• Nenhum resultado encontrado

ADEUS ESTRIAS 3. Aviso Legal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADEUS ESTRIAS 3. Aviso Legal"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)
(2)

Aviso Legal

ste livro representa alguns anos do meu trabalho. Passei

centenas de horas neste projeto e conto com sua

colaboração para não reproduzir nem distribuir este

material ilegalmente. Tenho certeza de que os benefícios

que terá com este livro valerão cada centavo pago por ele.

Utilização do e-book: A autora do e-book não se responsabiliza

direta ou indiretamente pela utilização das receitas aqui

contidas.

Elas

são

baseadas

em

experiências

pessoais

adquiridas através de testes. Sempre faça todo e qualquer

tratamento estético com o acompanhamento de um médico

dermatologista.

(3)

Introdução

A maior parte das mulheres se sente incomodada com o aparecimento das estrias. E não só isso: há também celulite, gordura localizada, rugas e demais formações classificadas como “abomináveis”. Mas, engana-se quem pensa que só as mulheres sofrem desses males. A presença masculina vem tomando números significativos nas pesquisas. Afinal, tudo isso pode ocorrer em todos os gêneros e é reflexo de vários fatores.

Quanto às estrias, no geral, somos nós mesmos que causamos essas marcas, seja de maneira consciente ou não, pela forma como lidamos com nosso corpo no dia a dia. A prevenção sempre é o melhor caminho, e hábitos saudáveis definitivamente previnem as estrias, embora haja alguns tipos que, com o devido tratamento e atenção, são facilmente eliminados da pele.

O que poucas pessoas sabem é que existem tratamentos caseiros que são muito mais eficazes do que vários procedimentos estéticos sofisticados e caros. Porém, isso é ocultado pelas grandes indústrias farmacêuticas e clínicas de estética.

Uma das coisas que sempre me deixava intrigada era saber que, mesmo depois de tantas pesquisas científicas, estudos e tecnologias, ainda não existia algo que realmente fosse capaz de acabar de vez com as estrias. Um certo dia, já cansada de gastar dinheiro com sessões e tratamentos, resolvi pesquisar em sites estrangeiros e buscar por estudos científicos em outros países que apresentassem uma solução para o meu problema.

(4)

Consegui muitas pesquisas e percebi que, mesmo o remédio estando na nossa frente, as indústrias e clínicas estéticas faziam e ainda fazem as pessoas acreditarem que produtos naturais não servem para eliminar as estrias, ou pior, continuam dizendo que estria não tem saída.

Passei boa parte da minha vida acreditando na mentira de que as estrias não tinham solução, e isto me fez gastar muito dinheiro com tratamentos que, na maioria das vezes, me faziam chorar de dor, mas foi isso que me tornou mais forte e disposta a ajudar todas as pessoas que hoje passam pelas mesmas dores que passei.

Após anos de pesquisas, estudos e testes com artigos científicos do Japão e Estados Unidos, eu consegui encontrar receitas que realmente funcionaram em mim e em mais centenas de pessoas que aplicaram. Receitas baratas e fáceis de fazer que podem te ajudar a voltar a ter uma vida feliz e abundante.

A ideia de escrever o “Adeus, Estrias”

Passei quase cinco anos estudando e tentando encontrar a solução para as estrias. E somente nos últimos dois anos que consegui resolver meu problema definitivamente. Enquanto pesquisava, vi que eu não era a única pessoa que sofria com isso e que havia muitas mulheres e homens sofrendo com o surgimento de marcas, mas não sabiam como remover as estrias.

Me sentia muito triste só de ler as histórias de várias pessoas com o mesmo problema e me comprometi a compartilhar tudo o que eu encontrasse que realmente desse resultado, por isso criei o Adeus,

(5)

Neste livro, você aprenderá tudo o que é necessário para conseguir prevenir de forma correta e eliminar para sempre da sua vida as malditas estrias.

(6)

Importante!

Para obter resultado com o método, será necessário

dedicação e foco. Escolha apenas uma receita, a que

você achar mais fácil de fazer e aplique durante todos

os dias, seguindo o passo a passo ensinado neste livro.

Fazendo assim, você notará os resultados rapidamente!

(7)
(8)

Capítulo 1 - Principais Causas

(9)

Antes de qualquer coisa, o que são as estrias?

s estrias são o resultado do rompimento das fibras elásticas da pele. Quando o maior órgão do corpo humano se estica, as com menos elasticidade se rompem, gerando as incômodas marcas, sendo estas denominadas estrias.

No início, as estrias aparecem na forma de linhas bem finas. Com o tempo, elas tendem a ficar mais

grossas até chegar a um centímetro. No lugar onde é formada uma estria, cria-se um sulco. Logo, a pele adquire uma nova tonalidade, geralmente branca, e no local não aparecem mais pelos.

Infelizmente, as mulheres têm duas vezes mais riscos de ter estrias do que os homens. O motivo é porque a mulher possui dois hormônios:

progesterona e estrógeno – que são os

principais responsáveis pela ruptura das fibras elásticas da pele.

A estria surge, principalmente, quando a pele é esticada. Para entender o surgimento da estria é preciso comparar a pele a um elástico. A pele, porém, pode ser esticada, mas possui um limite. Se a pressão exercida for maior do que a pele pode suportar, como um elástico, a pele se rompe.

(10)

As estrias podem estar presentes em qualquer parte do corpo, mas atacam preferencialmente os glúteos, seios e barriga. A tonalidade das estrias tem uma razão. Assim que as fibras se rompem, ocorre um processo inflamatório. Logo, o organismo manda mais sangue para a área. O sangue permanece lá por vários meses, até que aquele ferimento subcutâneo se transforme em uma alteração da pele esbranquiçada e funda.

Estrias e suas causas

Eis alguns motivos pelos quais é comum o surgimento de estrias.

Alterações súbitas de peso

Manter o peso equilibrado é um desafio para qualquer pessoa, principalmente pelo chamado efeito sanfona (emagrece-engorda-emagrece). Essa inconstância é, em grande parte, responsável pelo aparecimento de estrias. Quando engordamos rapidamente, a pele é obrigada a comportar nosso novo tamanho, “rasgando a si mesma” para o novo espaço.

(11)

Mudanças hormonais

O caso mais comum no aparecimento das estrias é a puberdade. Esse foi o motivo pelo qual meu corpo se encheu de estrias. Essa etapa da vida é cheia de mudanças hormonais e crescimento, tanto para

meninas, que apresentam tendência ao aparecimento de estrias no busto e quadril, quanto para meninos, no quadril e joelhos.

Herança

E a causa principal para isso é a predisposição genética. Contudo, esse fator só é desencadeado se considerarmos o nosso estilo de vida. Preste atenção se muitas pessoas da sua família possuem estrias. Aposte na prevenção mudando os seus hábitos. Dessa forma, as chances de desenvolvê-las diminuem consideravelmente.

A saúde da pele

Uma pele seca, combinada a uma má alimentação que não proporciona todos os nutrientes adequados, está sujeita ao surgimento de estrias. Por isso, cuidados com a saúde de forma ampla são vitais para uma pele saudável e sem marcas.

