• Nenhum resultado encontrado

Entender a Arte. Arte ao longo do tempo. Estilos artísticos. Marcas e pegadas GAB 1. D 2. C ( ) 2. B 1. B 1. C

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entender a Arte. Arte ao longo do tempo. Estilos artísticos. Marcas e pegadas GAB 1. D 2. C ( ) 2. B 1. B 1. C"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

T_L

U_GAB

Entender a Arte

EM18_1_ART_01

Desenvolvendo Habilidades 1. D 2. C Desenvolvendo Habilidades 1. B Desenvolvendo Habilidades 1. A Desenvolvendo Habilidades 1. B 2. C Complementares 1. 24 (08 + 16) 2. B Complementares 1. C 2. B Complementares

1. Sugestão de resposta: Rodin chegou a ser acusado em sua época de elaborar esculturas de figuras humanas a partir do uso de moldes. Em outras pa-lavras, devido o artista ter uma habilidade fora dos padrões, acreditavam que ao invés de modelar a forma a partir da observação o artista fazia suas peças a partir do uso de molde, o que invalidaria sua pericia no tratamento da for-ma. O artista era tão bom na modelagem que pedia para o modelo se mexer enquanto ele o observava para captar a essência de seu corpo e assim evitar a aparência estática da forma como os acadêmicos.

Complementares 1. D 2. B 3. A 4. C 5. C 6. C

Arte ao longo do tempo

EM18_1_ART_02

Estilos artísticos

EM18_1_ART_03

Marcas e pegadas

EM18_1_ART_05

2. Sugestão de resposta: Tou-louse-Lautrec não elaborava desenhos com características naturalistas. Tinha como base as estampas orientais, e uma síntese típica da gravura. Com contorno forte, pouco, ou quase nada, de mesclas de cores são perceptíveis em suas imagens. Existe um grande uso de cores primá-rias e secundáprimá-rias atreladas a áreas escuras. Possivelmente por ter distrofia poli-hipofi-sária, que comprometeu o desenvolvimento de seus membros inferiores, sua pro-dução ficou comprometida. Alguns teóricos dizem que em suas imagens os modelos não possuem as partes inferiores retratadas.

(2)

Desenvolvendo Habilidades 1. B 2. C 3. B 4. D Desenvolvendo Habilidades 1. B 2. E 3. B 4. A 5. C 6. 20 (04 + 16). Desenvolvendo Habilidades 1. Toda obra pode ser

subme-tida ao método de Feldman segundo quatro etapas di-ferentes, são elas: Descrever, Analisar, Interpretar, Julgar. Depois de submetida a estas quatro etapas, a significação se fará presente para aquele que observa a imagem.

2. O professor deve neste mo-mento procurar sensibilizar o aluno, mostrando a ele outras obras similares do mesmo artista ou do mesmo período.

Complementares

1. O flashcard é um método de estudo simples. Estudar com flashcards exige somente que você crie cartas com as pala-vras, expressões, frases ou fór-mulas que deseja memorizar. Em um lado da carta, você in-sere uma palavra ou imagem e do outro lado, o significado ou explicação. A visualização repetida das cartas e a tenta-tiva de adivinhação faz dos flashcards uma ótima técnica de memorização. Você irá notar em pouco tempo que memorizar assuntos ficou mais fácil!

2. Pode ser traçado um paralelo quanto à estadia de tropas americanas em território ira-quiano. É importante notar

Complementares 1. C 2. B 3. E 4. B Complementares 1. E

Artes muito antigas

EM18_1_ART_06

Uma Arte para a Eternidade

EM18_1_ART_07

Ler a arte

EM18_1_ART_09

que a manchete é de 2011 e evidenciar a perda cultural causada pela guerra.

