• Nenhum resultado encontrado

VOLUME II Caracterização e Diagnóstico. Plano Regional de Ordenamento do Território. - Equipamentos e Serviços ANEXO Q

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VOLUME II Caracterização e Diagnóstico. Plano Regional de Ordenamento do Território. - Equipamentos e Serviços ANEXO Q"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DO AM BIENT E, DO ORDE N A MENTO DO TERRITÓRIO E DO DES EN VOLVIMENTO REGIONAL C O MISSÃO DE C O ORD E NA ÇÃO E DE SEN VOL V IMEN TO RE GIONAL D O AL GARV

Plano Regional de Ordenamento do Território

- Equipamentos e Serviços

VOLUME II

Caracterização e Diagnóstico

ANEXO Q

(2)

ÍNDICE

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS ... 2

1. Ensino ... 2

2. Saúde e Segurança Social ... 3

3. Desporto ... 4 4. Cultura e Lazer ... 4 5. Serviços e Comércio ... 5 6. Acolhimento empresarial ... 6 7. Transportes e Comunicações ... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 7

(3)

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

O presente levantamento considerou a tipologia de equipamentos apresentada na “Carta de Equipamentos e Serviços de Apoio à População - 2002” (CESAP), publicado em 2003 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Não foram considerados todos os equipamentos e serviços de apoio à população, tendo-se procedido a uma selecção dos mais relevantes em cada concelho e/ ou considerando a sua importância supra-municipal (ver cartografia em anexo na parte final do presente volume).

Uma vez que não foi possível dispor em tempo útil da informação entretanto solicitada ao INE (a referida publicação não fornece o número de equipamentos/ serviços existentes por freguesia nem discrimina as freguesias que têm ou não determinado equipamento/serviço), efectuou-se uma consulta junto de todas as 16 Câmaras Municipais da região do Algarve.

A presente análise será posteriormente aferida e corrigida na sequência do tratamento dos dados entretanto obtidos junto do INE.

1. ENSINO

Das 84 freguesias da região, apenas 13 não são servidas por um estabelecimento do Ensino Pré-Escolar. Saliente-se que estas 13 freguesias são essencialmente freguesias do interior/ periferia da região: Giões, Pereiro e Vaqueiros (conc. de Alcoutim); Bordeira (conc. de Aljezur); Barão de S. João (conc. de Lagos); Alte, Ameixial e Querença (conc. de Loulé); Alferce e Marmelete (conc. de Monchique); Barão de S. Miguel e Raposeira (conc. de V. do Bispo) e ainda Montenegro (conc. de Faro), uma das novas freguesias da região.

Saliente-se ainda que das restantes 71 freguesias que têm este serviço, mais de metade (38) são servidas apenas por 1 estabelecimento, o que poderá querer revelar situações de carência.

De todas as freguesias da região, apenas 4 não são servidas pelo Ensino Básico do 1º Ciclo. São, de novo, freguesias do interior/ periferia da região: Giões, Pereiro e Vaqueiros (conc. de Alcoutim); Bordeira (conc. de Aljezur).

No que respeita ao 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, apenas 43 das 84 freguesias da região se encontram servidas. Saliente-se que destas 43 freguesias, 7 são servidas pelo Ensino Básico Mediatizado (EBM), precisamente algumas da freguesias mais interiores e o caso particular da Culatra (freg. da Sé/ Faro). As 41 freguesias não servidas são essencialmente freguesias do interior/periferia, havendo concelhos – Aljezur, Castro Marim, Lagos, Monchique e Vila do Bispo - em que estes níveis do ensino apenas são prestados na sede de concelho e ainda outros – Alcoutim, Lagoa e Tavira (exceptuando o EBM) – em que os estabelecimentos de ensino se localizam na sede de concelho e numa outra freguesia.

Os estabelecimentos do Ensino Secundário estão confinados às sedes de 11 dos concelhos da região (sendo o estabelecimento de Quarteira/ Loulé a única excepção), sendo que os restantes 5 concelhos – Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo – precisamente os mais periféricos, não possuem qualquer estabelecimento de ensino desta valência. Registe-se ainda a

(4)

existência de Escolas do Ensino Técnico-Profissional em freguesias sem ensino secundário, como são os casos de Aljezur/ Aljezur e Paderne/ Albufeira, para além das existentes na cidade de Faro.

Os equipamentos de Ensino Superior apenas existem nas cidades de Faro, Portimão, Loulé e Silves.

