• Nenhum resultado encontrado

COMPONEWS. Inspiramais. Assintecal. Indústria da moda já se prepara para o Verão 2018 NOSSO NEGÓCIO É MOBILIZAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPONEWS. Inspiramais. Assintecal. Indústria da moda já se prepara para o Verão 2018 NOSSO NEGÓCIO É MOBILIZAR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COMPONEWS ASSINTECAL 1

COMPONEWS

Assintecal

JANEIRO 2017 | EDIÇÃO Nº 17

NOSSO NEGÓCIO É MOBILIZAR

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE COMPONENTES PARA COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS

A multifacetada

e sustentável

Chiara Gadaleta

ENTREVISTA

Componentes brasileiros

marcam presença nos EUA

e América Latina

Oportunidades de negócios

para calçadistas e componentes

MERCADO EXTERNO

MATERIOTECA

Vencedores serão

conhecidos em cerimônia

que ocorre em março

PRÊMIO PRIMUS

Inspiramais

Indústria da moda

já se prepara para

o Verão 2018

(2)

COMPONEWS ASSINTECAL 3

COMPONEWS ASSINTECAL 2

Palavra do Presidente

Chegamos a 2017!

A capa desta edição diz muito do que esperar para 2017. O INSPIRAMAIS traduz a busca do setor de componentes por uma identidade própria, que traga, em negócios, maior valor agregado, visibilidade na cadeia de calçados nacional e internacional e a diversificação comercial de segmentos – onde grande parte de nossa indústria já expande seus negócios muito além do calçadista. Nosso setor, por certo, está na vanguarda da inovação, do design e da tecnologia. E nosso incentivo vem, entre as diversas frentes, com o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal-Braskem, que acontece em março e apresenta os destaques e soluções criativas e inovadoras que contribuem para competitividade das empresas no mercado.

Todo esse interesse em olhar para frente nos leva, cada vez mais, a atuar junto às empresas pelo crescimento competitivo e sustentável. Para isso, estamos atentos aos movimentos da nova economia e das transformações mundiais, trabalhando com a diversidade e oportunidades de mercado.

Em época de virada de ano, é inevitável não olharmos para o futuro. E quando o projetamos, vemos tudo integrado, com a

Milton Killing

Presidente da ASSINTECAL

Novo Hamburgo

Jaú

Franca

Birigui

Nova Serrana

São João Batista

R. Júlio de Castilhos, nº 526, B. Centro Novo Hamburgo / RS CEP 93510-130

Praça Gildo Renda, nº 15, B. Vila Assis Jaú / SP CEP 17210-120

R. Marco Aurélio de Luca, nº 2240, Parque Progresso Franca / SP CEP 14403-143 R. Roberto Clark, nº 460, B. Centro Birigui / SP CEP 16200-043

Rua Antônio Martins, nº 75, Bairro Frei Paulo

Nova Serrana / MG CEP 35519-000

Av. Egídio Manoel Cordeiro, nº 370, B. Centro São João Batista / SC CEP 88240-000 (51) 3584-5200 (14) 3621-1758 (16) 3723-3335 (18) 3634-2999 (37) 3225-3730 (48) 3265-1502

Unidades Assintecal

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Milton José Killing

Presidente Gerson Berwanger Vice-Presidente Executivo José João Dewes

Vice-Presidente Administrativo/Financeiro William Marcelo Nicolau

Vice-Presidente Institucional Lisiane Kunst

Vice-Presidente de Mercado Internacional Fernando Nicory

Vice-Presidente de Mercado Interno Eduardo Perez

Vice-Presidente de Inovação e Sustentabilidade Gilmar Haag

Vice-Presidente de Design José Cláudio Blos

Vice-Presidente Setorial Calçados Viviane Kogler

Vice-Presidente Setorial Couros Saulo Pucci Bueno

Vice-Presidente Regional São Paulo

CONSELHO FISCAL

Antonio Riera Conselheiro Fiscal Oséias Schroeder Conselheiro Fiscal Rafael Dilkin Conselheiro Fiscal

SUPERINTENDÊNCIA

Ilse Maria Biason Guimarães

GRUPO SETORIAL

Marcelo Nicolau

Coordenador do Grupo Setorial Laminados Sintéticos

Braulio Wolf

Coordenador do Grupo Setorial Têxtil Cenira Verona

Coordenador do Grupo Setorial Adesivos Viviane Kogler

Coordenador do Grupo Setorial Químicos para Couro

CONTATO

Rua Júlio de Castilhos, 526 | Centro CEP: 93510-130 | Novo Hamburgo/ RS Telefone: 51 3584.5200

relacionamento@assintecal.org.br

COMPONEWS

Coordenação: Marketing Assintecal Supervisão: Silvana Dilly

Redação: Agência Capsula Desenvolvimento: Marta Piovesan Assessoria de Imprensa: Agência Capsula Atendimento: Camila Dutra

Direção de Arte: 8 Total Brand Esta é uma publicação da Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.

eficiência de gestores comprometidos em redução de perdas, melhorias de processos, entrega de produtos e serviços com mais qualidade e durabilidade. Rendimento, pouca perda nos processos, eficiência. Pura sustentabilidade. O crescimento é gradual. A vontade é imediata. O esforço é de todos. Enfim, chegamos ao futuro!

(3)

COMPONEWS ASSINTECAL 5 COMPONEWS ASSINTECAL 4

Grupos setoriais

Integrar

No ano de 2016, o Grupo Setorial de Laminados Sintéticos conquistou a redução tarifária do imposto de importação do N-Dimetilformamida, baixando a alíquota de 14% para 2%. Pedido esse que tem como objetivo garantir o abastecimento normal do produto, que desde 2011 não é mais fabricado no Brasil, e o equilíbrio da oferta versus procura. A entidade já esta pleiteando a renovação da medida, para que o imposto permaneça reduzido em 2017.

Além disto, o grupo está com pleito para redução permanente do imposto de importação do Papel Liso, matéria utilizada na produção de laminados.

Com o objetivo de auxiliar a indústria calçadista para melhor utilização do laminado sintético de PU e PVC, o grupo desenvolveu uma cartilha

Sejam bem-vindos!

Beplast LV Componentes

Boreart Recouro

DC Palmilhas Retma Solados

Enfeites e Cia RR Componentes

Ghetz Vaccaro

Indústria de Papéis Especiais Havir

VEM QUE TEM!

Informação, oportunidades de negócios, consultoria,palestras, projetos nacionais e internacionais, feiras, projeções e estudos de mercados, network e oportunidades! Para todos vocês, novos associados, sejam mais que bem-vindos à Assintecal!

Trabalhando pelo setor!

I. No mês de agosto, a Assintecal realizou visita

oficial ao novo diretor-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, Luiz Augusto de Souza Ferreira, para discutir sobre o setor de componentes.

II. Em setembro, a Assintecal encaminhou ao

Ministério do Meio Ambiente um texto-base em contribuição ao Anteprojeto de Lei sobre Substâncias Químicas Industriais que dispõe sobre o cadastro, a avaliação e o controle de substâncias químicas industriais.

Fique por dentro de algumas ações de representatividade promovidas pela Assintecal. Acompanhe mais em nosso site: www.assintecal.org.br.

III. A Assintecal encaminhou petição ao

Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) para inclusão de componentes brasileiros no Sistema Geral de Preferências (SGP), com tarifa zerada.

IV.O vice-presidente executivo e a

superintendente da Assintecal, Gerson Berwanger e Ilse Guimarães, participaram da Reunião da Coalizão Empresarial Brasileira, com coordenação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade e participação do

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Pereira, e do Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Marcos Galvão, que tratou sobre a atualização da troca de ofertas entre o Mercosul e a União Europeia. Ainda sobre este assunto, Ilse representou o setor de componentes em uma reunião individual na Secretaria do Comércio Exterior (Secex) com representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

técnica com informações como características, controle de qualidade e cuidados nos procedimentos.

O Grupo Setorial de Adesivos desenvolveu um informativo sobre

o Sistema Global Harmonizado – GHS com o intuito de informar a indústria calçadista sobre as mudanças na classificação e rotulagem de Produtos Químicos. No material também foram informadas as alterações na FISPQ.

O Grupo Setorial de Químicos para Couro está iniciando um trabalho

(4)

COMPONEWS ASSINTECAL 7 COMPONEWS ASSINTECAL 6

Origem Sustentável:

inspirando sustentabilidade

Realizar

A sustentabilidade é tema da próxima edição do INSPIRAMAIS, que acontece dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo.

Não é pra menos. Cada vez mais, o setor coureiro-calçadista e de componentes se volta ao tema e busca práticas de gestão e produção mais sustentáveis.

Desde 2013, a Assintecal vem se ocupando com as questões envolvendo a sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado e acessórios e foi aí que nasceu o programa Origem Sustentável. Criado com o objetivo de certificar empresas seguindo

os 52 indicadores contidos nos pilares Econômico, Ambiental, Social e Cultural, o programa Origem Sustentável orienta as companhias para incorporar a sustentabilidade em seus processos produtivos. Até o momento, mais de 110 empresas já aderiram ao programa, entre elas fabricantes de insumos e também indústrias de calçados.

O INSPIRAMAIS, ciente da importância do engajamento de mais empresas, está focando neste tema como forma de sensibilizar e esclarecer seu público sobre a importância de processos produtivos cada vez mais sustentáveis.

Serão 15 palestrantes abordando o assunto (veja a programação no quadro abaixo). O INSPIRAMAIS também apresentará projetos como SABERES MANUAIS e o ECO DESIGN, que demonstrarão ao público como as empresas estão trabalhando a sustentabilidade em seus materiais. Para mais informações sobre o Origem Sustentável, acesse o site www.origemsustentavel.org.br ou fale com os responsáveis no Instituto by Brasil que é o gestor do programa (www.institutobybrasil.org.br).

9h - ABERTURA DO CREDENCIAMENTO. Local: Salão Inspiramais. 10h30 - COLETIVA DE IMPRENSA. Local: Sala Sistema Moda. 13h30 - ABERTURA CICLO DE PALESTRAS

Local: Arena da Inovação.

13h35 - INOVAMAIS E LOULOUX: Sustentabilidade e inovação em componentes e calçados - Cristiano Bronzatto, diretor criativo da

Louloux e Victor Barbieratto, designer e consultor da Assintecal.

Local: Arena da Inovação.

14h - Desafios do desenvolvimento de produto em tempos de susten-tabilidade - Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal. Local: Arena da Inovação.

14h30 - MODA SUSTENTÁVEL: a certificação como fator de trans-formação dos setores têxtil/calçadista - Edmundo Lima, diretor

exe-cutivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

Local: Arena da Inovação.

15h - Tendências de consumo e a nova consciência da moda -

Eloi-sa Artuso, designer e consultora da UN Moda Sustentável.

Local: Arena da Inovação.

15h30 - SELO ORIGEM SUSTENTÁVEL: Certificação em Sustenta-bilidade para a Cadeia Produtiva do Calçado - Teresa Cristina

Carva-lho, fundadora e diretora geral do LASSU (Laboratório de Sustenta-bilidade em TI) da Universidade de São Paulo (USP).

Local: Arena da Inovação.

16h - Economia Circular: do resíduo ao novo produto - Guilherme

Brammer, CEO da WiseWaste. Local: Arena da Inovação.

16h30 - SUSTENTABILIDADE E MODA: A Sustentabilidade na C&A: desafios e resultados - Rozalia Del Gaudio, Gerente Sênior

de Comunicação e Sustentabilidade da C&A Brasil. Local: Arena da Inovação.

17h - A nova era da moda - André Carvalhal, Co-fundador da

MA-LHA - espaço de moda colaborativa. Local: Arena da Inovação.

17h30 - Novos negócios, estilo e sustentabilidade - Chiara Gadaleta,

consultora de estilo, idealizadora do SP Ecoera e apresentadora de TV.

Local: Arena da Inovação.

19h às 20h30 - PALESTRA FÓRUM DE INSPIRAÇÕES VERÃO 2018 - Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design da

Assintecal. Local: Arena da Inovação.

9h - ABERTURA DO CREDENCIAMENTO. Local: Salão Inspiramais. 9h às 10h30 - RECEPTIVO WALK FASHION. Local: Arena da Inovação. 10h30 às 12h30 - OFICINA DE CRIAÇÃO - Marnei Carminatti,

desig-ner e consultor da Assintecal. Local: Arena da Inovação.

13h - ABERTURA CICLO DE PALESTRAS. Local: Arena da Inovação. 13h05 - Novos materiais sustentáveis - Flavia Vanelli, designer e

consultora da Assintecal. Local: Arena da Inovação.

13h30 - COURO E O CSCB (Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro): um olhar sobre certificação e sustentabilidade na indústria - Álvaro Flores, coordenador do CSCB.

Local: Arena da Inovação.

14h - Inovação e sustentabilidade através da micro e nanotecnologia TNS - Bruno Valerim, Sales Intelligence da TNS.

Local: Arena da Inovação.

14h30 - PALESTRA STAHL BRASIL S.A.: As soluções Stahl para o atendimento da ZDHC em acabamentos para couro e materiais sintéticos - Vasco Silva, Celso Schwingel. Local: Arena da Inovação. 15h - Matérias-primas: processos e inovações - Fernanda Simon,

designer e consultora da UN Moda Sustentável. Local: Arena da Inovação. 15h30 - INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: construindo ca-deias produtivas ‘do berço ao berço’ - Alexandre Fernandes,

sócio-fundador da EPEA Brasil. Local: Arena da Inovação.

17h - Preview do Couro Inverno 2018 - Marnei Carminatti, Ramon

Soares e Walter Rodrigues, designers e consultores da Assintecal.

Local: Arena da Inovação.

16/01

SEGUNDA-FEIRA

17/01

TERÇA-FEIRA

(5)

COMPONEWS ASSINTECAL 9 COMPONEWS ASSINTECAL 8

Promover

Promover

Inscrições abertas

para o Prêmio Primus Inter Pares

Assintecal | Braskem

Materioteca:

renovação constante atrai

também grandes empresas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio

Primus Inter Pares Assintecal | Braskem

- a principal premiação do setor coureiro-calçadista.

Há 16 anos, a premiação é mais do que uma homenagem, ela estimula e promove o setor de componentes para calçados, couros e artefatos, apresentando os destaques e soluções criativas e inovadoras que contribuem para competitividade das empresas no mercado.

As empresas fabricantes de componentes para couros, calçados e artefatos e associadas à Assintecal, podem inscrever seus cases de sucesso nas categorias: Ideias Inovadoras, Imprensa, Inovação Tecnológica, Design, Exportação e Sustentabilidade, sendo as quatro últimas divididas em dois grupos: o primeiro “micro e pequenas”, e o segundo

Presente em oito polos do país, as Materiotecas não param de receber todos os meses novos materiais e novidades de ponta em seu acervo. O que atrai cada vez mais empresas calçadistas e confeccionistas.

Entre os meses de julho e outubro deste ano, foram geradas 1.759 oportunidades de negócios, sendo realizadas 287 consultorias. As Materiotecas contaram com a presença de empresas de grande porte, como Dakota, Carmim, Cristófoli, Bibi, Pegada, o Grupo Malu Calçados, entre outras.

Auxiliar empresários e profissionais de moda no desenvolvimento de suas coleções é o objetivo das Materiotecas já presentes em Birigui/SP, Campina Grande/PB, Jaú/SP, Nova Serrana/MG, Novo Hamburgo/RS, São João Batista/SC, Franca/CE e no polo confeccionista de Fortaleza/CE.

Já para quem expõem seus produtos, há diversos benefícios, tais como: expandir sua atuação de mercado, aproximação com fabricantes locais, visibilidade de marca, espaço para reuniões com clientes e parceiros no espaço da Materioteca, geração de oportunidades comerciais, entre outros Só neste ano as Materiotecas já somam mais de 2 mil materiais à disposição para consulta, entre saltos, solados, enfeites, tecidos e muitos outros, que já estão à disposição de toda a indústria da moda.

“médias e grandes empresas”.

Um dos destaques é a categoria “Ideias Inovadoras”, que busca instigar a geração

de novas ideias que contribuam para o desenvolvimento do setor. Nesta categoria, o modelo de case será em forma de um questionário e avaliado pela Comissão Julgadora do Prêmio. O vencedor nesta categoria, além do troféu, terá sua ideia divulgada em mídias do setor, receberá seis mentorias individuais junto à Diretoria do Instituto by Brasil e aproximação com institutos e universidades para construção do novo processo/produto. A ideia vencedora também será apresentada em julho de 2017, durante o Inspiramais.

As inscrições vão até o dia 20/01/2017 e informações podem ser obtidas pelo site www.premioprimus.org.br.

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 13 de março de 2017, às 19h, no NH Hall, em Novo Hamburgo/RS (Rua Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, 2484 – Ideal, Novo Hamburgo).

O evento, já tradicional no calendário do setor, é considerado um dos maiores encontros de empresas e parceiros, com muita troca de informação e experiência. O Prêmio Primus Inter Pares Assintecal | Braskem, realizado pela Assintecal, tem parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), co-realização da Braskem e patrocínio da Fenac, SOLO, Grupo Sinos, Biason, Francal, Grupo Troca, Loft, M&C, Conexo, Castellamare, Unisinos, Triart, GTO e Comunicação Impressa.

Cerimônia movida por

celebração e networking

“É um espaço que as empresas conhecem o lançamento de produtos, fazem relacionamento com os fornecedores e recebem consultoria no local. Sem custo algum. Por isso sua importância e procura”, diz Milton Killing, presidente da Assintecal. É o caso da LRB Tecidos, empresa de transformação de tecidos e que participa há quatro coleções com seus produtos nas Materiotecas. Segundo Carlos Adriano Graeff, gerente comercial, “a Materioteca é ótima para apresentação do produto e penetração em empresas que não temos acesso. A Materioteca abre as portas, porque recebe designers das empresas que, às vezes, são muito requisitados e de difícil acesso. No local ele conhece o produto e nos procura. Um projeto que deve ser preservado”. Outra empresa que serve como exemplo desse elo entre indústria e fornecedores é a Couroquímica, especializada em acabamento de couro para calçados, bolsas e artefatos em geral. Como conta Elias Gomes, gerente de desenvolvimento da empresa, para melhor aproximação e facilidade de venda, “colocamos a nossa coleção de pronta entrega nas Materiotecas e os clientes podem comprar em quantidade mínima. Isso facilita dentro das regiões que não temos representantes e conseguimos atuar da mesma forma”.

Renovação

e novidades

mês a mês

Toda essa procura se dá pelo número de materiais, consultorias especializadas para as empresas e renovação constante de produtos: as Materiotecas recebem todos os meses materiais novos e disponíveis para consulta. Durante o ano, diversos lançamentos estiveram presentes, como as plataformas de EVA, da empresa Nanito, que compuseram as adoradas flatforms, e os solados de PVC com luz de led, da SBP Injetados, procurados na ocasião pela tendência que ganhou destaque no cenário fashion. Todos os materiais encontrados nos acervos espalhados pelo país.

Nas Materiotecas, é possível buscar consultorias que lhe auxiliarão na criação de sua coleção. Os interessados podem agendar um horário pelo site

www.materiotecavirtual.com.br

Já os fornecedores que querem expor seus produtos nas Materiotecas podem saber mais através do e-mail

relacionamento@assintecal.org.br.

“a Materioteca é ótima para

apresentação do produto e

penetração em empresas

que não temos acesso...’’

(6)

COMPONEWS ASSINTECAL 13 COMPONEWS ASSINTECAL 12

Inspirar

EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE,

INDÚSTRIA DA MODA BRASILEIRA

SE PREPARA PARA 2018 COM AS

INSPIRAÇÕES DO SALÃO INSPIRAMAIS

A 15ª edição do INSPIRAMAIS - Salão de Design e Inovação de Componentes ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno (Rua Samaritá, 230 - Casa Verde, São Paulo).

O INSPIRAMAIS moverá toda a indústria confeccionista e calçadista do país, com a inédita integração das duas cadeias, e que chega às fronteiras vizinhas, com a presença de compradores da América Latina, Estados Unidos e Europa.

O público – profissionais da indústria de toda a cadeia ligada à produção de moda brasileira, como calçadista, de acessórios, couros, têxtil, joalheria, móveis, artefatos, entre outros – poderá conhecer os mais de 900 lançamentos de matérias-primas que irão compor os produtos das vitrines do verão 2018, além da antecipação para o inverno do mesmo ano. Atualmente, o INSPIRAMAIS é o único na América Latina a suprir esta lacuna no mercado: a antecipação de pesquisas, referências e matérias-primas para fabricantes.

“O INSPIRAMAIS é o centro de negócios do setor de moda e design, envolvendo setores como calçados, bolsas, acessórios e confecções. É o momento em que os fabricantes, interessados em moda e em bons negócios, têm o primeiro contato com as novidades desenvolvidas pela indústria brasileira de componentes para a próxima estação”, afirma Milton Killing, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Nesta edição, o Salão assume uma lacuna deixada na cadeia: o setor de confecção. A ampliação do espaço dá lugar para que empresas têxteis e de confecção participem do INSPIRAMAIS.

A parceria da Assintecal com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) tem, entre os objetivos propostos, que ambas as entidades desenvolvam juntas projetos que beneficiem e fortaleçam a indústria da moda em todos os seus elos, unindo, desta forma, a expertise de dois diferentes setores – o componentes e o têxtil.

A sustentabilidade ganhará um espaço especial. O local abrigará alguns projetos que integram o INSPIRAMAIS. O tema, cada vez mais em pauta no dia a dia das empresas, recebe destaque no evento. A proposta é difundir as ideias sustentáveis em todo o processo de desenvolvimento de materiais das fabricantes de componentes.

Ciente da importância do engajamento de mais empresas, o evento irá focar no tema sustentabilidade - como forma de sensibilizar e esclarecer seu público sobre a importância de processos produtivos cada vez mais limpos e responsáveis. Serão diversos palestrantes abordando o assunto. Entre eles: Victor Barbieratto, designer e consultor da Assintecal, Cristiano Bronzatto, diretor criativo da Louloux, Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Guilherme Brammer, CEO da WiseWaste, André Carvalhal, publicitário e jornalista, Chiara Gadaleta, estilista, Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal, Flávia Vanelli, designer e consultora da Assintecal, Bruno Valerim, Sales Intelligence da TNS, Álvaro Flores, coordenador do CSCB e Rozalia Del Gaudio, da C&A.

Mix by Brasil, Origem Sustentável, EcoDesign e Saberes Manuais são alguns dos projetos

que ganham destaque e novos olhares dentro do tema sustentável.

Mix by Brasil

Com o objetivo de agregar o artesanato brasileiro à cultura de moda, o Mix By Brasil, coordenado pelo estilista Jefferson de Assis, mostrará como as tramas feitas à mão no Rio Grande do Sul, o macramê e o artesanato afro de São Paulo e o manuseio de fibras da madeira no Acre poderão ser usados como atributos de design e sustentabilidade no desenvolvimento de produtos para o Verão 2018.

Origem Sustentável

De acordo com indicadores Econômicos, Ambientais, Sociais e Culturais, o programa Origem Sustentável orienta e certifica empresas para incorporar a sustentabilidade em seus processos industriais. Até o momento, mais de 110 empresas já aderiram ao programa, entre elas fabricantes de insumos e também indústrias de calçados. Para mais informações sobre o Origem Sustentável, acesse ao site www.origemsustentável.org.br.

William Marcelo Nicolau, diretor-presidente da Cipatex®, patrocinadora máster do

Inspiramais, fala sobre a importância do Salão para o desenvolvimento da cadeia de moda brasileira. Confira!

A Cipatex é patrocinadora máster do Inspiramais. O que levou a empresa a apostar nesta ideia?

Além de um evento de moda e negócios, o salão é uma ferramenta para estimular novas ideias, levando conhecimento através de palestras e oficinas especializadas. Para a Cipatex®, o evento garante visibilidade e

surge como uma ótima oportunidade para apresentar os lançamentos, fortalecer a relação com os clientes e prospectar novos negócios.

Como avalia a importância do Inspiramais para os setores de componentes e têxtil, tendo em vista os lançamentos de materiais e inovações para os setores ligados à moda?

O Inspiramais é um evento consolidado que já faz parte do calendário da moda. Pelos corredores circulam profissionais focados e com poder de decisão, por isso o evento reúne empresas que só apresentam materiais após intenso trabalho de pesquisa. Os fornecedores de componentes têm a oportunidade de apresentar novas possibilidades e alternativas em matérias-primas para os produtores de calçados e confecções que precisam de dinamismo e inovações constantes no desenvolvimento das coleções.

O Inspiramais, através do Fórum de Inspirações, auxilia as empresas de forma global: desde a pesquisa conceitual até a comercialização dos produtos. Neste sentido, qual a importância do evento para o desenvolvimento de uma moda genuinamente brasileira?

O Inspiramais é responsável pela geração de ideias, propostas em design e lançamentos de produtos que carregam o conceito de brasilidade. Os setores estão conectados na criação da marca Brasil e o Inspiramais é, com certeza, uma ferramenta importante para esse processo.

Nesta edição, a sustentabilidade ganhará destaque no evento. Na sua opinião, qual o nível atual de engajamento das empresas com assuntos sustentáveis?

As empresas estão cada vez mais preocupadas com processos e produtos sustentáveis.

SUSTENTABILIDADE

Inspirar

Fórum de Inspiraões

Verão 2018

Showroom e palestra de inspirações Verão 2018 com Walter Rodrigues

Com a finalidade de promover o desenvolvimento de materiais inovadores que tenham capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, o Conexão Inspiramais é um ciclo que tem início com a pesquisa de inspirações e referências de moda. Esta pesquisa é desenvolvida com as empresas participantes do Fórum de Inspirações, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues e com curadoria para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia nas empresas participantes através de consultores. No dia 16, Walter Rodrigues apresentará os conceitos do Verão 2018, antecipando as inspirações para a estação. “O verão 2018 está intenso e cheio de surpresas. A missão

O INSPIRAMAIS é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O patrocínio é das empresas Cipatex, York, Brisa Intexco, Colorgraf, Bertex, Altero, Grupo Cofrag, Caimi & Liaison, Wolfstore, Sappi Dinaco, Diamond, Sultêxtil, Havir, Fuga Couros e Tecnoblu. O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro

Projeto Comprador

A ampliação dos negócios, durante o Inspiramais, com o mercado externo ficará por conta do Projeto Comprador, que priorizará a vinda de dez importadores da América Latina. O projeto é realizado pela Assintecal e Footwear Components by Brasil, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na edição passada, o INSPIRAMAIS recebeu compradores internacionais para rodadas de negócios, que geraram cerca de US$ 250 mil em negócios durante dois dias. Entre os dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo, o salão repetirá a dose, esperando superar a marca de geração de negócios registrada nas últimas edições.

Benefícios

Quem conhece os benefícios é o Grupo Metalvale, de Franca/SP, que participará pela segunda vez do Inspiramais. ‘‘Participamos pela primeira vez este ano e os resultados foram excelentes. Resultados esses que vão além da questão financeira, mas principalmente comportamental, de gestão e de visão de negócio’’, salienta o consultor de Marketing e Planejamento da empresa, Eduardo Bachur.

Ele enfatiza que fizeram adaptações e mudanças significativas dentro da gestão do negócio. ‘‘Em um ano de crise como esse, o comum seria a retratação, mas nós optamos por ousar um pouco mais, investir de maneira assertiva e colher frutos nos próximos anos.’’

Projeto Imagem

Esta iniciativa, que se dá por meio de parceria com o FC by Brasil e tem o objetivo de incentivar a percepção de formadores de opinião internacionais acerca dos produtos produzidos no Brasil - facilitando desta forma o acesso das empresas brasileiras aos mercados -, pretende também prospectar oportunidades de negócios de exportação.

Missões Empresariais

As principais indústrias calçadistas e de confecção dos polos brasileiros organizam caravanas para participar do INSPIRAMAIS. Confirmaram presença os polos de Nova Serrana/MG, Franca/SP, Jaú/SP, Birigui/SP, São João Batista/SC, Maringá/PR, Criciúma/SC, São Bernardo do Campo/SP e Juruaia/MG.

Saberes Manuais

Projeto Saberes Manuais, que nesta edição apresenta criações em moda desenvolvidas pela Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; das Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência à busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras. O projeto é coordenado pela estilista Flávia Vanelli.

Transformadores

Exposição de 20 materiais desenvolvidos pelas empresas que se destacaram em design e inovação. Esses produtos foram eleitos por um júri qualificado, composto por pessoas que fazem parte do setor de calçado e confecção.

Preview do Couro

Inverno 2018

Mais de vinte peles que devem marcar o estilo e a atitude da estação Inverno 2018 serão apresentadas durante o Preview do Couro do Salão INSPIRAMAIS, que confirmou também a participação de 18 curtumes no evento. A iniciativa é resultado da parceria entre Assintecal e o CICB, que também é realizador do evento.

Referências Brasileiras

Inverno 2018

O Projeto Referências Brasileiras promove a cultura brasileira através da pesquisa histórica e iconográfica decodificada em materiais e produtos sob a coordenação do estilista Jefferson de Assis, responsável pela criação destes componentes e protótipos.

O Frevo, dança e música típica do estado de Pernambuco, traz à 11ª edição do projeto um alinhamento da cultura brasileira aos temas do Preview do Couro, que, ao tratar da Leveza, apoia-se nas seguintes palavras-chave:  levitar, equilíbrio, miniaturização, borbulhas, elasticidade e esqueletização.

+ Estampa | Preview

Inverno 2018

O projeto visa o desenvolvimento e criação de estampas, propondo a incorporação da originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também a compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções.

Na sétima edição do projeto +Estampa, sob a coordenação do consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Lucius Vilar, seis estúdios de estamparia seguirão estas temáticas em busca de traços e desenhos inovadores.

São eles: Capim Puro (São Paulo/SP), Icertain (Bragança Paulista/SP), Dash Studio (Balneário Camboriú/SC), Oficina Lamparina (Santana de Parnaíba/SP), Graphique (Campinas/SP), Textrend (Rio de Janeiro/RJ), Studio Aurum (São Paulo/SP) e Estúdio Rapport (São Paulo/SP).

Oficina de criação

Os visitantes terão a possibilidade de fazer um “exercício” de aplicação dos componentes expostos dentro da sua própria coleção. A oficina será ministrada por um consultor do Núcleo de Design da Assintecal e terá duração de 1h30.

MODA

O EVENTO

EXPANSÃO E

NEGÓCIOS

Data: 16 e 17 de janeiro // Local: Centro de Eventos Pro Magno // Horário: das 9h às 19h

Rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo // Participação: mediante inscrição gratuita pelo site www.inspiramais.com.br

INSPIRAMAIS

PAGINA ALTERADA

do Conexão Inspiramais é dar continuidade ao ciclo que iniciamos com o Fórum de Inspirações, que semestralmente roda o Brasil disseminando informações e inspirações, até o momento que desembarcamos no Salão Inspiramais”, destaca.

de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), Instituto by Brasil (IBB), Prefeitura de São Paulo e Global Fair. A parceria é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A promoção é da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

EcoDesign

Com consultoria da estilista e designer Isabela Capeto, desde o início de novembro/ 2014, várias indústrias de componentes têm se concentrado no desenvolvimento de produtos e práticas com base em pouco impacto ambiental.

Nesta edição, as empresas apresentam linha de calçados , bolsas e artigos de moda reaproveitando tudo que já foi criado em edições anteriores: modelagens, produtos, materiais. Segundo Isabela, “estamos transformando o que a gente já desenvolveu em coisas novas. Pegamos o que já fizemos nos projetos anteriores e damos uma cara nova para esse desenvolvimento se transformar em outra coisa, ter outro sentido. Estamos 100% sustentáveis”. Além do reaproveitamento, as empresas utilizam materiais como solventes à base de água, produtos chrome free e tanantes vegetais.  O trabalho é desenvolvido com empresas dos principais polos calçadistas do país, com acompanhamento direto da estilista.

(7)

COMPONEWS ASSINTECAL 15 COMPONEWS ASSINTECAL 14

STICKFRAN

Inspirar

WALTER

RODRIGUES

E O NÚCLEO

DE DESIGN

DA ASSINTECAL

Vinte e oito cidades em mais de vinte Estados do Brasil receberam pesquisas de moda e consumo, exposição de materiais e palestras da pesquisa de inspirações e referências de moda para desenvolvimento de materiais inovadores para a estação quente de 2018.

Por trás desta ação, diversas empresas e uma equipe de consultores de design, moda e comportamento de consumo.

Toda a pesquisa conta com a coordenação do estilista Walter Rodrigues, que explica: “O Conexão Inspiramais é um ciclo que tem início com a pesquisa de inspirações e moda. Esta pesquisa é desenvolvida com as empresas participantes do projeto Fórum de Inspirações.

A finalidade do projeto é promover

o desenvolvimento de materiais inovadores que tenham a capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, algo fundamental para que as empresas obtenham sucesso. Para isso acontecer, o projeto contou com uma equipe de profissionais amplamente capacitados em suas áreas de atuação, que realizaram consultorias com a finalidade de orientar as empresas participantes do projeto para o desenvolvimento de produtos que contenham elementos únicos e ao mesmo tempo globais, dessa forma, tornando-as mais competitivas no mercado. 

Os materiais desenvolvidos com as empresas participantes serão lançados no Inspiramais, com nos dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo.

O Conexão Inspiramais já atingiu diversas pessoas, repercutiu na imprensa nacional e tornou-se uma poderosa ferramenta para os empresários do setor de moda. Iniciada em agosto, seu ciclo termina em fevereiro, em Goiânia/GO, depois de levar para os principais polos têxteis e calçadistas a pesquisa do Fórum de Inspirações.

CONEXÃO INSPIRAMAIS RODA

O PAÍS E ATINGE 28 CIDADES

LEVANDO INFORMAÇÕES

(8)

COMPONEWS ASSINTECAL 17 COMPONEWS ASSINTECAL 16

México visto pelo

estudo de oportunidades

Oportunidades em fronteiras amigas

Footwear Components by Brasil

COMPONEWS ASSINTECAL 16

Footwear Components by Brasil

COMPONEWS ASSINTECAL 17

O Programa Footwear Components by Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentou o estudo de oportunidades do México para as empresas participantes do Programa. O estudo foi apresentado em setembro, em dois polos brasileiros - São Paulo e Novo Hamburgo - e foram ministrados pelo consultor de inteligência do FC by Brasil e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, Marcos Lélis. Em Novo Hamburgo, o evento também contou com a presença de Mirian Feijó das Neves, diretora da Empresa LYC SC e participante ativa do “Comité de Desarrollo para la Competitividad APIMEX”. 

Para quem aposta, ou quer apostar, no México, este é um momento oportuno. Com inflação controlada, economia estável e setor calçadista em expansão, o México apresenta um cenário mais do que favorável para as empresas brasileiras de materiais para a indústria coureiro-calçadista.

Quinto principal destino das exportações brasileiras do projeto FC by Brasil, o México é a segunda maior economia da América Latina, ficando atrás somente do Brasil. Para completar, o país é o segundo principal produtor de calçados da América Latina. Ou seja, boas oportunidades de negócios não faltam.

Participantes do FC By

Brasil ganham mercado

Em 2015, o México importou, só do Projeto FC By Brasil, mais de US$ 11 milhões de componentes brasileiros. Também destaca-se o aumento das exportações de calçados esportivos no país, que de 2009 a 2014 cresceram 35%. Quanto ao tipo de material predominante, destacam-se os calçados de couro, com mais de US$ 457 milhões em exportação. Em relação à indústria do couro, o México também tem expressiva participação, possuindo atualmente o 3º maior rebanho e abate da América Latina, depois do Brasil e Argentina. O país também se destaca no setor automotivo, sendo o 7º maior produtor a nível mundial e ainda se estima um crescimento de 70% da produção de automóveis no país até 2020. Ou seja, o país apresenta grandes oportunidades para o setor de químicos para couro.

Material Connexion:

design brasileiro chega à Nova Iorque

Bogotá, Medelin

e o design brasileiro

O design brasileiro não foi a passeio para Nova Iorque. Chegou para expor, ser referência e ficar à disposição para consulta. É isso mesmo! Empresas de componentes participaram da Material Connexion, uma verdadeira “biblioteca” que reúne acervo físico permanente de materiais para criações em moda, arquitetura, artes,

entre outros segmentos.

Para quem não conhece, a Material Connexion é líder mundial em inovação de materiais, apresentando mais de 7.500 materiais em sua biblioteca e banco de dados. 

Os componentes brasileiros ficarão disponíveis no painel Spotlight da biblioteca em Nova Iorque, por onde passam milhares designers e profissionais de grandes marcas anualmente. Além disso, todos os materiais estarão disponíveis no site da Material Connexion: www.materialconnexion.com.

O lançamento ocorreu em outubro, no evento Material ConneXion Spotlight Event, que possibilitou conectar as empresas com profissionais da indústria, clientes e imprensa - uma oportunidade única para encontrar

Colômbia recebe de braços abertos nossos de componentes de calçados e materiais para moda. Showroom com exposição de materiais das empresas brasileiras, Fórum de Inspirações, palestra de tendências de moda.

Foi assim o Showroom de Materiais da Colômbia, que ocorreu dia 18/10 em Bogotá e dois dias depois em Medelín, e que as fabricantes colombianos tiveram a oportunidade de conhecer mais dos componentes brasileiros para a indústria de calçados e couros. A exposição de materiais contou com consultoria especializada do Núcleo de Design da Assintecal direcionada para os fabricantes de calçados e acessórios do mercado colombiano, que puderam entender mais do potencial dos materiais brasileiros em design e inovação e inseri-los nas coleções locais.

As empresas colombianas ainda contaram com o apoio de atendimento do Showroom Virtual para facilitar o contato direto entre fornecedores e fabricantes. Além do showroom, ambas as cidades contaram com a palestra de Thais Wendling sobre o inverno 2017.

compradores que estão em busca de materiais inovadores.

Este evento ocorre duas vezes ao ano e apresenta os materiais para mais de 200 convidados a cada edição.

Os materiais expostos podem ser atualizados periodicamente e a Material Connexion, regularmente, informará quem está procurando pelos produtos, tanto na exposição física, quanto no banco de dados virtual.

DISPONÍVEL PARA VOCÊ!

Estas e mais informações estão disponíveis no estudo completo de oportunidades do México, desenvolvido pelo FC by Brasil. Os interessados podem entrar contato através do e-mail relacionamento@assintecal.org.br

Plataforma Peru

garante visibilidade

para fabricantes

de componentes

Em outubro, a cidade de Trujillo recebeu o showroom de materiais da Plataforma do Peru, onde mais de 80 empresários peruanos participaram da mostra, conhecendo os materiais de fornecedores brasileiros. Os participantes da cidade peruana tiveram contato com diversos tipos de componentes, como cabedais, enfeites e laminados, entre outros. Momento foi propício para a troca de informações, tais como preços, prazos de entrega, aplicação dos produtos,

usos e especificações.

A ação contou ainda com consultoria especializada, realizada pela consultora do Núcleo de Design da Assintecal, Melissa Walzer Sant’Ana, direcionada para fabricantes de calçados e acessórios do mercado peruano. Seu principal objetivo foi mostrar o potencial dos materiais da Plataforma Peru em design e inovação, buscando inserir os mesmos nas coleções locais.

Participaram da ação as empresas de componentes Endutex, Confortin, Base, Têxtil PBS, Ambiente Verde, R. Mello e Emcoplas/Alta Frequência.

O mercado peruano traz diversas oportunidades para os brasileiros, como explica o presidente da Assintecal, Milton Killing: “O Peru aumentou em 15% o crescimento na produção de calçados nos últimos 5 anos, atingindo 50 milhões de pares em 2013. É um mercado em expansão e crescimento e, contanto que se adaptem à realidade local, há abertura para a entrada de materiais de moda e tecnologia de nossa indústria de componentes. Ótima oportunidade

e visão de mercado de nossos associados”. O showroom é uma ação da Plataforma do Peru, com apoio da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). A Plataforma Peru para promoção dos produtos brasileiros no mercado peruano é coordenada pelo distribuidor Jorge Ponce.

