• Nenhum resultado encontrado

VERBO JURÍDICO Informática Secretário de diligências 2013 Prof.Júlio César S. Ramos pág

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VERBO JURÍDICO Informática Secretário de diligências 2013 Prof.Júlio César S. Ramos pág"

Copied!
188
0
0

Texto

(1)
(2)

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:

 Sistema operacional MULTITAREFAS (executa vários programas ao mesmo tempo)

 Versões para 32 e 64 bits

 Trabalha através de contas de usuário

 Contas padrões ADMINISTRADOR e CONVIDADO (vem desativada por padrão)

 Permite a criação de contas tipo ADMINISTRADORA e PADRÃO

 Para cada conta cria um perfil composto pelas seguintes pastas: Área de trabalho, contatos, Documentos, Downloads, favoritos, Imagens, Jogos salvos, Links, Músicas, Pesquisas e Vídeos.

 Trabalha através de bibliotecas (Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos)

 Compatível com os sistemas de arquivos em FAT32 e NTFS (preferencial)

 Permite nomes de arquivos e pastas com até 255 caracteres, co exceção (| \ / “” : ? * < >)

 Principais versões:

o STARTER EDITION (apenas 32 bits) o HOME BASIC

o HOME PREMIUM o PROFESSIONAL o ENTERPRISE o ULTIMATE

(3)

A ÁREA DE TRABALHO (VISÃO GERAL)

A área de trabalho é a principal área exibida na tela quando você liga o computador e faz logon no Windows. Ela serve de superfície para o seu trabalho, como se fosse o tampo de uma mesa real. Quando você abre programas ou pastas, eles são exibidos na área de trabalho. Nela, também é possível colocar itens, como arquivos e pastas, e organizá-los como quiser.

A área de trabalho é definida às vezes de forma mais abrangente para incluir a barra de tarefas. A barra de tarefas fica na parte inferior da tela. Ela mostra quais programas estão em execução e

permite que você alterne entre eles. Ela também contém o botão Iniciar , que pode ser usado para acessar programas, pastas e configurações do computador.

TRABALHANDO COM ÍCONES DA ÁREA DE TRABALHO

Ícones são imagens pequenas que representam arquivos, pastas, programas e outros itens. Ao iniciar o Windows pela primeira vez, você verá pelo menos um ícone na área de trabalho: a Lixeira (mais detalhes adiante). O fabricante do computador pode ter adicionado outros ícones à área de trabalho. Veja a seguir alguns exemplos de ícones da área de trabalho.

(4)

ADICIONANDO E REMOVENDO ÍCONES DA ÁREA DE TRABALHO

O usuário pode optar por manter a área de trabalho limpa ou pode incluir nela os ícones que são o próprio recurso ou ícones que servem como link para um recurso (atalho).

À esquerda temos o ícone da pasta teste e à direita um atalho para a pasta teste.

PARA ADICIONAR UM ATALHO À ÁREA DE TRABALHO 1. Localize o item para o qual deseja criar um atalho.

2. Clique com o botão direito do mouse no item, clique em Enviar para e em Área de Trabalho (criar atalho). Ou arrastá-lo para a área de trabalho mantendo a tecla ALT pressionada. PARA ADICIONAR OU REMOVER ÍCONES RESERVADOS DA ÁREA DE TRABALHO

Alguns exemplos de ícones comuns da área de trabalho incluem Computador, sua pasta pessoal, a Lixeira e o Painel de Controle.

1. Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área de trabalho e clique em Personalizar.

2. No painel esquerdo, clique em Alterar ícones da área de trabalho.

3. Em Ícones da área de trabalho, marque a caixa de seleção referente a cada ícone que deseja adicionar à área de trabalho ou desmarque a caixa de seleção referente a cada ícone que deseja remover da área de trabalho. Em seguida, clique em OK.

PARA MOVER UM ARQUIVO DE UMA PASTA PARA A ÁREA DE TRABALHO 1. Abra a pasta que contém o arquivo.

2. Arraste o arquivo para a área de trabalho.

PARA EXCLUIR UM ÍCONE DA ÁREA DE TRABALHO

 Clique com o botão direito do mouse no ícone e clique em Excluir ou o arraste para a lixeira. Se o ícone for um atalho, somente ele será removido, e não o item original.

ÍCONE LIXEIRA

Quando você exclui um arquivo ou pasta, eles na verdade não são excluídos imediatamente; eles vão para a Lixeira. Isso é bom porque, se você mudar de ideia e precisar de um arquivo excluído, poderá obtê-lo de volta.

(5)

A Lixeira vazia (à esquerda) e cheia (à direita)

O MENU INICIAR (VISÃO GERAL)

O menu Iniciar é o portão de entrada para programas, pastas e configurações do computador. Ele se chama menu, pois oferece uma lista de opções, exatamente como o menu de um restaurante. E como a palavra "iniciar" já diz, é o local onde você iniciará ou abrirá itens.

Menu Iniciar

 Use o menu Iniciar para fazer as seguintes atividades comuns:

 Iniciar programas

 Abrir pastas usadas com frequência

 Pesquisar arquivos, pastas e programas

 Ajustar configurações do computador

 Obter ajuda com o sistema operacional Windows

 Desligar o computador

 Fazer logoff do Windows ou alternar para outra conta de usuário

INTRODUÇÃO AO MENU INICIAR

Para abrir o menu Iniciar, clique no botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela. Ou pressione a tecla de logotipo do Windows no teclado.

(6)

 O painel esquerdo grande mostra uma lista breve de programas no computador. Pode haver variações na aparência dessa lista porque o fabricante do computador tem autonomia para personalizá-la. Clique em Todos os Programas para exibir uma lista completa de programas (mais informações adiante).

 Na parte inferior do painel esquerdo está a caixa de pesquisa, que permite que você procure programas e arquivos no computador digitando os termos de pesquisa.

 O painel direito dá acesso a pastas, arquivos, configurações e recursos mais usados. Nele também é possível fazer logoff do Windows ou desligar o computador.

ABRINDO PROGRAMAS A PARTIR DO MENU INICIAR

Um dos usos mais comuns do menu Iniciar é abrir programas instalados no computador. Para abrir um programa mostrado no painel esquerdo do menu Iniciar, clique nele. Isso abrirá o programa e fechará o menu Iniciar.

Se você não vir o programa que deseja, clique em Todos os Programas na parte inferior do painel esquerdo. O painel exibirá uma longa lista de programas, em ordem alfabética, seguida por uma lista de pastas.

Se você clicar em um dos ícones de programa, ele será inicializado e o menu Iniciar será fechado. O que há dentro das pastas? Mais programas. Clique em Acessórios, por exemplo, e uma lista de programas armazenados nessa pasta aparecerá. Clique em qualquer programa para abri-lo. Para voltar aos programas que você viu quando abriu o menu Iniciar pela primeira vez, clique em Voltar perto da parte inferior do menu.

Se você não tiver certeza do que um programa faz, mova o ponteiro sobre o respectivo ícone ou nome. Aparecerá uma caixa com uma descrição do programa. Por exemplo, a ação de apontar para a

Calculadora exibe esta mensagem: "Executa tarefas aritméticas básicas com uma calculadora na tela". Isso funciona também para itens no painel direito do menu Iniciar.

Você notará que, com o tempo, as listas de programas no menu Iniciar vão sendo alteradas. Isso acontece por dois motivos. Em primeiro lugar, quando você instala novos programas, eles são adicionados à lista Todos os Programas. Em segundo lugar, o menu Iniciar detecta quais programas você usa mais e os substitui no painel esquerdo para acesso rápido.

A CAIXA DE PESQUISA

A caixa de pesquisa é uma das maneiras mais convenientes de encontrar algo no computador. A localização exata dos itens não importa. A caixa de pesquisa fará uma busca rápida nos programas e em todas as pastas da sua pasta pessoal (que inclui Documentos, Imagens, Música, Área de Trabalho entre outras localizações comuns). Ela também pesquisará em mensagens de email, mensagens instantâneas salvas, compromissos e contatos.

A caixa de pesquisa do menu Iniciar

Para usar a caixa de pesquisa, abra o menu Iniciar e comece a digitar. Não é necessário clicar dentro da caixa primeiro. À medida que você digita, os resultados da pesquisa são exibidos acima da caixa de pesquisa, no painel esquerdo do menu Iniciar.

(7)

 Alguma palavra no título corresponder ao termo pesquisado ou começar com ele.

 Algum texto no conteúdo do arquivo (como o texto de um documento de processamento de texto) corresponder ao termo pesquisado ou começar com ele.