3. Resposta pessoal.

4. D

5. E

6. B

sição do quadro. Depois de analisar os elementos formais e perceber a composição, o aluno deve tentar perceber as significações estabelecidas na obra, os objetivos elenca-dos na pintura por parte do artista. No último estágio o leitor da obra deve procurar saber informações referentes ao contexto da obra, e assim perceberá a ampliação de seu repertório e consequen-temente a mudança do todo significante da obra.

(3)

T_L U_GAB Desenvolvendo Habilidades 1. A 2. E 3. C Desenvolvendo Habilidades 1. 05 (01 + 4). Desenvolvendo Habilidades 1. 15 2. D 3. C 4. C Desenvolvendo Habilidades 1. E 2. D Desenvolvendo Habilidades 1. C 2. C 3. C 4. C Complementares 1. a) Cômico. b) Grotesco c) Trágico Complementares 1. A 2. D Complementares 1. Resposta pessoal.

2. O mosaico é geralmente feito de tesselas, peças de pedra, azuleijos ou similares, em que a justaposição forma um desenho.

Complementares

1. D

Arte e Estética

EM18_1_ART_10

Berços da civilização ocidental

EM18_1_ART_11

Cúpulas e mosaicos

EM18_1_ART_12

Abstrações e proibições

EM18_1_ART_13

(4)

Desenvolvendo Habilidades

1. D

Complementares

1. E

2. B

Uma arte bárbara

EM18_1_ART_15

Desenvolvendo Habilidades 1. E 2. C Desenvolvendo Habilidades 1. C 2. 21 (01 + 04 + 16) 3. E

4. A cena, cheia de emoção, produz êxtase, dada a extre-mada manifestação de dor expressa pelos personagens retratados. Percebemos cer-ta inscer-tabilidade no jogo do “claro e escuro” (chiaroscu-ro), que não nos permite visualizar bem o quadro na sua totalidade, outra carac-terística marcante das obras produzidas no estilo barroco.

Desenvolvendo Habilidades 1. D 2. A 3. C 4. D Complementares 1. Resposta pessoal. Complementares 1. O Renascentista e o Barroco.

2. Segundo Wölfflin, o estilo renascentista seria possuidor de uma beleza tranquila, que produz bem-estar, intensifi-cando nossa “força vital”. Não há inquietação nem agitação. Já o estilo barroco quer nos dominar pela emoção. Sua arte produz excitação, êxta-se, ebriedade, insatisfação e instabilidade.

Complementares

1. Resposta pessoal. Orientações para os alunos: 1.° leia de preferência o texto na integra, caso isso não seja possível pesquise na internet resumos ou resenhas sobre o texto de Descartes. 2.° Faça uma aná-lise visual apurada de todos os detalhes. 3.° Contraste os elementos do quadro com o método cartesiano, na busca pela seguinte pergunta: “É

Interpretação da Arte

EM18_1_ART_17

Dissecando a pintura

EM18_1_ART_18

A busca pela perfeição estética

EM18_1_ART_19

fazer uma análise minuciosa da obra visual, onde busquem as informações, examinan-do sua racionalidade e sua justificação. Devem verificar a verdade, e se a fonte é con-fiável até que não reste dúvida sobre aquilo que se analisa.

(5)

T_L U_GAB Desenvolvendo Habilidades 1. D 2. C Desenvolvendo Habilidades 1. C 2. D 3. E 4. B Desenvolvendo Habilidades 1. 20 2. C 3. C Desenvolvendo Habilidades 1. 6 2. A 3. C 4. C Complementares

1. Prática (perspectiva cônica linear paralela).

2. Prática (colagem com foto-grafia).

Complementares

1. B

2. C

Complementares

1. Resposta pessoal. Orientação para o professor: Peça para seus alunos escreverem um texto discursivo que exponha as diferenças e semelhan-ças dos dois quadros desta questão. Diga a eles que o foco do texto deve primar em construir o argumento a partir dos conteúdos vistos ao longo desta aula e em aulas anteriores.

Complementares

1. Resposta Pessoal. Estetica-mente as obras do período Barroco serviram como ma-nipulação discursiva para a igreja católica. Esta tentava afirmar sua doutrina entre os pagãos.

