• Nenhum resultado encontrado

t L rrefeitira MUNICIPAL DE PAR&UAPEBAS PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO PARECER JURÍDICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "t L rrefeitira MUNICIPAL DE PAR&UAPEBAS PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO PARECER JURÍDICO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

t•L

rREFEITIRA MUNICIPAL DE PAR&UAPEBAS PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

PARECER JURÍDICO

EMENTA: Pro4sse Lidiatório. Pregão n' 9/2018- 001 GABIN.

Objeto: Registro de Preços para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de T .FD, com resolução mínima P4, por metro quadrado e execução dos serviços de veículaçao de matérias de interesse di, Gabinete do Prefeito em painéis de IED, com resolução mínima P16, com tempo mínimo de 15 segundos, no Município de Parauapebas, Estado do Pará.

Assunto: Análise da legalidade da Minuta do Edital de Convocação, seus anexos e Contrato Administrativo.

Trata-se de solicitação de Parecer Jurídico desta Procuradoria Geral quanto à legalidade da Minuta do Edital de Licitação, seus anexos e Contrato Administrativo, na moda]idade de Pregão n° 9/2018-001 GABIN, do tipo menor preço.

1. DA ANÁLISE JURÍDICA

Ressalvando-se os aspectos técnicos e econômicos que consubstanciaram a elaboração das tratadas minutas, passemos a analisar a presente Minuta do Instrumento Editalicio, bem como, seus anexos e Contrato Administrativo, a fim de verificar o atendimento dos requisitos legais estabelecidos na Lei 10520/2002 (regulamentada pelo Decreto n° 3.555/2000), no Decreto Federal n°5.504/2005, bem como na lei n°8.666/93 (e posteriores alterações) e nas demais legislações aplicáveis ao caso.

Inicialmente, cumpre observar que o exame dos presentes autos restringe-se aos aspectos jurídicos, excluídos aqueles de natureza técnica. Em relação a estes, partiremos da premissa de que a autoridade competente municiou-se dos conhecimentos específicos imprescindíveis para a sua adequação ao interesse público, tendo observado todos os requisitos legalmente impostos.

Quanto às especificações técnicas contidas no presente processo, inclusive quanto ao detalhamento do objeto da fritura contratação, presume-se que suas características, requisitos e avaliação do preço estimado, tenham sido regularmente determinados pelo setor competente do órgão, com base cm parâmetros técnicos objetivos, para a melhor consecução do interesse público.

O Gabinete do Prefeito - GABIN, por meio do memorando n°0695/2018 fls. 01-03), documento este devidamente assinado pela Autoridade Competente (Chefe de Gabinete), justificou a necessidade do objeto informando que: "A solicitação justifica-se pela necessidade da

veiculação de matérias das ações do Gabinete e atendimento de instalação de LED em atividades execuladas pelas Coordenações de inlen'sse público e para informações dos cidadãos".

Centro Administrativo - Morro dos Ventos - Bairro Beira Rio II, SIN, Parauapebas- Pa CEP.: 68515-000 Fone: (94) .334-2l41 E-mail pmpparauapeha.pa.gov.br

(2)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Em relação aos parâmetros utilizados para se chegar ao quantitativo solicitadoõ

GABIN informou que —justificamos que os parâmetros utilizados para a estimativa prevista mi planilha, foram os tipos de atividades que serão divulgados e realizados pelo Gabinete do Prefeito e suas Coordenações", apresentando as planilhas de estimativa conforme as atividades (fis. 01-92).

Quanto à justificativa, esclarecemos que não compete ao órgão jurídico adentrar o mérito - oportunidade e conveniência - das opções do Administrador, exceto em caso de afronta aos preceitos legais.

O papel do Órgão jurídico é recomendar que a justificativa seja a mais completa possível, orientando o órgão assistido, se for o caso, pelo seu aperfeiçoamento ou reforço, na hipótese de ela se revelar insuficiente, desproporcional ou desarrazoada, de forma a não deixar margem para eventuais quesfionamentos.

Nota-se que a pesquisa de mercado foi feita através de cotações de preços com três fornecedores do ramo (fis. 12-17).

Quanto à necessidade de ampla pesquisa de mercado, a jurisprudência do TCLJ sinaliza no sentido de que a realização de pesquisa de preços de mercado é uma exigência legal para todos os processos licitatórios, inclusive para os casos de dispensa e inexigibilidade. Nesse sentido estão os Acórdãos 4549/2014 - Segunda Câmara, 1422/2014-Segunda Câmara e 522/2014 - Plenário.

A jurisprudência do TCU aponta também para a necessidade dose realizar pesquisa de preços da maneira mais ampla possível de modo a verificar a compatibilidade das propostas apresentada com os preços de mercado. Destaque-se que a obtenção de no mínimo três propostas válidas de fornecedores é requ isi lo indispensável de aceitabilidade da pesquisa de preços, devendo a Administração não se limitar a efetuar o mínimo exigido, mas envidar esforços no sentido de se obter o maior número possível de cotações de fontes diversas que reflitam a realidade do mercado. Assim, a pesquisa de preços deve ter tantos orçamentos quanto forem possíveis de serem obtidos nas diversas fontes, devendo ser consignado no processo de contratação justificativa quanto à impossibilidade de utilização de alguma das fontes ou não obtenção de no mínimo três orçamentos válidos de fornecedores.

