• Nenhum resultado encontrado

Marketing digital nas redes sociais para o segmento de serviços – estudo aplicado nos salões de beleza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marketing digital nas redes sociais para o segmento de serviços – estudo aplicado nos salões de beleza"

Copied!
61
0
0

Texto

(1)

UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DACEC – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MÔNICA MARINÊS MEGIER

MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS PARA O SEGMENTO DE SERVIÇOS – ESTUDO APLICADO NOS SALÕES DE BELEZA

IJUÍ – RS 2017

(2)

MÔNICA MARINÊS MEGIER

MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS PARA O SEGMENTO DE SERVIÇOS – ESTUDO APLICADO NOS SALÕES DE BELEZA

Monografia apresentado ao Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, como requisito parcial à conclusão de curso e consequentemente obtenção de título de Bacharel em Publicidade e Propaganda.

Orientadora: Marcia Formentini

IJUÍ – RS 2017

(3)

TERMO DE APROVAÇÃO

MÔNICA MARINÊS MEGIER

MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS PARA O SEGMENTO DE SERVIÇOS – ESTUDO APLICADO NOS SALÕES DE BELEZA

Trabalho monográfico apresentado à Banca de Defesa, como requisito parcial de avaliação para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social –

Publicidade e Propaganda, pela seguinte banca examinadora:

Data de Aprovação __/__/___

_______________________________________________

Professora Mestre Marcia Formentini – Orientadora

_______________________________________________

(4)

DEDICATÓRIA

Dedico esta monografia aos meus pais Jorge e Lourdes, e ao meu irmão Douglas que sempre estiveram ao meu lado, me apoiando a nunca desistir de estudar e me ajudando de todas as maneiras para que eu pudesse fazer minha faculdade. Ao meu namorado Marcelo, pela compreensão em meus momentos de ausência.

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me concedido a oportunidade de realizar este curso e a realizar esta monografia.

Á professora Márcia Formentini, pela compreensão e ensinamentos que me forneceu.

Á professora, coordenadora e banca Rúbia Shwanke pelos auxílios fornecidos ao longo do semestre, companheirismo e amizade.

Á minha colega Yanna Strada, pelas dicas e ajudas na construção desta monografia e pelos momentos que passamos juntos desde o início da faculdade, jamais irei te esquecer, que a nossa amizade seja eterna. .

(6)

“Marketing não é sobre sua agência ganhar prêmios. É sobre sua empresa ganhar negócios”

(7)

RESUMO

A satisfação dos clientes apresenta-se como uma das formas que as empresas encontram para se manter no mercado, satisfazendo as necessidades dos clientes, possibilitando gerar fidelidade entre cliente e empresa. Então surgiu o Marketing e suas ferramentas de fidelização de clientes, e com o avanço da tecnologia o Marketing Digital para cativar os clientes conectados nas redes sociais Para realizar esta monografia, foram utilizados embasamentos teóricos de autores consagrados, também foi realizada uma pesquisa quantitativa, que obteve dados sobre as estratégias de Marketing Digital utilizado nos salões de beleza, através de um questionário enviado pelo Messenger aplicativo vinculado ao Facebook. A partir dos resultados podemos fazer uma análise do que pode ser melhorado e como usar as ferramentas do Marketing Digital de maneira certa, trazendo sugestões de divulgação de posts, nos horários em que há maior público de engajamento e sabendo usar a ferramenta para divulgar melhor o trabalho nas redes sociais.

(8)

ABSTRACT

Customer satisfaction is one of the ways companies find to stay in the market, satisfying the needs of customers, enabling customer and company loyalty. Then came the Marketing and its tools of customer loyalty, and with the advancement of technology Digital Marketing to captivate customers connected in social networks To make this monograph, were used theoretical foundations of consecrated authors, was also carried out a research of quantitative methodology , who obtained data on Digital Marketing used in beauty salons, through a questionnaire sent by Messenger. From the results we can do an analysis of what can be improved and how to use the tools of Digital Marketing in a certain way, bringing suggestions of dissemination of posts, the times when there is a greater public of engagement and knowing how to use the tool to better disseminate the work on social networks.

(9)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1: Gênero...35

Gráfico 2: Idade...36

Gráfico 3: Profissão...37

Gráfico 4: Profissionalização do entrevistado...38

Gráfico 5: Importância do Marketing Digital...39

Gráfico 6: Plataforma digital mais utilizada para divulgação dos serviços...40

Gráfico 7: Entender se é feita uma análise antes de postar uma foto ou não....42

Gráfico 8: Divulgação do trabalho nas redes...43

Gráfico 9: Retorno financeiro...44

Gráfico 10: Análise do público alvo...46

Gráfico 11: Postagem dos trabalhos...47

Gráfico 12: Estratégia de visibilidade usada para visualização das postagens.48 Gráfico 13: Retorno através das postagens nas redes...49

Gráfico 14: Mídias sociais utilizadas para postagens dos trabalhos...51

(10)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...9

1 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MARKETING...11

1.1 O MARKETING...11

1.2 MARKETING DE SERVIÇOS...14

1.3 O PROFISSIONAL DE SERVIÇOS...16

1.4 SERVIÇOS DEPENDEM DE TEMPO...17

2 FERRAMENTAS DO MARKETING DIGITAL...19

2.1 A INTERNET E O MARKETING DIGITAL...19

2.2 MARKETING E AS MÍDIAS SOCIAIS...23

2.3 REDES SOCIAIS...26

2.3.1 Facebook...27

2.3.2 Instagram...30

2.3.3 You Tube...31

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS...34

3.1 METODOLOGIA...34

3.2 ANÁLISE DOS RESULTADOS...34

CONCLUSÃO...55

REFERÊNCIAS...57

ANEXO 1 – QUESTIONÁRIO SOBRE MARKETING DIGITAL NOS SALÕES DE BELEZA DA CIDADE DE TRÊS DE MAIO – RS...59

(11)

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais está se tornando essencial fidelizar os clientes, a maioria das empresas está em busca dessa estratégia. Com o marketing surgiram novas ferramentas para ajudar nesta conquista de clientes, com o avanço da tecnologia e da internet nasceu o Marketing Digital, que é uma das formas mais eficazes e com retorno rápido, pois as pessoas estão sempre conectadas no mundo virtual.

O uso da internet continua crescendo ano após ano, praticamente todas as pessoas possuem acesso e tem uma rede social, para se conectar com amigos e ver informações do seu interesse. Da apropriação da rede surgem novas ferramentas para atingir os clientes: o Marketing Digital. É através dele que as empresas. poderão atingir a maioria dos seus clientes. Mas de nada adianta ficar publicando sem ter um bom conteúdo, sem ter um post bem elaborado. Posts que são mal planejados passam despercebidos pelos clientes, porém, muitas vezes os consumidores acabam enxergando e analisando as irregularidades e no final não querem mais frequentar aquele estabelecimento.

Portanto, o Marketing Digital pode ser utilizado pelas empresas a partir de diversas ferramentas, satisfazendo as necessidades e cativando os clientes. Dessa forma, o presente estudo foi desenvolvido com o Marketing Digital como uma estratégia para fomentar a divulgação das empresas e conquistar novos clientes.

Esta monografia está dividida em três capítulos, o primeiro retrata questões mais gerais sobre o Marketing e Marketing de serviços, explicando seus principais conceitos, já no capítulo dois estão as ferramentas do Marketing Digital, as mídias sociais tais como Facebook, Instagram e You Tube explicando seus significados e conceitos de autores. No capítulo três temos os resultados obtidos através de uma pesquisa, possui gráficos para melhor entendimento das respostas coletadas, e ao final dicas de como fazer um bom Marketing Digital.

