• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO 02/2016 MUNICÍPIO DE PALMEIRA D OESTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO 02/2016 MUNICÍPIO DE PALMEIRA D OESTE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CONCURSO

PÚBLICO

02/2016

M

UNICÍPIO DE

P

ALMEIRA

D’O

ESTE

CADERNO DE PROVA

PROVA 1

CARGO

NUTRICIONISTA

NOME:_________________________________________ Nº INSCRIÇÃO

ASSINATURA: ______________________________

(2)
(3)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 2

ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Aguarde a ordem do fiscal para iniciar a prova.

Você está recebendo o Cartão de Respostas, este Caderno de Prova e o Gabarito do

Candidato, certifique-se de que está tudo correto.

Este caderno contém 40 (quarenta) QUESTÕES OBJETIVAS, com 5 (cinco)

alternativas cada, sendo somente 1 (uma) a correta.

Confira no Cartão de Respostas seu nome e número de inscrição, tendo qualquer

divergência comunique o fiscal de sala.

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas um campo referente ao número

do seu caderno de Prova, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a

borda.

Exemplo:

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas uma alternativa de cada

questão, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a borda.

Exemplo:

A questão não assinalada, assinalada em mais de uma alternativa, emendada, rasurada,

borrada, ou que vier com outra assinalação que não a prevista será considerada nula.

O Cartão de Respostas deve ser assinado, sem amassá-lo, dobrá-lo ou rasurá-lo, pois

em hipótese alguma será substituído.

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

A saída definitiva do candidato da sala será permitida depois de transcorrida uma hora

do início da prova.

Os 3 (três) últimos candidatos que ficarem na sala terão que aguardar até que todos

terminem, para lavrar a ata de fechamento dos envelopes.

Ao sair, você entregará ao fiscal da sala o Cartão de Repostas e este Caderno de

Prova, podendo somente levar consigo o Gabarito do Candidato.

(4)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 3

LÍNGUA PORTUGUESA

As questões de 1 a 8 referem-se aos textos I e II. Leia-os atentamente.

TEXTO I

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.

E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.

Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações. Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico. Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o

vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal... Tchau! Viva a vida com bom humor!!!

(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Exigências da vida moderna. Disponível em

<http://jornalismoantenado.blogspot.com.br/2010/02/exigencias-da-vida-moderna.html>. Acesso em: 01/10/2016.)

TEXTO II

Manter-se saudável e ativo é uma das grandes alegrias da vida. É importante sentir-se bem sempre, porém para manter a saúde é preciso cuidar dela diariamente. Assim, recomendam-se pequenos cuidados para que seu corpo e mente permaneçam em equilíbrio por muito mais tempo.

1. Beba água: A água faz muito bem ao organismo, ela atua em todas as funções do corpo hidratando-o e permitindo que a temperatura seja mantida. Por isso, é fundamental que adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo.

2. Alimentação: Comer é fundamental para manter a saúde do corpo, no entanto, a ingestão de bons alimentos faz toda a diferença. O consumo diário de legumes e verduras precisa ser incentivado desde a infância, eles atuam de forma importante para manter o bom funcionamento do organismo. Os grãos, as carnes e as frutas também devem fazer parte das refeições, pois fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. É importante também consumir os alimentos com moderação para se ter uma vida saudável.

3. Exercícios físicos: Gostar de praticar exercícios físicos não é unanimidade, infelizmente. No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde. Afinal, "É melhor prevenir do que remediar". Sendo assim, mesmo que você não goste muito de praticá-los, faça isso pensando em sua saúde e bem-estar ao longo dos próximos anos. O importante é adquirir o hábito de praticar exercícios sempre.

4. Descanso: Ter momentos de relaxamento e um bom período de sono também auxiliam no bom andamento da saúde. Porém, com a vida corrida que muitas pessoas levam atualmente, esses momentos ficam cada vez mais escassos. Para começar você pode ter uma hora para dormir. Estipule com base no seu tempo de sono. Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema, enfim, faça algo que goste. Dê esse presente para você mesmo.

5. Faça exames pelo menos uma vez por ano: Procure seu médico para exames de rotina, desta forma você poderá também prevenir o aparecimento de algumas doenças. Defina um mês em sua agenda e a cada ano, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde. Cuide de sua saúde, ela é indispensável para uma vida feliz!

(FINHOLDT, Renata. 5 cuidados básicos com a saúde para ter uma vida plena! Disponível em <http://familia.com.br>. Acesso em 04/10/2016.)

