• Nenhum resultado encontrado

MANUAL CES. Construção Energitérmica Sustentável Steel Frame Wood Frame

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL CES. Construção Energitérmica Sustentável Steel Frame Wood Frame"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

M

ANUAL

CES

C

onstrução

E

nergitérmica

S

ustentável

(2)
(3)

Quem somos ...04

O que é OSB? ...04

O que é o Sistema CES? ...05

Vantagens do Sistema CES ...06

Sequência de construção no Sistema CES ...07

Linha completa de produtos LP para o Sistema CES ...08

LP OSB Home Plus ...09

Por que utilizar o LP OSB Home no Sistema CES? ...10 LP Membrana ...10 Vantagens ...11 LP Siding Vinílico ...11 Vantagens ...11 LP SmartSide ...12 Vantagens ...14 LP TechShield ...14 Vantagens ...14 LP Viga I ...15 Vantagens ...15 LP Telha Shingle ...16 Vantagens ...17 LP Decowall ...19 Vantagens ...19

Passo a passo do Sistema Construtivo CES ...20

1. Fundação ...20 2. Estrutura ...20 3. Paredes...22 3.1 Fechamento externo com LP OSB Home ...22 3.1.1 Como instalar a LP Membrana ...23 3.1.2 Como instalar o revestimento externo Siding Vinílico ...24 3.1.3 Como instalar o revestimento externo LP SmartSide Lap ...25 3.1.4 Como instalar o revestimento argamassado (estuco) ...26 3.2 Fechamento externo com LP SmartSide Panel e LP SmartSide Panel H ...27 3.3 Fechamento interno: Drywall ...28 4. Lajes ...29 4.1 Laje seca ...29 4.2 Laje mista ...30 5. Instalações elétricas e hidráulicas ...30 6. Isolamentos...31 7. Esquadrias ...31 8. Coberturas e telhados ...31 8.1 Como instalar o LP OSB Home e o LP TechShield ...31 8.2 Como instalar a LP Telha Shingle ...32

Recomendações gerais para o uso das placas LP OSB ...33

Desempenho do Sistema CES ...33

(4)

4

O que é OSB?

O OSB é uma placa estrutural de alta resistência físico-mecânica que contraventa a estrutura de paredes, lajes e telhados no Sistema CES, Construção Energitérmica Sustentável. As placas LP OSB são produzidas com a mais alta tecnologia e são permanentemente controladas e testadas, seguindo as mais rigorosas normas internacionais de produção, padrão e qualidade. Além disso, o OSB é um produto ecologicamente correto. A LP acredita no manejo sustentável das florestas, por isso, toda sua matéria-prima é proveniente de florestas renováveis.

Quem somos

A LP Building Products é líder e referência mundial na fabricação de placas OSB e traz ao Brasil uma linha completa de produtos para construção civil, com reconhecimento internacional por sua inovação e tecnologia. Com mais de 20 unidades fabris (América do Norte, Chile e Brasil), a LP possui uma história de sucesso no fornecimento de materiais para construção civil. Em 1982 foi a pioneira na fabricação de OSB. A LP opera no Brasil desde novembro de 2008. A fábrica está localizada em Ponta Grossa, no Paraná, e tem capacidade produtiva de 350.000 m3 anuais. A LP Brasil já conta com uma rede de distribuição que disponibiliza seus produtos em mais de 800 cidades brasileiras.

(5)

O que é o Sistema CES?

O Sistema CES, Construção Energitérmica Sustentável, compreende os sistemas construtivos Wood Frame e Steel Frame e é amplamente utilizado em países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Canadá, onde mais de 90% das casas são construídas em CES. A principal característica desse sistema é o uso de uma estrutura de perfis leves de aço (Steel Frame) ou de madeira (Wood Frame), contraventadas com placas estruturais LP OSB Home, que unidas, funcionam em conjunto, proporcionando rigidez, forma e sustentação à edificação. As estruturas de madeira ou aço em conjunto com as placas estruturais LP OSB Home permitem a construção de edificações leves tão resistentes quanto às de concreto. Extremamente flexível, o Sistema CES permite a utilização de qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Pode ser aplicado em qualquer estilo arquitetônico e é indicado tanto para edificações unifamiliares de pequeno ou médio porte como para construções multifamiliares e com altura de até cinco pavimentos. O termo Construção Energitérmica Sustentável (CES) transmite de forma clara as principais características da construção: Energitérmica: pelo ótimo desempenho térmico da edificação e pela economia de energia, tanto durante o processo construtivo, como após a ocupação do imóvel. Sustentável: devido ao uso de materiais ecológi-cos, como o OSB, que gera melhor eficiência energética do sistema, ótimo desempenho térmico e acústico, redução do desperdício de materiais, menor geração de resíduos (menos de 1%), redução de consumo de água e baixa emissão de CO2.

(6)

6

Vantagens do Sistema CES

Custo até 30% menor: Devido ao menor prazo

de execução, à racionalização da mão de obra e de materiais, a maior produtividade, maior fidelidade orçamentária, ao menor custo de fundação, por ser uma construção leve e com sistema de distribuição de cargas uniforme, e à redução dos custos indiretos.

Retorno mais rápido do investimento: em função da maior velocidade na execução da obra, o sistema traz um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.

Menor prazo de execução: redução de até 60% no tempo da obra em comparação aos processos convencionais.

Fidelidade orçamentária: por ser um sistema inteligente, o orçamento previsto é igual ao realizado.

Racionalização de materiais e mão de obra: é um sistema construtivo industrializado, reduzindo significativamente o desperdício de materiais com índices abaixo de 1%. Como parâmetro, o sistema convencional tem perdas de até 15%.

Organização do canteiro de obras: como a estrutura pode ser industrializada, a presença de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens são eliminadas do canteiro. O ambiente limpo com menor geração de resíduos oferece melhores condições de segurança ao trabalhador, contribuindo para a redução de acidentes na obra. Versatilidade: extremamente flexível, a construção CES aceita qualquer tipo de acabamento exterior e interior, permitindo diversos estilos arquitetônicos. É indicada para edificações comerciais ou residenciais de até cinco pavimentos. Garantia e durabilidade: o sistema utiliza pro- dutos de alta tecnologia com garantias estendi-das de até 30 anos. Edificações executadas no Sistema CES duram várias gerações, assim como no sistema convencional em alvenaria. Resistência: o sistema constituído de perfis contraventados com placas LP OSB Home confere resistência superior aos sistemas con-vencionais, resistindo a ventos de até 300 km/h. Desempenho: o Sistema CES confere à edifica-ção um ótimo desempenho térmico e acústico, além de cumprir todas as exigências da NBR 15575, que regula a construção de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Manutenção: maior facilidade e praticidade, evitando os tradicionais “quebra-quebras”, além da redução de custos de manutenção em 1/3 quando comparado aos sistemas convencionais, devido à garantia e à durabilidade dos materiais empregados.

Maior área útil: as seções das paredes e estru-turas são mais esbeltas do que as equivalentes em alvenaria, ampliando o espaço interno em até 4% da área útil da edificação.

Baixa emissão de CO2: o Sistema CES emite

aproximadamente cinco vezes menos CO2,

quando comparado aos processos construtivos convencionais.

Preservação do meio ambiente: redução do consumo de energia na construção em comparação aos sistemas tradicionais. Posterior-mente, traz também a redução no consumo com equipamentos de condicionamento do ar, uma vez que a construção tem melhor qualidade térmica.

A sequência apresentada abaixo corresponde a uma casa de 240 m2 construída 100% no Sistema CES.

