• Nenhum resultado encontrado

1de15. EDITAL N o 11/2018 UOVR / COPAP / PROGRAD / UFPR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1de15. EDITAL N o 11/2018 UOVR / COPAP / PROGRAD / UFPR"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

EDITAL No 11/2018 – UOVR / COPAP / PROGRAD / UFPR

Divulga as vagas e as normas da

Modalidade de Reopção de Curso do PROVAR para o ano letivo de 2019.

A Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes (UOVR), da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (COPAP), da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em atendimento à Lei 9394/96 e às Resoluções nos 99/09 e 37/97 CEPE, divulga as vagas disponíveis e as normas para ocupação das mesmas através do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (PROVAR) durante o ano letivo de 2019, para os cursos de graduação, por meio da modalidade de Reopção de curso conforme a legislação vigente e as determinações deste Edital.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Nesta etapa poderão concorrer às vagas apenas as alunas e os alunos com registro regular (matrícula ativa ou trancada) nos cursos de graduação presencial1 da UFPR que comprovem preencher as condições expressas para a modalidade de Reopção de curso e que efetuem os procedimentos de inscrição previstos neste Edital.

1.2 As vagas remanescentes que poderão ser ocupadas através de Reopção de curso da UFPR são aquelas que constam do item nº. 6 deste Edital (quadros de vagas e critérios específicos estabelecidos pelas Coordenações de cursos):

a) quadro 01: cursos em Curitiba com critério de seleção maior carga horária integralizada; b) quadro 02: cursos em Curitiba com critério de seleção prova de habilitação específica;

c) quadro 03: cursos em Jandaia do Sul com critério de seleção maior carga horária integralizada; d) quadro 04: cursos em Matinhos com critério de seleção maior carga horária integralizada; e) quadro 05: cursos em Palotina com critério de seleção maior carga horária integralizada; e f) quadro 06: cursos em Pontal do Paraná com critério de seleção maior carga horária integralizada.

1.3 Cada candidata ou candidato terá direito a uma única inscrição para a modalidade de Reopção de Curso.

1 Conforme editais de inscrição dos cursos EAD: “não é permitido o trancamento do curso, nem o aproveitamento de disciplinas de

outros cursos, bem como a transferência da modalidade presencial para o curso a distância ou da distância para a presencial”, e

conforme os editais de inscrição do curso de Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza - Setor Litoral da UFPR: “é vedada às candidatas e aos candidatos aprovados/as neste Processo Seletivo Regular a possibilidade de

(2)

2. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1. Estará habilitada ou habilitado para concorrer à vaga em Reopção de curso a aluna ou o aluno que comprove:

2.1.1. Não ter ultrapassado 50% (cinquenta por cento) do prazo de periodização recomendada (período-padrão – prazo utilizado desde o ingresso, descontados trancamentos) para o curso em que possua vínculo (quadro 07 em anexo), ou seja, não ter utilizado (com ou sem aprovação) a metade da duração recomendada do curso. A contagem do prazo de periodização incluirá os 1º e 2º semestres do ano letivo de 2018.

2.1.2. Que não tenha tido o benefício de vaga por nenhuma das modalidades do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes – Mudanças de campus, habilitação ou turno – Aproveitamento de curso superior – Complementação de estudos – Transferência – Reintegração de ex-aluno; e,

2.1.3. Que não tenha sido aprovada ou aprovado na modalidade de Reopção de curso.

3. INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições deverão ser feitas através da página do PROVAR (http://www.prograd.ufpr.br/portal/provar/reopcao-de-curso), no período de 10 a 28 de setembro de 2018, até as 16h00min.