(12)

1 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MARKETING DE SERVIÇOS

Neste capítulo, serão abordados os temas que servem de base para o desenvolvimento do trabalho. São eles: marketing, marketing de serviços, o profissional de serviços e serviços dependem de tempo. Foram escolhidos esses assuntos por se tratarem de tópicos iniciais e básicos para a fundamentação da monografia.

1.1 O MARKETING

O conceito da palavra marketing surgiu nos anos de 1950, na época do pós- guerra, onde surgiu o avanço da industrialização mundial, ocorrendo uma competição entre as empresas para garantir seu melhor lugar no mercado. A produção de venda de qualidade passou a ser considerada pouco importante para os clientes, eles não queriam somente algo de qualidade, mas que gerasse benefício.

As empresas e organizações analisando que o poder de escolha estava nas mãos de seus clientes, decidiram criar ideias diferentes de como atrai-los a comprarem novamente, começaram então a fazer pesquisas de mercado, passaram a comunicar nos veículos de massa as qualidades e benefícios de seus produtos, e também fizeram a adequação dos produtos de acordo com os desejos e necessidades.

Segundo MACHLINE, ROJO (2004) a definição de Marketing é:

Marketing é uma palavra em inglês derivada de Market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações. (MACHLINE, ROJO, 2004 p. 2)

(13)

As pessoas que não tem conhecimento sobre o conceito de marketing acreditam que é apenas venda e propaganda, pois veem diariamente bombardeios de propagandas na televisão, nos seus e-mails, e no dia a dia que percorrem. Pois o tempo todo alguém está tentando vender alguma coisa. Podemos afirmar que a venda e propaganda fazem parte sim do marketing, mas é um dos aspectos do marketing, pois ele envolve muito mais coisas.

MACHLINE, ROJO (2004) ainda afirmam que:

O marketing também pode ser entendido como o processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas no processo. (MACHLINE, JOGO, 2004 p. 2)

Já na concepção de CHURCHIL, PETTER (2000) Marketing é:

Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos. (CHURCHIL, PETTER 2000 p.4)

O marketing nasceu para suprir as necessidades das empresas e dos clientes, ele é um mercado em ação. As ações mercadológicas são usar as ferramentas e recursos possíveis de uma empresa para satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes.

A partir desta base CHURCHILL, PETTER (2000) revela que necessidades dos consumidores consistem em ser:

(14)

As necessidades de consumidores ou compradores organizacionais são as coisas necessárias para sua sobrevivência. Por exemplo, os consumidores precisam de comida e abrigo para sobreviver, enquanto organizações podem precisar de computadores para continuar funcionando. (CHURCHILL, PETTER, 2000 p. 4)

Já os desejos são diferentes de necessidades, eles não têm extrema importância, apenas é uma vontade que os consumidores têm em ter algo.

A definição de desejos dos consumidores para CHURCHILL, PETTER (2000) é: “Os desejos incluem bens e serviços específicos – para satisfazer necessidades – e outros adicionais que vão além da sobrevivência”. (CHURCHILL, PETTER, 2000 pg. 4)

O marketing é uma série de estratégias, práticas e técnicas tendo como principal objetivo agregar valor aos produtos e as marcas, gerando assim um grau maior de importância da mesma para um determinado público consumidor.

Com isso, podemos afirmar que o marketing não é apenas formado pela venda de um produto ou serviço, são vários elementos que englobam o conceito de marketing desde a produção, a logística, a comercialização e o pós-venda. Conhecido como 4 P´s, ou Mix de Marketing e também como Composto de Marketing e são divididos em quatro: o produto, que é basicamente o produto ou serviço a ser vendido deixando claro as características do mesmo que sua empresa está disponibilizando no mercado. Já o preço é o valor atribuído à venda do produto, que é cobrado ao cliente. Também são feitas estratégias nas formas de pagamento. A praça é a localização onde o produto/serviço está sendo ofertado. E por último temos a promoção que são nada mais nada menos do que as estratégias utilizadas para divulgação e venda dos produtos.

Também pode-se dizer que o composto de Marketing é formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. Conforme SANDUSHEN, RICHARD (1998) analisam que:

(15)

Composto de marketing é a combinação de ferramentas de marketing que um gerente de marketing manipula para controlar e orquestrar trocas com membros do mercado-alvo. Essas ferramentas, frequentemente chamadas de Quatro P´S incluem: O produto com todos os seus atributos; A praça onde esse produto é colocado à disposição dos membros do mercado, incluindo os meios pelos quais chegou até lá; A promoção para persuadir os membros do mercado a comprar o produto; O preço que pagam pelo produto. (SANDUSHEN, RICHARD L, 1998 p. 1)

O composto mercadológico trata o conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam conquistar seus objetivos de marketing.

Para isso precisamos entender os objetivos que o marketing tem, que são vender mais, fidelizar seus clientes, aumentar a visibilidade das marcas, produtos e serviços, gerenciar uma marca, construir boas relações com consumidores e parceiros, aperfeiçoar o mercado e engajar colaboradores.

1.2 MARKETING DE SERVIÇOS

O marketing de serviços é um conjunto de ações que identifica as necessidades dos clientes em relação aos serviços prestados, permitindo um planejamento de estratégias para atender, reter e encantar o cliente.

É extremamente difícil definir um serviço puro ou um produto puro. Um serviço puro quer dizer que o consumidor tem apenas benefícios sobre o serviço. E um produto puro, quer dizer que o consumidor obtém benefícios somente do produto. Porém, a maioria dos produtos oferece um serviço junto. Bem como um serviço sempre tem um produto junto. Por isso é difícil definir que temos apenas um serviço sem depender de um produto.

(16)

CHURCHILL, PETTER (2000) destaca marketing de serviços como:

O marketing de serviços assemelha-se em vários aspectos ao marketing de produtos tangíveis ou bens. Isso porque, do ponto de vista do marketing, bens e serviços não são drasticamente diferentes. Ambos devem ser oferecidos em locais apropriados por preços aceitáveis. Do mesmo modo, os profissionais de marketing usam vários tipos de comunicação para informar os mercados-alvo sobre bens e serviços e para estimular as compras. (CHURCHILL, PETTER, 2000 p. 292)

O marketing de serviços é um conjunto de atividades que tem como objetivo planejar, programar, analisar e controlar programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e especialmente serviços, atendendo assim as necessidades e desejos dos consumidores com satisfação e qualidade nos serviços prestados.

Neste conjunto de atividades, destacam-se a intangibilidade, a inseparabilidade, a variabilidade e a perecibilidade de serviços que nada mais são do que as características do marketing de serviços, as quais influenciam diretamente na percepção da qualidade do serviço prestado.

A partir desta base KOTLER, AMSTRONG (1997) revelam que:

Intangibilidade de serviços é o fato de eles não poderem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Inseparabilidade dos serviços significa que eles não podem ser separados daqueles que os fornecem, sejam pessoas ou máquinas. Se um empregado presta serviços, ele é parte do serviço. Variabilidade dos serviços implica que sua qualidade depende de quem os presta e de quando, onde e como são prestados. Perecibilidade dos serviços significa que eles não podem ser estocados para venda ou uso futuros. (KOTLER, ARMSTRONG, 1997 p.142)

O marketing de serviços é basicamente todo o trabalho envolvido no encantamento do cliente e todo trabalho feito nas vendas. Atualmente o marketing

(17)

de serviços é trabalhado nas empresas de forma integrada em todas as fases dos processos e em todos os setores do negócio.

