• Nenhum resultado encontrado

Alguns países que não possuem água potável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alguns países que não possuem água potável"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

A quantidade aproximada de água no planeta Terra é de 71%, ou seja, é correspondente a mais da metade e isso significa possuir a importância de ser pará-la de gastar sem

necessidade. Ainda é interessante mencionar que há pessoas que sequer tem a chance de beber água, porque essa riqueza é escassa.

Alguns países que não possuem água potável

Dessa forma, dá a entender que estamos alguns séculos distantes do ano de 2021, mas acontece que esse tipo de problema persiste até nos dias de hoje, como são os casos da Eritreia, Uganda, Etiópia, Angola, Somália, Chade que pertencem ao continente africano.

Esse tipo de realidade pode se tornar possível aos demais continentes se continuarem a usar a água de maneira errada, com desperdícios.

Como evitar o desperdício de água

Há várias formas bem legais de não desperdiçar a água e muitas delas podem ser

substituídas por novas formas de lavar a calçada – nem sempre há necessidade de fazer isso -, usar um cronômetro na hora de tomar banho. Pode escovar os dentes com a torneira desligada e lavar as mãos também.

A louça poderá ser ensaboada de uma única vez para depois lavar sem ter desperdiçado água sem necessidade. Sempre desligue as torneiras quando não estiver por perto e feche- as bem.

Caderno de atividades sobre a água para o

(2)

3° e 4° anos

Foi preparado para os alunos dos terceiros e quarto anos algumas atividades sobre a água.

Eles devem responder com base nas perguntas, ler os textos e compreender o quão o

planeta Terra necessita desse elemento tão rico e precioso. Eles conhecerão novas palavras, aprenderão certas funções da água e como podem economizar água do jeito certo.

(3)
(4)

A equipe do Minhas Atividades agradece a todos os professores e educadores que merecem reconhecimento pelo esforço de cuidar e nutrir as próximas gerações com uma educação de qualidade.

Quais as características da água

Para realizar essa atividade, o aluno precisa encher um copo com água para analisar suas características e anotar nos quadros.

(5)
(6)

A água não possui cor, nem cheiro ou sabor porque é insípida, inodora e incolor. Na parte química, a água possui diversos elementos em sua composição.

Complete os espaços

Para esta atividade, os alunos deverão completar os espaços em branco com as palavras citadas. Pode ser que algumas dessas palavras sejam novas e caberá ao professor explicá- las.

(7)
(8)

Condensação é o que chamam para a fase de transformação da matéria, que vai do estado gasoso para o estado líquido. Pode ser chamado de liquefação.

Ciclo da água

Os alunos precisam indicar como funciona os ciclos da água abaixo de cada nome. Se houver qualquer tipo de dúvida, cabe ao professor saná-las.

(9)
(10)

O ciclo hidrológico é a movimentação da água na atmosfera e Terra. Quando faz muito sol, a água presente no solo ou em qualquer tipo de superfície evapora. A água sobe através das correntes de ar e com ajudar da vaporização, a água fica fria e condensa. Por fim, existe a precipitação que acontece a junção das gotículas de água que ficam cada vez maiores.

Graças a força da gravidade, essa água precisará sair por algum lugar e será por meio da chuva.

Cruzadinha

Os alunos devem reconhecer os animais e preencher a cruzadinha de acordo com seus respectivos nomes.

(11)
(12)

A primeira fonte de vida no planeta Terra não foram os dinossauros, mas bactérias que estavam presentes na água e através delas houve evolução de algumas espécies. Nos dias de hoje, o mar foi explorado em apenas 20% e 80% continua desconhecido. Apenas poucos animais marinhos foram apresentados pelos pesquisadores e cientistas, uma vez que a pressão no mar seja maior que na Terra.

Circule a imagem correta

Basta que o aluno verifique quais imagens estão a mostrar o uso correto de água, sem desperdício e circular cada uma delas.

(13)
(14)

O desperdício de água ocorre com muita frequência nos dias de hoje, mesmo com todas as recomendações feitas por ONGs e demais entidades responsáveis pela proteção do meio ambiente. É possível tomar banho com o chuveiro desligado e ligá-lo apenas para retirar o sabão do corpo.

Numere os quadrinhos

O aluno deve prestar atenção no ciclo da natureza e marcar aqueles que estão dentro do padrão explicado pelo professor em sala de aula.

(15)
(16)

Os ciclos da natureza tornam possível todos os seres vivos presentes na Terra sobreviverem e seguirem com suas vidas. Há uma troca bem constante dos elementos e também significa a renovação do planeta Terra.

O que é, o que é?

O aluno deve ler o pequeno texto apresentado no quadrinho e responder a charada com a resposta certa, por fim fazer um desenho do que descobriu.

(17)
(18)

No verão costuma fazer muito calor e graças à isso ocorre a evaporação das águas dos rios, mares, lagos e oceanos. Essas gotículas de água vão para a atmosfera terrestre e retornam como chuva.

