• Nenhum resultado encontrado

OS LIVROS POÉTICOS CÂNTICO DOS CÂNTICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS LIVROS POÉTICOS CÂNTICO DOS CÂNTICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

L

L

i

i

ç

ç

ã

ã

o

o

1

1

2

2

OS LIVROS POÉTICOS – CÂNTICO DOS CÂNTICOS

Introdução

Se existe um livro da Bíblia que mais retrata, de maneira direta, o amor entre um homem e uma mulher, com certeza esse livro é Cântico dos Cânticos.

Apesar de ser considerado um livro de sabedoria, por não conter debates, instruções diretas e especulações, encaixa-se mais na categoria de poesia romântica pastoril ou poesia idílica, com os seus monólogos (1.2-4; 2.16-3.4), diálogos (1.15-2.5; 4.1-5.1), conversas retóricas e com o drama traçado. Talvez tenha sido considerada literatura de sabedoria, por ter sido preservada e publicada nos círculos de sabedoria, juntamente com as demais obras de Salomão.

No que refere-se ao seu conteúdo, por algum tempo, por causa do seu teor sensual, de seu enredo romântico, com descrições claras de afetos entre apaixonados, o livro entrou numa disputa rabínica1 para reconhecimento da sua canonicidade2.

Independente da disputa pelo reconhecimento da autoridade divina, algo inegável em Cântico dos Cânticos é a beleza do amor conjulgal como um projeto divino para a humanidade.

1

Termo relacionado aos rabinos, ou seja, mestres da tradição religiosa judaica, cujas opiniões tinham um grande respeito por toda a comunidade judaica.

2

Característica dos livros divinamente inspirados por Deus, que mereciam o reconhecimento da autoridade divina.

2. O livro

O título em português vem do original hebraico shir hashirim (Ct 1.1), sendo a primazia entre os 1005 cânticos produzidos por Salomão. Entretanto, muitas outras Bíblias o denominam como Cantares, que é como foi intitulado pela Vulgata, uma tradução para o latim das Escrituras, produzida por Jerônimo, entre o final do século IV e início do século V.

Atribui-se a autoria do livro a Salomão (cf. 1.1,5; 3.7,9,11; 8.11,12); primeiro, por sua capacidade de produção de muitos cânticos (2Rs 4.32); segundo, pelo grande conhecimento da geografia da Palestina, demonstrado em todo livro; terceiro, pelo clima de tranquilidade retratado, muito afim com a era áurea do reinado de Salomão.

Apesar da dificuldade de datação do livro, por causa das evidências da autoria salomônica, acredita-se que o livro tenha sido escrito numa data mais próxima de 965 a.C. (quando Salomão ainda experimentava o apogeu de seu reinado.

Observando o enredo do livro pode-se definir a mensagem central de Cântico dos Cânticos como a seguinte: O verdadeiro

amor une profunda e crescentemente aqueles que a ele se entregam em paciência, pureza e perseverança3.

Pela mensagem central, fica mais fácil perceber que o propósito de Deus com o

(2)

Síntese do Antigo Testamento – Livros Poéticos Pr. Pablo Rodrigo Ferreira

livro é estimular à valorização do amor conjulgal como um precioso presente de Deus que exige pureza e perseverança na sua obtenção. Deus, com Cântico dos Cânticos ressalta que a união conjulgal é uma das mais preciosas

instituições dadas por Ele ao ser humano, o que aumenta a responsabilidade e valorização do casamento. A história entre os seus personagens, o noivo (Salomão) e a noiva (a Sulamita, talvez a primeira esposa de Salomão),

ressalta o propósito do livro à medida que:

 apresenta o verdadeiro amor como um compromisso paciente que aguarda seu legítimo desfrute (1.2-3.5),

 indica que a consumação do amor está sob a bênção de Deus (3.6-5.1),

 descreve como o amor se fortalece em meio às resoluções de conflitos e do elogio mútuo (5.2-8.4),

 aponta que o verdadeiro amor origina-se em Deus e é alcançado com escolhas responsáveis (8.5-12), e

 indica que o verdadeiro amor caracteriza-se por um desejo sincero e constante de saciar os anseios do cônjuge (8.13,14).

Mesmo sendo difícil de estipular um esboço para livro, para a melhor compreensão de como ele está organizado, segue a seguinte proposta:

I. Namoro (Ct 1-3) II. Casamento (Ct 3-4) III. Desafios (Ct 5-7) IV. Crescimento (Ct 7-8)

Alguns outros fatos interessantes merecem atenção em Cântico dos Cânticos.

O primeiro refere-se ao nome de Deus não ser mencionado no livro. Esse aspecto, somado ao fato do pecado e do culto de Israel não aparecer em momento algum, da ausência de menções de outros livros do Antigo Testamento e de toda a sensualidade presente no conteúdo do livro, foram o que mais

dificultaram o

reconhecimento da sua canonicidade pela comunidade judaica. Contudo, é interessante perceber que o livro contribui muito para a maturidade do relacionamento, que o próprio Deus criou, a saber: o casamento.

Outro aspecto de destaque a respeito do livro é a sua dificuldade de interpretação. Alguns interpretam o relacionamento do noivo e da noiva descrito no livro, de maneira alegórica4, como se o mesmo representasse o amor de Deus por seu povo Israel ou de Cristo pela igreja. Tal interpretação levou o livro de Cântico dos Cânticos a ser muito usado na Celebração da Páscoa Judaica, visto que a festa celebrava o amor de Deus por meio da sua aliança. Essa interpretação, ainda que questionável, é o que facilitou a aceitação da canonicidade de Cântico dos Cânticos entre a comunidade rabínica da época, afinal, por meio dela, suavizou-se o caráter sensual explícito do livro.

Outros interpretam Cântico dos Cânticos de maneira tipológica, ou seja, tentando valorizar o sentido literal do texto

4 Método de interpretar a Bíblia, que prioriza a

tentativa de se encontrar um sentido mais profundo no texto, ou seja, dando um sentido além do normal.

(3)

e evitando a alegoria, veem o livro como insinuações no Antigo Testamento, do que seria o amor de Cristo por sua igreja .

Ainda que as interpretações alegórica e tipológica tenham auxiliado no reconhecimento do livro pela comunidade judaica e pela igreja primitiva, vale mencionar que a interpretação histórica – aquela que considera o enredo do livro uma história verdadeira entre um homem e uma mulher – contribui para a percepção real de que Deus se importa com o relacionamento conjugal e, por causa disso, ele quer que nós aprendamos sobre o valor e a responsabilidade do casamento.

Aprendizados Práticos

O maior ensino prático que podemos tirar de Cântico dos Cânticos é que o amor conjugal é ordenado por Deus, abençoado por Ele e precioso aos seus olhos. Logo, agir de maneira precipitada em relacionamentos afetivos (ficando, passando o tempo, indo além dos limites de um namoro, enfim, buscando apenas prazer pessoal), desconsiderando os propósitos de Deus para o relacionamento entre um homem e uma mulher é não valorizar o amor criado por Deus.

Outro ponto que merece nossa atenção prática é que o amor completo, com as carícias adequadas para a intimidade do amor, é reservado para uma união com compromisso, com perseverança e com paciência, selada por Deus.

Nesse mesmo sentido, também devemos ver a sensualidade entre homem e mulher como algo agradável a Deus e não como uma imundícia, como a sociedade e, até mesmo, a igreja passou a considerar. Na realidade o que é abominável a Deus não é

a sensualidade, mas a prática da mesma longe da aliança do casamento.

Exercícios propostos

1. Quais são os perigos de aplicarmos o conteúdo do livro ao relacionamento entre Deus e Israel e Cristo e a Igreja?

2. Como Salomão, um homem que teve tantas mulheres, conseguiu escrever um livro que expressa tão bem o amor conjugal? Será que ele tem alguma credibilidade para isso? Podemos dar crédito para o livro? 3. Que padrões o livro estipula para um

relacionamento afetivo para os dias atuais? Como podemos avaliar o sexo fora do casamento, a homoafetividade, os namoros descompromissados e imaturos por meio do livro?

Textos Bíblicos para Devocional

Domingo: A expectativa do amor - Ct 1.12- 2.6 Segunda: Aprendendo a esperar - Ct 2.7;3.5;8.4 Terça: Elogios do Amor - Ct 4.1-15

Quarta: Resolvendo conflitos - Ct 5.9-6.3 Quinta: A origem do Amor - Ct 8.5-8 Sexta: Escolhas responsáveis - Ct 8.8-12 Sábado: Pensando no outro - Ct 8.13,14

(4)

Síntese do Antigo Testamento – Livros Poéticos Pr. Pablo Rodrigo Ferreira

ESBOÇO DE CÂNTICO DOS CÂNTICOS5

1-3 3-4 5-7 7-8

“Namoro” Casamento Desafio (Conflitos e

Soluções) Crescimento

Amor começando Amor crescendo

5

(5)

FONTES DE CONSULTA

Apostila de Síntese do Antigo Testamento, SBPV, 2009.

Bíblia de estudo MacArthur. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2010. Bíblia de estudo NVI. São Paulo: Editora Vida, 2003.

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da Bíblia. 3. ed. rev. São Paulo: Vida Nova, 2006.

LASOR, W. S.; HUBBARD, D. A.; BUSH, F. W. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova,1999. PINTO, C. O. C. Foco e desenvolvimento no Antigo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.

RYRIE, C. C. A Bíblia anotada: edição expandida. ed. rev. e expandida. São Paulo: Mundo Cristão; Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Documentos do sistema que incluem directamente os requisitos do sistema de gestão ambiental abrangidos nas actividades de controlo, monitorização e comunicação das

A criação de cada ponto de emissão é efectuada através do botão adicionar ( ) sendo ainda necessário, para cada ponto criado, a caracterização do ponto de emissão (Tabela

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

2009.1 Aline Ribeiro Freitas Pierre Schwartz Augé Uma intervenção didática sobre empuxo através de uma abordagem histórica e uso de experimentos 2009.1 Ana Prícila

Em seguida, as sementes mantidas sobre papel absorvente ou jornal à sombra por 24 horas até usa secagem (Figuras 1E e 1F). Após esse período, devem ser descartadas as de