Evite ao máximo alimentos com excesso de gordura, como os de

fast food ou comida industrializada. Eles são campeões no aumento de

peso que, como já vimos, é um dos aliados das estrias.

Falta de hidratação

A hidratação é importante para a saúde de todo o organismo, e em relação à pele, a falta de água facilita o aparecimento de estrias. Isso porque diminui a elasticidade, favorecendo que surjam as marcas a qualquer alteração de tamanho na pele.

(12)

Treino Muscular

Este é o caso dos fisiculturistas e amantes de musculação. Os músculos são desenvolvidos de forma intensa, ficando muito grandes em pouco tempo. Por isso, a pele rompe e são formadas as estrias.

Gravidez

Não é considerada uma razão ruim em hipótese nenhuma. Mas é comum ocorrer durante e após a gestação. Devido ao crescimento da barriga e dos seios, as estrias aparecem com maior frequência. Essas podem ser consideradas as causas mais importantes atribuídas ao

surgimento das estrias. Alguns especialistas afirmam que não é possível prevenir o aparecimento das estrias quando se está perante uma ocasião específica, como a gravidez, mas é possível sim, e eu vou te mostrar nos próximos capítulos.

Estrias na Adolescência

Essa foi a principal causa responsável pelo surgimento das minhas estrias.

As estrias aparecem nas fases cujo crescimento é mais acelerado, e, como nessa etapa da vida os

hormônios mudança desenvolvimento acelerado, estão em constante e o corpo em é bastante comum surgirem estrias, principalmente nas meninas.

Portanto, é muito mais fácil uma adolescente ter estria do que uma pessoa com idade mais avançada.

(13)

Uma das medidas preventivas é a mãe evitar que sua filha seja sedentária demais. Os exercícios físicos são fundamentais, pois diminuem a flacidez e promovem o controle do peso e o emagrecimento. Atividades aeróbicas, como andar de bicicleta, patins, natação e dança são excelentes nessa fase.

Dicas para evitar:

1- Mantenha uma dieta equilibrada, rica em legumes, pouca gordura e muitas verduras;

2- Evite alimentos defumados e industrializados, pois estes contêm sódio e retêm líquidos;

3- Consuma frutas diuréticas como por exemplo: abacaxi e a melancia, pois elas diminuem a retenção hídrica, e frutas antioxidantes que ajudam na renovação celular, como maçã, lima da pérsia, morango, amora e framboesa;

4- Inclua fibras no cardápio, como fibra de trigo e arroz integral, pois ajudam na digestão, diminuindo a absorção do açúcar e ajudando no funcionamento do intestino;

5- Consuma shitake, pois este cogumelo tem ação anti-inflamatória natural;

6- Controle a ingestão de açúcar e massas e evite consumir refrigerantes, fast foods, gorduras e frituras;

7- Dê preferência às verduras verde-escuras, como brócolis e espinafre, pois elas têm ação desintoxicante.

8- Passe óleos ou hidratantes corporais diariamente nas mamas e nos quadris. Recomenda-se usá-los logo após o banho;

9- Mantenha o peso, pois esse é um dos principais motivos para o surgimento das estrias;

10 - Evite roupas apertadas que prendam a circulação das pernas; Siga essas dicas e você ficará livre das estrias!

(14)
(15)

Capítulo 2 - A Forma Correta

(16)

xistem muitas maneiras de prevenir as estrias, porém poucas funcionam de verdade. O que eu vou te mostrar neste capítulo são Mesmo eu listando uma série de tratamentos para você neste guia, é preciso saber que a prevenção ainda é o melhor remédio. Existem formas rápidas, fáceis e baratas de se evitar estrias na pele.

Pode parecer bobagem, mas diferentemente daquilo que pregam por aí, prevenir estrias é muito mais fácil do que você imagina. Veja:

1 - Alimentação:

Eu sei e você sabe disso, mas mesmo assim poucas pessoas colocam em prática essa dica. Comer alimentos saudáveis, com alto índice de proteína, é um fator relevante na prevenção das estrias.

Eu recomendo você consumir alimentos

começar a ricos em

vitamina A, porque eles ajudam no

crescimento de uma nova pele. Alguns alimentos que possuem esse nutriente são: leite, ovos e óleo de peixe.

Evite os alimentos com altos níveis de gordura, açúcar ou alimentos industrializados. Eles acabam se armazenando no abdômen e nos glúteos, causando inflamações que podem originar as estrias.

O ideal é manter uma dieta equilibrada, rica em fibras, minerais e colágeno. As frutas frescas e os vegetais são ótimos para a saúde da pele e podem melhorar o seu aspecto de forma surpreendente.

2 - Beba no mínimo dois litros de água por dia:

Outro ponto importante é beber bastante água, mantendo assim a pele hidratada o dia todo. A pele é o primeiro órgão que se desidrata, pois está constantemente exposto a agressões como o sol.

(17)

Se você quer começar a prevenir e eliminar as estrias, a água é o básico que você precisa para poder restaurar a elasticidade da pele e ajudar seu corpo a produzir as fibras necessárias.

Muitas pessoas (inclusive eu antigamente), não consomem os 2 litros de água por dia, bebem apenas três a quatro copos quando sentem sede e param por aí. Porém, a água não ajuda só no tratamento das estrias, ajuda no bom funcionamento dos rins e no seu corpo em geral.

De hoje em diante, a água será sua maior companheira e estará ao seu lado todos os dias ajudando no combate às estrias.

Dica: Acrescente frutas fatiadas, amassadas ou mesmo cascas à bebida, que ganha o sabor da fruta de maneira bem leve e até faz parte das vitaminas. Pode ser adicionado abacaxi picado, cascas de

laranja ou limão, maçã picada, uvas, carambola ou mesmo ervas como capim cidreira, hortelã, canela em pau e cravo.

3 - Cremes;

Existem muitos cremes para o corpo no mercado que dizem ajudar você a eliminar as estrias, porém muitos estão mentindo. Não há necessidade de procurar um produto especializado em remoção de estrias.

Use e abuse de cremes à base de substâncias nutritivas, se possível de leite e mel, à base de vitamina A e E ou óleo de rosas. Esses cremes são excelentes para prevenir e evitar as estrias. Outro ponto importante é usar cremes com proteção solar, especialmente para quem passa muito tempo exposto ao sol.

(18)

No caso das grávidas, a hidratação intensa é importantíssima. Massageie a barriga com manteiga de cacau ou de karité. Esses cremes também podem ser passados nos glúteos, seios e quadril. Para prevenir o aparecimento nos seios, uma boa opção para complementar este cuidado é usar um sutiã de sustentação que ofereça um bom apoio.

4 - Coma melancia;

Lembra da água, sua amiga e

companheira? Pois é, a melancia contém mais de 90% de água e ajuda a hidratar o corpo, o que promove a produção

muuuuito

de colágeno e ajuda a prevenir e evitar as

estrias. Ela protege a pele contra os

danos causados pelo sol, ajuda a revitalizar e rejuvenescer a pele.

A melancia é formada por vitamina C, composto que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colágeno, substância responsável por combater as estrias. Além disso, também fortalece as unhas e os cabelos através de vitaminas do complexo B, presentes em abundância no alimento.