BATESON, HOFFMAN (2001) trazem a concepção de que:

Quando um consumidor compra um serviço, compra uma experiência criada pela prestação desse serviço. Ou seja: os serviços fornecem um pacote de benefícios ao consumidor pela experiência criada para esse consumidor. (BATESON, HOFFMAN, 2001 p.36)

Normalmente quando um consumidor deseja contratar um profissional de serviços ele busca informações com outras pessoas que já contrataram o profissional.

1.3 O PROFISSIONAL DE SERVIÇOS

Iniciamos trazendo uma frase de BATESON, HOFFMAN (2001) sobre o que é o profissional de serviços:

“Muitas vezes é impossível para uma empresa prestadora de serviços diferenciarem-se de outras empresas semelhantes com relação ao pacote de serviços que ela oferece ou à realização de seu sistema Servuction”. (BATESON, HOFFMAN, 2001, p. 83). Por exemplo, muitas empresas oferecem pacotes semelhantes de benefícios aos seus clientes, e o que se torna competitivo é o nível do serviço realizado. salões de beleza, então aquele que se diferenciar com o melhor serviço prestado ao seu cliente é o que terá um maior número de consumidores.

Consumidores nem sempre obedecem a regras. Suas preferências pessoais, comportamento e erros podem resultar em exigências à equipe de contato que escapam do escopo de procedimentos e práticas adotados como padrão. Novamente, a maneira dos funcionários responderem a essas necessidades e pedidos pode

(18)

influenciar muito o nível de satisfação do consumidor. (BATESON, HOFFMAN, 2001 p.84)

A satisfação do consumidor muitas das vezes é alcançada através de um bom atendimento da equipe de serviço. De nada adianta por exemplo, um salão de beleza ser o mais chique, com móveis novos, com produtos de alta qualidade se o serviço não for bem realizado. O cliente quer é que suas necessidades sejam atendidas, ele quer que os benefícios de frequentar aquele salão lhe tragam resultados. O cliente somente deseja sair do salão satisfeito, e essa satisfação deve ser gerada pela equipe de contato do serviço realizado.

1.4 SERVIÇOS DEPENDEM DE TEMPO

O tempo é um item necessário para os profissionais de serviços. Tempo é tudo, e deve ser administrado da melhor maneira, para que possa atender vários clientes e fazer um serviço de qualidade. Profissionais de serviço precisam se destacar pela qualidade e competência ao realizar um serviço.

BATESON, HOFFMAN (2001) explica que:

Em termos agregados, consumidores tendem a usar um serviço mais frequentemente em determinados períodos de pico. Nesses casos, gerar mais demanda de consumo pode ser mais uma desvantagem do que uma vantagem, provocando tensão na equipe de contato e recursos, criando uma má experiência para o consumidor e ocupando excessivamente o espaço físico. (BATESON, HOFFMAN, 2001 p. 38)

Cada setor de serviços tem sua sazonalidade, em um período do ano tem mais serviço e no outro menos. Algumas empresas procuram fazer outro serviço no período em que não tem tantos clientes. Cada tipo de serviço possui um período de maior pico, onde na maioria das vezes acabam não vencendo atender a todos seus clientes. Mas como falamos anteriormente, o fundamental é fazer um serviço de

(19)

qualidade e atender as necessidades dos clientes, fidelizando-os para que continuem sendo seus parceiros.

O próximo capítulo irá nos mostrar questões mais específicas sobre o Marketing Digital e a internet, como as mídias sociais estão interligadas com essa ferramenta, quais são as principais mídias sociais mais utilizadas para a divulgação do Marketing Digital.

(20)

2 FERRAMENTAS DO MARKETING DIGITAL

Este capítulo aborda os conceitos de diferentes autores sobre o tema Internet e o Marketing Digital e as principais mídias utilizadas.

2.1 A INTERNET E O MARKETING DIGITAL

Marketing Digital são as ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da Internet e de outros meios digitais, para divulgar e comercializar seus produtos e serviços, conquistando novos clientes e melhorando a rede de relacionamento.

A ferramenta marketing digital é considerada a mais eficiente e próspera nos dias atuais. Ela é considerada de extrema importância para que as empresas cresçam de forma elevada e conquistem o maior número de clientes possíveis. Analisando percebemos que a maioria das pessoas tem acesso à internet, especialmente às redes sociais, tais como o Facebook.

No entendimento de TORRES (2009), marketing digital é:

Quando você ouve falar de marketing digital, publicidade on-line, marketing web, publicidade na Internet ou quaisquer outras composições criativas que se possa fazer dessas palavras, estamos falando em utilizar efetivamente a Internet como uma ferramenta de marketing, envolvendo comunicação, publicidade, propaganda e todo o arsenal de estratégias e conceitos já conhecidos na teoria do marketing. (TORRES, 2009 p.45)

(21)

Com tudo isso, podemos afirmar que a internet é um grande aliado para alavancar nossas vendas de produtos e serviços, e essencial para fidelizar nossos clientes.

De acordo com CASTRO (2000):

A internet nos oferece meios de anunciar nossos produtos, vendê-los, responder a solicitações dos nossos consumidores, estudá-vendê-los, finalmente, fidelizá-los. Em poucas palavras, temos agora uma ferramenta que nos permite fazer todo um tratamento de mídia em cima do nosso cliente, desde começo até mesmo depois da venda. (CASTRO, 2000, p.3)

Em poucos instantes temos uma ferramenta que é muito rápida e eficaz se souber utilizá-la. Vimos que a internet representa um grande diferencial para atingir o público alvo desejado.

CASTRO (2000) traz a concepção de que: “Quase a totalidade das empresas não utiliza um décimo das potencialidades da web, ou por desconhecimento da sua existência, ou por simples desinteresse. (CASTRO, 2000, p.4)

Uma grande parcela das empresas não utiliza as ferramentas do marketing digital, por desconhecer sua eficácia ou por não ter muito interesse em usar essas plataformas.

Para ter bons resultados com o marketing digital precisamos entender e conhecer nossos clientes, saber do que eles mais gostam, quase suas preferências, onde vivem, para isso CASTRO (2000) define cliente como:

O cliente típico da internet é talvez um dos mais complexos e difíceis de se tratar de todos os existentes. Ele é um paradoxo na sua maneira de atuar, pensar e consumir, e sua clara compreensão é a chave para conseguirmos lhe vender um produto ou ideia. (CASTRO, 2000, p.5)

(22)

Com o avanço das tecnologias, o marketing digital se torna fundamental para que uma empresa tenha sucesso.

GABRIEL (2010) destaca que:

A proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil para as mais diversificadas ações de marketing. A possibilidade de mensuração que o ambiente digital propicia também é uma vantagem enorme em relação aos ambientes materiais, tangíveis – o digital permite sincronidade (behavioral targeting). No entanto, para se utilizar uma ferramenta com maestria, é necessário primeiro conhecê-la. É aí que reside um dos maiores problemas do cenário digital: a velocidade de mudança, que muitas vezes não nos dá tempo para conhecer todas as ferramentas e opções disponíveis. (GABRIEL, 2010, p.105)

Além de ser uma ótima ferramenta, o marketing digital conta com um pequeno problema, que é a mudança constante do cenário digital, o tempo todo está sendo atualizado com novidades em tecnologias e ferramentas.

A facilidade de poder publicar algo sobre o seu negócio, faz com que mais empresas possam estar nas mídias sociais. Antes as informações eram restritas, se algum cliente não gostava do produto que comprava ele até reclamava, mas era no boca a boca, hoje, porém, com o avanço tecnológico tudo se tornou mais fácil, com o surgimento das mídias sociais praticamente a maioria das pessoas possui acesso e podem elogiar e tal como reclamar do que comparam e não gostaram, e se o consumidor está realmente insatisfeito ele divulga em todas as redes para que atinja a maioria possível de pessoas. Claro, tudo tem seu lado bom, como a internet nos traz as redes sociais para a divulgação rápida e muitas vezes sem nenhum custo. Porém, atingindo ou não o seu público consumidor, as empresas vão divulgando seus serviços.

(23)

O digital acrescenta muito valor ao marketing, podendo enriquecê-lo, pois os consumidores estão cada vez mais conectados ao mundo digital, para as empresas e pessoas que tem seu negócio como salões de beleza é muito importante ressaltar que o digital pode atingir seus consumidores se feito de maneira correta.

GABRIEL (2010) destaca que:

É muito importante ressaltar que o digital (com as suas tecnologias e plataformas) não conserta marketing ruim, podendo até piorá-la. O digital potencializa o alcance do marketing, tanto para o bem quanto para o mal, e acrescenta valor ao marketing bem feito, enriquecendo-o. (GABRIEL, 2010, p. 106)

Estudando e analisando podemos obter muitos benefícios com a tecnologia. Por exemplo, pequenos empresários que querem alavancar seus serviços, que oferecem serviços de qualidade e pretendem gerar mais clientes em seu estabelecimento devem estar atentos às mídias sociais, portanto, não se deve esquecer de que quando lançado um marketing ruim nas redes ele irá se expandir, e as pessoas vão comentar. Para isso é necessário aprender mais sobre o assunto, para assim poder fazer um bom marketing nas redes sociais.

Mesmo que um profissional não queira investir no marketing digital, ele está lá, e seus concorrentes estão a mil tentando atingir seus clientes. Mas como vimos antes, fazer um marketing ruim só poderá piorar a sua situação ou de sua empresa. O marketing deve ser bem planejado, deve ser entendido como e para que funciona, quais as metas e métricas que devemos utilizar para atingir o público certo. Sabemos que a internet está aí, a maioria dos consumidores estão conectados nela e olhando tudo que está acontecendo.

TORRES (2009) salienta que:

A Internet se tornou um ambiente que afeta o marketing de sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa seja

(24)

na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela. Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. Assim, mesmo que você não participe dela, seus consumidores estarão lá, falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com as dos concorrentes, e, finalmente, buscando formas de se relacionar com sua marca. (TORRES, 2009, p. 61)

É através da internet que os usuários irão em busca de informações sobre uma determinada empresa ou serviço. Os usuários estarão sempre falando da empresa, principalmente quando tem um problema com ela, para isso é necessário que a mesma esteja conectada nas redes sociais.

2.2 MARKETING E AS MÍDIAS SOCIAIS

O Marketing é uma ferramenta essencial para fidelizar clientes. Quando falamos em Marketing Digital estamos nos referindo as mídias sociais, especialmente o Facebook. A maioria das pessoas passa alguns minutos ou horas de seus dias conectados nas redes sociais, com isso o marketing digital surgiu para focar nestes usuários que estão conectados o tempo todo.

TORRES (2009) explica que:

Se você não investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento ou possa participar do processo. Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio independentemente de sua vontade. (TORRES, 2009, p. 61)

As empresas bem sucedidas investem em um bom Marketing Digital, querendo ou não a internet está aí, pronta para ser usada. Muitos usuários utilizam esta ferramenta para pesquisar algo sobre sua empresa, se os clientes não gostaram de algo, desde o atendimento ou de uma compra, na maioria das vezes

(25)

eles entram nas redes sociais para fazer suas reclamações sobre a empresa, e assim muitos outros usuários tomam conhecimento do fato. E se sua empresa não estiver conectada a esta rede não terá como se defender ou tentar resolver o problema, que irá se expandir cada vez mais.

Conforme TORRES (2009) as redes sociais podem ajudar tanto a construir uma marca ou destruir:

As mídias sociais tem um enorme poder formador de opinião e podem ajudar a construir ou destruir uma marca, um produto ou uma campanha publicitária. O consumidor não absorve mais a propaganda de seu produto como antes. Hoje ele verifica na Internet informações sobre seu produto e serviço antes de comprar. E busca essas informações sobre experiências de outros consumidores com que mantém uma relação a partir das mídias sociais. (TORRES, 2009, p. 111)

Os clientes buscam primeiramente se conectar à internet, e as redes sociais antes de fazer uma aquisição, ou tomar uma decisão, muitas das vezes analisam as informações do produto. Pesquisam muito sobre valores e onde se identificam melhor com a empresa para enfim realizar suas compras.

As empresas devem descobrir em quais plataformas digitais os seus clientes estão conectados e fazer sua propaganda nestas mídias.

TORRES (2009) traz a concepção de que:

A marca não se constrói em uma única mídia. Seu esforço de marketing de vendas é constantemente testado por seus clientes pela Internet. Assim, se você fica alheio às mídias sociais, é muito provável que sua marca e seus produtos estejam à deriva na Internet, dependentes somente da opinião dos internautas, sem que você tenha a menor ideia do que falam de sua empresa. (TORRES, 2009, p.111)

(26)

Como sabemos existem várias mídias, porém é preciso analisar e entender o seu público alvo, saber em qual mídia eles estão mais conectados para poder conquistá-los. Entender o público alvo e conhecê-los é uma das tarefas principais que as empresas devem analisar antes de criar suas propagandas.

Ao pensarmos em Marketing Digital, estamos pensando e falando em pessoas, em consumidores, que possuem desejos. Para isso, as empresas podem despertar a curiosidade de seus clientes, estimulando-os a comprar ou utilizar seus produtos, atingindo as necessidades de cada consumidor.

Para complementar, TORRES (2009) argumenta que:

A primeira coisa a se entender é que continuamos falando de marketing e de consumidores. Quando falamos de marketing digital e Internet, estamos falando sobre pessoas, suas histórias e seus desejos. Estamos falando sobre relacionamentos e necessidades a serem entendidas. (TORRES, 2009, p. 62)

Ao pensarmos em Marketing Digital e em Internet, sempre estaremos falando de pessoas. Para isso é preciso saber e entender as necessidades. Saber qual é o público que frequenta sua empresa, entender o que eles mais gostam, o que mais acessam é muito interessante para realizar a divulgação dos trabalhos através do Marketing Digital.

Para entendermos melhor o que são as mídias sociais TORRES (2009) explica que:

As mídias sociais são sites na Internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação. Elas recebem esse nome porque são sociais, ou seja, são livres e abertas à colaboração e interação de todos, e porque são mídias, ou seja, meios de transmissão de informações e conteúdo. (TORRES, 2009, p.114)

(27)

Como sabemos, mídias são os meios nos quais são transmitidas as informações, as mídias sociais estão inclusas na Internet, algumas delas mais utilizadas no Brasil são Facebook, o Instagram, o Twitter e outros meios que divulgam conteúdo entre pessoas que estão conectadas nestas redes.

As mídias sociais tem o poder de alcançar um grande número de usuários, pois milhares de pessoas estão conectadas a ela. Hoje em dia, a maioria das pessoas conhece uma empresa através das mídias sociais, podendo elencar as qualidades, pontos fortes e fracos de tal empresa.

Muitas das vezes não precisamos nem sair de casa para saber a localização, preço ou benefícios de um produto, se a empresa que desejamos está ligada nas mídias sociais, pois basta apenas procurar nas redes sociais para saber as informações necessárias.

2.3 REDES SOCIAIS

O termo redes sociais é confundido pelas pessoas por mídias sociais, muitos acreditam ter o mesmo significado, porém elas são parte das mídias sociais.