3.2 A consolidação da inscrição deverá ser efetuada nos dias 09 e 10 de outubro de 2018, das 14h00min às 17h00min, mediante:

3.2.1 Apresentação de documento de identidade ou carteirinha de estudante; 3.2.2 Entrega do Formulário de Inscrição;

3.2.3 Entrega do Relatório de Integralização curricular ou Histórico Escolar – Integralização Curricular, que poderá ser retirado no Portal do aluno;

3.2.4 Entrega Histórico Escolar com IRA, que pode ser acessado no Portal do Aluno. Nos seguintes locais:

a) Curitiba: Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAA), Praça Santos Andrade;

b) Campus Palotina: Coordenação Geral de Cursos, Rua Pioneiro, 2153 – Jardim Dallas – Palotina – PR; c) Jandaia do Sul: Atendimento Acadêmico, R. Dr. Maximiano, 426, Centro;

d) Setor Litoral: Atendimento Acadêmico, R. Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos; e) CEM – Centro de Estudos do Mar – Av. Beira-mar, s/n – Pontal do Sul – PR.

3.3 É de inteira responsabilidade da candidata ou do candidato verificar a veracidade e atualidade das informações apresentadas, não sendo aceitas declarações complementares relativas ao histórico, nem mesmo complementar e/ou substituição de dados.

3.4 A documentação para a consolidação de inscrição (item 3.2) poderá ser entregue por terceiros, mediante fotocópia do documento de identidade e uma autorização escrita da candidata ou do candidato (sem necessidade de reconhecimento em cartório).

3.5 Somente após a consolidação da inscrição, a candidata ou o candidato estará habilitada ou habilitado para concorrer à vaga.

(3)

4. Ao inscrever-se para uma das vagas nesta modalidade, a candidata ou o candidato declara estar ciente de que:

4.1 O cadastro no novo curso será feito automaticamente pela COPAP, para o ano letivo de 2019, deixando de ter vínculo com o curso original e liberando a vaga;

4.2 O benefício da ocupação de vaga remanescente será concedido a qualquer pessoa uma única vez, independente da forma de ingresso; e

4.3 O ingresso das candidatas aprovadas ou dos candidatos aprovados será para o ano letivo de 2019 – 1º ou 2º semestre, devendo efetuar matrícula nas disciplinas ou unidades curriculares no novo curso, conforme calendário acadêmico de 2019.

5. CLASSIFICAÇÃO

5.1 Os critérios de classificação estabelecidos pelos Colegiados dos cursos são descritos no item nº. 6 deste Edital.

5.1.1 Em caso de persistência de empate, depois de aplicado o critério de desempate estabelecido pelas Coordenações, conforme item nº. 6, terá prioridade a candidata ou o candidato que tiver idade cronológica mais avançada.

6. QUADROS DE VAGAS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DE DESEMPATE:

Quadro 01 – CURSOS EM CURITIBA

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Administração M 14 Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências

Sociais; Engenharia da Produção; Gestão da Informação; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas.

Administração N 01

Agronomia MT 02

Ciências Biológicas; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; Zootecnia.

Artes Visuais – Bacharelado T 01 Sem exigência. Artes Visuais – Licenciatura T 02 Sem exigência.

Biomedicina MT 02

Ciências Biológicas; Enfermagem; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Farmácia; Informática Biomédica; Medicina; Nutrição; Saúde Coletiva; Terapia Ocupacional.

(4)

Quadro 01 – CURSOS EM CURITIBA – continuação

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Ciência da Computação –

Bacharelado TN 07

Engenharias; Estatística; Física; Informática Biomédica; Matemática; Matemática Industrial; Química; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ciências Biológicas M 05 Sem exigência.

Ciências Biológicas N 09 Sem exigência.

Ciências Econômicas M 11 Sem exigência.

Ciências Econômicas N 03 Sem exigência.

Ciências Sociais M 05 Sem exigência.

Design de Produto M 02

Arquitetura e Urbanismo; Artes; Engenharia Mecânica; Expressão Gráfica; Tecnologia em Luteria.

Direito M 04 Sem exigência.

Direito N 08 Sem exigência.

Educação Física – Licenciatura MT 02 Sem exigência.

Engenharia Ambiental MT 17 Engenharias (Civil; de Bioprocessos e Biotecnologia; de Produção; Elétrica; Mecânica e Química).

Engenharia Cartográfica e de

Agrimensura MT 03 Sem exigência.

Engenharia Civil MT 06 Engenharias.

Engenharia de Bioprocessos e

Biotecnologia MT 10

Ciências Biológicas; Engenharias; Farmácia; Medicina.

Engenharia de Produção MT 03 Administração; Engenharias (Civil; de Bioprocessos e Biotecnologia; Elétrica; Mecânica; Química). Engenharia Elétrica MT 06 Ciência da Computação; Engenharias; Estatística;

Física; Matemática Industrial; Matemática.

Engenharia Elétrica N 04

Engenharia Florestal MT 10 Agronomia; Ciências Biológicas; Engenharias.

Engenharia Industrial Madeireira MT 11 Engenharias (Civil Elétrica; Florestal; Mecânica; Química).

Engenharia Industrial Madeireira N 15

Engenharia Mecânica MT 16 Engenharias (Civil; Elétrica; Industrial Madeireira Química); Física (bacharelado).

(5)

Quadro 01 – CURSOS EM CURITIBA – continuação

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Estatística MT 06

Ciência da Computação; Ciências Exatas; Engenharias (Ambiental; Cartográfica; Civil; de Aquicultura); Expressão Gráfica; Física, Geografia; Geologia; Informática Biomédica; Matemática; Matemática Industrial; Oceanografia; Química.

Expressão Gráfica MT 03 Sem exigência.

Física – Bacharelado M

1ºSemestre

02

Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências Exatas; Engenharias; Estatística; Expressão Gráfica; Física; Geologia; Informática Biomédica; Matemática; Matemática Industrial; Química.

2ºSemestre 02 Física – Licenciatura N 1ºSemestre 03 2ºSemestre 03 Fisioterapia MT 03

Biomedicina; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Terapia Ocupacional.

Geografia M 01 Sem exigência.

Geografia N 02 Sem exigência.

Geologia MT 03 Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental;

Engenharia Cartográfica; Geografia; Química.

Gestão da Informação M 05 Sem exigência.

História T 02 Sem exigência.

História – Memória e Imagem N 03 Sem exigência.

Informática Biomédica TN 08

Biomedicina; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Terapia Ocupacional.

Letras – Português N 01

Ciências Sociais; Direito; Filosofia; História; Jornalismo; Letras; Letras-Libras; Psicologia; Turismo.

(6)

Quadro 01 – CURSOS EM CURITIBA – continuação

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Matemática Industrial T 03

Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Exatas; Engenharias (Ambiental; Ambiental e Sanitária; Cartográfica; Civil; de Aquicultura; de Bioprocessos e Biotecnologia; de Produção; Elétrica; Mecânica; Química); Estatística; Expressão Gráfica; Física; Geologia; Informática Biomédica; Matemática; Química.

Nutrição MT 01 Sem exigência.

Pedagogia M 03 Licenciaturas.

Pedagogia N 07 Licenciaturas.

Psicologia MT 03 Sem exigência.

Química MT 07 Sem exigência.

Química – Licenciatura N 09 Sem exigência.

Tecnologia em Análise e

Desenvolvimento de Sistemas T 06 Sem exigência. Tecnologia em Análise e

Desenvolvimento de Sistemas N 02 Sem exigência. Tecnologia em Comunicação

Institucional M 02 Sem exigência.

Tecnologia em Gestão Pública N 07 Sem exigência.

Tecnologia em Luteria MT 01 Sem exigência.

Tecnologia em Produção Cênica N 03 Sem exigência.

Tecnologia em Secretariado N 01 Sem exigência.

Terapia Ocupacional MT 07 Educação Física; Enfermagem; Fisioterapia; Pedagogia; Psicologia.

Terapia Ocupacional N 07

Turismo N 01 Sem exigência.

(7)

Quadro 02 – CURSOS EM CURITIBA

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Prova de habilitação específica com nota mínima 50,00 (cinquenta).

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar.

CURSO – Arquitetura e Urbanismo – Integral Vagas 03 CURSO AFIM: Sem exigência. Conteúdo: O conteúdo da prova será organizado em duas questões que abordam os seguintes temas:

Desenho de Observação e/ou Memória; Composição no Plano Bidimensional; Técnicas de Representação Gráfica à Lápis Preto, Colorido e/ou caneta Esferográfica.

Referência(s) indicada(s):

EDWARDS, Betty. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro: São Paulo: EDIOURO, 2005. CHING, Francis. Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1999

Data: 23/10/2018 – Horário: 13h30 às 17h30 – Local: Ateliê 03 – Centro Politécnico

Material Necessário: Lápis PB (4B e 6B); borracha; caneta esferográfica preta; Lápis de cor ou marcadores coloridos.

Documentos: Ficha de inscrição na modalidade de Reopção de Curso, documento com foto (RG – carteira de estudante).

Filosofia (Bacharelado com Licenciatura plena) – M Filosofia (Bacharelado com Licenciatura plena) – N

Vagas 05

Vagas 05 CURSO AFIM: Sem exigência. Conteúdo: Discurso do Método, Descartes, 2ª parte

Referência(s) indicada(s): Descartes, Discurso do Método, in Os Pensadores, Abril, São Paulo, 1978. (Qualquer outra edição será aceita).

Data: 24/10/2018 – Horário: 08h00 às 11h30 – Local: Rua Dr. Faivre, 405 – 6º andar – Ed. D. Pedro II – Sala 603

Material Necessário: Caneta esferográfica

Documentos: Ficha de inscrição na modalidade de Reopção de Curso, documento com foto (RG – carteira de estudante).

(8)

Quadro 02 – CURSOS EM CURITIBA – continuação

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Prova de habilitação específica com nota mínima 50,00 (cinquenta).

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar.

Matemática – Bacharelado e Licenciatura – Tarde Matemática – Licenciatura – Noite

Vagas 04

Vagas 04 CURSO AFIM: Sem exigência. Conteúdo:

Equações e inequações; Funções reais: funções racionais, polinomiais, exponenciais, logarítmica e trigonométrica. Gráficos de funções; Limites e continuidade. Diferenciabilidade: regra da cadeia, derivadas de ordem superior, aplicações de derivadas; Integração: Teorema Fundamental do Cálculo; Técnicas de integração: Substituição, substituição trigonométrica, frações parciais. Retas e pontos no plano com coordenadas cartesianas; Vetores no plano e no espaço; Retas e planos no espaço com coordenadas cartesianas; Cônicas e quádricas; Curvas no plano; Superfícies; Outros sistemas de coordenadas.

Referência(s) indicada(s):

Guidorizzi, H. L. - Um Curso de Cálculo, vols. 1 e 2, LTC, Rio de Janeiro. Stewart, J. - Cálculo, vol. 2, Cengage Learning, São Paulo, 2010.

Anton, H. - Cálculo: um novo horizonte, vol. 2, Bookman, Porto Alegre, 2000. Thomas, G. B. - Cálculo, vol. 2, 10ed., Pearson Addison Wesley, São Paulo, 2002.

Boulos, P. Camargo, I. - Geometria Anlítica um tratamento vetorial, São Paulo: Prentice Hall, 2005. Winterle, P. -Vetores e Geometria analítica. Makron Books, São Paulo, 2000.

Steinbruch, A. -Winterle, P. Geometria Analítica. 2 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1987.

Data: 24/10/2018 – Horário: 14h00 – Local: sala 300 – prédio do Setor de Ciências Exatas.

Documentos: Ficha de inscrição na modalidade de Reopção de Curso, documento com foto (RG – carteira de estudante).

Medicina Veterinária – Integral Vagas 01

CURSO AFIM: Agronomia; Ciências Biológicas; Medicina; Medicina Veterinária (Palotina); Odontologia; Zootecnia.

Conteúdo: BIOQUÍMICA VETERINÁRIA

1.Bioenergética, Carboidratos: estrutura e função, Glicólise, via das pentoses fosfato. Ciclo do ácido cítrico. 2.Estrutura e Metabolismo de lipídeos, Absorção e transporte de lipídeos, Lipoproteínas, Oxidação de ácidos graxos e síntese de corpos cetônicos.

3.Pigmentos respiratórios, heme e hemoglobina 4. Proteínas plasmáticas e Coagulação Sanguínea FISIOLOGIA VETERINÁRIA

(9)

2.Fisiologia do Sistema Cardiovascular. 3. Fisiologia Respiratória.

4. Fisiologia Renal, Equilíbrio Hidro-eletrolítico e Equilíbrio Ácido-Básico. BEM-ESTAR ANIMAL

1. Escolas de bem-estar animal 2. Senciência animal

3. Ética animal

4.Legislação e normativas de proteção animal 5.Diagnóstico de bem-estar animal

6.Abate e eutanásia

INTRODUÇÃO À MEDICINA VETERINÁRIA 1. A ética no exercício da Medicina veterinária.

2. Atuação do Médico Veterinário na Clínica de pequenos animais. 3. Atuação do Médico Veterinário na medicina de animais selvagens. 4. Atuação do Médico Veterinário na defesa sanitária animal.

5.Atuação do Médico Veterinário na vigilância sanitária. 6. Atuação do Médico Veterinário na área comercial.

7. Atuação do Médico Veterinário na clínica e cirurgia de grandes animais. 8. Atuação do Médico Veterinário na Inspeção de produtos de origem animal. 9. Atuação do Médico Veterinário na Tecnologia dos produtos de origem animal. Referência(s) indicada(s):

Bibliografia Recomendada

CUNNINGHAM, J.G. (ed.) Tratado de fisiologia veterinária., 2ª ed., Guanabara Koogan, 1999.

FRASER, A.F.; BROOM, D.M. Comportamento e bem-estar de animais domésticos. 4ed. Manole, 2010, 438p. HARPER, H.A. Manual de Química Fisiológica. Atheneu Editora São Paulo. l994.

LEHNINGER, A.L. Princípios de Bioquímica. Ed. Sarvier, l995.

REECE, W.O. Dukes: Fisiologia dos Animais Domésticos. Ed. Guanabara Koogan. 2006. STRYER, L.. Bioquímica. Editora Guanabara Koogan, 1996.

Instruções e portarias do CFMV (www.cfmv.org.br)

Data: 26/10/2018 – Horário: 15h – Local: sala 04 do Prédio do Marcos Enriette

Documentos: Ficha de inscrição na modalidade de Reopção de Curso, documento com foto (RG – carteira de estudante).

(10)

Quadro 03 – CURSOS EM JANDAIA DO SUL

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Ciências Exatas T 10 Sem exigência.

Computação – Licenciatura M 15 Sem exigência.

Engenharia Agrícola M 12 Sem exigência.

Engenharia de Alimentos M 8 Sem exigência.

Engenharia de Produção MT 10 Sem exigência.

Quadro 04 – CURSOS EM MATINHOS

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Administração Pública N 03 Sem exigência.

Artes – Licenciatura M 8 Sem exigência.

Ciências – Licenciatura N 2 Sem exigência.

Educação Física – Licenciatura N 3 Sem exigência.

Geografia N 4 Sem exigência.

Gestão e Empreendedorismo N 5 Sem exigência.

Saúde Coletiva M 5 Sem exigência.

Serviço Social N 2 Sem exigência.

Tecnologia em Agroecologia MT 3 Sem exigência.

Tecnologia em Gestão de Turismo N 4 Sem exigência. Tecnologia em Gestão Imobiliária N 5 Sem exigência.

Quadro 05 – CURSOS EM PALOTINA

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Agronomia MT 2 Ciências Biológicas; Engenharias, Medicina

Veterinária; Zootecnia. Ciências Biológicas – Licenciatura

e Bacharelado MT 6 Sem exigência.

Ciências Exatas N 10 Sem exigência.

Computação – Licenciatura N 10 Sem exigência.

(11)

Quadro 05 – CURSOS EM PALOTINA

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Engenharia de Bioprocessos e

Biotecnologia N 4 Sem exigência

Engenharia de Energias

Renováveis M 6

Engenharias (Ambiental; Civil; de Aquicultura; de Bioprocessos e Biotecnologia; de Produção; Elétrica; Florestal; Industrial Madeireira; Mecânica; Química); Física.

Medicina Veterinária MT 3 Sem exigência.

Quadro 06 – CURSOS EM PONTAL DO PARANÁ

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico

escolar integralizado.

