• Nenhum resultado encontrado

Uberlândia amplia medidas restritivas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uberlândia amplia medidas restritivas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA/DIVULGAÇÃO Crise. Uber-lândia chegou ao patamar de 99% de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com coronaví-rus; prefeitu-ra decretou toque de reco-lher e lei seca a partir de hoje

¬

GONÇALVES. A Vigilância Sa-nitária de Minas abriu uma in-vestigação para apurar se uma bactéria que matou cinco be-bês em Uberaba há três anos é a mesma que agravou o qua-dro de saúde de um homem com Covid-19 de Manaus que morreu após ser transferido para a cidade.

Erivaldo Américo de Assis, 48, foi internado no Hospital Regional de Uberaba no dia 24 de janeiro. Após quatro dias, com piora no quadro de saúde, um exame de hemocul-tura apontou a presença da En-terobacter cloacae. Erivaldo morreu no dia seguinte. Balanço. De acordo com boletim divulgado ontem pela

Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais registrou 2.062 casos de Covid-19 e 19 mortes em decorrência da doença de domingo para segunda. Com isso, o total de registros chegou a 842.377, com 17.733 óbitos no Estado. A média de mortes por Covid-19 em Minas é de 121 óbitos desde o início da pandemia.

¬

HELLEM MALTA

¬

Para conter o avanço da Covid-19, a cidade de Uber-lândia, no Triângulo Minei-ro, vai ter toque de recolher e lei seca a partir de hoje, além da abertura de um hos-pital de campanha, com 108 novos leitos, dentro do hospital municipal. As medi-das foram anunciamedi-das pelo prefeito Odelmo Leão (PP), na tarde de ontem, durante uma coletiva de imprensa, e serão publicadas no “Diá-rio Oficial do Município”.

De acordo com o prefei-to, a cidade será fechada das 20h às 5h, sendo permitido apenas o funcionamento de hospitais e farmácias

duran-te o período de recolhimento. O transporte coletivo também não vai funcionar nesse horá-rio, por isso as atividades co-merciais devem ser encerra-das a tempo de os trabalhado-res pegarem o ônibus para vol-tar para casa.

“Amanhã (hoje), a partir das 20h até as 5h, a cidade estará fechada. Somente atendimento como farmácia e hospitais será permitido. É momento de termos respon-sabilidade. Essa medida que será decretada é mais um en-durecimento. Espero que as pessoas nos ajudem, porque, se for necessário, eu tomarei mais medidas em defesa da vida”, afirmou o prefeito.

A venda e o consumo de be-bidas alcoólicas nos estabeleci-mentos da cidade estavam sendo permitidos até as 18h, mas a partir de hoje a lei seca é geral, e, segundo o prefeito,

a proibição valerá até a pan-demia acabar.

Conforme o último bole-tim epidemiológico do muni-cípio, Uberlândia tem 65.757 casos confirmados de Covid-19, 985 óbitos e uma taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacien-tes com coronavírus de 99%.

Bactéria pode

ter agravado

situação

Covid-19 em Minas Gerais

À beira do colapso. Para conter avanço da Covid-19, cidade terá toque de recolher e lei seca a partir de hoje

Uberlândia amplia medidas restritivas

Prefeitura anunciou

abertura de hospital

de campanha com

108 novos leitos

(2)

Juiz pede para

Jair Bolsonaro

justificar troca

¬

BRASÍLIA. O juiz federal André Prado de Vasconcelos, da 7ª Va-ra FedeVa-ral de Minas GeVa-rais, de-terminou que o presidente Jair Bolsonaro preste informações em 72 horas sobre a troca de co-mando na Petrobras. O pedido do magistrado atende uma ação popular que pede para que seja barrada a mudança na gestão da empresa.

O juiz cita que Bolsonaro deve informar, “de forma concisa e objetiva, as razões e argumentos que entender pertinentes e relevantes à dis-cussão da causa”. O Conse-lho Administrativo da Petro-bras se reunirá hoje para deli-berar a indicação do general da reserva Joaquim Silva e Luna em substituição a Ro-berto Castello Branco.

¬

LETÍCIA FONTES

¬

A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem parti-do) de trocar o comando da Petrobras na última sexta-feira para conter a alta dos combustíveis pode não in-fluenciar tanto o controle da inflação. Segundo espe-cialistas, a interferência po-de levar a uma aceleração dos preços, devido à desva-lorização do real frente ao dólar. Ontem, além de a Ibovespa cair 4,87% e as ações da estatal recuarem 20%, a moeda norte-ameri-cana teve alta de 1,26%, chegando a R$ 5,4554.

“Foi um erro crasso, é uma medida que visa à ree-leição, de caráter populis-ta, que desconsiderou to-dos os fatores econômicos, porque a base do mercado é a confiança. Além de tu-do, esses preços não são sus-tentáveis, porque o petró-leo subiu e o câmbio subiu, não adianta intervir. Não tem como dar certo, por-que esse controle depende de fatores externos”, anali-sa o sócio-fundador do Gru-po MBK, Marcio Cadar, pecialista em finanças es-truturadas e mercado de ca-pitais. Segundo a pesquisa Focus do Banco Central, analistas do mercado já ele-varam a estimativa de infla-ção em 2021 para 3,82%, acima da meta central, que é de 3,75%. A expectativa para a taxa Selic no fim de 2020 subiu de 3,75% para 4% ao ano, e a projeção pa-ra a alta do Produto Inter-no Bruto (PIB) de 2021 foi reduzida de 3,43% para 3,29%.