 Alguma palavra em uma propriedade do arquivo, como o autor, corresponder ao temo pesquisado ou começar com ele.

Clique em qualquer resultado da pesquisa para abri-lo Ou clique no botão Apagar para apagar os resultados da pesquisa e retornar à lista de programas principais. Você também pode clicar em Ver mais resultados para pesquisar todo o computador.

Além de pesquisar programas, arquivos, pastas e comunicações, a caixa de pesquisa também

examina seus favoritos da Internet e o histórico de sites visitados. Se alguma dessas páginas da Web incluir o termo de pesquisa, ela aparecerá em um cabeçalho chamado "Arquivos".

O QUE ESTÁ NO PAINEL DIREITO

O painel direito do menu Iniciar contém links para partes do Windows que você provavelmente usará com mais frequência. Aqui estão elas, de cima para baixo:

 Pasta pessoal. Abre a pasta pessoal, que recebe o nome de quem está conectado no momento ao Windows. Por exemplo, se o usuário atual for Luciana Ramos, a pasta se chamará Luciana Ramos. Esta pasta, por sua vez, contém arquivos específicos do usuário, como as pastas Meus Documentos, Minhas Músicas, Minhas Imagens e Meus Vídeos.

 Documentos. Abre a biblioteca Documentos, na qual é possível acessar e abrir arquivos de texto, planilhas, apresentações e outros tipos de documentos.

 Imagens. Abre a biblioteca Imagens, na qual é possível acessar e exibir imagens digitais e arquivos gráficos.

 Música. Abre a biblioteca Músicas, na qual é possível acessar e tocar música e outros arquivos de áudio.

 Jogos.Abre a pasta Jogos, na qual é possível acessar todos os jogos no computador.

 Computador.Abre uma janela na qual é possível acessar unidades de disco, câmeras, impressoras, scanners e outros hardwares conectados ao computador.

 Painel de Controle.Abre o Painel de Controle, no qual é possível personalizar a aparência e a funcionalidade do computador, instalar ou desinstalar programas, configurar conexões de rede e gerenciar contas de usuário.

 Dispositivos e Impressoras. Abre uma janela onde é possível exibir informações sobre a impressora, o mouse e outros dispositivos instalados no seu computador.

 Programas Padrão. Abre uma janela onde é possível selecionar qual programa você deseja que o Windows use para determinada atividade, como navegação na Web.

 Ajuda e Suporte. Abre a Ajuda e Suporte do Windows onde você pode procurar e pesquisar tópicos da Ajuda sobre como usar o Windows e o computador.

(8)

OPÇÕES DE DESLIGAMENTO DO WINDOWS

PERSONALIZAR O MENU INICIAR

Você pode controlar quais itens aparecerão no menu Iniciar. Por exemplo, você pode adicionar ícones de seus programas favoritos ao menu Iniciar para acesso rápido ou remover programas da lista. Você também pode ocultar ou mostrar certos itens no painel direito.

Como ativar?

Basta ativar o menu rápido (tecla direita do mouse) sobre a barra de tarefas e no menu que se apresenta seleciona a opção propriedades.

Permite que outro usuário efetue o logon na sua área de trabalho sem que o atual tenha que efetuar o logoff da sua.

Encerra a área de trabalho atual.

Bloqueia a área de trabalho mantendo a conta em execução, permitindo o retorno através da tela de logon

Fecha todos os programas, encerra o Windows e o reinicializa.

Ativa o modo de economia de energia, não desliga o computador mantendo todos os programas e execução Salva todas as áreas de trabalho em

execução, encerra o Windows e desliga o computador. Quando o Windows for iniciado exibirá todas as áreas de trabalho exatamente como elas estavam anteriormente..

(9)

ESCOLHER QUAL A OPÇÃO QUE SERÁ EXIBIDA NO BOTÃO ENERGIA

(10)

A BARRA DE TAREFAS (VISÃO GERAL)

A barra de tarefas é aquela barra longa horizontal na parte inferior da tela. Diferentemente da área de trabalho, que pode ficar obscurecida devido às várias janelas abertas, a barra de tarefas está quase sempre visível. Ela possui três seções principais:

 O botão Iniciar , que abre o menu Iniciar.

 A seção intermediária, que mostra quais programas e arquivos estão abertos e permite que você alterne rapidamente entre eles.

 A área de notificação, que inclui um relógio e ícones (pequenas imagens) que comunicam o status de determinados programas e das configurações do computador.

Bloquear a barra tarefas: fixa a barra de tarefas na posição atual não permitindo o seu deslocamento pelo arrasto.

Ocultar automaticamente a barra de tarefas: oculta a barra de tarefas só a exibindo quando o ponteiro do mouse apontar para a região onde ela estava.

Usar ícones pequenos: reduz o tamanho dos ícones exibidos na barra de tarefas.

Local da barra de tarefas: permite escolher a posição que ficará a barra de tarefas (Inferior, Superior, Esquerda ou Direita).

Botões da barra de tarefas: exibe as opções de como a barra de tarefas se comportará com relação aos botões fixados e os demais das janelas em execução na área de trabalho. (sempre combinar, ocultar rótulos; Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia e Nunca combinar)

Área de notificação: permite personalizar os ícones e notificações que serão exibidos na área de notificação. Ao clicar sobre o botão Personalizar será exibida a seguinte janela:

(11)

Visualizar a área de trabalho com Aero Peek: exibe temporariamente a área de trabalho quando posicionamos o ponteiro do mouse sobre o botão Mostrar a área de trabalho localizado no canto direito da barra de tarefas. Com o Aero Peek também é possível visualizar temporiamente uma outra janela sem a necessidade de ter que clicar sobre seu respectivo botão. Para tanto basta pousar o ponteiro do mouse sobre o respectivo botão da janela desejada e o Windows exibirá a sua miniatura na área de trabalho e ao posicionar o ponteiro sobre a miniatura automaticamente será exibida a janela em tamanho normal na tela. Ao deslocar o mouse da miniatura a janela anterior será exibida novamente.

(12)

MINIMIZAR E RESTAURAR JANELAS

Quando uma janela está ativa (seu botão da barra de tarefas aparece realçado), o clique no botão correspondente minimiza a janela. Isso significa que a janela desaparece da área de trabalho. Minimizar uma janela não a fecha, nem exclui seu conteúdo. Simplesmente a remove da área de trabalho temporariamente.

Na figura abaixo, a Calculadora foi minimizada, mas não fechada. Você sabe que ela ainda está em execução porque existe um botão na barra de tarefas.

A ação de minimizar a Calculadora deixa visível somente seu botão da barra de tarefas Também é possível minimizar uma janela clicando no botão de minimizar, no canto superior direito da janela.

Botão Minimizar (à esquerda)

Para restaurar uma janela minimizada (fazê-la aparecer novamente na área de trabalho), clique no respectivo botão da barra de tarefas.

VER VISUALIZAÇÕES DAS JANELAS ABERTAS

Quando você move o ponteiro do mouse para um botão da barra de tarefas, uma pequena imagem aparece mostrando uma versão em miniatura da janela correspondente. Essa visualização, também chamada de miniatura, é muito útil. Além disso, se uma das janelas tiver execução de vídeo ou animação, você verá na visualização.

Observação

 Você poderá visualizar as miniaturas apenas se o Aero puder ser executado no seu computador e você estiver executando um tema do Windows 7.

(13)

ÁREA DE NOTIFICAÇÃO

A área de notificação, na extrema direita da barra de tarefas, inclui um relógio e um grupo de ícones. Ela tem a seguinte aparência:

A área de notificação no lado direito da barra de tarefas

TRABALHANDO COM JANELAS

Sempre que você abre um programa, um arquivo ou uma pasta, ele aparece na tela em uma caixa ou moldura chamada janela (daí o nome atribuído ao sistema operacional Windows , que significa Janelas em inglês). Como as janelas estão em toda parte no Windows, é importante saber como movê-las, alterar seu tamanho ou simplesmente fazê-las desaparecer.

PARTES DE UMA JANELA

Embora o conteúdo de cada janela seja diferente, todas as janelas têm algumas coisas em comum. Em primeiro lugar, elas sempre aparecem na área de trabalho, a principal área da tela. Além disso, a maioria das janelas possuem as mesmas partes básicas.

(14)

PARTES BÁSICAS DE UMA JANELA

Barra de menus. Contém itens nos quais você pode clicar para fazer escolhas em um programa.

Barra de título. Exibe o nome do documento e do programa (ou o nome da pasta, se você estiver trabalhando em uma pasta).