(5)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 4

1- Sobre os dois textos podemos afirmar:

I. Ambos retratam as necessidades e preocupações com o "cuidar-se".

II. Em I, a veia literária do autor fica explícita devido ao gênero textual escolhido: a crônica.

III. O texto II poderia ser resumido em breves tópicos para ser colocado, em forma de cartaz, em postos de saúde. IV. O texto I pode ser considerado incompleto, pois não

alerta sobre a necessidade de procurar um médico para exames de rotina.

V. A diferença entre ambos reside, principalmente, no objetivo textual: o primeiro visa ao entretenimento, enquanto o segundo, ao aconselhamento.

VI. Em I, o autor chega à conclusão de que não temos horas suficientes no dia para realizar tudo o que é necessário para se ter uma vida saudável, por isso devemos descartar algumas "tarefas" diárias.

São verdadeiras:

a) I, II, III e V. b) I, IV, V e VI. c) Todas.

d) Apenas II e III. e) Apenas III e VI.

2- Um dos recursos estilísticos bastante utilizado por Veríssimo no texto I é a ironia (figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender). As expressões abaixo comprovam esse uso, exceto:

a) "...que ninguém sabe bem o que é..." (linha 9)

b) "Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem." (linha 13)

c) "Fibra suficiente para fazer um pulôver." (linha 18)

d) "Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia..." (linha 29)

e) "Ainda bem que somos crescidinhos..." (linha 52)

3- Se, na expressão "É melhor prevenir do que remediar" (texto II), trocássemos o início "é melhor" por "é preferível", como ficaria a nova construção da frase de acordo com a norma culta da língua:

a) ... prevenir do que remediar. b) ... prevenir que remediar. c) ... prevenir a remediar.

d) ... mil vezes prevenir do que remediar. e) ... prevenir à remediar.

4- Nas frases selecionadas (do texto I) temos um caso de termos parônimos - palavras com escrita e pronúncia parecidas, mas com significado diferente: "Uma xícara de chá verde sem açúcar..." e "... mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.". Sabendo disso, assinale a alternativa em que o termo entre parênteses não completa corretamente o sentido da frase:

a) Diversos estudos afirmam que fazer uma breve (sesta) aumenta a produtividade no trabalho no período da tarde.

b) A (cidra) é uma bebida alcóolica à base de maçã muito produzida e consumida na Inglaterra.

c) A blusa nova ficou (destinta) na primeira lavagem.

d) Motoristas (insipientes) causam diversos acidentes nas rodovias do nosso país anualmente.

e) O artista (atuava) na peça representando um policial que adorava (autuar) em flagrante.

5- Na frase selecionada (texto I), qual é a função das palavras em destaque?

"... um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o

que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão)."

a) Conjunção; partícula de realce; conjunção causal.

b) Pronome relativo; partícula de realce; conjunção integrante.

c) Pronome interrogativo; conjunção concessiva; preposição. d) Conjunção integrante; preposição; partícula expletiva. e) Pronome relativo; pronome substantivo; partícula

expletiva.

6- Ao passarmos a frase "Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema, enfim, faça algo que goste." para a negativa, teremos as seguintes formas verbais no imperativo:

a) Não separes; não passeia; não encontra; não faças; não vá; não faças.

b) Não separa; não passeie; não encontra; não faze; não vai; não faze.

c) Não separe; não passeia; não encontres; não faça; não vai; não faça.

d) Não separas; não passeie; não encontre; não faça; não vás; não faça.

e) Não separe; não passeie; não encontre; não faça; não vá; não faça.

7- Da frase a seguir, criada a partir da leitura dos textos, foram retirados os acentos indicativos de crase. Quantos

acentos seriam necessários (incluindo os casos

facultativos) para que fique de acordo com a norma culta da língua?

Aspirando a saúde e a longevidade, os autores mostram, cada um a sua maneira, o que devemos fazer e o quanto custa as pessoas ter uma vida saudável e adequada a atual

vida social. a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

8- As conjunções destacadas nas frases abaixo podem ser trocadas, respectivamente, por qualquer uma das citadas nas alternativas sem que causem alteração de sentido, exceto:

(6)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 5

II. "E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta". (texto I)

III. "No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde". (texto II - 4º parágrafo)

a) I. que; II. que; III. portanto. b) I. porém; II. pois; III. todavia. c) I. entretanto; II. que; III. contudo.

d) I. só que; II. uma vez que; III. entretanto. e) I. no entanto; II. visto que; III. apesar disso.

A charge de Tacho foi publicada originalmente no Jornal NH (Rio Grande do Sul) e retrata um assunto bastante discutido atualmente. Sobre ela responda às questões 9 e 10:

(Disponível em: <http://www.chargeonline.com.br>. Acesso em 07/10/2016)

9- A palavra "desnorteados" sofreu o(s) mesmo(s) processo(s) morfológico(s) que também ocorre(m) em:

a) Carinhosos. b) Recompor. c) Passatempos. d) Desfeitos. e) Debate.