O site www.CAMPOGRANDENEWS.com.br traz como conceito de redes sociais:

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. (www.CAMPOGRANDENEWS.com.br, 2017)

Os sites de relacionamentos também chamados de mídias sociais são ambientes virtuais que tem o objetivo de reunir pessoas com interesses em comum, divulgar seu perfil pessoal, postar fotos, mensagens e vídeos, podendo também

(28)

interagir com outros usuários através de uma lista de amigos ou um grupo em comum.

As grandes redes sociais, como o Facebook e Instagram reúnem milhões de membros, e diversas formas de interação em que as pessoas podem interagir.

A era das redes sociais iniciou-se no ano de 2002, quando Jonathan Abrams lançou o Friendster, ele queria que esse aplicativo fosse um site de encontros e que não era sobre namoro, apenas amizades. Foi considerado um erro financeiro, pois receberam uma oferta de compra de U$ 30 milhões, e os donos não quiseram efetivar a venda.

A maioria das redes sociais possui um grupo ou uma comunidade, onde encontram-se muitas pessoas com interesses em comum, onde os membros podem compartilhar dicas, fotos e vídeos e abrir discussões sobre um determinado assunto em comum.

2.3.1 O Facebook

O Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto de faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. A criação do site no início foi limitada pelos estudantes da Universidade de Harvard, porém foi expandida para outras faculdades na área de Boston e da Universidade de Stanford. O site aos poucos foi adicionando suporte para alunos em várias outras universidades, antes de abrir para estudantes do ensino médio, e com o passar do tempo para qualquer pessoa que tivesse 13 anos ou mais. Entretanto, com base nos dados no ano de 2011 do site Consumers Reports, existiam cerca de 7,5 milhões de crianças com menos de 13 anos de idade, com contas no Facebook, violando assim os termos de serviço do próprio site.

Em outubro de 2012, o Facebook atingiu 1 bilhão de usuários ativos, sendo então a maior rede social do mundo.

(29)

O Facebook é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo grupos patrocinados e banners. Os usuários criam perfis, que contém fotos, lista de interesses pessoais, podem participar de grupos de amizade, entrar em comunidades de assunto do seu próprio interesse, também podendo ser enviadas mensagens privadas entre os usuários.

Segundo o site UOL Folha de São Paulo, o Facebook divulgou no mês de maio de 2016 o recorde de 1,65 bilhões de usuários ativos. Uma média de 50 minutos é o tempo que os usuários se dedicam as plataformas do Facebook a cada dia. Talvez não pareça muito tempo, mas se compararmos o dia tem 24 horas, e uma pessoa dorme em média 8,8 horas por dia, isto significa então que o usuário passa em média 6% do seu tempo útil diário no Facebook.

Esse total de 50 minutos, supera qualquer outra atividade que um usuário faça por dia, em média uma pessoa lê uns 19 minutos por dia, cerca de 17 minutos de exercícios e podemos quase comparar com o tempo que uma pessoa gasta para comer e beber, cerca de 1,07 hora por dia.

Então Mark revelou o dado sobre os 50 minutos de uso no Facebook. O tempo é o melhor indicador de engajamento e se correlaciona a efetividade publicitária. O tempo também eleva o estoque de impressões publicitárias que o Facebook pode vender, o que traz maior faturamento (um avanço de 52% no trimestre passado, para US$ 5,4 bilhões).

E o tempo permite que o Facebook aprenda mais sobre os hábitos e interesses de seus usuários, e com isso direcione melhor a sua publicidade. O resultado é um potencial efeito de rede que os concorrentes terão dificuldade para acompanhar.

(30)

Os usuários que passam mais tempo no Facebook são da faixa etária dos 18 aos 34 anos, muito cobiçada por anunciantes.

O Facebook conta com uma ferramenta muito importante para os empresários de qualquer negócio, que são as páginas, cada vez mais os empresários percebem a eficácia da ferramenta para atingir os objetivos do seu negócio.

Um dos erros principais cometidos pelos empresários é o de criar um perfil para vender seus produtos e ou serviços, pois um perfil é criado para se conectar com seus amigos. Já as páginas são um canal do Facebook, também chamada de Fan Page, para mostrar o seu negócio. A identidade social não deve se misturar com a identidade profissional. Uma página serve para conquistar fãs e interagir com eles, além disso, para criar uma página no Facebook é fácil e grátis.

Os perfis pessoais possuem um limite de 5.000 amigos. No entanto, com as páginas você pode adicionar um número sem limites de pessoas, que poderão se tornar seus potenciais clientes. Os perfis contam com informações pessoais, como data de aniversário, relacionamento, preferências. Já nas páginas o conteúdo é somente sobre seu negócio. No entanto, misturar conteúdo profissional com pessoal se torna um pouco arriscado. A experiência é considerada ruim, além de você perder clientes futuros.

As FanPage do Facebook são ferramentas importantes para seu negócio. Oferecendo informações importantíssimas com relatórios demográficos como idade, sexo, localização, cultura, educação e entre outras tantas. Ao saber quem, quais usuários visitaram sua página, podemos tomar decisões estratégicas dentro e fora do Facebook.

Estas informações são valiosas para os empresários na maioria das vezes misturam seu perfil pessoal com o profissional, como vimos para isso existem as Páginas no Facebook, além de falar somente do seu negócio, podemos publicar

(31)

anúncios pagos, gerando mais retorno para o negócio e assim atraindo mais clientes, mas se feito de maneira correta.

Nos últimos anos percebemos que o Facebook se tornou uma das maiores empresas do mundo, atraindo cada vez mais e mais usuários. Com tantas pessoas conectadas a essa rede social, as empresas começaram a pensar em uma forma de tirar proveito desse fenômeno.

O marketing de uma empresa precisa estar conectado com seu público e na maioria das vezes eles estarão conectados no Facebook.

2.3.2 Instagram

O aplicativo Instagram foi lançado oficialmente em 2010, criado pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, que fizeram o primeiro protótipo em apenas um mês e meio. Após isso passaram mais alguns meses mudando alguns detalhes e melhorando a navegação do aplicativo.

No dia do lançamento, o Instagram tornou-se o aplicativo mais baixado da Aplle Store, sendo usado para várias finalidades, como divulgação de fotos de pratos e cachorros e inúmeras selfies.

Com a realização de todo esse sucesso, não é a toa que o aplicativo despertou a atenção de grandes empresários de mercado. Então em 2012, o Facebook comprou o aplicativo por 1 bilhão de dólares, sendo a aquisição mais cara até aquele momento.

Após o lançamento do Instagram para Android a popularização foi ficando cada vez maior e com novas possibilidades de postagem, ocorreu então uma competição entre aplicativos, fazendo com que se tornasse cada vez melhor.

(32)

2.3.3 You Tube

É uma plataforma de distribuição digital de vídeos. Fundada em fevereiro de 2005 por três empregados da Pay Pal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim iniciaram a criação de um programa de computador para dividir vídeos com os amigos. Passados 20 meses essa invenção foi comprada pelo Google por US$ 1,65 bilhão.

O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo site.

A criação do YouTube surgiu pela ideia de compartilhar arquivos de vídeo. “Estávamos em um jantar em janeiro de 2005, onde fizemos arquivos digitais. No dia seguinte, não conseguíamos enviá-los por e-mail e demoramos muito para colocá-los na internet. Pensamos que deveria haver uma forma mais fácil de fazer isso”, afirmou Hurley, em entrevista à revista “Fortune”. (www.G1.com.br, 2017)

O YouTube tornou-se tão popular nos últimos meses que, atualmente, exibe cerca de 100 milhões de arquivos por dia. Também em um dia, os internautas postam cerca de 65 mil novos vídeos. Segundo a empresa Hitwise, que monitora o tráfego na internet, o YouTube tem 46% de participação de mercado dos vídeos on-line, contra 23% do MySpace e 10% do Google Video.