Botões Minimizar, Maximizar e Fechar. Estes botões permitem ocultar a janela, alargá-la para preencher a tela inteira e fechá-la, respectivamente.

Barra de rolagem. Permite rolar o conteúdo da janela para ver informações que estão fora de visão no momento.

Bordas e cantos. É possível arrastá-los com o ponteiro do mouse para alterar o tamanho da janela.

Outras janelas podem ter botões, caixas ou barras adicionais, mas normalmente também têm as partes básicas.

MOVENDO UMA JANELA

Para mover uma janela, aponte para sua barra de título com o ponteiro do mouse . Em seguida, arraste a janela para o local desejado. (Arrastar significa apontar para um item, manter pressionado o botão do mouse, mover o item com o ponteiro e depois soltar o botão do mouse.)

ALTERANDO O TAMANHO DE UMA JANELA

 Para que uma janela ocupe a tela inteira, clique em seu botão Maximizar ou clique duas vezes na barra de título da janela.

 Para retornar uma janela maximizada ao tamanho anterior, clique em seu botão Restaurar

(ele é exibido no lugar do botão Maximizar). ou clique duas vezes na barra de título da janela.

 Para redimensionar uma janela (torná-la menor ou maior), aponte para qualquer borda ou canto da janela. Quando o ponteiro do mouse mudar para uma seta de duas pontas (veja a figura abaixo), arraste a borda ou o canto para encolher ou alargar a janela.

Arraste a borda ou o canto de uma janela para redimensioná-la

Não é possível redimensionar uma janela maximizada. Você deve primeiro restaurá-la ao tamanho anterior.

(15)

Observação

Embora a maioria das janelas possa ser maximizada e redimensionada, existem algumas janelas que têm tamanho fixo, como as caixas de diálogo.

OCULTANDO UMA JANELA

Minimizar uma janela é o mesmo que ocultá-la. Se você deseja tirar uma janela temporariamente do caminho sem fechá-la, minimize-a.

Para minimizar uma janela, clique em seu botão Minimizar . A janela desaparecerá da área de trabalho e ficará visível somente como um botão na barra de tarefas, aquela barra longa horizontal na parte inferior da tela.

Botão da barra de tarefas

Para fazer uma janela minimizada aparecer novamente na área de trabalho, clique em seu respectivo botão da barra de tarefas. A janela aparecerá exatamente como estava antes de ser minimizada. FECHANDO UMA JANELA (ALT+F4)

O fechamento de uma janela a remove da área de trabalho e da barra de tarefas. Se você tiver terminado de trabalhar com um programa ou documento e não precisar retornar a ele imediatamente, feche-o.

Para fechar uma janela, clique em seu botão Fechar .

ALTERNANDO ENTRE JANELAS (ALT+TAB)

Quando se abre várias janela na área de trabalho é possível alterná-las bastando apenas clicar sobre o seu respectivo botão na barra de tarefas.

Para visualizar temporariamente uma janela em miniatura na área de trabalho basta pousar o ponteiro do mouse sobre o botão da respectiva janela e se clicar a janela será aberta.

(16)

Usando o Aero Flip 3D. O Aero Flip 3D organiza as janelas em uma pilha tridimensional para permitir que você as percorra rapidamente. Para usar o Flip 3D:

1. Mantenha pressionada a tecla de logotipo do Windows e pressione Tab para abrir o Flip 3D. 2. Enquanto mantém pressionada a tecla de logotipo do Windows, pressione Tab repetidamente

ou gire a roda do mouse para percorrer as janelas abertas. Você também pode pressionar Seta para a Direita ou Seta para Baixo para avançar uma janela, ou pressionar Seta para a

Esquerda ou Seta para Cima para retroceder uma janela.

3. Solte a tecla de logotipo do Windows para exibir a primeira janela da pilha ou clique em qualquer parte da janela na pilha para exibir essa janela.

Aero Flip 3D Dica

 O Flip 3D faz parte da experiência de área de trabalho do Aero. Se o computador não oferecer suporte para o Aero, você poderá exibir os programas e janelas abertos no computador

pressionando Alt+Tab. Para percorrer as janelas abertas, pressione a tecla Tab, pressione as teclas de direção ou use o mouse.

ORGANIZANDO JANELAS AUTOMATICAMENTE

Agora que você sabe como mover e redimensionar janelas, pode organizá-las da maneira que quiser na área de trabalho. Também pode fazer com que o Windows as organize automaticamente em uma destas três formas: em cascata, lado a lado e empilhadas verticalmente.

(17)

Organize as janelas em cascata (à esquerda), lado a lado (à direita) ou em uma pilha vertical (no centro)

Para escolher uma dessas opções, abra algumas janelas na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da barra de tarefas e clique em Janelas em cascata, Mostrar janelas empilhadas ou Mostrar janelas lado a lado.

ORGANIZAR JANELAS USANDO AJUSTAR

O recurso Ajustar redimensiona automaticamente as janelas quando você as move ou ajusta na borda da tela. Você pode usar o Ajustar para organizar janelas lado a lado, expandir janelas verticalmente ou maximizar uma janela.

PARA ORGANIZAR JANELAS LADO A LADO 1. Arraste a barra de título de uma janela para a

esquerda ou a direita da tela até ser exibido um contorno da janela expandida.

2. Libere o mouse para expandir a janela. 3. Repita as etapas 1 e 2 com outra janela para

organizar as janelas lado a lado.

Arraste uma janela para o lado da área de trabalho para expandi-la até metade da tela.

PARA EXPANDIR UMA JANELA VERTICALMENTE 1. Aponte para a borda superior ou inferior da janela

aberta até o ponteiro mudar para uma seta de duas pontas .

2. Arraste a borda da janela para a parte superior ou

inferior da tela para expandir a a janela na altura total da área de trabalho. A largura da janela não é alterada.

Arraste a parte superior ou inferior da janela para expandi-la verticalmente

PARA MAXIMIZAR UMA JANELA

1. Arraste a barra de título da janela para a parte

superior da tela. O contorno da janela se expande para

preencher a tela.

(18)

Arraste uma janela para a parte superior da área de trabalho para expandi-la totalmente

CAIXAS DE DIÁLOGO

Uma caixa de diálogo é um tipo especial de janela que faz uma pergunta, fornece informações ou permite que você selecione opções para executar uma tarefa. Você verá caixas de diálogo com frequência quando um programa ou o Windows precisar de uma resposta sua antes de continuar.

Uma caixa de diálogo aparecerá se você sair de um programa sem salvar o trabalho Ao contrário das janelas comuns, a maioria das caixas de diálogo não podem ser maximizadas, minimizadas ou redimensionadas, mas podem ser movidas.

(19)

PAINEL DE CONTROLE

O Painel de Controle é centro de configurações gerais do sistema. Através dele é possível, por exemplo, configurar o teclado, o mouse, efetuar backup ou restauração, adicionar ou remover programas, atualizar e modificar o formato para data e hora, dentre outros recursos.

O Painel de Controle possui 3 modos de exibição: Categoria, Íncones Grandes e ìcones Pequenos. Pode ser acessado através do painel direito do menu Iniciar.

(20)

Sistema e Segurança: compreende os recursos referentes a manutençao e segurança do computador. Dentre os vários recursos encontramos a Central de Ações, Firewall do Windows, Sistema, Windows Update, Opções de energia, Backup e restauração, etc.

Rede e Internet: recursos referentes a rede, tais como Central de Rede e Compartilhamento, Grupos domésticos, Opções da Internet, etc.

Hardware e Sons: permite o gerenciamento de dispositivos de Áudio e Vídeo, bem como adionar novo Hardware.

Programas: permite adicionar e/ou remover programas

Contas de Usuários e Segurança: permite criar, modificar ou remover contas de usuário, ajuda a controlar como as crianças podem usar o computador.

Tipos de contas de usuários: ADMINISTRADOR, PADRÃO e CONVIDADO.

ADMINISTRADOR: é o tipo de conta que todos os privilégios no sistema, desde a criação de novas contas, modificar contas e removê-las, bem como instalar/remover programas, efetuar configurações gerais no sistema.

PADRÃO: é o tipo de conta limitadas que por padrão pode executar procedimentos que só dizem respeito a própria conta, como por exemplo, alterar a sua área de trabalho, criar ou alterar sua própria senha e ter acesso apenas aos seus próprios arquivos e aos arquivos incluídos nas pastas públicas (de todos).

CONVIDADO: conta reservada do sistema que por padrão vem desativada. Somente uma conta ADMINISTRADORA poderá ativá-la ou desativá-la. Esta conta é para uso temporário e não permite uso de senha de acesso.

Aparência e Personalização: permite a configuração no que diz respeito ao visual do sistema, como por exemplo, configuração do plano de fundo da área de trabalho, Tema, Cores e Resolução da tela. Relógio, Idioma e Região: possibilita a atualizaçao de data, hora, idioma, teclado, dentre outros. Facilidade de Acesso: permite a adaptação do sistema para usuários com determinada deficiência visual, motora ou auditiva.

(21)

ÍCONES PEQUENOS

Backup e Restauração: permite efetuar backup do computador assim como permite a restauração. Central de Redes e Compartilhamentos: permite verificar o status da rede, efeturar configuração, assim como também definir compartilhamentos de pastas, arquivos e impressoras.

Contas de Usuários: permite criar, modificar e remover contas de usuários, bem como configurar o controle de conta de usuário (UAC)

(22)

Os dispositivos listados incluem:

 Dispositivos portáteis que você carrega e ocasionalmente conecta ao computador, como celulares, players portáteis de música e câmeras digitais.

 Todos os dispositivos que você conecta a uma porta USB em seu computador, incluindo discos rígidos USB externos, unidades flash, webcams, teclados e mouses.

 Todas as impressoras conectadas ao seu computador, incluindo impressoras conectadas através de cabo USB, rede ou sem fio.

 Dispositivos sem fio conectados ao seu computador, incluindo dispositivos Bluetooth e USB sem fio.

 Seu computador.

 Dispositivos de rede compatíveis conectados ao seu computador, como scanners habilitados para rede, extensores de mídia ou dispositivos NAS (armazenamento anexado à rede).

Informações e Ferramentas de Desempenho: fornece informação quanto a velocidade e o desempenho do computador.

Programas e Recursos: permite instalar, desinstalar ou modificar programas. Região e Idiomas: personalizar Idioma, número, data e hora do sistema.

Vídeo: permite a alteração da resolução do vídeo, tamanho de fonte para facilitar a leitura na tela. Windows Update: permite a atualização automática do sistema, softwares e drivers instalados. Barra de Tarefas e Menu Iniciar: permite a personalização da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar. Central de Sincronização: sincroniza arquivos entre seu computador e as pastas de rede.

Controle dos Pais: ajuda a gerenciar o modo como as crianças usam o computador. Por exemplo, você pode definir limites para a quantidade de horas que seus filhos podem usar o computador, os tipos de jogos que podem jogar e os programas que podem executar.

Email: possibilita criar, modificar perfis do Microsoft Office Outlook. Fontes: adicionar, alterar ou remover fontes do computador.

Mouse: configura o mouse, como por exemplo, inverter a tecla principal, velocidade do duplo clique, etc.

Opções de Pastas: personaliza a exibição de pastas e arquivos e itens referentes a Pesquisa. Som: configura dispositivos de áudio ou altera esquema de som do sistema.

Central de Ações: permite a configuração quanto a mensagens de aviso sobre segurança (Firewall, Windows Update, segurança na Internet, Spyware, antivírus), mensagens quanto a manutenção do sistema ( Backup do Windows, Soluções de problemas do Windows).

Criptografia de Disco BitLocker: permite a criptografia de unidades de armazenamento locais ou remotas conectadas diretamente ao computador, como por exemplo Pendriver. Apenas com a chave de decriptografia será possível ler claramente o conteúdo da unidade com este recurso ativado. Gadgets da Área de Trabalho: permite a inserção na Área de Trabalho de miniprogramas que

oferecem informações rápidas e acesso fácil a ferramentas usadas com frequência. Por exemplo, você pode usar gadgets para exibir uma apresentação de slides, exibir manchetes atualizadas

continuamente ou pesquisar contatos.

Grupo Doméstico: permite de uma forma fácil a configuração de uma rede doméstica para o compartilhamento de pastas, arquivos e impressoras, alterar senhas.

(23)

Windows Defender: proteção contra spywares programas potencialmente indesejados (códigos maliciosos).

Cenral de Facilidade de Acesso: disponibiliza os recursos para acesso como por exemplo configuração do mouse, teclado virtual, lupa, confração de som.

Firewall do Windows: quando ativado protege o sistema contra a invasão de hacker ou programas maliciosos.

Sistema: exibe a configuração do computador, permite a configuração do hardware, desempenho e conexões remotas.

GERENCIANDO ARQUIVOS E PASTAS

Um arquivo é um item que contém informações, por exemplo, texto, imagens ou música. Quando aberto, um arquivo pode ser muito parecido com um documento de texto ou com uma imagem que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional Em seu computador, os arquivos são representados por ícones; isso facilita o reconhecimento de um tipo de arquivo bastando olhar para o respectivo ícone. Veja a seguir alguns ícones de arquivo comuns:

Ícones de alguns tipos de arquivo

Uma pasta é um contêiner que pode ser usado para armazenar arquivos. Se você tivesse centenas de arquivos em papel em sua mesa, seria quase impossível encontrar um arquivo específico quando você dele precisasse. É por isso que as pessoas costumam armazenar os arquivos em papel em pastas dentro de um arquivo convencional. As pastas no computador funcionam exatamente da mesma forma. Veja a seguir alguns ícones de pasta comuns:

Uma pasta vazia (à esquerda); uma pasta contendo arquivos (à direita)

As pastas também podem ser armazenadas em outras pastas. Uma pasta dentro de uma pasta é chamada subpasta. Você pode criar quantas subpastas quiser, e cada uma pode armazenar qualquer quantidade de arquivos e subpastas adicionais.

USANDO BIBLIOTECAS PARA ACESSAR ARQUIVOS E PASTAS

Quando se trata de se organizar, não é necessário começar do zero. Você pode usar bibliotecas, um novo recurso desta versão do Windows, para acessar arquivos e pastas e organizá-los de diferentes maneiras. Esta é uma lista das quatro bibliotecas padrão e para que elas são usadas normalmente:

 Biblioteca Documentos. Use essa biblioteca para organizar documentos de processamento de texto, planilhas, apresentações e outros arquivos relacionados a texto.

(24)

 Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Documentos são armazenados na pasta Meus Documentos.

 Biblioteca Imagens. Use esta biblioteca para organizar suas imagens digitais, sejam elas obtidas da câmera, do scanner ou de emails recebidos de outras pessoas.

 Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Imagens são armazenados na pasta Minhas Imagens.

 Biblioteca Músicas. Use esta biblioteca para organizar suas músicas digitais, como as que você copia de um CD de áudio ou as baixadas da Internet.

 Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Músicas são armazenados na pasta Minhas Músicas.

 Biblioteca Vídeos. Use esta biblioteca para organizar e arrumar seus vídeos, como clipes da câmera digital ou da câmera de vídeo, ou arquivos de vídeo baixados da Internet.

 Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Vídeos são armazenados na pasta Meus Vídeos.

Para abrir as bibliotecas Documentos, Imagens ou Músicas, clique no botão Iniciar e, em seguida, em Documentos, Imagens ou Músicas.

(25)

WINDOWS EXPLORER

Quando você abre uma pasta ou biblioteca, ela é exibida em uma janela. As várias partes dessa janela foram projetadas para facilitar a navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e

bibliotecas. Veja a seguir uma janela típica e cada uma de suas partes:

Partes da janela

Função

Painel de navegação

Use o painel de navegação para acessar bibliotecas, pastas, pesquisas salvas ou até mesmo todo o disco rígido. Use a seção Favoritos para abrir as pastas e pesquisas mais utilizadas. Na seção Bibliotecas, é possível acessar suas bibliotecas. Você também pode expandir Computador para pesquisar pastas e subpastas.

Botões Voltar e Avançar

Use os botões Voltar e Avançar para navegar para outras pastas ou bibliotecas que você já tenha aberto, sem fechar, na janela atual. Esses botões funcionam juntamente com a barra de endereços. Depois de usar a barra de endereços para alterar pastas, por exemplo, você pode usar o botão Voltar para retornar à pasta anterior.

Barra de ferramentas

Use a barra de ferramentas para executar tarefas comuns, como alterar a aparência de arquivos e pastas, copiar arquivos em um CD ou iniciar uma apresentação de slides de imagens digitais. Os botões da barra de ferramentas

(26)

mudam para mostrar apenas as tarefas que são relevantes. Por exemplo, se você clicar em um arquivo de imagem, a barra de ferramentas mostrará botões

diferentes daqueles que mostraria se você clicasse em um arquivo de música. Barra de

endereços

Use a barra de endereços para navegar para uma pasta ou biblioteca diferente ou voltar à anterior.

