• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DA ÁGUA NOS AÇORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DA ÁGUA NOS AÇORES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

GESTÃO DA ÁGUA NOS AÇORES

Dina, PACHECO1; Raquel, CYMBRON1; Carlos, MEDEIROS1; Sandra MENDES1, Carla MELO2, José Virgílio CRUZ3

1 – Direção de Serviços de Recursos Hídricos/Direção Regional do Ambiente, Avenida Antero de Quental, n.º 9C, 2º Andar, 9500-160 Ponta Delgada, Dina.MD.Medeiros@azores.gov.pt, Tel. 296 206 700, Fax. 296 206 701

2 – SIMBIENTE AÇORES – Engenharia e Gestão Ambiental, Lda, Rua Azores Parque, n.º 102 Edifício 2,

carla.melo@simbiente.com, Tlm. 910 010 051 | 910 010 052, Fax: 296 384 714

3 – Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos e Departamento de Geociências/Universidade dos Açores, Rua da Mãe de Deus, 9500-321 Ponta Delgada, jose.vm.cruz@uac.pt, Tel. 296 650 147

Resumo

A necessidade de garantir uma gestão integrada da água, em conformidade com a funcionalidade dos ciclos hidrológicos e as especificidades regionais, é uma prioridade estratégica da administração pública na Região Autónoma dos Açores, através das competências atribuídas à Direção Regional do Ambiente. A definição de políticas que promovam a proteção, gestão e valorização da água constitui um instrumento para a sustentabilidade do modelo operacional da gestão da água na Região Hidrográfica dos Açores (RH9), por via do reconhecimento e integração das valências ambientais, económicas e sociais da água.

A gestão da água é um processo integrador das diversas competências da administração pública e engloba as componentes da qualidade e da quantidade subjacente à conectividade dos ciclos naturais e artificiais da água. Atualmente, os sistemas hídricos estão expostos a grande variedade de desafios e riscos, associados a fenómenos hidrológicos extremos (tempestades, cheias e movimentos de vertente), à poluição e à vulnerabilidade das origens, que poderão afetar as populações e atividades económicas, assim como afetar a disponibilidade em água para as diferentes utilizações e fragilizar os ecossistemas associados.

O presente trabalho visa apresentar um breve enquadramento da informação disponível relativamente à ocorrência de água nos Açores, o diagnóstico da situação atual e os principais desafios associados à sua gestão. Salienta-se o modelo estratégico, operacional e funcional, apropriado à missão de proteger e valorizar as componentes ambientais das águas, e que permite a gestão racional, integrada e eficiente dos recursos por forma a assegurar a sua sustentabilidade. A gestão e proteção da água nos Açores assenta na implementação de diversos instrumentos de gestão, entre os quais o Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores, em vigor desde 2013. Este contempla um programa de medidas com base nos resultados da análise das características da RH9, do estudo do impacte da atividade humana sobre o estado das águas de superfície e subterrâneas, da análise económica da utilização da água, da informação disponível sobre a temática, das ações de participação e sensibilização pública, entre outras.

(2)

2

Palavras-chave: gestão; qualidade; quantidade; sustentabilidade Tema: Políticas públicas, governança e regulação.

1. INTRODUÇÃO

Com a publicação da Diretiva 2000/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2000, designada como Diretiva Quadro da Água (DQA), iniciou-se um novo ciclo da política e gestão da água. O objetivo principal da DQA é conseguir que em 2015 todas as massas de água se encontrem em bom estado. Este desiderato abrange o bom estado ecológico e químico das águas de superfície e o bom estado quantitativo e químico das águas subterrâneas.

O principal instrumento de execução da DQA é o plano de gestão de bacia hidrográfica e o programa de medidas que o complementa. O processo de planeamento teve início com as disposições de transposição e administrativas, seguindo-se a caracterização das regiões hidrográficas, a monitorização e avaliação do estado das massas de água, a identificação das pressões, o estabelecimento de objetivos e, por fim, o programa de medidas e respetiva aplicação.

Em sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 112/2002, de 17 de abril, que procedeu à subdivisão do território nacional em 10 Regiões Hidrográficas, foi formalmente criada a Região Hidrográfica dos Açores (RH9), que compreende todas as bacias hidrográficas das nove ilhas que compõem o arquipélago, incluindo as respetivas águas subterrâneas e as águas costeiras adjacentes (Figura 1).

(3)

3

A transposição da DQA para o direito interno foi efetuada pela Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro, designada como Lei da Água (LA), que estabeleceu as bases e o quadro institucional para a gestão sustentável das águas em Portugal. No contexto da organização administrativa nacional, os Açores constituem uma Região Autónoma da República Portuguesa (Lei n.º 39/80, de 22 de agosto), dotada de um estatuto político-administrativo e de órgãos de governo próprio (Assembleia Legislativa Regional e Governo Regional), cujos departamentos possuem competências em matérias de interesse regional.

Na presente legislatura (XI Governo Regional dos Açores - Decreto Regulamentar Regional n.º 12/2014/A, de 24 de julho) compete à Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (SRAA), e designadamente à Direção Regional do Ambiente (DRA) o planeamento e a gestão das águas interiores, bem como promover e avaliar a implementação dos objetivos e das medidas definidas no regime jurídico da água por força do Decreto Regulamentar Regional n.º 11/2013/A, de 2 de agosto, que aprova as respetivas competências e orgânica. Por seu turno, o planeamento e a gestão das águas marinhas competem à Secretaria Regional da do Mar, Ciência e Tecnologia por força do Decreto Regulamentar Regional n.º 12/2014/A

Entre as competências mais relevantes da DRA salienta-se a sua atuação no planeamento de recursos hídricos. Neste sistema de planeamento destaca-se o Plano Regional da Água (PRA), os Planos de Gestão de Recursos Hídricos de Ilha, o Plano de Gestão de Região Hidrográfica e o Plano de Gestão de Riscos de Inundações. O PRA (Decreto Legislativo Regional n.º 19/2003/A, de 23 de abril) correspondeu ao primeiro esforço de construção de políticas públicas para a sustentabilidade dos recursos hídricos na Região, numa vertente estratégica e operacional, materializado por um conjunto de programas e projetos que visavam a gestão sustentável dos recursos hídricos, por forma a solucionar um conjunto de disfunções existentes na área dos recursos hídricos, a otimização da gestão da água, bem como a promoção do cumprimento integral do normativo nacional e comunitário existente à data.

Perante as especificidades decorrentes do contexto insular, a ilha foi considerada como base territorial para o planeamento dos recursos hídricos na Região. O início do processo de elaboração do Plano de Gestão de Região Hidrográfica dos Açores (PGRH-A) foi marcado pelo desenvolvimento de um guia metodológico para o planeamento de recursos hídricos de ilha, por forma a identificar as diretrizes a aplicar no desenvolvimento deste tipo de instrumentos que, em articulação com o PRA, concretizaram a implementação do Plano. O caso de estudo da ilha de Santa Maria foi o selecionado para validar as metodologias testadas. Posteriormente, foram desenvolvidos os Planos de Gestão de Recursos Hídricos (PGRH) das restantes oito ilhas, e num terceiro momento, procedeu-se à integração de toda a informação coligida com produção final do PGRH-A. Neste contexto, o processo de planeamento atualmente em curso na RH9 integra um faseamento devidamente ajustado à realidade insular da Região Autónoma dos Açores (RAA) (Figura 2).

Um dos aspetos essenciais que decorre da DQA e da LA é o planeamento cíclico, na medida que os PGRH devem ser revistos em ciclos de 6 anos, sendo que o 1.º ciclo deveria ter sido concluído em 2009. Contudo, o PGRH-A foi aprovado em 2013, pela Resolução do Conselho do Governo n.º 40/2013, de 29 de abril, tendo a respetiva implementação sido iniciada a partir da data da sua publicação. Terminada a vigência do 1.º ciclo (2015), a implementação do 2.º PGRH-Açores, vigente para o período 2016-2021, não constitui um produto estanque pois, ao invés, preconiza um conjunto de ações que têm por objetivo

(4)

4

avaliar o impacte gerado pelo programa de medidas adotado até então. Essa apreciação sustentará posteriores revisões do PGRH-Açores, estabelecendo-se um processo cíclico de gestão dos recursos hídricos da RAA.

Figura 2. Processo de planeamento para a gestão de recursos hídricos da RH9. O PGRH-A corresponde à caracterização aprofundada das massas de água na RH9, suportada por resultados decorrentes das campanhas de monitorização, e avaliação do estado de todas as massas de água de acordo com as metodologias propostas nos documentos guia da Comunidade Europeia (CE). O PGRH-Açores 2016-2021, à semelhança do anterior, assenta ainda na relação entre a identificação de pressões, com especial ênfase para os efeitos decorrentes das alterações climáticas, e a elaboração de programas de medidas que permitam mitigar o impacte das pressões significativas, apresentando como pilar dessa relação o cumprimento dos objetivos ambientais consignados na DQA, a nível comunitário, e pela Lei da Água no contexto do direito interno nacional.

2. CARATERIZAÇÃO DAS MASSAS DE ÁGUA DA RH9

A Região Hidrográfica dos Açores desenvolve-se por uma área total de 10 045 km2, da qual 76,6% correspondem a águas costeiras (7 693 km2) e 23,4% à superfície emersa das nove ilhas (2 352 km2). 2009-2015 (1.º Ciclo) Sistema de Promoção, Acompanhamento e de Avaliação Programa de Medidas Objetivos Cenários prospetivos Participação Pública Revisão da caracterização da Região Hidrográfica Revisão e atualização dos problemas de gestão da água Revisão dos Objetivos

do PGRH-Açores Revisão dos Programas de Medidas e do PGRH-Açores PGRH-Açores (2ª geração) 2015 Acompanhamento e avaliação do

PGRH-Açores PGRH-Açores PGRHI 9 ilhas

Elaboração do PGRH-Açores Avaliação Ambiental Estratégica Caracterização e Diagnóstico 2016-2021 (2.º Ciclo)

(5)

5

Seguindo os critérios definidos pela DQA, a RH9 é constituída por nove sub-bacias hidrográficas que correspondem a cada uma das ilhas (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo). Nesta Região, no 1º ciclo, foram delimitadas 121 massas de água, que englobavam 67 massas de água superficiais, das quais 13 são da categoria ribeiras, 24 da categoria lagoas, 27 costeiras e 3 de transição distribuídas pelas nove ilhas Relativamente às águas subterrâneas, foram delimitadas 54 massas de água subterrâneas dispersas pelas diferentes ilhas. De referir que na RH9 não foram identificadas massas de água artificiais nem massas de água fortemente modificadas. As três massas de água de transição da RH9, a lagoa dos Cubres (que se divide em Cubres Este e Oeste) e a lagoa de Santo Cristo, constituem massas de água que, pela sua situação de fronteira entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho, apresentam características intermédias, nomeadamente no que se refere à salinidade, possuindo elevado valor ecológico.

As águas costeiras correspondem a 76,6% da área da RH9, sendo o comprimento total da linha de costa das 9 ilhas dos Açores de aproximadamente 850 km (comprimento idêntico ao da linha de costa de Portugal Continental).

No 2º ciclo o nº de massas diminuiu, considerando-se agora 117 massas de água (superficiais interiores, costeiras e transição e subterrâneas). A redução foi realizada com base em dois fatores, sendo o primeiro a eliminação das massas de água Ribeira dos Flamengos (09FAIR001) e Lagoa Branca (09FLOL007) uma vez que estas já não são designadas no âmbito da DQA/LA, sendo que a monitorização das mesmas já não foi efetuada em 2012/2013. O segundo fator de redução teve por base a redelimitação das massas de água designadas como “Ribeiras”, que resultou, na ilha de São Miguel, na agregação da Ribeira Grande (09SMGR011) com a Ribeira da Pernarda (09SMGR008) e Ribeira das Roças/Salto do Cabrito (09SMGR009). Estas três massas de água passaram a constituir uma só, a Ribeira Grande (09SMGR011) (Tabela 1).

Tabela 1. Massas de água delimitadas na RH9 no PGRH-A 2016-2021.

Sub-bacias Superfície

Subterrânea

Ribeiras Lagoas Transição Costeiras

Santa Maria 1 2+1* 6 São Miguel 7 12 5+1* 6 Terceira 4 11 Graciosa 3 9 São Jorge 3 2+1** 3 Pico 5 2+1** 6 Faial 2+1** 8 Flores 2 5 2+1*** 3 Corvo 1 2+1*** 2 Açores 10 23 3 27 54

(6)

6

No contexto da DQA importa igualmente caracterizar as zonas protegidas associadas às massas de água. Neste âmbito, e no que respeita à proteção de recursos e conservação da natureza, são identificadas diversas zonas protegidas, maioritariamente integradas nos Parques Naturais de Ilha, das quais: 22 Zonas de Especial Conservação, 15 Zonas de Proteção Especial, 48 Áreas Protegidas de Gestão de Habitats ou Espécies, 30 Áreas Protegidas de Gestão de Recursos, 7 Zonas Vulneráveis, 192 Zonas de proteção de água para consumo humano, 34 Reservas Integrais das Lapas e 52 Zonas Balneares.

A avaliação do balanço entre as necessidades e disponibilidades e tem como objetivo analisar, ao nível da RH9 e respetivas sub-bacias, a existência de potenciais pressões ou situações de sobre-exploração dos recursos hídricos, constituindo-se como uma ferramenta de apoio à gestão às necessidades atuais e futuras (Tabela 2).

Tabela 2. Balanço entre as necessidades e disponibilidades hídricas na RH9.

Sub-bacias Necessidades hídricas totais (hm3) Disponibilidades hídricas (hm3) Balanço Necessidades/Disponibilidades (%) Santa Maria 0,5 33,6 1,5 São Miguel 12,6 614,8 2,0 Terceira 5,1 339,7 1,5 Graciosa 0,4 21,2 1,9 São Jorge 1,0 322,5 0,3 Pico 1,6 583,9 0,3 Faial 1,3 127,5 1,0 Flores 0,4 166,2 0,2 Corvo 0,05 18,8 0,3 RH9 22,9 2.228,2 1,0

De acordo com os resultados estimados, a RH9 apresenta disponibilidades hídricas totais na ordem dos 2 228,2hm3 por ano, revelando-se suficientes para comportar as necessidades hídricas estimadas. Em resultado, estima-se um balanço hídrico bastante positivo, já que as necessidades se mostram bastante reduzidas face às disponibilidades hídricas presentes.

3. MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ESTADO DAS MASSAS DE ÁGUA DA RH9 A RH9 possui uma rede de monitorização biológica e físico-química das massas de água, que tem como objetivo caracterizar o estado das massas de água desta Região Hidrográfica a fim de dar cumprimento às Diretivas Comunitárias em vigor. Esta rede de monitorização visa, concretamente, a classificação dos estados ecológico e químico das águas superficiais e do estado químico das águas subterrâneas. A implementação da referida rede ocorreu de forma faseada no tempo e no espaço pelas diversas ilhas dos Açores em resultado dos condicionalismos financeiros e operacionais existentes. Iniciou-se em 2003 nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, tendo-se expandido em 2005 às ilhas do Pico, Faial, Flores e Corvo.

(7)

7

A partir de 2009, a rede de monitorização passou a abranger todas as ilhas, e consequentemente todas as massas de água designadas.

No caso das massas de água costeiras e de transição, a rede de monitorização iniciou-se em 2008 para as águas costeiras nas ilhas de Santa Maria, São Miguel e Terceira e para as águas de transição na ilha de São Jorge, tendo em 2011 sido alargada às massas de águas costeiras nas ilhas do Pico, Faial, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.

Os resultados da monitorização efetuada revelaram uma melhoria do estado de massas de água superficiais (Figura 3) e subterrâneas (Figura 4) entre o 1.º ciclo do PGRH-A (2010) e o ano de referência de revisão do mesmo em 2012/13. A apreciação global revela que, até ao final de 2015, 98 massas de água (84%) encontravam-se estado Bom ou superior.

A avaliação globalmente positiva deve-se ao facto de não existirem massas de água superficiais em estado Mau e quase todas as massas de água costeiras apresentarem um estado Excelente. Cerca de 70% das ribeiras da Região estão em estado Razoável, encontrando-se as restantes em Bom estado (30%). Para as lagoas destaca-se que o estado mais representativo é o Bom, com 44% destas massas de água, seguido do Medíocre com 30%, do Razoável com 22% e do Excelente com 4%. No que se refere às massas de água de transição, duas massas de água (67%) estão em estado Bom e uma em estado Excelente.

Figura 3. Estado final das massas de água de superfície nos anos de referência 2010 e 2012/13

Das 54 massas de água subterrâneas existentes na RH9, 51 (94,4%) apresentam Bom estado, e 3 (5,6%) encontram-se em estado Medíocre (Figura 04). Este último estado está associado a pressões por intrusão salina e incide sobre uma massa de água na ilha da Graciosa e duas massas de água do Pico.

Não obstante a classificação de Bom estado quantitativo para as massas de água subterrânea não existe ainda na RH9 uma rede de monitorização específica, pelo que este estado foi determinado essencialmente com base na relação entre os recursos disponíveis e a descarga natural dos sistemas, em nascentes, a que acrescem as extrações efetuadas em furos de captação, e assentou especialmente nos seguintes elementos de análise: recursos hídricos subterrâneos estimados por massa de água; extrações médias anuais efetuadas nos furos de captação, a que se adicionaram os volumes de água descarregados nas nascentes, captadas ou não; contribuição das águas subterrâneas para o escoamento das massas de água de superfície associadas; estado das massas de água de superfície;

(8)

8

identificação de eventuais ecossistemas dependentes afetados por variações dos níveis ou do escoamento subterrâneo.

Figura 4. Estado final das massas de água subterrâneas nos anos de referência 2010 e 2012/13.

Na impossibilidade de cumprimento dos prazos/limites temporais determinados legalmente para atingir os objetivos ambientais, as prorrogações destes prazos permitem uma realização gradual dos objetivos para algumas massas de água, considerando os seguintes fundamentos:

• A realização das medidas necessárias para a melhoria do estado da massa de águas exceder o prazo 2015 e 2021, por razões de exequibilidade técnica;

• A conclusão das melhorias do estado das massas de água, nos limites do prazo fixado, revelar-se desproporcionalmente dispendiosa;

• As condições naturais não permitirem melhorias atempadas do estado das massas de água.

Assim, a recuperação do estado das massas de água identificadas prevê-se gradual e prolongada, verificando a prorrogação de cumprimento dos objetivos ambientais por razões de exequibilidade técnica e em alguns casos de condições naturais, pois em particular nas lagoas a baixa resiliência destes ecossistemas conduz ao aumento do tempo de resposta às medidas de recuperação aplicadas. Esta razão é justificada quer por motivos de inviabilidade técnica resultante quer do desconhecimento de algumas pressões específicas associadas ao estado da massa de água, quer a constrangimentos práticos associados à implementação das medidas (como a impossibilidade de obter uma resposta rápida à aplicação de algumas medidas). Na RH9, o prazo foi prorrogado no que concerne a 19 massas de água, 11 (9,4%) das quais deverão atingir o Bom estado em 2021 e 8 (6,8%) em 2027.

Todas as massas de água costeiras e de transição atingiram em 2015 o objetivo de Bom estado, não tendo sido necessária prorrogação.

93% 7%

Bom Medíocre

(9)

9

4. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO DA ÁGUA

A sistematização da caracterização e diagnóstico das massas de água assentou em indicadores-chave por áreas temáticas, estruturados de acordo com um modelo Pressão-Estado-Resposta (PER), conferindo uma carácter objetivo e quantificável da situação atual, bem como a análise imediata das principais problemáticas focadas nas Questões Significativas da Gestão da Água para a RAA. Estes indicadores alicerçaram a construção do Índice de Sustentabilidade da Gestão da Água (ISGA), através de um exercício pericial de avaliação da sustentabilidade dos serviços e processos associados à gestão da água em cada uma das ilhas do arquipélago dos Açores, que pretende constituir-se como mais uma ferramenta de análise e de apoio à decisão com vista à evolução e melhoria dos mesmos. Os limites de sustentabilidade para os usos de determinadas massas de água, tiveram em consideração as atuais previsões ao nível dos principais elementos e variações climáticas. Para além de terem sido consideradas na proposta dos limites de sustentabilidade, a abordagem às Alterações Climáticas foi concretizada através da internalização das problemáticas e questões da adaptação ao nível dos riscos e da sua incorporação ao nível do exercício de cenarização, na perspetiva do potencial contributo para o agravamento de determinadas pressões sobre as MA.

Da avaliação efetuada em 2015, verifica-se que a Região apresenta um resultado global de 51% (“Razoável”) para este índice de sustentabilidade, sensivelmente o mesmo resultado obtido no decurso da elaboração do 1.º Ciclo do PGRH-Açores (2011). Observa-se que praticamente todas as ilhas do arquipélago apresentam índices razoáveis de sustentabilidade da gestão da água, com exceção da ilha do Corvo que apresenta um índice “satisfatório”. Os índices obtidos pautam-se entre os 49% (São Miguel) e os 71% (Corvo). As ilhas de São Miguel, São Jorge, Pico, Flores e Corvo registaram uma melhoria do índice face ao exercício transato. As restantes ilhas registaram ligeiros decréscimos, sendo que as reduções mais significativas verificaram-se nas ilhas Terceira e Graciosa.

5. PROGRAMA DE MEDIDAS

Os programas de medidas estabelecem uma componente operacional para o cumprimento dos objetivos estratégicos e ambientais para as massas de águas superficiais, subterrâneas e associadas a zonas protegidas. Tendo em conta que a sua definição tem por base o diagnóstico dos principais problemas inerentes às diversas temáticas e às massas de água, e a prévia identificação das intervenções passíveis de contribuir para a minimização, ou mesmo resolução, desses problemas, devem considerar-se, como base para essa definição, as exigências comunitárias em vigor, sem prejuízo das prorrogações e derrogações previstas nos artigos 50.º e 51.º da Lei da Água.

Neste contexto, o PGRH-A inclui no seu programa de medidas as seguintes componentes: • A identificação e caracterização das medidas necessárias para atingir o objetivo ambiental, e das ações de levam à sua implementação;

• A apresentação da análise de custo de cada medida, bem como os indicadores de desempenho de acordo com os objetivos estabelecidos e os indicadores de custo-eficácia;

(10)

10

• A orçamentação e a programação financeira das medidas selecionadas; • A identificação dos agentes responsáveis pela implementação das medidas;

• Definição das prioridades de implementação, com uma proposta de prorrogação e respetiva fundamentação (não serão apresentadas propostas de objetivos menos exigentes, uma vez que no estabelecimento dos objetivos ambientais não foram identificadas situações que necessitassem desse tipo de exceção);

• A metodologia para a análise da execução das medidas previstas (indicadores de desempenho e posteriormente no Sistema de Acompanhamento e Avaliação proposto) e breve descrição de quaisquer medidas adicionais.

Neste contexto, no âmbito do PGRH-Açores 2016-2021 encontram-se delineadas 47 medidas, das quais 34 foram classificadas com “prioridade elevada”, 10 com “prioridade intermédia” e três com “prioridade reduzida”. No que respeita à responsabilidade de implementação das medidas, 47% são da responsabilidade exclusiva da entidade governamental competente em matéria de recursos hídricos, 8% da responsabilidade conjunta com outras entidades e 45% da responsabilidade exclusiva de outras entidades. O desempenho e exequibilidade do programa de medidas conta com a operacionalidade dos instrumentos de gestão territorial em vigor na RAA, com destaque para os Planos de Ordenamento de Bacias Hidrográficas de Lagoas, Planos de Ordenamento da Orla Costeira, Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas, bem como o Plano de Gestão de Riscos de Inundações da RAA.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho procede a uma análise evolutiva da gestão e planeamento dos recursos hídricos na RAA, assim como dos desafios decorrentes das dinâmicas socioeconómica, ambiental, de regulação e legislativa.

A experiência adquirida ao longo do processo de gestão e planeamento regionais evidencia progressos ao nível de conhecimento dos recursos hídricos regionais por via da melhoria da monitorização qualitativa e quantitativa. Nos Açores existem abundantes recursos de água, nomeadamente subterrânea, com um balanço, francamente positivo, entre necessidades e disponibilidades. Por seu turno, nos aspetos relativos à qualidade das massas de água, 84% encontram-se em Bom estado.

Por outro lado, as atuais orientações de gestão na RH9 incorporam as recentes diretrizes da Comissão Europeia ao nível das alterações climáticas e da abordagem integrada, em particular no âmbito do Programa de Medidas, isto é, nas complementaridades e contributos que o PGRH poderá ter com planos e objetivos ao nível de outras Diretivas Europeias, como a Diretiva Inundações, a Diretiva Aves e Habitats ou a Diretiva Quadro da Estratégia Marinha.

Apesar da amplitude e importância do recurso água, a participação do público continua a ser pouco significativa. A disponibilização de informação sistematizada e em formatos acessíveis e atualizados às populações constitui um desafio que as entidades com competência em gestão de recursos hídricos, assim como outras com responsabilidades ambientais, como por exemplo as organizações não governamentais de ambiente, devem apostar, ao longo de todo o processo de planeamento, assim como durante a sua

(11)

11

implementação, por forma a conferir maior solidez e adequação dos objetivos e medidas às realidades presentes.

Por último, a implementação com sucesso do PGRH na RAA implica necessariamente a estreita concertação entre entidades, em particular a articulação entre a componente das águas costeiras e a das águas interiores, assim como entre os diversos sectores intervenientes na gestão da água, pelo que esta matéria constitui um dos desafios que a Região enfrenta na implementação da DQA/LA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AHA/DRA (2012). Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores – RH9. Administração Hidrográfica dos Açores/Direção Regional do Ambiente, Ponta Delgada DSRHOT/DRA (2015). Plano de Gestão da Região Hidrográfica dos Açores – RH9. Relatório Técnico. Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território/Direção Regional do Ambiente, Ponta Delgada

Referências

Documentos relacionados

Segundo diversos autores, os efeitos colaterais dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, nomea- damente as náuseas e vómitos, podem provocar algum

(2006) que o engenheiro, classicamente, é visto como um técnico especializado na solução de problemas específicos e limitados a determinados campos de interesse,

Há várias maneiras de não gastar água sem necessidade, por exemplo: pode-se usar a água da máquina de lavar para lavar o quintal e evitar um desperdício.. Resolva

Quais são os requisitos de uma plataforma multilateral de software para possibilitar o aumento da quantidade de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) destinados

Apesar de crianças com risco para a deficiência auditiva apresentarem mais chances de alterações, há um número considerável de crian- ças com o diagnóstico de perda auditiva e

Deste modo, existe a possibilidade de que concepções equivocadas sobre conceitos de Química possam ser formadas ou reforçadas durante a vida escolar dos

Objetivo: Conhecer as características do indivíduo portador de doença neurogênica adquirida do ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de

f) Leitura Melódica (solfejo): O candidato deverá entoar uma melodia com o nome das notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), apresentar correta afinação,