• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COORDENAÇÃO DE PROCESSO DE SELEÇÃO E INGRESSO - CPSI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COORDENAÇÃO DE PROCESSO DE SELEÇÃO E INGRESSO - CPSI"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

COORDENAÇÃO DE PROCESSO DE SELEÇÃO E INGRESSO - CPSI

EDITAL CPSI Nº 93, DE 29 DE AGOSTO DE 2013

TESTES DE COMPETÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), torna pública a abertura de inscrições para os Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira (TCLLE), oferecidos pela Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, conforme aprovação do COCEPE, em reunião de 05/04/2012, constante do Processo UFPel nº 23110.002021/2012-60.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A realização dos testes – planejamento, divulgação e execução – ficará a cargo da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI) da UFPel e é regido por este edital.

1.2. Os TCLLE destinam-se às pessoas que desejarem obter Atestado de Competência em Leitura em Língua Estrangeira, expedido pela UFPel.

1.3. O candidato, ao efetivar sua inscrição, declara acatar, na íntegra, as normas deste Edital.

1.4. O Edital e suas demais atualizações estarão disponíveis no site e informações poderão ser obtidas pelos telefones 32224060 e 32227300 ou através do site http://cgic.ufpel.edu.br.

2. DAS VAGAS

2.1. Não há limite de vagas. 3. DA INSCRIÇÃO

3.1. Período: de 02 a 30 de setembro de 2013. 3.2. Procedimentos para a efetivação da inscrição:

a) Preencher o formulário de inscrição, disponível no site do CPSI (http://cgic.ufpel.edu.br);

b) Pagar a taxa de inscrição, junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 70,00 (setenta reais), através de guia de recolhimento da união (GRU), que para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes dados: Código da Unidade Gestora (UG): 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7, disponível no site da UFPel (http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp); e

c) Entregar no CPSI (Rua Gonçalves Chaves nº 3126 – Pelotas-RS), até o dia 01 de outubro de 2013, das 8h às 14h, o formulário de inscrição impresso, e o comprovante de pagamento original OU poderá ser enviado por via postal, exclusivamente SEDEX, desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino aconteça até o dia 02 de outubro de 2013.

3.3 O não pagamento da taxa implica a não efetivação da inscrição do interessado.

3.4. Em nenhuma hipótese será aceita inscrição condicional ou extemporânea ou haverá restituição da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento dos TCLLE.

3.5 O candidato somente estará inscrito se obedecer ao procedimento descrito no item 3.2.

3.6 É obrigatório o preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição. A não observância dessa condição ou o preenchimento incorreto implicará na eliminação do candidato.

3.6.1. No ato da inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, escolher uma das Línguas Estrangeiras: Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês, sob pena de ser eliminado do processo. Uma vez feito à opção, não poderá haver mudanças/alteração das Línguas Estrangeiras.

3.6.2. São considerados documentos de identidades hábeis para a inscrição os expedidos pelos seguintes órgãos: Brigada Militar, Conselhos Profissionais, Departamento de Polícia Civil, Departamento de Polícia Federal, Departamento Nacional de Trânsito, Instituto Félix Pacheco, Ministério da Aeronáutica, Ministério da Marinha, Ministério do Exército, Ministério do Trabalho, Polícia Federal, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Cidadania e Secretaria da Justiça e da Segurança.

(2)

3.7 O candidato deverá verificar pelo site a confirmação de sua inscrição, caso não a constate, deverá dirigir-se ao CPSI (Rua Gonçalves Chaves nº 3126, Centro, Pelotas-RS) no prazo estipulado no site, para solicitar a inclusão de seu nome dentre os inscritos.

4. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1. O candidato que precisar de atendimento e/ou condição especial no dia de realização dos testes, deverá preencher o Anexo I, indicando a condição especial de que necessita e deverá anexar o laudo do médico especialista (original ou fotocópia autenticada em cartório) não podendo ser superior a noventa (90) dias, que antecede a data de publicação deste edital.