Painel de biblioteca

O painel de biblioteca é exibido apenas quando você está em uma biblioteca (como na biblioteca Documentos). Use o painel de biblioteca para personalizar a biblioteca ou organizar os arquivos por propriedades distintas.

Títulos de coluna

Use os títulos de coluna para alterar a forma como os itens na lista de arquivos são organizados. Por exemplo, você pode clicar no lado esquerdo do cabeçalho da coluna para alterar a ordem em que os arquivos e as pastas são exibidos ou pode clicar no lado direito para filtrar os arquivos de maneiras diversas.

Lista de arquivos

É aqui que o conteúdo da pasta ou biblioteca atual é exibido. Se você usou a caixa de pesquisa para localizar um arquivo, somente os arquivos que correspondam a sua exibição atual (incluindo arquivos em subpastas) serão exibidos.

Caixa de Pesquisa

Digite uma palavra ou frase na caixa de pesquisa para procurar um item na pasta ou biblioteca atual. A pesquisa inicia assim que você começa a digitar. Portanto, quando você digitar B, por exemplo, todos os arquivos cujos nomes iniciarem com a letra B aparecerão na lista de arquivos

Painel de detalhes

Use o painel de detalhes para ver as propriedades mais comuns associadas ao arquivo selecionado. Propriedades do arquivo são informações sobre um arquivo, tais como o autor, a data da última alteração e qualquer marca descritiva que você possa ter adicionado ao arquivo.

Painel de visualização

Use o painel de visualização para ver o conteúdo da maioria dos arquivos. Se você selecionar uma mensagem de email, um arquivo de texto ou uma imagem, por exemplo, poderá ver seu conteúdo sem abri-lo em um programa. Caso não esteja vendo o painel de visualização, clique no botão Painel de visualização na barra de ferramentas para ativá-lo.

EXIBINDO E ORGANIZANDO ARQUIVOS E PASTAS

Quando você abre uma pasta ou biblioteca, pode alterar a aparência dos arquivos na janela. Por exemplo, talvez você prefira ícones maiores (ou menores) ou uma exibição que lhe permita ver tipos diferentes de informações sobre cada arquivo. Para fazer esses tipos de alterações, use o botão

Modos de Exibição na barra de ferramentas.

Toda vez que você clica no lado esquerdo do botão Modos de Exibição, ele altera a maneira como seus arquivos e pastas são exibidos, alternando entre cinco modos de exibição distintos: Ícones grandes, Lista, um modo de exibição chamado Detalhes, que mostra várias colunas de informações sobre o arquivo, um modo de exibição de ícones menores chamado Lado a lado e um modo de exibição chamado Conteúdo, que mostra parte do conteúdo de dentro do arquivo.

Se você clicar na seta no lado direito do botão Modos de Exibição, terá mais opções. Mova o controle deslizante para cima ou para baixo para ajustar o tamanho dos ícones das pastas e dos arquivos. Você poderá ver os ícones alterando de tamanho enquanto move o controle deslizante.

(27)

As opções de Modos de Exibição

Em bibliotecas, você pode ir além, organizando seus arquivos de diversas maneiras. Por exemplo, digamos que você deseja organizar os arquivos na biblioteca Músicas por gênero (como Jazz e Clássico):

1. Clique no botão Iniciar e, em seguida, clique em Músicas.

2. No painel da biblioteca (acima da lista de arquivos), clique no menu próximo a Organizar por e em Gênero.

LOCALIZANDO ARQUIVOS

Dependendo da quantidade de arquivos que você tem e de como eles estão organizados, localizar um arquivo pode significar procurar dentre centenas de arquivos e subpastas; uma tarefa nada simples. Para poupar tempo e esforço, use a caixa de pesquisa para localizar o arquivo.

A caixa de pesquisa

A caixa de pesquisa está localizada na parte superior de cada janela. Para localizar um arquivo, abra a pasta ou biblioteca mais provável como ponto de partida para sua pesquisa, clique na caixa de

pesquisa e comece a digitar. A caixa de pesquisa filtra o modo de exibição atual com base no texto que você digita

Se você estiver pesquisando um arquivo com base em uma propriedade (como o tipo do arquivo), poderá refinar a pesquisa antes de começar a digitar. Basta clicar na caixa de pesquisa e depois em uma das propriedades exibidas abaixo dessa caixa. Isso adicionará um filtro de pesquisa (como "tipo") ao seu texto de pesquisa, fornecendo assim resultados mais precisos.

Caso não esteja visualizando o arquivo que está procurando, você poderá alterar todo o escopo de uma pesquisa clicando em uma das opções na parte inferior dos resultados da pesquisa. Por exemplo, caso pesquise um arquivo na biblioteca Documentos, mas não consiga encontrá-lo, você poderá clicar em Bibliotecas para expandir a pesquisa às demais bibliotecas.

O Windows oferece várias maneiras de localizar arquivos e pastas. Não existe um método mais eficiente de pesquisa; você pode usar diferentes métodos para situações específicas.

(28)

Ou usar a caixa de pesquisa na janela de pasta

A pesquisa poderá ser executada através de filtros como por exemplo ESPÉCIE, NOME, TIPO, DATA DE

(29)

A ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

USO DOS COMANDOS DE EDIÇÃO COPIAR, COLAR E RECORTAR

A área de transferência é um espaço reservado pelo sistema operacional na memória principal do computador (memória RAM), utilizada para armazenar temporariamente informações enviadas por uma operação de cópia ou recorte.

A cópia de arquivos e de pastas de um lugar para outro, bem como o movimento de mover esses elementos, é realizada pelo Explorer por meio de sete diferentes possibilidades, quatro delas passando pela Área de Transferência do Windows e três que não utilizam essa área especial.

FORMAS DE CÓPIA OU RECORTE QUE PASSAM PELA ÁREA DE TRANSFERÊNCIA: 1. BOTÃO ORGANIZAR NA BARRA DE FERRAMENTAS

2. PRESSIONAR A TECLA ALT E NO MENU EDITAR FAZER A ESCOLHA 3. MENU RÁPIDO

4. CTRL+C (COPIAR) OU CTRL+X (RECORTAR)

COMANDOS QUE NÃO PASSAM PELA ÁREA DE TRANSFERÊNCIA:

1. ARRASTO SIMPLES DO MOUSE (CLICA, SEGURA E ARRASTA – TECLA ESQUERDA):

2. ARRASTO COMBINADO (CLICA SEGURA E ARRASTA – TECLA ESQUERDA):

ARRASTO+CTRL = COPIA ARRASTO+SHIFT = MOVE

3. ARRASTO ESPECIAL (ARRASTO FEITO COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE):

CLICA COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE O ELEMENTO DE ORIGEM E ARRASTA PARA O DESTINO. AO SOLTAR O BOTÃO APARECERÁ UM MENU, SELECIONE A OPÇÃO DESEJADA OU CANCELE O COMANDO:

C:\

A:\

copia

recorta

(30)

OPERAÇÕES COM PASTAS E ARQUIVOS

ARQUIVOS: toda informação gerada por meio de um programa ou aplicativo, para ser utilizada futuramente, deverá ser armazenada sob a forma de arquivo.

PASTAS: forma usual de organizar-se espaços reservados dentro de unidades de armazenamentos. Pode-se criar pasta dentro de outra pasta, as quais são chamadas de subpastas.

Para se atribuir nome a arquivos, dever-se-ão observar algumas regras: O nome de arquivos ou pastas poderá ter até 255 caracteres.

O nome de arquivo possui duas partes separadas por: Nome extensão

O nome será atribuído pelo usuário e a extensão será adicionada pelo aplicativo.

O nome lembra ao usuário o conteúdo do arquivo e a extensão identifica o tipo de arquivo. Algumas extensões mais conhecidas:

EXTENSÃO TIPO DE ARQUIVO

DOC Documento – Word, Wordpad TXT Arquivo tipo Texto – Word, Notepad DBF Arquivo de dados – Clipper, Dbase

XLS Pasta do Excel

WAV Arquivo de som (Windows)

BMP Arquivo de imagem (bitmap) – Paint DLL Arquivos de bibliotecas (aplicativos) CHK Arquivos gerados pelo Scandisk

HTML Código de programa para páginas da Internet – html PPS Arquivo de apresentação gerado pelo Power Point MDB Arquivo gerado pelo Access – arquivo de dados JPG Arquvo de imagem comprimido

GIF Arquivo de imagem comprimido

TIF Arquivo de imagem sem compressão (alta resolução)

AVI Arquivo de vídeo

MP3 Arquivo de áudio comprimido

ZIP Arquivo compactado

Caracteres não permitidos no nome de arquivo:

(31)

PROPRIEDADES DE ARQUIVOS E PASTAS (ALT+ENTER)

Para exibir as propriedades de um arquivo ou pasta basta selecioná-lo e através da opção propriedades do menu arquivo ou opção propriedade no menu rápido (tecla direita do mouse).