10- Ao trocarmos o "SE O SUL" do início da charge por "CASO O SUL", como ficaria a nova construção?

a) ... se separar do Brasil. b) ... se separe do Brasil. c) ... separe-se do Brasil. d) ... seje separado do Brasil. e) ... separar-se-á do Brasil.

MATEMÁTICA

11- A média dos preços de 20 marcas de carro de uma montadora X era de R$ 45.000,00. Quando uma das marcas foi substituída por um novo lançamento com valor de R$ 32.000,00, essa média passou a ser de R$ 44.000,00. Nessas condições, é correto afirmar que o preço do carro que foi substituído era de:

a) R$ 32.000,00. b) R$ 38.500,00. c) R$ 52.000,00.

d) R$ 48.200,00. e) R$ 42.500,00.

12- Considere que uma pessoa decida investir R$ 1.000,00 durante um ano, e que foram apresentados em três instituições diferentes, os seguintes juros compostos:

● Instituição A: 3% ao mês. ● Instituição B: 40% ao ano. ● Instituição C: 22% ao semestre. ● Instituição D: 6% ao bimestre. ● Instituição E: 9% ao trimestre. Sabendo-se que (1,03)12 = 1,4626 e (1,06)6 = 1,4185, a

instituição que oferece maior rentabilidade é:

a) Instituição A. b) Instituição B. c) Instituição C. d) Instituição D. e) Instituição E.

13- Quatro irmãos abriram uma sorveteria. O primeiro irmão investiu R$ 20.000,00, o segundo R$ 15.000,00, o terceiro R$ 8.000,00 e o quarto R$ 12.000,00. Os irmãos

combinaram que os lucros ou prejuízos que

eventualmente viesse ocorrer seriam divididos em partes proporcionais aos capitais por eles empregados. Nos primeiros três meses, houve um prejuízo de R$ 30.250,00. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:

a) Os quatros irmãos pagaram nestes três primeiros meses R$ 7.562,00 cada.

b) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

c) Os irmãos pagarão R$ 10.000,00, R$ 9.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

d) O primeiro irmão pagará R$ 15.000,00 e os outros irmãos R$ 5.083,33 cada.

e) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 5.400,00 e R$ 5.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

14- Suponhamos que os estudantes de certa escola recém inaugurada sejam estimados, para daqui a X anos, pela função f(x)

152x

100. Daqui a dois anos, a quantidade de alunos na escola será de:

a) 1925. b) 1500. c) 1825. d) 1900. e) 1475.

15- Um caminhão com capacidade para transportar T toneladas, faz a distribuição de ração em três granjas: X, Y e Z. Partindo com a capacidade total de carga, deixou

(7)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 6 20 7 do total em X. Se em Y deixou 15 3 do que restou e em Z as últimas 13 toneladas, então T é:

a) 23 < T < 26. b) 15 < T < 22. c) 27 < T < 30. d) 30 < T < 33. e) 35 < T.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16- A obesidade infantil vem sendo, há muitos anos, motivo de pesquisas por estudiosos do mundo inteiro e é considerada a doença nutricional que mais cresce no mundo e a de mais difícil tratamento. Assinale a alternativa incorreta:

a) Um fator ambiental de grande relevância na gênese da obesidade é o hábito alimentar da criança e da família e o tipo de alimentação instituído no primeiro ano de vida. b) Uma dieta rica em fibras promove maior saciedade com

menor densidade energética, além de exigir maior tempo de mastigação, levando à ativação hipotalâmica do centro da saciedade.

c) O total de gordura subcutânea está muito mais fortemente relacionado com danos metabólicos induzidos pela obesidade, do que o total de gordura intra-abdominal. d) O tratamento nutricional deve contemplar a

multicausalidade da obesidade, tendo como objetivo a manutenção do crescimento e saúde ótimos, evitando ou tratando as repercussões metabólicas provenientes do excesso de gordura corporal.

e) Atualmente, mesmo no grupo infanto-juvenil, a circunferência da cintura tem sido considerada uma boa preditora da adiposidade visceral, que está associada a alterações metabólicas.

17- As vitaminas lipossolúveis constituem um grupo de substâncias orgânicas com estrutura variada, solúveis em solventes orgânicos e sem valor energético, que o organismo não sintetiza ou o faz em quantidade insuficiente. Por esse motivo e por serem necessárias em quantidades mínimas, são fornecidas pelos alimentos. Assinale a alternativa incorreta:

a) São quatro as vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K, todas contendo em sua composição apenas carbono, hidrogênio e oxigênio.

b) São absorvidas no trato intestinal junto com as gorduras da dieta.

c) Existem duas formas fisiologicamente ativas de vitamina D: a vitamina D2 ou ergocalciferol e a vitamina D3 ou colecalciferol.

d) Existem três formas de vitamina A no organismo, todas ativas: retinol (álcool), retinaldeído (aldeído) e ácido retinóico (ácido).

e) A vitamina K é constituída por um grupo de substâncias com propriedades anti-hemorrágicas, derivadas de

naftoquinona, estando presentes nos alimentos de origem animal (filoquinonas ou vitamina K2) ou sintetizada por bactérias intestinais (menoquinonas ou vitamina K1).

18- O leite humano é muito mais do que um conjunto de bons nutrientes: pela sua complexidade biológica é uma substância viva, protetora e imunomoduladora. Sua composição é determinada no sentido de oferecer energia e nutrientes necessários e em quantidades apropriadas. O leite humano contém fatores que conferem proteção contra infecções virais e bacterianas. Assinale a alternativa incorreta:

a) Os aminoácidos taurina e cistina, essenciais para prematuros, estão presentes em maiores concentrações no leite materno do que no leite de vaca.

b) O ferro está presente em quantidades baixas (0,5 mg/litro) em ambos os leites, humano e de vaca. No entanto, a absorção e a biodisponibilidade é maior no leite de vaca. c) O leite materno é rico em ácidos graxos insaturados de

cadeia longa, importantes para o desenvolvimento e mielinização do cérebro.

d) Nos primeiros 6 meses de vida o leite materno está naturalmente adaptado para atender as necessidades nutritivas. Após, deverá ser complementado com outros tipos de alimentos.

e) O leite materno não apenas proporciona proteção contra infecções e alergias, mas também estimula o desenvolvimento adequado do sistema imunológico.

19- O valor nutritivo final de um alimento depende de uma longa lista de fatores, Quando se fala em modificação do valor nutricional, com o processamento, devem ser considerados tanto perdas quanto ganhos no valor nutritivo. Há nutrientes que diminuem em quantidade, ou até desaparecem, mas ao longo dos

processos aparecem outros que podem ser

particularmente desejáveis. Assinale a alternativa incorreta:

a) As vitaminas C e B1 estão entre as mais suscetíveis à degradação e à perda.

b) O branqueamento é um tratamento térmico brando, efetuado em frutas e verduras antes do congelamento e mediante o qual se inativam enzimas degradativas. Suficiente para destruir microrganismos patogênicos.

c) A grande maioria dos processos envolve algum tipo de aquecimento, com ou sem elevação significativa da temperatura.

d) A desidratação é geralmente um processo de remoção de água, de um produto líquido ou semilíquido, mediante a adição de calor, algumas vezes com a aplicação de vácuo. e) Durante a pasteurização, processo aplicado a líquidos

como leite, sucos de frutas e produtos cárneos, podem ocorrer também pequenas alterações, dependendo das condições variáveis de temperatura e tempo de aplicação.

20- Os lipídios são macronutrientes de importância biológica que podem ser sintetizados no organismo, com

(8)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 7

exceção dos ácidos graxos essenciais. Os lipídios diferem uns dos outros pelas suas composições químicas e propriedades físicas, exceto pelo fato de que são todos solúveis em solventes orgânicos. Assinale a alternativa falsa:

a) Na alimentação os lipídios são fundamentais para: transportar as vitaminas lipossolúveis; melhorar a palatabilidade dos alimentos; fornecer ácidos graxos essenciais; aumentar o tempo de digestão.

b) Os ácidos poliinsaturados existem em menores quantidades nos alimentos, sendo boas fontes de poliinsaturados ω-3 os óleos de soja e de canola e peixes, e de poliinsaturados ω-6 óleo de milho, girassol e de soja. c) A hidrogenação consiste na saturação da dupla ligação

com hidrogênio, solidificando, dessa forma, os triglicerídeos que contenham ácidos graxos insaturados. d) A maioria das gorduras dietéticas é absorvida no fígado e é

transportada na linfa sob a forma de quilomícrons, com exceção dos ácidos graxos de cadeia longa.

e) A principal função das lipoproteínas é transportar os componentes lipídicos no sangue. A VLDL transporta triglicerídeos sintetizados no fígado, principalmente para o tecido adiposo, enquanto as demais partículas transportam fosfolipídios e colesterol para os diversos órgãos do corpo.

21- A dieta desempenha papel importante na

determinação do estado nutricional e de saúde do ser humano. As características qualitativas e quantitativas da dieta estão relacionadas com a manutenção da saúde, tornando-se importante um adequado fornecimento energético, bem como a distribuição percentual de macronutrientes. Assinale a alternativa incorreta:

a) A maior parte da energia consumida pelo organismo é fornecida na forma de carboidratos e gorduras, visto que a proteína apresenta função estrutural para o organismo. b) Os carboidratos simples não devem ultrapassar 20% do

VET, devido ao seu consumo excessivo estar relacionado com o aumento do risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

c) O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta recomendações visando orientar a prática da alimentação saudável a fim de manter o peso saudável e o equilíbrio energético da dieta.

d) Diante de diferentes diretrizes para o estabelecimento da distribuição percentual de macronutrientes, é importante saber quais valores de referência selecionar no planejamento de dietas com o objetivo de fornecer uma alimentação adequada.

e) A recomendação de fibras alimentares para uma dieta saudável, segundo a FAO (2003) deve ser maior que 25g ao dia. Deste modo, estabeleceu-se uma recomendação de ingestão em quantidades iguais ou maiores que 400g ao dia.

22- Em Técnica Dietética (TD) os alimentos são a matéria-prima primordial para a elaboração das preparações. O preparo seguro de receitas requer atenção

no tocante às condições de higiene, utensílios,

equipamentos e áreas específicas para o desenvolvimento das receitas. No que diz respeito à operações e métodos de divisão e de união de alimentos, assinale a alternativa incorreta:

a) Durante o pré-preparo, podem ser utilizados métodos secos (lavar frutas, verduras e legumes) ou úmidos (escolher arroz ou feijão).

b) Em TD, chama-se divisão simples a operação em que o alimento é fracionado em partes, porém mantido aparentemente como um todo.

c) Na divisão por separação de partes é possível separar dois líquidos, dois sólidos ou um sólido e um líquido.

d) Durante o preparo de uma receita, podem ser realizadas operações com a finalidade de união dos alimentos, como misturar, bater, amassar, sovar.

e) Para que os alimentos possam ser consumidos, é necessário inicialmente passar pelo processo de pré-preparo.

23- A duração da gestação, o peso pré-gestacional e o ganho de peso da mãe durante a gestação determinam o peso ao nascimento de um lactente. Após o nascimento, o crescimento de um lactente é influenciado pela genética e pela nutrição. Assinale a alternativa incorreta:

a) A quantidade de proteína no leite humano é adequada para os primeiros 2 anos da vida do lactente.

b) Se os lactentes começarem a passar por uma diminuição na sua taxa de ganho de peso sem ganhar ou perder peso, suas ingestões de energia e nutrientes devem ser cuidadosamente monitoradas.

c) Os lactentes normalmente dobram seu peso ao nascimento ao redor dos 4 a 6 meses de idade, triplicando-o em torno de 1 ano de idade.

d) Ao nascer, os lactentes coordenam sucção, respiração e deglutição e estão preparados para sorver líquidos, mas não alimentos com textura.

e) A introdução dos alimentos sólidos na dieta de um lactente começa o processo de desmame no qual o lactente faz a transição de uma dieta à base de leite materno ou fórmula apenas para uma mais variada.

24- A ambiência do trabalho é o conjunto de elementos que condicionam as atividades administrativas e operacionais e determinam, em grande parte, a qualidade e a quantidade do trabalho produzido. São considerados os principais fatores relacionados à ambiência física:

a) Iluminação; cores; ventilação, temperatura e umidade relativa; sistema de exaustão; ruídos e acústica; pé-direito, portas e janelas; materiais de revestimento.

b) Iluminação; ventilação, temperatura e umidade relativa; sistema de exaustão; pé-direito, portas e janelas; materiais de revestimento.

c) Iluminação; ventilação, temperatura e umidade relativa; sistema de exaustão; pé-direito, portas e janelas.

(9)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 8

d) Ventilação, temperatura e umidade relativa; sistema de exaustão; ruídos e acústica; pé-direito, portas e janelas; materiais de revestimento.

e) Ventilação, temperatura e umidade relativa; sistema de exaustão; ruídos e acústica; materiais de revestimento.

25- O planejamento de cardápios tem por finalidade atender indivíduos ou coletividades, e entre os aspectos a serem considerados na sua elaboração estão o respeito aos hábitos e/ou padrões alimentares e religiosos, a adequação ao clima e sazonalidade, período do dia e do ano, ausência de fatores antinutricionais, além de ser observada a digestibilidade e a biodisponibilidade de nutrientes, a capacidade de produção e distribuição das refeições sugeridas, adequação ao orçamento. Com relação aos fatores a serem considerados na seleção de alimentos e preparações no planejamento de cardápios, assinale a alternativa incorreta:

a) A adoção de um cardápio com menor densidade energética ou light nas refeições principais (almoço e jantar) requer a oferta de saladas, legumes e verduras como guarnição, redução da quantidade de óleo usada nas preparações, utilização restrita de frituras, opção de carne grelhada/assada/cozida.

b) A escolha dos alimentos e preparações deve ser orientada pela produção regional ou disponibilidade de gêneros no mercado, o que facilita o abastecimento, favorece a garantia de qualidade e reduz o custo da alimentação. c) Os hábitos e/ou padrões alimentares e religiosos não

devem influenciar na elaboração de cardápios e planos alimentares, a menos que existam restrições dietoterápicas. d) Em restaurantes comerciais, deve-se considerar que há o

risco de o cardápio tornar-se obsoleto, razão pela qual se recomenda a sua utilização semestral ou, no máximo, anual, com a manutenção dos pratos mais vendidos.

e) Durante o planejamento do cardápio as variações climáticas devem orientar a seleção de preparações, além do cuidado em adequar a composição das refeições de acordo com o horário de distribuição.

26- A padronização dos cardápios envolve a definição da composição básica das refeições, dos tipos de preparações a serem incluídas, dos tipos de matérias-primas utilizadas, além da frequência de utilização das preparações e matérias-primas. Assinale a opção incorreta:

a) A guarnição deve apresentar características nutricionais e sensoriais (como cor, sabor, aroma e textura) compatíveis com o prato principal.

b) Nas refeições em que forem servidos pratos principais mais calóricos (frituras, molhos com creme de leite), deve-se retirar a guarnição.

c) Em UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição) hospitalares, frequentemente existe a necessidade de realizar substituição e/ou adaptação da sobremesa para pacientes pediátricos e para os que apresentam prescrição

de dietas modificadas quanto à consistência e composição, de acordo com a padronização instituída no serviço.

d) O prato base geralmente consiste em arroz e feijão, e podem sofrer variações nas técnicas de preparo e serem substituídos.

e) A sobremesa inclui frutas e/ou sobremesas elaboradas, mas para alcançar as diretrizes quanto ao aporte energético de fibras, devem ser priorizadas as frutas.

27- O NdPCal é a relação entre calorias e proteína líquida, e procura garantir que o cardápio seja elaborado com proteínas de adequado valor biológico. Para seu cálculo, utiliza-se a seguinte fórmula:

NdPCal = Proteína líquida x 4 x 100 VET

Para o cálculo da proteína líquida, multiplicam-se os gramas de proteína de acordo com a origem da proteína por alguns fatores. Assinale a opção correta:

a) Proteína de origem animal (fator 0,7); proteína de leguminosas (fator 0,6); proteína de cereais (fator 0,5). b) Proteína de origem animal (fator 0,8); proteína de

leguminosas (fator 0,7); proteína de cereais (fator 0,6). c) Proteína de origem animal (fator 0,5); proteína de

leguminosas (fator 0,6); proteína de cereais (fator 0,7). d) Proteína de origem animal (fator 0,7); proteína de

leguminosas (fator 0,5); proteína de cereais (fator 0,6). e) Proteína de origem animal (fator 0,6); proteína de

leguminosas (fator 0,7); proteína de cereais (fator 0,5).

28- O Cardápio dita as necessidades operacionais. Com base nisso, o comprador procura um mercado que possa suprir sua necessidade. Após ter localizado o produto certo, investigará, entre os vários produtos disponíveis, aqueles que possam satisfazer as suas necessidades. A previsão de compras, atividade anterior à solicitação de compras, está correlacionada com (analise os itens abaixo):

I. Disponibilidade financeira e política de suprimento da organização.

II. A sazonalidade não está correlacionada com previsão. III. Espaço de armazenamento disponível.

IV. A frequência de utilização dos gêneros no período da previsão.

V. A ocasião para qual o item é necessário não está correlacionada com a previsão.

Assinale a alternativa correta:

a) Todos os itens estão incorretos.

b) Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos. c) Apenas os itens II e V estão corretos.

d) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. e) Todos os itens estão corretos.

29- Na recepção das mercadorias devem ser conferidos e registrados os dados relativos à data de entrega, quantidade e padrão de qualidade das mercadorias,

(10)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 9

dados esses imprescindíveis para posterior avaliação do desempenho do fornecedor. Para maior eficiência no processo de recebimento, é importante que uma área da unidade seja concebida e preparada para esse fim, que deve dispor de alguns itens, exceto:

a) Balança.

b) É imprescindível que o profissional nutricionista esteja presente para receber e conferir a mercadoria.

c) Área para higienização de monoblocos.

d) Espaço para manipulação de caixas limpas e sujas e para seu armazenamento para posterior devolução.

e) Pia para higienização de mãos.

30- As boas práticas de fabricação servem para garantir a qualidade dos alimentos e, consequentemente, a saúde do consumidor. A partir das boas práticas, são adotados os procedimentos corretos que devem ser seguidos para a produção de refeições em restaurantes. Essas práticas envolvem diversas etapas/operações, como:

I. Armazenamento a seco, sob refrigeração e sob congelamento: etapa em que os gêneros são armazenados, segundo padrões estabelecidos de acordo com os critérios da legislação e do fabricante, conforme informações contidas na rotulagem.

II. Descongelamento: etapa na qual os alimentos passam da temperatura de congelamento para até 15°C sob refrigeração ou em condições controladas, conforme recomenda a legislação.

III. Cocção: etapa em que os alimentos devem atingir no mínimo 74°C no centro geométrico ou combinações de temperatura e tempo conforme a legislação.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as informações contidas no item I estão corretas. b) Apenas as informações contidas nos itens I e III estão

corretas.

c) Todas as informações estão corretas.

d) Apenas as informações contidas nos itens I e II estão corretas.

e) Apenas as informações contidas no item II estão corretas.

31- Para se garantir a qualidade dos alimentos, devem-se evitar as doenças de origem alimentar, enfatizando as situações que visem à prevenção da veiculação de agentes patogênicos de maior severidade e as condições de maior risco. Para a Organização Mundial da Saúde, alguns itens são considerados fundamentais para a proteção e preservação dos alimentos. Esses itens são denominados Regras de Ouro da OMS. Abaixo seguem alguns desses itens. Assinale a alternativa incorreta:

a) Escolher os alimentos processados quanto à segurança; cozinhar completamente o alimento; consumir imediatamente alimentos cozidos.

b) Armazenar alimentos cozidos cuidadosamente; reaquecer completamente os alimentos cozidos; evitar contato entre alimentos crus e cozidos.

c) Lavar as mãos repetidamente; manter todas as superfícies da cozinha meticulosamente limpas.

d) Utilizar tábuas de madeira para vegetais e de plástico para carnes.

e) Proteger os alimentos de insetos, roedores e outros animais; usar água limpa.

32- A assistência pré-natal tem papel decisivo no resultado da gestação. O cuidado nutricional pré-natal tem sido valorizado pelo impacto no resultado perinatal. A identificação precoce de gestantes com inadequação do estado nutricional permite ao nutricionista intervir através de orientação nutricional individualizada. Assinale a alternativa incorreta:

a) Como orientação nutricional para a anemia recomenda-se o consumo de frutas ricas em vitamina C junto às grandes refeições.

b) Como orientação nutricional para a cegueira noturna gestacional, recomenda-se o consumo de alimentos-fonte de vitamina A – derivados de leite integral, ovos, folhosos verde-escuros e vegetais alaranjados; e de alimentos fortificados.

c) Na avaliação clínica devem ser investigados sinais e sintomas digestivos comuns durante a gestação que, na dependência da gravidade do quadro, podem intervir na ingestão dos alimentos e, consequentemente, no ganho de peso gestacional.

d) No caso de gestantes com ganho de peso excessivo, deve-se restringir o valor calórico total das refeições o quanto antes, para que a gestante pelo menos mantenha seu peso durante a gestação.

e) No caso de gestantes com ganho de peso insuficiente, conforme a avaliação dietética, caso a alimentação seja adequada (com todos os grupos presentes), aumentar a quantidade total dos alimentos.

33- As gestantes devem ser esclarecidas de que alguns sinais e sintomas são frequentes durante a gestação, mas que muitos deles podem ser resolvidos com medidas dietéticas simples. Com relação a esses sinais e sintomas, analise as afirmações abaixo:

I. Pirose: algumas gestantes relatam um apetite incontrolável por substâncias não alimentares, condimentos incomuns ou combinações alimentares atípicas.

II. Fraquezas e desmaios: são comuns no início da gestação e podem estar associados a hipotensão arterial ou hipoglicemia.

III. Sensação de plenitude: é comum nos casos de gestação gemelar ou no último trimestre de gestação devido à compressão gástrica pelo útero aumentado. IV. Picamalácia: decorrente da ação da progesterona, que

causa hipotonia do esfíncter esofagiano inferior e, associada ao maior tempo de esvaziamento gástrico, favorece o refluxo gastroesofágico e a azia.

(11)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 10

a) É verdadeiro apenas o que se afirma nos itens I, II e III. b) É verdadeiro apenas o que se afirma no item III.

c) É verdadeiro apenas o que se afirma nos itens II e III. d) É verdadeiro apenas o que se afirma no item I.

e) É verdadeiro o que se afirma nos itens I, II, III e IV.

34- De acordo com a Resolução nº 26 de 17/06/2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Em seu artigo nº02, são diretrizes da alimentação escolar, exceto:

a) O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.

b) A universalidade do atendimento aos alunos matriculados na rede pública de educação básica.

c) O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando a aquisição somente de cooperativas locais.

d) O direito à alimentação escolar, visando garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontrem em vulnerabilidade social.

e) A universalidade do atendimento aos alunos matriculados na rede pública de educação básica.

35- De acordo com a Resolução nº 26 de 17/06/2013, compete ao nutricionista Responsável Técnico - RT pelo programa:

I. Realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes;

II. Planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar de acordo com a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região, acompanhando desde a aquisição dos gêneros alimentícios, o preparo, a distribuição até o consumo das refeições pelos escolares;

III. Coordenar e realizar, em conjunto com a direção e com a coordenação pedagógica da escola, ações de educação alimentar e nutricional;

IV. O nutricionista será responsável pela elaboração de relatório, no qual constará todas as etapas da aplicação do teste de aceitabilidade, desde o planejamento até o resultado alcançado e deverá arquivar essas informações por, no mínimo, cinco anos.

a) Apenas I, II e III. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas I e II. d) Apenas II.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

RACIOCÍNIO LÓGICO

36- Se João liga para Cláudia, então Cláudia vai ao teatro. Se Cláudia vai ao teatro então Beatriz vai ao restaurante. Se Beatriz vai ao restaurante, então Paulo fica em casa. Porém, Paulo não fica em casa, assim podemos concluir que:

a) Beatriz não vai ao restaurante e Cláudia vai ao teatro. b) Paulo não fica em casa e Beatriz vai ao restaurante. c) Paulo não fica em casa e João liga para Cláudia. d) Cláudia vai ao teatro e Beatriz vai ao restaurante.

e) Beatriz não vai ao restaurante e João não liga para Cláudia.

37- Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é

3 4

do cateto maior. O cateto menor é

3 1

da hipotenusa. Sabendo que a área desse triângulo é 288 cm2, então o perímetro em cm é: a) 96. b) 136. c) 112. d) 124. e) 100.

38- Realizada uma pesquisa sobre as mulheres de 25 a 35 anos no ano de 2016, o resultado pode ser demonstrado no diagrama abaixo. Assim, podemos concluir que:

a) Todas as mulheres que possuem carro próprio possuem casa própria.

b) Todas as mulheres que possuem casa própria trabalham no período integral.

(12)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Nutricionista – P1 11

d) Todas as mulheres que possuem carro próprio trabalham no período integral.

e) Algumas mulheres que trabalham no período integral têm carro.

39- Três amigos, Gil, Beto e Pedro foram ao veterinário e disseram que cada um deles tinha um animal de estimação diferente um do outro. Um era dono de uma calopsita, outro de um gato e o terceiro era dono de um jabuti. O veterinário perguntou quem era dono de cada um dos animais. O dono da calopsita respondeu: “Gil é dono do jabuti”. O dono do jabuti falou: “Eu sou o Beto”, e dono do gato disse: “Pedro é dono do jabuti”. Como todos da cidade, inclusive o veterinário sabiam que Gil sempre diz a verdade, ele foi capaz de identificar corretamente quem era cada pessoa e seu animal de estimação. Os animais de estimação de Gil, Beto e Pedro eram respectivamente:

a) Jabuti, calopsita e gato. b) Calopsita, gato e jabuti. c) Jabuti, gato e calopsita. d) Gato, calopsita e jabuti. e) Calopsita, jabuti e gato.

40- Para ir à faculdade, Maria que não tem automóvel, tem duas alternativas para chegar à faculdade: Van escolar ou moto táxi. A probabilidade de ir de Van escolar é de 45% e a de ir de moto táxi são 55%. Optando pela Van escolar, a probabilidade de chegar atrasada é de 20% e optando por ir de moto táxi a probabilidade de atraso é de 8%. Sabendo-se que Maria chegou a tempo na faculdade, pode-se afirmar que a probabilidade de ela ter ido de moto táxi é de aproximadamente:

a) 48%. b) 51%. c) 58%. d) 57%. e) 55%.

RASCUNHO

Referências

Documentos relacionados

Dissertação escrita de acordo com o Novo Acordo Ortográfico 155 No que respeita à prestação de serviço público ou de interesse geral há divergências entre o SEE e

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

que instituiu a Comunidade Europeia, em obediência ao primado do direito comunitário estipulado no nosso ordenamento jurídico no n.º 4 do artigo 8.º da Constituição

O objetivo desta pesquisa é verificar a importância da manutenção da higiene oral de pacientes internados em unidade de terapia intensiva com o foco em quatro unidades intensivas

A CEF dispõe de um sistema de avaliação de risco de crédito (SIRIC), alimentado basicamente pelas informações desse balanço perguntado e a questão levantada pelos gerentes