2. Resposta pessoal.

Dimensão espacial e Arte

EM18_1_ART_20

Os gênios da arte

EM18_1_ART_21

Pinturas estranhas

EM18_1_ART_22

(6)

Desenvolvendo Habilidades 1. E 2. B 3. Resposta pessoal. 4. Resposta pessoal. Desenvolvendo Habilidades 1. D

2. Quanto aos elementos for-mais, basicamente ambas as composições se pautam no elementos da linha, for-mato ou forma, no entan-to, a de Malevich é mais or-gânica, sugere mais a ideia de movimento. As duas são abstratas, haja vista que em nenhuma se reconhece qualquer forma do mundo natural. A ideia que se passa visualmente é que na pro-dução de Mondrian a esta-bilidade é muito maior que na produção de Malevich. Parece que a imagem de Mondrian é muito mais está-tica, calma, estável que a de Malevich. 3. Resposta pessoal. 4. Triângulo; quadrado; cír-culo.

Complementares 1. Resposta pessoal.

2. A fotografia acabou por al-terar a linguagem da pintura que agora estava livre de ter que representar fielmente o mundo natural. O artista do impressionismo elaborava com pinceladas curtas e justa-postas, a composição extraída

Complementares 1. Resposta pessoal.

2. Resposta pessoal.

Hospedar a arte

EM18_1_ART_27

Percepção e Comunicação

EM18_1_ART_26

artista estava interessado em representar os objetos a partir dos fenômenos óticos da luz.

3. Pollock foi o primeiro artista de renome da arte dos Esta-dos UniEsta-dos da América. Este pintor, segundo Greemberg, elaborou de fato a lingua-gem da pintura, haja vista que utilizava a tinta sobre um suporte plano, diante de uma determinada ordem

artista mergulhava um bastão em uma lata de tinta e depois respingava sobre uma tela estendida no chão. Camadas de tinta eram sobrepostas formando um emaranhado de linhas criando um novo sentido de profundidade.

4. Resposta pessoal.

Desenvolvendo Habilidades

1. A

Complementares

2. Uma pesquisa deve ser feita sobre o artista e a obra, a temática abordada e o impacto social que ela gerou.

(7)

T_L U_GAB Desenvolvendo Habilidades 1. 09 (01 + 08) 2. A 3. D 4. B Desenvolvendo Habilidades 1. E Desenvolvendo Habilidades 1. E Complementares

1. Dando mais atenção ao tem-po e ao movimento, conse-quentemente a imagem não sairia tão focada e o ser no mundo apareceria de forma implícita na tela.

Complementares

1. A

Complementares

1. A

Arte e Filosofia

EM18_1_ART_29

Reconhecer a Arte

EM18_1_ART_30

A Arte da escrita bela

EM18_1_ART_31

Referências

Documentos relacionados

No 1T19 o caixa gerado nas atividades operacionais de R$247,6 milhões foi destinado para: investimentos em imobilizados e intangíveis no valor de R$14,6

Página 1 - Este Prospecto faz parte integrante do Instrumento Particular de Alteração datado de 02/06/2015. ESTE PROSPECTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO

MUITOS HOMENS NUM SÒ Tambellini Filmes e Produções Audiovisuais

Tem menos dentes que o disco de corte transversal para um corte mais rápido.

• Para Obter Custos Na Faixa Etária de 59 (Cinquenta e Nove) Anos ou Mais, No Perfil de Empresa de 03 (Três) à 29 (Vinte e Nove) Vidas, Somente Mediante Solicitação de

[r]

João Camillo Penna apontou essa questão num texto no qual analisou o testemunho de Rigoberta Menchú, ativista política indígena guatemalteca que num procedimento semelhante

Tabela 9: Resumo da análise de variância da taxa de degradação das motilidades subjetiva (Mot) e computadorizada (MT) e integridade total de membranas espermáticas (IMB), no