• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº. 09, DE 07 DE JANEIRO DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº. 09, DE 07 DE JANEIRO DE 2021"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ins tuto Federal do Norte de Minas Gerais

Campus Diaman na

Fazenda Biribiri, km 624, s/n°, Rodovia 367 - Telefone: (38) 3218-7370 CEP: 39.100-000 Diaman na/MG - h p://www.ifnmg.edu.br

EDITAL Nº. 09, DE 07 DE JANEIRO DE 2021

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSISTAS PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE VAGAS A FIM DE ATUAR NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS IFNMG - CAMPUS

DIAMANTINA.

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSITA PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE VAGAS PARA O ENCARGO DE TUTOR A DISTÂNCIA, A FIM DE ATUAR NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM Atendimento Educacional Especializado, Geoprocessamento Aplicado, Gestão em Saúde, Gestão Pública, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A

DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS IFNMG - CAMPUS DIAMANTINA

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG CAMPUS DIAMANTINA, por meio do Diretor-Geral Júnio Jáber, torna pública a abertura das inscrições ao processo de seleção simplificada para formação de cadastro de reserva de vagas para o encargo de Tutor a distância, na modalidade extensionista, a fim de atuar no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado, Geoprocessamento Aplicado, Gestão em Saúde, Gestão Pública, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do Ins tuto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Diaman na, conforme segue:

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O Processo Seletivo será regido por este Edital e tem como objetivo selecionar profissionais interessados em desempenhar o encargo de Tutor a distância a fim de atuar no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado, Geoprocessamento Aplicado, Gestão em Saúde, Gestão Pública, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Diamantina.

1.2 O Processo Seletivo fundamenta-se na legislação vigente e em diretrizes definidas pela própria Instituição, descritas abaixo:

1.2.1 Lei n° 11.892/2008 que, em seu Art. 5°, § 6°, autoriza os Institutos Federais a conceder bolsas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de intercâmbio conforme regulamentação por órgão técnico competente do Ministério da Educação;

1.2.2 Portaria n° 58/2014 - SETEC/MEC, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 21 de novembro de 2014, que regulamenta a concessão de bolsas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de intercâmbio no âmbito dos Institutos Federais;

1.2.3 Resolução n° 26/2017 - CONSUP/IFNMG, que aprova o Regulamento de Concessão de Bolsas de Pesquisa, de Pós-Graduação, de Extensão, de Desenvolvimento, de Inovação e de Intercâmbio, no âmbito do IFNMG;

1.2.4 Resolução n° 15/2018 - CONSUP/IFNMG, que aprova a alteração do Anexo I do Regulamento de concessão de bolsas de pesquisa, de pós-graduação, de extensão, de desenvolvimento, de inovação e de intercâmbio, no âmbito do IFNMG.

1.3 Ao efetivar a inscrição, o candidato declara estar ciente do conteúdo deste Edital e acata, na íntegra, suas disposições.

1.4 A participação no presente Edital não implicará redução das atividades normalmente desempenhadas pelo candidato na sua Instituição de origem. 1.5 O (a) candidato (a) que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado desta seleção. 1.6 Dúvidas e informações acerca dessa seleção poderão ser encaminhadas para o e-mail posead2021@gmail.com .

2. DO ENCARGO, DA REMUNERAÇÃO DA BOLSA E DAS VAGAS

2.1. O profissional selecionado fará jus a uma bolsa mensal na modalidade Extensionista, de acordo com o Regulamento de Concessão de Bolsas de Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento, Inovação e Intercâmbio do IFNMG, aprovado pela Resolução Consup no 26, de 21 de junho de 2017, alterado pela Resolução Consup no 15, de 18 de abril de 2018.

2.2. As bolsas serão concedidas diretamente ao beneficiário, mediante a assinatura de termo de compromisso em que constem os seus respectivos direitos e obrigações.

2.3. O pagamento das bolsas será realizado mediante depósito bancário em conta corrente individual, registrada em nome do beneficiário. O valor a ser pago constante na Nota fiscal de Serviço incidirá impostos.

2.4. Não será permitido o acúmulo de funções nos editais que tenham como referência o Regulamento de concessão de bolsas de pesquisa, de pós-graduação, de extensão, de desenvolvimento, de inovação e de intercâmbio, no âmbito do IFNMG.

2.5 A carga horária e remuneração mensal do Tutor estão apresentados no QUADRO 01 a seguir:

(2)

QUADRO 1

FUNÇÃO CH SEMANAL DURAÇÃO MÁXIMA VALOR MENSAL

Tutor a distância 20 horas 12 meses R$ 1.100,00

2.6 O candidato selecionado deverá cumprir sua carga horária semanal no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Diamantina, em turno a ser definido pela coordenação; porém, enquanto durar as medidas de prevenção para conter a pandemia do novo Coronavírus, as atividades serão desenvolvidas a distância. 3. DOS PRÉ-REQUISITOS EXIGIDOS DO(A) CANDIDATO(A) PARA INVESTIDURA E EXERCÍCIO DO ENCARGO

3.1 Possuir formação conforme exigido no quadro 2 deste edital.

3.2 Ter disponibilidade para cumprimento da carga horária total da função e atendimento das demandas inerentes ao cargo. 3.3 Ter conhecimento e habilidade na utilização da internet e ferramentas tecnológicas da informação e da comunicação.

3.4 A permanência do bolsista selecionado para Tutor a distância do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado, Geoprocessamento Aplicado, Gestão em Saúde, Gestão Pública está diretamente condicionada ao bom desempenho de suas atribuições. Portanto, o IFNMG campus Diamantina tem a prerrogativa de submeter o bolsista a avaliação de desempenho, com este propósito.

3.5 O desempenho das atividades presenciais, quando for o caso, se dará no IFNMG campus Diamantina, , polos de EAD ou outro local previamente definido e poderá ocorrer em qualquer dia da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, em qualquer um dos turnos de acordo com a necessidade do curso.

3.6 O afastamento do bolsista das atividades poderá ocorrer por não observância dos dispositivos legais e outras legislações vigentes neste processo, pelo não cumprimento das atividades/atribuições do encargo, por motivo de indisciplina e desrespeito ao organograma, bem como por motivo de ineficiência, o que acarretará no cancelamento da sua bolsa

QUADRO 2

FUNÇÃO TUTOR A DISTÂNCIA FORMAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

Atendimento Educacional Especializado Graduação em qualquer licenciatura, com Pós-graduação lato sensu em Educação Bacharel com Pós-graduação lato sensu em Educação inclusiva

Geoprocessamento Aplicado (Apresentar documento comprobatório de experiência (declaração, carteira de trabalho ou documentoQualquer Graduação e qualquer Pós-graduação lato sensu, com Experiência em Geoprocessamento similar, no momento da assinatura do termo de concessão de bolsas)

Gestão em Saúde Bacharel ou tecnólogo em Administração OU Gestão Pública OU Gestão em Saúde, com Pós-graduação latosensu na área de Administração

Gestão Pública Bacharel ou tecnólogo em Administração OU Gestão Pública OU Gestão em Saúde, com Pós-graduação latosensu na área de Administração

4. DO CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos ao encargo de Tutor a distância, a fim de atuar na Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado, Geoprocessamento Aplicado, Gestão em Saúde, Gestão Pública, na modalidade de Educação a distância do IFNMG, seguirá o cronograma abaixo, de acordo o Quadro 3.

QUADRO 3

ITEM DESCRIÇÃO DATAS

01 Publicação de Edital 07/01/2021

02 Recursos contra o Edital 08/01/2021

03 Período das inscrições 11/01/2021 a 13/01/2021

04 Resultado preliminar 14/01/2021

(3)

06 Homologação e publicação do resultado final 18/01/2021

5. DAS INSCRIÇÕES 5.1 As inscrições são gratuitas.

5.2 O período das inscrições está disponível no cronograma (quadro 3).

5.3 As inscrições serão realizadas exclusivamente mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no portal do IFNMG - Campus Diamantina, no link: https://ifnmg.edu.br/diamantina-ead/editais

5.4 No ato da inscrição o candidato preencherá o questionário que determinará a pontuação que obterá no processo seletivo. Assim, faz-se necessário o máximo de cuidado, pois tudo o que for informado precisará ser comprovado posteriormente.

5.5 A inscrição do candidato ao presente Processo Seletivo implicará no conhecimento das instruções contidas neste Edital e a expressa concordância com os seus termos.

5.6 Os demais prazos do presente Processo Seletivo constam no quadro 3 deste edital.

5.7 No ato da inscrição do presente Processo Seletivo não haverá a exigência de apresentação de documentos comprobatórios.

5.8 Em caso de convocação, o candidato deverá apresentar todos os documentos exigidos, inclusive aqueles que comprovem os pontos obtidos na classificação (vide TABELA DE PONTUAÇÃO ITEM 6.5).

5.9 O IFNMG não se responsabiliza por danos e problemas decorrentes da demora, interrupção ou bloqueio nas transmissões de dados ocorridos na Internet. 5.10 O ato de inscrição corre sob inteira responsabilidade do(a) candidato(a).

5.11 O candidato que prestar informação falsa ou inexata, no formulário eletrônico de inscrição ou em quaisquer outros documentos, ainda que verificado posteriormente, conforme a situação, estará sujeito à desclassificação.

5.12 O candidato poderá realizar somente uma inscrição neste Processo Seletivo, caso faça mais de uma inscrição, será considerada a última.

5.13 Na vigência do período de inscrições, não serão aceitas solicitações de correção de dados inseridos no formulário de inscrição, nem o cancelamento de inscrição. 6. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

6.1 Todo o processo de seleção e classificação será feito pela Comissão de Processo Seletivo do IFNMG – campus Diamantina, presidida pela Coordenadora de EAD IFNMG.

6.2 A Comissão de Processo Seletivo do IFNMG Campus Diamantina ficará responsável pela análise/julgamento das situações não previstas neste edital, sendo soberana em suas decisões.

6.3 A seleção será realizada em fase única, de caráter eliminatório/classificatório, e em conformidade com as informações fornecidas pelo candidato no ato da inscrição.

6.4 No ato da inscrição, o candidato responderá um questionário sobre suas experiências profissionais.

6.5 O Questionário preenchido gerará a pontuação do candidato. Para efeitos de classificação serão observados os seguintes parâmetros, de acordo Quadro 4. QUADRO 4 - TABELA DE PONTUAÇÃO

ITENS CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

1

EXPERIÊNCIA EM EAD

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMPROVADA, EXCETO ESTÁGIO, pela atuação em cursos na modalidade a distância. Será atribuído 1 (um) ponto para cada MÊS

Não serão pontuados períodos concomitantes, bem como o tempo de experiência comprovada neste item não poderá ser utilizado para fins de pontuação em qualquer outro item/critério deste edital.

Máximo de 30 meses (30 pontos) 2 EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO (EAD OU PRESENCIAL)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMPROVADA, EXCETO ESTÁGIO, como: Tutor Será considerado o período de tutoria presencial e/ou a distância, bem como o período de professor presencial e/ou a distância.

Será atribuído 1(um) ponto para cada MÊS. Não serão pontuados períodos concomitantes, bem como o tempo de experiência comprovada neste item não poderá ser utilizado para fins de pontuação em qualquer outro item/critério.

Máximo de 35 meses (35 pontos) 3 TITULAÇÃO (Concluída)

Serão atribuídos, não cumulativamente: 35 (trinta) pontos para doutorado, 25 (vinte) pontos para

(4)

Pontuação Total: 100 pon 6.6 Os critérios serão pontuados uma única vez.

6.7 Para as frações de contagem de tempo a partir 15 dias será computado um mês.

6.8 Todas as informações prestadas pelo candidato ao preencher o formulário eletrônico deverão ser comprovadas posteriormente.

6.9 Caso haja erros no preenchimento de dados pessoais e referentes à tabela de pontuação, que influenciem em sua classificação, o candidato deverá interpor recurso no período previsto pelo cronograma deste Processo Seletivo solicitando correção, todas as situações interpostas através de recurso serão analisadas pela Comissão de Processo Seletivo do IFNMG Campus Diamantina, podendo ou não ser deferido.

6.10 Para efeito de aprovação e classificação serão considerados aptos, apenas os candidatos que atenderem aos requisitos mínimos da vaga, descritos no item 3 deste Edital.

6.11 A classificação obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos informados pelo candidato no ato da inscrição, conforme o item 6.5. 6.12 Em caso de empate entre candidatos, terá preferência o candidato mais idoso.

8. DOS RESULTADOS E RECURSOS

8.1 O Resultado Preliminar e o Resultado Final do Processo Seletivo serão divulgados na página eletrônica do IFNMG Campus Diamantina http://www.ifnmg.edu.br/diamantina, obedecendo ao cronograma apresentado no item 4.

8.2 Os candidatos poderão interpor recurso contra o edital e o resultado preliminar de acordo cronograma divulgado no item 4; este recurso deverá ser devidamente fundamentado, através do formulário constante do Anexo I do presente Edital e enviado exclusivamente para o e-mail posead2021@gmail.com na data divulgada no cronograma. Caso a solicitação seja deferida, poderá haver a retificação do edital e do resultado preliminar, de acordo a solicitação

8.3 Não será aceito pedido de revisão de recurso ou recurso de recurso.

8.4 A Comissão de Processo Seletivo do IFNMG Campus Diamantina ficará responsável pela análise dos recursos apresentados nas etapas desta seleção, bem como o julgamento dos casos omissos e/ou situações não previstas neste edital.

8.5 Os demais candidatos classificados que não forem convocados permanecerão em lista de espera e poderão ser convocados posteriormente. 9. DA CONVOCAÇÃO

9.1 A convocação de candidatos classificados para investidura no encargo de Tutor a distância ocorrerá mediante o surgimento de vagas, observando-se a classificação dos inscritos, a fim de comprovar as informações prestadas no momento da inscrição para efeito de classificação.

9.2 Havendo desligamento do candidato, facultar-se-á ao IFNMG Campus Diamantina, substituí-lo convocando o próximo candidato da lista de espera, observando os requisitos necessários para o encargo.

9.3 O candidato, quando convocado, deverá enviar exclusivamente para o e-mail posead2021@gmail.com, em PDF, arquivo único contendo as informações: Nome/ Função pretendida, cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

a) RG e CPF (frente e verso). b) Comprovante de endereço.

c) Comprovante de cumprimento das obrigações militares (sexo masculino) ; d) Comprovante de cumprimento das obrigações eleitorais;

e) Diploma, certificado, histórico escolar ou declaração de conclusão de curso (frente e verso), conforme a área de formação exigida, de acordo QUADRO 2. f) Todos os documentos que comprovem a pontuação obtida, de acordo Tabela de Pontuação (Quadro 4).

9.4 Na falta de qualquer documento elencado no item 9.3 (letras de a f), o candidato será desclassificado sem direito a recurso. 9.5 Não serão aceitos documentos enviados via correios.

9.6 Os documentos relacionados no item 9.3 devem ser enviados, por e--mail, pelo próprio candidato, ou por representante através de procuração simples.

9.7 Nos casos em que após o resultado da convocação, o candidato discordar do resultado em questão, julgando-se prejudicado, o mesmo poderá solicitar uma reanálise da sua documentação por meio do e-mail posead2021@gmail.com. Estas situações serão julgadas pela Comissão de Processo Seletivo do IFNMG Campus Diamantina.

10. DA CARGA HORÁRIA

10.1 A carga horária de trabalho do Tutor a distância será de 20 horas semanais e será distribuída conforme cronograma estabelecido previamente pela coordenação geral.

(5)

10.2 O candidato selecionado deverá cumprir sua carga horária semanal no Instituto Federal do Norte de Minas Geras IFNMG Campus Diamantina, localizada a Fazenda Biribiri, s/n (próximo ao Aeroporto), Diamantina/MG, em turno a ser definido pela sua Coordenação, entretanto, enquanto durarem as medidas de distanciamento social para conter a pandemia do novo Coronavírus, as atividades serão realizadas a distância.

11. DAS ATRIBUIÇÕES

11.1. Estar atento e cumprir as datas do calendário do curso da pós graduação lato sensu em Atendimento Educacional Especializado, Geoprocessamento Aplicado, Gestão em Saúde, Gestão Pública do IFNMG Campus Diamantina;

11.2 Auxiliar aos professores na realização de trabalhos práticos, teóricos e experimentais e na seleção e organização de materiais de apoio que deem sustentação teórica qualificada para o desenvolvimento das disciplinas do curso;

11.3 Disponibilizar e fornecer informações, acompanhar e orientar às atividades propostas nas disciplinas e aos trabalhos realizados, esclarecendo dúvidas e respondendo com presteza e-mails recebidos dos estudantes;

11.4 Estar atento ao nível de interatividade dos acadêmicos, identificando quais não estão interagindo, buscar resgatar a relação interativa, bem como analisar o desempenho e propor procedimentos que melhorem o seu rendimento, quando necessário;

11.5 Estudar o material disponibilizado, com as orientações dadas pelo professor formador, conhecendo, assim, o conteúdo e a metodologia de trabalho a ser utilizada durante o curso;

11.6 Estimular os acadêmicos para que participem das atividades no AVA, debates e produções individuais e coletivas, bem como auxílio no uso da Plataforma Virtual;

11.7 Desenvolver e empregar estratégias de estímulo à reflexão sobre os temas discutidos nas disciplinas;

11.8 Manter os registros atualizados sobre ausências, realizações de atividades, dificuldades e solicitações dos acadêmicos, bem como emitir relatórios sobre a sua situação e encaminhamento periódico ao professor formador;

11.9 Acompanhar o plano de estudos individualizados, junto ao acadêmico, dando-lhe todo o suporte necessário, propondo formas auxiliares de estudo e orientando-o sobre a importância da pesquisa científica;

11.10 Corrigir atividades/avaliações e encaminhar planilha de notas ou diários; 11.11 Registrar, no relatório mensal, a situação dos estudantes no AVA;

11.12 Utilizar diariamente os recursos tecnológicos disponibilizados para interagir com os estudantes;

11.13 emitir relatório mensal com o registro da frequência, participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações;

11.14 Conhecer do Projeto Político Pedagógico do Curso, domínio das Tecnologias de Comunicação e Informação, do material didático e do conteúdo específico do curso, condição essencial para o exercício da função;

11.15 Estar disponível para atendimento aos acadêmicos, conforme agenda de funcionamento do Polo;

11.16 Atender às necessidades dos estudantes, prestando atendimento individual, via fórum ou mensagem/e-mail, prioritariamente e, excepcionalmente, via contato telefônico, quando necessário;

11.17 Estabelecer contato com os estudantes e professores quando se fizer necessário;

11.18 Orientar e incentivar o estudante na construção e postagem do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); 11.19 Alertar o estudante quanto à data de postagem das atividades no AVA;

11.20 Incentivar a participação nos fóruns;

11.21 Dar feedback, em tempo hábil, para que o estudante tenha condição de rever sua colocação e, assim, não se perder no conteúdo estudado; 11.22 Indicar alternativas de aprendizagem, como leituras de artigos, pesquisas em sites educativos, entre outros;

11.23 Responder sobre o desempenho, as características, as dificuldades e os progressos de cada um dos estudantes; 11.24 Propor intervenção em situações de aprendizagem de forma a contribuir para o bom andamento do curso; 11.25 Participar de reuniões e eventos promovidos pela coordenação geral e coordenador do curso;

11.26 A permanência do profissional selecionado está diretamente condicionada ao bom desempenho de suas atribuições. Portanto, o IFNMG tem a prerrogativa de submetê-lo a avaliação de desempenho, com este propósito.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Todas as publicações deste edital serão feitas exclusivamente no site do IFNMG Campus Diamantina, no endereço eletrônico https://www.ifnmg.edu.br/diamantina.

12.2 A documentação e as informações prestadas pelo candidato serão de inteira responsabilidade deste.

(6)

12.4 A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do IFNMG, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

12.5 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os resultados e demais publicações referentes a este Edital.

12.6 Caso não acudirem interessados ou não haja candidatos selecionados, o IFNMG Campus Diamantina se resguarda ao direito de convidar outras pessoas, desde que, comprovadamente, preencham os requisitos necessários para o fiel desempenho do encargo, consoante estabelecido neste edital.

12.7 A Classificação no presente processo seletivo NÃO implica em direito à vaga, e sim em expectativa de direito.

12.8 As situações não previstas por esse edital serão julgadas pela Comissão de Processo Seletivo do IFNMG Campus Diamantina.

Diaman na, 07 de janeiro de 2020 Júnio Jáber

Diretor geral IFNMG-Campus Diaman na

Documento assinado eletronicamente por Junio Jaber, Diretor(a) Geral, em 07/01/2021, às 09:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site h p://sei.ifnmg.edu.br/sei/controlador_externo.php? acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0744205 e o código CRC 8F18309D.

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ins tuto Federal do Norte de Minas Gerais

ANEXO I FORMULÁRIO PARA RECURSO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA NOME DO CANDIDATO:

ENCARGO PRETENDIDO: Nº DO EDITAL ________/______

DOC. IDENTIDADE/ÓRGÃO EXPEDIDOR :

TELEFONE CELULAR: E-MAIL:

(7)

RECURSO CONTRA: EDITAL ( ) ou RESULTADO PRELIMINAR ( )

FUNDAMENTAÇÃO DA SOLICITAÇÃO:

Local e data: ______________________________, ____ de _____________ de __________.

____________________________________ Assinatura do Requerente

INSTRUÇÕES: - Somente será analisado o recurso enviado no prazo estabelecido no cronograma e formulado de acordo com as normas estabelecidas neste Edital. - O digitado ou, opcionalmente, manuscrito, desde que de forma legível, assinado e salvo em formato PDF.

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Cf=Classificação de frequência; CE=Classificação de Exame; CF=Classificação Final.. Menção: SB=Satifaz Bem, ST=Satisfaz,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é