• Nenhum resultado encontrado

INSTALAÇÃO UBUNTU NUM INSTANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTALAÇÃO UBUNTU NUM INSTANTE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INSTALAÇÃO UBUNTU NUM INSTANTE

Este é um manual ilustrado “quick and dirty” para quem quer instalar o Ubuntu na sua máquina o mais rápido possível, sem se perder com grandes detalhes. O objectivo é providenciar alguma segurança a quem instala o Ubuntu/Linux pela primeira vez. No entanto, isto não dispensa os preparativos da praxe para a instalação de um novo sistema operativo, tais como fazer cópias de segurança de todos os dados importantes e ter os CDs/DVDs de recuperação do computador à mão, para aquelas situações em que tudo falha. É imperativo LER ATENTAMENTE TODO O MANUAL antes de fazer o que quer que seja. Nós não nos responsabilizamos por perdas de dados ou qualquer outro dano.

(2)

PREPARAÇÃO

Para instalar o Ubuntu, é necessário:

• Um CD do vosso novo sistema operativo preferido. • Um computador a precisar de software livre.

• Software de gestão de partições, se for caso disso (ver abaixo).

Obtenham a imagem do CD do Ubuntu:

• ftp://glua.ua.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso (PC) • ftp://glua.ua.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06.1-desktop-powerpc.iso (Mac)

• ftp://glua.ua.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06.1-desktop-amd64.iso (Para cpu's com suporte x86-64. Se não sabem se o vosso cpu possui esse suporte, escolham a versão para PC)

Gravem-na para um CD (700MB).

Façam cópias de segurança de todos os dados importantes antes de continuar. É muito raro haver perdas de dados durante a instalação, mas la diz o ditado: “vale mais prevenir...”

Escolham a alternativa mais adequada ao vosso caso:

• Já tem um (ou vários) sistema operativo instalado no vosso computador, querem mantê-lo tal como esta, e poder arrancar este ultimo ou o Ubuntu conforme for necessário.

• Tem um disco completamente limpo/novo.

Para quem já tem sistemas operativos instalados os passos a seguir são:

• Instalar a aplicação de gestão de partições; • Desfragmentar as partições (todas!);

• Redimensionar as partições, de modo a libertar o espaço necessário; • Reiniciar o computador para que as alterações sejam efectuadas (refiram-se a documentação da aplicação utilizada para o efeito);

Para quem tem discos limpos:

• Instalar outros Sistemas Operativos (se realmente os quiserem... :P). Durante este processo, ao criar a partição (ou partições) que vai alojar o dito Sistema Operativo lembrem-se de deixar espaço para o Ubuntu.

O Ubuntu pode ser instalado em apenas 2 GB (mais 256 MB para a memoria virtual), mas nos recomendamos que se reserve um espaço de pelo menos 4 a 5 GB, isto porque depois vai ser preciso espaço para programas, ficheiros, etc.

(3)

INSTALAÇÂO

Consultem a documentação da vossa BIOS para informação sobre como arrancar a partir de um CD. Introduzam o CD do Ubuntu na drive. Em poucos instantes aparece o menu de arranque.

Escolham a opção “Start or install Ubuntu”. Se for impossível iniciar com esta opção, reiniciem o computador e escolham a opção “Start Ubuntu in safe graphics mode”. Aguardem o carregamento do Live CD (pode demorar alguns minutos).

(4)

Seleccionem a linguagem a ser utilizada durante a configuração/instalação do Ubuntu. (Sugestão: Português)

(5)

Escolham a disposição do teclado. (Sugestão: Português)

Introduzam os dados referentes ao utilizador e à máquina. O username tem de começar com uma letra minúscula e não pode ser igual à password.

Jonh Doe

jdoe

(6)

De seguida é necessário criar as partições para Linux. Escolham "Manualmente editar a tabela de partições".

Embora o tamanho e o tipo da partição possa ser diferente, se seguiram todos os passos descritos, devem ter à vossa frente algo semelhante com o ecrã seguinte.

(7)

Cliquem com o botão direito do rato sobre “Não alocado”. Escolham “Novo”. Deve aparecer uma janela como esta: O objectivo é criar a partição principal. O importante aqui é que o espaço livre que sucede seja maior que 256 MB (pois e aí que vamos alocar a memória virtual), que a partição seja primária, e o sistema de ficheiros seja ext3. Quando tudo estiver certo, cliquem em “Adicionar”.

Repetir o processo para alocar uma partição de memoria virtual (swap) no espaço que sobra. Esta partição deve ser 2 vezes maior que a memoria RAM, embora mais do que 1 GB de memoria virtual seja desnecessário em qualquer sistema moderno.

(8)

O vosso disco vai ficar parecido com a figura seguinte (Dizemos vai ficar porque as alterações só são escritas para o disco depois de clicar em Avançar).

Cliquem em “Avançar” e aparecerá o ecrã de escolha dos pontos de montagem. Estes são escolhidos automaticamente para as partições “/” (raiz, partição principal de Linux) e memória virtual (swap).

(9)

Para as outras partições pode-se deixar como está (“/media/sdXX”, ou “/media/hdXX”), mas é útil montar as partições em nomes identificativos para posterior acesso, já que o Linux consegue aceder as partições NTFS e consegue ler e escrever em partições FAT32. O ponto de montagem será o caminho para acederem às outras partições quando estiverem a usar Linux (no nosso exemplo estamos a montar uma pratição NTFS na pasta “/janelinhas”).

Cliquem em “Avançar”. Revejam se todas as escolhas neste último ecrã estão de acordo com o esperado. Se não estiverem é possível voltar atrás e corrigir. Está na hora de clicar em “Instalar”. A instalação normal pode demorar entre 10 a 20 minutos. Quando a instalação terminar, escolher a opção de reiniciar o computador. A partir de agora o vosso computador pode iniciar o Ubuntu a partir do menu de arranque.

Referências

Documentos relacionados

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

CENTROS ECORREGIONAIS: Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Cerrados; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Acre; Embrapa Amapá; Embrapa Rondônia; Embrapa Roraima; Embrapa Meio-Norte;

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que