É uma fruta que conta com betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo, e protege o globo ocular contra doenças. E também diminui o risco de alguns tipos de câncer, como o de próstata, estômago, pâncreas, bexiga e mama.

Eu passei a amar melancia, pois foi uma das frutas responsáveis pela melhora da minha pele durante todos esses anos.

(19)

5 - Não coçar;

Se as estrias estão começando a surgir no seu corpo, a dica é NÃO coçar jamais!

Isso vale especialmente para as mulheres grávidas, já que costumam sentir coceiras na barriga durante o período de gestação. O motivo é que a pele está desidratada e prestes a se quebrar. Basicamente, isso é um aviso de que as estrias estão chegando.

Use o hidratante e massageie a pele até a coceira parar, pois assim você evita coçar e ainda hidrata a pele.

6 – Aumente a produção de colágeno;

Para estimular a produção do colágeno pelo organismo, a dica é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que ajuda na produção do colágeno pelo organismo. Entre eles, estão as frutas como acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego.

Outros alimentos que devem estar presentes com frequência na dieta de quem quer fugir de problemas nas articulações são as folhas verde escuro, pois elas ajudam a melhorar a produção do colágeno pelo organismo.

(20)

adquirido em forma de suplementos nutricionais, em cápsulas ou em pó, encontrados em lojas de produtos naturais, farmácias ou drogarias. Antes de consumi-los, no entanto, é preciso consultar um médico.

7 – Óleos para a pele;

O óleo de amêndoa deixa a pele com uma textura suave e macia. Quando aplicado na pele úmida, hidrata dez vezes mais que uma loção hidratante aplicada na pele seca, formando uma película protetora que previne o ressecamento e suaviza as partes ásperas do corpo. Sua fórmula clinicamente testada não irrita a pele e é de fácil absorção.

Eu sei! Você provavelmente já sabe, mas vale reforçar, pois algumas das leitoras e leitores aqui ainda não sabem da importância do óleo. Também é bom para reforçar e te perguntar: você está usando o óleo de amêndoas ou só sabe que é importante, mas mesmo assim não aplica?

8 – Coma sardinha;

Não estou falando da enlatada. Estou me referindo à sardinha natural, aquela pode ser encontrada em qualquer supermercado próximo à casa.

A sardinha é uma excelente fonte de ômega 3, que são ácidos graxos que ajudam na hidratação da pele. Os ácidos podem auxiliar na produção de fibras de colágeno e elastina, tornando a pele mais radiante e jovem.

Esse peixe possui boa quantidade de cálcio, e contem por volta de 200 calorias a cada 100 gramas, gorduras saudáveis, proteínas, ômega 3, potássio, magnésio, cálcio, ferro, vitaminas A, B, e D, a sardinha é um alimento indicado para todas as idades.

(21)

9 – Pepino;

O pepino conta com uma infinidade de propriedades que são bastante benéficas para a saúde, pois representa uma excelente fonte de água, além de ter um conteúdo rico em vitaminas e minerais excelentes para o bem-estar do nosso organismo.

Ele contém cerca de 97% de água, rico em vitamina E e

óleos naturais que são

excelentes para reparar, hidratar e trazer vitalidade à nossa pele.

Outro dos benefícios do pepino para a pele de maior destaque

é que ele auxilia no rejuvenescimento e na redução de rugas. Isto devido às suas vitaminas A, C e E, que têm propriedades antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento da pele e a favorecer a produção de colágeno e elastina, as substâncias responsáveis por prevenir e eliminar as estrias.

Faça um suco de pepino com maçã e beba toda manhã. Em pouco tempo, você notará a diferença na sua pele!

10 – Laranja;

A laranja tem propriedades muito benéficas para a pele, já que ajuda a manter a pele hidratada e saudável. É ideal para reconstruir a pele e reparar os tecidos lesionados, ajudando a eliminar e combater as estrias.

(22)

Minhas Recomendações:

Por mais chato que pareça, a alimentação é a base de tudo,

inclusive na prevenção e tratamento das estrias.

Inclua todos os alimentos mencionados neste livro na sua dieta

e comece a ter um estilo de vida mais saudável.

Tenha paciência e seja perseverante, pois os resultados não

aparecem da noite para o dia como se fosse um milagre.

Esqueça as estrias por um bom tempo e siga religiosamente seu

tratamento todos os dias, pois só assim você verá os resultados

aparecerem.

Tire fotos antes de iniciar qualquer receita e, a cada 30 dias,

compare com a atual. Faça isso e veja seu corpo ficando livre

das estrias.

(23)
(24)

Capítulo 3 - Diferentes Tipos

(25)

Quantos tipos de estrias existem?

Identificando pela Coloração

A forma mais tradicional e mais rápida de identificar uma estria é pela sua cor. Veja:

Vermelho-Roxo

Essa coloração acontece quando a estria está no início da formação. Como são novas, fica mais fácil de serem eliminadas, principalmente pelo fato de ainda haver alguma circulação sanguínea na área afetada. Esse é o melhor momento para iniciar o tratamento, ajudando no aumento da circulação sanguínea na região, aumentando a resistência e a elasticidade da pele.

(26)

Uma excelente notícia para você

Todas as receitas ensinadas aqui ajudam a remover definitivamente esse tipo de estrias, então use a que estiver mais acessível e não deixe para depois.

(27)

Branco-Prateado

Esse é o tipo mais difícil de ser manchas, significa que

eliminado. Com aspecto de esse tipo de estria está há bastante tempo na pele, que por sua vez não foi cuidada há tempo, e o sangue deixou de circular de forma natural na área.

Para este tipo de estria, os cremes não serão tão efetivos. No entanto, é possível encontrar alguns que atenuam os efeitos da estria. Para eliminação, indicam-se as injeções de colágeno que promovem a

(28)

elasticidade e a recuperação da saúde da pele. Desaparecer é quase impossível, ou era, até você conhecer este e-book.

Mas atente-se, porque, dentro do grupo das estrias brancas ou prateadas, há ainda aquelas divididas entre largas e profundas e as

mais estreitas e superficiais. Quanto mais dentro da pele elas

estiverem, mais difícil será fazer com que elas desapareçam.

Essa, então, é uma forma extra de classificar as estrias: por sua espessura, além da cor. Quem tem estrias, talvez possa ter reparado que algumas criam espécies de buracos dentro da pele, enquanto outras crescem e formam espécies de montes, deixando-as mais saltadas.

É por isso que os dermatologistas costumam separar esses dois tipos em:

Atróficas, que são aquelas que se encontram mais baixas ou

deprimidas que a superfície da pele.

Hipertróficas, que causam um relevo, deixando-as maior que a

superfície da pele.

Geralmente, as estrias vermelhas estão no segundo grupo, sendo mais altinhas. Essa é outra característica que ajuda a fazer com que elas saiam mais de forma mais rápida e fácil.

Mas, mesmo que a sua estria esteja no grupo das brancas e profundas, continue lendo este livro até o final e se dedique a um dos tratamentos que você vai se impressionar com o resultado.

