• Nenhum resultado encontrado

PROJETO: DESENVOLVER-SE BRINCANDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO: DESENVOLVER-SE BRINCANDO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROJETO: DESENVOLVER-SE BRINCANDO

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE

VÍNCULOS PARA CRIANÇAS DE 06 A 15 ANOS

(2)

1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

CNPJ: 51.108.587/0001-98

Nome: Casa Do Menor “Leda Furquim Atílio” - CAMENOR

Endereço: Rua Joaquim Antônio Proença n. º1416

Bairro: Vila Mineira

CEP: 16.900.000

Telefone/ Fax: (18) 3723-3899

E-mail: camenorandradina@gmail.com

Horário de Funcionamento: das 8h00 às 16h00

Turma da manhã, das 8h00 às 12h00

Turma da tarde das 12h00 às 16h00

Dias de Funcionamento: de Segunda à Sexta-Feira

Benefícios e Isenções

- Taxas e tributos: ( X) Municipal

( X ) Estadual

( ) Federal

( X ) Estadual

-Fundo Assistência Social

-Fundo Criança e Adolescente

( X ) Municipal

-Fundo Assistência Social

Cessão de Imóveis: ( ) Sim

( X) Não

(3)

2. REPRESENTANTE LEGAL

Mandato 2020 a 2022

Nome: Jair Pereira Cardoso

Endereço: Alameda Rouxinol n. º 131 – Residencial Morada do Sol Bairro: Peliciari CEP: 16.901-050

Telefone: (18) 99691-0706

E-mail: camenorandradina@gmail.com

RG: 12.667.218-0 CPF: 957.431.468-53 Formação: Superior

3. RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Nome: Gisele Ticiani P.R. Querino

Endereço: Rua Joaquim Antônio Proença, nº 1416 Bairro: Vila Messias CEP: 16.900-000

Telefone: (18) 3723-3899

E-mail: camenorandradina@gmail.com Formação: - Assistente Social

Número Registro: CRESS 62181

4. COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA

Mandato 2020 a 2022

Presidente

Jair Pereira Cardoso

1ª Vice-Presidente

(4)

2ª Vice-Presidente

Gerson Emídio Junior

1ª Secretária

Maria Aparecida Koto Alves

2ª Secretária

Ana Maria Ninno Camargo

1º Tesoureiro

Elza Maria Mazin Tsubone

2ª Tesoureira

Vilma Pereira Gomes Marim

Diretora de Patrimônio

André Luís Silvestre

Conselho Deliberativo Comunitário

Marcelo Gimenez Bernardes da Silva Regina Celis Rigo Barbosa

Marta Beatriz Alves Pereira Ellen Cristina Lima Mazin Lourdes Rozalem Francisco Lívia Beatriz Gomes Marim Rubens Eduardo da Silva Valeska Arruda Linjardi Lima Rui de Carvalho Barbosa

Carmen Cecília Pasquali dos Santos

(5)

5. APRESENTAÇÃO DA O.S.C.:

Descrição da evolução histórica da O.S.C. e do serviço demonstrando:

a) Experiência prévia:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, casa do menor "Leda Furquim Atílio" – SCFV é uma associação civil, beneficente de assistência social, filantrópica, sem fins lucrativos, com duração indeterminada. Foi fundada em 12 de junho de 1984, por andradinenses com espírito altruísta e dispostos a amenizar os problemas dos menores abandonados nas ruas e menores infratores, expressões utilizadas naquele tempo, cujo membros tinham como preocupação principal, resgatar a cidadania desses menores junto à família e a sociedade.

