• Nenhum resultado encontrado

I Seminário de Formação e Ensino- Pesquisa-Extensão do Necaps

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I Seminário de Formação e Ensino- Pesquisa-Extensão do Necaps"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

NÚCLEO DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, AMBIENTAL E PRÁTICAS SOCIAIS – Necaps GT DE FORMAÇÃO

Carlos Alberto Saldanha da Silva Júnior; Gustavo Maneschy Montenegro; Maricilda Nazaré Raposo de Barros;

Murilo Henrique Moares Cardoso. Comissão de Organização

I Seminário de Formação e

Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps

Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão: caminhos para pensar a produção do conhecimento a partir da experiência do Necaps/CCSE/UEPA.

Necaps/CCSE/UEPA Belém/PA

(2)

Carlos Alberto Saldanha da Silva Júnior; Gustavo Maneschy Montenegro; Maricilda Nazaré Raposo de Barros;

Murilo Henrique Moares Cardoso. Comissão de Organização

I Seminário de Formação e

Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps

Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão: caminhos para pensar a produção do conhecimento a partir da experiência do Necaps/CCSE/UEPA.

Este Projeto consiste em difundir estudos e pesquisas em educação nas áreas de formação de professores e saberes culturais amazônicos, com ênfase em educação científica, ambiental e saúde, coordenado pelo GT – Formação/Necaps e seus demais GT’s.

Necaps/CCSE/UEPA Belém/PA

(3)

SÚMARIO

I – IDENTIFICAÇÃO 4

II – APRESENTAÇÃO 5

III – PÚBLICO ALVO 5

IV – JUSTIFICATIVA 5 V – OBJETIVOS 6 VI – REFERENCIAL TEÓRICO 6 VI – METODOLOGIA 8 VIII – CRONOGRAMA 9 IX – ORÇAMENTO 9 X – REFERÊNCIAS 11 XI – APÊNDICE 12

(4)

I – IDENTIFICAÇÃO:

1.1. Natureza: Projeto de Extensão;

1.2. Título: I Seminário de Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps; 1.3. Coordenação Institucional: Nilda de Oliveira Bentes;

1.4. Coordenação de Execução: Carlos Alberto Saldanha e Maricilda Raposo;

1.5. Responsáveis: Carlos Alberto Saldanha; Gustavo M. Montenegro; Maricilda Raposo; Murilo Henrique Cardoso.

1.6. GT de vinculação no Necaps: GT de Formação; 1.7. Campos de estudos: Educação Científica;

Educação Ambiental; Educação e Saúde; Educação e Juventude; Formação de Professores.

1.8. Pesquisadores: Aline Lima

Carlos Alberto Saldanha; Gustavo Montenegro; Luciana Farias;

Maria Raimunda da Silva; Maricilda Raposo;

Murilo Cardoso; Sinaida Castro.

1.9. Estagiários Voluntários: Elizete Ferreira Morais Barbosa (Pedagogia); Jéssica Andrade Dias (Matemática);

Johnatan Lauro Silva de Sousa (Ciências Naturais – Biologia); Kaity Brenda Pinheiro da Cruz (Letras);

Marcelly Costa Santos (Ciências Naturais – Química); Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (Letras); Saiara da Silva (Ciências Naturais – Biologia); Thaís Luz (Ciências Naturais – Química).

(5)

5

1.11. Descritor da Linha de Pesquisa: Investiga processos de formação inicial e continuada em Educação Científica, Ambiental e Saúde, voltados a diversos grupos sociais (alunos universitários, professores, técnicos, lideres comunitários) que atuam na Educação da Juventude.

II – APRESENTAÇÃO:

O Projeto A Formação Cultural do Estudante de Graduação, é resultante da práxis do Necaps a partir de vivências pedagógicas sobre educação científica, ambiental e saúde, dirigidas a formação inicial de professores, desenvolvidas pelo estágio extracurricular no âmbito do Núcleo e em nos atendimentos realizados na educação superior, por meio de ações de ensino-pesquisa-extensão, construídas ao longo de sua trajetória acadêmica (1996-2010) no CCSE/UEPA.

III – PÚBLICO ALVO:

200 participantes entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e superior e demais interessados nas temáticas de discussão do evento.

IV – JUSTIFICATIVA:

A Universidade por se tratar de um espaço próprio da produção do conhecimento científico, deve estar preocupada em desenvolver ações integradas, inter-relacionadas e interdisciplinares de formação e pesquisa-extensão, concebendo nesta ótica, ensino-pesquisa como indissociáveis (DEMO, 1990), tendo a extensão como mediadora desta unidade e ainda, como responsável em estabelecer uma relação crítica entre Universidade-Sociedade, (TUBINO, 1997), mais humanizada e cidadã.

Partindo desta construção epistemológica, pensar uma Universidade crítica, criativa e cidadã, é pensar em ações formativas comprometidas com os processos de apropriação, produção e difusão do conhecimento científico para todos/as, em uma perspectiva dialética, que venha contribuir para a formação inicial e continuada de educadores, demais profissionais da educação e áreas afins, para o desenvolvimento das atividades acadêmicas fundamentais de uma Universidade (SILVA JÚNIOR et. al., 2007) e para o fortalecimento de novos territórios

(6)

de formação (SILVA JÚNIOR, 2009), como possibilidades efetivas de se (re)pensar o papel acadêmico e científico da Universidade na formação acadêmico-profissional.

É diante deste contexto, que o Projeto I Seminário de Formação e

Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps, versa estimular e desenvolver uma prática interdisciplinar no âmbito

acadêmico do CCSEE/UEPA, por meio do Necaps, como uma proposta de discutir temas de interesse e relevância acadêmica, científica, social, política, cultural e pedagógica, em especial das questões relacionadas à educação científica, a educação ambiental e a educação e saúde, buscando (re)significar, a formação cultural dos sujeitos e assim contribuir para o fortalecimento de um espaço crítico, dialético e reflexivo acerca das questões educacionais na Amazônia, sobretudo, no estado do Pará.

V – OBJETIVOS:

• Socializar saberes e práticas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de formação de professores e saberes culturais amazônicos, com ênfase em educação científica, ambiental e saúde;

• Divulgar as produções acadêmico-culturais produzidas nos GT’s do Necaps;

• Promover o intercâmbio de saberes e práticas entre o Necaps, a comunidade acadêmica do CCSE/UEPA, demais IES e a comunidade em geral acerca de conhecimentos de educação científica, ambiental e saúde;

• Contribuir na formação cultural dos sujeitos participantes a partir das ações crítico-reflexivas propostas no evento;

• Promover troca de experiências de iniciação científica, ensino-pesquisa-extensão entre grupos e núcleos de ensino-pesquisa-extensão em educação, sobretudo, do CCSE/UEPA.

VI – REFERENCIAL TEÓRICO:

Pensar na formação dos sujeitos é levar em consideração que concepção de educação e ciência, são norteadores para pensar os processos educativos desenvolvidos no contexto da

(7)

7

Amazônia. A Universidade por ser uma instituição eminentemente educativa de formação profissional e acadêmica deve desenvolver uma práxis pedagógica que levem em consideração a execução de ações de ensino, pesquisa e extensão, de modo integrado e interdisciplinar no sentido de permitir aos seus discentes vivenciar diferentes saberes em diversas práticas sociais e culturais, no sentido de contribuir para uma formação crítica na perspectiva da emancipação social de seus sujeitos.

É com esta perspectiva que o Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps, do Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE, da Universidade do Estado do Pará – UEPA, vem desenvolvendo uma prática interdisciplinar nas áreas da Educação Científica, Educação Ambiental e Educação e Saúde, procurando articular ações interdimensionais de ensino-pesquisa-extensão na educação da juventude, por meio projetos e processos educativos direcionados a educação básica e superior.

Entendendo a iniciação científica como uma ação estratégica de formação (SILVA JÚNIOR, 2009; SILVA JÚNIOR et. al., 2007; CALAZANS, 2002), o Necaps parte de uma concepção teórico-metodológica que articula a educação científica, ambiental e saúde, de modo que haja uma problematização da realidade por meio da reflexão e ação, e ainda aos princípios da formação científica, da sustentabilidade socioambiental e da promoção da saúde. Segundo Fonseca (2008), este princípios permitem ao Necaps constituir uma agenda de pesquisa que parte da compreensão local da realidade socioambiental, buscando entender os aspectos socioculturais como necessários para construir um processo de formação amplo que leve em consideração tantos os bens naturais quantos os bens culturais locais e globais e assim construir uma compreensão crítico-reflexiva dos conhecimentos e das práticas sociais buscando assim, uma formação cultural (SILVA JÚNIOR, 2009; JAEH, 2008; NOGUEIRA, 2006), que permita aos sujeitos em formação compreenderem a educação e o próprio processo de sua formação na sua totalidade sociocultural, rompendo com uma visão restrita da racionalidade técnica.

Neste sentido, é cada vez mais necessário se articular uma prática interdisciplinar de ensino-pesquisa-extensão, no sentido de evidenciar a inter-relação dos conhecimentos científico-culturais existentes entre os currículos da formação institucionalizada e a gama de saberes disponíveis no campo sociocultural, é o que se propõe o I Seminário de Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps.