(29)

Histórias reais sobre as estrias:

Julia F. – Goiânia Go

“Passei quase toda minha vida em busca de uma solução para acabar com as

minhas estrias.... Fiz vários tratamentos e acabei ficando sem grana na época.

Por volta de 2015, eu voltei a fazer tratamentos, fazia três a quatro por semana

até o início de 2016.... Frustrada por não ver resultados satisfatórios,

abandonei todo o tratamento. Perdi muito dinheiro com tratamentos que só

me faziam voltar e gastar mais. Passaram-se alguns anos e eu vi o vídeo da

Carla e decidi arriscar e perseverar utilizando o método que ela ensina no livro.

Os resultados são 10x mais do que os tratamentos que fazia ano passado. Só

tenho o que agradecer, pois hoje além de estar me ajudando, está contribuindo

também para minha filha evitar as estrias e poder viver a adolescência com

felicidade. ”

Luciana A. – São João do Meriti - RJ

“Minha história com as malditas estrias começou quando fiquei grávida do meu

filho Gabriel, que hoje tem 4 anos. Sempre passei cremes próprios para estrias

e tentava evitar ao máximo, mas quando chegou no 6º mês, as estrias

infestaram de vez, apareceu por toda minha barriga, seios e quadril.... Agora,

estou lendo e descobri que coçava muito e por isso as estrias começaram a

surgir. Vou seguir todas as dicas do livro e me comprometer fielmente ao

método. Obrigada por tudo Carla, que Deus ilumine a sua vida e que sempre

continue ajudando as pessoas. ”

(30)
(31)

Capítulo 4 - Técnica para

(32)

omo eu disse nos capítulos anteriores, as estrias aparecem

quando o corpo cresce mais rápido do que a pele pode

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, cerca de 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gestação por volta do sexto ou sétimo mês.

Segundo os pesquisadores, as estrias afetam cerca de 50% a 90% das mulheres. Contudo, algumas mulheres possuem mais tendências do que outras de desenvolver o problema na gestação.

Embora a maior parte das gestantes sofra com o desenvolvimento de estrias na pele, existem aquelas mulheres com a sorte de não terem esse mal. O motivo? A genética. Esta cumpre um papel fundamental no processo de aparecimento das marcas.

Além da genética, a alimentação é outro aspecto relevante que interfere diretamente no aparecimento ou não das estrias. Muitas mulheres possuem uma pele bem hidratada porque consomem de forma habitual os alimentos que fornecem os nutrientes necessários para manter a sua pele lisa e elástica. Desta forma, a pele consegue se adaptar com facilidade às diversas mudanças de temperatura e de tamanho. Além disso, a pele hidratada garante maior proteção contra a ação nociva dos raios solares.

A pele é alimentada pela correta combinação de componentes. Entre eles, estão os alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, em silício e em vitamina C.

Reforço novamente, que a alimentação correta é a melhor maneira para prevenir e eliminar as estrias. Por isso, vamos falar bastante sobre

(33)

ela por aqui. Não existe milagre para estrias, o tratamento começa pelo básico.

Então, vamos aos alimentos...

Alimentos abundantes em ácidos graxos essenciais

Os alimentos ricos em ácidos graxos proporcionam gorduras benéficas para a pele. São importantes para a fluidez das células e hidratação da pele. Uma pele ressecada pode aumentar as chances de aparecimento de estrias.

Alguns alimentos ricos em ácidos são óleos vegetais como linhaça, germe de trigo e coco, abacate, sementes e frutas secas e cruas. Você pode encontrar esse nutriente também em salmão, sardinha, atum, sementes de linhaça e chia.

(34)

Alimentos ricos em silício

O silício é um elemento presente no corpo humano que tem como função regenerar as células da pele, estimular a síntese das fibras de sustentação (colágeno, elastina e fibroblastos) para manter a firmeza da pele e também repor os minerais perdidos pelos ossos para que se mantenham fortes.

Outro ponto positivo do silício é que esse mineral favorece a criação do colágeno e, como você já sabe, ele ajuda na prevenção e tratamento das estrias.

Veja a lista com 28 alimentos ricos em silício;  Pimentão;  Soja;  Aveia;  Arroz integral;  Cevada;  Vagem;  Maçã;

(35)

 Laranja;  Uva passa;  Pepino;  Cânhamo;  Erva cavalinha;  Manjerona;  Espinafre;  Rabanete;  Alface;  Tomate;  Beterraba;  Amendoim;  Amêndoas;  Sementes de girassol;  Abacaxi;  Manga;  Coentro;  Lentilha;  Banana;  Tangerina;  Frutas secas.

Alimentos com alto índice de vitamina C

Como você já viu, a vitamina C tem como principal função melhorar a elasticidade e a firmeza da pele. Os cítricos, framboesa, morango, mamão papaia, pimentão, acerola e várias outras frutas e verduras possuem um alto grau desta vitamina.

(36)

Hidrate a sua pele de fora para dentro

Manter uma boa hidratação ao longo da gestação é importante para as mulheres que desejam evitar as marcas deixadas pelas estrias. Para que essas formações indesejadas não apareçam, é fundamental contar com um plano de ação bem desenhado e que seja aplicado desde o começo da gravidez. Veja algumas dicas práticas.

• Uma forma eficaz e natural de hidratar a pele consiste em utilizar um óleo vegetal depois de tomar banho, mas, com o corpo ainda úmido. É importante aplicar o óleo fazendo uma massagem suave na área.

• O óleo é uma medida fantástica, já que não deixa a pele gordurosa.

• Quando a pele estiver seca e você estiver pronta/o para se vestir, perceberá uma gostosa sensação na pele.

(37)

Quais óleos são indicados para a hidratação da pele?

Existem três óleos maravilhosos. Contudo, é preciso prestar atenção no seu tipo de pele e escolher o produto considerando este aspecto:

Óleo de amêndoas: Ideal para peles secas.

Óleo de coco: Perfeito para ser aplicado em peles secas ou mistas.

Óleo de argan ou rosa mosqueta: fantástico para peles muito secas.

Melhora da circulação

Uma pele saudável não somente deve estar bem nutrida por dentro como também por fora. A irrigação vascular deve ser adequada, mas nem sempre isso ocorre, visto que o aumento de peso durante a gravidez acaba comprometendo a circulação sanguínea.

Para melhorar o fluxo vascular, a água fria é fantástica. Inicie o banho com água morna e finalize com uns jatos de água fria. Este hábito ajuda a prevenir as estrias, a celulite, as varizes e muitas outras afecções relacionadas à circulação.

Em suma, manter uma alimentação equilibrada, que priorize o consumo de alimentos ricos em silício, ácidos graxos e vitamina C, hidratar a pele de forma regular e potencializar a circulação são os grandes segredos para quem deseja evitar o aparecimento de estrias. Bom, seguindo todas essas dicas você poderá ter uma gravidez saudável, livre de estrias e ainda aumentar a saúde do seu bebê.

(38)

Beba muita água, abuse do uso de óleo de amêndoas e melhore sua dieta, pois só assim nós mulheres teremos a “sorte” de não desenvolver as estrias durante a gravidez.