O YouTube conta com algumas ferramentas inclusas, os comentários, onde o dono do vídeo pode interagir com o público. Os comentários são de extrema importância, para ouvir e falar com a sua comunidade, podendo também compartilhar ideias. As respostas em vídeo são onde o proprietário poderá interagir com seu público, elas são ligadas a partir de suas páginas, permitindo assim que as pessoas assistam ao seu conteúdo de forma mais pessoal.

(33)

Já as playlists permitem organizar seus vídeos favoritos em temas ou marcas, fazendo assim com que fique fácil para que os usuários assistam os vídeos em sequência. A plataforma contém também a ferramenta chamada inscrições, onde as pessoas poderão se inscrever em seu canal, assim serão avisados sempre que o proprietário fizer um novo vídeo e divulgá-lo.

Outra ferramenta importante que encontramos no YouTube é o insights, sendo uma ferramenta gratuita que oferece estatísticas detalhadas de seus vídeos, podendo assim saber qual o ciclo de vida de seu vídeo com os picos de popularidade.

Este capítulo apresentou as principais ferramentas do Marketing Digital dentre elas estão as redes sociais, Facebook, Instagram e You Tube.

O próximo capítulo aborda sobre o estudo realizado nos salões de beleza do município de Três de Maio, apresentando os resultados obtidos.

(34)

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Este capítulo abordará estudo feito sobre o Marketing Digital nos Salões de Beleza, desenvolvido na cidade de Três de Maio.

3.1 METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho além da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo prático buscando saber/ conhecer se os salões de beleza estão ou não usando o Marketing Digital e verificar se conhecem essa ferramenta.

Como metodologia de coleta de dados, foi elaborado um questionário constituído de 15 perguntas fechadas, os quais foram enviados para os diferentes profissionais que atuam nos salões de beleza da cidade de Três de Maio. Com o intuito de entender como os profissionais estão utilizando a ferramenta do Marketing Digital, foi enviado através do Messenger, aplicativo do Facebook o questionário para a maioria dos proprietários, funcionários e manicures da cidade de Três de Maio. Foram enviados para 26 profissionais da área da beleza, contando com manicures, cabeleireiros e maquiadores, sendo que desses 26, apenas 15 responderam e retornaram o questionário. A pesquisa foi desenvolvida através do aplicativo do Google Forms, e enviada através do Messenger do Facebook. Essa pesquisa foi realizada durante o mês de outubro de 2017.

3.2 ANÁLISE DOS RESULTADOS

(35)

3.2.1 Gênero

A primeira pergunta da pesquisa buscou identificar o gênero, se era homem ou mulher que estava respondendo ao questionário. Sendo que na maioria dos salões são as mulheres que dominam, mas já temos uma parcela de homens que estão se inserindo neste mercado de trabalho.

FONTE: MEGIER, 2017.

A figura acima mostra o gênero dos entrevistados do questionário. Como podemos ver no gráfico, o total de entrevistados foram 15 pessoas, sendo que 100% são mulheres, nenhum homem respondeu ao questionário.

Segundo o site www.EXAME.com.br (2017):

O aumento da participação feminina no mercado de trabalho é um movimento cada vez maior no Brasil. A contribuição feminina no mercado de trabalho vem em crescente nos últimos 50 anos. Segundo levantamento do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Cadeg) divulgados em 2017, as mulheres representas

(36)

44% das vagas no mercado de trabalho formal. Acompanhando essa curva crescente da participação feminina no mercado, está o crescimento do ramo específico dos produtos estéticos e seus procedimentos. E são justamente as mulheres que puxam o segmento de estética para cima no número de vendas e realização de procedimentos. (www.EXAME.com.br, 2017)

Analisando vimos que as mulheres são praticamente dominadoras deste mercado da área da beleza, são poucos os homens que se inserem neste mercado, já que se trata mais da beleza, e no universo masculino isso ainda é um tabu.

3.2.2 - Idade

A segunda pergunta da pesquisa se refere a idade do entrevistado.

FONTE: MEGIER, 2017.

A maioria dos clientes respondeu que tem entre 26 a 30 anos, somando 40% dos entrevistados. Em segundo lugar são pessoas com 36 anos ou mais, considerando 26,7% dos entrevistados. Em terceiro lugar 20% de 31 a 35 anos e 13,3 % disseram ter entre 21 a 25 anos.

(37)

Analisando o gráfico podemos concluir que a maioria dos profissionais na área são pessoas com mais experiência, a maioria possui 26 anos ou mais, sendo que uma pequena parcela com 16 até 20 anos está apenas começando.

3.2.3 - Profissão

A terceira pergunta buscou saber qual a profissão do entrevistado, se era manicure, cabeleireiro, maquiador ou proprietário do salão.

FONTE: MEGIER, 2017.

Como podemos ver 60% dos entrevistados são manicures, em segundo lugar com 20% são cabeleireiros, e em terceiro lugar com 13,3% os proprietários dos salões que responderam ao questionário, e por última uma pequena parcela respondeu ser maquiador.

A profissão manicure está crescendo cada vez mais. A área da beleza está se tornando essencial para muitas mulheres, pintar as unhas é quase uma necessidade

(38)

e não mais apenas um desejo de estar mais linda. Muitas mulheres querem estar sempre com suas unhas bem feitas, e pagam por isto, até mesmo o custo para fazer as unhas é bem baixo, comparado a outros serviços da área da beleza. Com isso várias classes de renda conseguem adquirir este serviço.

“O Brasil é o terceiro colocado no mercado mundial de consumo da beleza e, com todas as inovações do setor, as profissionais que atuam como manicures e pedicures ganham cada vez mais relevância entre o público feminino.” (MANICURY/BLOG, 2017). Nos últimos 10 anos o setor cresceu disparadamente, há cada vez mais profissionais da área nas cidades.

3.2.4 - Profissionalização do entrevistado

Esta pergunta tinha como objetivo identificar se os entrevistados realizaram algum curso profissionalizante.

FONTE: MEGIER, 2017.

A figura acima revela que 80% dos entrevistados fizeram ao menos um curso profissionalizante, sendo que 13,3% responderam que aprenderam com alguém (amiga, vizinha, mãe, madrinha). E 6,7 % que não fizeram nenhum curso, mas estão atuando na área.

(39)

Fazer um curso profissionalizante é essencial para atuar na área, no início até podemos aprender com alguma amiga, mas para se tornar mesmo uma profissional é fundamental um curso profissionalizante que certifica que você é uma profissional.

3.2.5 - Importância do Marketing Digital

FONTE: MEGIER, 2017.

Considerando os dados do gráfico acima, vimos que 73,3% dos entrevistados afirmam que o Marketing Digital é importante para postar seus trabalhos; em segundo lugar com apenas 13,3% disseram que é importante para atender as necessidades dos clientes, em terceiro disseram que não tem importância e em quarto lugar uma pessoa respondeu que é importante para fidelizar clientes.

Através desta análise, percebemos que os profissionais da área da beleza da cidade de Três de Maio, praticamente não tem conhecimento sobre o que é e qual a funcionalidade do Marketing Digital, pois uma das importâncias é a fidelização dos clientes, e foi o item que ficou em último lugar nas respostas.

