• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ATIVIDADES 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ATIVIDADES 2018"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ATIVIDADES

2018

A AZP procura ser uma Associação de referência pela promoção da proteção, bem-estar e direitos dos animais. Este principal objetivo, que norteia todo o percurso da AZP desde a sua fundação em 2001, obriga a uma constante modernização dos seus serviços e apoios, tornando-os mais eficazes ou eficientes e com elevados níveis de qualidade.

Eixos de ação

para 2018

Associativismo

Promoção,

divulgação e

fomento da rede

de parceiros

Otimização do

modelo de

funcionamento

do Hospital

Veterinário

Associação Zoófila

Portuguesa

Www.azp.pt

Março 2018

(2)

2

PLANO DE ATIVIDADES 2018

Em 2018 pretende-se aumentar a abrangência da AZP através do crescimento e diversificação da rede de parceiros, aumento de comunicação com os sócios e população em geral e aumento de oferta de serviços junto dos

sócios e dos animais que protegem.

Com a recente mudança dos estatutos é de referir que a missão da AZP passou a ser a defesa e proteção de todos os animais, em particular os que se encontrem em situação de sofrimento e risco de vida.

A AZP centra a sua atividade em ações que de modo direto ou indireto permitam contribuir para a melhoria das condições de vida dos animais, em

especial dos animais em risco e/ou abandonados, apoiando os seus responsáveis e também os associados que intervenham em sua defesa.

O principal meio de atuação da AZP é a prestação de cuidados de saúde através do Hospital Veterinário. Concretizando, a intervenção da AZP materializa-se nas seguintes áreas:

Hospital Veterinário

o Prestação de cuidados médico-veterinários, nomeadamente consultas, vacinas, cirurgias, ecografias, RX, análises ou internamento, com direitos especiais para os nossos sócios;

o Prestação de cuidados médico-veterinários a animais desprotegidos e abandonados;

o Esterilização/castração de animais errantes;

o Promoção da importância da saúde e dos cuidados médico-veterinários junto da população, em especial da mais carenciada.

Pelos Direitos dos Animais

o Denúncia e acompanhamento de situações de maus tratos e de crueldade para com animais, atuando em sua defesa;

(3)

o Observação do cumprimento da legislação vigente, que tutela o auxílio, a proteção e a assistência aos animais;

o Intervir no estudo e debate de medidas de carácter económico-social que afetem os fins da AZP.

Divulgação

o Sensibilização da população para os direitos dos animais e educação para o bem-estar animal;

o Promoção da esterilização dos animais de companhia;

o Promoção da adoção responsável dos animais;

o Estímulo de uma cultura de respeito pela vida e combate ao abandono.

Parcerias

o Cooperação com entidades públicas e privadas em iniciativas que visem a promoção dos interesses dos animais e a promoção do bem-estar animal e ambiental;

o Colaboração com outras associações de proteção animal no sentido de tornar mais eficaz o trabalho desenvolvido a favor do bem-estar dos animais, em particular dos que foram abandonados e sujeitos a maus-tratos.

O aumento de âmbito da AZP e a ambição para 2018 podem ser organizados em três grandes objetivos estratégicos: “associativismo”, “promoção, divulgação e fomento da rede de parceiros” e a “otimização do modelo de funcionamento”.

Para concretizar estes 3 objetivos estratégicos houve porém necessidade de aumentar os objetivos operacionais, tendo em conta os novos desafios que são propostos alcançar. O Quadro seguinte reflete as relações existentes entre os objetivos estratégicos e os operacionais que serão descritos no ponto seguinte deste plano.

(4)

4 MATRIZ DE RELACIONAMENTO DOS

OBJETIVOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Associativismo Promoção, divulgação e fomento da rede de parceiros Otimização do modelo de funcionamento da AZP O BJ ET IV O S O PE R A CIO N A IS

Combater o abandono e promover o controlo populacional dos animais errantes

X X

Responder aos pedidos de ajuda X X X Melhorar a gestão da AZP

X Melhorar o funcionamento do

hospital veterinário X

Garantir maior proximidade com

clientes, sócios ou público em geral X X X Valorizar a equipa

(5)

SOBRE O FUNCIONAMENTO da AZP

ESTRUTURA

A AZP tem uma estrutura constituída por Órgãos Sociais, compostos por uma Mesa da Assembleia Geral, um Conselho Fiscal e uma Direção e tem cerca de 17.000 associados.

VOLUNTÁRIOS

Conta com a ajuda de um grupo de voluntários que asseguram funções em diversas áreas de atuação da associação, desde uma intervenção mais próxima e direta com os animais apoiados pela AZP (passeios, entrega de animais para adoção, etc.) a uma intervenção indireta, mas igualmente importante para o desempenho global, através de apoio jurídico, de design, entre outros.

FÁMILIAS DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO

Conta com a ajuda de um grupo de pessoas que disponibilizam o seu tempo para tratar temporariamente de alguns dos animais que estão sob a responsabilidade da AZP. Estas FAT são de extrema importância dado que nos permitem acolher animais que de outra forma não poderiam ficar ao cuidado da AZP.

PARCERIAS

Pela importância que revestem na concretização da missão da AZP, salienta-se a articulação com cerca de 31 parceiros com as quais a AZP

estabeleceu protocolos de

cooperação visando cimentar um trabalho de parceria e desta forma aumentar a capacidade de ação.

RECURSOS HUMANOS ASSALARIADOS

A AZP tem uma vasta equipa composta por 14 Médicos Veterinários, 9 Auxiliares/Enfermeiros e

7 Administrativos e 1 pessoas na área da limpeza. Esta equipa multidisciplinar é indispensável

para suportar a atividade desenvolvida, quer na sua componente mais comercial (serviços médico veterinários) quer na sua componente associativa.

(6)

6

SERVIÇOS PRESTADOS NO ÂMBITO DO HOSPITAL VETERINÁRIO

No âmbito do hospital veterinário, a AZP presta serviços em quatro grandes áreas:

✓ Medicina Preventiva: Consultas gerais, de ginecologia/obstetrícia, de ortopedia, de oftalmologia, de dermatologia, a animais exóticos, checkup, vacinação, desparasitação e destartarização;

✓ Cirurgia e Anestesia: no âmbito da ginecologia/obstetrícia, dos tecidos moles e da ortopedia;

✓ Outros Serviços: Urgências, Internamentos (incluindo os de animais com doenças infecto-contagiosas), quimioterapia, endoscopia e acupunctura.

✓ Meios de Diagnóstico: Análises Clínicas, Radiografia Digital, Ecografia, Eletrocardiograma, Ecocardiografia.

(7)
(8)

8

Objetivo Operacional 1 Combater o abandono e promover o controlo populacional dos animais errantes

O combate ao abandono é uma das prioridades da AZP enquanto associação que assume, como missão central, a procura de melhores condições de vida dos animais. Este combate deve ser realizado de uma forma direta, consciencializando, quem adota, sobre as responsabilidades de uma adoção (por exemplo através de sessões de informação/formação) e promovendo essas mesmas adoções responsáveis, mas também, de forma mais indireta, utilizando a esterilização como método de controlo populacional e elucidando a população sobre os seus benefícios a vários níveis. A promoção de mais e melhores parcerias com outros organismos (associações, autarquias, etc.) e a promoção de ações de informação junto da população em geral, serão um forte veículo, direto e indireto, para atingir este objetivo.

Em 2018 pretende-se iniciar um novo ciclo de parcerias avançando para o trabalho direto com as câmaras municipais e com as juntas de freguesia próximas, com o intuito de, por exemplo, realizar campanhas de esterilização, ou mesmo de ajudar à instalação local de comissões de bem-estar animal.

Pretende-se acompanhar igualmente a implementação da Lei 27/2019 e, nesse âmbito, poder contribuir para o esclarecimento das populações sobre a situação vivenciada nos respetivos concelhos.

Objetivo Operacional 2 Responder aos pedidos de ajuda

Em 2018 mantem-se o objetivo de rápida e eficazmente se continuar a dar uma resposta aos pedidos de apoio que surjam. Continuará a existir toda a preocupação de racionalização dos meios e, em simultâneo, socorrer todos os animais que estejam a precisar de cuidados de saúde urgente. Haverá, como até aqui, controlo ao nível da concessão de apoio, não apenas por razões de evitar que os custos possam assumir proporções que coloquem em causa a sustentabilidade da AZP, mas também para evitar uma utilização abusiva dos meios da associação por parte de quem possui disponibilidade financeira..

Pretende-se formalizar e divulgar a política de apoios praticada pela AZP, de modo a podermos continuar a orientar a nossa ação para a ajuda a animais que estão em situação de necessidade urgente de cuidados médico veterinários.

(9)

Na linha do propósito de mobilizar todas as pessoas que trabalham para a AZP, em 2018 pretende-se promover uma maior participação dos voluntários, nomeadamente nas iniciativas de socorro a animais e também no envolvimento de ações que a AZP venha a fazer junto de entidades parceiras, nomeadamente associações que precisem de ajuda para, por exemplo, melhorar as condições de vida dos animais que albergam.

Objetivo Operacional 3 Melhorar a gestão da AZP

É objetivo da AZP obter a declaração de utilidade pública, pelo que se pretende em 2018 efetuar as diligências necessárias para esse fim.

Numa lógica de melhoria da gestão global existe o objetivo de mudar significativamente o modelo de delegação de competências que tem sido possível implementar até ao presente. Pretende-se reformular o que existe no sentido de não transferir da direção para a equipa operacional algumas das valências, nomeadamente a gestão de recursos, gestão de conflitos, representação formal e informal da direção, entre outos aspetos. Em linha com a revisão de atribuições, pretende-se que seja feita a revisão do programa funcional do hospital, de modo a que no mesmo sejam refletidas as diferentes mudanças preconizadas.

Mantem-se como fundamental o melhoramento do relacionamento da AZP com os sócios quer ao nível da frequência quer na respetiva qualidade. Pretende-se definir um novo modelo de comunicação, mais próximo, mais frequente e facilitador de toda a componente administrativa, de modo a que seja possível utilizar o tempo de comunicação com qualidade.

Objetivo Operacional 4 Melhorar o funcionamento do hospital veterinário

Em 2018 iremos continuar a apostar na melhoria dos procedimentos, da oferta de serviços, da comunicação com os clientes e do atendimento na generalidade. Assim, a utilização de vários meios de comunicação com os sócios deve ser maximizada, nomeadamente as redes sociais, internet, site, informação na sala de espera, entre outras.

A gestão do hospital é uma tarefa contínua que tem de ser assegurada todos os dias, pois a dimensão da atividade exige constante ajustamento às necessidades dos milhares de pessoas que procuram os serviços médico veterinários prestados pela AZP.

(10)

10

É fundamental continuar o processo de definição/revisão de protocolos clínicos, tendo em vista a normalização da resposta para casos idênticos e, também, a implementação generalizada dos valores que a AZP defende enquanto associação.

Na vertente clínica espera-se continuar a atualização e modernização a todos os níveis, nomeadamente em termos de práticas cirúrgicas, procurando reforçar a implementação de novos métodos de intervenção e também aumentar a execução com os recursos que existem.

Pretende-se avançar para a implementação de um sistema de controlo de qualidade tendo em conta a opinião dos clientes dos serviços prestados no hospital veterinário.

Objetivo Operacional 5 Garantir maior proximidade com clientes, sócios ou público em geral

Um dos grandes desafios para 2018 é a ponderação, definição e implementação de um primeiro conjunto de ações integrando um novo modelo de comunicação com os sócios e com a população em geral.

Mantem-se a necessidade de dar continuidade e até de ponderar o método do trabalho de aproximação através da concretização de algumas campanhas específicas dirigidas a sócios (por exemplo, mês do animal obeso, mês do animal sénior, dia do animal, entre outras) e fazendo uso de todas as funcionalidades das novas tecnologias (OE 3).

Em 2018 mantem-se também a necessidade de garantir uma capacidade de resposta da AZP, a qual em grande medida implica aumentar o número de sócios através de campanhas de recrutamento, aumentar o número de Voluntários e as suas áreas de atuação, aumentar a rede de Famílias de Acolhimento Temporário e implementar um sistema de apadrinhamento de animais abandonados.

Em 2018 pretende-se igualmente efetuar a revisão do site da AZP, incluindo numa nova vertente que se considera essencial e que passa pela introdução das novas funções de “Portal do sócio”, de modo a facilitar a comunicação entre as partes e, em simultâneo, eliminar tarefas administrativas e libertando assim recursos humanos que são sempre escassos.

Com o sentido de promover a produção de informação e de investigação nas áreas de interesse da AZP, espera-se que em 2018 possa ser possível mobilizar forças para a influência das entidades que atuam ao nível da produção de informação e promoção da investigação.

(11)

Objetivo Operacional 6 Valorizar a equipa

Em 2018 pretende-se continuar com ações de valorização, formação e reconhecimento do trabalho realizado por todas as pessoas que contribuem para o cumprimento da missão da AZP, isto é, equipa médica, enfermeiros, auxiliares, administrativos, assistentes, voluntários, famílias de acolhimento temporários, padrinhos, amigos, parceiros formais e parceiros informais.

Pretende-se promover a realização de encontros para debater assuntos de interesse comum e dessa forma permitir que a organização continue a crescer de forma estruturada, abrangente e com a visão de fazer mais e melhor pelos animais que precisam da ação da AZP.

(12)

12 OBJETIVOS E METAS 2018

OBJETIVOS OPERACIONAIS INDICADORES 2016 2017

2018 METAS var G1 Combater o abandono e promover o controlo populacional dos animais errantes

Número de animais esterilizados/castrados (inclui

protocolos) 1 620 2 050 2 500

22% Número total de parcerias com associações e

autarquias 26 31 35 13%

Definir e implementar programa de apoio à instalação de comissões de bem-estar animal nos órgãos concelhios

S/N -

G2 Responder aos pedidos de ajuda

Publicação de uma Política de Concessão de Apoios N N S/N -

Volume financeiro de apoio a animais socorridos com utilização dos serviços do hospital

151 664 € 17% receita 15% receita - G3 Melhorar a gestão da AZP

Solicitar a declaração de utilidade pública S/N

Implementar nova lógica de comunicação com os

sócios/clientes S/N

Reformular competências operacionais das coordenações e atribuir competência aos elementos da direção. Rever Programa Funcional do Hospital

S/N

G4

Melhorar o funcionamento do hospital veterinário

Número de consultas realizadas 11 182 10 332 11 000 6%

% de consultas por marcação antecipada (média mês) 42% 37% 45% +8 pp Informatização do internamento e do bloco operatório N N S/N - Implementação de um sistema de controlo de

qualidade tendo por base a opinião dos clientes a observar de forma regular e sistemática

S/N -

Classificação obtida no questionário de avaliação do atendimento (receção) presencial e telefónico (escala de mau a muito bom)

Muito bom

Muito

bom Muito Bom -

Redução do número de desistências e faltas de

cirurgias 10% 10% 5% - 5 pp

Implementação de uma Sistema de gestão e controlo

de stocks N N S/N

Manutenção de cobrança de dívidas através Débito

Direto 74% 78% 78%

Número de novos protocolos clínicos implementados 5 6 5 -1

Classificação global obtida no questionário de avaliação da comunicação (relevância, proximidade, oportunidade, etc.) entre corpo clínico e clientes. (escala de mau a muito bom)

Muito bom

Muito

(13)

OBJETIVOS OPERACIONAIS INDICADORES 2016 2017

2018

METAS var

Classificação obtida no questionário de avaliação da comunicação de diagnósticos, resultados (por exemplo, análises) e procedimentos médicos (escala de mau a muito bom)

Muito bom

Muito

Bom Muito Bom -

Classificação obtida no questionário de avaliação do serviço de seguimento/ acompanhamento de intervenções cirúrgicas (escala de mau a muito bom)

Muito bom

Muito

Bom Muito Bom -

G5 Garantir maior proximidade com clientes, sócios ou público em geral de modo a promover divulgação de informação e de conhecimento

Definir plano global de comunicação com os sócios e a sociedade em geral, implementar pelos menos 3 ações concretas

S/N -

Ações de promoção de produção de informação e

investigação nas áreas de interesse da AZP S/N

Número de novos sócios 1 320 1 286 1 500 17%

Percentagem de fidelização de sócios (% de quotas pagas dos anos anteriores face ao total de quotas pagas)

18% 26% 30% +4 pp

Número de newsletter enviadas 2 4 6 + 2

Número de campanhas específicas dirigidas aos sócios (exemplo, mês do animal obeso, mês do animal sénior, entre outras)

0 0 3 +3

Rever o site da AZP e criar o "Portal do sócio" S/N - Aumento do número de likes no Facebook AZP 29 000 32 000 35 000 + 3000

G6 Valorizar da equipa

Organização de encontro para debater bem-estar animal em ambiente hospitalar (organização interna ou externa)

0 0 10 a 20

colaboradores

Número de formandos em ação orientada para

cuidados paliativos em animais 0 0

10

colaboradores Encontros anuais para fomento da comunicação e

aproximação entre todos os elementos da AZP - voluntários, famílias de acolhimento, funcionários, órgãos sociais, padrinhos e madrinhas.

2 0 2 reuniões

Número de formandos em formação especifica na

área veterinária 4

2 a 3

Referências

Documentos relacionados

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

Uma vez que o paciente apresentava níveis extremamente elevados de leucina no plasma (1956 micromoles/L, para um normal de até 77), houve necessidade de se realizar

Por carta de 22 de maio de 2019, as Partes informaram o Tribunal de que tinham alcançado um acordo para resolver o diferendo, e fizeram um pedido formal para que o Tribunal

O atendimento ao conveniado é realizado de segunda à sexta-feira, no período de 7h às 19h , e aos sábados de 7h às 14h (horário de Brasília). Em caso de dúvidas, entre em

Neste trabalho serão apresentadas algumas destas respostas, abordando especialmente as relações entre sono, sonho e aprendizagem, em uma perspectiva ampla

Os módulos de elasticidade obtidos nos ensaios também foram analisados, para estabelecer uma comparação entre os valores encontrados na utilização dos dois tipos

Partiu-se de dados levantados em dois casos estudados separadamente: O primeiro foi o desenvolvimento de uma semeadora de tração animal para utilização na

Dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR, sobre pagamento da dívida representada por Títulos da Dívida Agrária e dá outras providências. 1º O Imposto