(39)

Capítulo 5 - Melhores

Tratamentos Estéticos para

Estrias

(40)

mbora eu já tenha te passado várias técnicas e dicas básicas para evitar e prevenir as estrias, algumas pessoas ainda preciso te orientar quais são os tratamentos que podem te gerar os melhores resultados e como funciona cada um, para que, assim, você evite perder tempo e dinheiro com tratamentos ineficientes.

1. Laser

Existem diversos tipos de lasers, e todos eles buscam reduzir este tipo de cicatriz. O laser de luz pulsada e o laser fracionado são as duas qualidades mais usadas nos tratamentos. No que diz respeito ao tipo de laser, é importante ressaltar que a escolha do aparelho e técnica varia conforme o tipo de estria a ser cuidada – branca-prateada ou vermelha. Para as estrias vermelhas ou roxas, o laser de luz pulsada é altamente recomendado, visto que ele age reduzindo a inflamação e, como consequência, diminui o aspecto vermelho/roxo da pele nessa região.

Já para as marcas brancas-prateadas, é indicada a terapia com laser fracionado. Ele ataca as cicatrizes, e a pele próxima reage criando uma resposta orgânica que ajuda a reparar o dano de maneira rápida, substituindo a pele danificada por uma pele saudável.

Laser 1540

Trata-se de um laser não-ablativo fracionado. Ele consegue melhorar o aspecto das estrias em até 75% sem danificar a epiderme. Este aparelho produz colunas de calor que penetram até a derme profunda, onde conseguem ativar a síntese de fibras de colágeno e elastina novas. Além de ser considerada uma das melhores técnicas para combater as marcas, o aparelho não agride a superfície da pele. Para obter

(41)

resultados eficazes, é indicada a realização de, pelo menos, quatro sessões, uma a cada três ou quatro semanas.

2. PeelingQuímico

A esfoliação química pode ser muito eficaz quando adotada de forma correta, visto que ela elimina as primeiras capas de pele danificada e expõe a versão mais fresca (localizada abaixo).

O peeling químico também estimula a resposta de cura, oferecendo uma pele mais grossa com uma matriz mais regular. Este resultado fantástico pode ser alcançado depois de alguns meses no tratamento.

É bom ressaltar ainda que a maior parte dos peelings utiliza ácidos como o lático, glicólico e retinoico.

3. Tratamento com ácido retinoico

O primeiro passo desta técnica envolve a esfoliação da pele com micro cristais no intuito de favorecer e potencializar a absorção do ácido, que é aplicado logo após a finalização deste passo. Este produto colabora na produção do colágeno e da regeneração da pele.

Depois da aplicação, coloca-se um filme plástico no local e aguardam-se oito horas para efetuar a sua retirada. Com este tratamento, é possível melhorar em até 50% o aspecto das estrias.

4. Radiofrequência fracionada

O tratamento precisa ser continuado, isto é, para haver diferença no aspecto das estrias, é preciso realizar várias sessões. A quantidade de instâncias varia conforme o paciente e as suas expectativas. A radiofrequência estimula a produção de colágeno. Desta forma, há uma melhora efetiva no aspecto da pele.

(42)

E-Matrix

Este é um tratamento que faz uso de um potente aparelho de

radiofrequência fracionada que não agride a pele e proporciona recuperação mais rápida. É importante ressaltar que ele é extremamente eficaz no combate às estrias brancas-prateadas.

5. Microdermoabrasão

Este procedimento tem como objetivo ofertar um efeito de plástica instantânea. O método não-invasivo oferece resultados bastante satisfatórios, já que ele remove a camada externa e estimula o crescimento de uma nova pele no local tratado.

A esfoliação é feita por meio da utilização de micro cristais feitos com dióxido de alumínio. Enquanto isso, realiza-se uma sucção para extrair a pele morta e abrir espaço para o aparecimento de novas células.

6. Carboxiterapia

O dióxido de carbono ativa a circulação e favorece a produção e reorganização do colágeno e da elastina. Embora este seja um tratamento eficaz no combate às estrias brancas-prateadas, vermelhas e roxas, ele é um tanto doloroso.

Quando a técnica é aplicada visando ao combate às estrias vermelhas ou roxas, ele proporciona a completa eliminação das marcas. No entanto, quando é feita para tratar estrias brancas, a carboxiterapia funciona como mecanismo de diminuição do tamanho, espessura e largura.

Infelizmente, as estrias são formações recorrentes. A boa notícia é que existem vários tratamentos que permitem minimizar as marcas ou eliminá-las por completo. E, seguindo as dicas ensinadas aqui, você poderá ficar tranquila e viver uma vida livre das terríveis estrias.

(43)
(44)

Capítulo 6 – Melhores Receitas

(45)

fa! Até aqui você já aprendeu tudo o que é necessário para evitar e prevenir as estrias para sempre.

Tudo o que foi ensinado até esse capítulo, é a base para você poder iniciar as receitas e ter um resultado satisfatório. e então, se você pulou todos capítulos anteriores, recomendo que volte e siga todas as dicas antes de começar o tratamento.

Uma vantagem nos tratamentos caseiros é que eles não apenas cuidam das estrias que já estão na pele, como também previnem que apareçam outras marcas.

Além disso, há quem não goste da ideia de tratar estas formações em consultórios médicos e queira optar por iniciativas caseiras por conta do medo de sentir dor ou desconforto. E ainda há os gastos envolvidos para custear o tratamento e o receio de expor a pele a produtos químicos ou aparelhos ablativos.

Você faz parte desta turma? Gostaria de acabar com as estrias no conforto de sua casa e sem substâncias químicas ou aparelhos de última geração?

A boa notícia é que isto é possível graças às técnicas caseiras que eu aprendi depois de anos consultando e vasculhando fóruns e sites japoneses.

Você vai se surpreender com a simplicidade e facilidade que é preparar essas receitas. Vamos lá?

(46)

Receita Nº 1

-レモン汁 (Remon-Jiru) ou Suco de

Limão;

O ácido presente no suco deste cítrico colabora na redução de manchas e marcas da pele. Assim, o limão é um grande aliado, já que atua no clareamento dermatológico. Por isso, sua ação para reduzir as estrias acaba sendo eficaz e os resultados costumam aparecer rapidamente. Além disso, essa fruta tem uma ação adstringente, o que é ideal para combater e prevenir a acne. Evitar rugas e diminuir a oleosidade da pele são ainda outros benefícios que o suco de limão pode oferecer a quem o aplica na pele.

Se você deseja usar este líquido para tratar as suas estrias, preste atenção nesta receita caseira:

(47)

 Passe as partes do limão sobre as marcas, pressionando suavemente, de forma a garantir que o suco seja liberado.

 Deixe o líquido agir por dez minutos.  Enxágue com água.

Existem outros remédios super bacanas que podem ser feitos com este suco:

 Misture partes iguais de suco de limão e suco de pepino.

 Aplique a mistura por meio de movimentos circulares vigorosos.  Repita o procedimento pelo menos duas vezes por dia.

 Obtenha resultados mais potentes mantendo este ritmo no tratamento por pelo menos um mês.

O outro remédio natural consta de:

 Misturar o suco de limão com azeite de oliva.

 Aplicar na pele duas vezes ao dia por um mês, aproximadamente.

Custos envolvidos para preparar as receitas com suco de limão

- Limão (quilo): R$ 3 - Pepino (quilo): R$ 3

- Azeite de Oliva (500 ml): R$ 20

Total: R$26

O suco de limão é rico em vitamina C, que ajuda a recuperar o colágeno perdido na pele e remover as estrias.

Quando concluir a aplicação, retire com água fria e complete com óleos e hidratantes para o corpo.

(48)

Atenção!

Não se exponha ao sol antes de retirar o limão do corpo, já que

esse contato pode causar o surgimento de manchas na pele em

vez de acabar com as existentes.

Receita Nº 2

–卵白 (Ranpaku) ou Clara de

ovo

;

As proteínas e os aminoácidos presentes nas claras reparam a pele danificada. A albumina, por exemplo, tem um alto poder de cicatrização,

(49)

oque contribuir para uma pele lisa e sem flacidez. E sua principal característica é a maior produção de colágeno no organismo, que, como se sabe, é essencial para que as estrias sejam evitadas ou reduzidas.

Por ser rica nas vitaminas A e E, a clara tem uma poderosa ação antioxidante, ajudando no rejuvenescimento da pele. Outros de seus compostos, o zinco e o selênio complementam essa função e são responsáveis pela aparência mais agradável do local onde as estrias estavam localizadas.

Por isso, esta receita oferece ótimos resultados apenas algumas semanas após iniciar o tratamento:

 Separe duas claras das gemas.

 Bata as claras até atingir o ponto de neve (picos firmes).  Com o auxílio de uma esponja, aplique uma grossa camada

deste creme nas estrias.

 Deixe agir até que seque por completo.  Enxague bem a área tratada.

 Para finalizar, passe um pouco de azeite de oliva.

Custos envolvidos para preparar as receitas com claras de ovos

(50)

Receita Nº 3

-

アロエベラ (Aroebera), Aloe Vera ou Babosa;

Esta planta, conhecida no Brasil pelos nomes de aloe vera ou babosa, oferece diversos benefícios para a sua pele, dentre eles o poder

calmante e a capacidade de regenerar células.

Em relação à estria, o efeito costuma ser bem eficaz, já que essa planta garante uma maior elasticidade, firmeza e nutrição da pele em profundidade.

Como já foi afirmado, a principal causa das estrias é a falta de

hidratação em determinadas áreas. E a babosa, ou aloe vera, é

essencial para a pele seca, fazendo com que ela fique mais nutrida e com um ar mais refrescante.

Seu poder de regeneração se deve à estimulação e ao fortalecimento das fibras de colágeno e da elastina que a aloe vera proporciona.

(51)

Portanto, além de ajudar a reduzir rugas, evita o aparecimento de novas.

Você pode optar por usar o gel da planta diretamente sobre a pele ou incluir o seu gel em uma receita natural. A primeira opção requer que você:

 Pegue uma folha de babosa.

 Corte a folha de maneira longitudinal.

 Esfregue a parte interna aplicando o gel sobre a pele danificada.  Deixe o gel atuar por no mínimo 15 minutos.

 Lave o local com água morna.

Você também pode incluir o gel da babosa em uma receita imbatível:  Misture ¼ xícara de gel da babosa com cinco ampolas de vitamina

A e dez ampolas de vitamina E.

 Aplique o creme fazendo massagens vigorosas na área afetada.

Custos envolvidos para preparar as receitas com babosa

- Babosa: Entre R$ 9 e R$ 25, variando conforme a região. - Ampolas vitamina A (60 cápsulas): R$ 25

- Ampolas vitamina E (60 cápsulas): R$ 28

Você também pode misturar a babosa com óleo de amêndoas, vitamina A e E. Misture tudo.

Aplique todas as noites com massagem circular suave durante meio minuto em cada área.

Deixe agir durante todo o período noturno. Pela manhã, lave a área tratada. Os resultados serão surpreendentes.

(52)

Receita Nº 4

-

砂糖 (Satô)

ou

Açúcar;

O principal objetivo da inclusão do açúcar nas receitas caseiras contra as estrias é promover uma profunda esfoliação da pele. O grande

diferencial do açúcar é que ele é naturalmente hidratante. Seu ácido glicólico atua como renovador das células da pele. E, esses dois fatores combinados são o que levarão à redução das estrias.

Mas dois pontos devem ser levados em consideração na hora de usar o açúcar como tratamento natural para estrias: o tipo de açúcar e seu estilo de pele.

 Prefira o açúcar mascavo, principalmente se for uma área mais delicada.

 O segundo tipo preferido costuma ser o açúcar demerara.

 O açúcar branco refinado também pode ser usado, mas evite se for uma parte mais sensível.

(53)

 EVITE o açúcar cristal, que tende a ser mais agressivo e tem menos benefícios que os demais.

Dê uma olhada na receita de esfoliante que separei para você:

 Faça uma mistura com uma colher (sopa) de açúcar, um pouco de óleo de amêndoas e suco de limão (apenas algumas gotas).

 Aplique um pouco da mistura na pele, fazendo massagem durante alguns minutos.

 Repita o procedimento até verificar uma melhora importante no aspecto das cicatrizes.

Custos envolvidos para preparar as receitas com açúcar

- Açúcar (quilo): R$ 4 - Limão (quilo): R$ 3 - Óleo de amêndoas: R$ 8

Total: R$15

Receita Nº 5

ポテト ( P o t e t o ) Caldo da Batata;

Use fatias de batata para cuidar das marcas originadas pelo estiramento da pele. Isso porque esse tubérculo, rico em vitamina C, tem componentes essenciais para a regeneração da sua pele. Seus hidratos de carbono complexos também são essenciais para manter a

(54)

Para quem não sabe, a batata é considerada um clareador natural. Por isso, é utilizada no tratamento de manchas escuras pelo corpo e, inclusive, ajuda a reverter queimaduras causadas pelo sol.

Não deixe de conferir essa ótima maneira de reverter suas estrias:  Corte uma batata média em fatias grossas.

 Passe cada pedaço no local afetado pelas estrias, deixando que o suco atue e seque com o ar.

 Enxague a pele e seque delicadamente.

Custos envolvidos para preparar as receitas com batata

- Batata (quilo): R$ 5

Dica: Sempre misture hidratantes, óleos e vitaminas para ter um

resultado eficaz em pouquíssimo tempo.

(55)

Este óleo para peeling caseiro é extremamente nutritivo e pode ser usado como protagonista ou como um ingrediente a mais nas receitas caseiras para o combate as estrias. Rico em nutrientes e antioxidantes, ele atua como um hidratante natural.

Caso deseje usar o azeite na sua forma pura, aposte neste procedimento:

 Coloque um pouco de azeite na palma da mão.

 Aplique nas estrias fazendo uma vigorosa massagem.

Se estiver pensando em usar uma receita tendo como base este ingrediente, não hesite em lançar mão deste peeling caseiro:

 Misture um pouco de azeite com açúcar até obter uma pasta.  Faça uma massagem circular na área afetada.

 Repita este procedimento uma vez por semana.