Para Felipe Leroy, pro-fessor de economia do Ib-mec-BH, a taxa de câmbio influencia o preço de todas as commodities, e a conta final acaba sendo repassa-da para o consumidor. “Pre-cisamos do petróleo para tudo, ele é determinante na intervenção de todos os pre-ços. Você não pode ter inter-ferência no preço de com-modities, temos que partir do pressuposto de que o mercado dá conta do mer-cado, ele é autorregulamen-tado. Quando você interfe-re no pinterfe-reço, ele quadrupli-ca, ainda mais no cenário

de alta volatilidade que esta-mos vivendo”, avalia. “A eco-nomia está interconectada. Com uma medida dessa, em vez de segurança, você gera fuga de capital. É uma medi-da que teoricamente seria pa-ra a classe mais baixa, mas es-ta é a classe que mais vai so-frer, porque não tem corre-ção salarial equiparada com a escalada da inflação”.

De acordo com o

conse-lheiro da Associação Nacio-nal dos Executivos de Finan-ças, Administração e Contabi-lidade (Anefac) Andrew Frank Storfer, ainda não é possível saber a extensão da guinada intervencionista do governo, mas as perspectivas não são muito otimistas, prin-cipalmente depois de Bolso-naro dizer a apoiadores que também agirá na energia elé-trica. Storfer lembra que, no

governo da então presidente Dilma Rousseff (PT), o con-trole de preços dos combustí-veis pela Petrobras foi usado como uma forma de contro-lar artificialmente a inflação, gerando desequilíbrio no se-tor e causando prejuízos bilio-nários. “Mais do que a interfe-rência na Petrobras, temos um efeito potencializado que vai continuar, que é uma ameaça de mais

interferên-cias. Isso é ruim, tira a con-fiança do mercado”, explica. “O governo deveria focar em gastar menos, nas refor-mas administrativas e tributá-rias. Aí, o dólar cairia, a con-fiança subiria, e os preços iriam recuar consequente-mente. Você não tem justifica-tivas para interferir nos pre-ços, porque, quando você in-terfere, quebra a confiança”, completa Marcio Cadar.

Mais ações

Análise. Interferência na Petrobras gera desconfiança, faz dólar subir e pode elevar inflação

Mais exemplos

7

SÃO PAULO. Em pouco

mais de dois anos de mandato, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acu-mula interferências em ór-gãos e outras áreas ligadas ao governo, como a recente, na Petrobras. No episódio mais rumoroso até aqui, a suspeita de intervenção na Polícia Fe-deral levou o titular do

Planal-to a ser investigado em in-quérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Em andamen-to, a apuração foi aberta após o ex-juiz Sergio Moro deixar o Ministério da Justiça e acu-sá-lo de ingerência política na corporação.

Disposto a eleger o líder do centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), para a

presidên-cia da Câmara dos Deputados – e colocar um potencial alia-do no comanalia-do da Casa –, Bolsonaro admitiu interven-ção do Poder Executivo na eleição do Legislativo e disse que, “se Deus quisesse, iria in-fluir na presidência da Casa”. BANCO DO BRASIL. Bolsonaro chegou a determinar a demis-são do presidente do Banco do Brasil, André Brandão, no iní-cio deste ano, mas foi convenci-do a recuar pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pe-lo presidente do Banco Cen-tral, Roberto Campos Neto. O titular do Executivo ameaçou remover Brandão da direção do BB depois do anúncio de um plano de demissão voluntá-ria e do fechamento de 361 unidades do banco. A medida de reestruturação, que irritou Bolsonaro, tinha o apoio de

Guedes e de outros membros da equipe econômica. Em fe-vereiro de 2020, Bolsonaro anunciou ter “implodido” o Instituto Nacional de Metro-logia, Qualidade e Tecnolo-gia (Inmetro), com a demis-são da então presidente e de integrantes da diretoria do ór-gão. Ele nomeou um militar do Exército para o comando da instituição.

Com a insatisfação de Bolsonaro pela divulgação do aumento do desmata-mento na Amazônia, o pre-sidente do Instituto Nacio-nal de Pesquisas Espaciais (Inpe), o físico Ricardo Gal-vão, responsável pelos da-dos, foi exonerado em 2019. Bolsonaro queria que as informações fossem discutidas previamente com o Palácio antes de se-rem divulgadas.

Justiça

Para especialistas,

medida pode levar

mais insegurança

para o mercado

REPRODUÇÃO TWITTER/22.2.2021

Efeito. Para Marcio Cadar, não tem como dar certo, porque esse controle depende de fatores externos

Ação do governo não deve

segurar os repasses de preços

Para segurar preço Para combater as novas altas nos preços dos combustíveis — a quarta da gasolina e a terceira do diesel, que estão 34,78% e 27,72% mais caros, respectivamente, somente neste ano —, na última semana, Jair Bolsonaro informou que pretende usar recursos fiscais para interferir nos preços. O governo vai suspender por dois meses a cobrança de tributos federais sobre o óleo diesel, além de diminuir o ICMS, que é de competência dos Estados. Na última semana, o presidente enviou ao Congresso um projeto de lei para nivelar o imposto cobrado nas unidades da Federação.

Governo federal trocou o comando do INP após divulgações de dados sobre desmatamento na Amazônia

RAUL ARBOLEDA / AFP

Dedo no BB, Justiça e Inmetro

(3)
(4)
(5)
(6)

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

para o processo de investigação, uma vez que é com base nos diários de campo.. que os investigadores conseguem analisar e refletir sobre os dados recolhidos, permitindo

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida