• Nenhum resultado encontrado

- FOLHA DE SÃO PAULO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- FOLHA DE SÃO PAULO)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

“Vinicius Castro é o letrista mais criativo desde Arnaldo Antunes. Jogo de Palavras revela um autor talentosíssimo, que dá vida nova ao veio literato

da MPB, habitado por gente da estatura de Chico Buarque” (Alexandre Coelho - REVISTA BACKSTAGE)

“O pernambucano-carioca Vinicius Castro situa seu violão entre o vigor do cancionista e o cuidado do arranjador, entre Lenine e Luiz Cláudio Ramos.”

(Leonardo Lichote - O GLOBO)

“O disco [Jogo de Palavras] mostra maturidade em letras inteligentes, com trocadilhos espertos. Boa aposta é “Dos Pés a Cabeça”, com atraente apelo

infantil.

(Luiza Fecarotta - FOLHA DE SÃO PAULO)

“Seguindo a escola de Marcelo Jeneci, Vinicius Castro estreia fundindo ritmos diversos, como tango, cordel, blues e rock em sua MPB bastante

pe-culiar. Cara Metade é a prova de que tudo isso funciona harmoniosamente bem”

(Leonardo Dias Pereira - REVISTA ROLLING STONE)

“O próprio Vinicius assina a produção e arranjos do trabalho [Jogo de Pala-vras], que surpreende por sua maturidade e personalidade. É desses

artis-tas que já aparecem prontos.” (Ziriguidum -PORTAL UOL)

“Uma das maiores revelações da Música Popular Brasileira, o talentosíssimo cantor e músico Vinicius Castro vai muito além de sua versatilidade

musi-cal: ele é um verdadeiro empreendedor de sua geração.” (Marcelo de Assis -The Music Journal Brazil)

“Destaques para (...)o estonteante samba irônico “Bala Perdida” – que tem outra das letras mais incríveis que você possa ouvir na nova leva da MPB

brasileira.”

(Marcos Xi – ROCK IN PRESS)

“Vinicius Castro não tem limites, sua simplicidade musical permeia os ritmos na mais perfeita experiência auditiva. Um acalento para os ouvidos

mais apurados.”

(Web Motta – A MUSICOTECA)

““Marcas” marca o mergulho do artista em assuntos mais delicados, nesse caso, a traição. Com bela letra e instrumental absolutamente fantástico, in-timamente ligado ao Pop/Rock, Vinicius assina uma das melhores canções do disco. “Jogo de Palavras” é um álbum que se assemelha a um livro, deve

ser degustado com atenção para se aproveitar o máximo dele” (Anderson Nascimento – GALERIA MUSICAL)

(3)

Biografia

Vinicius Castro é cantor e compositor recifense, morador do Rio de Janeiro e ex-residente de Campinas e Curitiba. Começou a compor aos 13 anos de idade, antes mesmo de tocar qualquer tipo de instrumento musical. A partir dos 15 anos escolheu o violão como seu instrumento de trabalho. Passou pelo Conservatório de MPB de Curitiba e graduou-se Bacharel em MPB pela UNIRIO.

Parcerias

Ao longo de sua carreira, o compositor tem firmado diversas parcerias musicais.

Entre elas, destacam-se nomes como Clarice Assad, Rodrigo Assad, Marcelo Caldi, Thiago Amud, nomes da nova safra da cena carioca como Vicente Nucci, Pedro Mann, Matheus von Krüger, João Bernardo, Luiza Sales, e também destaques da cena paulista Demétrius Lulo,

Thiago Augusto e Paulo Monarco. Festivais

Foi finalista de tradicionais festivais nacionais da canção com sua música “Casa ao revés”, tais como Itanhandú(MG) e Botucatu (SP).

Participou em 2013 do FEMUCIC, na cidade de Maringá (PR), com sua canção “Carcaça”.

(4)

Ser diferente é normal

Em 2012, Vinicius Castro foi convidado pelo Instituto MetaSocial para compor a música tema da campanha nacional Ser Diferente é Normal. A canção, composta por Vinicius em parceria com Adilson Xavier, ganhou regravações de nomes de peso na MPB, tais como Lenine, Gilberto Gil, Biquini Cavadão, Nico Rezende, e foi representada no programa Criança Esperança por Buchecha, Preta Gil e Fiuk.

Em 2013, a música ganhou uma versão em inglês com tradução feita por Emily Perl Kingsley e Sharon Lerner, roteristas de Sesame Street (Vila Sésamo). Essa versão foi apresentada na conferência da ONU em NY no dia 21/03/13.

A campanha teve forte adesão popular e resultou em diversos vídeos com versões da canção feitos de forma espontânea e postados no Youtube.

(5)

Lançado em novembro de 2010, o cd independente Jogo de Palavras foi inteiramente produzido, arranjado e dirigido por Vinicius Castro.

Traz 13 canções inéditas de sua autoria, sendo 2 em parceria com Danilo Mariano.

O disco conta com a participação de impor-tantes instrumentistas do cenário carioca, tais como Marcelo Caldi, Antônio Neves, Julio Florindo, Mateus Xaiver, Luiza Sales, entre tantos outros. O cd traz os mais variados ritmos vestindo as bem ajambra-das letras de Castro. Vai desde o tango A Sentença, passando pelo Blues da Solidão, até o Roque das Antigas, a bem-humo-rada salsa Casa ao Revés, o samba jazzístico Bala Perdida e o profético maracatu Carcaça.

Com repercussão positiva da crítica especializada e também de público, o disco encontra-se em sua segunda tiragem.

CD Jogo de Palavras

Para ouvir e baixar o disco:

(6)

1 câmera 1 microfone e 1 convidado. Som na Sala foi uma parceria entre o compositor e produtor musical recifense Vinicius Castro e o video maker carioca Daniel Terra.

Foram 12 vídeos filmados e gravados na sala de estar de Vinicius, sempre contando com novos convidados para interpretar canções inéditas de Castro.

O projeto, que teve produção e direção musical e executiva assinada por Vinicius Castro, teve sua edição de abril lançada pelo Jornal O Globo, destaques em matérias do Jornal O Dia e na Revista Rolling Stone.

Passaram pela sala Julia Bernat, atriz e cantora que participou de musicais como A Noviça Rebelde, Um Violinista no Telhado e a série de tv Mal-hação; Aline Paes, vencedora do prêmio Divas da Música Brasileira 2010; Thiago Amud, elogiado compositor parceiro de músicos renomados como Guinga; Daíra Saboia, cantora destaque no musical Baby; Luiza Sales, que lançou em 2012 seu primeiro cd, produzido pelo

americano Dan Garcia; Karla da Silva, cantora atuante da Lapa e premiada no Festival Internacional Petrobrás Prata da Casa; o cantor e compositor paulista Thiago Augusto, premiado em festivais como o de Ilha Solteira, Botucatu e Vitória da Conquista.

O projeto encerrou suas atividades no ano de 2012 e já se aproxima das 100 mil visualizações em seu canal oficial de Youtube.

O cd com as 12 canções do projeto foi lançado em 2013. www.youtube.com/somnasala

www.facebook.com/somnasalaoficial

(7)

CRIA é um grupo que valoriza a inteligência da criança. A proposta é homenagear os pequenos, mas sempre mantendo a comunicação com a família inteira. O objetivo é fazer com que todos se sintam em casa. O disco de estreia do grupo, “A Família” foi lançado em 2013 e teve produção e direção musical e executiva de Vinicius Castro.

O espetáculo une músicas inéditas do elogiado compositor Vinicius Castro a textos clássicos de literatura infantil (trechos de livros de Ruth Rocha, Cecília Meireles, Adriana Falcão, Ziraldo, entre outros).

A ilustradora Lorena Kaz faz projeções ao vivo durante os shows, que conta também com releituras de canções clássicas de Vinicius de Moraes. Os arranjos do cd e do show foram feitos por renomados músicos da cena carioca, tais como Marcelo Caldi, Thiago Amud, Alfredo del Penho, Yuri Villar, Augusto Ordine, entre outros.

Contando com instrumentos como violino, clarinete, clarone, violão, cavaquinho e teclado, a banda CRIA torna-se também uma forma descon-traída de apresentar o mundo musical para as crianças.