Custos envolvidos para preparar as receitas com azeite de oliva

- Azeite de Oliva (500 ml): R$ 20 - Açúcar (quilo): R$ 4

Total: R$ 24

Receita Nº 7

-

Óleo de rícino;

Versátil, este óleo pode ser usado para tratar diversos problemas de pele, tais como manchas decorrentes da idade, rugas, pontos pretos, estrias. No que se refere ao último ponto, escolhemos uma receita que é

(56)

tiro e queda para tratar essas marcas:

 Misture uma colher de óleo de rícino com duas colheres de óleo de amêndoas até alcançar uma textura homogênea.

 Aplique a mistura após o banho fazendo sempre movimentos circulares até a sua completa absorção.

 Para obter melhores resultados, repita o tratamento três vezes por semana.

É importante ressaltar que este óleo também pode ser usado na sua forma pura:

 Coloque um pouco de óleo de rícino na palma da mão.

 Faça massagens circulares na região a ser tratada durante 5 ou 10 minutos.

 Envolva a região com um pano fino. Use uma cinta para esquentar o local por pelo menos uma hora.

 Para obter melhores resultados, repita este procedimento todos os dias durante um mês.

Custos envolvidos para preparar as receitas com óleo de rícino

- Óleo de rícino (30 ml): R$ 6 - Óleo de amêndoas (30 ml): R$ 8

(57)

Receita Nº 8

ニンジン (Ninjin)

Creme de Cenoura;

Importante peça da receita caseira, a cenoura possui propriedades essenciais para a maciez e regeneração da pele, como a vitamina A. E seus benefícios são ainda maiores. Sua ação antioxidante ajuda no rejuvenescimento. E também estimula a produção de melanina, garantindo um tom uniforme em todo o corpo, mais bronzeado. Mas, em relação às estrias, o que a destaca é sua capacidade de

hidratação e de renovação. E, por ser fonte de cálcio, magnésio e

ferro, a cenoura também ajuda a garantir os nutrientes necessários para uma pele mais saudável.

Portanto, essa receita ajuda na remoção das estrias:  Ferva duas cenouras até ficarem macias;

 Em seguida, misture com a polpa do abacate e óleo de amêndoas;  Misture até virar um creme;

(58)

 Aplique o creme nas áreas onde possui estrias todas as noites;  Deixe agir por meia hora e em seguida retire com água fria;

Receita Nº 9

-

ココアバター (Kokoabatā) Manteiga de Cacau;

Famosa por sua propriedade de suavizar a pele danificada pela ação do tempo, a manteiga é uma ótima fonte de hidratação e é excelente na luta contra as estrias.

A atuação da manteiga de cacau se dá pelo seu fator de umectação natural, chamado de MNF. Diversas de suas vitaminas, dentre elas a A, D, E e K, também são lipossolúveis, ou seja, dissolvem bem a gordura e estimulam a sintetização de fibras de colágeno e elastina, que dão uma aparência mais firme e elástica à pele.

Com isso, essa manteiga acaba sendo um grande aliado natural, regulando a hidratação da sua pele, e ajudando a reverter os sinais de

(59)

envelhecimento devido aos antioxidantes e à função reparadora das fibras de colágeno.

Para que esse produto tenha um melhor efeito, siga o passo a passo abaixo:

 Coloque um pouco de manteiga de cacau na palma da mão.  Massageie os locais afetados.

 Repita a operação pelo menos duas vezes por dia. Veja aqui outra opção de receita:

 Misture delicadamente ½ xícara de manteiga de cacau, 1 colher de óleo de germe de trigo, 1 colher de óleo de vitamina E, 1 colher de óleo de semente de damasco e duas colheres de cera de abelha ralada.

 Leve ao fogo em banho-maria até que a cera derreta.

 Coloque o creme em um pote fechado e mantenha-o na geladeira.  Aplique esta mistura diariamente.

Custos envolvidos para preparar as receitas com manteiga de cacau

- Manteiga de cacau (100 gramas): R$ 12

- Óleo de germe de trigo (50 ml): R$ 22 - R$ 25 - Óleo de Vitamina E (60 ml): R$ 43

- Óleo de semente de damasco (200 ml): R$ 17 - Cera de abelha (100 gramas): R$ 9

(60)

Receita Nº 10 –

Pedra Mosqueta;

A pedra mosqueta é uma receita que utiliza a pedra hume e o óleo de rosa mosqueta (por isso o nome). É uma das minhas

preferidas, pois ajuda a melhorar a aparência das estrias em pouco tempo.

A pedra hume é bastante

utilizada para o estancamento de sangue, entre as principais

propriedades da pedra, pode-se destacar sua função cicatrizante, sendo esta uma das substâncias mais aplicadas em machucados, feridas,

arranhões e estrias, endurecendo a área afetada rapidamente e ajudando a remover essas marcas.

Você vai precisar de:

 30 ml de pedra hume, encontrada em qualquer farmácia;

 30 ml de óleo de rosa mosqueta 100% puro, também encontrado em farmácias;

 Misture bem e aplique na pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite;

 Em pouco tempo, você notará grandes resultados;

Custos envolvidos para preparar as receitas com Pedra Mosqueta;

- Pedra Hume (30 ml) – R$22,00

- Óleo de Rosa Mosqueta (30 ml) – R$35,00

(61)

Receita Nº 11 –

アマニ油 (Amani abura) Óleo de Linhaça;

Uma das principais características do óleo de linhaça é a de amaciar e lubrificar a pele. Isso é o que reduz a aparência das estrias. O corpo usa os ácidos graxos essenciais (presentes no óleo de linhaça) para metabolizar vitaminas, proteger o nosso nível celular e também para produzir hormônios.

O óleo de linhaça ajuda a diminuir o ritmo de envelhecimento e

aumenta a defesa orgânica pelo seu alto poder antioxidante. Portanto tem uma ação importante no combate à formação das estrias. Ele ajuda também na lubrificação da pele, deixando-a mais lisa e macia, além de auxiliar na beleza dos cabelos, pois tem ação

anti-inflamatória, o que impede o aparecimento das marcas.

 Aplique duas vezes ao dia nas áreas onde possui estrias.

Importante: Mantenha o óleo sempre na geladeira e sempre aplique

(62)

Receita Nº 12 -

Sabonete de abacate caseiro;

Um excelente componente para inibir e tratar estrias é o abacate. Isso porque tanto a polpa quanto o óleo proveniente dessa fruta funcionam como um hidratante e antioxidante, além de também ajudarem a cicatrizar a pele.

Por isso, a indústria de cosméticos vem usando cada vez mais esse componente em produtos dermatológicos. A vitamina E contida no abacate é inclusive o dobro da encontrada no óleo de semente

de uvas, por exemplo.

E essa vitamina é essencial para prevenir rugas e o

envelhecimento da pele de maneira precoce. Também é eficaz

para tratar inflamações de pele, dermatite, aquelas espinhas indesejadas e até psoríase.

(63)

O abacate também ajuda a impedir a formação de marcas,

inclusive estria, já que seus componentes são estimulantes para a produção de colágeno. Por ter efeito calmante, contribui também

para livrar a pele de coceiras.

