• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 02/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE POS DOUTORADO - PNPD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 02/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE POS DOUTORADO - PNPD"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL 02/2017

SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE POS DOUTORADO - PNPD

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGENF/FURG) torna público o Edital para o preenchimento de 01(uma) bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD, regido pela Portaria 086/2013 da CAPES.

1. DOS OBJETIVOS DA SELEÇÃO:

O processo de seleção para a vaga no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) MEC/CAPES tem por objetivo promover a realização de estudos de alto nível; promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral; reforçando os grupos de pesquisa nacionais.

2. DA VAGA

Será disponibilizada 1 (uma) vaga para ingresso, com bolsa de estudos do Programa Nacional de Pós-Doutorado MEC/CAPES (PNPD), com duração de 12 meses, observados os critérios para renovação, de acordo com a Portaria 086/2013 da CAPES. A bolsa terá valor a ser fixado e pago pela CAPES diretamente ao bolsista.

3.DO PERFIL DO CANDIDATO

Enfermeiro com título de Doutor em Enfermagem ou área afim;

A meta científica a ser atingida pelo candidato no seu Projeto de pesquisa deve ter aderência à uma das áreas temáticas, descritas no item 4.2.2 deste Edital.

A(s) meta(s) científicas a ser(em) atingida(s) pelo candidato no seu projeto de pesquisa devem estar inseridas em uma das linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da FURG, e devem almejar a publicação de artigos em revistas qualificadas, especialmente em revistas internacionais de alto impacto (extratos A1 e A2). Além das metas científicas, o bolsista PNPD deverá contribuir na formação de recursos humanos, na forma de colaboração e/ou orientação de alunos e oferecimento de disciplina(s) (tópicos especiais).

(2)

E-mail: pgenf@furg.br

4. DA INSCRIÇÃO

4.1. Do período e do local:

4.1.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 18 de abril a 05 de maio de 2017 pela manhã, pessoalmente pelo interessado ou seu procurador que deverá apresentar procuração por instrumento público ou particular, acompanhada de cópia do documento de identidade, junto à Divisão de Protocolo – Campus Saúde – à Visconde de Paranaguá nº 102 - Centro, Rio Grande/RS CEP: 96203190.

4.2 - Da documentação necessária:

4.2.1 Para se inscrever no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Cópia da carteira de identidade ou passaporte estrangeiro (1 via); b) Cópia do CPF (1 via);

c) Cópia do diploma de doutor (1 via) ou atestado que comprove o título;

d) Currículo no formato CNPq-Lattes (modelo resumido do período 2012 - 2017) e documentado (cópia simples). No caso de estrangeiro: Foreign Researcher Curriculum Vitae e) Carta manifestando e justificando o interesse pela bolsa;

f) Projeto de pesquisa.

4.2.2 O projeto de pesquisa deverá ter:

I. Caracterização do principal problema a ser abordado; II. Objetivos e metas a serem atingidos;

III. Metodologia e estratégia de ação; IV. Resultados e impactos esperados;

V. Cronograma de atividades (a partir da implementação da bolsa); VI. Viabilidade de execução do projeto;

VII. Aderência à uma das áreas temáticas:

a) Saúde da Criança e do Adolescente – Supervisora: Profa. Dra. Giovana Calcagno Gomes b) Ética na Educação – Supervisor: Prof. Dr. Edison Luiz Devos Barlem

c) Saúde Mental – Supervisora: Profa. Dra. Mara Regina Santos da Silva

(3)

I. REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

1) Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Comitê de Pós-graduação do PPGEnf/FURG; 5.2 Dispor currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo III da Portaria 086/2013;

5.3 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

5.4 O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do item 5.4 deste Edital, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

§ 3º O candidato aprovado na modalidade “c”, item 5.4 deste Edital, deverá apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

Parágrafo Único: a comprovação de afastamento da instituição de origem deverá ser apresentada até o momento de implementação da bolsa.

§ 4º O candidato aprovado na modalidade “c”, item 5.4 deste Edital, não poderá realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possui vínculo empregatício.

§ 5º O candidato aprovado na modalidade “c” do item 5.4 deste Edital, terá como prazo máximo de vigência da bolsa o período de doze (doze) meses, sem possibilidade de renovação.

(4)

E-mail: pgenf@furg.br

§ 6º O candidato aprovado na modalidade “a” e “b”, do item 5.4 deste Edital, terá como prazo de vigência da bolsa o período de doze (12) meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite de sessenta (60) meses.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada com base na análise:

a) do projeto de pesquisa: será considerado na avaliação a aderência à linha de pesquisa informada; coerência teórico-metodológica da proposta de pesquisa e a exequibilidade do projeto no período de duração da bolsa.

b) do Curriculum Vitae: será considerada a produção bibliográfica (artigos, capítulos e livros – publicados ou no prelo) no período de 2012 a 2017 de acordo com a Tabela de Pontuação Anexa.