“Em A família o grupo Cria faz um belo álbum de músicas para crianças sem apelar para dancinhas bizarras ou idolatrar personagens de TV. In-teligente, o disco é uma divertida hora de boa música, valores e educação artística.” (Beto Feitosa, Ziriguidum, UOL)

I. cri.a

substantivo feminino - animal que ainda mama, ou que nasceu há pouco tempo; filho.

II. cri.a

verbo crer, pretérito imperfeito – eu cria, tu crias, ele cria.

III. cri.a

verbo criar, presente – eu crio, tu crias, ele cria. Ouça o disco e veja os vídeos:

(8)

Trilhas Sonoras

Compôs trilhas sonoras para diversas peças de teatro e curtas-metragens, ganhando destaque em festivais ao redor do Brasil.

http://viniciuscastro.com.br/?page_id=933

Curta - Fora d’água (2012) (Direção de Bárbara Bergamaschi)

Curta - Guimba (2012)

(Direção de Jonnhy Massaro) Curta - Um Quarto para Babushka (2011)

(Direção de João Gila)

Peça - Conto da Ilha Desconhecida (2010) (José Saramago; direção Thaísa Areia)

Curta - Vestígios (2010)

(Direção de Daniel Terra/Rafael Soares) Bovarius Flavus (2013)

(Ana Zahner, direção de Lucas Calmón)

Em 2013, compôs 4 canções exclusivas para o seriado Gaby Estrella, parceria entre a brasileira Panorâmica e a americana Chatrone, veiculado pelo canal Gloob.

(9)

Série de 40 pequenos poemas escritos por Vinicius Castro entre 2010 e 2011.

Poemetos

Para ler os poemetos:

http://viniciuscastro.com.br/Vinicius%20Castro%20-%20Poemetos.pdf

Ilustrações: Daniel Gnattali Em 2013, foi o produtor musical do disco Quintal, da cantora

Karla da Silva, que ficou conhecida na mídia por sua participação no programa The Voice Brasil da Rede Globo.

Produções

Para baixar o disco:

(10)

Em 2011, artistas plásticos foram convidados para representar, através de diversos meios visuais, as canções do disco Jogo de Palavras.

Obtendo adesão em grande escala, o projeto recebeu obras de diversos estados brasileiros como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, e até mesmo participantes da Argentina, Portugal, Itália e Moçambique.

Foram recebidas obras como Revista em quadrinhos, Ilustrações, Fotos, Maquetes, Toy Art, Peças de roupa, Colagens, Montagens, entre outros.

“O Sapo Distraído” é o primeiro livro infantil de Vinicius Castro. Conta uma história lúdica através das expressões populares que envolvem sapos, como “comer mosca”, “engolir sapo” e “pegar sapinho”.

Vem acompanhado de um cd com a música que deu origem ao livro, cantada por Pedro Miranda.

As ilustrações, capa e diagramação são de Dolores Marques. Atualmente, encontra-se esgotado.

Projeto Eu era sempre no plural

Livro infantil O Sapo Distraído

  http://flic.kr/s/aHsju5aXAc

Para ler o livro:

(11)

Contatos

Créditos

Site Oficial | www.viniciuscastro.com.br Email | contato@viniciuscastro.com.br Telefone | (21) 9939.3665

Fotos Jogo de Palavras | Rogério von Krüger Fotos Som na Sala | Gabi Nehring Diagramação | Vinicius Castro Logo Vinicius Castro | Drica Voivodic Logo CRIA | Daniel Gnattali Ilustração CRIA | Frederico Cavaliere

Referências

Documentos relacionados

Crackles are adventitious respiratory sounds that provide valuable information on different respiratory conditions. Crackles automatic detection in a respiratory sound file

- Município de Alpiarça – Proposta nº3/2013 do Presidente – Proposta para emissão de parecer prévio vinculativo para renovação de contrato de aquisição de serviços de

(2014) que afirma que as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose, devem ser realizadas na atenção primária, sendo direcionadas por estratégias

A altura manométrica, vazão, tipo de filtro e qualidade da água utilizados no sistema são parâmetros do projeto intimamente relacionados que justificam a necessidade de conhecimento

 A distribuição das empresas por Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SUPRAM, aponta para uma concentração preponderante na

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

 Para a realização desta lâmina, com uma pipeta pingar uma gota de cada cultura em lâminas, colocar a lamínula em um ângulo de 45°, deixá-la cair e pressionar com