E tudo isso se deve ao fato de o abacate ser rico em proteínas, vitaminas e minerais, tais como:

 Vitamina A, que é antioxidante e auxilia na saúde da pele;

 Vitamina B1 ou tiamina, importante componente para o sistema nervoso;

 Vitamina B2 ou riboflavina, cujas propriedades para a pele são semelhantes às da vitamina A;

 Vitamina E, conhecida por retardar o envelhecimento;

 Ácido linoleico, tipo de gordura do bem que ajuda a expulsar os radicais livres;

 Ácido oleico e palmítico, considerados dois dos melhores tipos de gordura e ótimos hidratantes;

 Lecitina, substância que ajuda a conter a hidratação, o que ajuda a prevenir as estrias, como dito antes;

 Tanino, que tem ação cicatrizante e protetora para a pele;  Entre outros.

Agora que já sabe de todos os benefícios do abacate para sua pele, não deixe de colocar em prática esse sabonete natural. Mas lembre-se de utilizar equipamentos de proteção individuais (EPI), como máscaras, luva e óculos quando for manusear o material.

Para fazer o sabonete, será preciso:

 140g de soda cáustica (ou hidróxido de sódio);  140g de água em temperatura ambiente;

(64)

 Polpa de um abacate médio maduro;  Suco de um limão;

 30 ml de lauril (opcional);

 500g de gordura vegetal hidrogenada;

 200g de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal);  200g de óleo de canola;

 50g de óleo de laranja.

Modo de preparo:

 Dilua a soda cáustica em água em temperatura ambiente e reserve (para isso, use EPI, como máscara, óculos de proteção e luvas);

 Em um processador, mixer ou liquidificador, misture o abacate com o suco de limão e reserve;

 Volte para a soda cáustica e acrescente lauril, que é um espumante. Mexa bem;

 Em uma panela separada, acrescente a gordura vegetal, o azeite de oliva e o óleo de canola e aqueça a 60ºC no fogão;  Quando aquecer, retire do fogo e misture bem com a polpa do

abacate batida anteriormente;

 A essa mistura, adicione a soda cáustica diluída e bata até dar ponto;

 Quando chegar ao ponto certo, coloque em uma forma

quadrada ou de cano de PVC para moldar o sabonete. Se quiser misture com corante para mudar a cor;

(65)

Importante!

Espere 20 dias antes de começar a usar esses sabonetes para que a soda cáustica possa ser neutralizada.

Modo de aplicação:

 Aplique diariamente sobre as estrias fazendo movimentos circulares;

 Use durante o banho ou nos horários que forem melhores para você.

(66)

A borra de café tem sido a minha queridinha para tratamentos estéticos, especialmente faciais. Mas, além de ser um ótimo esfoliante, esse elemento também é excelente para remover estrias.

Para quem não sabe, borra de café é aquilo que sobra no coador na hora em que preparamos a bebida usando seu pó. E é justamente nessa parte que a maioria dos nutrientes acaba sendo deixada.

Por isso, é importante que você use a borra de café sempre do mesmo dia. Não deixe para depois e não guarde seu preparo contra estria para uma data posterior.

E são muitos esses benefícios. Assim como outros componentes citados aqui, o café é antioxidante, o que garante o rejuvenescimento da pele. E ainda tem um efeito estimulante, que proporciona firmeza e

vitalidade ao local aplicado.

Já a argila branca, também chamada de caulim, é outro remédio natural poderoso. Isso por ser composta de elementos como alumínio, hidróxidos coloidais e silicatos, além de ferro, cálcio, potássio, boro e enxofre, elementos importantes para a saúde dermatológica.

Assim, suas principais funções são cicatrizar e purificar a pele. Mas esse item também tem efeito antisséptico e adstringente. E é muito indicado para pessoas com mais sensibilidade ao toque, especialmente por conta do alumínio.

Portanto, ao fazer o tratamento com argila branca e borra de café, você confere um resultado mais completo. E a argila branca pode ser diluída tanto em água quanto em leite. E os laticínios são grandes hidratantes, que vão ajudar ainda mais a alcançar os resultados.

Em 15 dias de uso consecutivo desse produto, já é possível verificar uma grande diferença na aparência das estrias. Mas tente prosseguir o tratamento por um mês, que, certamente, vai ser algo surpreendente.

Para essa receita, você usará:

 Borra de café do mesmo dia (um punhado);  Argila branca (uma colher de sopa cheia);  Leite ou água para misturar com a argila;

 Óleo de semente de uva ou óleo de coco ou óleo de amêndoa para finalizar.

(67)

Modo de preparo:

 Prepare o café, retire a borra do coador e reserve;  Dilua a argila branca no leite e está pronta a mistura.

Modo de aplicação:

 Faça a massagem com a borra de café por cima do local onde há estria durante um minuto consecutivo;

 Retire o excesso da borra de café;

 Pegue a mistura de argila com leite e aplique camadas finas sobre as estrias;

 Espere secar e, depois de 5min a 10min, retire o produto com água abundante;

 Para finalizar, utilize um óleo de sua preferência, como óleo de semente de uva, de amêndoas ou coco.

(68)

Receita Bônus Nº 14 -

Gotas de Mandarim - Tangerina;

Essa será nossa última receita, porém extremamente poderosa para eliminar as estrias.

A tangerina é rica em C, o que ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento como rugas, linhas finas e as terríveis marcas.

Ela é composta por nutrientes que permitem regenerar e restaurar a elasticidade natural da pele.

Modo de preparo:

 Misture 3 a 4 gotas com 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;

 Aplique diariamente sobre as estrias fazendo movimentos circulares;

 Acrescente uma boa alimentação e veja os resultados em poucas semanas.

(69)

Seguindo todas as dicas que eu te ensinei até aqui, você terá sucesso na sua luta contra as estrias e jamais terá que sofrer com esse

(70)

Referências

Documentos relacionados

Atribuições: Prestar assistência médica à comunidade em geral, nas Unidades de Saúde, Policlínicas e no Pronto Socorro Municipal ou em locais de atendimento ambulatorial

13.1 Para o cargo de NÍVEL SUPERIOR: Advogado, o candidato deverá, conforme subitem 9.22 deste Edital, obter 60,00 (sessenta) pontos ou mais na prova objetiva e

Também, neste estudo, foram divididas as ações em dez portfólios classificados pelo seu indicador de valor patrimonial sobre o preço de mercado (B/P), onde foi possível notar que o

Por ocasião da realização da avaliação escrita, o candidato que não apresentar Documento de Identidade Original, na forma definida no subitem 5.7 deste Edital, não poderá fazer

Continuar com o mesmo alento e vontade de estar e trabalhar com os nossos idosos, olhan- do sempre para eles como pessoas mais ex- perientes e com uma sabedoria inesgotável,

Apesar de não se ter verificado efeito da adubação orgânica na produção de matéria seca de colmos, espigas e da planta, exceto para as folhas, a utilização de adubos

Fonte: próprio autor (2018).. Na produção abaixo, percebemos que o aluno entendeu a utilização da álgebra nos exercícios tanto para identificar termos da sequência quanto

No caso das cidades gêmeas de Guajará-Mirim e Guayaramerín com o transporte rodoviário de cargas, passageiros e fluvial, possui uma dimensão da organização com atuação de