Ligue as imagens

O aluno deverá ligar cada palavra às respectivas imagens.

(19)
(20)

A água não possui cor, nem cheiro ou sabor porque é insípida, inodora e incolor. Na parte química, a água possui diversos elementos em sua composição.

Ligue o estado da água

O aluno deve ligar as palavras em cada imagem com seus respectivos nomes.

(21)
(22)

A água sai do estado líquido e vai para o estado sólido. Para isso acontecer é necessário que ela chegue em 0° graus, e poderá ser possível ver esse experimento ao colocar água em forminhas de gelo e deixar no freezer por um tempo.

Organize as letras

O aluno deve reorganizar as letras além de contar quantas gotas estão a sair da torneira, colocar na caixinha e pintar a palavra ao lado.

(23)
(24)

Se uma torneira estiver com problemas de vazamento, poderá desperdiçar 40 litros de água e a conta de água poderá vir em um valor muito alto. É por esse motivo que os responsáveis devem checar todos os dias as torneiras de casa.

Como economizar água em casa

O aluno precisa escrever um texto para explicar como pode poupar água em casa, em conjunto de seus familiares que deverão auxiliá-lo nessa função.

(25)
(26)

Há várias maneiras de não gastar água sem necessidade, por exemplo: pode-se usar a água da máquina de lavar para lavar o quintal e evitar um desperdício.

Resolva a questão

O aluno deverá ler a conta de água da COPASA e resolver a questão proposta pela atividade com ajuda de seu professor.

(27)
(28)

Para saber a quantidade de água gasta basta subtrair o valor mais recente da conta de água com a do mês passado. Por exemplo: 200 m³ – 350 m³ = 15o m³.

Responda as perguntas

Com ajuda da explicação do professor, o aluno deverá realizar a resposta para cada pergunta e se tiver dúvidas poderá perguntar.

(29)
(30)

Em SP quem fornece a água potável para que todos daquele estado possam consumi-la, chama-se SABESP. O serviço deles também é o de lidar com o esgoto.

Responda as perguntas

O professor precisará auxiliar todos os alunos para a elaboração da pergunta.

(31)
(32)

Se houver atraso da conta de água em 30 dias, a empresa responsável realizará o corte da mesma até ser paga de forma devida.

Como reaproveitar a água

O professor deve explicar como os alunos e seus familiares podem fazer para reaproveitar a água e evitar qualquer tipo de desperdício.

(33)
(34)

Reaproveitar a água pode ser uma atividade divertida se feita da maneira correta. Durante o banho pode coletar a água que cai e usá-la para outra coisa em algum momento. Também é possível pegar a água da chuva e usar a água das refeições porque são nutritivas.

Observe as imagens

O aluno precisa apenas observar as imagens e depois responder o que cada uma delas representa.

(35)
(36)

As máquinas de lavar gastam entre 98 a 144 litros de água e essa média ainda pode variar.

É importante escolher apenas um dia na semana para fazer o uso da máquina.

Leia a história

O aluno precisa ler a história com atenção para poder conseguir responder todas as perguntas desta atividade, e se sentir dúvidas pedir ajuda ao professor.

(37)
(38)

Se colocada no freezer e deixada por muito tempo, a água sairá de seu estado líquido para sólido. Esse fenômeno é chamado de Solidificação.

Complete as frases

O aluno deve ler as palavras e completar as frases de acordo com o texto, caso necessite de ajuda o professor poderá auxiliá-lo.

(39)
(40)

A água passa por muitas modificações em pouco tempo, do estado gasoso vai para o líquido e sólido. Ela é bem complexa e seu composto químico é o H2o. O nome é fácil de ser

memorizado e também pode ser visto na tabela periódica.

Os alunos passarão a compreender mais sobre a necessidade de se gastar menos água e se conscientizarão de que ela não durará para sempre. Todos os seres vivos precisam dela para sobreviver.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

E, as falas dos pacientes das clínicas do curso de Odontologia revelam o bom atendimento através da confiabilidade na competência dos alunos, seja pelo cuidado em

Por causa disso, estes fatos po- derão ocasionar crises de água na região de Salvador tais como: degradação ambiental nos mananciais, ocasionando aumento do ris- co das áreas

 ..   In   realization   of   this  project  the  Italian  Marxist  developed  the  crocean  historicism  anchoring  it  in  a   materialist  conception  of

Contudo o presente trabalho procurou tratar de forma esclarecedora os assuntos ligados às Políticas Nacionais de Reforma Agrária, abordando temas como os Planos Nacionais de Reforma

[r]

Segundo diversos autores, os efeitos colaterais dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, nomea- damente as náuseas e vómitos, podem provocar algum

Dessa forma, tais discursos exerceriam um papel constitutivo no desenvolvimento de representações cognitivas dialógicas e auto-reflexivas na primeira infância

Doze unidades federativas possuíam em 14/05 uma estimativa de transmissibilidade entre 0,8 e 1,0 (Taxa de contágio – Rt), indicando um possível controle da transmissão na data: AM,