4.2. O referido formulário, juntamente com o laudo médico, poderá ser entregue pessoalmente até o encerramento das inscrições no CPSI (Rua Gonçalves Chaves nº 3126), no horário das 8h às 14 h OU poderá ser enviado por via postal, exclusivamente SEDEX, desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino aconteça até o dia 02 de outubro de 2013.

4.3 O envio por via postal, se efetuado, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios ou outras ocorrências que impeçam a chegada no destino. O candidato que não enviar a documentação ou o fizer fora do prazo, terá a solicitação indeferida.

4.4. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise pela perícia médica e à viabilidade e razoabilidade do pedido.

4.5. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, deverá solicitar atendimento especial por meio do Anexo I, juntando cópia da certidão de nascimento da criança e, na data do concurso, deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata, que não levar acompanhante, não realizará a prova. Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

4.6 Caso o CPSI não seja informado, por escrito, no prazo estipulado, não se responsabilizará por propiciar condições especiais de realização das provas aos candidatos com direito ao atendimento diferenciado.

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1. As provas serão realizadas na data de 27 de outubro de 2013, com duração de 2h30min, no Campus Porto - Anglo (endereço: Gomes Carneiro, Nº 01, Pelotas/RS). O fechamento dos portões para acesso dos candidatos ocorrerá às 10 horas.

5.2. O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas, a partir das 9h30min, com no mínimo trinta (30) minutos de antecedência, e aguardar a abertura dos portões de acesso. Em nenhuma hipótese será permitida a entrada de candidato após o horário de fechamento dos portões (10 horas).

5.3. É responsabilidade do candidato saber o endereço do local, bem como a sala, em que realizará o teste. A informação referente ao número da sala estará disponível no site, não lhe sendo permitido, em hipótese nenhuma, fazer a prova em outro local.

5.4. O candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar, no momento da realização das provas, o documento de identidade original (com foto), que ficará à disposição da fiscalização do CPSI, em local visível, durante toda a execução da prova.

5.4.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa (90) dias; nessa ocasião será submetido à identificação especial, através de coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

5.5. O uso de dicionários individuais (impressos) será facultado, devendo o candidato levá-lo(s). 5.5.1. Não será permitida a troca ou empréstimo de dicionário durante a realização da prova.

5.6. O candidato deverá portar caneta esferográfica na cor azul ou preta, fabricada em material transparente não lhe sendo permitido portar calculadoras, relógios, telefone celular ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, apostila ou qualquer outro material didático do mesmo gênero ou livro, sob pena de ser eliminado do processo. 5.6.1. O CPSI não se responsabilizará pelo extravio de quaisquer objetos ou valores trazidos pelos candidatos durante os testes. Recomenda-se, portanto, que cada candidato traga somente o material estritamente necessário à realização da prova.

5.7. O candidato não deverá formular perguntas ao fiscal acerca da prova, pois todas as instruções nela constarão. A leitura competente das questões e sua compreensão integram as provas as quais se refere.

5.8. Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de aplicação da prova sem autorização e/ou sem acompanhamento da fiscalização.

5.9. Somente será permitido ao candidato devolver o seu cartão-resposta e sair da sala de prova com o rascunho do cartão, depois de decorrida uma (1) hora do início da realização do teste, sob pena de ser automaticamente

(3)

eliminado. Os candidatos não poderão levar consigo o caderno de questões, que estarão disponíveis no site, após o término das provas.

6. DA CONSTITUIÇÃO DAS PROVAS

6.1. Os TCLLE serão constituídos de dez (10) questões de múltipla escolha, nos idiomas Alemão, Espanhol, Francês e Inglês, cuja finalidade é medir a capacidade de leitura e compreensão de textos por parte do candidato, na língua estrangeira pretendida.

6.2. Sobre as questões de múltipla escolha, cumpre observar que:

6.2.1. As elipses correspondentes às respostas do candidato devem ser totalmente preenchidas com caneta esferográfica, preta ou azul, sem espaços claros, conforme modelo contido no cartão-resposta.

6.2.2. Para cada questão, haverá cinco (5) alternativas e apenas uma (1) será a correta.

6.2.3. Será computada como questão correta aquela em que a opção do candidato coincidir com a indicada pelo gabarito divulgado pela Universidade; as questões corretas somarão pontos no escore final.

6.2.4. Será computada como questão errada aquela que se enquadrar em qual(is)quer das seguintes condições: não ter resposta assinalada (em branco); apresentar resposta diversa da indicada pelo gabarito; apresentar mais de uma resposta assinalada; apresentar sinais de rasura.

7. DO VALOR E CORREÇÃO DAS PROVAS

7.1. A prova valerá dez (10) pontos e a nota mínima para aprovação no Teste de Competência é de atribuição dos Programas de Pós-Graduação, segundo o que consta em seus regimentos internos.

7.2. A correção das provas dar-se-á por meio de leitora óptica dos cartões-resposta e o CPSI divulgará listagens com o desempenho individual, com a identificação da Língua Estrangeira e número de inscrição.

8. DA ELIMINAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

Será automaticamente considerado eliminado do Processo Seletivo o candidato que a) não satisfizer as condições previstas no item 3;

b) utilizar métodos ilícitos para a realização das provas ou desrespeitar as normas deste edital;

c) portar-se indevidamente ou de forma desrespeitosa com qualquer pessoa envolvida no Processo Seletivo; d) não apresentar documento de identidade (subitem 5.4), na data de aplicação do teste, salvo o disposto no subitem 5.4.1;

e) não entregar o cartão-resposta no horário previsto ou sair antes do horário previsto. 9. DOS RECURSOS

9.1. O gabarito preliminar do teste será divulgado após as 15h do dia de sua aplicação, na página

http://cgic.ufpel.edu.br. A partir dessa divulgação, os eventuais pedidos de recursos (modelo - Anexo II), relativos às questões de múltipla escolha, poderão ser interpostos junto ao CPSI, situado à Rua Gonçalves Chaves, 3126 – Pelotas – RS – CEP 96.015-560, no horário das 8h às 14h.

9.1.1. Não serão aceitos recursos enviados por correio eletrônico (e-mail) e/ou extemporâneos.

9.1.2. O prazo para interposição desses recursos encerrará em até (03) dias úteis após a data de aplicação do teste.

9.1.3. Os recursos serão analisados pelas comissões de elaboração dos testes, que decidirão sobre o acolhimento ou não dos mesmos. O parecer da respectiva comissão constará dos próprios autos do processo de cada recurso e estará disponível, no CPSI, no prazo de até três (03) dias úteis após o término do período de interposição de recursos. Nesse prazo, serão publicados os gabaritos definitivos.

9.1.4. Julgada procedente a impugnação, a questão será anulada pelo CPSI e, nesse caso, a pontuação correspondente será atribuída para todos os candidatos.

9.2. A partir da divulgação das listagens de resultados referida no subitem 7.2, poderá o candidato que se julgar prejudicado, solicitar vistas do seu cartão-resposta.

9.2.1. Nesse caso, o candidato deverá comparecer no CPSI, munido de requerimento, no prazo de até três (03) dias úteis após a publicação das referidas listagens.

10. DOS RESULTADOS

10.1. Os resultados finais e oficiais dos testes serão divulgados no site http://cgic.ufpel.edu.br, em concursos - processos seletivos - processos seletivos especiais - 2013.

10.4. A emissão dos atestados de competência é de responsabilidade da Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. A partir da data de divulgação dos resultados finais, o candidato poderá solicitar seu atestado, explicitamente via e-mail: caext@hotmail.com. O prazo para solicitar o atestado de competência será de seis (06) meses, a contar a data de publicação do resultado.

(4)

10.5. O prazo de validade dos testes de competência, no âmbito da UFPel, será de dois (2) anos, contados a partir da data de expedição dos respectivos atestados.

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS

11.1. A leitura e o cumprimento estrito das normas deste edital, a busca de esclarecimentos e a postulação tempestiva de retificações necessárias, constituem ônus do candidato, integrando o certame como fase eliminatória prévia.

11.2. Os casos omissos serão analisados pelo CPSI, juntamente com a Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação.

11.3. O CPSI fará divulgar, sempre que necessário, normas complementares e avisos especiais.

Profª Helenara Plaszewski Facin Prof. Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino Coordenadora do CPSI Reitor

(5)

ANEXO I

REQUERIMENTO / CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

Para

Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso da UFPel

Eu, ________________________________________________________________________, RG n° _______________________________, venho requerer o atendimento especial abaixo descrito, em virtude de ser portador de deficiência com designação e grau especificados no atestado médico em anexo.

Descrição do tipo de atendimento especial solicitado:

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, a qualquer momento do processo do concurso se averiguado fraude ou inverdade das informações prestadas, serei eliminado automaticamente do mesmo.

Data: _____/_____/2013

Assinatura do Requerente

(6)

ANEXO II

FORMULÁRIO DE RECURSO

(Preencher um formulário para cada questão, em duas (02) vias; uma via será devolvida como protocolo.)

Solicito revisão do (assinale o tipo de recurso):

GABARITO PRELIMINAR. Questão Nº _______________________

VISTA DO CARTÃO-RESPOSTA

Nome do Candidato: _________________________________________________________________ Nº de Inscrição: _____________ Língua Estrangeira: ________________________________________ Telefone:_________________

JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO:

Pelotas, _______ de _____________ de 2013.

Assinatura do Candidato: _______________________________________________

(7)

ANEXO III CRONOGRAMA

ATIVIDADES PERÍODO / DATA

1. Inscrições via Internet. de 02 a 30/09/2013

2. Data limite para entrega de formulário e comprovante de inscrição ao

CPSI 01/10/2013

3. Data limite para envio de inscrição e de solicitação de condições especiais para realizar a prova - portadores de necessidades especiais, via SEDEX.

02/10/2013

4. Divulgação da sala de realização da prova. A divulgar

5. Aplicação dos testes. 27/10/2013 - fechamento dos portões: 9h30min

6. Divulgação dos gabaritos preliminares. 27/10/2013 - pós 15h 7. Prazo de recursos relativos a questões dos testes. 28, 29 e 30/10/2013 8. Divulgação dos gabaritos definitivos. A divulgar

9. Resultado Final A divulgar

10. Prazo para recurso relativo ao resultado final. Até 72 horas após divulgação do resultado final

Referências

Documentos relacionados

Resultados: Historicamente, a literatura observa, que a Educação Cristã tem a sua fundação em Jesus Cristo e passou por momentos de baixa e de alta nos períodos medieval, moderno,

A análise para o 2.º Ciclo (77,0%; 75,0%; 76,0%) mostra uma flutuação das taxas de sucesso que pode indiciar a existência de factores determinantes dos resultados que não são

O volume de negócios da Socitrel teve um forte crescimento face a 2017, sendo de realçar o crescimento significativo das vendas para o mercado nacional.. A Socitrel

profissional, organizadas segundo o modelo da dualidade escolar e que com poucas variações marcaram a história da educação para os trabalhadores no Brasil, essas

Imóvel localizado em condomínio, bairro residencial, com infraestrutua, e comércio local. - Débitos de IPTU no valor aprox. - Débitos de Condomínio no valor aprox. - Venda

Sheila De Andrade Ferreira Carla Samara Martins Fernandes Dr. Ginuzza Alexandrino Dulcetti

Este estudo analisa o clássico estudo de viabilidade entre produzir ou comprar, considerando a opção de produzir internamente medida por indicadores de retorno sobre vendas, retorno

Um carburador correctamente ajustado, significa que a máquina acelera sem dificuldades e funciona a 4-tempos na rotação máxima, assim como que o equipamento de corte não roda em