Principais propriedades: nome, tipo de arquivo; o programa associado a ele; o local e o tamanho do arquivo e a data em que ele foi criado, modificado e aberto pela última vez.

CRIANDO PASTAS

Como já se mencionou anteriormente, as pastas servem para organizar o disco rígido. Para se conseguir esta organização, é necessário criarem-se mais pastas e até mesmo subpastas delas. Para criar uma pasta, siga estes passos:

1. Abra a pasta ou unidade de disco que deverá conter a nova pasta que será criada. 2. Clique na opção Nova Pasta da barra de ferramentas.

3. Digite o nome e tecle ENTER 4. Pronto! A Pasta está criada.

ou através do menu rápido escolher a opção Novo e em seguida a opção Pasta.

SELEÇÃO DE PASTAS E ARQUIVOS

Antes de se aprender a selecionar, aprender-se-á como se deslocar entre os painéis esquerdo e direito do Windows Explorer e entre seus objetos (pastas/arquivos).

OBJETO: pode ser uma pasta ou arquivo.

SELEÇÃO DE UM OBJETO

Com o teclado: basta acessar o painel conteúdo (direito) e, com a seta para cima ou para baixo, levar até o objeto desejado.

Com o mouse: apenas clicar sobre o objeto desejado. SELEÇÃO DE OBJETOS CONTÍNUOS

Com o teclado: após acessar o painel conteúdo (direito), mover com a seta para cima ou para baixo até o primeiro objeto desejado e, com a tecla SHIFT pressionada, mover até o próximo objeto desejado. Com o mouse: posicionar o mouse sobre o primeiro objeto desejado e arrastar até o último objeto desejado, ou clicar sobre o primeiro objeto desejado e, com a tecla SHIFT pressionada, clicar sobre o último objeto desejado.

(32)

SELEÇÃO DE OBJETOS NÃO CONTÍNUOS

Com o teclado: acessar o painel conteúdo (direito), mover com a seta para cima ou para baixo até o primeiro objeto desejado e, mantendo a tecla CTRL pressionada, marcar ou desmarcar o objeto desejado com a barra espaçadora, e assim consecutivamente até selecionar todos os objetos desejados alternadamente.

Com o mouse: com a tecla CTRL pressionada, clicar para marcar ou desmarcar os objetos desejados. RENOMEANDO OBJETO (F2)

Você renomeia um objeto apenas quando quer mudar o seu nome. 1. Posicione o ponteiro do mouse sobre o objeto.

2. Clique no no botão ORGANIZAR. 3. Clique em Renomear.

4. Digite o Novo Nome. 5. Tecle <Enter>. Ou

1. Posicione o ponteiro do mouse sobre o objeto. 2. Pressione a tecla de função F2.

Ou por intermédio do menu rápido sobre o objeto a ser renomeado ou painel de tarefas.

DELETANDO OBJETOS

O objeto só é deletado (apagado) quando não tem mais utilidade para o usuário.

 Posicione o ponteiro do mouse sobre o objeto;

Tecle <Delete>. Ou

 Posicione o ponteiro sobre o objeto;

 Ative o menu rápido (tecla direita do mouse);

Selecione a opção Excluir. Ou

(33)

 Ative o botão ORGANIZAR da barra de ferramentas

Selecione a opção Excluir. Ou

 Abra a janela da Lixeira e a janela do onde esta o objeto a ser excluído e arraste até a janela da Lixeira.

Nota – Você pode clicar no botão para retornar à última ação, ou pressionar <CTRL + Z> se apagou um item por engano.

Nota – Se você desejar excluir definitivamente um objeto de sua unidade de disco rígido, utilize uma das opções de exclusão acima e, simultaneamente, pressione a tecla SHIFT.

Com esta forma de exclusão os objetos excluídos não irão para a LIXEIRA e não poderão ser restaurados pelos recursos próprios do Sistema Operacional.

Lixeira do Windows

A Lixeira é uma pasta especial do Windows e seu ícone se encontra na Área de Trabalho. Se você estiver trabalhando com janelas maximizadas, não conseguirá ver a lixeira. Use o botão direito do mouse para clicar em uma área vazia da Barra de Tarefas. Em seguida, clique em Minimizar todas as Janelas. Para verificar o conteúdo da lixeira, dê um clique sobre o ícone e surgirá a seguinte figura:

(34)

LIXEIRA DO WINDOWS

Atenção para o fato de que, se a janela da lixeira estiver com a aparência diferente da figura acima, provavelmente o ícone Pasta está ativo. Apagar-se-á um arquivo para poder comprovar que o mesmo será colocado na lixeira. Para tanto, crie um arquivo de texto vazio com o bloco de notas e salve-o em Meus documentos, logo após, abra a pasta, e selecione o arquivo recém criado e, então, pressione a tecla DELETE. Surgirá uma caixa de dialogo como a figura a seguir:

Clique em SIM e, então, o arquivo será enviado para Lixeira.

ESVAZIANDO A LIXEIRA

Ao Esvaziar a Lixeira, você está excluindo definitivamente os arquivos do seu disco rígido, os quais não poderão mais ser mais recuperados pelos recursos próprios do Windows. Então, esvazie a Lixeira somente quando tiver certeza de que não precisa mais dos arquivos ali encontrados.

(35)

1. Abra a Lixeira.

2. Na barra de ferramentas escolha a opção, clique em Esvaziar Lixeira.

Nota – Você pode também esvaziar a Lixeira sem precisar abri-la. Para tanto, basta clicar com o botão DIREITO do mouse sobre o ícone da Lixeira e selecionar no menu de contexto a opção Esvaziar Lixeira

PROPRIEDADES DA LIXEIRA

O recurso Lixeira possui algumas características que podem ser modificadas de acordo com o objetivo do usuário. Tais características dizem respeito à forma como a Lixeira irá operar. Como, por exemplo, se a caixa de confirmação de envio para a lixeira será ou não ativada.

Para se configurar as Propriedades da Lixeira, deve-se executar um dos os seguintes procedimentos: 1. Posicionar o ponteiro do mouse sobre o ícone Lixeira.

2. Ativar o menu rápido (tecla direita do mouse).

3. Ativar ou desativar as opções de propriedades de acordo com objetivo. Ou

IMPORTANTE

As operações possíveis com objetos dentro da lixeira são as seguintes: RESTAURAR  devolve o objeto para o local de onde foi excluído. EXCLUIR  exclui da lixeira.

RECORTAR permite colar em outro local.

PROPRIEDADES  exibe as características do objeto como nome, tipo de objeto, local de onde foi excluído, data da exclusão, entre outros.

(36)

Com a janela da Lixeira aberta ativar o botão

Organizar na barra de ferramentas e no menu que se apresenta ativar a opção Propriedades

Tamanho personalizado: define o tamanho da pasta Lixeira

Não mover os arquivos para a lixeira. Remover os arquivos imediatamente quando forem excluídos – Exclui definitivamente os arquivos sem enviá-los para a lixeira. Desta forma não poderá ser efetuada a

recuperação dos arquivos pelos recursos próprios do sistema operacional.

Exibir a caixa de diálogo de confirmação de

exclusão – Quando ativada exibirá a caixa solicitando a

confirmação de exclusão ou envio para a lixeira.

Quando desativa não significa que os arquivos não serão excluídos ou enviados para a lixeira, apenas a caixa de confirmação não será exibida.

CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO DEFINITIVA DE PASTAS OU ARQUIVOS DO HD 1.Qualquer forma de exclusão mais a tecla SHIFT;

2. Excluir da lixeira ou Esvaziar a lixeira;

3. Propriedade não mover arquivo para a lixeira ativada; 4. Propriedade Tamanho personalizado da lixeira com 0 MB. 5. Excluir via rede arquivos ou pastas de um outro computador. FERRAMENTAS DO SISTEMA

Permite a realização de vários procedimentos como por exemplo, agendar tarefas, desfragmentar o disco, obter informações do sistema, limpar o disco, restaurar o sistema, etc.

Para acessar as ferramentas do sistema basta ativar ocaminho a seguir:

(37)

Agendador de Tarefas: permite agendar para que o sistema execute automaticamente um programa pelo usuário. As opções de agendamento são Diariamente, Semanalmente, Mensalmente, Um a vez, Ao inciar o computador, Ao fazer logon ou Quando um evento específico for registrado.