2. SAÚDE E SEGURANÇA SOCIAL

Não sendo possível (para já) apurar o número de consultórios médicos existentes por freguesia, podemos no entanto adiantar que apenas existe um ou mais consultórios em 45 das 84 freguesias da região. Ou seja, 39 freguesias não estão servidas por qualquer consultório e essas freguesias são essencialmente freguesias do interior/ periferia: todas as 5 freguesias de Alcoutim, 3 das 4 freguesias de Aljezur, 3 das 4 freguesias de Castro Marim, 2 das 3 freguesias de Monchique, 4 das 5 freguesias de Vila do Bispo, as freguesias do Norte do concelho de Loulé. Contudo, também no litoral e em freguesias com relativos dinamismos – por exemplo: Montenegro (Faro), Carvoeiro, Ferragudo e Porches (Lagoa), Fuseta e Pechão (Olhão), Monte Gordo e Cacela (V.R.Sto. António) – não existe qualquer consultório médico. Em alguns concelhos, nomeadamente Aljezur, Monchique e Vila Real de Sto. António, o(s) consultório(s) médico(s) existentes localizam-se na sede de concelho, dando-se igualmente o caso curioso – como em Castro Marim e Vila do Bispo – de os únicos consultórios existentes se localizarem em freguesias que não a da sede de concelho Altura e Sagres, respectivamente.

Apenas 20 das 84 freguesias da região não são servidas por farmácias. São essencialmente freguesias do interior/periferia - Giões, Pereiro e Vaqueiros (conc. de Alcoutim), Bordeira e Rogil (conc. de Aljezur), Altura, Azinhal e Odeleite (conc. de Castro Marim), Ameixial, Querença e Tôr (conc. de Loulé), Alferce (conc. de Monchique) e Barão de S. Miguel, Budens e Raposeira (conc. de Vila do Bispo) – para além de algumas outras freguesias localizadas na faixa litoral meridional. A quase totalidade das freguesias da região é servida por centros de saúde ou extensões, sendo as excepções apenas as freguesias das cidades servidas por unidades hospitalares de maior dimensão, a freguesia da Raposeira (talvez pela grande proximidade à sede de concelho – Vila do Bispo) e uma ou outra freguesia no interior.

Os hospitais gerais públicos apenas existem em 3 cidades – Faro, Lagos e Portimão -, estando igualmente registado um hospital geral privado em Alvor/ Portimão.

No que respeita às creches, esta valência existe em 45 das 84 freguesias da região. É possível, numa primeira análise, detectar duas situações: existem dois concelhos – Aljezur e Vila do Bispo – onde não há uma única creche; e existem 2 concelhos (3 se consideramos S. Brás de Alportel) onde todas as freguesias têm pelo menos uma creche.

Também neste equipamento é possível observar uma desigual distribuição pelo território regional, uma vez que a generalidade das freguesias do interior e da periferia da região – 3 freguesias de Alcoutim, a totalidade das freguesias de Aljezur, as duas freguesias mais setentrionais de Castro Marim, as freguesias mais setentrionais de Loulé, duas freguesias de Monchique e a totalidade das freguesias de Vila do Bispo – não dispõem desta valência. Por outro lado, também em algumas freguesias do litoral se regista a inexistência de creches.

(5)

Todos os concelhos da região dispõem de pelo menos 1 Lar de Idosos, havendo alguns concelhos que possuem 2 (Albufeira e Vila Real de Sto. António), outro que possui 3 (Lagos), e outros ainda que possuem 4 ou mais (Faro, Loulé, Olhão, Portimão e Silves).

Os Centros de Dia existem em 57 das 84 freguesias da região. Destacam-se os concelhos de Alcoutim, Monchique, Portimão, Vila Real de Sto. António (e ainda S. Brás de Alportel), que possuem esta valência em todas as freguesias, sendo também de destacar os concelhos de Albufeira e Olhão que têm menos de metade das suas freguesias dotadas desta valência. Ao contrário da generalidade dos equipamentos que temos estado a abordar, neste caso poder-se-á dizer que as freguesias do interior/periferia da região não estão menos dotadas do que as freguesias da frente litoral sul.

3. DESPORTO

Apenas 15 das 84 freguesias da região são servidas por piscinas abertas ao público. Se analisarmos a distribuição geográfica deste equipamento desportivo verificamos que apenas 12 dos 16 concelhos da região são servidos, sendo os concelhos de Aljezur, Lagos, Vila do Bispo e V. R. de Sto. António aqueles que não são servidos.

Os campos de jogos existem em 68 das 84 freguesias da região. Contudo, ao contrário da generalidade dos equipamentos que temos vindo a analisar, não se pode afirmar que as freguesias com carências a este nível são as do interior. As 16 freguesias que não dispõem deste equipamento são tanto freguesias do interior/periferia - Bordeira e Rogil (conc. de Aljezur), Querença (conc. de Loulé), Budens, Raposeira e Sagres (conc. de Vila do Bispo) – mas também algumas freguesias do litoral incluindo as das cidades: Montenegro (Faro), S. Sebastião (Loulé) e Santiago (Tavira).