Ferramentas ampliam

negócios e tomadas

de decisões

Os estudos oferecem às empresas participantes do FC by Brasil subsídios que permitem aumentar sua participação no mercado internacional, além de diversas informações que auxiliam na tomada de decisões estratégicas para o mercado externo.

Sobre o Footwear

Components by Brasil

O projeto FC by Brasil é voltado para fabricantes brasileiros interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo.

Realizado pela Assintecal e Apex-Brasil, o projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Mais de 150 empresas participam do projeto com resultados de exportação acima da média do setor. Visite o site www.fcbybrasil.com, mande e-mail: relacionamento@assintecal.org.br ou acesse a

página do Facebook: facebook.com/fcbybrasil.

Em Bogotá, foram mais de 50 empresas atendidas com cerca de 70 empresários. Em Medelín, o evento também foi um sucesso, com 26 empresas atendidas, cerca de 40 pessoas no total.

O showroom é uma iniciativa da Assintecal. Quer saber mais? Entre em contato através do e-mail relacionamento@assintecal.org.br

Atualmente, o México produz 245 milhões de pares de calçados por ano e vem em um ritmo de crescimento na produção calçadista, diferente do Brasil: o crescimento do setor calçadista mexicano é uma grande vantagem para os produtores de matéria-prima brasileiros.

De acordo com os dados do World Shoe Review, existem 2.500 indústrias de calçados formais no país e praticamente

o dobro deste número de empresas informais, a maioria micro e pequenas. Do total de pares produzidos, 70% são fabricados no estado de Guanajuato e 58% na cidade de León.

(9)

COMPONEWS ASSINTECAL 19 COMPONEWS ASSINTECAL 18

Footwear Components by Brasil

COMPONEWS ASSINTECAL 18

Plataforma Moda

Bogotá IBB realiza

curadoria de moda

e acompanhamento

técnico de designers

em Bogotá

Através do apoio a profissionais colombianos, o IBB realiza curadoria e acompanhamento técnico de designers que participarão de uma seleção realizada pela Plataforma Comercial e de Negócios de Moda de Bogotá-Colômbia.  Os curadores são o estilista Walter Rodrigues e Maria Eugenia Castellanos, que auxiliam na preparação técnica de designers selecionados, que desenvolverão coleções para apresentar aos desfiles, showrooms e lojas pop-up, de acordo com as normas internacionais da indústria.

O IBB – Instituto By Brasil firmou projeto junto

com a Câmara de Comércio de Bogotá para aprimorar

o design local. É a Plataforma Moda Bogotá.

A curadoria é desenvolvida a partir de inscrições recebidas através de uma plataforma (site) onde os curadores Walter Rodrigues e Maria Eugênia realizam uma pré-seleção das propostas recebidas e entrevistas com estes designers.

Este processo deverá resultar numa seleção de 41 estilistas que participarão de desfiles e showroom pop up store, dentro dos setores têxtil, calçadistas, couro e joias. No caso da pop up store, os top designers das cinco

Footwear Components By Brasil registra

aumento de 35% nas exportações em 2016

I. Programa amplia participação no exterior

As empresas de componentes para a indústria coureiro-calçadista vêm ampliando sua participação no território internacional através do projeto Footwear Components By Brasil (FC by Brasil) - programa da Apex-Brasil com a Assintecal.

Especificamente em outubro/16, o projeto exportou US$ 18,8 milhões, 1% a mais do que o mês anterior (set/16) e 40% acima do mesmo mês do ano anterior (out/15).

II. Acumulando bons frutos

As empresas que participam do programa apresentaram um crescimento anual acumulado (jan. a out.) de 35% em relação ao mesmo período de 2015, atingindo a soma de US$ 223,6 milhões. A participação do valor das exportações do Projeto FC by Brasil no setor já atinge 41,3% em outubro de 2016.

III. Participação em mais de 70 países

São mais de 70 países que recebem os produtos verde-amarelos. O projeto FC By Brasil vem ampliando sua participação após longo processo de capacitação e qualificação das empresas e uma grande aposta em tecnologia e design. Como bem observado por Milton Killing, presidente da Assintecal: “Existe um direcionamento muito forte em apoiar a exportação de materiais com mais valor agregado e manter o foco nos mercados-alvo. Estes resultados de crescimento constante revelam que as empresas estão pensando na exportação como uma decisão estratégica”.

IV. Destinos em alta

Os principais destinos de exportação são China, Argentina, Índia, Alemanha e México. E os que mais cresceram, em valores (US$) foram a China, Alemanha, Argentina e EUA.

MÊS JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

2015 US$ 8.938.765 25.275.718 43.503.548 58.647.726 72.677.801 88.046.283 105.945.794 133.145.805 152.643.164 166.069.245 194.106.928 219.467.264

2016 US$ 27.094.662 41.237.433 64.518.676 84.872.231 106.486.020 130.175.556 158.396.389 186.259.621 204.867.044 223.678.455

VARIAÇÃO ACUMULADA 

16-15 203% 63% 48% 45% 47% 48% 50% 40% 34% 35%

Design como impulsionador

de eficiência produtiva

O design, dentro do mundo da moda, é visto somente como um fator estético e derivado de criatividade em criar novas cores, desenhos e formas. Essa forma quase exclusiva de ser visto foi adaptada para uma mudança de cultura necessária ao perdermos as encomendas com desenhos já pré-definidos e com grandes volumes para os países asiáticos. Mas, se continuarmos a vê-lo unicamente dessa forma, estaremos praticando um alto grau de miopia frente aos desafios que estamos vivendo. Hoje, o design deve obter um novo grau de importância e um deles é o da busca de melhoria da eficiência produtiva, que hoje é considerada uma das ferramentas essenciais para a criação de mais valor para o consumidor por um preço que ele está disposto a pagar. Para isso, é fundamental que haja uma integração dos elos da cadeia de valor desde o P&D até a chegada do produto nos pontos de venda.

A grande questão é como fazer com que isso aconteça. Ficamos imaginando inovações disruptivas ou incrementais, quando talvez pudéssemos utilizar ferramentas já disponíveis. A inovação mais importante talvez seja a forma de pensar, através da qual possamos nos tornar um setor mais colaborativo com compartilhamento de informações, riscos e oportunidades.

Uma das ferramentas que já dispomos e que foi bastante pioneira quando lançada é o Fórum de Inspirações, hoje já renomeado de

Conexão Inspiramais. Ele é visto como

um laboratório de desenvolvimento de produtos a partir de conceitos de inspirações.

Entretanto, se o analisarmos dentro de todo o grande ciclo no qual está inserido, veremos o quanto ele proporciona novos materiais e o quanto pode contribuir para reduzir o time to market e o lead time, aumentando as inovações tanto em materiais, como nos produtos finais, sendo uma ferramenta da eficiência produtiva. Quando a pesquisa é efetuada, ela não se fixa em particularidades, mas busca um contexto mundial, nos importantes acontecimentos sócio, político e econômicos que determinam os movimentos futuros e indicam o que deverá acontecer nas próximas temporadas. Esses movimentos são acompanhados e esses conceitos são confirmados ou reajustados, pois, ao final, quem determina a aceitação de um produto ou não é o consumidor. Essas informações são passadas simultaneamente para todo o sistema: para alguns elos como informação e para o setor de componentes como acompanhamento no desenvolvimento de novos materiais. Existe uma metodologia para

essas definições, onde há espaço para a experimentação do novo, para sua consolidação e finalmente para atingir-se a maior parte do mercado.

O que isso significa para a melhoria da eficiência produtiva dentro da indústria? Que ela pode antecipar-se na criação e preparar-se de forma adequada para futuras demandas e já antever os materiais que devem ser as apostas no futuro. Só para lembrar, as luzes de led e a cor branca para solados e calçados foram, há um ano, vistos como uma possibilidade que se concretizou nessa estação e que realmente ocasionou problemas de fornecimento tanto de materiais como de produtos finais, uma vez que a indústria não estava preparada.

Por isso, falou-se no início que a inovação que mais devemos investir seja na forma de pensar. É necessário desenvolver novos comportamentos, como pro-atividade,

Ilse Guimarães-

Superintendente da ASSINTECAL

experimentação, exploração, fazer acontecer, falhar rápido e corrigir mais rapidamente ainda. Precisamos mudar a nossa cultura, pois não devemos enxergar a colaboração como uma perda, mas sim um ganho, o compartilhamento não como uma invasão, mas como uma forma de agregar.

LIdewij Edelkoort, considerada uma das 25 pessoas mais influentes no mundo da moda, em uma entrevista diz que a moda atual como a conhecemos está morta, mas nos diz também que a alta tecnologia aliada aos materiais será o futuro. Mas isso requer coragem e capacidade de tolerar o risco e a incerteza de investir não somente no que já se tem garantias de vendas, mas, sim, apostar no novo e, assim, fazer com que haja sempre novidades a serem oferecidas para o consumidor. Talvez, aí, se deixe de pensar no design simplesmente como melhoria de produto e possamos visualizá-lo como um grande auxiliar para que os processos se tornem mais eficientes.

A inovação mais importante talvez

seja a forma de pensar, através da qual

possamos nos tornar um setor mais

colaborativo com compartilhamento

de informações, riscos e oportunidades.

‘‘

‘‘

melhores propostas para performances serão escolhidos para uma exposição de design em Paris, em outubro de 2017.

Realizada em etapas, além da seleção e acompanhamento presencial em Bogotá, há também o acompanhamento da curadoria online durante todo o desenvolvimento do projeto, que teve seu início em agosto de 2016 e se encerra em março de 2017.

(10)

COMPONEWS ASSINTECAL 21 COMPONEWS ASSINTECAL 20

Multifacetada

e sustentável

‘‘Há quase 8 anos eu

senti uma necessidade

absoluta de questionar

o papel da indústria

da moda e da beleza

nos nossos tempos.’’

Realizar

Chiara Gadaleta Klajmic é multifacetada: ex-modelo, apresentadora de TV, stylist, consultora, empresária... Em tudo que faz, adjetivos não faltam. O que mais chama atenção é seu trabalho diretamente ligado ao meio ambiente e inclusão social,como o seu projeto Ecoera - plataforma de disseminação das práticas sustentáveis nos mercados de moda e beleza.

Conhecedora do Inspiramais, Chiara já participou por duas edições do Mix by Brasil e, segundo contou, “Foi uma experiência maravilhosa!”. Na edição que acontece nos dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo, ela estará presente no ciclo de palestras sobre o tema que mais gosta: “vamos trocar experiências justamente de como fazer negócios em tempos de sustentabilidade”. Na entrevista abaixo, Chiara revela um pouco mais para nós. Confira!

Cnews: Modelo, stylist, consultora de moda, estilista, empresária, engajada em causas ambientais...ser sustentável é buscar sempre por mudança e diversidade?

Minha inquietação me levou a mudar completamente a direção da minha carreira algumas vezes. Há quase 8 anos eu senti uma necessidade absoluta de questionar o papel da indústria da moda e da beleza nos nossos tempos. Fui organicamente levada a pesquisas que me mostraram como esses dois mercados podem se tornar agentes de transformação social e ambiental.

Cnews: Como surgiu o prêmio Ecoera? Pode falar um pouco sobre ele?

O Movimento Ecoera surgiu há 8 anos com a missão de ser uma ponte entre os mercados de moda, beleza e design e a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. Atualmente, o Ecoera é uma plataforma multidisciplinar de disseminação das práticas sustentáveis nos mercados de moda e beleza, que atua com as frentes de consultoria para as empresas, artesanato sustentável, com capacitação de polos, eventos com a participação de empresas, marcas e projetos com atributos sustentáveis, e o Prêmio Ecoera em parceria metodológica do Sistema B.

Cnews: Fala-se muito em sustentabilidade, mas parece ser um tema ainda difuso de maneira geral. Compartilha dessa percepção? O que é ser sustentável?

Na verdade, hoje falamos de empresas, marcas, processos e produtos conectados. Falamos de empresas que se conectam com as questões urgentes dos nossos tempos: meio ambiente e sociedade.

Cnews: Como enxerga as empresas nos processos sustentáveis?

Elas são fundamentais na transição para novos modelos de negócios. O Ecoera lançou no ano passado o Prêmio Ecoera em parceria com o Sistema B e juntos estamos valorizando empresas que possuam práticas conscientes em toda sua cadeia de valor.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Ferramentas manuais Ferramentas elétricas Ferramentas pneumáticas Ferramentas hidráulicas Ferramentas de medição Equipamentos ambientais SAA/SAO ETA ETE Compressor

O INSPIRAMAIS é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

As fezes foram continuamente congeladas durante o período de coleta e uma amostra composta foi formada para cada vaca por período.. As amostras compostas de fezes foram desidratadas

Sumário executivo.. No entanto, sempre há aprendizados e oportunidades durante os períodos adversos. Na CBMM, pudemos reforçar a importância da segurança e da saúde em

A nossa abordagem prepara as organizações para dar resposta aos desafios da introdução e da gestão do RGPD, respondendo a todas dúvidas iniciais, cobrindo todas as entidades

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A realização consciente competentes das tarefas de ensino e aprendizagem torna-se, assim, fonte de convicções, princípios de ação, que vão regular as ações práticas dos