• Nenhum resultado encontrado

CEMP Centro Educacional Marapendi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CEMP Centro Educacional Marapendi"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CEMP – Centro Educacional Marapendi

Nome: _____________________________________________________ Data: __/__/2020 Professor: Kellen Sampaio 7o Ano do Ensino Fundamental II Turma: _____

Atividades de fixação

Leia o texto abaixo.

Gravação

– Pronto, tá ligado. Posso começar? – Pode.

– O senhor se sente realizado? – Por que você quer saber isso?

– Nada não. O professor é que mandou lhe perguntar.

– O professor tem interesse em saber se eu me sinto realizado? – Sei não senhor.

– Então diga ao professor que venha me procurar.

– Pra quê? – Para eu lhe perguntar se ele se sente realizado. – O senhor vai perguntar isso a ele?

– Vou.

– O senhor também está estudando? Nessa idade, poxa!

– Quê que tem? Toda idade é boa para estudar, a gente não acaba nunca de saber as coisas. Mas não estou estudando não.

– Então por que vai perguntar isso ao professor?

– Porque se ele quer saber se eu me sinto realizado, eu também quero saber a mesma coisa dele. Indiscrição por indiscrição.

– Gozado... Mas se o senhor fizer isso, não bota o meu nome no meio, porque vai dar grilo. Vê lá, hem.

– Fique descansado. Não vou comprometer você.

– E o senhor só vai responder a minha pergunta depois de falar com ele? E se ele não responder? Se demorar? Tenho de entregar esta entrevista até quinta-feira.

– Bem, eu respondo agora mesmo. – Então responde, vamos lá.

– Primeiro eu preciso saber: o que é se sentir realizado? – O senhor não sabe?

– Para dizer o que eu sinto, quero saber antes se o que eu sinto é o mesmo que se deve sentir quando se está realizado, ou se julga estar. E para isso é preciso saber o que é estar realizado.

– Poxa, não complica.

– Estou complicando, meu querido? Minha intenção era simplificar, esclarecer. O que é mesmo se sentir realizado?

– Ora! Se sentir realizado é... quer dizer... Não sei explicar muito bem, mas o senhor entende, né? – Mais ou menos. Quer dizer: menos. E você?

– Se o senhor não entende bem, eu é que vou entender? – Então, como é que eu posso responder?

– Ué, o senhor é o entrevistado, o que sabe das coisas. – E quando não sei?

– Não sabe se está realizado? – Não sei nem o que é realizado.

– Corta essa. Não vai me dizer que não tem dicionário em casa.

– Tenho alguns, mas em vez de me tirarem as dúvidas, me acrescentam outras.

– Desculpa, mas o senhor é enrolado, hem! Será que não achou o significado de realizado?

(2)

se tornou real. Será que me tornei real? E antes não era? Quê que eu era então? Fantasma? Projeto? – Assim o senhor me funde a cuca.

– Não tenho intenção. – E os outros significados?

– No fim, está o neologismo, e aí é que – desculpe a expressão, que não costumo usar, mas me deu vontade – aí é que a vaca vai pro brejo. Aqui está: “indivíduo realizado: dito por uma pessoa, de si própria, quando considera ter alcançado todos os seus objetivos no terreno ético ou no de suas atividades profissionais ou artísticas”.

– Tá legal.

– Legal no papel, mas e dentro de mim? – Dentro do senhor o quê?

– Quais são meus objetivos no terreno ético, ou, mais modestamente, no terreno de minhas atividades profissionais ou artísticas? Tenho objetivos éticos definidos? Quais são? São meus ou me são impostos ou sugeridos pela educação e pela conveniência social? Se fossem exclusivamente meus, quais seriam? E em minhas atividades práticas ou criativas? Que é que eu pretendo? Pretendo sempre as mesmas coisas? Não mudo de alvo? Não danço conforme a música ou até sem ela e contra ela? Que é que eu sei de positivo a respeito disso, ao longo de minha vida? Que pretendia eu há 20 anos? Há 10? Na semana passada? Me procure depois de eu morrer. Aí então, posso dar o balanço.

– Chega! Chega!

– Estou caceteando você?

– Não está enchendo não. É que a fita acabou. Até que a entrevista foi bacana, um tremendo barato. O professor vai delirar, a turma também. Um cara que não sabe se está realizado nem o que é realizado! Papo findo, tchau!

Carlos Drummond de Andrade.

Glossário:

Caceteando: aborrecendo Ético: com valores morais

Findo: terminado Neologismo: palavra criada

1. Nos itens a seguir, marque as alternativas corretas.

a) o que se pode encontrar nesse texto? ( ) Narração ( ) descrição ( ) Narrador ( ) Locutor ( ) diálogo ( ) personagem ( ) discurso direto ( ) discurso indireto

b) o que retrata o diálogo do texto? ( ) uma situação familiar.

( ) um episódio dentro da escola. ( ) uma cena de todo dia.

( ) uma conversa bem-humorada. ( ) um fato vivido pelo autor.