(8)

VII – METODOLOGIA:

Este evento terá o caráter interdimensional de ensino-pesquisa-extensão, articulado ações formativas da iniciação científica, por meio de atividades que venham garantir o intercambio de saberes e práticas educativo-culturais entre os GT’s do Necaps e a comunidade acadêmica do CCSE/UEPA e demais IES. Assim o I seminário de Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps terá a seguinte proposição metodológica:

1- Atividades Culturais: consistem em ações diversas de educação e arte, no sentido de promover um ambiente descontraído, alegre e de motivação, podendo ser: peças de teatro, dinâmicas de relacionamento interpessoal, declamação de poesias, músicas, entre outras;

2- Atividades Acadêmico-Científicas: consistem em ações diversas sobre as áreas de interesse do evento, seguido ou não de debates, podendo ser exposições dialogadas ou orais, por meio de conferência, palestra ou mesas redondas e atividades em que se tem um processo ativo de participação dos sujeitos por meio de apresentação de estudos e pesquisa nas áreas de interesse do Evento, por meio de exposição de trabalhos via pôster e/ou comunicações orais;

3- Produção Bibliográfica: publicação dos trabalhos apresentados nas atividades acadêmico-formativas e de textos subsídios das atividades acadêmico-científicas, que comporão os anais do Evento;

4- Comitê Científico: será composto por representantes dos diversos GT’s/Necaps, por meio de seus professores, doutores, mestres/mestrandos e especialistas que exerçam o magistério em nível superior, além de membros externos ao Necaps caso se faça necessário.

OBS.: Será cobrado uma taxa de inscrição de R$ 15,00 para estudantes e R$ 20,00 para profissionais (tanto para quem vai inscrever trabalho quanto para quem não irá inscrever trabalho).

(9)

9

VIII – CRONOGRAMA:

ATIVIDADE PERÍODO

01 Divulgação do Evento 01 de fevereiro a 14 de abril de 2011. 02 Inscrição com Trabalho 01 de fevereiro a 21 de março de 2011. 03 Inscrição sem Trabalho 01 de fevereiro a 14 de abril de 2011. 04 Divulgação dos Trabalhos Aprovados 08 de abril de 2011.

05 Realização do Evento 14 e 15 de abril de 2011. 06 Entrega das Declarações de Participação A partir de 15 de abril de 2011.

IX – ORÇAMENTO:

1- Material de consumo:

DESCRIÇÃO QTD. CUSTO

UNITÁRIO

TOTAL

01 Resma de papel A4 reciclado 5 Unds 14,00 70,00

02 Resmas de papel A3 2 Und. 18,00 36,00

03 Pastas plásticas 250 unds 3,00 750,00

04 Copo para água – 150 ml 10 pcts. 2,00 20,00

05 Papel Vergê (100 folhas) branco ou cor clara 500 fl 0,60 300,00

06 Canetas 250 unds 0,50 125,00

07 Fio para Crachá 02 rolos 4,00 8,00

08 Cd’s 250 unds 1,00 250,00

09 Etiquetas para CD 3 cxs 5,00 15,00

10 Papel Higiênico 5 pcts 3,00 15,00

11 Álcool em gel 2 Unds 4,00 8,00

12 Bom Ar 2 Unds 4,80 9,60

13 Etiquetas para colar nas pastas 3 cxs 5,00 15,00

(10)

15 Açúcar 10 pcts. 2.50 25,00

16 Leite 10 pcts 4,00 40,00

17 Águamineral - garrafão de 20 litros 10 Unds 5,00 50,00

18 Suco 20 pcts 1,00 20,00

19 Cartucho de Tinta Epson Cx-5600/preto 90 10 Unds 30,00 300, 00 20 Cartucho de Tinta Epson Cx-5600/ciano 73 10 Unds 29,00 290,00 21 Cartucho de Tinta Epson Cx-5600/magenta 73 10 Unds 27,50 275,00 22 Cartucho de Tinta Epson Cx-5600/amarelo 73 10 Unds 26,00 260,00

TOTAL R$ 2.586, 63

2 - Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica:

Nome/Empresa Especificar o Serviço Duração Custo Total R$ Biblioteca Nacional Taxas do ISBN para os

anais do Evento

1 mês 100,00

Canvas Digital Banners do Evento 1 mês 120,00

Canvas Digital Faixas promocionais do Evento

1 mês 190,00

TOTAL R$ 410,00

3 – Orçamento Resumido:

ELEMENTOS DE DESPESAS VALOR TOTAL DE DESPESAS

01 Material de Consumo 2.586, 63

02 Serviços de Terceiros – pessoa jurídica 410,00

(11)

11

X – REFERÊNCIAS:

CALAZANS, Julieta: Articulação teoria/prática: uma ação formadora; in Iniciação Cientifica: construindo o pensamento critico. CALAZANS, Julieta (org.); 2ª ed; São Paulo; Cortez, 2002;

DEMO, Pedro. Pesquisa: Principio cientifico e educativo. São Paulo/SP: Cortez, 1990;

FONSECA, Maria de Jesus da Conceição Ferreira. Construindo uma agenda de pesquisa em educação científica, ambiental e saúde: a experiência do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps. In: Revista Cocar/Universidade do Estado do Pará; v.2, nº 4. Belém/PA: EDUEPA, jul/dez. 2008;

JAEHN, Lisete. Semi-formação e formação cultural. Campinas/SP: Revista ETD – educação temática digital, 2008, vol. 10, nº 1, p. 114-132;

NOGUEIRA, Monique Andries. Universidade e formação cultural dos alunos. In: GUIMARÃES, Valter Soares. Formar para o mercado ou para a autonomia?: o papel da universidade. Campinas/SP: Papirus, 2006;

SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Saldanha da. (Re)Significando a Formação Inicial a partir de novos Territórios de Formação: um estudos dos processos educativos vivenciados no Necaps/CCSE/UEPA. 2009. Texto de Qualificação – Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em Educação). Centro de Ciências Sociais/Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2009.

_____________________________________. et. al. Formação de Jovens Pesquisadores: saberes e práticas vivenciadas no Núcleo de Estudo em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps/CCSE/UEPA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia). Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2007;

TUBINO, Manoel José Gomes. Universidade, qualidade e avaliação. Rio de Janeiro/RJ: Qualitymark/Dunya, 1997.

(12)

XI – APÊNDICE:

Programação: 14 e 15 de abril de 2010.

• Dia 14 de abril de 2011 (Quinta-Feira):

Auditório do CCSE/UEPA (3º Piso-Biblioteca); 8h ás 9h: Credenciamento; 9h às 9h30: Mesa de Abertura; 9h30 às 10h: Atividade Cultural; 10h às 11h30: Conferência de Abertura: Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão:

caminhos para pensar a produção do

conhecimento a partir da experiência do Necaps/CCSE/UEPA;

Conferencista: Profª Drª Maria de Jesus Fonseca

Coordenadora do Mestrado/UEPA e pesquisadora do Necaps.

11h30 às 12h: Exposição de Trabalhos – Relatos de Experiências;

12h às 14h: Intervalo – Livre; 14h às 14h30: Atividade Cultural;

14h30 às 15h30: Mesa Redonda: Novos ou Velhos

desafios na Educação Superior: ensino-pesquisa-extensão e iniciação científica, como integrações

na formação acadêmica;

Expositores: Representantes dos GT’s/Necaps. 15h30 às 16h20: Debate – Intervenção da Platéia; 16h20 às 18h: Comunicações Orais – Apresentação de Trabalhos;

18h às 18h30: Debate– Intervenção da Platéia.

• Dia 15 de abril de 2011 (Sexta-Feira):

Auditório do CCSE/UEPA (3º Piso-Biblioteca);

8h às 8h30: Atividade Cultural;

8h30 às 9h30: Mesa Redonda: Ações de

Ensino-Pesquisa-Extensão: a experiências de grupos e

núcleos do CCSE/UEPA;

Expositores: Representantes do Necaps, NEP, CUMA, SOCID e PESCA;

9h30 às 10h: Debate – Intervenção da Platéia; 10h às 11h30: Comunicações Orais – Apresentação de Trabalhos;

11h30 às 12h: Debate – Intervenção da Platéia; 12h às 14h: Intervalo – Livre;

14h às 14h30: Atividade Cultural;

14h30 às 15h30: Palestra: Pesquisa e Educação:

desafios e perspectivas para o campo das

pesquisas em educação na Amazônia;

Palestrante: Profª Drª Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

Vice-Coordenadora do Mestrado/UEPA; Coordenadora e pesquisadora do NEP.

15h30 às 16h: Debate – Intervenção da Platéia; 16h às 16h30: Exposição de Trabalhos – Relatos de Experiências;

16h30 às 17h: Sorteio de Livros e Premiação dos melhores trabalhos apresentados;

(13)

13

18h30: Encerramento do Dia. 17h às 17h30: Atividade Cultural de

Encerramento.

17h30 às 18h: Entrega das Declarações de Participação.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro componente é o alternante, na medida em que a Pedagogia da Alternância requer que esta pessoa em formação tenha condições e capacidades de se assumir como

Neste texto comparo dois movimentos sociais que nascem em contextos históricos e culturais específicos, que utilizam a mídia e a Internet para dar visibilidade a sua luta

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,