Quanto à planilha de quantitativos e valores elaborada pelo CABIN ([1. 04), esta deve ser a consolidação da consulta de mercado realizada, extraindo-se a média dos orçamentos colhidos, com o fito de fazer refletir o preço de mercado, estando devidamente assinada pela Autoridade Competente.

O Tribunal de Contas da União entende que "as estimaüvas de preços prévias às

licitações devem estar baseadas em cesta de preços aceitáveis, tais como os oriundos de pesquisas diretas com fornecedores ou cru seus análogos, valores adjudicados em licitações de órgãos públicos, sistemas de compras (Comprasuet), valores registrados em atas de SRI', avaliação de controles recentes ou vigentes, compras e contratações realizadas por corporações privadas em condições idinticas ou semelhantes', conforme entendimento exarado no Acórdão 2637/2015-Plenário,

TC 013.754/2015-7, relator Ministro Bruno Dantas, de 21.10.2015:

Centro Administrativo - Morro dos Yento - Bairro IIeir Rio II, SI), Paranapebas - Pa CEP.: 68515-000 Fone: (94) 3346-2141 [-mali pmp@parauapehas.pa.gov.br

(3)

L)L

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS PROCURADORIA GERALDO MUrilCIP!O

o Plenário do Tribunal, pelos motivos expostos pelo relator, decidiu, no dar ciência à Funasa acerca da impropriedade relativa à "realização de pesquisa de

preços com amplitude insuficiente ..) tendo-se obtido apenas três orçamentas não obstante o mercado fornecedor do serviço ser vasto; e, ainda, que não e considerou a utilização de preços de contratações similares nu Administração Pública e a informações de outras fontes, tais como o ComprasNet e outros sues especializadas, afrontando o rui. 26, parágrafo único, incisos li e 111, e o art. 43, inciso TV, da Lei 8.666/1993, conforme entendimento do TCLI a exemplo dos Acórd4os 2.17012007 e 819/2009, ambos do Plenário. (Acórdão 2637/2015-Plenário, TC 013.754/2015-7, relator Ministro Bruno Dantas, 2110.2015)

Neste mesmo acórdão, o TCU reafirmou entendimento exarado no Acórdão

2.943/2013-Plenário, de que "não se deve considerar, pa ra fins de elaboração do mapa de cotações, as informações relativas a empresas cujos preços revelem-se evidentemente fora da média de mercado, de rondo a evitar distorções no custo médio apurado e, consequentemente, no valor máximo a ser aceito

para cada item licitado", o que deve ser avaliado pela área técnica e, por fim, pela Autoridade Competente.

Sendo assim, estas particularidades devem ser observadas quando da formação do preço médio.

Registre-se que a realização de cotações de preços, formação do preço médio e, posterior, análise dos preços é matéria técnica, de competência da área solicitante, qual seja o Gabinete do Prefeito, tendo este total responsabilidade quanto à veracidade e lisura da pesquisa de preços, cabendo a esta Procuradoria, quando da análise jurídic, informar os parâmetros legais e regulamentares que devem ser observados na respectiva pesquisa de mercado e formação do preço médio, conforme acima realizado.

Acostou-se aos autos o Termo de Referência (lis. 06-11), contendo a definição do objeto, justificativa, prazos, bem como as demais condições a serem seguidas no presente procedimento, a fim de obter o resultado almejado pela Administração Pública, autorizado pela autoridade competente.

Consta nos autos, também, a indicação da Dotação Orçamentária (lis. 05); Declaração de Adequação Orçamentária e Financeira, Autorização para a abertura do procedimento licitatório (fls. 18 e 19), ambos devidamente assinados pela autoridade competente; o Decreto de Designação da Equipe de Pregão (fi. 20), bem como a Autuação dc, Processo (fis. 21).

Cumpre observar que a Autoridade Competente (Chefe de Gabinete) é responsável por todos os documentos desenvolvidos no âmbito da Secretaria e que posteriormente foram juntados aos autos.

Frise-se que, após a formalização do procedimento, a avaliação dos preços apresentados e- sua compatibilidade cornos valores de mercado, se os quantitativos dos itens a serem contratados são compatíveis com a demanda do Gabinete, bem como a indicação

orçamentária, coube à Confroladoria Geral do Município, de acordo com as atribuições

'7\

\\<Ç

conferidas pela Lei Municipal n 4.293/2005, tendo realizado sua análise em Parecer dc,

Controle Interno constante às fis. 23-27 dos autos.

Centro Administrativo -Morro dos Ventos-- Bairro Btira Rio II, S/N, Parauapebas - Pa

(4)

ul E

7)

7

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS PROCURADORIA GERAL DO MUNICIPIO

Quanto às exigências de qualificação técnica, cabe ressaltar que a documentação a ser exigida nos editais encontra limitação no art. 30 da Lei 8.666/93. A jurisprudência é pacifica no sentido de que as exigências de qualificação técnica são ilegais quando extrapolam os limites da Lei 8.666/1993, impondo ônus excessivo aos licitantes e ferindo o princípio da competitividade. Exigências especiais de habilitação, quaisquer que sejam as particularidades do objeto, devem manter vinculo com a lei de licitações e estar justificadas no processo.

Em relação ao sistema de Registro de Preços, sabe-se que o Tribunal de contas da União tem se manifestado no sentido da indispensabilidade de justificativa quando da inserção no edital de disposição que possibilite que órgãos ou entidades que não participaram do Registro de Preços fazerem uso da respectiva Ata, a exemplo do Acórdão 1 .29712015-TCU-Plenário.

Convém destacar que cabe ao setor competente realizar a revisão quanto às especificações dos serviços a serem contratados, se assim entender cabível, antes de promover a publicação do Edital, visando evitar eventuais equívocos que possam comprometer o êxito do certame.

Passemos às recomendações quanto ao procedimento e à Minuta do Edital de Licitação e seus anexos, constante às (Is. 28-90, a fim de dar cumprimento ao disposto no art. 38, parágrafo único, da Lei 8.666/1993.

2. DAS RECONffUNDAÇÕES

1. Recomenda-se a coniplementação do item 114, alínea "b" da Minuta de Edital, uma vez que a redação está divergente da contida no artigo 37, inciso IV da Lei Complementar Municipal n° 009/2016, devendo conter parte final do referido inciso "desde

que sua execução já ten fui sido iniciada", condição esta que deverá ser verificada antes da

contratada substituir a subcontratada.

ti. O item 78.6 da Minuta de Edital e a Cláusula Terceira da Minuta da Ata de Registro de Preços, preveem a possibilidade de órgãos ou entidades que não participaram do Registro de Preços fazerem uso da Ata de Registro de Preços. Desta forma, recomenda-se que seja justificada pela Autoridade competente a inserção da referida cláusula no Procedimento Licitatório.

III. O item 3 do Termo de Referência (fl 61) requer para a habilitação da empresa

a autorização de liberação de publicidade, o que não foi devidamente justificado nos autos.

Assim, recomenda-se a área técnica reavalie tal exigência, bem como, caso seja verificada a sua pertinência, seja requerido apenas quando da contratação da vencedora do certame.

IV. Recomenda-se ajuntada do encarte da ata de registro de preços aos autos. - - V. Ressalta-se pie a Minuta de Edital, a Minuta de Ata de Registro de Preços e a Minuta do Contrato Administrativo, não podem apresentar informações divergentes, por isso, recomenda-se que as disposições estejam em consonância plena em todos os Centro Administrativo - Murro dos Ventos - Bairro Beira Rio II, Six, Parauapebms - Pa 4

(5)

JEZ»

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

instrumentos. Cumpre observar que a existência de divergências pode dar ensejo a questionamento futuros ou dificultar a execução do contrato,

VI. Por fim, recomenda-se que Qpocesso seja revisado na íntegra pela Equipe de Pregão após a efetivação de todas as alterações/adequações aventadas no presente parecer jurídico, evitando-se divergências entre o Termo de Referência, Minuta de Edital, Minuta da Ata de Registro de Preços e Minuta de Contrato Administrativo.

3. CONCLUSÃO

Desta forma, por haver previsão legal e configurado o interesse público no Registro de Preços para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de LED, com resolução mínima 114, por metro quadrado e execução dos serviços de veiculaçâo de matérias de interesse do Gabinete do Prefeito em painéis de LFD, com resolução mínima P16, com tempo mínimo de 15 segundos, no Município de Parauapebas, Estado do Pará, esta Procuradoria entende que a Minuta de Edital n° 9/2018-001 GABIN, bem como de seus anexos e Contrato Administrativo, obedeceram aos requisitos legais instituídos na Lei de Licitações e demais legislações pertinentes ao caso, desde que cumpridas as recomendações

desta Procuradoria Geral.

É o parecer que submetemos à consideração de Vossa Excelência, S M. J.

Parauapehas/PA, 20 de abril de 2018.

1

4 1/

I4a/:X7

2:\

BELA PEREIRA PATXÂO /Assess$a jurídica de Procurador

OAB/PA n° 19.496 Dec. 1253/2017

II) GONQALES MORAES adoiQfal

Ø6

Município OAB/PA7N7.743

Dec. Qó1/2017

Centro Administrativo Morro dos Ventos - Bairro Beira Rio II SIN, Parauapebas - (TEP.: 68515-000 Fone: (94) 3346-2141 E-mail prnp@parauapebas.pagov.br

Referências

Documentos relacionados

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Algumas tabelas que criamos apresentam uma alta variabilidade, seja pela imprecisão de informação ou por uma rotatividade dessa. Estudando o lucro de uma empresa,

É dada atenção especial à redução de peso, tamanho e ao reforço da robustez, usando um corpo de alumínio, bem como alumínio e aço inoxidável para muitas peças internas.

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

• São representados mais rapidamente que uma cobertura; foram desenvolvidos para ArcView, mais orientado para display que para edição e análise • São mais fáceis de