( ) uma conversa entre duas pessoas. c) Justifique sua resposta do item anterior, informando qual o assunto do texto.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(3)

2. Responda às perguntas a seguir sobre o texto de Carlos Drummond de Andrade. a) Quantas e quais são as personagens?

__________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

b) Por que no texto não aparece o nome das personagens, indicações de tempo nem a localização?

__________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

c) Você acha que o adulto é o próprio Carlos Drummond de Andrade?

__________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ d) É possível perceber que o estudante se preparou para fazer a entrevista, elaborando antecipadamente as perguntas. Quantas perguntas planejadas ele fez durante a entrevista? Qual(is)?

__________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

3. Que tipo de linguagem foi usada no texto: formal ou informal? Exemplifique.

__________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

4. Pelo título do texto, é possível perceber que o estudante usa um gravador para registrar sua conversa com o autor. Responda: Você acha que ele estava usando o gravador do celular? Justifique sua resposta com elementos do texto. __________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(4)

5. Responda às perguntas a seguir e justifique com trechos do texto.

a) O estudante está realizando a entrevista em razão de sua própria curiosidade?

__________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) Durante a entrevista, o estudante fica satisfeito com as respostas do autor?

__________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 6. Relacione os sentimentos com os trechos da fala do estudante.

(A) Surpresa (B) Ansiedade (C) Desconfiança (D) Preocupação

( ) – E o senhor só vai responder a minha pergunta depois de falar com ele? E se ele não responder? Se demorar?

( ) – O senhor também está estudando? Nessa idade, poxa!

( ) – Então responde, vamos lá. ( ) – O senhor não sabe?

( ) – Corta essa. Não vai me dizer que não tem dicionário em casa.

7. Reescreva as sentenças substituindo as palavras, frases ou expressões destacadas. a) Mas se o senhor fizer isso não bota o meu nome no meio, porque vai dar grilo.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) – Assim o senhor me funde a cuca.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ c) Aí é que a vaca vai pro brejo.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ d) – Tá legal.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(5)

8. Leia o trecho a seguir e faça o que se pede.

– (...) Até que a entrevista foi bacana, um tremendo barato. O professor vai delirar, a turma também. Um cara que não sabe se está realizado nem o que é realizado! Papo findo, tchau!

O que é possível perceber nessa fala do estudante? Assinale a alternativa correta e depois justifique.

( ) Alegria por ter terminado o trabalho. ( ) Felicidade por ter feito uma bela entrevista.

( ) Ironia ao dizer que o professor e os colegas vão delirar. Justificativa:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

9. No texto a seguir, coloque os sinais de pontuação que foram omitidos.

10. Explique a função da pontuação destacada no texto a seguir.

A casa ficava escondida atrás de um muro de pedra forrado de avencas. Ali, uma placa dourada: Dr. Rui Muniz – médico. Lília tirou a chave da bolsa, abriu o portão e entrou. Lá dentro, um outro mundo. Ela reconhecia cada árvore, cada flor. O quintal crescera com ela, pois o pai havia mandado plantar as árvores. De quem tinha Lília herdado o amor pela natureza? Do pai, naturalmente! Pois a mãe, sempre que olhava para as plantas, era para criticar, dizendo: “Se eu fosse você, Rui, mandava cortar todas essas porcarias e cimentar o chão. Árvores só servem para jogar folhas no chão e dar trabalho para a limpeza!”. Dr. Rui dava uma risada e nem respondia. Adiantava contestar o espírito árido da mãe, igual ao do Marcos César?

JOSÉ, Ganymédes.

a) Ali, uma placa dourada: __________________________________________________________________ b) cada árvore, cada flor ____________________________________________________________________ c) pela natureza? __________________________________________________________________________ d) Do pai, naturalmente! ___________________________________________________________________ e) era para criticar, dizendo: _________________________________________________________________ f) “Se eu fosse você, (...) a limpeza!” ___________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

As benzedeiras (os) são profundas(os) conhecedores das ervas medicinais (MARTINS; JOSEFINA, sem data). As ervas podem ser benzidas, o que torna sua eficácia ainda

Assim, mais estudos se tornam necessários para verificar os efeitos de cada condicionador de forma separada, juntamente com as verificações dos parâmetros físicos e

005 Requisição de compra 150 2 O sistema deve disponibilizar uma tela para que o usuário faça as requisições de compra de material para venda externa.. Uma requisição

Nos itens em que os critérios específicos não se apresentem organizados por níveis de desempenho, as respostas corretas são classificadas com a cotação total

Durante a semana as atividades assíncronas estarão disponíveis no Moodle (texto em PDF, outros materiais didáticos indicados e fórum de discussão).. Semana 13 e 16

Em relação à contratação de empresas prestadoras de serviços, considerando o cenário emergencial e excepcional, e como sugerido pela SES/GO no Ofício nº

Espelho diário [Daily Mirror] was released in 2001 as a two-channel video installation that records a performance of Rosângela Rennó for the camcorder.. Elaborated as an

Entretanto, na projeção lateral é claro que os ossos társicos central e terceiro não estão ossificados em sua extensão dorsal. Classe 3 de ossificação cárpica → todos os