(40)

A partir desta base trazemos o autor LAS CASAS (2006) afirmando que fidelizar um cliente é:

O conceito de fidelidade significa que os clientes continuam a comprar de uma empresa porque acreditam que ela tenha bons produtos ou serviços. Não a abandonam e, muito pelo contrário, estão geralmente dispostos a cooperar. No entanto, a fidelidade deve ser total; além de fidelidade dos clientes, deve incluir todos os funcionários dos departamentos de uma empresa, como também os acionistas. (LAS CASAS, 2006 p.28)

A partir desta base o site www.ADMINISTRADORES.com.br (2017) revela que fidelização consiste em:

Fidelização de Clientes é medir, gerenciar e criar valor. É Tornar a fidelização de clientes parte integrante da missão da empresa, Integrando sistemas de informação, criando valor superior, ou seja, transformando clientes satisfeitos em clientes fiéis. Medir a fidelização faz-se necessário, como também o impacto dos sistemas de gestão do relacionamento com clientes na fidelização. É mais fácil e barato manter do que conquistar novos clientes. As empresas brasileiras também têm constatado, na prática, que a manutenção de um público cativo possibilita retorno mais significativo e rápido. Não se trata de abandonar a prospecção de novos negócios, o que é fundamental para qualquer empresa, de qualquer setor, em qualquer mercado, ao contrário, estratégias de fidelização baseadas no planejamento e na criatividade criam benefícios para o público que, além de manter estável a carteira de clientes, proporciona valor agregado às marcas da empresa, tornando-a forte, bem posicionada e ainda mais preparada para a prospecção. Em outras palavras, um cliente satisfeito e fiel traz outro. (www.ADMINISTRADORES.com.br, 2017)

A partir destes conceitos vimos que fidelização é conhecer bem o cliente, saber quais são suas características, preferências e desejos, fidelizar é fazer com que o cliente sempre volte a comprar e utilizar seus serviços. É uma relação que ocorre entre a empresa, vendedor e o cliente.

(41)

Essa pergunta teve como objetivo saber qual a plataforma digital mais utilizada para divulgação dos serviços dos profissionais da área da beleza.

FONTE: MEGIER, 2017.

A plataforma digital mais utilizada pelos entrevistados é o Facebook, contando com 93,3% das respostas, e em segundo lugar está o You Tube com 9,7%.

O Facebook é uma das plataformas mais utilizadas pelas pessoas. Com mais de 1,65 bilhões de usuários ativos, ele faz parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Um salão pode usar como estratégia a criação de uma FanPage para a divulgação dos seus serviços, horários e dicas para os seus clientes, onde irão curtir esta página apenas as pessoas com interesse em comum.

O Facebook é uma excelente ferramenta para a divulgação de serviços. Podendo se conectar com milhares de pessoas, fazendo com que muitas delas passem a ver o seu anúncio e a procurar o seu salão.

(42)

Os usuários do Facebook podem criar anúncios, que garante alto alcance e possibilidade de segmentação de público, o sistema funciona por leilão e os anúncios são exibidos no lado direito da página, onde ficam fixadas para que alcance um maior número de visualizações.

O Instagram não foi mencionado pelos respondentes, poderia se constituir em importante ferramenta de divulgação já que tem foco em fotografia e vídeo.

3.2.7 Entender se é feita uma análise antes de postar uma foto ou não

FONTE: MEGIER, 2017.

A tabela acima revela que os entrevistados se preocupam em como vão publicar suas fotos e com a qualidade das fotos, ambos com 40% de resposta. Após, 13,3% disseram que não analisam nada, apenas postam as fotos e por último uma pessoa respondeu que se preocupa com o texto que irá escrever na foto.

Saber como divulgar fotos atrativas para chamar a atenção dos clientes é essencial, pois como vimos são as imagens que mais recebem curtidas entre os usuários. As pessoas sentem-se atraídas pelas fotos e poucas vezes por textos.

(43)

Com a falta de tempo, muitos acabam apenas olhando as fotos e se ela não lhe chamar atenção, certamente vai passar despercebido por muitos. Elaborar fotos criativas antes de postar é fundamental para que haja visualizações e curtidas entre os usuários

3.2.8 - Divulgação do trabalho nas redes

Esta pergunta tinha como finalidade entender qual a maior preocupação dos profissionais ao divulgar o trabalho nas redes sociais.

FONTE: MEGIER, 2017.

A figura acima nos revela que a maior preocupação dos entrevistados ao divulgar seus trabalhos nas redes está em fidelizar seus clientes, com 42,9% de respostas. Em segundo lugar saber quantos clientes novos irei ganhar com 28,6%. Em terceiro lugar com 14,3% postam as fotos, somente por postar, e por último empatados com 7,1% saber quantas curtidas o usuário vai ganhar em divulgar seu trabalho.

(44)

O Marketing Digital está se tornando uma peça fundamental para as empresas que querem estar conectadas com seus clientes. É através dele que podemos fidelizá-los.

Ter uma presença online hoje em dia é fundamental, pois se o seu cliente está procurando por sua empresa na internet e não encontrar, as chances dele não entrar em contato com a empresa são imensas, por isso é preciso ter uma boa presença digital.

O Marketing Digital possibilita com que você reúna um número de pessoas com o mesmo interesse em comum, construindo assim uma audiência de pessoas que realmente desejam consumir seu produto/ serviço.

3.2.9 – Retorno financeiro

FONTE: MEGIER, 2017.

Para entender melhor como os profissionais da área da beleza estão divulgando seus trabalhos nas redes, precisávamos saber se ao postar uma foto do trabalho nas redes eles recebem algum retorno financeiro.

(45)

A figura 9 revela que a maioria ganha novos clientes com as postagens nas mídias sociais, com 73,3%. Em segundo lugar com 20% disseram que nunca analisaram, e uma pessoa respondeu que não tem retorno.

Segundo o blog Big House Web Agência Digital (2017), o retorno financeiro consiste em ser:

Quando o assunto são os investimentos financeiros na divulgação de um negócio na internet, uma das questões mais importantes que passam pela cabeça de um empreendedor é: qual o retorno financeiro do marketing digital? Por ser uma área ainda pouco explorada por várias empresas, a questão é extremamente pertinente e o seu entendimento pode facilitar o crescimento da presença digital de uma marca. Entretanto, para possibilitar esse crescimento, é preciso ter uma série de questões em mente. O valor investido, o tipo de trabalho que será feito e, principalmente, quanto o empresário está disposto a destinar para os serviços são dados muito importantes para calcular o retorno financeiro do marketing digital. (www.BIG HOUSE WEB.com.br, 2017)

As redes sociais estão aí para nos ajudar a ter retornos financeiros e a ganhar novos clientes, para isso existem as páginas no Facebook, onde o usuário pode criar um anúncio pago, definindo as cidades que o usuário deseja atingir e o Facebook ajuda com que mais pessoas visualizem seu post.

O blog Big House Web (2017) afirma que:

Para que o retorno financeiro do marketing digital seja significativo, você não pode “atirar para todos os lados”. O foco, assim como em qualquer atividade, é essencial para que seja possível atingir bons resultados em marketing digital. Isso quer dizer que, antes de sair apostando em todas as técnicas, plataformas e outras possibilidades oferecidas, você precisa fazer uma análise profunda do seu negócio e descobrir o que faz mais sentido para a sua estratégia. Pesquise seu público-alvo, entenda as necessidades de seus potenciais clientes, avalie mudanças nos produtos ou serviços oferecidos e, por último, estabeleça uma comunicação padrão para ser a “cara” da sua empresa dali para a frente. Assim, será possível atingir resultados

(46)

mais sólidos e centralizar seus investimentos em áreas do marketing digital que permitam alcançar seu público de maneira certeira. Esse cuidado certamente evitará o desperdício de recursos e a otimização do valor que você pode disponibilizar para ações de comunicação digital. (www.BIGHOUSEWEB.com.br, 2017)

Uma foto de boa qualidade, um post bem elaborado, pensado em atingir o público certo, e no horário certo consequentemente trará mais clientes para o seu negócio. O Marketing Digital tem o intuito de ajudar os profissionais a conquistarem mais clientes através das redes sociais, sendo que é o lugar onde a maioria dos clientes está conectada.