CRITÉRIO DE DESEMPATE: Menor número de reprovações.

CURSO DE GRADUAÇÃO TURNO VAGAS CURSO AFIM

Ciências Exatas N 3 Sem exigência.

Engenharia Ambiental e Sanitária T 3

Ciências Exatas; Engenharias; Estatística; Física; Geografia; Geologia; Matemática; Oceanografia; Química.

Engenharia Civil T 4 Ciências Exatas; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia de Aquicultura.

Engenharia de Aquicultura M 2

Agronomia; Ciências Biológicas; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Oceanografia; Zootecnia.

Oceanografia MT 4

Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica; Geografia; Geologia, Química.

7.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 O resultado da modalidade de Reopção de Curso será divulgado no dia 19 de novembro de 2018, através da página do PROVAR.

(12)

8.

DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. Para o ano letivo de 2019, as alunas aprovadas e os alunos aprovados na modalidade de Reopção de Curso, terão seu registro no curso original cancelado e serão automaticamente cadastradas ou cadastrados no novo curso com novo registro e novo prazo para integralização.

8.2. Durante o ano letivo de 2018, as alunas aprovadas e os alunos aprovados continuarão nos cursos de origem, devendo manter o seu vínculo com a Instituição, estando com matrícula ou com trancamento de curso, caso contrário perderão sua vaga na UFPR, independentemente de sua classificação na modalidade Reopção de Curso.

8.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional.

Curitiba, 10 de setembro de 2018.

Prof. Júlio Gomes

Coordenador de Políticas de Acesso e Permanência na Graduação

Prof. Eduardo Salles de Oliveira Barra Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional

(13)

QUADRO 07 CAMPUS CURITIBA

PERIODIZAÇÃO RECOMENDADA CONFORME RESOLUÇÃO DE CADA CURSO (ANOS UTILIZADOS)

NOME DO CURSO Periodização Recomendada (semestres) 50 % Periodização Recomendada (item 2.1.1) (semestres) Administração 08 04 Agronomia 10 05 Arquitetura e Urbanismo 10 05

Artes Visuais – Bacharelado 08 04

Artes Visuais – Licenciatura 08 04

Biomedicina 08 04 Ciências Biológicas 10 05 Ciências Contábeis 08 04 Ciência da Computação 08 04 Ciências Econômicas – M 08 04 Ciências Econômicas – N 10 05 Ciências Sociais 08 04 Design de Produto 08 04 Design Gráfico 08 04 Direito 10 05 Educação Física 08 04 Enfermagem 10 05 Engenharia Ambiental 10 05

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura 10 05

Engenharia Civil 10 05

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia 09 05

Engenharia de Produção 10 05

Engenharia Elétrica – MT 10 05

Engenharia Elétrica – N 12 06

Engenharia Florestal 10 05

Engenharia Industrial Madeireira 10 05

Engenharia Mecânica – MT 10 05 Engenharia Mecânica – N 12 06 Engenharia Química 10 05 Estatística 09 05 Expressão Gráfica 08 04 Farmácia 10 05 Filosofia 09 05 Física – Bacharelado 08 04 Física – Licenciatura 09 05 Fisioterapia 08 04 Geografia 08 04 Geologia 10 05 Gestão da Informação 08 04 História 08 04

História – Memória e Imagem 08 04

Informática Biomédica 08 04

(14)

QUADRO 07 – continuação CAMPUS CURITIBA

PERIODIZAÇÃO RECOMENDADA CONFORME RESOLUÇÃO DE CADA CURSO (ANOS UTILIZADOS)

NOME DO CURSO Periodização Recomendada (semestres) 50 % Periodização Recomendada (item 2.1.1) (semestres)

Letras – Espanhol ou Português com Espanhol 08 04

Letras – Francês 08 04

Letras – Inglês 09 05

Letras – Inglês ou Português com Inglês 08 04

Letras – Italiano ou Português com Italiano 08 04

Letras – Japonês 08 04

Letras – Polonês 08 04

Letras – Port/Alem/Ital/Grego ou Latim 08 04

Letras – Português 09 05 Letras Libras 08 04 Matemática 09 05 Matemática Industrial 08 04 Medicina 12 06 Medicina Veterinária 10 05 Música 08 04 Nutrição 08 04 Odontologia 09 05 Pedagogia 10 05 Publicidade e Propaganda 08 04 Psicologia 10 05 Química 10 05 Química – Licenciatura 09 05 Relações Públicas 08 04

Tec em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 06 03

Tecnologia em Comunicação Institucional 06 03

Tecnologia em Gestão da Qualidade 06 03

Tecnologia em Gestão Pública 06 03

Tecnologia em Luteria 06 03

Tecnologia em Negócios Imobiliários 06 03

Tecnologia em Produção Cênica 06 03

Tecnologia em Secretariado 06 03

Terapia Ocupacional 10 05

Turismo 08 04

Zootecnia 10 05

CAMPUS JANDAIA DO SUL

Ciências Exatas 08 04 Computação 08 04 Engenharia Agrícola 10 05 Engenharia de Alimentos 10 05 Engenharia de Produção 10 05 CAMPUS MATINHOS Administração Pública 08 04 Artes – Licenciatura 08 04

(15)

QUADRO 07 – continuação CAMPUS MATINHOS

PERIODIZAÇÃO RECOMENDADA CONFORME RESOLUÇÃO DE CADA CURSO (ANOS UTILIZADOS)

NOME DO CURSO Periodização Recomendada (semestres) 50 % Periodização Recomendada (item 2.1.1) (semestres) Ciências – Licenciatura 08 04 Educação Física 08 04 Geografia 08 04 Gestão Ambiental 08 04 Gestão e Empreendedorismo 08 04 Gestão Pública 08 04 Linguagem e Comunicação 08 04 Saúde Coletiva 08 04 Serviço Social 08 04 Tecnologia em Agroecologia 06 03

Tecnologia em Gestão de Turismo 06 03

Tecnologia em Gestão Imobiliária 06 03

CAMPUS PALOTINA Agronomia 10 05 Ciências Biológicas 08 04 Ciências Exatas 08 04 Computação 08 04 Engenharia de Aquicultura 10 05

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia 10 05

Engenharia de Energias Renováveis 10 05

Medicina Veterinária 10 05

CAMPUS PONTAL DO PARANÁ

Ciências Exatas 08 04

Engenharia Ambiental e Sanitária 10 05

Engenharia Civil 10 05 Engenharia de Aquicultura 10 05 Oceanografia 09 05 CAMPUS TOLEDO Medicina 12 06 Curitiba, 10 de setembro de 2018.

Prof. Júlio Gomes

Coordenador de Políticas de Acesso e Permanência na Graduação

Prof. Eduardo Salles de Oliveira Barra Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional

Referências

Documentos relacionados

Luis Fernando Bouzas sobre as atividades de sua gestão durante o triênio, enfatizando os Congressos realizados, atuação frente ao ministério da Saúde, na

Intermunicipal para a prestação de serviços por ela assumidos.. ARTIGO 6º --- Impedimento --- Os municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal das Beiras não podem

I - deliberar sobre as políticas, diretrizes e estratégias de planos diretores da Universidade; II - deliberar sobre as políticas, diretrizes e estratégias para o ensino,

- Energia relativística – Equivalência entre massa e energia - Aplicar as Transformações de Lorentz em problemas dinâmicos - Avaliações formativas em sala de aula

Portanto, todos os dados indicam que o pagamento de benefícios do INSS tem como impacto a melhora na distribuição regional ou intermunicipal de renda com transferência das

2 – PROPOSTA DE ABERTURA DE PROCEDIMENTOS CONCURSAIS COMUNS PARA CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO, EM REGIME DE CONTRATO DE TRABALHO EM

18 Caso seja constatado plágio parcial no exame de qualificação, o/a discente receberá conceito D nessa avaliação e terá facultado o prazo de 30 (trinta) dias para

Compreender as ideias principais e selecionar e associar informação pertinente (verbal e não verbal) em documentos audiovisuais diversos, sobre situações do quotidiano,