Desfragmentador de disco: reorganiza espaços e informações fragmentadas no disco rígido local, externo ou unidade de memória flash USB.

Informações do sistema: exibe um resumo quanto a hardware e software instalado no computador. Limpeza de disco: exclui arquivos desnecessários das unidade de disco rígido do computador Mapa de caracteres: exibe os caracteres das fontes instaladas no computador permitindo acesso direto a eles.

Monitor de Recursos: dá uma visão geral sobre o uso e desempenho da CPU, Memória principal (RAM), Disco e Rede.

Restauração do Sistema: permite restaurar o sistema a pontos de verificação ou de restauração anteriormente criados. Os arquivos dos usuários como planilhas, apresentações, documentos, fotos, não serão perdidos, pois apenas os arquivos que dizem respeito ao sistema operacional que entrarão na restauração.

Ponto de verificação é quando o próprio sistema cria automaticamente a cada aproximadamente 24 horas de uso da máquina, na instalação ou desinstalação de programas.

Ponto de restauração é quando o usuário aciona a sua criação. Para criar um ponto de restauração basta clicar sobre o botão Criar... na guia Proteção do Sistema da caixa de diálogo Propriedade do Sistema.

Transferência Fácil do Windows: transfere arquivos e configurações de um computador para outro.

PRINCIPAIS TECLAS DO WINDOWS

Para Pressione

Ativar a barra de menu nos programas F10

Executar o comando correspondente no menu ALT+letra sublinhada no menu

Fechar a janela atual ou encerrar um programa ALT+F4

Fechar janela apenas do documento CTRL+F4

Copiar CTRL+C

Recortar CTRL+X

Excluir DELETE

Exibir Ajuda no item da caixa de diálogo selecionado F1

Exibir o menu de sistema da janela atual ALT+BARRA DE ESPAÇO

Exibir o menu Iniciar CTRL+ESC

Colar CTRL+V

Alternar janelas na área de trabalho ALT+TAB

Excluir um item imediatamente sem colocá-lo na Lixeira SHIFT+DELETE

Selecionar todos os itens CTRL+A

Exibir as propriedades de arquivo ou pasta ALT+ENTER

(38)
(39)

Faixa de opções

acesso rápido

Modos de exibição:

Layout de Impressão

Leitura em tela inteira

Layout da Web

Estrutura de Tópicos

Rascunho

Barra de Status

É possível sua configuração definindo quais os recursos que serão exibidos.

Basta acionar o menu rápido sobre a barra de status e escolher as

Réguas

Barra de rolagem

Seletor de objeto da procura

Botão Microsoft Office

(40)

Botão Microsoft Office: vem a substituir, em parte, o Menu Arquivo de versões anteriores ao 2007, ou seja, a acionarmos o botão office encontraremos as opções a seguir:

(41)

Novo: cria um novo documento em branco. Todo novo documento tem o nome temporário de Documento1, Documento2...., ou seja, até que se reinicie o word, cada novo documento será incrementado de uma unidade, como por exemplo, Documento3, Documento4 e assim por diante.

Abrir (CTRL+A): aciona a caixa de diálogo do comando abrir

Converter: Ao abrir um documento no word 2007, criado no word 2000, 2002 ou 2003, por exemplo, será aberto no modo compatibilidade, não sendo possível usarmos todos os recursos do word 2007. Através da opção

converter é possível covertermos o arquivo para o word 2007 que possui estensão padrão DOCX.

Salvar: permite salvar um documento conforme o tipo escolhido pelo usuário. Teclas de atalho CTRL+B OBS: quando salvamos pela primeira vez a caixa de diálogo apresentada será Salvar Como.

(42)

DOCX  extensão padrão para documento do word 2007

(43)

Senha de proteção: é o tipo de senha que quando atribuída a um arquivo só permitirá abrir o mesmo a digitando corretamente.

Senha de gravação: é o tipo de senha que quando atribuída a um arquivo permitirá o abrir mesmo sem conhecê-la, porém somente como leitura.

Proteger o Documento: é o recurso que permite acesso ao conteúdo do

documento, mas não permite sua modificação, exclusão, etc.

(44)

Imprimir (CTRL+P): permite impressão rápida, ativar a caixa de diálogo imprimir ou vizualizar impressão. Teclas de atalho para ativar a caixa de diálogo imprimir CTRL+P

(45)

Preparar: disponibiliza as opções conforme figura a seguir, preparando o documento para distribuição

Enviar: permite enviar uma cópia do documento em DOC, PDF, por exemplo, como anexo de email. Publicar: distribui o documento para outras pessoas. Esta distribuição pode ser via blog, site, etc. Fechar: fecha o documento ativo.

BARRA DE FERRAMENTAS DE ACESSO RÁPIDO

Nesta barra encontramos os recursos mais usuais com relação aos documentos, como por exemplo, abrir, impressão rápida, salvar, desfazer, refazer, etc. É possível personalizá-la, ou seja, podem ser inseridos novos recursos conforme as preferências do usuário.

Para se incluir novos recursos basta ativar o menu rápido (tecla direita do mouse) sobre o recurso e, no menu que se apresenta, ativar a opção “Adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido”, através do item

(46)

Personalizar nas opções do Word acessadas através do Botão Office ou através das opções exibidas quando se ativa a seta à direita da barra de acesso rápido.

Na faixa de opções temos as seguintes guias por padrão:

Início, Inserir, Layout da Página, Referências, Correspondências, Revisão e Exibição.

Guia Início:

Por padrão quando iniciamos o Word a guia Início vem ativada. Através dela teremos acesso aos grupos Área de Transferência, Fonte, Parágrafo, Estilo e Edição.

Os grupos Área de Transferência, Fonte, Parágrafo e Estilo possuem uma seta no seu canto inferior direito (chamada de iniciador), que acionará uma caixa de diálogo dando acesso a detalhes de configuração do recurso. Grupo Área de Transferência:

Este grupo é composto pelos botões Colar, Recortar, Copiar e Formatar Pincel.

Aciona o Painel de Tarefas da

Área de Transferência

Esta área permite o

armazenamento de até 24 itens

simultaneamente.

Obs.: os itens da Área de

Transferência poderão ser

colados ou excluídos um a um ou

(47)

Ferramenta Pincel: copia e cola formatação.

(ctrl+shift+C =copia formatação e ctrl+shift +V = cola formatação)

SELECIONAR TEXTO E ELEMENTOS GRÁFICOS COM O MOUSE

Para selecionar: Faça o Seguinte:

Qualquer quantidade de texto Arraste sobre o texto.

Uma palavra Clique duas vezes na palavra ou duas vezes F8. Um elemento gráfico Clique no elemento gráfico.

Uma linha de texto Mova o ponteiro para a esquerda da linha até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique.

Várias linhas de texto Mova o ponteiro para a esquerda das linhas até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e arraste para cima ou para baixo.

Uma frase Mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer lugar da frase ou três vezes F8.

Um parágrafo Mova o ponteiro para a esquerda do parágrafo até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique duas vezes. Você também pode clicar três vezes em qualquer lugar do parágrafo ou quatro vezes F8.

Vários parágrafos Mova o ponteiro para a esquerda dos parágrafos até que ele assuma a forma de uma seta para a direita, clique duas vezes e arraste para cima ou para baixo.

Um bloco de texto grande Clique no início da seleção, role até o fim da seção, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique.

Um documento inteiro Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto do documento até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique três vezes ou com a tecla CTRL pressionada clique apenas uma vez ou cinco vezes F8.

Um bloco vertical de texto Pressione e conserve pressionada a tecla ALT e inicie a seleção do texto desejado.

SELECIONAR TEXTOS E ELEMENTOS GRÁFICOS COM O TECLADO

Selecione o texto mantendo pressionada a tecla SHIFT e pressionando a tecla que move o ponto de

inserção.

Para estender uma seleção: Pressione:

Um caractere para a direita SHIFT+SETA À DIREITA Um caractere para a esquerda SHIFT+SETA À ESQUERDA Até o fim o início da próxima palavra CTRL+SHIFT+SETA À DIREITA Até o início de uma palavra CTRL+SHIFT+SETA À ESQUERDA

(48)

Para estender uma seleção: Pressione:

Até o fim de uma linha SHIFT+END

Até o início de uma linha SHIFT+HOME

Uma linha para baixo SHIFT+SETA ABAIXO

Uma linha para cima SHIFT+SETA ACIMA

Até o fim de um parágrafo CTRL+SHIFT+SETA ABAIXO Até o início de um parágrafo CTRL+SHIFT+SETA ACIMA

Uma tela para baixo SHIFT+PAGE DOWN

Uma tela para cima SHIFT+PAGE UP

Até o início de um documento CTRL+SHIFT+HOME Até o final de um documento CTRL+SHIFT+END

Nota – A partir da versão Word XP 2002, é possível a seleção de blocos alternados de texto utilizando o mouse em combinação com a tecla CTRL que deverá ser pressionada durante todo o processo de seleção.

FORMATANDO FONTE

Grupo Fonte: este grupo é composto pelos recursos referentes a formatação de fonte. Como, por exemplo, tipo, estilo, tamanho, cor da fonte, efeitos, espaçamento entre caracteres.

OBS: para aplicar um recurso de formatação de fonte a apenas uma palavra não há necessidade de selecioná-la, basta estar com o cursor entre os seus caracteres.

Tipo de fonte Tamanho da fonte Aumentar fonte Reduzir fonte Limpar formatação Cor da fonte Cor do realce Maiúscula e minúscula Sobrescrito Subscrito Tachado Sublinhado Itálico Negrito

(49)

Poderemos também termos acesso a outros recursos de formatação de fontes através do acionamento da caixa de diálogo Fonte ativada através do iniciador localizado no canto inferior direito do grupo Fonte.

(50)

FORMATANDO PARÁGRAFO

Grupo Parágrafo: neste grupo encontramos opções para marcardores e numeração, aumentar ou diminuir recuo, classificação algfabética ou numérica, mostrar ou ocultar os caracteres de controle e formatação do documento, alinhamentos, espaçamento entre linhas, sobreamento, bordas

(51)

Controle de linhas órfãs/viúvas: por padrão vem marcada não permitindo a ocorrência de linhas órfãos (única linha de um parágrafo no final da página anterior) e linhas viúvas (única linha de um parágrafo no início da página seguinte).

Manter com o próximo: manter o parágrafo atual sempre na mesma página do seguinte.

Manter linhas juntas: não permitir a quebra de páginas dentro de um parágrafo.

Quebrar página antes: inserir uma quebra de páginas antes do parágrafo, ou seja, iniciá-lo na próxima página. Suprimir números de linha: não exibir número de linhas no parágrafo. (para inserir número de linhas nos parágrafos basta ativar o botão Número de linhas no grupo Configurar Página na guia Layout da Página. Não hifenizar: desabilita a hifenização no parágrafo. Por padrão o word não hifeniza um documento. Para ativar a hifenização em documento basta o botão Hifenização no grupo Configurar Página na guia Layout da Página.

Alinhamento: permite escolher qual o alinhamento (esquerda, direita, centralizar e justificar), a ser aplicado ao parágrafo ativo ou aos parágrafos selecionados.

RECUOS:

ESQUERDA: inseri espaço entre o texto e a margem esquerda.

DIREITA: inseri um espaço entre o texto e a margem direita.

ESPECIAL: permite inserir um espaço a esquerda da apenas na primeira linha do parágrafo ou apenas nas demais linhas do parágrafo (deslocamento).

ESPAÇAMENTOS:

ANTES: inseri um espaço entre o parágrafo atual e o seu anterior.

DEPOIS: inseri um espaço entre o parágrafo atual e o seu posterior.

ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS: permite definir a medida do espaço entre as linhas do parágrafo.

(52)

ESTILO

Estilo é uma combinação de recursos de formatação, como por exemplo, FONTE, PARÁGRAFO, CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA, que poderá ser criado e aplicado quando necessário.

Grupo Estilo: através deste grupo é possível aplicar um dos estilos disponíveis do aplicativo. Poderemos também criar ou modificar um estilo.

Galeria de estilos rápidos

Painel de tarefas Estilos

(53)

Tipos de estilos: Parágrafo, Caracteres, Vinculado (parágrafo e caracteres), Tabela e Lista.

É possível através do botão Formatar, definir configuração para Fonte, Parágrafo, Tabulação, Borda, Idioma, Quadro e tecla de atalho para incluir num estilo.

LOCALIZAR, SUBSTITUIR E IR PARA

Grupo Edição: neste grupo encontramos as opções para localizar, substituir e selecionar textos e elementos gráficos.

Localizar (CTRL+L)

(54)

Substituir (CTRL+U)

(55)

Ir Para (CTRL+Y)

Permite ir para uma determinada página, seção, linha, indicador, nota de rodapé, nota de fim, tabela, etc.

GUIA INSERIR

Nesta guia encontramos os grupos Páginas, Tabelas, Ilustrações, Links, Cabeçalho e Rodapé, texto e Símbolos.

Grupo Páginas: neste grupo temos as opções de definirmos uma folha de rosto, página em branco e inserir uma quebra de página.

Grupo Tabelas: permite a inserção de tabelas.

Ao ser acionado exibe a seguinte janela possibilitando a seleção do número de colunas e linhas, Inserir Tabela..., Desenhar Tabela, Planilha do Excel ou Tabelas rápidas. Conforme a opção acionada será inserida uma tabela no local onde estiver o cursor.

(56)

Ferramentas de Tabela – guia Layout

Selecionar: permite a seleção de linha, coluna, célula ou tabela.

Exibir linhas de grade: exibe ou oculta as linhas de grade que não serão impressas apenas visualizadas no próprio documento.

Excluir: permite excluir linha, coluna, célula ou tabela. Inserir: insere linha, coluna, célula ou tabela.

Mesclar células: transforma duas ou mais células em uma única. Dividir células: divide uma ou mais células em outras mais células. Dividir Tabela: divide a tabela em duas.

AutoAjuste: ajusta as colunas pelo conteúdo, pela janela (margem esquerda e direita) ou largura fixa de suas colunas

(57)

Altura e largura: permite definir a altura ou largura da célula ativa ou das selecionadas.

Alinhamento, direção e margens: possibilita definir o alinhamento e a direção do conteúdo na célula, assim como também, definir as margens da célula.

Classificar: define a classificação alfabética ou numérica da coluna que poderá ser crescente ou decrescente. Repetir linhas de título: define linha ou linhas que serão repetidas na próxima página em que a tabela for impressa

Converter em texto: permite a conversão da tabela em texto.

Fórmula: possibilita a criação de fórmula dentro de uma célula ou usando funções predefinidas do Word.

Grupo Ilustrações: disponibiliza várias opções de imagens, figuras do clip-art, formas e gráficos para serem inseridos em um texto.

Grupo Links: através deste grupo poderemos inserir Hiperlink, Indicador, Referência cruzada.

Hiperlink: permite inserir no texto, um link para um site, um email, um indicador ou um arquivo.

Indicador: insere um ponto de referência em uma posição dentro do texto possibilitando um deslocamento mais rápido no documento.

Grupo Cabeçalho e Rodapé: define um conteúdo para o cabeçalho (entre a margem superior e a borda superior) ou um conteúdo para o rodapé (entre a margem inferior e a borda inferior).

(58)

Cabeçalho: disponibiliza uma série de opções quanto ao conteúdo e sua posição no cabeçalho.

Rodapé: assim como o cabeçalho também oferece uma lista de opções quanto a conteúdo e sua posição dentro do rodapé.

Número de Página: exibe uma lista de opções quanto ao tipo de número e sua posição no cabeçalho ou rodapé, assim como também a sua formatação.

(59)

Grupo Texto: através deste grupo temos disponíveis os

recursos de Caixa de Texto, Partes Rápidas,

WordArt, Letra Capitular, Linha de Assinatura, Data

e Hora e o item objeto.

Grupo Símbolos: permite criar ou inserir fórmulas matemáticas através do item Equação e através do item Símbolo é possível inserir um determinado caractere de uma fonte instalada no computador do usuário.

GUIA LAYOUT DA PÁGINA

Referências

Documentos relacionados

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que

Em substituição à ALALC, foi retomada, através do Tratado de Montevidéu de 1980, a ALADI – Associação Latino-Americana de Integração –Esta associação, de iniciativa

implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.. Brasília, Conselho Nacional de Meio

Para a verificação do cálculo de cinética espacial do programa FX2-TH considerou-se dois problemas com forte variação de distribuição de fluxo neutrônico durante o transiente..

Guia de Administração do Sistema do Xerox CopyCentre/WorkCentre/WorkCentre Pro 123/128/133 25 2 Visão Geral do Produto Status da máquina Essa função permite que você verifique o

• Perturbações de trânsito no mapa (pág. 18) • Configurações para trânsito (pág. 24) • Cartão de informações no sistema de nave-.. gação*

Neste trabalho é apresentado um caso clínico de perda do globo ocular onde foi indicado o uso de prótese expansora no intuito de promover o aumento gradativo e