: queimadas, desistências, entre outros, por meio de uma lista administrável. Uma vez nesse estágio, o polígono deixa de ser contabilizado como áreas em restauração/ restauradas, entretanto o recurso nele atrelado não retorna ao banco de doações

4.4. Criar um banco de áreas com potencial para restauração

Atualmente todos os polígonos, ou áreas para restauração, estão relacionadas a um determinado projeto e subprojeto de restauração, entretanto, será necessário criar uma função que permita adicionar polígonos (por meio de upload de arquivos formato shapefile ou desenho na tela de mapas), estes formarão um banco de áreas disponíveis para restauração, aguardando um projeto futuro.

4.5. Novas funcionalidade Módulo Monitoramento:

O Módulo Monitoramento permite, atualmente, criar projetos de monitoramento ecológico dos projetos de restauração da TNC. Através do módulo é possível gerar o delineamento amostral para sorteio de amostras a serem coletadas em campo, através da divisão automática em blocos, geração dos pontos amostrais, exportação dos dados de coleta e importação dos dados coletados em campo por um sistema mobile, via webservice, e geração de relatórios simplificados do monitoramento.

Ajustes e modificações necessários:

a) Inserir opção de remover ou deixar inativo um projeto de monitoramento;

b) Permitir a visualização dos campos selecionados para a criação de um projeto de monitoramento após entrar no estágio ‘em monitoramento’;

c) Reformular o método de definição de parcelas, que atualmente é feito da seguinte forma:  As áreas ou polígonos em restauração são previamente estratificados em blocos,

buscando homogeneidade da amostragem. Dentro do projeto Monitoramento, após seleção de sub-projeto cadastrado, os polígonos são agrupados por método de restauração (ex: plantio total, condução da regeneração, adensamento, enriquecimento, etc.), idade da intervenção e outro grupo que possa ser usado na divisão, como fisionomias da vegetação.

 A amostragem é realizada em parcelas amostrais em número variável de acordo com o somatório de área de cada bloco.

Tabela 1. Número de parcelas a serem usadas para o monitoramento de cada bloco de amostragem. Adaptado do protocolo de Monitoramento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, disponível em http://www.pactomataatlantica.org.br.

Área do bloco (ha) Nº de parcelas amostrais

≤ 0,5 Desprezar projeto para fins de monitoramento

Entre 0,5 e ≤ 1 5

> 1 5 + (1 por hectare adicional) até um limite de 50 parcelas

 As parcelas de cada bloco serão distribuídas de forma estratificada e aleatória, considerando sempre o tamanho da área de implementação (polígono) em relação ao tamanho do bloco.

 Entretanto deverá ser revisado, visto que de acordo com novas pesquisas o sistema deverá permitir que seja informado o número de parcelas por blocos ou por polígonos

(4)

e permitir que a geração de parcelas seja de uma forma mais flexível. Além disso, inserir uma regra de distância mínima entre as parcelas sorteadas.

d) Inserir fórmulas para possibilitar análises automáticas dos dados de monitoramento por ponto (coordenada geográfica) com base em Função Linear Discriminante. As fórmulas para uma ‘versão 1’ de análise já foi desenvolvida e foi descrita e preparada para ser inserido no sistema, assim como, para possibilitar receber futuramente novas versões. Detalhes sobre as fórmulas serão repassadas ao proponente contratado;

e) Categorizar os polígonos e projetos de restauração após o monitoramento em campo, permitindo dessa forma que haja um acompanhamento evolutivo desses polígonos e projetos de restauração, para facilitar a gestão de novas intervenções para polígonos, subprojetos, projetos;

f) Gerar procedimento automático para geração de mapas padronizados, porém administráveis, com os resultados das análises do projeto de monitoramento, incluindo, por exemplo, recomendações de manejo nos polígonos. Possibilitar a exportação em shapefile ou como figura, como pdf ou jpeg.

4.6. Revisão de modelos de consulta e geração de relatórios

Dentro do módulo ‘Relatórios’, revisar os modelos de relatórios gerados. Possibilitar a geração de documentos personalizados através da opção de combinação das diferentes categorias e tipos de informação existentes em todo o sistema, permitindo exportar em formatos .pdf, xls, incluindo a criação de padrões de layout para os relatórios exportados. Exemplos de combinações de relatórios: Número de hectares e de árvores em estágio ‘cadastrado’ no programa ‘X’; Número de propriedades em estágio ‘em execução’ no sub-projeto ‘Y’; Número de hectares ‘em monitoramento’ referente ao doador ‘Z’; média (ou outros parâmetros de estatística descritiva) de hectares por estado; entre outros.

4.7. Download de Documentos

Atualmente, dentro do módulo ‘Polígonos’, o download de documentos é realizado apenas polígono por polígono, independentemente de se tratar de uma mesma propriedade ou não. Assim, permitir realizar download também por propriedade/ proprietário, de modo que este documento possa estar relacionado e ser acessado através de todos os polígonos de mesma propriedade/ proprietário.

5. PRODUTOS A OBTER

5.1. Versão prévia do sistema web, contendo todas as funcionalidades solicitadas no presente termo para fase de testes;

5.3. Portal versão final contendo todos os ajustes identificados no produtor anterior;

5.5. Manutenção do sistema por um período de 4 meses após a implantação ou até fevereiro de 2018, ajustando problemas identificados durante o período de operação;

(5)

5.6. Manual operacional sobre as funcionalidades desenvolvidas

6. CRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS

Os produtos entregues serão avaliados e sujeitos a aprovação para efetuar pagamento com base nos seguintes critérios:

 Consistência lógica – serão executadas rotinas para avaliar a consistência do sistema e dos produtos entregues.

 Armazenamento e segurança dos dados – os dados inseridos e armazenados serão testados para verificar se o sistema retém essas informações apropriadamente, ao mesmo tempo será avaliado o acesso aos dados feito por diferentes perfis de usuários.

7. PRAZO DE ENTREGA DOS SERVIÇOS

Os serviços deverão ser realizados no prazo de 120 dias, a partir da assinatura do contrato, conforme definido no Plano de Trabalho a ser apresentado pela contratada.

8. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA OBRIGATÓRIA

As empresas de consultoria deverão fornecer informações que demonstre que estão qualificados para prestar os serviços (folhetos, descrição de serviços semelhantes executados, experiência em condições idênticas, corpo técnico adequado etc.), segundo

Diretrizes para Seleção e Contratação de Consultores pelos Mutuários do Banco Mundial”, de maio de 2004, além de atender as exigências abaixo:

(i) Experiência comprovada na utilização, manejo e desenvolvimento de programação, SIG e no gerenciamento de informações e bancos de dados;

(ii) Disponibilização de equipe que detenha diploma universitário em área relacionada com a função: geografia, cartografia, agronomia, florestal ou afins;

(iii) Experiência na área ambiental;

(iv) Experiência no uso de bases de dados a partir de informações de diversas fontes e preparar relatórios.

9. ENVIO DE MANIFESTAÇÃO

As manifestações de interesse, junto com a qualificação técnica, deverão ser enviadas aos cuidados de Milena Ribeiro, por meio do endereço eletrônico mribeiro@tnc.org, até o dia 27/05/2017.

Referências

Documentos relacionados

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei