• Nenhum resultado encontrado

CLORITÓIDE (Fe 2+,Mg,Mn)2(Al,Fe 3+ )Al3O2(SiO4)2(OH)4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLORITÓIDE (Fe 2+,Mg,Mn)2(Al,Fe 3+ )Al3O2(SiO4)2(OH)4"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CLORITÓIDE – (Fe

2+,Mg,Mn)2(Al,Fe3+

)Al3O2(SiO4)2(OH)4

O cloritóide é um nesosilicato relativamente raro, característico de alguns tipos específicos de rochas metamórficas. Não possui importância econômica.

O mineral integra o Grupo do Cloritóide e forma uma série com a carboirita (FeAl2(GeO4)O(OH)2), um

nesosilicato triclínico extremamente raro que ocorre em apenas uma localidade no mundo (França). O cloritóide é triclínico (pinacoidal) e, através de maclas, adquire a simetria monoclínica (prismática). Pode formar cristais pseudo-hexagonais.

“Sismondina” é um sinônimo para cloritóide. “Masonita” é uma variedade formada por um cloritóide impuro. “Ottrélita” é um nome atribuído originalmente a uma variedade de cloritóide rica em Mn, mas hoje designa um outro mineral do Grupo do Cloritóide, que também típico de rochas metamórficas de grau baixo a médio.

1. Características:

Sistema Cristalino Cor Hábitos Clivagem

Ver acima Verde escuro a verde cinza, pode ser quase

preto.

Tabular fino a espesso, agregados maciços. Raramente pseudohexagonal. {001} perfeita {110} boa Tenacidade Quebradiço

Maclas Fratura Dureza Mohs Partição

Comuns {001}, polisintéticas

Irregular 6,5 Em {010}

Traço Brilho Diafaneidade Densidade (g/cm3) Branco, cinza, algo

esverdeado

Vitreo, perláceo nas clivagens

Transparente 3,4 – 3,8

2. Geologia e depósitos:

Ocorre tipicamente em rochas metamórficas pelíticas de metamorfismo regional de grau baixo a médio, como filitos e xistos, da fácies xistos verdes até a zona da estaurolita inferior.

Pode ocorrer em veios de quartzo com carbonato.

Também em glaucofano xistos e como mineral essencial em metabauxitas (diasporitas).

3. Associações Minerais:

Associa-se a quartzo, albita, clorita, biotita, granada (almandina), rutilo e glaucofano.

Pode ocorrer com estaurolita, cianita, granada (almandina), yttrocrasita-(Y), pirofilita, turmalina (dravita), piemontita e paragonita.

(2)

4. MICROSCOPIA DE LUZ TRANSMITIDA:

Índices de refração: nα: 1,713 – 1,730 nβ: 1,719 – 1,734 nγ: 1,723 – 1,740

ND Cor / pleocroísmo: Raramente é incolor. Geralmente com pleocroísmo de moderado a forte entre

X = incolor, cinza esverdeado, verde oliva, verde azulado, Y = azul-cinza, azul índigo, azul-verde e

Z = incolor a amarelo-esverdeado a marrom esverdeado.

Relevo: alto

Clivagem: {001} perfeita e {110} boa, normalmente não são visíveis em lâmina delgada.

Hábitos: tabular, agregados foliados, zonação em ampulheta pode ocorrer, muitas inclusões (de quartzo) são típicas. Euédrico, porfiroblástico, lamelar, radial, hábitos semelhantes às micas. Raramente cristais pseudohexagonais. Lembra muito a clorita, mas o relevo é muito mais alto. Pode estar zonado com núcleos mais escuros e bordas mais claras.

NC Birrefringência e cores de interferência:

birrefringência de até 0,010: cores de interferência de 1ª ordem até no máximo amarelo palha. Cores de interferência anômalas de 1ª ordem (cinzentas) são comuns. Zonação de cores é comum. Seções basais são aproximadamente isótropas.

Extinção: tende a oblíqua. Na forma triclínica, extinção oblíqua de 20º. Na forma monoclínica, extinção paralela segundo o eixo b.

Sinal de Elongação: SE(-)

Maclas: simples ou lamelares ou polisintéticas paralelas à clivagem, comuns segundo {001}. Maclas podem ser tríplices (“triplets” ou “trillings”) gerando uma simetria pseudohexagonal.

Zonação: frequentemente zonado com cores mais escuras no núcleo e cores mais claras nas bordas. Pode mostrar zonação em ampulheta (“hourglass”).

LC Caráter: normalmente B(+), pode ser B(-) Ângulo 2V: 36-70º, com alguns valores discrepantes. Alterações: altera a clorita, sericita e óxidos e hidróxidos de ferro. Sob metamorfismo regional progressivo

é substituído por estaurolita, almandina (granada) e hercynita (espinélio). Pode apresentar cloritização retrógrada e/ou alteração para limonita e/ou caulinita.

Pode ser confundida com: poucos outros minerais, já que o pleocroísmo em tons de verde ou em verde

e azul forte é muito diagnóstico.

Biotita verde e stilpnomelano possuem birrefringência mais alta, uma clivagem perfeita sempre visível e extinção paralela (mosqueada na biotita e não-mosqueada no stilpnomelano).

(3)

Duas feições diagnósticas que o cloritóide pode apresentar: à esquerda, a ND, zonação em ampulheta. À direita, a NC, maclas lamelares, simples a polisintéticas (lembram as maclas dos plagioclásios).