Os pavilhões desportivos e ginásios apenas existem em 29 das 84 freguesias da região, sendo de registar que apenas dois concelhos – Lagos e Vila do Bispo – não possuem qualquer equipamento desta natureza. Em concelhos como Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique, Tavira e Vila Real de Sto. António, os únicos equipamentos existentes localizam-se na sede de concelho; enquanto nos restantes concelhos – Albufeira, Faro, Lagoa, Loulé, Olhão e Portimão – existem pavilhões/ ginásios em mais do que uma freguesia.

4. CULTURA E LAZER

As salas de espectáculo/ conferências/ congressos estão presentes em 30 das freguesias da região, principalmente as freguesias da frente litoral sul e das sedes de concelho (casos de Alcoutim, Aljezur, Loulé, Vila do Bispo e Vila Real de Sto. António). Porém, existem concelhos – Castro Marim, Monchique e Tavira – que não apresentam nenhuma sala com características para a organização destes eventos.

Os écrans de cinema existem em apenas 12 concelhos da região, estando excluídos os concelhos de Alcoutim, Aljezur, Monchique e S. Brás de Alportel. A grande concentração deste equipamento ocorre principalmente nas grandes superfícies comerciais (de Portimão, Guia e Faro), enquanto nos restantes concelhos se resume regra geral à existência de um (pequeno) auditório na sede de concelho.

(6)

Apenas 21 freguesias da região (exactamente 25% do total) dispõem de biblioteca aberta ao público, sendo de registar que este equipamento existe em todos os concelhos com excepção de Aljezur e Vila Real de Sto. António. Na grande maioria dos concelhos – Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Lagoa, Loulé, Monchique, Tavira e Vila do Bispo - a biblioteca existente encontra-se na sede de concelho, sendo poucos os concelhos - apenas Faro, Lagos, Olhão, Portimão e Silves - que possuem bibliotecas em mais do que uma freguesia

5. SERVIÇOS E COMÉRCIO

Os tribunais existentes estão nas sedes de 10 dos 16 concelhos da região, nomeadamente em alguns dos da frente litoral sul. Assim sendo, não existe qualquer tribunal nos concelhos de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, S. Brás de Alportel e Vila do Bispo. Com excepção da capital regional/ distrital Faro, que detém 2 tribunais, todos os restantes 9 concelhos têm 1 tribunal.

Os postos policiais (PSP ou GNR) existem em 33 das freguesias da região. Existem postos policiais em todos os concelhos, independentemente da instituição considerada. Apenas três concelhos – Castro Marim, Monchique e S. Brás de Alportel - têm apenas um posto policial; 6 concelhos – Alcoutim, Aljezur, Lagoa, Lagos, Tavira e Vila do Bispo – têm 2 postos policiais; 5 concelhos – Faro, Olhão, Portimão, Silves e V. Real de Sto. António – têm 3 postos policiais; Albufeira tem 4 postos policiais e Loulé tem 5 postos policiais. A razão para o concelho de Loulé apresentar mais postos policiais do que qualquer outro concelho, incluindo o da capital regional/ distrital (Faro), prender-se-á por certo com aspectos como a dimensão territorial e demográfica do concelho (o maior da região nestes dois parâmetros) bem como com o elevado número de núcleos urbanos existentes no concelho.

Existe pelo menos uma corporação de bombeiros em todos os concelhos da região, com excepção apenas do concelho de Castro Marim. Dos 15 concelhos com corporação de bombeiros, 13 possuem somente uma corporação localizada na sede de concelho, enquanto no concelho de Faro se localizam duas corporações (na cidade) e em Silves existem 5 corporações em 8 das freguesias do concelho. Por certo que a grande extensão territorial do concelho e a existência de vastas áreas de matos e floresta justificarão a existência de tantas corporações neste concelho, o que por certo também faria sentido nas áreas dos concelhos de Aljezur, Monchique , Loulé, Tavira e Alcoutim.

Existem postos de abastecimento de combustíveis em 56 das freguesias da região, o que significa que 28 freguesias não possuem qualquer posto. Destas 28 freguesias, 18 são freguesias do interior, sendo as restantes essencialmente pequenas freguesias do litoral muito próximas dos principais aglomerados concelhios, pelo que, numa primeira análise, dificilmente se poderão classificar como situações de carência.

A existência de postos de abastecimento de GPL é muito limitada e está confinada a uns meros sete postos localizados em Faro, Olhão, Portimão e Vila Real de Sto. António (1 posto cada) e Loulé (3 postos).