(7)

Confira a sequência de construção no Sistema CES

Obra executada em Curitiba - PR

6a à 8a Semana - Revestimentos internos e decoração

A Construção Energitérmica Sustentável oferece rapidez de execução, retorno de investimento mais rápido, custo até 30% menor, ótimo desempenho térmico e acústico da edificação, menor desperdício de materiais (menos de 1%), redução do consumo de água e baixa emissão de CO2. 1a Semana - Fundação O Sistema CES permite o uso de qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados de fundação são: radier ou sapata corrida. Nessa obra foi utilizado radier. 2a semana - Estrutura A estrutura pode ser feita com perfis leves de aço (Steel Frame) ou madeira (Wood Frame).

3a Semana - Contraventamento com LP OSB Home e Cobertura

O LP OSB Home é a melhor placa estrutural do mundo. Contraventa e veda a estrutura de paredes, entrepisos e telhados. Por isso as paredes executadas com LP OSB Home Plus dispensam o uso de fitas e barras de resistência. Na obra foi utilizado o Sistema de Cobertura Shingle que garante 100% de estanqueidade.

5a Semana - Revestimento externo

A aplicação da LP Membrana garante a estanqueidade e a adequada ventilação contra a umidade externa. Podendo sobre esta ser aplicados os revestimentos: LP Siding Vinílico (PVC),

LP SmartSide Lap (siding de madeira), LP SmartSide Panel H (painel com ranhuras horizontais), grafiato, placa cimentícia e estuco.

4a Semana - Finalização da

cobertura e início da laje seca

A aplicação de LP OSB Home sobre vigamento metálico ou de madeira garante a resistência da laje e permite a aplicação de diversos revestimentos.

(8)

88

A melhor proteção contra a umidade.

Garante a vedação e proteção da cobertura.

Revestimento decorativo para interiores. Placa estrutural OSB com foil de alumínio. Garantia de 100% de estanqueidade de telhados e coberturas.

Revestimentos externos e internos. Revestimento externo em PVC.

Placa estrutural.

Vigas leves de alta resistência.

Todos os produtos LP são testados e aprovados por laboratórios nacionais e internacionais que comprovam e atestam suas características e efi ciência no Sistema CES.

(9)

O LP OSB Home é a melhor placa estrutural do mundo para construção CES. Produzido com alta tecnologia, possui garantia estrutural de 20 anos e proteção anticupim garantida por 10 anos. Ideal para contraventamento e fechamento externo e interno de paredes, coberturas, mezaninos, lajes secas, plataforma de pisos e forros. O LP OSB Home é tão prático e resistente que dispensa o uso de fitas e barras de contraventamento nas paredes em CES. Além disso, nas paredes internas, as placas LP OSB Home podem ser aplicadas atrás do gesso acartonado, como reforço de paredes de Drywall. Permitindo a fixação de cargas suspensas como móveis planejados e quadros em qualquer ponto da parede, não havendo a necessidade de encontrar os montantes, já que o OSB é uma placa estrutural de alta resistência. O OSB também pode ser usado para decoração de interiores.

Painel estrutural

Muita versatilidade

A fl exibilidade do Sistema CES faz com que o LP OSB Home aceite diversos tipos de revestimentos externos, tais como: LP Siding Vinílico, revestimento argamassado (estuco), LP Smartside Lap, placa cimentícia, revestimento cerâmico e pedra. Brasil Chile

LP Siding Vinílico Revestimento argamassado LP SmartSide Lap Placa cimentícia Revestimento cerâmico

Múltiplas aplicações

Fechamento e

(10)

10

A melhor proteção contra a umidade

A LP Membrana foi desenvolvida para ser utilizada em paredes externas de construções no Sistema CES e atua como uma barreira contra água, vento, calor e poeira, garantindo a adequada ventilação das paredes. Permite a saída da umidade interna das paredes, protegendo-as contra a umidade externa. Deve ser aplicada sobre o LP OSB Home antes da aplicação de revestimentos como o LP Siding Vinílico, revestimento argamassado (estuco), LP SmartSide Lap e placa cimentícia. No caso do SmartSide Panel e Panel H, a aplicação da membrana deve ser feita diretamente sobre a estrutura, antes dos painéis. Economia e simplicidade na estrutura. Contraventa a estrutura, dispensando o uso de fitas e barras. Alta resistência a impactos. Elevado conforto térmico devido à baixa condutibilidade térmica do OSB. Elevado conforto acústico. Resistente à umidade. Garantia estrutural por 20 anos e contra cupins por 10 anos. Versátil, aceita diversos tipos de acabamentos. Rapidez de instalação. Produto ecologicamente correto. Assistência técnica garantida.

Por que utilizar o LP OSB Home no Sistema CES?

* O LP OSB Home com espessura 18,3 mm possui a opção de bordas com encaixe macho-fêmea para aplicação em lajes secas e mezaninos.

Espessura (mm) Dimensão (m) Peso por painel (kg) Aplicação

9,5 1,20 x 2,401,20 x 3,00 17,521,9 Paredes e telhados com perfis espaçados a no máximo 40 cm

11,1 1,20 x 2,401,20 x 3,00 20,425,6 Paredes e telhados com perfis espaçados a no máximo 60 cm

15,1 1,20 x 2,40 27,8 Paredes com perfis espaçados a no máximo 60 cm, telhados a no máximo 80 cm

Pisos e lajes secas a no máximo 40 cm

(11)

Beleza: Siding e assessórios com fino acabamento. Facilidade de instalação: revestimento em uma única etapa de forma rápida, limpa, seca e simples.

Economia: baixa manutenção e dispensa pintura.

Facilidade de manutenção: basta lavar com água para manter sempre o aspecto de novo. Versatilidade: adapta-se a qualquer projeto arquitetônico. Impermeabilidade: confere estanqueidade à fachada. Durabilidade: resistente à ação de intempéries, raios UV, poluição e maresia. Resistência: não quebra e nem racha.

Largura (m) Comprimento (m) Gramatura aprox. (g/m2) Peso por rolo (kg)

0,91 30,48 105 3 2,74 30,48 105 9

Vantagens

Resistência e proteção com tecnologia comprovada. Permite a adequada ventilação das paredes. Dimensões que garantem maior rendimento e otimização de mão de obra. O LP Siding Vinílico é o revestimento de PVC para uso externo que oferece excelente custo-benefício para sua construção por ser resistente, leve, durável, rápido de instalar e de baixa manutenção. É ideal para fachadas residenciais e comerciais no Sistema CES.

Revestimento externo em PVC

Múltiplas aplicações

Brasil Chile

Vantagens

(12)

12

Revestimentos externos e internos

Rápido e fácil de instalar, o LP SmartSide é um revestimento para uso externo e interno, fabricado com a tecnologia dos painéis OSB e com aparência de madeira natural. Possui proteção contra cupins e fungos deterioradores e garantia de 20 anos.

Peça Dimensão (m) Peso (kg) Cores

1 Siding VinílicoRevestimento

de paredes 0,20 x 3,80 1,54 Branco e Bege 2 Cantoneira externa Acabamento de encontro de paredes em ângulos externos 3,00 1,40 Branco 3 Cantoneira interna Acabamento de encontro de paredes em ângulos internos 3,00 0,96 Branco 4 Perfi l de início Trava a primeira régua do revestimento Siding Vinílico 3,80 0,96 Branco 5 Perfi l de arremate Acabamento em contor-nos de portas, janelas, aberturas e encontros de paredes com beirais 3,80 0,76 Branco 6 Perfi l de término Trava a última régua do revestimento Siding Vinílico 3,80 0,62 Branco 7 Moldura Acabamento em contornos de portas, janelas e aberturas 3,80 0,34 Branco

(13)

O LP SmartSide pode ser aplicado em obras residenciais, comerciais e industriais. Além disso, pode ser utilizado em beirais e decoração de interiores. O LP SmartSide está disponível em 4 formatos: LP SmartSide Panel (painel com ranhuras verticais), LP SmartSide Panel H (painel com ranhuras horizontais), LP SmartSide Lap (réguas para acabamento tipo Siding), LP SmartSide Trim (acabamentos para cantos e aberturas). O grande diferencial dos painéis LP SmartSide Panel e Panel H é que possuem tripla função, pois além de revestir e vedar as paredes, também contraventam a estrutura.

