• Nenhum resultado encontrado

Nesse sentido desejamos uma Páscoa abençoada, cheia de renovação da esperança.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nesse sentido desejamos uma Páscoa abençoada, cheia de renovação da esperança."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Editorial

O mês de março deste ano está sendo um tanto diferente de anos anteriores. Março sempre tem algumas características que se repetem a cada ano: fim de férias, reinício das aulas e das atividades normais nas comunidades. Como se costuma dizer: o Brasil começa a funcionar depois do carnaval, geralmente final de fevereiro/início de março.

Mas neste ano os acontecimentos políticos, os reajustes na economia, as manifestações populares, as notícias em torno de

investigações sobre corrupção e desvio de dinheiro – tudo isso deixa no ar certo clima de intranquilidade e insegurança. Clima esse que é incentivado por setores na imprensa, na política, em grupos sociais que parecem não querer ver o que de bom foi feito e existe, querendo impor, de certa forma, um retrocesso. Como Igreja e como entidade ligada à Igreja nós precisamos estar atentos/as frente a erros e desvios de conduta, não deixando de apoiar as devidas correções e punições. Mas também devemos ser criteriosos frente a propostas levianas e interesseiras que, em última análise só visam a interesses próprios e não o bem comum de toda a sociedade.

Justamente esse período que estamos vivendo agora – Quaresma rumo à Páscoa – pode ser especialmente motivador e orientador nessa postura atenciosa e criteriosa. Quaresma é época de penitência, de avaliação, de colocar-se a si mesmo/a e o ambiente em que vivemos sob o juízo de Deus. E ao fazermos isso constatamos quão indignos, quão incorretos, quão contraditórios somos, bem como o ambiente em que vivemos. Por isso precisamos – e podemos! – olhar para a Páscoa com sua mensagem da vitória da vida sobre a morte, a oferta gratuita do resgate da dignidade apesar de toda a nossa indignidade.

Nesse sentido desejamos uma Páscoa abençoada, cheia de renovação da esperança.

Reunião da Diretoria e Comissão de Projetos da GAW

No dia 9 de março, na parte da manhã, aconteceu a primeira reunião da diretoria neste ano. Com exceção da Vice-Tesoureira, Klothilde Wachs, que estava ajudando pais de primeira viagem e sozinhos em Goiás a cuidar do seu primogênito, o grupo estava completo. Principais assuntos da agenda foram: Ação Confirmandos 2014 e 2015,

IECLB-Selos (novos apoio e continuidade do trabalho – vejam mais abaixo), encaminhamento do seminário de representantes em julho. O tema para a reflexão no seminário será: Comunicação. Em combinação com

(2)

2

o tema do ano da IECLB, devemos refletir sobre comunicação no âmbito da própria OGA. Por exemplo, como mais e melhor usar as novas tecnologias para se comunicar com as comunidades, os membros, o público em geral. Para nos ajudar na preparação do seminário os Pastores João Artur Müller da Silva e Jaime Jung se dispuseram a integrar uma comissão de reflexão.

Na parte da tarde, reuniu-se a Comissão de Projetos da GAW. Esta Comissão se compõe dos/as integrantes da Diretoria da OGA, além de duas pessoas indicadas pelo Conselho da Igreja e uma pessoa representando a Secretaria Geral. Como, a partir de meados do ano passado, há uma nova composição do Conselho da Igreja, foram nomeados pelo mesmo novos representantes: a Sra. Ijoni Michaelsen, de Nova Petrópolis, e o P. em. Valdemar Lückemeier, de Carazinho. Representando a Secretaria Geral continua participando o P. Mauro Schwalm, secretário de Missão. Tarefa principal da Comissão é analisar os pedidos de auxílio encaminhados por comunidades e instituições da IECLB para serem encaminhados à GAW na Alemanha e serem incluídos no Catálogo de Projetos (Projektkatalog/PK) da GAW. Os projetos devem dar entrada junto à secretaria da OGA até 31.12. Em janeiro/fevereiro há tempo para eventuais revisões e adequações que se fizerem necessárias e em início de março acontece a reunião de avaliação dos projetos que devem dar entrada na GAW em Leipzig até 31.03. A cada ano a GAW compõe um PK com os projetos que vêm das diferentes igrejas parceiras. No ano seguinte, os diferentes grupos e comunidades arrecadam os recursos e, no ano subseqüente, os mesmos são repassados para as comunidades beneficiadas. Exemplificando: Os projetos que deram entrada até 31.12.2014 e que foram aprovados agora em março pela Comissão, serão incluídos no PK 2016, ano em que os recursos serão arrecadados, de maneira que os auxílios estarão disponíveis no início de 2017. Parece muito tempo – dois anos –, mas é o período em que a comunidade, que solicitou auxílio - p.ex. para a construção de sua igreja - terá o tempo para começar a obra, uma vez que o auxílio oferecido pela GAW é de, no máximo, 1/3 do valor total e só será concedido para a conclusão da obra. Para serem incluídos no PK 2016 foram aprovados os seguintes projetos:

1) Paróquia de Funil/MG, Sínodo Sudeste: construção de igreja;

2) Paróquia Nova Santa Rosa/PR, Sínodo Rio Paraná: construção de casa ministerial;

3) Comunidade de Floresta, Paróquia de Três Passos/RS, Sínodo Noroeste Rio-Grandense: construção de igreja;

4) Comunidade São Lucas, Paróquia de Sobradinho/RS, Sínodo Centro-Campanha-Sul: construção de igreja; 5) Comunidade de Bom Retiro do Sul/RS, Sínodo Vale do Taquari: reforma da igreja;

6) Comunidade Reconciliação, Paróquia Trindade em Pelotas/RS, Sínodo Sul-Rio-Grandense: conclusão construção de igreja;

7) Comunidade de São Lourenço do Sul, Sínodo Sul-Rio-Grandense: construção de centro comunitário; 8) COMIN – projeto trienal para trabalho com mulheres guarani.

Ação Confirmandos/na Trilha da Solidariedade

Esta mensagem deveria ter sido incluída na edição anterior. Infelizmente, por um lapso de nossa parte, não foi feito. Mas, por causa da singularidade dela e, considerando que já estamos encaminhando nova ação Confirmandos, publicamos esta carta agora.

(3)

3

Olá MOCHILEIRO !

Gostaríamos de nos apresentar! Somos seus novos amigos Confirmandos moramos aqui na Bahia e Minas Gerais e também o Pastor.

Eu, Gabrielle, moro em Nova Viçosa/BA e uma vez ao mês vou para Serra dos Aimorés com meus pais para participar do Ensino Confirmatório na Comunidade de lá e também no culto. É que na minha cidade só existe a minha familia que pertence à IECLB. São mais ou menos 120 Km de distância até Serra dos Aimorés.

Eu sou Luan. Moro em Serra dos Aimorés e participo também do Ensino Confirmatório aqui em Serra dos Aimorés em nossos encontros de sábado à tarde uma vez ao mês.

Eu sou o P. Evandro. Moro na cidade de Teixeira de Freitas na Bahia e atendo esta Área Missionária que inclui 7 cidades onde existem luteranos, no Extremo leste de Minas Gerais e no Extremo sul da Bahia. Estou como pastor aqui desde março deste ano (2014).

Gabrielle e Luan começaram seus encontros de ensino confirmatório em agosto de 2013 com um pastor aposentado que ficou aqui provisoriamente de julho a dezembro. Antes disso estamos por um ano e meio sem pastor morando aqui.

Quando recomeçamos as atividades este ano com o P. Evandro, ele logo nos trouxe o novo material de estudo da IECLB (Compartilha I) e nos falou de você e da TRILHA DA SOLIDARIEDADE - Ação Confirmandos 2014.

Como nossas comunidades aqui são muito pequenas, recebemos ajuda do fundo de missão da igreja para termos um pastor, mas mesmo assim achamos por bem de não ficar fora desta TRILHA.

Assim, no dia 23 de novembro, combinamos com P. Evandro de participar no culto. Lemos para a Comunidade as informações constantes no folder AC 2014, mostramos imagens de você nosso amigo MOCHILEIRO e também imagens das duas entidades que serão ajudadas neste ano.

No dia 22 havíamos estudado o último tema da Unidade I (Batismo e Confirmação) e aprendemos que CONFIRMAÇÃO TAMBÉM É COMPROMISSO - AÇÃO. E aí decidimos convidar toda a Comunidade para participar.

Neste culto, depois de a gente ler e informar a Comunidade sobre sua proposta da TRILHA, cantamos um hino e recolhemos as ofertas.

Não deu muito, mas esperamos que, junto com os outros confirmandos e confirmandas de toda a IECLB, possa dar um bom dinheiro para a revitalização e pintura naquelas instituições de Novo Hamburgo/RS e Gravatá/PE.

Hoje, dia 04 de dezembro, eu, P. Evandro fiz uma transferência para a conta do BB da OGA no valor de R$ 171,00 que foi o valor total da oferta. Naquele domingo a igreja estava bem cheia. Havia 25 pessoas no culto.

Aguardamos a confirmação de recebimento da transferência. Esperamos que tenha dado certo o depósito e que a gente se encontre ainda ano que vem. Nosso culto de Confirmação talvez vai ser em agosto de 2015.

(4)

4

Aquele testemunho no livro do Confirmando também quer ser nossa confissão: "Sim, Senhor, quero viver contigo em tua comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens."

Um abração,

Gabrielle, Luan e Pastor Evandro J. Meurer

Área Missionária Leste MG-Sul BA

Neste ano de 2015, a Trilha da Solidariedade vai do sul ao nordeste: de Porto Alegre/RS a Salvador/BA, passando por Pinhais/PR.

(5)

5

IECLB-Selos

Na última edição do ano passado, informamos sobre os 35 anos de IECLB-Selos e sobre a importância desse trabalho desenvolvido pelo casal Dieter e Wally Fertsch, em Vera Cruz/RS. Agora o Sr. Fertsch nos escreveu o seguinte:

“Estou sentindo, ano após ano, que minhas forças estão diminuindo. Felizmente não posso queixar-me da minha saúde, mas noto que cada vez canso mais rapidamente e o trabalho já não rende mais como alguns anos atrás...

Penso “aposentar-me” de IECLB-SELOS em julho de 2017, mês em que completaria 90 anos. Isto se até lá ainda estiver aqui e em condições aceitáveis de exercer minhas atuais funções. Penso em comunicar aos diversos grupos do GAW a descontinuar o envio de selos já a partir de julho deste ano. Assim terão tempo de avisar, também, os seus doadores nas diversas regiões. Tenho ainda tanto material a revisar (e novos pacotes já estão anunciados), que estarei plenamente ocupado até minha saída efetiva do projeto.

Tudo isto está trabalhando em minha mente e, é claro, sempre sujeito a alterações”.

Estamos pensando em encontrar alguém que possa dar continuidade a esse valioso trabalho que já veio em benefício de muitas instituições que se dedicam a crianças e adolescentes. Seria muita pena se tivermos que encerrar esse belo trabalho.

(6)

6 Enquanto isso, selos continuam sendo trazidos ou enviados para nós para encaminhar a Vera Cruz. Como, por exemplo, toda a coleção da falecida Sra. Ilse Brakemeier, de Nova Petrópolis, que o Hans Heinrich Brakemeier deixou aqui na OGA. Outra pessoa que nos visitou aqui na OGA e que também trouxe diversos envelopes com selos doados por pessoas na Alemanha foi a Dra. Karen Bergesch, Pastora da IECLB atuando como representante para a América Latina na Igreja Territorial do Norte, na Alemanha.

Rua Sinodal, nº 50 – 93030-225 – São Leopoldo – RS

Fone: (51) 3589-1098 – E-mail: ogaieclb@luteranos.com.br

Na internet: www.luteranos.com.br/oga

Você está recebendo este Boletim por estar cadastrado em nosso Banco de Dados. Caso não queira mais receber este Boletim, por favor, clique aqui.

Referências

Documentos relacionados

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

confecção do projeto geométrico das vias confecção de projeto de drenagem, dimensionamento e detalhamento de 20 lagos de retenção, projeto de pavimentação e

(2010), podem servir como casos sentinela para infecções humanas numa área geográfica restrita. Devido ao fenómeno da globalização que ocorre actualmente, é crucial haver

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

3 O presente projeto de pesquisa enfoca a importância da seleção dos materiais recicláveis, focalizando o reaproveitamento do papel, considerado o segundo tipo

Lista os documentos que foram encaminhados pela área do usuário logado e que estão aguardando a geração de relação de remessa para serem encaminhados ou estão pendentes