Cristais idiomórficos (porfiroblásticos) de cloritóide em muscovita-quartzo-xisto. À esquerda, a ND, apresenta discreto pleocroísmo em verde, pode haver zonação em ampulheta. À direita, a NC, apresenta cores de interferência anômalas, algo mascaradas pela cor verde do mineral. Além disso, podem ocorrer maclas simples e polisintéticas bem definidas.

A NC, à esquerda, cloritóide com macla simples. À direita, também a NC, dois cristais intercrescidos mostrando maclas polisintéticas. A ND estas maclas não são visíveis.

(4)

Agregados fibrosos de cloritóide a ND (à esquerda) e a NC (à direita). A ND percebe-se um nítido pleocroísmo entre quase incolor e cinza azulado. A NC a cor de interferência é cinza, a extinção oblíqua e o SE(-). A Luz Convergente apresenta-se B(+).

Agregado grande de cloritóide a ND (esquerda) e a NC (direita). A ND a cor verde com discreto pleocroísmo é muito típica. A NC as cores de interferência fortes, ainda muito impactadas pela cor própria do mineral, são diagnósticas. Cores anômalas podem ocorrer.

A NC, agregado grande de cloritóide com cores de interferência anômalas, cinza azuladas a cinza claras.

(5)

Agregado de cloritóide a ND (esquerda) e a NC (direita). Diagnósticos são, a ND, as cores discretamente esverdeadas, o relevo médio a alto e o pleocroísmo fraco. A NC, cores esverdeadas e anômalas são características.

Agregado radial de cristais de cloritóide, maclados, a ND (esquerda) e a NC (direita). Pode desenvolver-se um agregados com alguns cristais paralelos ou um agregado em leque ou, como aqui, radial.

A ND, dois cristais de cloritóide no centro da imagem, mostrando duas cores de pleocroísmo que podem ocorrer: à esquerda com um tom cinza-esverdeado e à direita com um tom definido para azul

(6)

Cloritóide com desenvolvimento excepcional em rocha metamórfica, com sillimanita, cordierita, muscovita, magnetita e outros.

Esquerda: a ND, apresenta forte pleocroísmo entre azul esverdeado e verde amarelado claro. Direita: a NC, apresenta cores entre cinza azulado claro e azul escuro profundo.

Dois grãos de cloritóide a ND com pleocroísmos em cores diferentes. Às vezes a cor continua quase a mesma, às vezes muda um pouco e às vezes muda bastante.

Os mesmos dois grãos de cloritóide das imagens acima, mas agora a NC. Alguns grãos mostram uma cor de interferência azul profunda intensa, outros apenas um cinza azulado.

(7)

5. MICROSCOPIA DE LUZ REFLETIDA:

A microscopia de Luz Refletida evidentemente não é o método analítico recomendado para a identificação do cloritóide. Entretanto, é importante a confecção de uma lâmina ou seção polida para a identificação dos minerais opacos que ocorrem associados ao cloritóide.

Preparação da amostra: o cloritóide adquire um bom polimento sem dificuldade.

ND Cor de reflexão: Cinza claro, aproximadamente a mesma cor de quartzo e feldspatos.

Pleocroísmo: Não

Refletividade: Baixa (<<10%) Birreflectância: Não NC Isotropia / Anisotropia: Não se percebe anisotropia.

Reflexões internas: Generalizadas em tons verde escuros, diretamente proporcionais à espessura do grão no ponto considerado: quanto mais fino, mais claras. Grãos espessos tem reflexões tão escuras que parecem pretas. É necessária uma luminosidade intensa para perceber os tons verdes.

Pode ser confundida com: anfibólios e piroxênios espessos e de cores escuras com um tom de verde. A

forma de porfiroblastos de cloritóide é diagnóstica, as maclas e a zonação em ampulheta também. Na ausência destas feições é muito difícil identificar o cloritóide.

Clivagem não é visível. Maclas não são visíveis.

Zonação em ampulheta é fácil de reconhecer, quando ocorre.

Versão de março de 2020

Porfiroblasto de cloritóide um mica-xisto a ND (esquerda) a NC (direita). A ND salta à vista o excelente polimento do cloritóide em contraste com o polimento pobre da rocha, de granulação muito fina. A NC as tonalidades verdes são facilmente visíveis e a zonação em ampulheta também.

Referências

Documentos relacionados

Este manual de procedimento foi compilado para auxiliar-nos na compreensão dos procedimentos nas reuniões do Comitê de Serviços de Área Para - NA, e também para servir

Parágrafo único – Os empregados não contemplados nos pisos mínimos salariais descritos na cláusula terceira ficam assegurados a estes o reajuste negociado na cláusula quarta,

A adaptação com a sociedade paulistana foi um processo que costumou levar pouco tempo segundo os entrevistados, tanto que foi observada a intenção de seguir mantendo

Um banco de dados em SPSS foi montado e a análise deste, demonstrou o agravamento das manifestações clínicas observadas no período de circulação de DENV- 2 e DENV-3,

3) Compreender que as novas DCNGEPT vem a completar o conjunto de instrumentos legais e normativos que instituem a contrarreforma do Ensino Médio, desencadeada a partir da MP

SUMÁRIO: Introdução; 1 Olhar neoinstitucional sobre o transplante jurídico do federalismo norte‑ ‑americano – Peculiaridade do desafio institucional brasileiro na pandemia;

Nosso trabalho teve como objetivo a aplicação de procedimentos de asseguração razoável sobre as informações de sustentabilidade divulgadas no Relatório Anual 20X1 da Cia ABC,

CUIDADO: Se for colocado um filtro a jusante da bomba de êmbolo, e em função do filtro de cola utilizado (com válvula de esfera), a pressão da cola não será completamente