Múltiplas aplicações

Beiral e Tabeira Estados Unidos Fechamento externo residencial multifamiliar Fechamento externo residencial Brasil Chile Fechamento externo comercial Brasil Chile Trim Panel Painel com ranhuras verticais Panel H Painel com ranhuras horizontais Lap Réguas tipo Siding Acabamentos para cantos e aberturas

(14)

14

LP SmartSide Espessura (mm) Dimensão (m) Peso por painel (kg) Ranhura Aplicação

PANEL 11,1 1,22 x 2,44 22,5 a cada 100 mma cada 200 mm revestimento de paredes externas Contraventamento, fechamento e

e internas com estrutura espaçada, no máximo de 40 cm

PANEL H 11,1 1,22 x 4,88 45 a cada 200 mm

LAP 9,5 0,20 x 4,88 5,3 Revestimentos de paredes externas e internas

TRIM 17,5 0,089 x 4,880,14 x 4,88 5,28,1 Acabamentos de quinas e aberturas

Placa estrutural OSB com foil de alumínio

O LP TechShield é uma placa de LP OSB Home, revestida em uma das faces com foil de alumínio, garantindo menor absorção do calor proveniente dos raios solares. O LP TechShield pode ser aplicado sobre telhados ou paredes, melhorando o desempenho térmico das construções.

Vantagens

Reflete 97% da radiação solar. Reduz em até 10% a temperatura do ático ou sótão. Otimiza a mão de obra, pois já tem incorporado o foil de alumínio. Fácil de instalar.

Espessura (mm) Dimensão (m) Peso por painel (kg) Aplicação

11,1 1,20 x 2,40 20,4 Paredes e telhados com estrutura espaçada a no máximo 60 cm

Vantagens

Tripla função: reveste, veda e contraventa a estrutura. Durabilidade: protegido contra cupins e degradação por fungos. Beleza da madeira natural. Ótimo rendimento e economia. Versatilidade: adapta-se a qualquer projeto arquitetônico. Rapidez de instalação e facilidade de pintar. Superfície adaptada para diminuir o acúmulo de sujeira ou pó.

(15)

Vigas leves de alta resistência

As Vigas I são leves, rígidas e de alta resistência, projetadas para suportar grandes cargas, permitindo a aplicação em grandes vãos. São a solução ideal para estrutura de coberturas e lajes. As Vigas I são fabricadas com almas de LP OSB Home (painel estrutural) combinadas com mesas de madeiras tipo Pinus e unidas por figer-joint.

Vantagens

Capacidade de vencer grandes vãos. Leveza e alta resistência. Rápido e fácil de instalar. Permite a passagem de todas as instalações.

Em telhados (espaçamento fixo de 60 cm entre vigas)

610 420 298 220 166 127 kg/m2

11

Vão livre (Metros lineares)

10 9 8 7 6 5 4 LP Viga I 24 LP Viga I 30 498 425 371 322 278 249 220 kg/mt2 11

Vão livre (Metros lineares)

10 9 8 7 6 5 4 NOTA: Utilize travamentos provisórios antes e durante a fixação dos painéis. A não utilização desses travamentos pode causar sérios danos físicos.

Tabela de carga (kg) para vãos livres. Carga admissível total 243 kg/m²

241

302 9,5

38

63 Vão livre

Apoios simples

Viga I Distância entre Vigas (cm) - L/480

Altura (cm) Comprimento (m) Peso (kg) 30 40 50 60

24,1 5,95 20,15 5,50 5,00 4,50 4,00 24,1 11,9 40,31 30,2 5,95 23,92 6,50 6,00 5,50 5,00 30,2 11,9 47,84

(16)

16

SUPREME™ AR:

DURATION™ AR:

Garantia de 100% de estanqueidade de telhados e coberturas

A LP Telha Shingle é mais que uma telha. É um sistema de cobertura que proporciona beleza, estanqueidade, leveza e durabilidade ao telhado. Seu design elegante e praticidade de instalação fazem da LP Telha Shingle um produto ideal para o seu projeto. A LP Telha Shingle é composta por uma manta de fibra de vidro saturada em asfalto e grânulos cerâmicos. Está disponível em dois modelos e em diversas cores para combinar com o seu estilo. Preto Chocolate Cinza Grafi te Areia

SUPREME™ AR:

(17)

Vantagens

Beleza: design moderno e inovador. Versatilidade: permite a execução de telhados curvos. Leveza: quatro vezes mais leve que outras telhas. Resistência: resistente a ventos de até 175 km/h para a linha Duration e de 100 km/h para a linha Supreme. Durabilidade: adequada para qualquer clima. Desempenho: possui excepcional resistência mecânica. Proteção AR: garantia de 5 anos contra a proliferação de algas. Cinza Grafite Areia

DURATION™ AR

O sistema é composto por estrutura metálica ou de madeira, contraventada por placas LP OSB Home ou LP TechShield, que servem de base para a aplicação da LP Subcobertura e da LP Telha Shingle. A LP Subcobertura protege e garante a estanqueidade da cobertura. A LP Telha Shingle pode ser aplicada em qualquer sistema construtivo. Recomendamos utilizar o Sistema de Cobertura Shingle com forro em Drywall e isolamento térmico em vez do tradicional sistema com laje em concreto. Essa alternativa, além de trazer uma grande economia, proporciona melhor desempenho térmico e acústico. Uma cobertura 100% estanque e com beleza incomparável.

As garantias dos produtos estão diretamente relacionadas ao fabricante.

LP Telha Shingle LP OSB Home Plus ou LP TechShield LP Subcobertura Isolamento Térmicoacústico LP Cumeeira Ventilada LP Beiral Ventilado

Modelo Largura (mm) Comprimento (mm) Peso por pacote (kg) Rendimento/Pacote (m2) Exposição (mm)

SUPREME™ AR 305 914 31,2 3,10 127

(18)

18 O interior da sua construção vai ficar mais confortável com LP TechShield. São placas de LP OSB Home revestidas em uma das faces com foil de alumínio, que garantem menor absorção do calor e refletem 97% da radiação solar (ver pág. 14). A LP Subcobertura assegura a estanqueidade do telhado, pois atua como uma barreira contra a umidade. É produzida a partir de um feltro asfáltico com textura crepada, que confere maior flexibilidade, resistência e aderência à base.

Largura (m) Comprimento (m) Gramatura aprox. (g/m2) Peso/Rolo (kg)

0,90 44,44 500 21

A LP Cumeeira Ventilada e o LP Beiral Ventilado são os produtos ideais para você obter uma ventilação

adequada de modo a eliminar a umidade no ático. Recomenda-se a ventilação cruzada entre beirais e cumeeiras na proporção de 1 m² de ventilação efetiva para cada 150 m² de cobertura.

Peça Dimensões (mm) Ventilação efetiva (m2) Peso por peça (kg)

LP Cumeeira Ventilada 280 x 1000 0,050 0,73

LP Beiral Ventilado 300 x 300 0,037 0,18

A LP apresenta uma linha completa de pregos ideais para a fixação de telhas e cumeeiras ventiladas. São pregos com cabeça chata e de maior diâmetro, que permitem maior superfície de contato, resultando numa fixação mais eficiente.

