• Nenhum resultado encontrado

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

NOÇÕES DE DIREITO

PROCESSUAL PENAL

142

QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS POR

ASSUNTOS

Edição  2017

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou

processo. A violação de direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa (art. 184 e parágrafos do Código Penal), conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 101 a 110 da Lei nº 9.610, de 19/02/98 – Lei dos Direitos Autorais).

www.apostilasvirtual.com.br

contato@apostilasvirtual.com.br

(2)
(3)

SUMÁRIO

1.

DA INVESTIGAÇÃO, DO INQUÉRITO POLICIAL E DO TERMO CIRCUNSTANCIADO

... 05

2.

DA PRISÃO PROVISÓRIA

(prisão em flagrante, prisão temporária e prisão preventiva).

DA LIBERDADE PROVISÓRIA ... 17

3.

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA ... 29

4.

SUJEITOS PROCESSUAIS

... 32

(4)
(5)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

5

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

1

DA INVESTIGAÇÃO, DO INQUÉRITO POLICIAL E

DO TERMO CIRCUNSTANCIADO.

QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS

 COMENTADAS

1. [Escrivão de Polícia-(C3)-(CE)-(NS)-PC-PE/2016-UnB].(Q.52) No que se refere ao arquivamento do inquérito policial, assinale a opção correta.

a) Membro do Ministério Público ordenará o arquivamento do inquérito policial se verificar que o fato investigado é atípico. b) Cabe à autoridade policial ordenar o arquivamento quando a requisição de instauração recebida não fornecer o mínimo indispensável para se proceder à investigação.

c) Sendo o crime de ação penal privada, o arquivamento do inquérito policial depende de decisão do juiz, após pedido do Ministério Público.

d) O inquérito pode ser arquivado pela autoridade policial se ela verificar ter havido a extinção da punibilidade do indiciado. e) Sendo o arquivamento ordenado em razão da ausência de elementos para basear a denúncia, a autoridade policial poderá empreender novas investigações se receber notícia de novas provas.

2. [Escrivão de Polícia-(C3)-(CE)-(NS)-PC-PE/2016-UnB].(Q.51) O inquérito policial

a) não pode ser iniciado se a representação não tiver sido oferecida e a ação penal dela depender. b) é válido somente se, em seu curso, tiver sido assegurado o contraditório ao indiciado.

c) será instaurado de ofício pelo juiz se tratar-se de crime de ação penal pública incondicionada. d) será requisitado pelo ofendido ou pelo Ministério Público se tratar-se de crime de ação penal privada. e) é peça prévia e indispensável para a instauração de ação penal pública incondicionada.

3. [Agente de Polícia-(C1)-(CE)-(NS)-PC-PE/2016-UnB].(Q.53) Considerando os dispositivos legais referentes ao inquérito policial, assinale a opção correta.

a) Não cabe recurso administrativo aos escalões superiores do órgão policial contra decisão de delegado que nega a abertura de inquérito policial, mas o interessado pode recorrer ao Ministério Público.

b) Representantes de órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta não podem promover investigação de crime: deverão ser auxiliados pela autoridade policial quando constatarem ilícito penal no exercício de suas funções. c) Estando o indiciado preso, o inquérito policial deverá ser concluído, impreterivelmente, em dez dias, independentemente da complexidade da investigação e das evidências colhidas.

d) O delegado determinará o arquivamento do inquérito policial quando não houver colhido elementos de prova suficientes para imputar a alguém a autoria do delito.

e) Tratando-se de crimes de ação penal pública, o inquérito policial será iniciado de ofício pelo delegado, por requisição do Ministério Público ou por requerimento do ofendido ou de quem o represente.

4. [Agente de Polícia-(C1)-(CE)-(NS)-PC-PE/2016-UnB].(Q.51) Um policial encontrou, no interior de um prédio abandonado, um cadáver que apresentava sinais aparentes de violência, com afundamento do crânio, o que indicava provável ação de instrumento contundente.

Nesse caso, cabe à autoridade policial,

a) providenciar a imediata remoção do cadáver e o seu encaminhamento ao necrotério e aguardar o eventual reconhecimento por parentes.

b) comunicar o fato à autoridade judiciária se o local estiver fora da circunscrição da delegacia onde esteja lotado, devendo-se manter afastado e não podendo impedir o fluxo de pessoas.

c) promover a realização de perícia somente depois de autorizado pelo Ministério Público ou pelo juiz de direito. d) comunicar o fato imediatamente ao Ministério Público, que determinará as providências a serem adotadas.

e) providenciar para que não se alterem o estado e o local até a chegada dos peritos criminais e ordenar a realização das perícias necessárias à identificação do cadáver e à determinação da causa da morte.

(6)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

6

5. [Agente de Polícia-(C1)-(CE)-(NS)-PC-PE/2016-UnB].(Q.52) Considere que tenha sido cometido um homicídio a bordo de um navio petroleiro de uma empresa privada hondurenha ancorado no porto de Recife – PE. Nessa situação hipotética, a) o comandante do navio deverá ser compelido a tirar, imediatamente, o navio da área territorial brasileira e o crime será julgado em Honduras.

b) o crime será apurado diretamente pelo Ministério Público brasileiro, dispensando-se o inquérito policial, em função da eventual repercussão nas relações diplomáticas entre os países envolvidos.

c) a investigação e a punição do fato dependerão de representação do comandante do navio.

d) nada poderá fazer a autoridade policial brasileira: navios e aeronaves são extensões do território do país de origem, não estando sujeitos às leis brasileiras.

e) caberá à autoridade policial brasileira instaurar, de ofício, o inquérito policial para investigar a materialidade e a autoria do delito, que será punido conforme as leis brasileiras.

6. [Perito Criminal-(Química)-(NS)-(TA)-PC-DF/2016-IADES].(Q.35) A respeito dos prazos para a conclusão do inquérito policial, considerando as normas processuais penais, é correto afirmar que, se o réu está preso, o prazo é de

a) 10 dias; estando o réu solto, o prazo é de 20 dias, no âmbito da Justiça Federal.

b) 15 dias; estando o réu solto, o prazo é de 15 dias, tratando-se de crimes contra a economia popular. c) 10 dias; estando o réu solto, o prazo é de 30 dias, conforme o Código de Processo Penal Militar. d) 15 dias; estando o réu solto, o prazo é de 45 dias, segundo a lei de drogas.

e) 10 dias; estando o réu solto, o prazo é de 30 dias, em consonância com o Código de Processo Penal.

7. [Investigador-(NS)-(PS01)-(M)-(TT)-PC-PA/2016-Funcab].(Q.51) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Trata-se de procedimento investigatório de caráter administrativo instaurado pela autoridade policial. De acordo com o Código de Processo Penal brasileiro:

a) do despacho que indeferir o requerimento do ofendido para a instauração do inquérito policial, não cabe recurso. b) nos crimes de ação penal pública, o inquérito policial poderá ser iniciado por requerimento da Autoridade Judiciária ou do Ministério Público.

c) inquérito deverá terminar no prazo de 5 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 15 ias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

d) nos crimes de ação penal privada, o inquérito policial poderá ser iniciado de ofício pela Autoridade Policial. e) o inquérito policial, nos crimes em que ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado. 8. [Investigador-(NS)-(PS01)-(M)-(TT)-PC-PA/2016-Funcab].(Q.52) Sabendo que o inquérito policial é um procedimento administrativo para angariar provas sobre a materialidade e a autoria de uma infração penal, e que quando concluído será encaminhado para os seus destinatários imediato e mediato, é correto afirmar que:

a) depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade competente, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial não poderá proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notícia.

b) o ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado não poderão requerer qualquer diligência durante a fase de inquérito policial.

c) nos crimes de ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante translado.

d) a autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito policial.

e) o Ministério Público não poderá requerer a devolução do inquérito à autoridade policial, senão para novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia.

QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS

 NÃO COMENTADAS

9. [Inspetor-(1ª Classe)-(Pr. Objetiva)-(NS)-(V2)-AESP-PC-CE/2015-Vunesp].(Q.57) A respeito do inquérito policial, procedimento disciplinado pelo Código de Processo Penal, é correto afirmar que

a) ao término do inquérito, a autoridade policial fará minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará os autos ao membro do ministério público, nos termos do § 1º do artigo 10.

b) o inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

c) nos crimes de ação privada, a autoridade policial poderá proceder a inquérito, independentemente de requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.

d) o inquérito não acompanhará a denúncia ou queixa, ainda que sirva de base a uma ou outra. e) os instrumentos do crime não acompanharão os autos do inquérito.

(7)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

7

10. [Inspetor-(1ª Classe)-(Pr. Objetiva)-(NS)-(V2)-AESP-PC-CE/2015-Vunesp].(Q.58) O ato de indiciamento

a) é, em regra, atribuição do delegado de polícia; excepcionalmente tal poder poderá ser conferido ao promotor de justiça.

b) vincula o Ministério Público, que não poderá requerer o arquivamento do inquérito. c) é um ato informal eventualmente realizado durante o inquérito policial.

d) decorre do fato de a autoridade policial convencer-se da autoria da infração penal, atribuída a determinado(s) indivíduo(s).

e) transforma o indivíduo suspeito da prática do delito em acusado.

11. [Inspetor-(1ª Classe)-(Pr. Objetiva)-(NS)-(V2)-AESP-PC-CE/2015-Vunesp].(Q.59) Sobre os prazos para a conclusão do inquérito policial, é correto afirmar que

a) nos crimes de competência da Justiça Federal, o prazo é de quinze dias, prorrogáveis por mais quinze, em regra. b) a autoridade policial possui o prazo de trinta dias improrrogáveis para todos os casos previstos na legislação processual penal.

c) se o indiciado estava solto ao ser decretada sua prisão preventiva, o prazo de dez dias conta-se da data da decretação da prisão.

d) se for decretada prisão temporária em crime hediondo, o indiciado pode permanecer preso por até noventa dias, sem que seja necessária a conclusão do inquérito.

e) para os crimes de tráfico de drogas o prazo é de dez dias improrrogáveis.

12. [Escrivão-(1ª Classe)-(Pr. Objetiva)-(NS)-(V2)-AESP-PC-CE/2015-Vunesp].(Q.57) Com relação às previsões relativas ao Inquérito Policial no Código de Processo Penal, é correto afirmar que

a) qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, por escrito, comunicá-la à autoridade policial, sendo vedada a comunicação verbal.

b) todas as peças do inquérito policial serão, num só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, nesse caso, rubricadas pela autoridade.

c) o inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, poderá, sem ela, ser iniciado, mas seu encerramento dependerá da juntada desta.

d) nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito permanecerão em poder da autoridade policial até a formalização da iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, condição esta obrigatória para a remessa dos autos ao juízo competente.

e) durante a instrução do Inquérito Policial, são vedados os requerimentos de diligências pelo ofendido, ou seu representante legal; e pelo indiciado, em virtude da sua natureza inquisitorial.

13. [Escrivão-(1ª Classe)-(Pr. Objetiva)-(NS)-(V2)-AESP-PC-CE/2015-Vunesp].(Q.58) Assinale a alternativa correta no que tange ao arquivamento do Inquérito Policial, segundo o disposto no Código de Processo Penal.

a) Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial não poderá proceder a novas pesquisas se de outras provas tiver notícia.

b) A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito somente nos casos em que for constatada atipicidade da conduta.

c) Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial poderá proceder a novas pesquisas se de outras provas tiver notícia.

d) A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito.

e) Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial somente poderá proceder a novas pesquisas com autorização da autoridade judiciária que determinou o arquivamento.

14. [Papiloscopista Policial-(Pr. Obj. e Disc.)-(NS)-(TA)-PC-DF/2015-Funiversa].(Q.75) No que se refere ao inquérito policial e ao seu arquivamento, assinale a alternativa correta.

a) Como o inquérito policial não constitui fase da ação penal, não é necessário o seu arquivamento, bastando que não se ofereça a respectiva denúncia ou queixa.

b) Em não havendo ação penal, o arquivamento do inquérito policial é ato complexo que envolve ato do delegado e do promotor, não sendo necessária decisão judicial de arquivamento.

c) Mesmo depois de ordenado pela autoridade judiciária, em caso de arquivamento do inquérito por falta de base para a denúncia, a autoridade policial poderá, se de outras provas tiver notícia, proceder a novas pesquisas.

d) Caso se convença de que o autor do crime agiu em legítima defesa, o delegado de polícia poderá mandar arquivar os autos do inquérito policial.

e) Sendo o inquérito policial destinado a embasar a opinio delicti do titular da ação penal, não pode o juiz discordar de pedido de arquivamento formulado por promotor.

(8)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

8

15. [Papiloscopista Policial-(Pr. Obj. e Disc.)-(NS)-(TA)-PC-DF/2015-Funiversa].(Q.79) Assinale a alternativa correta acerca do inquérito policial e do indiciamento segundo o CPP e a doutrina.

a) Cabe ao promotor ou ao juiz, mediante requisição, determinar o indiciamento de alguém pela autoridade policial. b) Veda-se à vítima requerer ao delegado realização de diligências na fase do inquérito policial.

c) Cabe à autoridade policial decretar a prisão preventiva do indiciado. d) O indiciamento é um ato discricionário da autoridade policial.

e) Quando a autoridade policial tiver conhecimento da prática da infração penal, deverá averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condição econômica, sua atitude e seu estado de ânimo antes e depois do crime e durante ele, além de quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação do seu temperamento e do seu caráter.

16. [Investigador-(Pr. Objetiva)-(NS)-(V1)-PC-SP/2014-Vunesp].(Q.47) O inquérito policial a) somente será instaurado por determinação do juiz competente.

b) pode ser arquivado por determinação da Autoridade Policial.

c) estando o indiciado solto, deverá ser concluído no máximo em 10 dias. d) nos crimes de ação pública poderá ser iniciado de ofício.

e) não poderá ser iniciado por requisição do Ministério Público.

17. [Agente-(Pr. Objetiva)-(NS)-PC-SC/2014-ACAFE].(Q.26) De acordo com o Código de Processo Penal, identifique as atividades que são de incumbência da autoridade policial.

I. Cumprir os mandados de prisão expedidos pelo Ministério Público.

II. Fornecer às autoridades judiciárias as informações necessárias à instrução e julgamento dos processos. III. Realizar as diligências requisitadas pelo Juiz ou pelo Ministério Público.

IV. Representar acerca da prisão preventiva. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III estão corretas. b) Apenas II, III e IV corretas. c) Apenas II e IV estão corretas. d) Todas estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

18. [Agente-(NM)-(PM01)-(M)-(TT)-PC-RO/2014-Funcab].(Q.63) A Polícia, a partir de uma denúncia anônima, deu início às investigações para apurar eventual prática de crime de tráfico de drogas, inclusive manteve interceptação telefônica com autorização judicial. Após a verificação da procedência das informações oferecidas pela denúncia anônima, o delegado de polícia, responsável pelas investigações preliminares, instaurou o respectivo inquérito policial. Logo, pode-se afirmar:

a) Será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando a prova puder ser feita por outros meios disponíveis e o fato investigado constituir infração penal punível, no máximo, com pena de detenção.

b) A interceptação telefônica poderá ser decretada pelo juiz ou pelo representante do Ministério Público. c) O prazo originalmente estabelecido para a interceptação telefônica não pode ser prorrogado.

d) A denúncia anônima não é apta à deflagração da persecução penal e futura condenação em ação penal.

e) A denúncia anônima é apta à deflagração da persecução penal, quando seguida de diligências para averiguar os fatos nela noticiados antes da instauração de inquérito policial.

19. [Escrivão-Investigador-(NS)-(TP)-PC-MT/2014-Funcab].(Q.52) O inquérito policial se caracteriza por ser: a) contraditório, informativo, escrito e sigiloso.

b) contraditório, sistemático, público e informativo. c) inquisitivo, informativo, escrito e público.

d) inquisitório, unidirecional, público e escrito. e) inquisitivo, informativo, escrito e sigiloso.

(9)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

35

GABARITOS (142 QUESTÕES)

1

DA INVESTIGAÇÃO, DO INQUÉRITO POLICIAL E

DO TERMO CIRCUNSTANCIADO.

QUESTÃO 1

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(e)

a)

A alternativa está

incorreta

, visto que o Ministério Público não tem autonomia para ordenar, mas tão somente requerer o arquivamento do inquérito policial, o que significa dizer que a autoridade judiciária não é obrigada ao arquivamento podendo proceder de acordo com o art. 28 do CPP;

b)

A alternativa está

incorreta

, pois a autoridade policial não tem autonomia para ordenar o arquivamento quanto à requisição de instauração, cabendo recurso para o Chefe da Polícia nos termos do art. 5º, §2º do CPP;

c)

A alternativa está

incorreta

, uma vez que não há necessidade de pedido do Ministério Público;

d)

A alternativa está

incorreta

considerando o disposto no art. 17 do CPP;

e)

A alternativa está

correta

nos termos do art. 18 do CPP.

QUESTÃO 2

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(a)

a)

A alternativa está

correta

nos termos do art. 5, §4º do CPP;

b)

A alternativa está

incorreta

, pois o inquérito policial é fase de investigação e não de acusação, não cabendo contraditório ao indiciado;

c)

A alternativa está

incorreta

, uma vez que o inquérito policial poderá ser iniciado por requisição da autoridade judiciária, e não de ofício, nos termos do art. 5º, II do CPP;

d)

A alternativa está

incorreta

, pois nos crimes de ação privada a autoridade policial somente poderá proceder o inquérito a requerimento do ofendido ou de quem tenha qualidade para representa-lo, nos termos do art. 5º §5º do CPP;

e)

A alternativa está

incorreta

, pois a denúncia pode ser oferecida com base em qualquer peça plausível de informação, sendo o inquérito uma das mais importantes, mas não a única.

QUESTÃO 3

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(e)

a)

A alternativa está

incorreta

de acordo com o art. 5º, §2º do CPP;

b)

A alternativa está

incorreta

nos termos do parágrafo único do art. 4º do CPP;

c)

A alternativa está

incorreta

nos termos do art. 10 do CPP;

d)

A alternativa está

incorreta

de acordo com o art. 17 do CPP;

(10)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

36

QUESTÃO 4

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(e)

a)

A alternativa está

incorreta

nos termos do art. 6º, I do CPP;

b)

A alternativa está

incorreta

de acordo com o art. 22 do CPP;

c)

A alternativa está

incorreta

nos termos do art. 6º, VII do CPP;

d)

A alternativa está

incorreta

pois a autoridade policial deverá proceder de acordo com o art. 6º do CPP, não se subordinando à autorização do Ministério Público ou autoridade judiciária;

e)

A alternativa está

correta

de acordo com os procedimentos do art. 6 do CPP.

QUESTÃO 5

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(e)

A alternativa (

e

) está

correta

de acordo com os arts. 70 e 89 do CPP.

QUESTÃO 6

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(e)

A alternativa (

e

) está

correta

de acordo com a literalidade do art. 10 do CPP.

QUESTÃO 7

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(e)

a)

A alternativa está

incorreta

de acordo com o §2º do art. 5º do CPP;

b)

A alternativa está

incorreta

, uma vez que o inquérito policial poderá ser feito por requisição da Autoridade Judiciária ou do Ministério Público, ou seja, é uma ordem emanada de uma autoridade, a autoridade policial não pode indeferir a requisição. Já o requerimento é um pedido feito através de comunicação oficial (ofício, petição), sendo que somente o ofendido ou o representante legal podem requerer;

c)

A alternativa está

incorreta

nos termos do art. 10 do CPP;

d)

A alternativa está

incorreta

de acordo com o art. 5º, §5º do CPP;

(11)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

37

QUESTÃO 8

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(e)

a)

A alternativa está

incorreta

nos termos do art. 18 do CPP;

b)

A alternativa está

incorreta

de acordo com o art. 14 do CPP;

c)

A alternativa está

incorreta

visto que tal procedimento está previsto no crimes em que não couber ação pública de acordo com o art. 19 do CPP;

d)

A alternativa está

incorreta

nos termos do art. 17 do CPP;

e)

A alternativa está

correta

conforme literalidade do art. 16 do CPP.

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

B D A B C C E D B

E

E A E

E D B

E C D A A A A D

B

34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58

C D C A D E D B

B C E C A D B

E C D C D C B C D

D

59 60 61

B D A

2

(prisão em flagrante, prisão temporária e prisão preventiva)

DA PRISÃO PROVISÓRIA:

DA LIBERDADE PROVISÓRIA

QUESTÃO 1

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(c)

A alternativa (

c

) está

correta

de acordo com o art. 313, II do CPP.

QUESTÃO 2

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(b)

(12)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

38

QUESTÃO 3

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(d)

a)

A alternativa está

incorreta

, visto que no flagrante próprio o agente é surpreendido cometendo a infração penal, ou seja, acaba de cometê-la, nos termos do art. 302, II do CPP;

b)

SÚMULA 145 DO STF:

Não há crime quando há preparação de flagrante pela polícia e pelo ofendido, essa súmula teve inspiração no art. 17 CP (crime impossível) por absoluta ineficácia do meio ou absoluta impropriedade do objeto. Um conjunto de circunstâncias preparadas pela vítima ou pelo agente provocador que torne impossível de maneira absoluta a consumação;

c)

Hipótese do

inciso IV do artigo 302

, exemplo: ser encontrado com armas. Para ser encontrado, tem que ter sido procurado. O agente que é encontrado por mero erro, não está em situação de flagrância.

d)

A alternativa está

correta

, pois é aquele que ocorre quando, sabendo que um delito irá ou poderá acontecer, a polícia se prepara para prender o agente criminoso em flagrante;

e)

A alternativa está

incorreta

, uma vez que flagrante de quem é perseguido após pela autoridade ofendida ou por qualquer pessoa que faça presumir que é o autor da infração nos termos do art. 302, III do CPP.

4

5

6

7

8

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

D E

E

E

E

B

B D A A B A D A D C A E A C A E D B

B

29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53

C C E

B A E

B C D A E A C B A C A C B

E D B C D C

54

E

3

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

QUESTÃO 1

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(d)

A alternativa (

d

) está

correta

nos termos do art. 77, I do CPP.

QUESTÃO 2

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(b)

a)

A alternativa está

incorreta

nos termos do art. 71 do CPP, ou seja, a competência se dá pela prevenção;

b)

Alternativa está

correta

de acordo com a literalidade do art. 71 do CPP;

c)

A alternativa está

incorreta

segundo o art. 70 do CPP;

d)

A alternativa está

incorreta

, ver art. 70 do CPP;

(13)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

39

QUESTÃO 3

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(c)

a)

A alternativa está

incorreta

, uma vez que o princípio da inércia da jurisdição, o Juiz não pode dar início ao processo sozinho.

b)

A alternativa está

incorreta

, visto que a teoria da ubiquidade é a fusão da teoria da atividade e da teoria do resultado, ou seja, o lugar do crime é tanto aquele em que se produziu ou deveria ter se produzido o resultado, bem como onde foi praticada a ação ou omissão, para melhor entendimento, segue o exemplo clássico: o agente desfere dois tiros na vítima em solo brasileiro, sendo que esta atravessa a Ponte da Amizade e vem a falecer no Paraguai;

c)

A alternativa está

correta

de acordo com o art. 76 e seguintes do CPP;

d)

A alternativa está

incorreta

, pois não é de natureza absoluta, podendo, inclusive, ser prorrogada e reconhecida de ofício;

e)

A alternativa está

incorreta

, uma vez que o princípio do juiz natural segundo Alexandre de Moraes: "O referido princípio deve ser interpretado em sua plenitude, de forma a não só proibir a criação de Tribunais ou juízos de exceção, como também exigir respeito absoluto às regras objetivas de determinação de competência, para que não seja afetada a independência do órgão julgador''.

QUESTÃO 4

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(b)

A alternativa (

b

) está

correta

nos termos do art. 70 do CPP.

QUESTÃO 5

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(c)

A alternativa (

c

) está

correta

nos termos do art. 76, I do CPP.

6

7

8

9 10 11 12 13 14 15

(14)

AGENTE (Investigador e Escrivão)

 PC-MS

Noções de Direito Processual Penal

 Questões por Assuntos

40

4

SUJEITOS PROCESSUAIS

QUESTÃO 1

COMENTÁRIO:

Gabarito:

(d)

A alternativa (

d

) está

correta

nos termos do art. 251 do CPP.

2

3

4

5

6

7

8

9 10 11 12

Referências

Documentos relacionados

Trabalhos deste grupo de pesquisa mostram que a aplicação de deformação plástica a frio em aço inoxidável dúplex leva a redução da fração de ferrita presente,

Verifique se este caderno de questões corresponde ao cargo que você concorre e se ele contém 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com 4 alternativas (a,b,c,d) de

De seguida, apresenta-se uma representação gráfica da função que relaciona o número de alu- nos interessados em assistir à peça ( n) com o preço a pagar por cada um (p).

Início do inquérito policial nos crimes de ação pe- nal pública condicionada e ação penal de inicia- tiva privada .... Desenvolvimento do inquérito

137 Mesmo as gerações seguintes, introduzidas na década de 1990, possuíam sérias limitações, como a insuficiente capacidade de conexão com a base instalada de computadores pessoais,

tratamento de infecções graves causadas por Bacilos Gram-negativos produtores de ESBLs e também para hiperprodutores de AmpC, atualmente por essas bactérias apresentarem

As atribuições concedidas à polícia possuem o caráter arbitrário, tendo o poder para fazer ou deixar de fazer dentro dos limites fixados pelo direito, podendo deferir ou não

Importadores serão considerados os Pagantes do Prêmio, e devem pagar o Prêmio do Comércio Justo pelo suco de laranja no nível FOB diretamente para a organização de produtores.