• Nenhum resultado encontrado

7 PASSOS PARA RESERVAR O HOTEL PERFEITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7 PASSOS PARA RESERVAR O HOTEL PERFEITO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Disclaimer

O De Casa Para O Mundo participa do programa de afiliados do Booking.com. Nos orgulhamos de ser um blog 100% isento e de termos como parceiros apenas empresas que admiramos e que utilizamos em nossas próprias viagens. Como parte do nosso compromisso com a transparência, convidamos você a ler as nossas políticas e saber mais.

7 PASSOS PARA RESERVAR O HOTEL PERFEITO Texto: Tadeu Arcolini

Diagramação: Luiza Carstens Revisão: Thelma Alves © 2016 De Casa Para O Mundo Todos os direitos reservados aos autores.

Olá!

Queremos deixar aqui o nosso MUITO OBRIGADO!

Sim, porque se você está com este e-book em mãos

é porque se cadastrou na nossa newsletter e para

nós o seu interesse no nosso trabalho é a melhor

motivação para continuarmos compartilhando todas

as nossas viagens! :)

(3)

Bem vindo!

A ideia de escrevermos este pequeno guia surgiu quando

um casal de amigos pediu a nossa opinião sobre um hotel que eles estavam reservando para as suas férias em Istambul, na Turquia. Não somos especialistas na cidade turca, mas como tínhamos passado por lá durante a nossa volta ao mundo, claro que poderíamos dar uns pitacos! Além disso, pela nossa rápida experiência sabíamos exatamente em que região eles deveriam ficar: no bairro Sultanahmet, próximo dos principais pontos turísticos e vários bares e restaurantes, perfeito para poucos dias pela cidade.

Mas, para nossa surpresa, o hotel que eles escolheram era simplesmente do outro lado da cidade! Na hora perguntamos: “Como vocês escolheram este hotel?”. E a resposta foi: “Achamos que era confortável e cabia dentro do nosso orçamento!”.

Mostramos isso a eles, que acabaram reservando um hotel mais simples mas muito melhor localizado, pelo mesmo valor. E adoraram!

Longe de nós termos a pretensão de dizer que esses nossos 7 passos são “infalíveis”! Mas também não podemos negar que eles foram seguidos por nós durante toda a nossa viagem de volta ao mundo e que se não deu certo em 100% das vezes, chegou muito perto disso! Esperamos que aproveite esse pequeno guia e que a partir de agora só reserve hotéis perfeitos para as suas viagens!

Epa!

Mas só isso já era suficiente para eles escolherem o hotel da viagem? Não, não, não! É preciso muito mais do que

“conforto” e “preço” para você tomar a decisão de onde ficar em um destino!

(4)

Escolha um site de reservas

e cadastre-se

São várias as vantagens de escolher e se cadastrar em um site de reservas de hotéis e podemos garantir a você que ele será o seu melhor amigo no planejamento da sua próxima viagem! Além da óbvia facilidade de poder pesquisar entre milhares de opções de hospedagem em um único lugar, duas outras funcionalidades merecem destaque: os filtros e os comentários. E fique tranquilo que nos próximos passos mostraremos como tirar o máximo proveito deles!

São vários os sites de reservas disponíveis hoje em dia e listamos alguns dos mais conhecidos, cada um com seus diferenciais e vantagens. Então vai lá, escolha o seu, faça o seu cadastro e vamos para o próximo passo!

(5)

Nosso escolhido, utilizamos mais de 100 vezes (isso mesmo, cem vezes!) durante a nossa volta ao mundo e não tivemos nenhum problema!

Depois de reservar (e se hospedar!) pelo site 5 vezes, você passa a fazer parte do Programa Booking.genius, que oferece desconto extra de 10% em hotéis selecionados, prioridade no suporte e outras vantagens.

Possui suporte com telefone local (DDD 11) e em português.

É também muito conhecido, possui milhares de opções de hospedagem em todo o mundo.

Você pode se cadastrar gratuitamente no programa Hoteis.com Rewards e, além de descontos exclusivos, a cada 10 noites hospedadas em hotéis selecionados você ganha uma diária de igual ou menor valor médio (também, claro, hotéis selecionados).

Possui suporte com telefone local (0800) e em português. www.booking.com

(6)

Claramente focado no público mais jovem, suas hospedagens são hostels, albergues, pousadas e até campings. Tem cadas-trado mais de 33.000 estabelecimentos em 170 países. Fortemente recomendado para viajantes que buscam camas em quartos compartilhados, apesar delas também estarem disponíveis no Booking.com e no Hoteis.com.

Suporte apenas em inglês e telefone internacional.

Possui uma funcionalidade diferente, o leilão. Funciona assim: você escolhe a cidade, a região/bairro, o nível do hotel e dá o seu preço. Se alguma propriedade aceitar, o quarto é seu pelo preço que você pediu! Mas atenção, a cobrança é antecipada no cartão de crédito e não cancelável.

Funciona melhor para os EUA e Canadá, onde é possível escolher exatamente a região/bairro onde quer ficar.

Ainda não tem uma versão em português, muito menos suporte local.

Vale reforçar que os sites de reservas não cobram

taxas extras dos usuários; elas são cobradas dos estabelecimentos. E é exatamente pela cobrança desta taxa que alguns hotéis podem

não estar disponíveis nestes sites, apenas para reservas diretas em seus próprios sites.

Durante os próximos passos deste guia utilizaremos exemplos do Booking.com pois é o site de reservas que usamos, mais gostamos e recomendamos. Os outros sites possuem características bem parecidas e você conseguirá seguir os mesmos passos!

www.hostelworld.com

(7)

Defina em qual região da

cidade quer ficar

Escolhido o site de reservas e feito o cadastro, hora de efetivamente começar a busca pelo seu hotel perfeito. Apesar de muita gente achar que basta colocar as datas e escolher a opção mais barata, nós acreditamos que muitas vezes o barato pode sair (bem) caro! Explicamos: normalmente hotéis muito baratos não são bem localizados. Sim, a gente acredita que você tem um amigo que conseguiu um hotel bom, bonito, barato e bem localizado em Nova Iorque; exceções existem! Mas a gente acredita mais ainda que gastar um pouco de tempo e pesquisar a melhor região ou bairro ficar no seu destino vale mais a pena!

E para essa pesquisa existem os blogs de viagem! Eles são ótimas fontes para este tipo de informação e certamente irão te ajudar a definir a melhor localização do seu hotel de acordo com os seus gostos, com a sua programação, com as suas necessidades. Dá um pouco de trabalho, é verdade, mas esse passo é crucial para evitar surpresas desagradáveis e garantir uma hospedagem confortável. Então espanta a preguiça e dá um Google: “onde ficar em __________”! Temos certeza de que bons posts aparecerão e você terá informações e opiniões suficientes para a sua escolha!

(8)

Inicie a pesquisa com suas

datas e região escolhida

Definida a região ou bairro em que você irá se hospedar no seu destino, hora de ir para o site de reservas escolhido e iniciar sua pesquisa. Este passo é bem simples: coloque as datas (chegada e saída) e também já a região ou bairro escolhido ao invés apenas da cidade; seus resultados já estarão filtrados por esta localização! Ajuda, né? Alguns sites de reserva permitem que você coloque, ao invés de uma região ou bairro, um local de interesse como, por exemplo, um monumento, um aeroporto, um centro de convenções, uma atração. Esta também é uma boa opção caso você queira ou precise ficar próximo de algum local específico.

Exemplo pesquisa no Booking.com selecionando a região em que se deseja hospedar, aquela mesma escolhida no passo anterior. No caso acima, colocamos o bairro dos Jardins em São Paulo.

Já este outro exemplo mostra quão específica pode ser sua busca inicial. Se você vem para São Paulo assistir ao Carnaval, porque não procurar por hotéis próximos ao Sambódromo, não é mesmo?

(9)

Use e abuse dos filtros dos

sites de reserva

Se você seguiu os passos até aqui, deverá estar em uma tela de resultados com uma lista (provavelmente gigantesca) de opções de hospedagem disponíveis na data da sua viagem e na região ou bairro que você escolheu. Pois bem, é agora que, digamos, a diversão começa! Como dissemos no Passo 1, uma das principais funcionalidades dos sites de re- serva são os filtros. E tem filtro para praticamente tudo o que você precisar! Usando o Booking.com como exemplo, temos:

(10)

São tantos,

não é mesmo?

O uso de cada um deles vai depender das suas necessidades para a viagem que está programando. Se vai com a família, talvez filtrar “Tipo de Propriedade

> Apartamentos” faça sentido. Se estiver de carro, não se esqueça do “Comodidades > Estacionamento”. Se for uma viagem ostentação, porque não

filtrar “Categoria > 5 estrelas”. (Aí sim, hein!). Aqui não tem regra, o jeito é sair filtrando!

A gente utiliza basicamente três filtros, que são os que realmente nos importam para uma viagem “padrão”.

*

E como nós fazemos quando

estamos procurando o nosso

hotel perfeito?

?

Este último filtro é tão importante, tão útil e a gente gosta tanto dele que vamos falar mais no próximo passo!

(11)

Leia os comentários de

quem já se hospedou

O hotel pode parecer lindo maravilhoso, bem localizado, com quartos amplos, arejados e bem iluminados. Mas e se o staff for mal educado? E se a limpeza do banheiro deixar a desejar? E se a rua é tão movimentada que não dá para dormir direito a noite? Temos certeza de que os hotéis não colocam nada disso naquele sites modernosos e cheio de fotos profissionais. Então o jeito é ouvir (ou melhor, ler) de quem já esteve por lá!

E o bom dos sites de reservas é que as opiniões que estão ali são de usuários que REALMENTE se hospedaram na propriedade. Isso porque só é possível deixar a sua resenha após a sua hospedagem, diferente de outros sites como o TripAdvisor (que também é útil, falaremos dele no próximo passo) onde qualquer um pode dar a sua opinião sobre qualquer estabelecimento, sem nenhuma garantia de que realmente esteve lá.

Então aproveite as avaliações dos hóspedes dos sites de reserva, elas ajudam muito! Para isso, comece filtrando os classificados no item “Avaliação dos Hóspedes” como “Ótimo: 9 ou mais”. Se não existir nenhuma opção dentro do seu orçamento, baixe o filtro para “Muito bom: 8 ou mais”. Nesses dois casos já vale a pena dar uma lida nas avaliações, mas provavelmente a grande maioria será muito boa e não trarão nenhum grande problema.

(12)

Se não vier nenhuma opção que lhe agrade nos filtros “Ótimo” ou “Muito bom” vá para o “Bom: 7 ou mais” e, aí sim, comece a prestar muita atenção aos comentários. Essa nota já está no limite do aceitável e provavelmente já aparecerão comentários não muito agradáveis! Use o seu bom senso para decidir se vale a pena arriscar ou não.

Se achar que sim, resolvido! Se achar que não, a solução será mudar de faixa no filtro “Preço”, não tem jeito. Isso porque nós não recomendamos hotéis classificados como “Agradável: 6 ou mais” ou “Sem classificação”.

Para acessar as avaliações, ao entrar na página de um hotel, vá até “Ver todas as avaliações reais”.

Dica: repare sempre no número de avaliações! O que pode ser excepcional para 5 pessoas pode não ser para você. Mas se for excepcional para centenas de pessoas, provavelmente também será para você!

(13)

Pesquise sobre o

hotel no Google e

no TripAdvisor

Se você é daqueles que como nós quer ter certeza de estar reservando o hotel perfeito, não custa nada fazer duas rápidas verificações no hotel já escolhido. A primeira é simplesmente dar um Google no nome do hotel e ver o que aparece. Se quiser, pode procurar por “Nome do hotel reviews” ou “Nome do hotel resenha” ou algo que o valha. Sempre ajuda.

E apesar de termos “falado mal” do TripAdvisor no passo anterior, também não custa nada procurar o seu hotel lá, só para ver como está classificado e ler mais algumas resenhas. Só fica aqui o lembrete de que os comentários ali não são necessariamente de pessoas que se hospedaram lá, pois o TripAdvisor não tem como controlar isso. Ah, e se por acaso você vir várias resenhas ruins uma atrás da outra, de um mesmo país, desconfie. Pode ser uma família insatisfeita com alguma coisa pequena ou, pior, um grupo que não conseguiu um late check-out e resolveu destruir a reputação do hotel. Visite e pesquise, mas tome cuidado!

(14)

Reserve o seu

hotel perfeito!

E finalmente chegou a hora de fazer a reserva propriamente dita! Após se cadastrar no seu site de reservas preferido, este será definitivamente o menor dos seus problemas. Ali você já terá todos os seus dados, inclusive de cartão de crédito se assim preferir. (Nada no mundo é 100% seguro, mas passamos o ano viajando com o número do nosso cartão no Booking. com e não tivemos problema algum). Em duas ou três telas, voilá, seu hotel está reservado e você receberá um e-mail com a confirmação. Simples assim!

Uma observação importante na hora de reservar: na tela do hotel escolhido, você terá diversos tipos de quartos e cada um com seus respectivos valores. Um pouco de atenção aqui cai bem, pois em alguns hotéis os preços mais baratos normalmente são aqueles em que o pagamento deverá ser feito na

hora e não será possível cancelar a reserva no futuro. E isso é sério, não será possível cancelar MESMO!

Então se por acaso você tiver 1% de dúvida se a sua viagem pode não sair, invista um pouco mais e reserve uma diária cancelável. Aliás, essas são as condições mais comuns em todos os sites de reserva: cancelamento grátis até um ou dois dias antes da sua chegada e pagamento diretamente no hotel caso a reserva se confirme. Aproveite!

(15)

Duas informações importantes de serem checadas antes de concluir a reserva:

1) Quais impostos e taxas estão incluídos, para não se assustar com o preço final na hora do check-out.

2) Se a reserva é reembolsável / cancelável ou não; veja no exemplo a diferença de preço entre a reembolsável (R$ 1.221) e a não reembolsável (R$ 1.097). Atenção!

Pronto, mostramos a você como reservar o hotel perfeito para a sua viagem em apenas 7 passos! Para quem está fazendo pela primeira vez pode parecer complicado, mas garantimos que depois de algumas reservas tudo fica mais simples e até automático. Esperamos que este nosso guia seja muito útil nas suas próximas viagens!

(16)

Referências

Documentos relacionados

Ferramentas manuais Ferramentas elétricas Ferramentas pneumáticas Ferramentas hidráulicas Ferramentas de medição Equipamentos ambientais SAA/SAO ETA ETE Compressor

o Encontro de Integração de Conselheiros (EN- CIC), no início de janeiro, iniciativa que marca o começo do ano para o Crea-PR e é uma oportu- nidade de “integrar e oferecer

A nossa abordagem prepara as organizações para dar resposta aos desafios da introdução e da gestão do RGPD, respondendo a todas dúvidas iniciais, cobrindo todas as entidades

A Supricel Logística atua no setor logístico há 35 anos , com destaque para o trans- porte, distribuição, movimentação e armazenamento de cargas e matérias

A produção foi realizada em 2015/2 e tinha como principal objetivo o desenvolvimento de uma narrativa audiovisual para verificação prática da teoria aprendida na

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Uma manhã destas, quando já não houver aulas e os meninos estiverem a brincar na piscina, o Muno pegará na sua mochila e na sua gabardina e partirá para longe, para explorar

O objetivo desta palestra foi mostrar os princípios da Estética Dental, bem como definições e técnicas diferenciadas, além de focar na Odontologia Adesiva com