3.2.10 - Análise do público alvo

FONTE: MEGIER, 2017.

Sobre essa questão se os profissionais analisam o público que desejam atingir com seus post e publicações, tivemos um empate, com 33,3% os profissionais disseram que sempre analisam e também com 33,3% outros disseram que nunca pensaram sobre esse assunto. Em terceiro lugar, com 20%, os entrevistados disseram que não analisam, e em quarto lugar 13,3% disseram que às vezes analisam.

(47)

Analisar o público para o qual se deseja atingir um determinado post é fundamental para que você consiga trazer o público certo para o seu negócio. Para isso a FanPage do Facebook possui esta ferramenta, que ao divulgar um comentário, foto ou vídeo, você pode escolher qual público deseja atingir, se são homens ou mulheres, idade, região onde moram e dentre outras características.

3.2.11 - Postagem dos trabalhos

Entender onde os profissionais divulgam suas fotos, posts e propagandas dos salões.

FONTE: MEGIER, 2017.

A figura acima revela que a maioria dos profissionais postam as fotos do seu trabalho no perfil pessoal e na Fan Page. Em segundo lugar com 33,3% disseram que postam no perfil pessoal. Em terceiro lugar 13,3% disseram que postam somente na página do Facebook.

Vimos que a maioria dos profissionais divulga seus trabalhos em seu perfil pessoal no Facebook. Sendo que o mais correto e profissional seria a divulgação e criação de uma página para o salão.

(48)

A criação de uma página no Facebook é simples e rápida, basta apenas ter uma conta como usuário e criá-la. Lá deverão ser postadas apenas as fotos dos trabalhos, dicas, cuidados, promoções, anúncios, enfim, tudo que envolve o tema do seu serviço. Após, convide seus amigos para que curtam sua página e aos poucos ela irá crescendo.

A página do Facebook oferece também os anúncios pagos, que custam cerca de 7,00 para a divulgação de uma foto por uma semana, podendo selecionar o público que deseja atingir, a idade e cidade em que moram, fazendo assim com que muitas pessoas visualizem e curtam sua imagem.

Esta é uma das ferramentas que ele possui, porém tem várias outras que podem ajudar no crescimento do seu negócio.

3.2.12 - Estratégia de visibilidade usada para visualização das postagens

Esta pergunta tinha como objetivo descobrir se os profissionais utilizam alguma estratégia de visibilidade para fazer com que mais pessoas visualizem suas postagens nas redes sociais.

(49)

A estratégia de visibilidade mais utilizada é a marcação das clientes nas postagens dos trabalhos, com 46,7% das respostas. Em segundo lugar com 40% disseram que apenas postam as fotos sem ser estratégico. E em terceiro lugar 13,3% responderam que realizam as postagens no horário que sabem que haverá visualização das pessoas.

Falar com o público certo na hora certa é uma das estratégias para que aumentem a visibilidade de suas postagens, com o Marketing Digital é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo. Isso permite que você personalize mais suas campanhas de marketing. Com o Marketing Digital você pode evitar erros de envios de propagandas para pessoas que não tem nenhum interesse em seu produto, pois ninguém gosta de receber na caixa de e-mail ou do correio um anúncio sobre algo que não tem interesse.

3.2.13 - Retorno através das postagens nas redes

Esta questão visava descobrir se os profissionais estavam recebendo algum retorno através da divulgação de seu trabalho nas redes sociais.

(50)

A maioria das respostas 46,7% disseram que recebem novos clientes a partir das postagens nas redes. Em seguida, com 40%, recebem muitos comentários positivos sobre o trabalho. Após com 13,3% disseram que não recebem nenhum retorno.

Com um marketing bem elaborado as empresas recebem novos clientes. Porém posts mal elaborados, com muita informação, muitas cores, fontes distorcidas, podem até chamar a atenção dos clientes, mas porque não gostaram, e consideraram muito ruim a propaganda.

Para isso existem empresas de publicidade e propaganda que criam anúncios bem elaborados, para atingir o público desejado, mas muitos preferem não investir num trabalho profissional, pois tem algum amigo, sobrinho que diz que entende de design, ou a pessoa mesmo acaba baixando aplicativos de criação sem ter uma mínima noção de como deve ser feito.

GABRIEL (2010) afirma que:

É muito importante ressaltar que o digital (com as suas tecnologias e plataformas) não conserta marketing ruim, podendo até piorá-la. O digital potencializa o alcance do marketing, tanto para o bem quanto para o mal, e acrescenta valor ao marketing bem feito, enriquecendo-o. (GABRIEL, 2010, p. 106)

Como vimos, o digital pode acrescentar o bom ou ruim, para isso é preciso saber usá-lo, para poder então lançar nas redes sociais a divulgação dos serviços. Um Marketing bem pensado e aplicado para o público certo irá trazer resultados imediatos a empresa, todo planejamento dará certo se bem elaborado.

(51)

3.2.14 - Mídias sociais utilizadas para postagens dos trabalhos

Esta questão teve como objetivo saber em quais redes sociais os profissionais postam seus trabalhos.

FONTE: MEGIER, 2017.

Com 53,3% de repostas, os entrevistados disseram que postam em apenas uma mídia social. Já 26,7% disseram que postam em duas mídias ou mais e em seguida 20% dos entrevistados postam em três mídias ou mais.

De acordo com o site www.ALEXANDRIA.com.br (2017):

Cada vez mais as redes sociais estão ligadas ao cotidiano das pessoas e um fator decisivo para que as empresas tenham sucesso dentro desse meio é engajar o consumidor com a marca, por meio de conteúdo relevante, promoções e interação com a audiência. Diante dessa nova era digital, a publicidade nesse mercado também vem crescendo e inserir a sua marca dentro dessas mídias não é tarefa fácil, é preciso saber abordar a audiência e colocar os seus anúncios de forma estratégica para que não seja invadido o espaço dos usuários. (www.ALEXANDRIA.com.br, 2017)

(52)

As empresas devem analisar onde o seu público alvo está conectado, se está em uma mídia ou mais. É essencial divulgar um anúncio que alcance um maior número de pessoas, divulgando em mais mídias, mais pessoas irão visualizar, porém é preciso ter cuidado para não se tornar chato, divulgar sempre a mesma coisa se tornará cansativo para aqueles clientes que usam vários aplicativos das mídias sociais.

3.2.15 - Postagem com maior número de curtidas

Queríamos saber também que tipo de postagem recebe o maior número de curtidas, se as fotos, vídeos ou dicas de cuidados.

FONTE: MEGIER, 2017.

Com 100% de resposta, todos disseram que recebem mais curtidas nas fotos, do que em vídeos e dicas de cuidados.

As fotos recebem maior número de curtidas, pois são de mais fácil e rápida visualização, muitas vezes não temos tempo para parar e assistir um vídeo ou ler um anúncio, claro se ele for do nosso interesse e chamativo provavelmente vamos tirar

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

Os valores encontrados para os coeficientes foram de 0,71 e 0,68 para número de adultos vivos e de ovos, respectivamente, na face adaxial e de 0,56 e 0,64, para essas mesmas

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre