• Nenhum resultado encontrado

Abertura do relatório de similaridade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Abertura do relatório de similaridade"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

Guides.turnitin.com

Abertura do relatório de similaridade Calendário de aula

Como usar camadas

Como visualizar o relatório de originalidade Configuração de sua conta no Turnitin Enviando um documento

Fazendo o login

Ferramentas de entrega

Informações do usuário, preferências, mensagens e assistência Matriculando-se em uma aula

(2)

Abertura do relatório de similaridade

Os documentos enviados ao Turnitin podem ser comparados com bilhões de documentos na Internet, dados arquivados na Internet que não estão mais disponíveis na web ativa, um depósito local de trabalhos anteriormente enviados e um depósito de assinatura de periódicos, revistas e publicações. Eles podem ser comparados com qualquer um ou com todos esses depósitos, conforme a configuração específica do trabalho pelo professor da aula.

O documento de comparação é chamado de Relatório de similaridades. Esse documento detalha o texto

correspondente ou similar entre um envio feito ao Turnitin e os documentos com os quais ele foi comparado. Esse documento é listado na visualização da caixa de entrada do trabalho da aula do professor.

A critério do professor, os usuários alunos podem visualizar os Relatórios de similaridades dos seus próprios envios ao Turnitin. Essa é uma preferência selecionada em cada trabalho e pode ser atualizada a qualquer momento pelo professor. Apenas o professor pode alterar essa configuração.

Observação: se Indisponível aparecer na coluna Similaridade referente ao trabalho, os Relatórios de similaridades não estarão disponíveis para usuários alunos nesse trabalho. Os alunos que desejam visualizar ou receber uma cópia do Relatório de similaridades de seus envios devem entrar em contato com o professor. A determinação para autorizar o acesso a essas informações cabe ao professor e à instituição.

Relatórios de similaridades

O Relatório de similaridades fornece um resumo das áreas de texto correspondentes ou similares encontradas em um documento enviado. Quando um Relatório de similaridades estiver disponível para visualização, haverá um ícone na coluna Similaridade da página do portfólio da aula do aluno. Os Relatórios de similaridades que não foram gerados até a conclusão exibirão o processamento de texto na coluna Similaridade da página do portfólio da aula do aluno.

(3)

Observação: os documentos substituídos ou reenviados não podem gerar um novo Relatório de similaridades por um total de 24 horas. Esse atraso é automático e permite que os reenvios sejam gerados corretamente, sem

correspondência com o rascunho anterior.

O ícone Relatório de similaridades mostra uma porcentagem e uma cor correspondente, que mostram em um índice a posição dessa porcentagem em termos de conteúdo correspondente. Essa porcentagem é o Índice de semelhança.

Quanto mais alta a porcentagem, maior a quantidade de texto do envio que corresponde às informações nos depósitos do Turnitin. A faixa da porcentagem vai de 0% a 100%. A porcentagem é gerada pela quantidade de texto similar ou correspondente em comparação com o número total de palavras no envio.

O documento mostrado no Relatório de similaridades está totalmente formatado e contém as imagens e gráficos incluídos no documento original.

Como interpretar o Relatório de similaridades

O Turnitin não verifica plágio em um trabalho. Em vez disso, verificaremos o seu trabalho em relação ao nosso banco de dados e se em algum caso sua escrita for similar ou corresponder a uma das nossas fontes, será marcada para a revisão do seu professor. Nosso banco de dados inclui bilhões de páginas web: o conteúdo atual e arquivado da Internet, um depósito de trabalhos que os alunos enviaram ao Turnitin no passado e uma coleção de documentos, que compreende milhares de periódicos, jornais e publicações.

É perfeitamente natural que um trabalho corresponda a algum dos documentos em nossos bancos de dados. Se você usou citações e fez a referência corretamente, haverá casos em que encontraremos uma correspondência. O Índice de Pontuação de Similaridade (SSI) simplesmente avisa o professor sobre áreas problemáticas no seu documento; ele o usará como uma ferramenta em um processo mais amplo, a fim de determinar se a correspondência é ou não aceitável.

(4)

Por exemplo, você pode ter enviado um documento ao Turnitin no passado. Se você incluiu o seu nome nesse envio, é totalmente possível que, se o seu professor optou por não excluir as correspondências pequenas, ele será realçado no seu Relatório de similaridades.

Outro exemplo pode ser um aluno que copia e cola um trecho do texto em seu documento, devido a uma falta de conhecimento sobre o tópico que ele está discutindo. O seu Índice de semelhança pode ser de 10%.

No entanto, isso pode ser comparado com outro aluno que tem um conhecimento sólido para elaborar o documento e sabe o suficiente para reunir informações de várias fontes e citar e referência corretamente. O seu Índice de

semelhança pode ser de 12%.

Será mostrado que os dois alunos têm correspondências com o nosso banco de dados. No entanto, um deles copiou diretamente de um site, enquanto o outro cita adequadamente as fontes usadas.

O Turnitin capacita o professor, fornecendo a ele as ferramentas para diferenciar as correspondências. Ele também capacita você, como aluno, pois saberá que o seu trabalho será examinado com a lente correta. Você pode encontrar mais informações sobre a citação das fontes usadas aqui:http://www.plagiarism.org/citing-sources/cite-sources

Índice de semelhança

A cor do ícone do relatório é vinculada a uma das cinco camadas do Índice de semelhança. Ela é baseada na

quantidade de texto correspondente encontrado pela comparação com o depósito. As possíveis faixas de porcentagem do Índice de semelhança são vinculadas a uma cor correspondente:

azul (nenhuma palavra correspondente)

verde (índice de semelhança de uma palavra correspondente-24%) amarelo (índice de semelhança de 25-49%)

laranja (índice de semelhança de 50-74%) vermelho (índice de semelhança de 75-100%)

(5)

O índice geral de semelhança e a escala de cores correspondentes dos ícones fornecem uma indicação básica de quantas informações contidas em um envio específico correspondem a outras fontes no depósito do Turnitin. Esse número é um montante bruto da comparação feita com os depósitos selecionados para o trabalho ao qual o envio foi feito. Citações diretas ou áreas de bibliografia do documento não são excluídas automaticamente. A decisão de excluir permanentemente ou desconsiderar as correspondências com esses tipos de texto em um documento é tomada exclusivamente pelo professor da aula.

Aviso: esses índices não refletem, de maneira alguma, a avaliação do Turnitin sobre um documento conter material plagiado ou material usado indevidamente. O Relatório de similaridades é uma ferramenta que os professores usam para localizar mais facilmente os textos correspondentes ou similares ao texto de um trabalho enviado. A determinação e o julgamento da citação adequada e do plágio cabem exclusivamente ao professor e à instituição aos quais o trabalho foi enviado. As dúvidas referentes à definição de plágio usada na instituição devem ser encaminhadas ao professor da aula ou a um membro adequado do pessoal institucional.

Abrindo o Relatório de similaridades

Os Relatórios de similaridade são normalmente concluídos dentro de 10 a 15 minutos após os envios. Esse tempo de geração do relatório pode variar, de acordo com os níveis extremos de uso que podem ocorrer durante certos períodos do ano letivo ou resultantes de envios muito grandes.

Se o professor configurar a preferência de visualização do Relatório de similaridades para permitir que os alunos acessem os relatórios, o ícone Relatório de similaridades permitirá que o usuário abra o relatório.

(6)

similaridades. Atualmente, existem três tipos de depósitos:

depósito da Internetdepósito da Internet – bilhões de páginas web ativas e arquivadas na Internet. As fontes da Internet indicam a data de download no Relatório de similaridades do Turnitin se a correspondência não for encontrada no download mais recente do conteúdo deste site

periódicosperiódicos – um depósito de conteúdo frequentemente atualizado de revistas, periódicos e publicações profissionais

depósito de documentos de alunosdepósito de documentos de alunos – um depósito de documentos anteriormente enviados por usuários do Turnitin depósito de documentos da instituiçãodepósito de documentos da instituição – uma coleção de documentos enviados ao depósito da instituição

Observação: se uma área do texto do envio corresponder a uma fonte no depósito de documentos de alunos no Turnitin, ele será listado como trabalhos de alunos. A Comparação direta com a fonte não está disponível para os alunos encontrarem uma correspondência com documentos de alunos.

(7)

Calendário de aula

O calendário de aula permite que os usuários alunos acompanhem datas importantes para trabalhos de aula no Turnitin. O calendário de aula do Turnitin também pode exibir anúncios, observações da aula ou feriados publicados pelo professor.

Na página do calendário de aula também há um link de conteúdo programático que permite que os professores publiquem uma versão eletrônica do seu conteúdo programático para facilitar a referência do aluno.

Acessando o calendário

Cada aula tem o seu calendário de aula exclusivo no Turnitin. É possível acessar o calendário de aula em qualquer página da aula usando a guia do calendário.

Itens do calendário

Itens do calendário do Turnitin

TrabalhosTrabalhos – os trabalhos ou revisões por pares criados pelo professor são automaticamente adicionados ao calendário. Clique no título do trabalho para ver as respectivas informações

(8)

AnúnciosAnúncios – os anúncios publicados pelo professor aparecem no calendário com um ícone de anúncio. Clique no link ao lado do ícone para visualizar o anúncio

FeriadosFeriados – os feriados publicados pelo professor aparecem no calendário. Todos os feriados no calendário aparecem com a data realçada em azul claro.

Conteúdo programático da aula

Se o professor enviou um conteúdo programático para a aula, clique no botão conteúdo programático na página do calendário para visualizá-lo. A página do conteúdo programático será aberta e exibirá o conteúdo programático, se houver, publicado pelo professor.

Lista do Calendário

Também é possível visualizar o calendário no modo lista. O modo de lista exibe todos os trabalhos e entradas do calendário em uma lista, um ano de cada vez. Para visualizar o calendário no modo de lista, clique no botão da lista na página do calendário de aula.

(9)

Como usar camadas

A barra de ferramentas do produto facilita ativar e desativar a camada de similaridade. Você pode escolher entre visualizar o documento original ou o documento com a camada de similaridade já aplicada nele.

Você pode ativar e desativar camadas de duas formas.

(10)

1b1b. No painel lateral Camadas ativas, marque ou desmarque a caixa de seleção para ativar ou desativar a camada de similaridade.

Como alternativa, desmarque a caixa de seleção das camadas que você deseja ocultar. É possível voltar a este painel a qualquer momento para corrigir suas camadas ativas.

22. Ative ou desative uma camada de similaridade clicando no ícone respectivo, que fica acima de cada serviço de similaridade na barra de ferramentas do produto.

2a2a. Se o ícone de uma camada estiver preto, significa que o serviço está desativado. Clique no ícone de camada para ativá-lo.

2b2b. Se o ícone de camada estiver colorido, significa que o serviço está ativo. Clique no ícone de camada para desativá-lo.

(11)
(12)

Como visualizar o relatório de originalidade

A porcentagem de originalidade corresponde à quantidade de texto que é similar a outras fontes. O relatório de originalidade do Turnitin não indica se o documento inclui conteúdo plagiado ou não. É uma ferramenta que permite a professores e alunos encontrar correspondências ou texto similar no trabalho entregue com facilidade.

Visão geral de correspondências

11. A Visão geral de correspondências indica todas as correspondências encontradas no documento e permite que você veja claramente a pontuação da similaridade associada. Para visualizar a Visão geral de

correspondências, clique na percentagem de similaridade vermelha, na barra de ferramentas do produto.

22. Todas as correspondências serão exibidas em ordem decrescente no painel lateral Visão geral de correspondências.

(13)

33. Se seu trabalho tiver correspondências com conteúdo externo, isso será exibido no seu documento.

44. Clique nas setas de navegação para ir de uma correspondência a outra.

(14)

66. Você verá uma lista de todas as fontes relacionadas a uma determinada correspondência. Clique em uma das correspondências para ser direcionado ao trecho de texto similar a essa fonte, no seu documento.

Como visualizar detalhes da fonte

(15)

22. Parecerá uma janela no documento, mostrando o texto original) correspondente identificado em vermelho. Para ler a fonte completa, clique no ícone de livro no canto superior direito da janela. Também é possível acessar a janela da fonte a partir do documento clicando no sinalizador vermelho à esquerda do texto destacado

(16)

44. Clique no ícone X no canto superior direito do painel lateral para voltar à Visão geral de correspondências.

Todas as fontes

11. Para visualizar todas as fontes das correspondências, clique no ícone de gráfico vermelho na barra de ferramentas de similaridade.

22. Você verá uma lista de todas as correspondências de fontes para seu documento. Clique em uma das correspondências para ser direcionado ao trecho de texto similar a essa fonte, no seu documento.

(17)

33. Clique no ícone X no canto superior direito do painel lateral para fechar o painel completo.

Como alterar filtros e configurações

Você pode aplicar vários filtros diferentes em seu relatório, caso deseje fazer exclusões.

(18)

22. No painel lateral Filtros e configurações, use as caixas de seleção para excluir bibliografias e citações do relatório de similaridades.

33. Clique em Aplicar alterações para confirmar a alteração. Isso gerará um novo relatório de originalidade refletindo as exclusões.

Exclusão por número de palavras ou porcentagem

(19)

22. No painel lateral Filtros e configurações, use o botão e as caixas de texto para fazer exclusões de relatório. Exclua fontes que tenham menos que a quantidade ou porcentagem de palavras determinadas por você.

Por exemplo, filtrar por 10 palavras excluirá todas as fontes com contagem cumulativa de palavras correspondentes menor que 10 palavras.

Destaque multicolorido em relatórios

11. Para aplicar destaques multicoloridos ao relatório de similaridades, clique no ícone vermelho de Filtro na barra de ferramentas de similaridades.

(20)

22. No painel lateral Filtros e configurações, use a caixa de seleção Destaque multicolorido para ativar e desativar esse recurso no relatório de similaridades.

(21)

Configuração de sua conta no Turnitin

Todos os usuários devem criar um perfil do usuário. No entanto, se já for usuário do Turnitin, vá para a orientação sobre o login.

Existem duas maneiras para um aluno acessar o Turnitin:

Um professor pode adicionar o aluno à aula e, nesse caso, o aluno receberá um e-mail solicitando-lhe para criar sua senha.

Um professor pode fornecer ao aluno uma identificação da aula e uma senha de matrícula da aula, permitindo que o aluno matricule-se em uma aula no site do Turnitin.

Aviso: todas as contas Turnitin devem receber um endereço de e-mail exclusivo no sistema Turnitin. Usuários que já tenham uma conta Turnitin devem fazer login com o endereço de e-mail e senha fornecidos anteriormente.

Configurando sua conta usando uma senha de matrícula da aula

Se você for novo no Turnitin e não foi adicionado a uma conta pelo seu professor, crie um perfil do aluno. Para criar a sua própria conta de aluno, são necessárias a identificação da aula e a senha de matrícula da aula.

Observação: a identificação da aula e a senha de matrícula da aula são necessárias para garantir que você tenha autorização para ingressar em uma aula e só podem ser obtidas junto ao seu professor. Os alunos que quiserem

(22)

Os professores podem distribuir esses dados ou adicionar alunos a uma aula do Turnitin; isso gera um e-mail de boas-vindas automático, permitindo o acesso à conta.

11. Vá parawww.turnitin.come clique no link Criar conta ao lado do botão Fazer login

22. Clique no link aluno

(23)

44. Insira o número de identificação da aula e a senha de matrícula da aula do Turnitin (diferencia maiúsculas de minúsculas)

55. Insira o primeiro nome do usuário, sobrenome e um endereço de e-mail válido para usar como o login para o Turnitin

66. Crie uma senha do usuário. A senha do usuário deve ter entre 6 e 12 caracteres e conter no mínimo uma letra e um número. Reinsira a senha para confirmá-la

(24)

77. Selecione uma pergunta secreta no menu suspenso. Insira a resposta da pergunta. Lembre-se de guardar essas informações. A resposta diferencia maiúsculas de minúsculas e detecta espaços

88. Analise o acordo de usuário. Para continuar usando o Turnitin, clique em Eu concordo – Criar perfil

ObservaçãoObservação: se a etapa 6 indicar que o e-mail fornecido já existe no Turnitin, existe um perfil com o e-mail que você inseriu. Siga as instruções Redefinindo a senha; se você se esqueceu da senha, acesse o perfil do usuário se você já criou o seu no Turnitin ou use um endereço de e-mail alternativo para o acesso ao Turnitin.

(25)

Enviando um documento

Os usuários alunos do Turnitin enviam os documentos para uma aula na página do portfólio da aula. Para visualizar a página do portfólio da aula, basta clicar no nome da aula na página inicial do aluno. A página do portfólio da aula lista os trabalhos criados pelo professor para os alunos enviarem.

Observação: se não houver trabalhos listados, os alunos não poderão enviar documentos ao curso até que os trabalhos sejam criados. Certifique-se de acessar o curso correto e entre em contato com o professor se não houver trabalhos disponíveis para enviar. Apenas o professor que controla a aula poderá criar trabalhos para os alunos na aula.

Tipos e tamanhos de arquivos

Se um trabalho estiver configurado para permitir qualquer tipo de arquivo, o Turnitin aceitará qualquer arquivo:

(26)

Se o trabalho estiver configurado para permitir apenas os tipos de arquivo cuja originalidade o Turnitin pode verificar, o Turnitin só aceitará arquivos que possam gerar Relatórios de originalidade. Isso inclui:

Microsoft Word® (.doc/.docx) OpenOffice Text (.odt) WordPerfect® (.wpd) PostScript (.ps/.eps) HTML

Hangul Word Processor file (.hwp) Rich text format (.rtf)

Texto simples (.txt)

Google Docs via Google Drive™ Adobe® PDF

Microsoft PowerPoint® (.pptx, .ppt, .ppsx, and .pps) Microsoft Excel® (.xls and .xlsx)

Observação: se você estiver usando um processador de texto não suportado, poderá ser necessário salvar o seu arquivo de texto simples como .txt ou .rtf para fazer o upload para Turnitin.

Observação: se você enviar com o Google Drive™, os cookies de terceiros devem ser habilitados no seu navegador; caso contrário, qualquer tentativa de acessar o Google para fazer o upload do Google Drive falhará. Observe que a funcionalidade do Google Drive não é suportada no IE8 ou abaixo. Não faça o upload de arquivos do Google Doc (.gdoc) diretamente para o Turnitin; um arquivo .gdoc não armazena o documento, mas contém uma referência a ele on-line no Google Docs

(27)

conjunto de slides do PowerPoint® em um PDF estático, deixando o texto e as imagens em seu formato original, mas deixando de fora recursos como notas do apresentador, vídeo incorporado e animações. O texto com efeitos visuais não é suportado e é recomendável remover os efeitos visuais como sombras e 3D antes de enviar ao Turnitin.

Observação: o Turnitin não aceita arquivos de imagens PDF, formulários ou portfólios, arquivos que não contenham texto realçável (por exemplo, um arquivo digitalizado – geralmente uma imagem), documentos que contenham vários arquivos ou arquivos criados com um software diferente do Adobe Acrobat®.

Observação: a versão do arquivo que pode ser visualizada no Visualizador de documentos terá a mesma aparência que teria se o arquivo do Excel fosse salvo como um PDF e enviado ao Turnitin. É altamente recomendável que os usuários prestem atenção na pré-visualização da imagem fornecida no envio do arquivo único, verificando se o arquivo é apresentado de uma maneira aceitável. Os usuários podem ajustar a aparência do arquivo editando as configurações da página e da área de impressão do arquivo antes de salvá-lo e enviá-lo ao Turnitin.

O Turnitin não aceita o seguinte para gerar Relatórios de Originalidade:

Arquivos protegidos por senha Arquivos do Microsoft® Works (.wps)

Arquivos do Microsoft Word 2007 (.docm) habilitados com macros

Arquivos do OpenOffice Text (.odt) criados e baixados do Google Docs on-line

Arquivos de documento (.doc) criados usando o OpenOffice, porque não são 100% equivalentes ao Microsoft Word Páginas da Apple

Planilhas criadas fora do Microsoft Excel (isto é, .ods) Texto com efeitos visuais

(28)

Enviando um documento

Para enviar um documento a um trabalho no Turnitin, o usuário deve efetuar o login e fazer o upload de um arquivo para um trabalho existente. Os trabalhos no Turnitin não aceitam os envios de alunos até que a data e hora inicial do trabalho tenha passado. Os trabalhos também podem rejeitar os envios após a data e hora de entrega configurada pelo professor.

Para verificar as informações da data inicial e da data de entrega, clique no nome do trabalho na página do portfólio da aula ou visualize as datas inicial e de entrega localizadas abaixo do nome do trabalho. Essa ação abre uma janela pop-up que mostra as informações de preferência do trabalho, incluindo as horas/datas inicial e de entrega, bem como outras informações sobre o trabalho ou instruções especiais.

Observação: concluído o envio na etapa 7 abaixo, um recibo digital é exibido na janela do navegador. Uma cópia também é enviada para o endereço de e-mail, para o login do usuário. É importante usar um endereço de e-mail válido para receber essa cópia do recibo digital. Salve o recibo e a identificação do envio que ele contém, pois isso é a prova de um envio concluído.

Aviso: se o recibo digital não aparecer na tela após o envio, retorne à página do portfólio da aula e veja o trabalho para garantir que envio do documento foi concluído corretamente. Para verificar e visualizar os envios, clique no título do trabalho na coluna do título à direita do nome do trabalho.

(29)

2. Clique no botão Enviar à direita do nome do trabalho

3. Se necessário, selecione upload de arquivo único no menu suspenso Enviar:

4. Insira um título para o envio

5. Após a análise dos requisitos do upload de arquivo único, os alunos têm a opção de fazer o upload de um arquivo das seguintes origens:

computador Dropbox

ou Google Drive

(30)

6. Clique em Upload para fazer o upload do arquivo

7. Analise o painel de pré-visualização. Clique no botão Confirmar para fazer o upload do arquivo no trabalho

8. Concluído o envio, um recibo digital será exibido na tela. Uma cópia também é enviada para o endereço de e-mail, para o login do usuário. Salve o recibo e a identificação do envio que ele contém, pois isso é a prova de um envio concluído.

O recibo digital contém o número de identificação exclusivo do envio, o nome do perfil do usuário remetente, o título do trabalho, o título do documento fornecido pelo remetente, o nome e o tamanho do arquivo, a contagem de páginas, de

(31)

Corte e cole o envio

Observação: se o menu suspenso adicionar a: aparecer na tela do documento do envio, selecione se deseja armazenar o documento no depósito de documentos padrão ou da instituição.

1. Comece clicando no nome da aula que você gostaria de enviar após efetuar login no Turnitin

2. Clique no botão Enviar à direita do nome do trabalho

(32)

4. Preencha o campo do título do envio e copie o texto do documento de texto. Para isso, use um processador de texto capaz de abrir o arquivo cujo conteúdo você deseja enviar. Não digite manualmente um documento inteiro no campo copiar/colar; isso pode fazer o login do usuário atingir o tempo limite, perdendo todos os dados inseridos

Dica: para cortar e colar o texto, realce o texto de um documento em processador ou editor de texto e selecione copiar no menu editar. Para transferir o texto ao navegador, coloque o cursor na caixa de texto da página de envio e selecione colar no menu editar do navegador

5. Clique em Fazer upload para concluir a operação de cortar e colar o envio do texto colado na caixa de conteúdo.

Concluído o envio na etapa 5, um recibo digital será exibido na tela. Uma cópia também é enviada para o endereço de e-mail, para o login do usuário. Salve o recibo e a identificação do envio que ele contém, pois isso é a prova de um envio concluído.

O recibo digital contém o número de identificação exclusivo do envio, o nome do perfil do usuário remetente, o título do documento fornecido pelo remetente, o título do trabalho e o endereço de e-mail do usuário remetente, bem como o texto do corpo do arquivo enviado.

(33)

Visualizando os arquivos enviados

Concluído o envio, ele ficará imediatamente disponível para a visualização na página do portfólio da aula para o aluno ou na caixa de entrada do trabalho do professor. Os envios anteriores podem ser visualizados em qualquer aula ativa ou expirada na qual o aluno ainda esteja matriculado no Turnitin. Os professores podem excluir aulas ou cancelar a matrícula do aluno; isso impedirá o aluno de visualizar os envios feitos na aula.

Para visualizar qualquer documento enviado, clique no botão Visualizar ao lado do nome do trabalho. Isso abrirá uma nova janela em uma tela separada, que exibe as informações do documento no cabeçalho no topo e o texto completo do documento abaixo.

Baixando documentos enviados e recibos digitais

O usuário aluno pode baixar os documentos enviados anteriormente. Isso permite que um usuário aluno baixe e salve uma cópia de qualquer envio que ele fez na aula. A versão para download do arquivo está no formato original do envio, indicado pelo nome do tipo de arquivo à direita do ícone de download do arquivo. Algumas contas permitem que o aluno selecione a versão em PDF ou no formato original para download.

O aluno pode baixar o recibo digital dos envios a qualquer momento na sua página inicial da aula.

(34)

Alguns navegadores têm janelas pop-up ou ícones na barra de ferramentas que solicitam ao usuário para continuar e aprovar o download ou abrir o arquivo.

Reenviando um documento

Alguns trabalhos podem permitir que o aluno substitua seus envios anteriores até a data e hora de entrega configurada para o trabalho. Essa opção pode ser configurada pelo professor para cada trabalho. Se a substituição não for ativada, o professor deverá excluir manualmente um envio anterior para permitir que o usuário aluno envie um segundo arquivo.

Observação: apenas um único arquivo pode ser enviado por um usuário aluno para qualquer trabalho do Turnitin. Qualquer envio secundário ou subsequente substituirá o envio do arquivo original nesse trabalho. O aluno não poderá fazer o upload de vários arquivos para o mesmo trabalho.

Dica: caso seja necessário enviar mais de um arquivo para concluir as instruções recebidas de um professor, entre em contato com o professor imediatamente. É possível criar trabalhos adicionais ou os usuários alunos podem precisar combinar vários documentos em um único arquivo de um tipo aceitável para upload no Turnitin.

Se o reenvio por substituição foi ativado ou um professor excluiu o primeiro envio de um usuário aluno, o reenvio do documento será tratado da mesma maneira que o primeiro envio para um trabalho. Siga as etapas listadas neste manual referentes ao primeiro envio.

(35)

Observação: quando um usuário aluno clicar no botão Reenviar na página do portfólio da aula referente ao trabalho, permitindo o reenvio por substituição, um pop-up de aviso será exibido. Ele serve para notificar usuário aluno de que, se disponível, a geração dos Relatórios de Originalidade para o reenvio feito neste trabalho exige um intervalo adicional de 24 horas.

Isso se aplica a todos os envios depois do primeiro envio feito pelo usuário aluno em qualquer trabalho.

Tipos de trabalho

Os professores podem criar diferentes tipos de trabalho com base nos produtos Turnitin adquiridos. A lista completa dos tipos de trabalho é:

Trabalho – o trabalho padrão do Turnitin, que permite aos alunos um único envio de um arquivo que pode ser visualizado pelo professor ou usado com os outros produtos Turnitin na conta.

Trabalho de revisão– uma cópia de um Trabalho que um professor pode criar para permitir revisões ou reformulações.

Trabalho de reflexão – um trabalho para enviar uma autoavaliação sobre o processo de redação de um Trabalho. Baseado em um Trabalho específico.

Trabalho do PeerMark– um trabalho que permite que os alunos façam a revisão por pares dos documentos escritos por outros alunos em um Trabalho. Os alunos recebem respostas livres e perguntas de escala para a revisão. As revisões por pares podem ser anônimas e permitem que os alunos comentem diretamente no documento.

(36)

Fazendo o login

Para começar a usar o Turnitin, você deve primeiro fazer o login. Durante o login, um cookie será configurado no seu navegador para permitir que o Turnitin autorize o acesso durante o uso do site. Certifique-se de que o navegador usado permita a configuração de cookies. Consulte as informações de ajuda ou suporte do navegador para obter mais

informações sobre como permitir os cookies do nosso site, www.turnitin.com.

Para fazer o login em um perfil usando uma senha temporária recebida por e-mail, você deverá confirmar suas informações de usuário e configurar uma senha pessoal e a pergunta/resposta secreta. A senha selecionada será exigida para fazer o login no perfil do usuário, substituindo a senha temporária do e-mail.

11. Vá parahttp://turnitin.com/pt_br

22. No canto superior direito, clique no botão Fazer login

33. Insira o endereço de e-mail e a senha que você usou para o registro no Turnitin. Eles são diferentes da identificação da aula e da senha para ingressar na aula. Clique no botão Fazer login.

(37)

Redefinindo a sua senha

Se você se esquecer da senha do usuário Turnitin ou não receber o e-mail de boas-vindas inicial do usuário, poderá redefinir a senha com a pergunta secreta ou o e-mail. Para redefinir uma senha via e-mail, suas informações de usuário devem conter um endereço de e-mail válido. O Turnitin não poderá enviar as informações de redefinição de senha para nenhum outro e-mail.

Observação: se o seu endereço de e-mail não for reconhecido pelo sistema, entre em contato com o professor, que pode verificar os detalhes que você forneceu na matrícula. Devido aos regulamentos de privacidade e segurança, o Turnitin não divulga essas informações.

11. Vá parawww.turnitin.comouwww.turnitinuk.com(apenas Reino Unido) e clique no botão Fazer login

(38)

33. Introduzca la dirección de correo electrónico y el apellido asociados a su perfil del usuario de Turnitin.

44. Haga clic en Siguiente.

55. Seleccione el idioma en la lista desplegable si es que configuró la pregunta secreta en otro idioma distinto al que figura en la página que está leyendo.

66.

6a6a. Escriba la respuesta a la pregunta secreta en el cuadro Respuesta. La pregunta secreta y la respuesta se configuran al crear la cuenta.

(39)

6b6b. Si olvidó la respuesta a la pregunta secreta, haga clic en el vínculo ¿Olvidó su respuesta? Se le enviará a su dirección de correo electrónico registrada un vínculo para restablecer la contraseña. Tiene 24 horas para cambiar la contraseña desde este vínculo.

77. En la página de restablecimiento de contraseña, debe introducir una contraseña nueva e iniciar sesión en Turnitin con la dirección de correo electrónico y la nueva contraseña correspondientes a su perfil.

88. Use la dirección de correo electrónico y la nueva contraseña para iniciar sesión en Turnitin en el futuro.

AdvertenciaAdvertencia: Si no recibe un correo electrónico con el vínculo para restablecer la contraseña, asegúrese de que el servicio de correo electrónico no esté filtrando los mensajes denoreply@turnitin.comy enviándolos a la carpeta de correo no deseado. Agreguenoreply@turnitin.coma la lista de contactos de su cuenta de correo electrónico, o bien póngase en contacto con su servicio de correo electrónico para obtener más información sobre cómo recibir efectivamente este correo importante para el restablecimiento de la contraseña.

(40)

Ferramentas de entrega

As ferramentas de entrega podem ser encontradas na parte inferior da barra de ferramentas do produto Turnitin Feedback Studio, onde é possível baixar seu documento e visualizar mais detalhes sobre sua entrega.

Como baixar seu documento

11. Clique no ícone de download na parte inferior da barra de ferramentas do produto.

22. Selecione se você deseja baixar a visualização atual do documento, o documento como foi enviado ao Turnitin, ou o recibo digital de sua entrega.

(41)

Como visualizar informações da entrega

11. Clique no ícone circular i na parte inferior da barra de ferramentas do produto.

22. A caixa Informações da entrega exibe todas as informações disponíveis sobre o documento, como a data de entrega e a contagem de palavras.

(42)
(43)

Informações do usuário, preferências, mensagens e assistência

A página inicial do usuário aluno do Turnitin contém uma série de links na barra de ferramentas no topo que permitem ao usuário alterar suas informações de perfil e preferências ou verificar anúncios do Turnitin em todo o sistema.

My Classes

O link INICIAL retorna o usuário aluno à sua página inicial e à lista de aulas em que o perfil do usuário ativo está matriculado no momento. Nessa página, um usuário pode matricular-se em novas aulas ou inserir um portfólio da aula.

Informação do Usuário

Um perfil de usuário contém informações pessoais e preferências do usuário. Clique no link de informações do usuário para abrir as opções do perfil do usuário. A área de informações do usuário é dividida em duas seções: informações pessoais e preferências do usuário.

(44)

Na seção de informações pessoais da página de informações do usuário, são exibidos alguns campos – muitos deles são opcionais e podem ser fornecidos a seu critério. Existem campos obrigatórios, no entanto, que são listados aqui:

Nome de usuário (e-mail) Senha Confirme a senha Pergunta secreta Resposta da pergunta Sobrenome Nome

Todas as outras áreas da seção de informações pessoais são opcionais.

Preferências do usuário

A seção de preferências do usuário de um perfil do usuário afeta a maneira como as informações na conta do perfil são apresentadas e define os padrões para as funções comumente usadas. As preferências do usuário incluem:

tipo de usuário padrão – determina o tipo de página inicial do usuário visualizado no login – administrador, professor ou aluno; é possível alterar o tipo de usuário usando o botão do tipo de usuário

tipo de envio padrão – selecione um tipo de envio padrão: upload de arquivos, upload em massa ou recortar e colar itens por página – selecione o número de itens que você gostaria de visualizar por página

mostrar informações da página – exibe e oculta as mensagens informativas na parte superior de cada página enviar-me atualizações por e-mail – escolha sim para receber as atualizações por

e-mail do Turnitin

usar link da página inicial – escolha sim para criar um link da página inicial. Para configurar um link, insira um nome de link e uma URL abaixo.

(45)

Mensagens e Notificações

Para visualizar mensagens e anúncios importantes do Turnitin, clique no link mensagens.

Aviso: as notificações urgentes podem aparecer tanto na página de mensagens quanto na página inicial do usuário do Turnitin. Isso inclui mensagens anunciando as paradas agendadas do sistema.

Informações e assistência

O botão ajuda amarelo no canto superior direito da página permite que o usuário entre em contato com o suporte técnico e envie qualquer dúvida ou problema com o Turnitin, junto com uma descrição. O suporte técnico do Turnitin enviará um e-mail com uma resposta à sua pergunta em tempo hábil.

Central de Ajuda (Somente Inglês)

A Central de Ajuda é uma área que criamos para os nossos usuários pesquisarem ajuda ou informações sobre como utilizar o Turnitin. Também estão disponíveis listas frequentemente atualizadas das perguntas mais comuns que recebemos.

(46)

Matriculando-se em uma aula

A página inicial do aluno exibe uma lista dos cursos em que o perfil do usuário aluno está matriculado. Os perfis de usuário recém-criados são automaticamente matriculados na aula associada à identificação da aula usada para criar o perfil do usuário.

Um único perfil do usuário pode ser usado para matricular-se em várias aulas. A matrícula em aulas adicionais pode ser concluída uma vez que o usuário fizer o login como o perfil do aluno e entrar na página inicial do usuário aluno. A matrícula em aulas adicionais do Turnitin sempre exigirá um número válido de identificação da aula e a senha de matrícula da aula (diferencia maiúsculas de minúsculas). Essas informações podem ser fornecidas apenas pelos professores.

Os alunos também podem receber um e-mail de notificação do Turnitin, indicando que foram diretamente adicionados a um novo curso pelo professor. Essa nova aula aparecerá automaticamente na página inicial do usuário aluno.

Matriculando-se em uma aula

11. Faça o login no Turnitin com um perfil do usuário aluno

(47)

33. Insira a identificação da aula e senha de matrícula da nova aula

(48)

Navegação

A barra de miniaturas

A barra de miniaturas oferece uma visão geral e rápida das páginas do seu trabalho.

11. A barra de miniaturas pode ser acessada clicando no ícone preto no canto superior esquerdo do Turnitin Feedback Studio.

(49)

33. É possível bloquear ou desbloquear a barra de miniaturas usando o ícone de cadeado no canto superior esquerdo da barra de miniaturas.

(50)

Como redimensionar seu documento

Caso você deseje redimensionar seu documento, aumente ou diminua o zoom usando a barra deslizante na parte inferior do Turnitin Feedback Studio.

11. Usando a barra deslizante na parte inferior do visualizador de documentos, arraste o círculo preto para a direita ou para a esquerda para aumentar ou diminuir o tamanho do seu documento.

22. Depois de redimensionar, você pode restaurar o documento para o tamanho padrão. Para isso, clique no ícone de expansão à esquerda da barra deslizante.

Referências

Documentos relacionados

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINAS DE LIMPEZA DE ALTA PRESSÃO J 6500 - J 6800 (BY PASS) J 6500 - J 6800 (STOP TOTAL) Exclusivo para uso doméstico.. Atenção: Não utilizar

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Em setembro de 2012, o TST finalmente mudou a redação da Súmula 277, para reconhecer efeitos de ultratividade aos instrumentos normativos, em consonância com o artigo 114, § 2 º ,