• Nenhum resultado encontrado

Justiça concede antecipação de Tutela a favor da suspensão do prazo de validade do Concurso público da CHESF 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Justiça concede antecipação de Tutela a favor da suspensão do prazo de validade do Concurso público da CHESF 2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Recife, 16 de junho de 2014

Fundado em 20 de outubro de 1954 – 59 anos de luta

Na última quarta-feira (11/06), a 8ª vara do trabalho do Recife (PE), atrav és do pedido, pelo o processo nº 0816-77.2014.5.06.0008 (AÇÃO CIVIL PÚBLICA) formulada pelo Ministério Público do Trabalho da 6ª Região de Pernambuco (MPT/PE) decidiu conceder a antecipação de Tutela de forma favorável a suspender o prazo de validade do Concurso Público da CHESF, edital nº 01/2012, que venceria em 11/06/2014.

Na decisão da Juíza do Trabalho, Dra. Andréa Keust Bandeira de Melo, a mesma concluiu que as prov as apresentadas comprovaram a insuficiência de pessoal para preencher as vagas existentes na empresa e que o vencimento do concurso poderia causar danos irreparáveis aos candidatos aprovados. Em seu veredicto a juíza determinou que:

1) Suspensão do prazo de validade do concurso até o julgamento final do processo;

2) A CHESF deve abster-se de contratar, autorizar ou tomar mão-de-obra terceirizada até posterior determinação;

3) A CHESF deve relatar num prazo de 30 dias, a relação nom inativ a e quantitativ a de pessoal terceirizado, discriminando a função e atividades desenvolvidas e forma de vínculo, via empresa terceirizada, cópias dos contratos de prestação de serviços ocorridas entre 11/06/2012 até a presente data desta audiência, sob pena de multa caso descumpra esse determinação.

SINDURB/PE buscou junto a CHESF a renovação do Concurso administrativamente

Por várias vezes, o SINDURB/PE encaminhou ofícios e se reuniu com a Chesf solicitando a renovação do concurso. Na última reunião realizada no dia 16/04, entre a direção do SINDURB/PE, Intersindical Nordeste e a CHESF, os diretores sindicais mais uma vez insistiram na necessidade da prorrogação do Concurso Público. Pois, desde que o PIDV foi implantado na empresa, trabalhadores estão se desdobrando para suprir o excesso de trabalho decorrente da quantidade insuficiente de mão de obra na CHESF. A situação é crítica, pois compromete a segurança dos trabalhadores e precariza tanto os serviços como a qualidade do Sistema Elétrico.

A CHESF deveria convocar um número suficiente de profissionais para preencher as vagas em aberto. Porém, na reunião, a empresa afirmou que faria movimentação interna dos trabalhadores. Mesmo com essa afirmação, o SINDURB/ PE argumentou que a medida seria insuficiente. Pois, muitos setores da empresa ainda ficariam em déficit de mão de obra e a quantidade de convocados do Concurso pela empresa, até o momento, é inferior a real necessidade de profissionais para manutenção do Sistema e das atividades da CHESF, que foi comprometida com a saída de mais de 1300 trabalhadores que aderiram o PIDV 2013.

SINDURB/PE e concursados

Para construir um plano de ação de mobilização entorno da renovação do concurso de 2012, o SINDURB/PE realizou um encontro no dia 05/05, com os candidatos aprovados, onde se montou uma estratégia de atuação e encaminhamentos para serem desempenhados por todos envolvidos.

SINDURB/PE entrou com Ação no MPT

No dia 22/05, o SINDURB/PE requereu ao Ministério Público do Trabalho da 6ª Região, através do protocolo de número 1251/2014, a instauração do processo/inquérito civil público para que a CHESF seja convencida ou compelida a prorrogar a validade do Concurso Público, do edital nº01/2012 – de 19 de março de 2012, que motivou a geração da Ação Civil Pública pelo MPT logrando êxitos na decisão dada em 11/06/2014 pela 8ª vara do Trabalho do Recife.

Audiência de mediação no MPT/PE, no dia 09/06 Na audiência de mediação, realizada no MPT/PE, no dia 09/06, entre o SINDURB/PE e a CHESF, presidida pelo Procurador do Trabalho, Dr. Gustavo Luis Teixeira das Chagas, representando a CHESF o Superintendente de Recursos Humanos, Armando José Pereira de Barros afirmou que a empresa não poderia prorrogar o concurso público de 2012 por dois motivos: 1) A CHESF está sofrendo uma diminuição em sua receita, prevendo um prejuízo para este ano de 552 milhões e 2) Está passando por uma reestruturação de seus cargos, o que poderia segundo o Superintendente, inviabilizar eventuais transferências de outros núcleos da CHESF localizados em outros Estados.

Já os representantes do SINDURB/PE comprovaram através de um estudo técnico feito pelos profissionais da CHESF em conjunto com o Sindicato, que existe uma defasagem do número de empregados decorrentes do PIDV de 2013, em torno de 1.300 pessoas. Os diretores da entidade também mencionaram que a CHESF estaria realizando contratações de pessoal através de terceirizações nas atividades fins da empresa, o que vem reduzindo a capacidade técnica da Companhia e precarizando os serviços. Além disso, essas contratações vêm prejudicando o preenchimento das vagas que deveriam ser ocupadas pelos aprovados no último concurso de 2012.

O Procurador do Trabalho, Dr. Gustavo Chagas sensibilizou-se com a causa do SINDURB/PE e em busca de uma solução para a prorrogação do Concurso Público de 2012, entrou na Justiça do Trabalho com ação civil Pública requerendo a demanda solicitada pelo Sindicato.

A prorrogação do Concurso Público da CHESF é de extrema importância. Pois, abrirá uma oportunidade para que a empresa reponha urgentemente o seu quadro de pessoal, que se encontra em déficit de mão de obra, evitando assim, a sobrecarga e o risco à segurança dos seus trabalhadores, como também, de combater a precarização das atividades através da terceirização. Os concursados aprovados têm o direito de assumirem seus lugares na empresa. Pois, as vagas ex i stem para serem pr eenchi das e a lei é clara, obrigatoriamente se mostra a prorrogação da validade do concurso da Chesf 2012 ao preceito Constitucional.

O SINDURB/PE vai continuar empenhado nessa luta em prol dos atuais e novos trabalhadores. Companheiros, juntos somos mais fortes!

Confira no verso cópias da Ata da Audiência do MPT/PE, do dia 09/06 e da Decisão da Justiça sobre a AÇÃO CIVIL PÚBLICA movida pelo SINDURB/PE.

Justiça concede antecipação de Tutela a favor da suspensão

do prazo de validade do Concurso público da CHESF 2012

(2)

Chesf atende pedido do Sindurb/PE e concede convênio farmácia (Vale

Drogaria) sem desembolso para todos os trabalhadores

Cópia do óficio encaminhado pelo SINDURB/PE, no dia 22/01/2014

Em resposta ao ofício de número 018/2014, de 22/01, no qual o SINDURB/PE solicitava a CHESF a disponibilização do cartão vale drogaria com cobertura total para todos os medicamentos e sem co-participação dos chesfianos, a empresa decidiu conceder o convênio farmácia, para fornecimento de medicamentos por rede credenciada para todos os seus empregados e dependentes inscritos no PAP. O convênio será viabilizado através da Fachesf e o atendimento será realizado por uma rede credenciada a nível nacional, com mais de 7.000 farmácias, entre outras facilidades, que serão apresentadas pela CHESF, no decorre do mês de junho, inclusive as datas de sua implantação em todas as áreas da empresa.

Entre as vantagens oferecidas citamos:

Entrega do medicamento sem desembolso e sem co-participação pelo empregado na aquisição de remédios genéricos;

Para medicamento de marca, o empregado só desembolsará a co-participação de 10%, que será paga diretamente a farmácia no ato da compra;

Envio agendado de medicamentos de uso contínuo através dos correios, após solicitação na central de atendimento.

As vantagens e serviços oferecidos por esse convênio fará parte de cláusula do termo de compromisso específico do ACT 2013/2015, que será assinado pela CHESF e todos os sindicatos que compõem a Intersindical Nordeste.

(3)
(4)

Confira abaixo, cópia da Decisão da Justiça sobre a AÇÃO CIVIL PÚBLICA movida pelo SINDURB/

PE, do dia 11/06:

(5)

Fortaleça a luta da sua categoria, filie-se!!!

Referências

Documentos relacionados

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no