Apenas 7 dos 16 concelhos da região possuem centros comerciais. São eles: Albufeira, Alcoutim, Faro, Loulé, Portimão, Tavira e Vila Real de Sto. António. O concelho de Albufeira é de longe o que mais centros comerciais concentra (14 dos 32 da região), cabendo ao concelho de Loulé o segundo lugar (6 centros) e ao concelho de Vila Real de Sto. António o terceiro posto (4 centros). Todos os restantes 4 concelhos têm entre um e três centros comerciais.

(7)

Em termos de freguesias, os centros comerciais concentram-se em apenas 14 das 84 freguesias a região, sendo que apenas os concelhos de Albufeira e Vila Real de Sto. António têm mais de metade das freguesias dos respectivos concelhos com centros comerciais.

Os hipermercados estão presentes em 10 dos 16 concelhos da região. Os 6 concelhos sem este tipo de comércio são os concelhos de Alcoutim, Aljezur, Monchique, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Sto. António. Por norma, estas grandes áreas comerciais situam-se ou nas sedes de concelho ou, com maior incidência, em áreas de freguesias contíguas às sedes de concelho, junto aos principais eixos e nós rodoviários.

6. ACOLHIMENTO EMPRESARIAL

As áreas infra-estruturadas para localização empresarial existentes na região são em número absoluto de 23, repartidas por 12 concelhos, sendo que os restantes 4 – Castro Marim, Lagoa, Tavira e Vila do Bispo – não dispõem de nenhuma destas áreas. O concelho de Loulé é o que mais áreas desta natureza apresenta (6), seguindo-se os concelhos de Albufeira, Alcoutim, Faro, Lagos, Olhão e S. Brás de Alportel (com duas áreas cada) e os concelhos de Aljezur, Monchique, Portimão, Silves e Vila Real de Sto. António com uma área cada.

As 23 áreas concentram-se em 20 das freguesias da região, pelo que apenas 3 freguesias apresentam duas áreas: Quarteira (Loulé), Quelfes (Olhão) e S. Brás de Alportel.

7. TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

O único equipamento analisado deste grupo – as estações ou postos de correio -, existem em todos os 16 concelhos da região. É um equipamento relativamente disseminado por todo o território, havendo contudo 8 dos 16 concelhos que não apresentam este equipamento em todas as respectivas freguesias, como são os casos de Aljezur, Castro Marim, Faro, Loulé, Monchique, Olhão, Tavira e Vila do Bispo. No total, são 20 as freguesias sem este equipamento, sendo que a maioria destas freguesias pertence ao interior/ periferia da região.

(8)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como se pode inferir da breve análise acima apresentada, subsiste uma forte desigualdade na distribuição dos equipamentos e serviços de apoio à população pelo território da região. A concentração de equipamentos e serviços é notoriamente maior na faixa litoral meridional, naturalmente por força de uma indiscutível maior concentração populacional e de actividades nesta faixa do território. No interior e nas áreas mais periféricas da região vamos encontrar as freguesias pior apetrechadas em termos de equipamentos e serviços, situação apenas atenuada nas sedes de concelho, embora mesmo nestas se possam apontar, sem uma análise muito profunda, algumas carências. Não espanta por isso que seja precisamente nestas áreas que vamos encontrar as freguesias com o mais baixo número de equipamentos e de serviços, como por exemplo, de entre outras:

• a freguesia da Bordeira (conc. de Aljezur) – apenas 1 dos 28 equipamentos/serviços considerados nesta análise;

• as freguesias de Giões, Pereiro e Vaqueiros (conc. de Alcoutim) – apenas 4 dos 28 equipamentos/serviços considerados nesta análise;

• a freguesia de Odeleite (conc. de Castro Marim) – apenas 5 dos 28 equipamentos/ serviços considerados nesta análise;

• a freguesia de Ameixial (conc. de Loulé) – apenas 5 dos 28 equipamentos/ serviços considerados nesta análise;

• a freguesia de Azinhal (conc. de Castro Marim) – apenas 6 dos 28 equipamentos/ serviços considerados nesta análise;

Resta ainda acrescentar uma breve nota sobre as oito novas freguesias criadas depois de 19911. Desta breve análise verifica-se que, regra geral, as novas freguesias apresentam um nível muito baixo de dotação de equipamentos e serviços. Com as excepções das freguesias de Ferreiras (Albufeira) e Montenegro (Faro), todas as restantes apresentam somente 10 ou menos dos equipamentos/ serviços considerados nesta análise. Registe-se ainda que os valores da freguesia de Montenegro estão relativamente empolados pela existência do aeroporto, uma vez que este equipamento nos fez considerar uma série de serviços que existem em função do mesmo e não na lógica do serviço às populações. Estamos a referir-nos concretamente ao posto policial, ao posto dos correios e (embora em menor escala) ao posto de abastecimento de combustíveis concebido na óptica dos utilizadores do aeroporto.

Nota: como referido, a presente análise deve ser considerada a título preliminar, assumindo-se a existência de dados não validados, que serão posteriormente confrontados com informação suplementar das Câmaras Municipais, I.N.E. e outros organismos sectoriais.

1

Duas novas freguesias em 1993 – Rogil (conc. de Aljezur) e Altura (conc. de Castro Marim) – e seis novas freguesias em 1997 – Ferreiras e Olhos de Água (conc. de Albufeira), Montenegro (Faro) e Parchal (Lagoa), Tôr (Loulé) e Cabanas (Tavira).

(9)

Quadro 1. Equipamentos e serviços de apoio à população por Concelho

Serviços e Comércio Acolhimento Empresarial Comunicações Transportes e Ensino Saúde e Segurança Social Desporto Cultura e Lazer

Concelho Freguesia Tr ibunal Post o Policial (PSP, GNR) Corpor. de Bombeiros P. de Abast ec . Combust ív el P. de Abast ec . GPL Cent ro Comercial Hipermercado Área I nf ra-est rut ur. p /

Localiz . Empres. Estação ou Post

o de Correio Ed. Pré-Escolar (púb. e priv. ) Ens. Bás. 1º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Bás. 2º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Bás. 3º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Sec. (púb. e priv. ) Ens. Sup. (púb. e priv. ) Hospit al G eral (público) Cent ro de Saúde ou Ext ensão Fa rmácia ou P. de Medicament os Consult ório Médico Creche Lar de I dosos Cent ro de Dia Piscina

Campo de Jogos Descobert

o Pav. Desport ivo ou G inásio Sala d e Espectáculos / Conf erências /

Congressos Écran de Cinema Biblioteca Abert

a ao Público Albufeira 1 3 1 3 11 3 5 5 2 1 1 4 1 2 4 2 3 1 Guia 1 2 1 1 1 2 2 1 1 1 1 1 2 9 Olhos de Água 3 1 1 3 1 1 1 Paderne 1 1 1 1 2 1 1 (P) 1 1 1 1 2 1 1 Albufeira Ferreiras 4 1 1 1 3 2 1 1 1 1 1 1 1 Alcoutim 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 1 1 1 Giões 1 1 1 1 Martim Longo 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 3 Pereiro 1 1 1 1 Alcoutim Vaqueiros 1 1 1 1 Aljezur 1 1 2 1 1 1 1 1 (P) 1 1 1 1 1 1 1 1 Bordei ra 1 Odeceixe 1 1 1 1 1 1 1 Aljezur Rogil 1 1 1 1 2 1 Altura 1 1 1 1 1 1 1 1 Azinhal 1 1 1 1 1 1 Castro Marim 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Castro Marim Odeleite 1 1 1 1 1 Conceição 2 1 2 1 1 Estói 1 1 1 1 1 1 1 1 1 S.Pedro 1 2 1 1 1 6 7 2 1 (P) 1 1 2 (PE) 3+4 2 2 9 2 Sé 2 1 2 7 1 1 2 12 8 EBM + 3 3 + 3 (P) 3 1 9 (PE) 2+3 2 1 3 4 5 2 1 Montenegro 1 1 1 2 1 1 1 1 2 1 Faro S.B. Nexe 1 1 2 4 1 1 1 2 1 Carvoeiro 1 1 1 1 1 1 1 1 3 2 Estômbar 1 2 3 1 1 1 1 3 1 6 Ferragudo 1 1 1 1 1 1 1 1 Lagoa 1 1 3 1 1 3 4 2 2 1 3 1 1 1 2 3 4 1 1 Parchal 1 1 3 1 1 1 1 1 1 3 Lagoa Porches 1 1 1 2 1 1 1 1 Barão S.João 1 1 1 1 1 1 Bensafrim 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 1 S.Maria 1 1 1 2 1 1 2 2 2 7 4 2 1 4 2 2 1 S.Sebastião 1 7 2 1 1 4 6 2 2 2 1 4 4 4 2 7 2 Luz 1 1 3 2 1 1 1 2 2 1 Lagos Odiáxere 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2

(10)

Concelho Freguesia Tr ibunal Post o Policial (PSP, GNR) Corpor. de Bombeiros P. de Abast ec Combust ív el P. de Abast ec GPL Cent ro Comercial Hipermercado Área I nf ra-est rut ur. p /

Localiz . Empres. Estação ou Post

o de Correio Ed. Pré-Escolar (púb. e priv. ) Ens. Bás. 1º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Bás. 2º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Bás. 3º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Sec. (púb. e priv. ) Ens. Sup. (púb. e priv. ) Hospit al G eral (público) Cent ro de

Saúde ou Extensão

Fa rmácia ou P. de Medicament os Consult ório Médico Creche Lar de I dosos Cent ro de Dia Piscina

Campo de Jogos Descobert

o Pav. Desport ivo ou G inásio Sa la d e Espectáculos / Conf erências /

Congressos Écran de Cinema Biblioteca Abert

a ao Público Almancil 1 2 2 1 1 1 7 1 1 1 1 1 Alte 1 1 3 EBM 1 1 1 1 Ameixial 1 1 EBM 1 1 Boliqueime 3 1 1 1 2 5 1 1 1 1 1 1 Quarteira 2 1 4 1 1 2 2 2 4 3 2 1 3 1 1 2 1 1 Benafim 1 1 1 1 1 S.Clemente 2 1 1 2 3 1 2 3 6 1 1 1 1 5 6 2 1 1 3 1 1 1 S.Sebastião 2 1 1 1 1 2 4 1 1 1 Querença 1 1 Salir 1 1 2 1 1 1 1 2 1 1 Loulé Tôr 1 1 1 1 Alferce 1 1 1 1 Marmelete 1 1 EBM 1 1 1 1 Monchique Monchique 1 1 1 2 1 1 1 5 1 1 2 3 1 1 1 1 1 1 1 Fuseta 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Moncarapacho 2 1 2 6 1 1 1 1 1 2 1 Olhão 1 2 1 5 1 2 5 2 1 1 1 1 1 1 1 1 3 6 1 Pechão 2 2 2 1 1 1 1 Olhão Quelfes 2 1 2 7 8 3 1 1 1 1 1 Alvor 1 3 1 5 4 1 1 1 1 2 2 2 1 2 1 1 Mex. Grande 1 3 6 1 1 1 1 2 1 1 1 1 Portimão Portimão 1 2 1 7 1 3 3 1 3 16 9 4 3 2 1 1 10 37 2 2 2 1 3 3 2 8 1 S.B.Alportel S.B.Alportel 1 1 3 1 2 1 2 7 1 1 1 2 7 1 1 1 1 3 2 1 1 Alcantarilha 1 2 1 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 Algoz 1 1 1 1 2 1 4 Arm. de Pêra 1 1 1 2 1 1 1 2 7 1 1 1 1 1 1 1 Pêra 2 1 2 1 1 1 1 1 S.B.Messines 1 1 3 1 4 6 1 1 1 11 1 1 1 2 1 2 1 1 S.M.Serra 1 1 1 1 1 EBM 1 1 1 1 1 Silves 1 1 1 3 1 1 2 5 1 1 1 1 3 10 1 1 1 1 3 1 2 2 Silves Tunes 1 1 1 1 1 1 Cabanas 1 1 1 1 1 No PE 1 1 Cachopo 1 1 1 1 EBM 1 1 No PE 1 1 Conceição 1 1 1 1 1 No PE 1 Luz 1 1 1 1 1 1 No PE 1 1 S.C.F.Bispo 1 1 1 1 EBM 1 1 No PE 1 1 Santa Luzia 1 1 2 1 1 1 No PE 1 1 Santo Estêvão 1 1 2 1 1 No PE 1 S.Maria 1 2 1 2 1 1 2 2 No PE 1 1 1 1 1 1 Tavira Santiago 1 1 1 2 1 1 2 1 1 1 1 3 ? No PE 1 Barão S.Miguel 1 1 1 1 Budens 1 1 1 1 3 Raposeira 1 Sagres 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Vila do Bispo V.Bispo 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

(11)

Concelho Freguesia Tr ibunal Post o Policial (PSP, GNR) Corpor. de Bombeiros P. de Abast ec Combust ív el P. de Abast ec GPL Cent ro Comercial Hipermercado Área I nf ra-est rut ur. p /

Localiz . Empres. Estação ou Post

o de Correio Ed. Pré-Escolar (púb. e priv. ) Ens. Bás. 1º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Bás. 2º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Bás. 3º Cic. (púb. e priv. ) Ens. Sec. (púb. e priv. ) Ens. Sup. (púb. e priv. ) Hospit al G eral (público) Cent ro de

Saúde ou Extensão

Fa rmácia ou P. de Medicament os Consult ório Médico Creche Lar de I dosos Cent ro de Dia Piscina

Campo de Jogos Descobert

o Pav. Desport ivo ou G inásio Sa la d e Espectáculos / Conf erências /

Congressos Écran de Cinema Biblioteca Abert

a ao Público Monte Gordo 4 1 1 2 2 1 1 1 1 1 1 V.N.Cacela 1 2 1 1 4 1 1 1 1 1 V.R.S.António V.R.S.António 1 2 1 5 1 3 1 1 4 5 1 1 1 3 1 1 1 4 1 1 1

(12)

# * # *#* # * # *#* # * # * # * # * # * " )")") " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) ") " ) " ) " ) " )") " ) " ) " ) " ) " )") " ) " )") " ) " ) " ) " ) " ) " ) ! ( ! ( ! (!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( # * #* #* # * # * #* #* # * # * # * # * #* # * # * # * # * # * #* # * # * #* # * # * #* #* # * #* #* # * # * # * # * #* #* # * # * #* # * #* #* #* #* #* #* # * #* # * # * # * #* #* # * # * #* #* # * # * #* # * #* # * # * # * # * # * # * # * # * #* #* #* #* # * # * #* #* # * #* #* # * #* #* #* # * #* #* # * #* # * # * # * # * # * #* #* # * # * #* #* # * # * # * # * #* # * #* #* #* #* #* #* #* X WXWXWXWWXWXWXXWXWXWWX X WXW X W X W X W X W X W X W X W X WXW X W X W X W X W X W X W X W X W XW X W X W XW XW X W X W ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! (!( ! ( ! ( ! ( ! ( " )")") " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " )") " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " )")") " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " )")")")") ") " ) ") " ) " ) ") " ) ") ") " ) ") ") ") " ) ") " ) " ) " ) ") " ) ")")")")")")")") " )") " ) ")") " ) ") " )") ") " )") " ) " ) " ) " ) ") " ) ")") ") " ) ") ") " ) " ) " ) " ) " )")") " ) " ) " )") " ) ") ") ") " ) ")")")")") " )") ") " )")")")")") ")")")")") " ) " )") " )") " ) ") " ) ")")"))")""))")")"")") " ) ") ")") ") ")") ")") " )") " ) ") " ) ") " ) " ) " ) " ) ! ( ! (!(!( ! ( ! ( ! ( ! (!( ! ( ! (!( ! (!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( !(!( !( ! ( ! (!(!(!(!(!(!( ! (!( ! ( !( ! ( !( ! ( ! (!(!( ! ( ! ( ! (!(!( ! ( ! (!( ! ( ! ( ! (!( ! ( ! ( ! (!(!(!( ! ( ! (!( ! ( ! ( ! ( ! ( !(!(!( ! ( ! (!(!( ! ( ! (!(!(!( ! ( ! ( ! (!(!( ! ( ! ( !( ! (!( !( !( ! ( ! (!(!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! (!( !( ! ( ! ( ! ( ! ( !(!(!(!( ! ( ! ( ! (!( ! (!( ! (!(!( ! (!( !( ! (!( ! ( !( ! ( ! (!(!(!(!( ! (!(!((!!(!(!((!!( ! ( ! (!(!(!(!(!( ! (!( ! (!( ! ( ! ( ! (!(!(!(!(!( ! ( ! (!(!(!(!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( # * # * # * # * # * # *#* # *#*#* # * # * # * # * # * # * # * # *#*#* # * # * # * #* # * #* # * X W X WXWXW X W X W X W X W X W X W X W X W X WXWXW X W X W X W X W X W X W X W XW # * # * # * #* # * # * # * # * # * # * # *#* # * # * " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) ") " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) ! (!(!(!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( !(!( ! (!(!(!( !(!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! (!( ! ( ! ( ! (!( ! ( ! (!( !( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! (!(!( ! ( ! ( ! (!(!(!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ((!!((!!(!(!(!((!(! ! (!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! (!(!( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! (!( ! ( ! (!( X W X W X W X W X W X W X W X W X W XW X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W XW XW X W X W X W XW XW XW XW X W X W X W X W X W X W X W X W X W XW X W XW X W X W X W X W X W X W # * # * # * # * # * # * # * # * #* # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * #* # * #* # * #* # * # * # * # * # * # * " ) ") ") " ) " ) ") " ) ") " ) ") ") ") " ) " ) ") ") " ) " ) ") " ) ") " ) " ) ") " )") " ) ") " ) ") " ) ") " )") " )") ") " ) " ) " ) ") " ) ") ") " ) " ) ") # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X W X WXW X WXW X WXW X W X W X W X W X W X W X W X W X W X WXWXW X W X WXWXW X WXWXW X W X W X W X W X W X W X W X W X WXWXWXW X W X WXWXWXWXWXW X WXW X W X W X W X W X W X W X WXW X WXW X W X W X W X W X W X W X W X W X W X WXWXW X W XW X W X W X W X W XW X W X W X WXW X W X W X W X W X W X W X WXWXW X W X W X W XW X W X W X W X W # * # * # *#* # * # * # * # * # * # * # * # * # * #* # * #* # * # * # *#*#* # * # * # * # * # * # * # * # * # * # *#*#*#* # *#*#* # * # * # * # * # * # * # * # * #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* #* " ) " )") " )")")")") " ) ")")") " ) " ) ") " ) ")")")")")") " )") " ) " )") " ) " ) " ) " )")")")")")") " ) " ) " ) ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( # * # * #* " ) " ) " ) " )") ! ( ! ( # * # * # * # * #* #* #* # * #* # * #*#* #* #* #* X W X W X WXWXW X W X W X W XW X W X W ! ( !( ! ( " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " )") ") ") " ) ") ") ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( ! ( !( ! ( !( ! (!(!( ! ( !( $ + # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # *#*#* # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * # * X W X W " ) " )")") " ) " ) " ) " ) " ) ! ( ! ( ! ( ! ( ! (!( ! ( X W X W " )")")") " ) " ) ") " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) " ) # * # * # * " ) " ) " ) ") " ) " ) X W X W X W X W X WXW#*XW #* #* " ) " ) ! ( # * LOULÉ LOULÉ SILVES SILVES TAVIRA TAVIRA ALCOUTIM ALCOUTIM FARO FARO ALJEZUR ALJEZUR MONCHIQUE MONCHIQUE LAGOS LAGOS CASTRO MARIM CASTRO MARIM OLHÃO OLHÃO PORTIMÃO PORTIMÃO LAGOA LAGOA ALBUFEIRA ALBUFEIRA VILA DO BISPO VILA DO BISPO SÃO BRÁS DE ALPORTEL SÃO BRÁS DE ALPORTEL

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Escala Base de Referência: 1 / 200 000

J A N E I R O 2 0 0 4 C o m i s s ã o d e C o o r d e n a ç ã o e D e s e n v o l v i m e n t o R e g i o n a l d o A l g a r v e

Base Cartográfica:

CCDR-Alg

Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve

MINISTÉRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

N SERVIÇOS E COMÉRCIO # * Tribunal " ) Posto Policial (PSP, GNR) ! ( Corporação de Bombeiros #

* Posto de Abastecimento de Combustivel

#* Posto de Abastecimento de GPL X W Centro Comercial ACOLHIMENTO EMPRESARIAL !

( Área Infraestruturada para Localização Empresarial

TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

"

) Estação ou Posto de Correio

ENSINO "

) Creche com Pré-Escolar

Pré-Escolar

$

+ Básico (1º e 2º Ciclo)

# *

Básico Mediatizado (2º Ciclo)

# * Básico (2º e 3º Ciclo) X W Secundário X W Escolas Profissionais # * Superior

SAÚDE E SEGURANÇA SOCIAL

#

* Hospital

"

) Centro de Saúde ou Extensão

!

( Farmácia ou Posto de Medicamentos

X W Creche # * Lar de Idosos #

* Lar de Idosos com Centro de Dia

DESPORTO

X

W Piscina

X

W Campo de Jogos Descoberto

#

* Pavilhão ou Ginásio

CULTURA E LAZER

#* Sala de Espectáculos/ Conferências/ Congressos

#

*

Sala de Espectáculos com Écran de Cinema

FREGUESIAS INTEGRADAS EM CIDADES

Referências

Documentos relacionados

e) cotarem valor por hora trabalhada acima do valor de referência estipulado no presente Edital. Observação: Quaisquer inserções na proposta que visem modificar,

O presente laudo tem por objetivo a determinação do valor de venda de mercado do imóvel situado na Rua Carvalho dos Santos, nº 101, bairro Vila Formosa, município de

Cada área possui: uma sala de recepção, quatro salas para Terapia Ocupacional, uma sala multiuso, dois consultórios médicos, dois consultórios de psicologia e

Considerando-se que o efeito da posição da fileira de milho em relação as alamedas de gliricídia na produção de grãos de milho foi significativo (Tabela 1), plotamos

determinadas fases da evolução da criança e tentando perceber, de uma forma às vezes genérica, se determinado tipo de queixas, ou mesmo não havendo queixas,

Licenciaturas - Concursos especiais (Titulares Provas M23, Titulares de CET e CTeSP e Titulares de Cursos Superiores) + Mudança par instituição/curso + Mudança de

Decorridas 48 e 72 horas de exposição ao Al, os dois cultivares não apresentaram diferenças entre si, entretanto, para o Cultivar Conquista, houve acréscimo nas

Devido ao potencial para a competição vertical no federalismo brasileiro, os chefes políticos estaduais deverão ter maior probabilidade de sucesso nas suas estratégias