Especificação Dimensões (mm) Peso por caixa (kg) Rendimento

LP Pregos para Telha Shingle: prego zincado eletrolítico com cabeça 3,4 x 25 2 25 m²/caixa LP Pregos para Cumeeira: prego zincado eletrolítico com cabeça 3,4 x 50 1 9 m/caixa O OSB Home é uma excelente opção para compor substrato de telhados e coberturas. Oferece alta resistência, rigidez, uniformidade e durabilidade (ver pág. 9).

Para um melhor desempenho, utilize os produtos LP

que compõem o Sistema de Cobertura Shingle

(19)

Revestimento decorativo para interiores

O revestimento decorativo para uso interno une a praticidade do OSB com a beleza da madeira natural. É prático, mais confortável e mais econômico que os demais revestimentos. O LP Decowall pode receber pinturas, vernizes e lacas. Ideal para uso em interiores, tais como: paredes, divisórias, fechamento inferior de escadas, forros e decorações de interiores.

Vantagens

Beleza da madeira natural. Rápido e fácil de instalar. Resistente e econômico. Excelente acabamento. Melhora o isolamento térmico. Não necessita de ferramentas especiais. Ecologicamente correto.

Espessura (mm) Dimensão (m) Peso por painel (kg) Aplicação

11 1,22 x 2,50 20,8 Revestimento interno

Revestimento de forro Revestimento de forro e parede Revestimento de parede

(20)

20

Passo a Passo do Sistema Construtivo CES:

1. Fundação O Sistema CES pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são: Radier: fundação rasa constituída por uma laje que absorve todas as cargas e as distribui uniformemente sobre o solo. Sapata corrida: fundação rasa, constituída por vigas, que absorve as cargas e as distribui linearmente sobre o solo.

Peça Seção transversal Sigla Seção (bw x bf) Utilização

Guia U 142 x 4092 x 40 202 x 40 Guia bloqueador Montante Ue 140 x 4090 x 40 200 x 40 Montante bloqueador enrijecedor de alma viga Cartola Cr 20 x 20 Ripa Cantoneira L 40 x 200 Cantoneira 2. Estrutura A estrutura é composta por perfis leves de aço (Steel Frame) ou por perfis de madeira (Wood Frame). Os perfis em conjunto com as placas estruturais LP OSB Home formam painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte (sismos) e transmitir as cargas até a fundação. Steel Frame: são perfis leves de aço formados a frio, a partir de chapas de aço galvanizado, com espessuras que variam entre 0,8 e 1,25 mm. Os perfis mais usuais são denominados “guias” (perfis U simples) e “montantes” (perfis U enrijecidos). Os perfis utilizados devem ter galvanização mínima de Z-275.

(21)

Wood Frame: são perfis leves de madeira de reflorestamento, como pinus. A madeira a ser utilizada deve ser seca, reta, livre de grandes nós e receber tratamento preservativo ao ataque de insetos xilófagos. Fixações: todas as ligações entre os componentes do Sistema CES são feitas por meio de parafusos ou pregos. Os fixadores devem ter tratamento antioxidante (galvanizado ou fendcoat) e resistir a 120 horas no teste Salt Spray. Já a ligação entre os elementos estruturais e a fundação deve ser feita por ancoragens, por meio de chumbares químicos ou mecânicos.

Seção transversal Bitola (mm) Utilização

44 x 65 44 x 90 Montante e guia 44 x 120 Vigas e vergas 44 x 140 44 x 190

Desenho Descrição Especifi cação Aplicação

Parafuso cabeça fl angeada

ponta broca 1/2” Fixação de perfi s metálicosentre si

Parafuso cabeça chata estriada ponta broca 1 1/4” de espessura em perfi s metálicos1 painel de 9,5, 11,1 ou 15,1 mm 1 1/4” 1 painel de 18,3 mm de espessura em perfi s metálicos 2” 2 painéis de 9,5 ou 11,1 mm de espessura em perfi s metálicos Parafuso cabeça trombeta ponta agulha 1 1/4” 1 mm de espessura em perfi s de 1 painel de 9,5, 11,1 ou 15, madeira 1 1/4” 1 painel de 18,3 mm de espessura em perfi s de madeira 2” espessura em perfi s de madeira2 painéis de 9,5 ou 11,1 mm de Prego anelado 13 x 15 1 mm de espessura em perfi s de 1 painel de 9,5, 11,1 ou 15, madeira 13 x 15 1 painel de 18,3mm de espessura em perfi s de madeira 16 x 21 espessura em perfi s de madeira2 painéis de 9,5 ou 11,1 mm de 19/36 Fixação de perfi s de madeira entre si Parafuso cabeça fl angeada

(22)

22 3. Paredes O fechamento externo da estrutura é realizado com painéis LP OSB Home que permitem a aplicação de diversos acabamentos, tais como: LP Siding Vinílico, SmartSide Lap (siding de madeira), revestimento argamassado (estuco), placa cimentícia e siding cimentício. Outras alternativas de fechamento são os painéis LP SmartSide Panel e Panel H. Conheça as informações técnicas para cada especificação de parede.

3.1 Fechamento externo com LP OSB Home No Sistema CES, a principal função do LP OSB Home é contraventar e vedar a estrutura de paredes, entrepisos e telhados. Com o OSB, a estrutura como um todo atua de forma monolítica, proporcionando rigidez à edificação. As paredes executadas com LP OSB Home dispensam o uso de fitas e barras de resistência a esforços de ventos e abalos sísmicos. As placas LP OSB são leves, simples e rápidas de serem montadas.

Como instalar o LP OSB Home:

Com o esqueleto estrutural montado, verifique se o alinhamento e o prumo das paredes estão corretos. Fixe os painéis diretamente sobre a estrutura com as quatro bordas apoiadas, posicionados, preferencialmente, no sentido vertical. Na horizontal também é possível. Ao cortar os painéis, sele as bordas com tinta à base de solvente para evitar a absorção de umidade. Inicie a colocação dos painéis por uma das extremidades da parede. A borda inferior da placa deve ficar a uma distância mínima de 15 cm acima do nível do terreno natural. Entre o desnível de contrapiso e o LP OSB Home deve-se colocar uma pingadeira metálica ou deslocar o prumo da parede em 1,5 cm. A paginação dos painéis deve ser realizada com juntas desencontradas para um melhor travamento. Deixe um espaçamento mínimo de 3 mm com dilatação em todo o perímetro da placa. As juntas entre os painéis não devem coincidir com as quinas de aberturas e os cantos.

(23)

3.1.1 Como instalar a LP Membrana Deve-se envelopar a base do LP OSB Home com a LP Membrana de modo que fique cerca de 40 cm da face interna do painel protegida e toda a borda inferior envelopada. Deve-se iniciar a instalação a partir de um dos cantos da edificação, tendo o cuidado de deixar cerca de 15 cm de membrana sobressalente para ser utilizada como sobreposição ao final do perímetro da casa (ver fig.1). Segure firmemente o rolo o mais vertical possível, para evitar rugas durante a aplicação e desenrole envolvendo toda a casa, inclusive fechando as aberturas de portas e janelas. Fixar com grampos galvanizados, quando sobre o LP OSB Home, ou com parafusos, quando sobre os perfis metálicos, espaçados a cada 40 cm. Nas junções verticais e horizontais das lâminas de LP Membrana deve-se prever uma sobreposição mínima de 15 cm entre folhas. Após o termino do “envelopamento” da edificação, corte em X, de vértice a vértice a abertura de portas e janelas, com o auxílio de um estilete (ver fig.2). Dobre para o interior da edificação as quatro abas formadas (ver fig. 3). Caso esteja utilizando placas de LP OSB Home internamente como reforço de drywall, deve-se dobrar essas abas sobrepondo o LP OSB Home. As abas devem ficar bem esticadas e ser fixadas internamente com grampo ou parafusos a cada 15 cm. Fixação: a) Utilize parafusos galvanizados auto brocantes cabeça trombeta ou pregos anelados. Recomenda-se que os pregos tenham comprimento de 3 a 4 vezes a espessura da placa a ser fixada. b) Mantenha uma distância de 1 cm entre a borda do painel e a linha de fixação. Fixe os pregos/ parafusos a cada 15 cm no perímetro do painel e a cada 30 cm nos apoios intermediários e defasados entre as placas adjacentes. Para mais informações sobre a instalação, consulte o catálogo técnico LP OSB placas estruturais para construção CES.

(24)

24 Atenção: Instale as réguas de LP Siding Vinílico sobre as placas LP OSB Home, previamente revestidas com a LP Membrana. Inicie a instalação pelos acessórios de acabamento, perfis de início e término, cantoneiras internas e externas, perfis de arremate e molduras de janelas e portas. Após a instalação dos perfis de acabamento e acessórios inicie a instalação das réguas de LP Siding Vinílico. Instale a primeira régua de LP Siding Vinílico encaixando-a no perfil de início. Nivele e trave todo comprimento da peça antes de fixá-la. Fixe a régua de LP Siding Vinílico com parafusos e pregos galvanizados, rendendo-os no centro dos furos oblongos, espaçados a cada 40 cm. Em regiões de ventos fortes recomenda-se um menor espaçamento entre fixações, no máximo 20 cm. Para os perfis verticais o espaçamento entre fixações deve ser de 20 cm. Deixar um espaço entre a cabeça do prego / parafuso e o revestimento de aproximadamente 0,5 mm para permitir as movimentações devido as dilatações dos revestimentos. A fixação das réguas deverá ocorrer do centro para a extremidade. Não force os painéis, nem para cima nem para baixo, enquanto faz as fixações, pois isso pode provocar deformações no revestimento. As peças devem estar perfeitamente encaixadas e niveladas. Nas emendas, recomenda-se sobrepor uma peça na outra em aproximadamente 2,5 cm, para evitar infiltrações. Evite deixar as emendas em áreas de muito tráfego, principalmente por razões estéticas. Se houver repetição de emendas, deve-se alterná-las, deixando-as desencontradas para obter um melhor travamento das peças.

3.1.2 Como instalar o revestimento externo LP Siding Vinílico

Para mais informações sobre a instalação, consulte o catálogo técnico LP Siding Vinílico.

1 LP OSB Home Plus

LP Membrana

LP Siding Vinílico

2

(25)

3.1.3 Como instalar o revestimento externo LP SmartSide Lap Recomenda-se que a pintura seja feita em no máximo 45 dias da data de instalação dos painéis. Utilize somente tinta látex para exterior 100% acrílica ou esmalte a base d’água. Essa pintura deve ser lavável e de boa qualidade. Atenção: Instale as réguas de SmartSide Lap sobre os painéis LP OSB Home, previamente revestidas com a LP Membrana. Antes da aplicação da primeira linha de réguas, fixe um perfil de início para dar a inclinação ao revestimento. Esse perfil é confeccionado com uma tira de SmartSide Lap com largura de 25 a 30 mm. Inicie a instalação da primeira régua de Lap, que deve cobrir/sobrepor totalmente esse perfil de início. A fixação do SmartSide Lap deve ser “cega” ou escondida. Fixe os pregos ou parafusos a 2 cm da borda superior da régua, espaçados horizontalmente a cada 40 cm. Nas quinas e uniões de topo, fixe a 1 cm das bordas para dentro. Sobrepor/recobrir de 2,5 a 3 cm as réguas do SmartSide Lap, escondendo a fixação. É imprescindível a dilatação de 5 mm em todos os encontros de topo e uniões com quinas e aberturas, as quais devem ser seladas com selante flexível pintável. Para melhor instalação, a cada 5 ou 6 linhas de SmartSide Lap verifique se o nível e o alinhamento entre as réguas estão corretos. Caso haja cortes de peças, alterne-os de modo que as juntas alinhadas verticalmente não coincidam. Posicione as juntas sempre em pontos distantes das entradas e dos pontos de maior circulação. Isso dará melhor aparência à instalação. Para acabamento de cantos e quinas use SmartSide Trim.

Para mais informações sobre a instalação, consulte o catálogo técnico LP SmartSide

1 LP OSB Home Plus LP Membrana LP SmartSide Lap Pintura 2 3 4

(26)

26 Atenção: A argamassa deve ser aplicada sobre os painéis LP OSB Home, previamente revestidos com LP Membrana. Verifique o nível e o prumo das paredes. Aplique a LP Membrana com o auxílio de grampos ou pregos galvanizados, utilizando separadores plásticos espaçados a cada 30 cm, formando losangos de 15 cm de aresta. Fixe uma malha metálica galvanizada ou de fibra de vidro álcali-resistente sobre os separadores, começando pela parte superior da parede. É importante que a malha fique bem fixa e tensionada. Nos vértices de portas e janelas, deve-se reforçar a malha utilizando faixas de 30 x 15 cm colocadas tangencialmente ao vértice. Utilizar transpasse de 10 cm na malha metálica. Aplique a argamassa sobre a malha de baixo para cima, assegurando que a mistura penetre e cubra toda a malha. A aplicação deve der feita em duas camadas. Na primeira, cubra completamente a malha. A segunda camada deve ser aplicada logo em seguida para garantir a espessura final do revestimento e fazer o acabamento.

3.1.4 Como instalar o revestimento argamassado (estuco):

O estuco é um revestimento constituído por argamassa aditivada com fibras de polipropileno que minimizam o aparecimento de fissuras. A principal vantagem desse tipo de revestimento é o acabamento uniforme e contínuo, resultando em paredes e fachadas com a mesma aparência de construções convencionais.

Para mais informações sobre a aplicação do revestimento, consulte o fabricante da argamassa.

1 Revestimento Cerâmico Argamassa Malha Metálica ou de fi bra de vidro LP Membrana LP OSB Home Plus 3 4 5 2 Importante: a) Cure o revestimento por pelo menos sete dias, pulverizando periodicamente com água a superfície acabada. b) A cada pano com dimensões superiores a 3,5 m, deve-se prever juntas de dilatação de 5 mm com profundidade de 10 mm, tanto no sentido horizontal como no vertical. c) Pequenas fissuras podem aparecer em revestimentos argamassados e são comuns em consequência da cura e troca de temperatura. Para correção dessas fissuras, consulte o fabricante da argamassa.

(27)

3.2 Fechamento externo com LP SmartSide Panel e LP SmartSide Panel H

Os painéis LP SmartSide Panel e Panel H possuem tripla função, pois, além de contraventar e vedar as paredes, também as revestem. Essa característica deve-se à composição do painel: Painel OSB Home + revestimento. As paredes executadas com LP SmartSide Panel (ranhura vertical) e Panel H (ranhura horizontal) dispensam o uso de fitas e barras de resistência a esforços de ventos e abalos sísmicos.

Como instalar o LP SmartSide Panel e Panel H:

Verifique o alinhamento e o prumo das paredes. Aplique a LP Membrana diretamente no esqueleto estrutural. A fixação deve ser realizada com grampos galvanizados ou parafusos espaçados a cada 40 cm. Nas junções verticais e horizontais das lâminas de LP Membrana, deve-se prever uma sobreposição mínima de 15 cm entre as folhas. Fixe os painéis LP SmartSide sobre a LP Membrana com as quatro bordas apoiadas. Ao cortar os painéis, sele as bordas com tinta à base de solvente para evitar a absorção de umidade. Inicie a colocação dos painéis por uma das extremidades da parede, mantendo sempre um espaçamento de 15 cm entre a borda inferior do painel e o terreno natural. Entre o desnível de contrapiso e o painel, deve-se colocar uma pingadeira metálica ou deslocar o prumo da parede em 1,5 cm. A aplicação dos painéis deve ser realizada com juntas desencontradas para melhor travamento, prevendo um espaçamento mínimo de 5 mm como dilatação em todo o perímetro da placa. As juntas entre os painéis não devem coincidir com quinas de aberturas e cantos. Fixação: a) Utilize parafusos galvanizados auto brocantes ou pregos anelados. Recomenda-se que os pregos tenham de 3 a 4 vezes a espessura da placa a ser fixada. b) Posicionamento das fixações: manter uma distância de 1 cm entre a borda do painel e a linha de fixação. Os pregos/parafusos devem ser fixados a cada 15 cm no perímetro do painel e a cada 30 cm nos apoios intermediários.

(28)

28

Orientações para o acabamento:

a) Todas as quinas, aberturas e detalhes devem ser feitos com o acabamento LP SmartSide Trim. b) Todas as juntas e furos de pregos/parafusos devem ser selados com selante flexível pintável.

c) Recomenda-se que a pintura seja feita em no máximo 45 dias da data de instalação dos painéis. Para exterior, utilize somente tinta látex 100% acrílica ou esmalte a base d’água. Essa pintura deve ser lavável e de boa qualidade.

Para mais informações sobre a instalação, consulte o catálogo técnico LP SmartSide.

3.3 Fechamento interno: Drywall

O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber o acabamento.

Fixação de armários e peças suspensas em paredes

Para as paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomendamos o uso do LP OSB Home como reforço em paredes de Drywall. Essa aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário em aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços.

Tabela de cargas e tipos de fi xadores Fixação de carga Ação sobre a parede Distância de elemento

de fi xação Exemplo de elemento

Espessura OSB/carga

máxima Tipo de fi xador

Em reforço de chapas de LP OSB

Esforço de

cisalhamento Rente à parede espelhos pesadosQuadros e 9,5 mm/15kg Parafuso para

madeira 40 mm

Esforço de momento

7,5 cm Toalheiro e suporte para extintor

de incêndio 9,5 mm/30kg madeira 40 mmParafuso para

30 cm Prateleira, suportede vaso para fl ores

e armário pequeno 9,5mm/20 kg madeira 40 mmParafuso para

30 cm a 60 cm Armário de cozinha, suporte de TV, bancada de cozinha, de banheiro e tanque com coluna 9,5mm/50kg Parafuso para madeira 40 mm 9,5mm/60kg Parafuso para madeira 40 mm 11,5mm/65kg Parafuso para madeira 40 mm

até 60 cm Casos especiais,até 70kg 11,1mm/70kg Buchas especiais

(29)

4. Lajes O LP OSB Home é a melhor opção para a execução de lajes secas ou mistas, plataformas de pisos e mezaninos e deve ser instalado sobre um vigamento metálico ou de madeira. Servirá de base para a aplicação dos revestimentos. Uma outra solução LP para estrutura de pisos é a LP Viga I, que foi projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres resultando numa estrutura leve de alta resistência. Abaixo está a tabela de cargas admissíveis do LP OSB Home Plus. 4.1 Laje seca: É executada com a aplicação do LP OSB Home diretamente sobre o vigamento metálico ou LP Viga I, garantindo a resistência e permitindo a aplicação de diversos revestimentos como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas entre outros. A laje seca tem inúmeras vantagens como: menor carga por peso próprio, não necessita de uso de água na obra e possibilita maior velocidade de execução.

Como instalar o LP OSB Home em lajes:

Verifique o alinhamento e o nível do vigamento de piso. Fixe os painéis diretamente sobre a estrutura com as quatro bordas apoiadas, posicionando-os no sentido transversal às vigas, pois este é o sentido de maior resistência do painel. A paginação dos painéis deve ser realizada com juntas desencontradas para melhor travamento, prevendo-se um espaçamento mínimo de 3 mm com dilatação em todo o perímetro da placa. Evite que as juntas entre os painéis coincidam com as aberturas de vãos de escadas. A fixação dos painéis deve ser feita com pregos/parafusos, mantendo 1 cm de distância entre as extremidades dos painéis. Essa fixação deve ser feita a cada 15 cm no perímetro do painel e a cada 30 cm nos apoios intermediários. Instale o tipo de revestimento desejado de acordo com as recomendações do fabricante. No Sistema CES a laje pode ser do tipo seca ou mista:

Tabela de Cargas LP OSB HOME em pisos (L/300)

Espessura (mm) Espaçamento entre apoios (mm) Carga máxima admissível (kgf/m2)

15,1 400 400

18,3 400 650

18,3 600 215

(30)

30 4.2 Laje mista: A diferença entre a laje seca e a laje mista é que na laje mista é colocada sobre o OSB uma placa cimentícia ou um contrapiso. É possível aplicar diversos revestimentos, tais como: como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas, cerâmica, porcelanato, entre outros. a) Laje Mista (OSB + placa cimentícia): Parafusar sobre o OSB a placa cimentícia, deixando uma junta de dilatação de 3 mm entre placas, inclusive no perímetro próximo com o encontro da parede. Atentar na paginação dos painéis para que seja feita a fixação com juntas desencontradas entre OSB e cimentícia. Sobre a placa cimentícia aplicar o revestimento desejado. Em ambiente molhável, impermeabilizar a placa cimentícia e sobre esta impermeabilização fazer o assentamento dos revestimentos. b) Laje Mista (OSB + contrapiso): Deve-se aplicar sobre o LP OSB Home uma camada de lâmina plástica (filme de polietileno) para protegê-lo. Sobre esta lâmina aplica-se uma capa de 3 a 4 cm de argamassa para contrapiso reforçada com fibras de aço com baixo teor de carbono ou fibras de polipropileno*. Sobre este aplica-se o revestimento de piso. Sempre atentar a utilização de argamassa flexível (ACIII) no assentamento do revestimento cerâmico ou porcelanatos. Em áreas molháveis, como cozinhas, refeitórios, banheiros e box, recomendamos impermeabilizar o piso com emulsão asfáltica ou argamassa impermeabilizante. Sistema Hidráulico tipo PEX Sistema Elétrico

5. Instalações elétricas e hidráulicas

O sistema elétrico e hidráulico utilizado no Sistema CES pode ser idêntico ao de uma construção convencional. Também há no mercado materiais elétricos e hidráulicos projetados especialmente para Drywall e Steel Frame, como caixas elétricas que são fixadas diretamente no Drywall e sistemas flexíveis conhecidos como tubos PEX, de polietileno reticulado, que resistem a altas temperaturas e podem ser utilizados tanto para água fria como para água quente. Uma das principais vantagens do Sistema CES é que as paredes funcionam como shafts visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações. Importante: É proibida a passagem de instalação de gás no interior das paredes CES. No Steel Frame é obrigatória a utilização de isolamento em torno da tubulação e conexões de cobre e bronze para evitar reações galvânicas com os perfis.

(31)

6. Isolamentos O Sistema CES apresenta ótimo conforto térmico e acústico, além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento, que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forros e telhados de acordo com a necessidade do projeto. 7. Esquadrias As instalações de portas e janelas no Sistema CES podem ser executadas de maneira similar aos sistemas convencionais, com espuma de poliuretano ou com parafusos, utilizando no mínimo 3 parafusos para cada lateral e 2 para as travessas horizontais. Lã de vidro Lã de rocha

8.1 Como instalar o LP OSB Home e o LP TechShield:

Verifique o alinhamento e o nível do vigamento de piso.

Preveja a ventilação adequada da cobertura. a) Os dutos de exaustão da cozinha e dos banheiros

devem atravessar a estrutura do telhado e despejar o ar para fora.

b) A ventilação nos beirais e na linha de cumeeira proporciona boa circulação de ar dentro da estrutura. Também pode ser prevista a instalação de venezianas no oitão para auxiliar na ventilação. c) A ventilação mínima deverá ser de 1 m² de ventilação efetiva (1m² de saída mais 1 m² de entrada) para cada 150 m² de planta de cobertura. 8. Coberturas e telhados Os painéis de LP OSB Home são uma excelente opção para compor substratos de telhados e coberturas. Os painéis, em conjunto com a estrutura, proporcionam rigidez à edificação, asseguram resistência à ação de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico. Em projetos que necessitam melhor desempenho térmico, pode ser utilizado o LP TechShield, um Painel LP OSB Home revestido com foil de alumínio.

(32)

32 8.2 Como instalar a LP Telha Shingle: Aplique a LP Telha Shingle sobre a LP Subcobertura utilizando o LP Pregos para Telha (pregos com tratamento galvanizado, cabeça chata com 10 mm de diâmetro e comprimento de 25 mm). Nunca utilize grampos ou pregos convencionais. a) Para inclinações menores que 45º e regiões de poucos ventos, recomenda-se a aplicação de 4 pregos por telha. b) Para inclinações maiores que 45º e regiões de ventos fortes, recomenda-se a aplicação de 6 pregos por telha. A LP Shingle apresenta um adesivo térmico incorporado, que é ativado pelo calor. Em períodos de baixas temperaturas, em regiões de ventos fortes ou com muita poeira e areia utilize o adesivo asfáltico para selamento imediato. Aplique a pingadeira ou perfil de arremate. Importante: Prever ventilação da cobertura com LP Cumeeira Ventilada e LP Beiral Ventilado.

Para mais informações sobre a instalação, consulte o catálogo técnico LP Telha Shingle.

Fixe os painéis com pregos/parafusos, mantendo 1 cm de distância entre as extremidades dos painéis. Essas fixações devem ser feitas a cada 15 cm no perímetro do painel e a cada 30 cm nos apoios intermediários. Após a instalação do LP OSB Home aplique imediatamente a LP Subcobertura, antes da aplicação das telhas. Fixe a LP Subcobertura com grampos galvanizados, espaçados a cada 40 cm. Nas junções verticais deve-se prever uma sobreposição de, no mínimo, 20 cm e nas junções horizontais uma sobreposição mínima de 10 cm. Instale o tipo desejado de cobertura de acordo com as recomendações do fabricante. É importante ressaltar que o sistema possibilita a aplicação de qualquer tipo de telha como: LP Telha Shingle, cerâmica, concreto, fibrocimento, metálica, entre outras. Importante: a) Na aplicação dos painéis LP TechShield, a superfície radiante deve ficar virada para baixo (para o interior). b) 95% dos problemas ocorridos nos revestimentos dos telhados devem-se à instalação ou ventilação incorretas.

(33)

Recomendações gerais para o uso das placas LP OSB

Exposição As placas LP OSB Home não foram desenvolvidas para serem utilizadas sem revestimento. A exposição do produto a intempéries, durante o período da obra, não alterará suas características estruturais, desde que seja respeitado o período máximo de 30 dias de exposição. Os revestimentos LP SmartSide devem ser pintados em, no máximo, 30 dias. Transporte e armazenagem O LP OSB Home, o LP TechShield e o LP SmartSide devem ser armazenados em áreas limpas, planas e secas, isolados do piso, com no mínino 3 eixos de apoio e, preferencialmente, em locais cobertos. Para produtos com comprimento de 4,88 m deve-se considerar, no mínimo, 7 eixos de apoio. Caso o armazenamento ocorra ao ar livre, recomenda-se cobrir as peças com lona plástica, tomando o cuidado de posicionar o plástico sem encostá-lo nas laterais dos painéis, permitindo a circulação de ar entre elas. Medidas de maior proteção devem ser tomadas em caso de períodos prolongados de exposição ao tempo. O empilhamento dos pallets de LP OSB deve ser de, no máximo, 6 paletes de altura. É importante tomar todas as precauções necessárias no transporte e no manuseio dos painéis OSB para evitar que as bordas sejam lascadas ou danificadas.

Considerações prévias à instalação

Os produtos LP OSB Home, LP TechShield e LP SmartSide são fabricados a partir da madeira e a mudança de ambiente pode causar, em virtude das diferenças da umidade do ar, uma variação dimensional dos painéis. Dessa forma, é necessário estabilizar a umidade do painel com a umidade de equilíbrio no local onde será aplicado o produto.

Tipo de parede Especificação Sistema de parede*

Tipo 1 90mm - LP OSB HOME 11,1 - Drywall 12,5mmDrywall 12,5mm -LP OSB HOME 11,1 - Ue 137,2/90/600/2x11,1 - 2x12,5

Tipo 2 Siding Vinílico - LP OSB HOME 11,1 - Ue 90mm - Drywall 12,5mm 123,6/90/600/11,1-12,5/SV

Tipo 3 SmartSide Panel 11,1 - Ue 90mm - Drywall 12,5mm 113,6/90/600/11,1-12,5/SMS

Tipo 4 Argamassa - LP OSB HOME 11,1 - Ue 90mm - Drywall 12,5mm 123,6/90/600/11,1-12,5/Estuco

Tipo 5 LP OSB HOME 11,1 - Ue 90mm - Drywall 12,5mm 113,6/90/600/11,1-12,5 * Descrição da nomenclatura do sistema de parede: SV 12,5 / 11,1 -600 / 90 / 123,6 / Revestimento externo Placa interna Placa externa Espaçamento entre montantes Espessura da estrutura Espessura total da parede

Para mais informações, consulte o catálogo técnico LP OSB placas estruturais para construção CES.

Desempenho do Sitema CES

Descrição das paredes

(34)

34

Tipo de parede Isolamento acústico índice de redução sonora (dB)

Tipo 1 47 dB

Tipo 2 39 dB

Tipo 3 39 dB

Tipo 4 49 dB

1) Desempenho acústico:

2) Avaliação do Sistema CES

Avaliação do Sistema CES segundo a norma ABNT NBR 15575 que regula o “Desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos” é a Diretriz SINAT 003 “Sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas”.

Aspecto Sistema CES

Parede Tipo 2 Parede Tipo 3 Desempenho estrutural

Resistência e estabilidade global Aprovado Aprovado

Resistência a cargas verticais, considerando ELU e ELS Aprovado Aprovado

Resistência a impactos de corpo mole – face externa Aprovado Aprovado

Resistência a impactos de corpo mole – face interna Aprovado Aprovado

Resistência a impactos de corpo duro Aprovado Aprovado

Solicitações transmitidas por portas Aprovado Aprovado

Solicitações de peças suspensas Aprovado Aprovado

Segurança ao fogo

Resistência ao fogo das paredes entre unidades habitacionais Aprovado Aprovado

Estanqueidade à água

Estanqueidade à água de chuva em sistemas de vedações de fachada Aprovado Aprovado

Estanqueidade à água da interface (juntas)

entre parede de fachada e pisos externos Aprovado Aprovado

Estanqueidade de vedações verticais internas e externas

com incidência direta de água de uso e lavagem dos ambientes Aprovado Aprovado

Desempenho térmico

Desempenho térmico global da edificação

para a Zona Bioclimática 3, avaliada para sobrado Aprovado Aprovado

Desempenho térmico global da edificação

para a Zona Bioclimática 8, avaliado para casa térrea Aprovado Aprovado

Desempenho térmico global da edificação

para a Zona Bioclimática 1, avaliado para casa térrea Aprovado Aprovado

Desempenho térmico global da edificação

para a Zona Bioclimática 2 avaliado para casa térrea Aprovado Aprovado

Desempenho acústico

Isolamento sonoro proporcionado por paredes de fachada Aprovado Aprovado

Isolamento sonoro proporcionado por paredes de geminação Aprovado Aprovado

Durabilidade

Resistência à corrosão dos perfis metálicos dos quadros estruturais Aprovado Aprovado

Resistência à ação de calor e choque térmico Aprovado Aprovado

Resistência à corrosão de parafusos (exposição de parafusos à névoa salina) Aprovado Aprovado

Resistência do Siding de PVC à exposição aos raios Aprovado Aprovado

(35)

3) Testes realizados: 3.1 Sistema CES

Tipo de parede Desempenho Relatório de ensaio

Tipo 1 Verificação da resistência ao fogo da parede de geminação com função estrutural IPT nº 1 011 319-203

Tipo 1 Medição da isolação sonora da parede de geminação IPT nº 1 005 897-203

Tipo 2 Verificação da estanqueidade à água de sistema de vedação vertical externa IPT nº 1 012 782-203

Tipo 2 Verificação do comportamento do sistema de vedações sob efeito de ações transmitidas por porta e da resistência a impactos de corpo mole e corpo duro – face externa IPT nº 1 012 781-203

Tipo 2 Determinação da resistência de sistemas de vedações verticais às solicitaçõesde peças suspensas – face interna da parede de fachada IPT nº 1 001 974-203

Tipo 2 Verificação do comportamento de sistema de vedação vertical externa expostoà ação do calor e ao choque térmico IPT nº 1 012 783-203

Tipo 2 Medição da isolação sonora da parede de fachada IPT nº 1 013 475-203

Tipo 2 Avaliação de desempenho térmico de sobrado geminado com emprego de sistema construtivo tipo “steel framing” com fechamento externo em chapas de OSB IPT nº 116 878-205

Tipo 2 construtivo em estrutura “steel framing” com fechamento externo em chapas de OSB Avaliação do desempenho térmico de casa térrea isolada com emprego de sistema IPT nº 118 168-205

Tipo 3 Verificação da estanqueidade à água de sistema de vedação vertical externa IPT nº 1 001 969-203

Tipo 3 Verificação da resistência do sistema de vedação verticala impactos de corpo mole - face interna IPT nº 1 001 976-203

Tipo 3 Verificação da resistência do sistema de vedação sob efeito de ações transmitidaspor porta e da resistencia a impactos de corpo mole e duro - face externa IPT nº 1 001 964-203

Tipo 3 Determinação da resistência de sistemas de vedações verticaisàs solicitações de peças suspensas IPT nº 1 001 974-203

Tipo 3 Verificação do comportamento de sistema de vedação vertical externaexposto à ação do calor e ao choque térmico IPT nº 1 001 967-203

Tipo 3 Medição da isolação sonora da parede de fachada IPT nº 1 000 222-203

Tipo 3 Avaliação de desempenho térmico de sobrado geminado com emprego de sistema construtivo tipo “steel framing” com fechamento externo em chapas de OSB IPT nº 116 878-205

Tipo 3 construtivo em estrutura “steel framing” com fechamento externo em chapas de OSB Avaliação do desempenho térmico de casa térrea isolada com emprego de sistema IPT nº 118 168-205

Tipo 5 Ensaios de compressão excêntrica de paredes, com fechamentoem chapas de OSB e de gesso para drywall IPT nº 116 851-205

3.2 Produtos LP

Produto Ensaio Relatório de ensaio

LP OSB Home

Determinação da resistência ao desenvolvimento de fungos emboloradores IPT nº 115 024-205

Determinação da resistência ao desenvolvimento de fungos apodrecedores IPT nº 118 010-205

Ensaios mecânicos em chapas de OSB IPT nº 113 958-205

Determinação de resistência ao ataque de cupins de madeira seca em chapas de OSB IPT nº 1 008 855-203

LP Membrana Determinação de permeabilidade ao vapor de água da barreira impermeável IPT nº 1 011 459-203

LP Siding Vinilico Ensaios diversos em Siding de PVC – resistência à tração, densidade, resistência à flexão e ao rasgamento IPT nº 117 933-205

LP SmartSide

Determinação da resistência ao desenvolvimento de fungos emboloradores IPT nº 115 024-205

Determinação da resistência ao desenvolvimento de fungos apodrecedores IPT nº 118 010-205

Ensaios mecânicos em chapas de OSB IPT nº 113 958-205

Determinação de resistência ao ataque de cupins de madeira seca em chapas de OSB IPT nº 1 008 855-203

Chapas de Drywall Determinação das características físicas da chapas de gesso para drywall IPT nº 1003 843-203

Perfis de

Steel Framing Determinação da massa por unidade de área de revestimento de zinco IPT nº 1 004 140-203

Fixações (parafusos) Ensaio acelerado de corrosão por exposição à névoa salina (parafusos) IPT nº 1 004 139-203

Especificação Isolamento acústico índice de redução sonora (dB)

Drywall 12,5mm -LP OSB HOME 11,1 - Ue 90mm - LP OSB HOME

11,1 - Drywall 12,5mm 47 dB

Siding Vinílico - LP OSB HOME 11,1 - Ue 90mm - Drywall 12,5mm 39 dB

SmartSide Panel 11,1 - Ue 90mm - Drywall 12,5mm 39 dB

(36)

marketing@lpbrasil.com.br

Fone: 41 3313-2100 | Fax: 41 3313-2106

Av. João Gualberto, 916 | CEP 80030-000 | Curitiba | PR

www.LpBrasil.com.br

A LP r eser va-se o dir eit o de modificar as car

acterísticas de seus produt

os sem aviso pr évio . Inf ormação publicada em f ever eiro de 2011. Telha Shingle f

abricada por Owens C

orning S ales, LL C / S ubc ober tur a f

abricada por Asf

alt os Chilenos S. A . / M embr ana f

abricada por Fiber

web Inc./ Siding Vinílic

o f

abricado por Cr

ane Plastics de Chile S.

A

./ Beir

al V

entilado f

abricado por Cr

ane Plastics de Chile S.

A

. - Impor

tados por LP Br

asil OSB Indústria e C

omér cio S. A . Cumeeir a V entilada f

abricada por Unipoli Embalagens Especiais L

TD

A / Pr

egos f

abricados por Spar

tacus Ar tef at os de M etais L TD A - Distribuído por LP Br

asil OSB Indústria e C

omér

cio S.

A

.

A LP acredita no manejo sustentável das florestas. Por isso, toda a sua matéria-prima é proveniente de florestas renováveis.

Referências

Documentos relacionados

Foi realizado um estudo retrospectivo, transversal de caráter quantitativo através do qual coletou-se dados sobre os laudos de culturas e antibiogramas de

Município: SÃO RAIMUNDO

Este estudo, ao se dedicar à análise das características epidemiológicas das principais doenças sensíveis ao clima que acometem a população do município de Rio Branco/AC, e

Ao substituir a vegetação natural de cerradão por plantações homogêneas com espécies de pinheiros tropicais, as perdas por interceptação foram diminuídas, para

Na data em que efectuarem os pagamentos ao pessoal e às diversas entidades, deverão efectuar também na contabilidade patrimonial os lançamentos correspondentes,

5. Apoia os esforços do Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Iémen, Martin Griffiths, para fazer avançar o processo político e alcançar um cessar-

São observados, numa primeira análise, alguns pontos mais críticos: degradação espacial das edificações e vias, áreas verdes deterioradas, arborização insuficiente

8º - A assessoria jurídica prestada pela ASSEGO cinge-se a disponibilizar os advogados integrantes de seu corpo jurídico (próprio ou terceirizado), razão pela qual a