6.2 As publicações devem ser comprovadas com cópias simples.

6.3. Todas as etapas deste Edital serão desenvolvidas sob a responsabilidade da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

6.4 A avaliação será realizada por uma banca composta por três docentes do PPGEnf /FURG: Profª Drª Adriane Maria Netto de Oliveira; Profª Drª Marlene Teda Pelzer e Prof. Dr.Luciano Garcia Lourenção.

7 Cronograma do Processo:

O cronograma de seleção e divulgação dos resultados obedecerá às seguintes datas: Inscrições: 18 de abril a 05 de maio de 2017 pela manhã.

Homologação das inscrições: 05 de maio de 2017 pela tarde

Entrada de recurso à homologação das inscrições: 08 de maio de 2017 pela manhã. Resposta ao recurso: 08 de maio de 2017 à tarde.

Análise do Projeto e do Currículo lattes: até 11 de maio de 2017 pela manhã. Divulgação do Resultado Preliminar: 11 de maio de 2017 até o fim da manhã.

Entrada de recurso do resultado preliminar do processo de seleção: 12 de maio de 2017 pela manhã.

(5)

7.1 O resultado final do processo seletivo dar-se-á pela média das notas obtidas nos quesitos projeto de pesquisa (peso 3,0) e Curriculum Vitae (peso 7,0).

7.2 Em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios: 1.o maior pontuação no currículo.

2.o maior pontuação na avaliação do projeto de pesquisa e do plano de trabalho.

732 O resultado final da seleção será divulgado no dia 12 de maio de 2017, no site do PPGEnf/FURG (http://www.ppgenf.furg.br), para implementação até 15 de maio de 2017. 7.3 Maiores informações na Coordenação do PPGEnf, pelo telefone (53) 3237-4608 ou pelo e-mail: pgenf@furg.br

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A cota de bolsa PNPD passará a seguir as regras estabelecidas neste Edital e pela Portaria nº 086, de 03/07/2013 da CAPES, ficando revogadas todas as disposições contrárias.

Universidade Federal do Rio Grande Escola de Enfermagem

Programa de Pós-graduação em Enfermagem

Área Acadêmica - Campus da Saúde - 4º andar

Rua Gen. Osório, s/nº - CEP 96200-190 – Fone/Fax: (53)32374608 / 32374605 E-mail: pgenf@furg.br

Rio Grande, 17 de abril de 2017.

Profa Dra Giovana Calcagno Gomes Coordenadora do PPGEnf/ FURG

(6)

E-mail: pgenf@furg.br

ANEXO - T

abela para pontuação do Curriculum lattes

Obs.: O Curriculum Lattes limita-se aos itens da tabela de pontuação. Considerar o período a partir de janeiro de 2012 quanto às produções.

Produção científica Pontos Artigo em Periódico Qualis A1=25 Qualis A2= 20 Qualis B1 =15 Qualis B2= 10 Qualis B3= 5 Qualis B4 e B5=3 Sem limite

Livro publicado com corpo editorial e ISSBN (10 pontos por livro)

Até 20

Capítulo de livro publicado com corpo editorial (3,0 por capítulo)

Até 9

Referências

Documentos relacionados

DECivil GESTEC 63 63/187 /187 Pequenos vãos com lintéis em pedra (janelas e portas) Paredes de alvenaria de pedra Pisos em madeira… Casa particular em Atenas DECivil GESTEC 5.

FIGURA 3: Índice de Regeneração Natural em cada classe (C1, C2 e C3), das 15 espécies de maior Índice de Regeneração Natural Total em um remanescente de floresta ecotonal na

História do direito do trabalho; conceito do direito do trabalho; denominação; natureza jurídica; autonomia do direito do trabalho; relação do direito do trabalho com outros ramos

Produz um discurso organizado e correto OU produz um discurso com ocorrência de um ou dois erros nos planos ortográfico e de pontuação, e/ou com ocorrência de um erro nos planos

responsável pela inscrição, análise de títulos e realização da prova didática, estabelecidos neste Edital, das 08h às 13h, dirigidos ao Presidente da Banca Examinadora respectiva

Entre elas, merecem destaque: Embrapa Cerrados, Embrapa Solos, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Monito- ramento por Satélite,

O objetivo da pesquisa foi retomar o percurso por meio do qual Edith Stein propôs suas análises a respeito da constituição do objeto psíquico (em específico, em relação ao tema

Para isso, pretendemos usar como exemplo a relação entre o design em hipermídia, especificamente, e a comunicação, fazendo uso principalmente do conceito de signo em Peirce e