A Casa do Menor “Leda Furquim Atílio” - CAMENOR tem 36 anos e com este tempo de trabalho, acumulou experiências técnicas que concorrem para garantia de um atendimento responsável, com relevância e reconhecimento público e social que apoiam e incentivam a continuidade dos trabalhos neste segmento.

b) Atuação em rede:

A Camenor está contemplada no Plano Municipal de Assistência Social de Andradina, na Rede de Proteção Social Privada – Serviços Socioassistenciais, com a oferta do Serviço de Proteção Social Básica: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

Desenvolve as suas ações em articulação com Centros de Referência de Assistência Social – CRAS-I, CRAS II, CRAS III de referência e CREAS e atende todo território de Andradina.

c) Relevância pública e social:

Possui inscrição n° 004 no Conselho Municipal de Assistência Social, emitido em 07/04/1998, Declaração de regularidade de Inscrição no referido Conselho Municipal,

(6)

inscrição nº 08 no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Andradina, registro na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social nº 4817, Utilidade Pública Municipal Lei nº 1.163/88, Utilidade Estadual Lei nº 11020/2001 e Utilidade Pública Federal Resolução nº 097 de 09/06/2005.

d) Capacidade técnica operacional:

A O.S.C. desenvolve o Serviço de proteção social básica para 60 crianças e adolescentes visando atender, assegurando direitos, fortalecendo vínculos e prevenindo ocorrência de situações de risco e exclusão social, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.

As ações socioassistenciais são realizadas por 01 assistente social, 01 psicóloga, 01 Nutricionista, 01 coordenadora, educadores sociais e facilitadores de oficinas, buscando a constante qualificação.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança e Adolescente de 6 anos a 15 anos, busca o enriquecimento do universo cultural, esportivo e de lazer, promovendo assim, o desenvolvimento físico, psicomotor e social das crianças e adolescentes, estimulando a prática esportiva, recreativa e de lazer como um fator importante para a qualidade de vida, formando através de respeito às regras, disciplina e limites. Deste modo, os usuários têm a oportunidade de desenvolverem-se como cidadãos de direitos e deveres.

6. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

6.1 PROJETO: AQUISIÇÃO DE JOGO ELETRONICO, TV,

MOBILIÁRIO, VENTILADORES E JOGOS DIDATICOS

6.2 JUSTIFICATIVA

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança e Adolescente de 6 anos a 15 anos, busca o enriquecimento do universo cultural, esportivo e de lazer, promovendo assim, o desenvolvimento físico, psicomotor e social das crianças e adolescentes, estimulando a prática esportiva, recreativa e de lazer como um fator importante

(7)

para a qualidade de vida, formando através de respeito às regras, disciplina e limites. Deste modo, os usuários têm a oportunidade de desenvolverem-se como cidadãos de direitos e deveres.

O brincar é uma atividade inerente à infância e é um direito de toda criança e adolescente. É através do brincar que eles se relacionam com o meio em que vivem e com os outros, o que lhe propicia dar significado a tudo que está ao seu redor. Neste sentido, a atividade lúdica não pode ser considerada como algo sem sentido ou como um mero Passa-Tempo, pois é a partir do brincar que a criança desenvolve a sua curiosidade, sente-se instigada pelas descobertas, estabelece vínculos e princípios de relacionamento social e desenvolve as mais variadas habilidades. Ao brincar, a criança cria um mundo imaginário, particular, ao mesmo tempo em que aprende a difícil tarefa de viver coletivamente e internaliza conhecimentos importantes da sua cultura. Esta interação acaba por propiciar o desenvolvimento de valores e sentimentos morais e éticos, fundamentais para o convívio harmonioso da sociedade.

Tendo em vista a necessidade da aquisição de jogo eletrônico, TV, mobiliário, ventiladores e jogos didáticos, no qual farão parte de uma sala própria para jogos, na OSC, e que vai ter um papel fundamental, uma vez que vai proporcionar aos usuários momentos de diversão, aquisição de conhecimentos e de habilidades de forma natural e agradável, onde se brinca e se desenvolve integralmente.

Neste sentido a sala de jogos assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passará a vivenciar experiencias novas, a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante de outras crianças.

Enfim, a aquisição de jogo eletrônico e jogos didáticos se dá pela necessidade de garantir aos usuários desta OSC, um ambiente de diversão e tranquilidade, onde muitos dessas crianças e adolescentes nunca tiveram oportunidade de desfrutar desses momentos de alegria.

(8)

Este investimento é importante para oportunizar aos usuários do Serviço o acesso à tecnologia, aprimorando o domínio das ferramentas digitais através de novas experiencias.

7. OBJETIVOS

7.1 OBJETIVO GERAL:

Atender crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes.

Oferecer um espaço de qualidade, onde o lúdico é utilizado como instrumento de desenvolvimento de habilidades sociais, e como estratégia para complementar o trabalho realizado pelos educadores sociais e facilitadores de oficinas através das propostas de atividades baseadas nos eixos estruturantes do SCFV. Dessa forma, o lúdico será trabalhado no sentido de contribuir para a elaboração de propostas que contemplem formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade.

Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; Favorecer o desenvolvimento de atividades Inter geracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

(9)

7.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

 Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

 Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

 Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

 Contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e adolescentes no sistema educacional.

8. PÚBLICO ALVO

Prioriza-se a vaga no atendimento para as crianças e famílias que estejam em vulnerabilidade social e referenciadas aos CRAS e CREAS.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Sócio assistenciais: -Crianças e Adolescentes encaminhados pela Proteção Social Especial;

-Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias de BPC e transferência de renda;

-Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda.

(10)

9

. OPERACIONALIZAÇÃO

Aquisição de jogo eletrônico, Smart TV LED, mobiliário, ventiladores e jogos didáticos para compor a sala de jogos, no prazo de 6 a 12 meses a contar da data do recebimento do recurso para execução do projeto;

10. AVALIAÇÃO DO PROJETO

 Índice de frequência no SCFV

 Grau de melhoria na oferta do serviço

11. PRAZO DE EXECUÇÃO:

11.1- PERIODO DE EXECUÇÃO

Até 12 meses após transferência do recurso para a conta da OSC.

12.1 VALOR TOTAL DO PROJETO

DESCRIÇÃO

VALOR TOTAL

VALOR DA DOAÇÃO R$ 15.000,00

VALOR RETIDO PELO FUNDO 20% R$ 3.000,00 VALOR DO REPASSE PARA ENTIDADE R$ 12.000,00

(11)

O projeto terá como parâmetros para verificar os resultados, o cumprimento das metas, a verificação do desenvolvimento das potencialidades, habilidades e ampliação do universo informacional e cultural, bem como:

 Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social;

 Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência;

 Aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais;

 Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais;

 Melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias;

 Reduzir, junto a outras políticas públicas, índices de: violência entre os jovens; uso/abuso de drogas; doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.

 Redução e Prevenção de situações de isolamento social e de institucionalização.

As atividades serão elaboradas baseadas na realidade da instituição e seu público alvo – acompanhado pela equipe técnica, educadores, equipes de apoio, a partir dos interesses coletados e que possa integrar todos os envolvidos, podendo sofrer alterações mediante os impactos positivos ou negativos gerados no decorrer do período.

Quanto ao quantitativo de envolvidos nas atividades será pautada pela liberdade de expressão no que tange ao interesse, faixa etária, habilidade, identificação, resistência, adaptações, permitindo-nos traçar novos perfis para ações futuras e possíveis reestruturações.

(12)

_________________________________ ________________________________ Jair Pereira Cardoso Débora Regina Rigo Barbosa

Presidente Psicóloga- CRP 06/101872

___________________________

Gisele Ticiani P. R Querino Assistente Social CRESS/SP 9ª REGIÃO 62181

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

the operational approach to generalized Laguerre polynomials as well as to Laguerre-type exponentials based on our results from [ 3 ] and [ 4 ] about a special Appell sequence

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Os dados encontrados foram analisados e classificados de acordo com as seguintes informações: comportamento das araras, avifauna no ambiente urbano, ameaças e