• Nenhum resultado encontrado

A Alegria do Evangelho Lectio Divina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Alegria do Evangelho Lectio Divina"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Alegria

do Evangelho

Lectio Divina

#20 [01 MAI 2014]

CONHECER para ter ESPERARANÇA

e SER ALEGRE

Oração inicial: Invocação do Espírito Santo

V. Vinde, Espírito Santo,

enchei os corações dos vossos fiéis.

R. E acendei neles o fogo do Vosso amor.

V. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado.

R. E renovareis a face da terra.

Oremos:

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito San-to, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua conso-lação; dai-nos a graça de acolhermos a vossa Palavra e de a deixarmos frutificar no coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Itinerário

1º Passo – Statio (Preparação): “Senhor, eu estou sedento de Ti”… “Meu

filho e minha filha, caminha para a alegria”…

Cântico:

Alegrem-se os céus e exulte a terra: ressuscitou Jesus Cristo! (bis)

2º Passo – Lectio (Leitura):“Senhor, Tu caminhas que comigo, a Ti quero

conhecer”… “Meu filho e minha filha, escuta a minha Palavra”…Que diz o texto?

(2)

(ver Evangelho folha anexa)

«Ainda hoje é bom e salutar fazer esta viagem no mapa e no coração a Emaús. O peregrino encontra nesta aldeia árabe uma igreja, à guarda dos Padres Franciscanos da Custódia da Terra Santa, que recorda os acontecimentos narrados no sublime episódio de Lc 24, (…). Nas paredes desta igreja pode ler-se em várias línguas um belo e significativo poema, que aqui passa também a conhecer o português: “Todos os dias / Te encontramos / no caminho / Mas muitos reconhecer-Te-ão / apenas / quando / repartires connosco / o Teu pão. / Quem sabe? / Talvez / no último entardecer».

(António Couto) Da Carta Apostólica do Papa João Paulo II, “Ficai connosco Senhor”

Nº 1 – «Fica connosco, Senhor, pois a noite vai caindo» (cf. Lc 24,29). Foi este

o instante convite que os dois discípulos, directos a Emaús na tarde do próprio dia da ressurreição, dirigiram ao Viajante que se lhes tinha juntado no cami-nho. Carregados de tristes pensamentos, não imaginavam que aquele desco-nhecido fosse precisamente o seu Mestre, já ressuscitado. Mas sentiam «arder» o seu íntimo (cf. Lc 24,32), quando Ele lhes falava, «explicando» as Escrituras. A luz da Palavra ia dissipando a dureza do seu coração e «abria-lhes os olhos» (cf. Lc 24, 31). Por entre as sombras do dia que findava e a obscuridade que pairava na alma, aquele Viajante era um raio de luz que fazia despertar a espe-rança e abria os seus ânimos ao desejo da luz plena. «Fica connosco» — supli-caram. E Ele aceitou. Pouco depois o rosto de Jesus teria desaparecido, mas o Mestre «permaneceria» sob o véu do «pão partido», à vista do qual se abriram os olhos deles.

Nº 14 – É significativo que os dois discípulos de Emaús, devidamente

prepara-dos pelas palavras do Senhor, O tenham reconhecido, quando estavam à mesa, através do gesto simples da «fracção do pão». Uma vez iluminadas as inteli-gências e rescaldados os corações, os sinais «falam». A Eucaristia desenrola-se inteiramente no contexto dinâmico de sinais que encerram uma densa e lumi-nosa mensagem; é através deles que o mistério, de certo modo, se desvenda aos olhos do crente.

3º Passo – Meditatio (Meditação): “Senhor, meu coração arde quando me falas”… “Meu filho e minha filha, deixa-te tocar pela Palavra, ela é vida”…Que me diz o texto?

Quando é que os olhos do nosso coração se abrem para descobrir Jesus, vivo e atuante? Lucas responde: é na partilha do Pão eucarístico. Sempre que nos sentamos à mesa com a comunidade e partilhamos o pão que Jesus nos oferece, damo-nos conta de que o Ressuscitado continua vivo, caminhando ao nosso lado, alimentando-nos ao longo da caminhada, ensinando-nos que a felicidade

(3)

está no dom, na partilha, no amor. Sempre que nos juntamos com os irmãos à volta da mesa de Deus, celebrando na alegria e na festa o amor, a partilha e o serviço, encontramos o Ressuscitado a encher a nossa vida de sentido, de pleni-tude, de vida autêntica.

E quando encontramos Jesus? Que fazer com Ele? Lucas responde: Temos de levá-l’O para os caminhos do mundo, temos de partilhá-l’O com os nossos irmãos, temos de dizer a todos que Ele está vivo e que oferece aos homens (através dos nossos gestos de amor, de partilha, de serviço) a vida nova e defi-nitiva.

4º Passo: Oratio (Oração): “Senhor, a Ti me dirijo, a Ti rezo, a Ti

procu-ro”… “Meu filho e minha filha, a oração alimenta a nossa Esperança”…

Cântico:

Dêmos graças ao nosso Deus, é grande a sua bondade. Dêmos graças ao nosso Deus, aleluia!

«Senhor Jesus, em oração uma vez Vos pedi e pedirei sempre que faça a Vossa amorosa vontade todos os dias da minha frágil vida. Nas vossas mãos, bom Deus, entrego o meu espírito, o meu coração, a minha memória, o meu enten-dimento e toda a minha vontade. Concedei, porem, que com tudo Vos sirva, Vos ame, Vos agrade e sempre Vos louve. Ámen».

(São Francisco de Sales)

5º Passo – Contemplatio (Contemplação): “Senhor, quanta alegria é para

mim Tua presença”…”Meu filho e minha filha, Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos”…

6º Passo – Discretio (Discernimento): “Senhor, que queres que eu faça?

Ajuda-me a crescer na disponibilidade de coração”… “Meu filho e minha filha, sê fiel”

7º Passo – Collatio (Partilha)

8º Passo – Actio (Ação): “Senhor, depois de te ter escutado e falado, agora

vou regresso ao meu dia-a-dia”… “Meu filho e minha filha, deixa-te guiar por mim e assim conhecerás a verdadeira alegria e esperança. Recorda ao longo

desta semana os momentos menos bons pelos quais passaste e procura perce-ber as razões, talvez sejam essencialmente fruto da falta de confiança e espe-rança…Confia em Mim…Questiona-te: Como posso ser discípulo de Jesus? E

(4)

Desafios:

Pensa e redige a tua reflexão…

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Reza diariamente a tua oração pessoal

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ______________________________________________________________

Proposta de Oração:

«Senhor Jesus, Tu que Te colocaste a caminho de Emaús, suscita em mim o dom da CIÊNCIA, para que pela ação iluminadora do Espírito Santo, eu culti-ve a capacidade de usar retamente e santamente os bens deste mundo, sem me apegar a eles. Aperfeiçoa em mim, ó Senhor, a virtude da ESPERANÇA e o fruto da ALEGRIA, e a certeza de que bem-aventurados são os “que choram, porque serão consolados”. Tu, Senhor, tornas em mim o meu coração ardente e inflamado do teu amor».

Antífona Mariana:

Regína caeli, laetáre, Allelúia. Rainha do Céu, alegrai-Vos, Aleluia.

Quia quem meruísti portáre, Allelúia, Porque Aquele que trouxeste em vosso ventre, Aleluia,

ressurréxit sicut dixit, Allelúia. ressuscitou como disse, Aleluia.

(5)

EVANGELHO DO III DOMINGO DA PÁSCOA / A (Lc 24, 13-35)

«Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproxi-mou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes: “Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?”. Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: “Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias”. E Ele perguntou: “Que foi?”. Responderam-Lhe: “O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram”. Então Jesus disse-lhes: “Homens sem inteli-gência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anuncia-ram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?”. Depois, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles con-venceram-n’O a ficar, dizendo: “Ficai connosco, porque o dia está a termi-nar e vem caindo a noite”. Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapare-ceu da sua presença. Disseram então um para o outro: “Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”. Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontra-ram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: “Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão”. E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão».

Referências

Documentos relacionados

Termostufa disponibile nelle versioni acciaio (Plus) e maiolica (Prestige), viene prodotta sia idro che idroventilata Thermo-stove available in steel (Plus) and majolica

Vimos ainda que não é condição obrigatória a pessoa estar doente (no sentido de apresentar sintomatologia física) para se sentir tolhido no seu ex-sistere, dado que a infecção

Sinopse: Este estudo apresenta a historia e alguns exemplos de demonstrações do Teorema de Pitágoras, também faz comparação dos livros didáticos que abordam o tema

Mas deve ter havido uma influência livre do poema egípcio no salmo pela via sapiencial, especialmente da época de Salomão, quando houve entre Israel e o Egipto um intenso e

somente dos restaurantes nas praias do Município de Porto Nacional-TO, respeitando o distanciamento social de uma pessoa a cada 4m² (quatro metros quadrados),

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE 2012.. JUNG, é uma iniciativa da Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da USP e Coordenação Técnico-Científica da

Se cerca de uma mãe em seis não deseja segundo filho, ter dois filhos parece ser um ideal para a grande maioria dos casais.. Mas o surgimento desse segundo filho assinala o fim